PDA

Ver Versão Completa : Entendendo o Jeep do Leopoldo



monge
01/02/2004, 16:35
Fala Gente... :D

Leopoldo, criei este post aqui pra vc poder dar umas explicações do seu jeep. :D

Sem contar a parte mecanica, ele é o jeep no mínimo mais curioso que já vi na minha vida. :D

Então minha idéia seria pegar algumas fotos que estão no seu album, postar aqui e vc explicar o porque disso e daquilo. Tudo bem? Pra facilitar, se alguém mais for seguir minha idéia, tipo postar uma foto e depois vc explica, æ postar outra foto e assim vai. :D

Ah, e como as dúvidas são muitas, vou perguntar algumas bobagens e questionar alguns porquês... mas só para entender melhor. :D

Pra dar início, eu tava dando uma olhada no seu suporte do estepe, e ele tem um cubo de roda completo nele, com roda livre e tudo mais.

Pelo que entendi vc carrega um cubo reserva inteiro? Ou está lá apenas como suporte mesmo?

[]'s

Eugênio

leopoldo
01/02/2004, 17:43
A sua ideia é bem original, e se você quer saber os porquês, vamos lá.

Histórico:

O jeep CJ sempre teve 3 tipos de suporte:

- o lateral preso na carroceira
- o tipo militar, preso na carroceria, lá atrás.
- o acessório, preso na barra de tração.

Eu considero o preso na carroceria um perigo, tanto para alguém na rua tanto para o próprio jeep. Uma vez um colega meu errou a manobra e arrancou a lateral do jeep no estacionamento do shopping ibirapuera. Fiquei bem impressionado com o nível do estrago no jeep.
Já ouví falar de gente que foi abalroada e jogada longe por ter ficado perto demais de um jeep , mesmo na calçada.

Assim, se isso é um problema de segurança, imagine dependurar um pneu maior. Reprovado.

Aí temos o da barra de tração; É o típico treco pra quem é surdo. Faz barulho de qualquer jeito, nem enchendo de borracha e óleo spray pra tudo quanto é lado. E acabei reprovando o suporte, o dia que carregava os pneus militares 9,00x16, o suoprte rachou e o por pouco não acontece uam catástrofe com alguém atras de mim. Reprovado.

O suporte preso atrás, bom , esse é campeão em rachar os suportes da carroceria, e a carroceria junto. Não tem carroceria de jeep que aguente pneu chacoalhando lá atrás. Reprovado.

Assim, quando pensei em colocar o pequeno 35x12,5x15, sabia que tinha que colocar lá atrás mas independente da carroceria. Só que o jeep não tem ponto de apoio para colocar o bichinho lá, assim, fui no desmanche e comprei a parte da frente do chassis do jeep,à qual soldei como uma extensão atrás. Ótimo, pois também serviria de suporte para o guincho traseiro, matando 2 coelhos.

Agora , também qualquer suporte não iria fica resistente, assim depois de pesquisar um pouco, decidí que o melhor seria colocar a ponta de um eixo traseiro, pois o tubo, a manga de eixo, os parafusos, e o próprio cubo de roda seria perfeitos para dependurar um pneu desse porte com segurança.

Do suporte do guincho sobe uma estrutura feita com tubos de 50x50x5 mm e chapas em oxicorte de 1/4, formando o suporte principal.
2 parafusos 14 mm com a cabeça abaulada, passantes por 2 furos embuchados, que fixam o Y que é o suporte da tubeira do eixo traseiro cortado numa posição para dar espaço aos galões.
Agora para evitar que o suporte chacoalhe, êle tem um ponto de apoio por trás, que está amarrado a um chassis interno.

Pronto, um suporte bonito e bem forte...e sim, poderia até ser um kit reserva do cubo de roda, afinal tá tudo lá.

Vocês podem desenvolver alguma coisa a mais em cima disso.

O único porém, é que êle não é basculante, o que não é problema para mim, afinal a minha carroceria é do tipo militar, mas até daria para fazer.

fugger
01/02/2004, 21:21
:D :shock: :P Só faltou um disco de freio com suporte e pinça de reserva! :P :shock: :D

:) mas que é original e bacana, isto é. :)


[]'s

monge
01/02/2004, 23:44
Fala Leopoldo...

muito boa a sua idéia. Realmente ficou bem firme. :D :D

Agora na foto que estou colocando abaixo, se um dia vc for ter que entrar no barro, com este tanto de coisa que está (pelo menos parecendo) na altura do eixo ou próximo, vc não fica com medo ou receio?

Seu jeep tem tanta coisa que até então eu nem imaginava que deve dar um aperto no coração na hora de ralar ele mesmo. :( :D

Ou vc tem um outro jeep mais simples pra moer sem dó?

Não estou provocando nem implicando, mas se eu montasse um jeep do jeito do seu, o máximo que eu andaria seria pra ir ao shopping em dias em ensolarados. :D

[]'s

Eugênio

leopoldo
02/02/2004, 10:30
É, tudo tem um preço.

Isso é verdade, tô muuito mais na prancheta de desenho que na lama, e os meus passeios teem sido em ruas, avenidas e pequenos trechos de estrada.
Nem tenho feito mais fora de estrada pois o bicho ainda NEM tá pronto. Ainda tem algumas coisinhas a serem melhoradas, pois sei que se forçar vai quebrar, mas pelo menos sei o que, aonde e quando. Só quando remover estas limitações vou começar a forçar gradativamente.

Desde esta última reforma, que está durando 6 anos, eu decidí a fazer tudo de uma vez, e a partir de certo ponto, ficou um caminho sem volta.

Eu tinha vários sonhos de como deveria e o que deveria ter em um jeep, e como tenho a disponibilidade de projetar, desenhar, montar, .... pelo menos a mão de obra eu pude assumir.

Helton
02/02/2004, 22:12
Amigo Monge
Achei sua ideia fantastica :D (nao sei ate onde o Leopoldo aguenta), :? mas enquanto ele nao reclama eu vou aproveitar. Aproveitando esta ultima foto (acho que esta de frente) :? , e la vai uma bem basica. Quando se usa este tipo de barra estabilizadora( que prende no chassis e no eixo, quase reta) e aquela outra que prende em dois pontos no eixo e em cada lado no chassis? Meu teclado descofigurou e faltaram alguns acentos :oops: :oops:

monge
03/02/2004, 00:12
Leopoldo, uma dúvida que acredito muitos devem ter. :D

Quanto ao seu rear stering, a foto abaixo mostra as 4 rodas viradas, mas tem uma foto do jeep na sua garagem, que apenas as traseiras parecem estar viradas. :D

É independente isso? Vc opta por virar as 4 rodas, só as traseiras ou só as dianteiras?

Explica pra gente æ.

[]'s

Eugênio

leopoldo
03/02/2004, 01:39
A barra que liga o eixo ao chassis é chamada de Panhard e a função desta barra é manter o eixo razoávelmente centralizado enquanto a suspensão sobe e desce.

Uma variação deste tipo de barra é usada no projeto do jeep do Giovani e é chamada de sistema Dion.

Suspensões do tipo 2 liks(engesa) e o meu 4 links com molas helicoidais ou pneumáticas precisam desta barra ou o chassis vai para um lado e o o eixo para outro numa curva. Mesmo em linha reta isso acontece.

Nas suspensões do tipo molas semi-elipticas, a espessura e a rigidez da mola evita que o eixo corra de um lado para o outro. Nas suspensões do
tipo 3 links, vide jeep pejout(?), aquela peça que forma um Y faz o papel de panhard.

------------------------------------------------------------------------------------

Já a estabilizadora, aquela em U, é uma mola adicional de funcionamento seletivo.
Quando você faz uma curva, com a tedência da carroceria em deitar, cria-se um efeito semelhante a aumentar o coeficiente de elasticidade da mola do lado externo à curva. Isso acontece com mais intensidade nas curvas e muito pouco em linha reta. Essa mola praticamente só tem efeito em curvas. Em linha reta ela não atua. Só quando a estrada faz o carro balançar.

Normalmente isntala-se 2, sendo a mais grossa na frente.

Assim, diminui-se o efeito da roda de dentro e uma curva em levantar do chão, e com isso o carro perdendo tração, ou contato com o solo.

No jeep, ela tem uma desvantagem.... limita o curso da suspensão no fora de estrada e é por isso que existem os kits de desconecção rápida.

----------------------------------------------------------------------------------

Quando se usa a panhard?

sempre que tiver um sistema 2 links, 4 links ou feixe de molas muito, arqueado e com jumelos muito altos.


Quando se usa estabilizadora?

quando eu quero o máximo de aderência dos pneus numa curva.


-----------------------------------------------------------------------------------


O acionamento do eixo traseiro é por um motor elétrico que atua a caixa de direção hidráulica traseira. O sistema é independente do da frente .

Assim posso fazer uma curva atuando o dianteiro (jeito normal) , ou só com o eixo traseiro(como nas empilhadeiras), ou com os dois.

Também posso fazer o carro andar de lado, esterçando as duas ao mesmo tempo e para o mesmo lado.

monge
04/02/2004, 11:31
Leopoldo, então como vc controla as rodas traseiras?

É no volante ou o acionamento é por botões ou alavancas?

[]'s

Eugênio

leopoldo
04/02/2004, 12:02
Um joystick com um botão controla o movimento esquerda/direita do eixo.

O sistema não tem um centralizador automático.

A centralização é feita através da sensação de dirigir em linha reta com a conjugação da direção dianteira.

Leandro
04/02/2004, 14:00
Ê Leopoldo.... vc deve ter sido aquelas crianças q adoravam video game :lol: :lol: :lol: ..... é brincadeira hein!!!!
[ ]s

Cotrim
04/02/2004, 23:47
Leopoldo,

E a utilidade do bi-esterçamento?

Ajuda muito em uma trilha?

[]'s com dúvidas

leopoldo
06/02/2004, 00:32
Bom, o esterçamento traseiro é muito útil em qualquer situação.

Onde todos tem que dar ré para fazer o esterçamento, voce faz de uma vez só.

Tem também a capacidade de andar meio que de lado.

É tudo um problema de como usar.

Como é uma característica muito inusitada, tem que re-aprender a dirigir o carro.

Isso é como um guincho, um ótimo ascessório, mas tem que saber usar, se não pode se machucar.

haundrich
01/06/2004, 19:15
Caro Leopoldo

Quando você quer mudar a dureza de sua suspensão, vc ajusta os amortecedores ou é possível ajustar também a pressão do pneumático?

Se você estiver no asfalto e necessitar de menos altura e mais dureza, como poderá ser possível? uma vez que baixando altura do pneumático, vai reduzir a pressão e a suspensão acaba ficando mole...?

Flávio

leopoldo
02/06/2004, 00:39
É, isso causa confusão.

Mola e amortecedor parecem que são a mesma coisa mas funcionam diferentemente.

Aumentando a pressão, o chassis sobe e a capacidade de carga aumenta, ou melhor, se aumentar a carga, compensa-se a altura.

E é lógico que a suspensão fica mais dura a medida que se enche o bicho.

No caso dos amortecedores, êles funcionam no inverso da mola, mas a sensação é essa mesmo.

Aumentando a pressão dos rancho, dá a sensação que o carro é mais duro, mas na verdade, êle balança menos, tanto no eixo logitudinal (cabeceio) como no transversal (rolagem).

Já fiz vários testes: mola cheia, amortecedor mole, mola vazia amortecedor duro, e tudo ao contrário...mas não registrei e esquecí. Agora tenho que fazer de novo.

Mas, pelo menos nesse CJ dá pra regular tudo.

dero
02/01/2005, 11:04
Leopoldo,

Parabéns pelo projeto, seguem mais algumas duvidas:


Para q serve esse reservatorio de pressao?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/eeb1609239c7913d530020d17214191c.jpg



Qual o uso dessas 4 mangueiras no console central?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/d6d6ff5f7d3de66152deac111a74ffbb.jpg




Essa tomada de ar pressurizado é para os Rancho? Tem mais algum sistema do carro q usa ela?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6798102a6833016375f7fc0c7d90e43f.jpg




O filtro de combustivel é proprio para gasolina? Essa bomba Holley trabalha em conjunto com a original? Ele é carburado?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/13af7d6c137be6af0c78bdf700d6aedc.jpg



De qual veículo é essa caixa de direçao?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/cb85b6d8aa8599cdd0e12b1d8be690fc.jpg



Qual a funçao desse outro filtro? É do fluido da direção trazeira? Qual o ganho da termo tape no fim do escapamento?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/019a91a68cbdcd3f39e161102b54f293.jpg




Qual a funçao desse motor elétrico abaixo do tanque e ao lado do cardã?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c490480c0103a59230a6874f34a728ad.jpg



Os componentes do sistema hidráulico da direção trazeira vieram de quais equipamentos?



Valeu

Elmer_Jeep
02/01/2005, 16:01
Ae Leopoldo também tenho só elogios a fazer em relação ao seu Jeep.
Eu já tinha curiosidade em saber pra que serve esse motor de limpador de para-brisa aí na foto acima.
Valeu dero pelas perguntas, também vou tirar várias dúvidas que tenho dessa maravilhosa construção. hehehe. 8)

1 [ ] a todos.

leopoldo
02/01/2005, 23:15
Boa noite Dero.


Para q serve esse reservatorio de pressao?

Esse é um reservatório de 30 lts de ar comprimido do caminhão Volkswagen. Ele retém o ar do compressor mecanico para diversas finalidades como encher pneu, acionar ferramentas pneumáticas e encher as bolsas de ar da suspensão.



Qual o uso dessas 4 mangueiras no console central?

Por falta de verba, minha instalação do controle da pressão de cada bolsa de ar da suspensão foi até ai. Cada bico corresponde à uma bolsa de ar. Logo logo, um console com manômetro, válvulas de encher e esvaziar tomarão conta desta função. Hoje, para encher as bolsas é só encaixar o adaptador, como se fosse encher pneu no posto.



Essa tomada de ar pressurizado é para os Rancho? Tem mais algum sistema do carro q usa ela?

Não. O rancho tem um compressor independente. Essa peça corresponde ao sistema de ar comprimido. Nesse componente o ar é filtrado, separado do vapor d'água e a pressão pode ser regulada.



O filtro de combustivel é proprio para gasolina? Essa bomba Holley trabalha em conjunto com a original? Ele é carburado?

Esse filtro eu paguei para ver. É para óleo diesel mas filtra a gasolina que entra na bomba elétrica. O motor é carburado, original. Um dia , quem sabe, uma injeção Holley vai entrar aí.



De qual veículo é essa caixa de direçao?

Essa é uma caixa de LANDAU.



Qual a funçao desse outro filtro? É do fluido da direção trazeira? Qual o ganho da termo tape no fim do escapamento?

Esse é um filtro/separador do fluído hidráulico do cambio automático.
Por causa de problemas com o calor, enrolei o tubo de escape com manta de amianto e depois papel alumínio. Não medi as temperaturas antes e depois. Só sei que não frita mais o jeep por baixo.



Qual a funçao desse motor elétrico abaixo do tanque e ao lado do cardã?

Esse pequeno motor que parece de limpador é um moto-redutor de 24V, trabalhando em 12V, usado para acionar a caixa de direção do eixo traseiro.



Os componentes do sistema hidráulico da direção trazeira vieram de quais equipamentos?

A bomba de direção ZF veio de um fiat Tempra, as mangueiras da Santo Amaro conecções, a caixa de direção é do Landau também. O moto redutor........ a empresa desse aí fechou mas a bosch fabrica esses moto-redutores, o barramento, de F-75.

cristiano
03/01/2005, 08:38
Leopoldo, primeiramente gostaria de agradecer a paciência com todos nós, mesmo com aquelas perguntas que poderiam ser sanadas se o usuário passasse por todos os tópicos aqui do forum como eu fiz. :wink: Mas sempre passa algo...

Voltando ao suporte do estepe e galão, você reprova os suportes vendidos no mercado da Maceral e Keko para pneus até 265/70 R16 ?? Estou pensando seriamente em colocá-lo, juntamente com o bagageiro...

leopoldo
03/01/2005, 10:45
Bom dia Cristano.

Primeiramente deixe-me dizer que ficaria complicado dizer aprovado ou reprovado um acessório de uma Marca que eu nunca coloquei no meu CJ.

O que eu passo para vocês parte da experiência pessoal e analise de um produto que já vi ou usei. Tem também a parte do bom senso e, concordo com você ...... algumas coisas podem não parecer tão obvias. :roll:

Por exemplo: não tem bom senso que coloca um pneu 33 preso em cada lateral do jeep. A aparência de um jeep assim pode ser animalesco mas na verdade você está pedindo por um acidente.

Outro exemplo é galão preso na lateral do jeep. Se o jeep vira e amassa o galão, o jeep já está numa poça de gasolina. Ou, se num acidente o jeep for abalroado, voa gasolina em cima de todo mundo.

Lembre-se disso: MURPHY não perdoa.

A experiência com isso ou aquilo, só com o tempo e o que pode ajudar é colecionar respostas da experiência pessoal de quem já tem esse ou aquele produto. Cá estamos no Fórum! :)

A análise, vocês podem fazer olhando o produto, como é instalado, quais os pontos de apoio, se é estrutural (preso ao chassis e não á carroceria), se tem reforço, se a parede de material não é só cosmética para a finalidade proposta, se os parafusos estão em número e em resitência compatíveis com as cargas

Veja que, nesse caso, um suporte pode ser aparentemente ser bonito e resistênte quando colocado na vitrine da loja mas, quando colocado num jeep, que vibra, chacoalha e pula feito cabrito, que roda em estradas com centenas de costelas de vaca por metro quadrado, a coisa muda de figura.
Ou ele resiste bem ou ele desmonta.

Mas mesmo assim não dispensa a inspeção periódica pois o fantasma da fadiga e da corrosão sempre rondam a peça, seus pontos de apoio, seus cordões de solda, etc....

Outro problema é o peso e a distância ao ponto de apoio - o Momento.

No caso desses dois dados acima, você precisa analisar com cuidado pois uns kilos e/ou centímetros a mais, fazem a diferença. Então, pneu maior que o original e galão CHEIO de gasolina são pesos respeitáveis quando juntos e preso num suporte só. A vantagem é que se o suporte quebrar ....... facilita pois você perde tudo junto :lol:

Suportes como esses conjugados de estepe, galão e bagajeiro muitas vêzes foram copiados dos projetos da CON-FERR USA - http://www.conferr.com, mesmo que já não estejam mais no catálogo deles - mas que não faz/fez projetos para cair no meio da rua :wink:

E ai deles ( lá ) se isso acontecer.

Resta saber se essas cópias são melhores ou piores.

dero
03/01/2005, 14:06
Leopoldo,

Sem palavras para descrever o brilho nos olhos ao ver as fotos da construção da máquina e os detalhes inventivos.

Parabéns.


valeu

Sergio Antunes
03/01/2005, 14:36
Oi, Leopoldo.

Aproveitando esse tópico, observei que em algumas fotos, o teu Jeep está com uma barra passando por debaixo do cardan, e me parece que depois você a removeu. Teve algum problema?????
E que eu estava pensando em fazer o mesmo no meu, já que fico sempre imaginando o quando desagradável pode ser se o cardan traseiro quebrar a cruzeta dianteira e o mesmo bater no asfalto com o jeep a 80 km por exemplo.
Ah é..... Parabéns mesmo pelo trabalho.

Abraços.

Sergio Antunes.

leopoldo
03/01/2005, 15:34
Boa tarde Sergio.

Meu jeep está em eterna mutação.

Sobre o barramento que passa sob o cardan, eu mantive o traseiro.

Ele tem 2 funções: segurar o cardan numa falha eventual de uma cruzeta e ser o suporte do motor atuador do sistema traseiro.

No dianteiro aconteceu o seguinte:

Eu já havia feito o de tráz e pensei em fazer o mesmo na frente aproveitando para encaixar uma coisa que tinha curiosidade em saber se funcionaria e ajudaria nos ângulos de trabalho das cruzetas: cardan bí-partido.

Inicialmente a ideia era usar cardans originais do jeep na frente e atras e usar extenções para chegar ao cambio. Isso era para facilitar o a troca de peças no futuro. Então fiz essa peça apoiada na barra abaixo.

Acontece que em funcionamento há vibração demais então engavetei esse projeto e removí o barramento.

Fiz só um outro barramento removível por baixo do carter do motor para evitar o movimento de abrir e fechar das longarinas.

Sobre o cardan dianteiro, pense assim:

Mesmo que escape, o segredo é deixar a luva para o lado do cambio. Assim, se escapar, o jeep apenas arrasta o cardan.

Não coloque o cardan invertido pois se escapar, a ponteira pode encavalar no chão e arrancar o cambio do jeep.

Marcelo
03/01/2005, 15:50
E que eu estava pensando em fazer o mesmo no meu, já que fico sempre imaginando o quando desagradável pode ser se o cardan traseiro quebrar a cruzeta dianteira e o mesmo bater no asfalto com o jeep a 80 km por exemplo.
Grande Sergio,

Nem precisa ser uma barra, pode ser uma corrente (aquelas de pet shop) ou uma fita. Prende ela de ponta a ponta, deixando com espaço suficiente para permitir que o cardan tenha espaço pra trabalhar quando a suspensão abaixa. :) :)
Eu aproveitei os próprios suportes do freio-de-mão pra prender ela lá. Simples. :wink:

Uma coisa que achei estranho foi a quantidade de pessoas que não se atentam para esse detalhe. :? :? :? Foi a primeira coisa que fiz no jeep quando comprei. 8) Nesses dias na Jipenet-SP tinha um relato de um Suzuki capotado por causa do cardan que escapou e não tinha corrente. :evil: :evil:

[s] acorrentados,

cristiano
03/01/2005, 16:47
Marcelo, tem alguma foto para eu dar uma olhada nessa corrente ? não encontrei nada no seu album.

Marcelo
03/01/2005, 17:15
Cristiano,

Infelizmente vou ficar te devendo essa. :? :(
Mas é simples, no CJ tem os suportes por onde passa o cabo do freio-de-mão, perto do suporte da mola. Coloca um parafuso atravessando o elo da corrente, faz o mesmo no outro lado. :)
Lembre-se de deixar a corrente um pouco frouxa para evitar que o cardan raspe nela quando a suspensão descer. :wink: Como a corrente vai ficar mais próxima da t-case, não precisa ser tão frouxa, pois ali o cardan desce menos. :wink:

Qualquer coisa, é só falar.
[s]

Sergio Antunes
03/01/2005, 17:40
Oi, Leopoldo e Marcelo.

Mais uma vez obrigado pelas dicas. Vou providenciar esse item de segurança.

Abraços.

Sergio Antunes.

cristiano
04/01/2005, 12:02
Cristiano,

Infelizmente vou ficar te devendo essa. :? :(
Mas é simples, no CJ tem os suportes por onde passa o cabo do freio-de-mão, perto do suporte da mola. Coloca um parafuso atravessando o elo da corrente, faz o mesmo no outro lado. :)
Lembre-se de deixar a corrente um pouco frouxa para evitar que o cardan raspe nela quando a suspensão descer. :wink: Como a corrente vai ficar mais próxima da t-case, não precisa ser tão frouxa, pois ali o cardan desce menos. :wink:

Qualquer coisa, é só falar.
[s]

Freio de mão, o que é isso ?!??!?! :wink: :wink: Eu comprei meu jeep sem freio de mão e não coloquei até hoje... é pé no freio e 1ª engatada... :cry: :cry:

Cotrim
05/01/2005, 16:34
Freio de mão, o que é isso ?!??!?! Eu comprei meu jeep sem freio de mão e não coloquei até hoje... é pé no freio e 1ª engatada...

O meu funciona. Quem arrumou foi o Reinaldo da Motor Lodge.

[]'s com freio de mão funcionando na trilha e na cidade.

Scacca
05/01/2005, 17:55
Freio de mão, o que é isso ?!??!?! Eu comprei meu jeep sem freio de mão e não coloquei até hoje... é pé no freio e 1ª engatada...

O meu funciona. Quem arrumou foi o Reinaldo da Motor Lodge.

[]'s com freio de mão funcionando na trilha e na cidade.

O meu tb funciona, da até pra travar no asfalto de arrastar as rodas.
Mandei na Oficina Scacca's House.

[]'s pronto pra dar até cavalo de pau.

leopoldo
27/01/2005, 09:56
As bolsas são fabricadas pela Goodyear do Brasil e tem similar Firestone.

São do onibus urbano Volvo B-58, tem 30 cm de curso entre o batente interno e a pressão de 50 lbs para o meu jeep. Observe que a altura máxima varia em função do peso do veículo e pressão do ar.

E sim, posso variar a altura dependendo da pressão de ar. Posso, por exemplo, baixar a suspensão para facilitar a entrada de uma pessoa ou pôr no máximo para .... sei lá ...... fica bonito.

Só que ainda não coloquei um controlador automático com regulagem. Ainda tenho os 4 bicos de encher pneu no meio dos bancos e fazer a regulagem, um por um.

Marcio
27/01/2005, 09:57
Lindo Jipe! Parabens!

Tb estou curioso em saber qual o curso desta suspensão...

A[]'s
Márcio

Tatão
01/03/2005, 10:45
O filtro de combustivel é proprio para gasolina? Essa bomba Holley trabalha em conjunto com a original? Ele é carburado?

sera que esse filtro´para oleo diesel iria funcionar com sistema carburado e bomba convencional (não eletrica)??? :?:

e esse filtro tambem tem separador de agua??? :?:

:shock: curiosos

a, e parabems pela bela maquina!! :D :D :D

leopoldo
01/03/2005, 13:17
sera que esse filtro´para oleo diesel iria funcionar com sistema carburado e bomba convencional (não eletrica)??? :?: e esse filtro tambem tem separador de agua??? :?:

Boa tarde autognv.

Esse kit filtro/suporte eu comprei da agromotor.

Não tem separador de água não. Pode até ser que seja rosqueável lá. Não experimentei. Isso é uma coisa que você pode ver no balcão de peças da loja. Existe um filtro/separador(também da agromotor), que eu uso no cambio automático. Quem sabe um dia tire o elemento e veja se encaixa também na rosca do suporte do filtro de gasolina.

Eu acredito que funcione num sistema carburado. No meu jeep o filtro está antes da bomba para que a sujeira não ferre o rotor da bomba. No seu caso, carburado e com bomba mecanica, o mais conveniente é colocar depois da bomba, afinal ela já tem um filtro interno.

Marcelo
01/03/2005, 16:25
No seu caso, carburado e com bomba mecanica, o mais conveniente é colocar depois da bomba, afinal ela já tem um filtro interno.
Leopoldo,

Não seria mais conveniente colocar o filtro antes da bomba? :roll: Com o intuito de minimizar o trabalho do filtro interno da bomba, até porque essas bombas mais modernas são blindadas, ou seja, entupiu o filtro interno, troca a bomba inteira. :? :?

[s] filtrados,

leopoldo
02/03/2005, 08:48
Bom dia Marcelo.

Esse é mais um caso de arquivo X : nem tudo é o que parece.

A melhor forma de explicar é a seguinte: ponha a mão na frente da boca e pressione. Tente respirar. Voce verá que é muito mais fácil assoprar (expirar) que xupar (inspirar). Xupar com X porque chupar não é coisa de macho ! :lol:

Por analogia, para uma bomba, é muito mais fácil fazer a gasolina passar pressurizada por um filtro que puxar a gasolina PELO filtro.

Coitado do diafragma.

Temos um outro problema: ao puxar a gasolina por um filtro, a pressão da gasolina entre o filtro e a bomba cai, o que aumenta a possibilidade de VAPOR LOCK........ pior ainda em dias quentes. :shock:

Então é mais aconselhável colocar o filtro depois da bomba.

Mas e a sujeira do tanque ????? :shock:

É o que eu disse: a bomba mecanica tem um filtro, na verdade uma malha de nylon, antes do diafragma. :wink:

Ah!.......... mas mesmo assim eu quero colocar um antes da bomba ! :evil:

Pode por, mas ponha então um filtro duplo como o que eu uso, ou arrume um filtro grande para diminuir a possibilidade de vapor lock.

Ah! minha bomba vai ser elétrica !

Aí, se a bomba não tiver filtro na entrada, eu recomendo colocar antes, para a sujeira não detonar o rotor da bomba. Se der vapor lock, ponha dois filtros em paralelo.

E uma pequena correção termodinâmica: quem trabalha é a bomba.

O filtro tá lá por mera necessidade: preservar a bomba, ou a agulha da boia do carburador

Marcelo
02/03/2005, 10:56
Grande Leopoldo,

Concordo plenamente - e sinceramente, não tinha pensado nisso antes -, porém eu queria evitar de fazer que a malha de nylon da bomba ficasse entupido por sujeira da gasolina, e como as bombas novas são blindadas, não é possível trocar somente a malha.

Como seria esse filtro duplo? E o filtro grande? Que eu saiba os filtros de gasolina são meio que padrões no tamanho. :roll: :roll: :roll:

[s]

leopoldo
02/03/2005, 13:47
Das fotos do meu álbum: tem uma foto do filtro duplo que estou usando.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/13af7d6c137be6af0c78bdf700d6aedc.jpg

cristiano
02/03/2005, 18:12
esse filtro é de qual carro ? ele é originalmente duplo ou você emendou dois filtros ? esse filtro tem alguma vantagem comparado ao convencional ? não entendi a necessidade de ser dois ?

[]´s com muitas dúvidas

leopoldo
02/03/2005, 22:29
Então você não entendeu bulufas o que eu escreví lá em cima.

1º - o filtro é de caminhão - acho que do Ford Cargo e já nasceu duplo.
2º - a vantagem é diminuir a possibilidade de vapor lock pois tem uma respeitável área de filtragem.

só isso.

cristiano
03/03/2005, 07:47
Comecei mal então... Bom dia Leopoldo! Tava meio sumido... :D

Pelo que eu entendi você disse que o filtro convencional não é aconselhavel antes da bomba, e sim esse que você tem... a diferença é só a eficiência ? ou ele oferece menos resistência para a bomba puxar ?

[]´s abraços com Tostine´s

leopoldo
03/03/2005, 09:00
Isso.

Agora você quase pegou o fio da meada.

Como tem muito maior área de filtragem, oferece menos resistência para bomba. Isso é a consequencia

Esses filtros pequenos .......... não colocaria antes de uma bomba. Mas isso depende do tipo de tanque ( inox ou galvanizada, velho ou novo, ....), da gasolina, do posto, etc...etc....etc....

Elmer_Jeep
02/04/2005, 16:49
Mestre Leo, fale-nos um pouco sobre essa estrutura interna.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f8f0cbf9177b88f4eebb23047abb80e0.jpg

leopoldo
02/04/2005, 20:47
Boa noite turma.

A função dessa estrutura é eliminar uma série de problemas que o jeep mostrou nos anos anteriores, assim como fazer o máximo possível para estar dentro das condições de segurança e da legislação.

Vejam:

1- Minha carroceria é de fibra, então santo antonio, bancos e cintos de segurança não podem ser amarrados diretamente nela pois é inseguro e no caso de bancos e cintos, além disso, é ilegal.

2- Os estribos não podem ser parafusados ou soldados ao chassis, o que é outro problemão pois aparafusado na fibra ....... nem pensar.
Isso está na legislação também.

3- A carroceria de fibra, com o tempo e devido ao movimento de torção do chassis alarga os furos na carroceria e com o tempo ela fica solta.

4- Na parte traseira, devido a esses mesmos movimentos, a carroceria de aço estora os suportes e começa a bater a lata. Imagina a de fibra? vira pó.

Então, para solucionar esses problemas e outros, bolei o seguinte esquema:

Construí um chassis interno em tubo quadrado de 2"x2"x 4mm, circundando a carroceria por dentro.

Entre esse chassis e a carroceria, coxins e parafusos passantes em aço Inox amarram esse chassis a um outro, quase igual, por baixo, entre a carroceria e o chassis do jeep.

Uma estrutura em tubo quadrado de 2"x2"x 2 mm é o suporte dos bancos e está presa por coxins e parafusos em Inox e porcas parlock à esse chassis interno.

A gaiola vai presa diretamente nesse chassis interno.

O estribo vai preso no chassis inferior.


Além disso, como vocês podem notar, minha carroceria não é original militar mas parece. Fiz um quadro de cantoneira como moldura da porta traseira e parafusei a chapa de alumínio recalcada por cima, presa com parafusos abaulados em inox. Então a estrutura interna e inferior também carregam o suporte de estepe, só um reforço para o suporte não chacoalhar, e os galões.

O chassis interno também é a ancoragem da máquina retrátil dos cintos 3 pontas.

O chassis inferior é preso ao chassis do jeep também por parafusos em Inox, coxins e porcas parlock. O chassis inferior tem uma parte removível para facilitar a remoção do cambio automático.

Assim, chacoalhar os bancos, o suporte de estepe, os galões, o estribo, etc....., não passa esses esforços para a carroceria.

leopoldo
02/04/2005, 20:55
e tem mais fotos:

Elmer_Jeep
03/04/2005, 02:50
Obrigado pelas informações, algumas dessas fotos eu já catei do seu álbum :lol: para futuras consultas.


Entre esse chassis e a carroceria, coxins e parafusos passantes em aço Inox amarram esse chassis a um outro, quase igual, por baixo, entre a carroceria e o chassis do jeep
Só esclarecendo o esquema de montagem da carroceria com o chassi.
De cima pra baixo ou de dentro pra fora, como queira(m) :

:arrow: Chassi interno;
:arrow: coxins;
:arrow: Carroceria;
:arrow: coxins;
:arrow: Sub chassi;
:arrow: coxins;
:arrow: Chassi CJ. :mrgreen:
É isso :?:



Além disso, como vocês podem notar, minha carroceria não é original militar mas parece. Fiz um quadro de cantoneira como moldura da porta traseira e parafusei a chapa de alumínio recalcada por cima, presa com parafusos abaulados em inox.

As chapas em alumínio (trazeira e laterais) vc usa só por uma questão de gosto(desing) ou foram inseridas pra dar resistência estrutural à carroceria(fibra) :?:

[]'s e obrigado, por enquanto :mrgreen:

leopoldo
03/04/2005, 11:15
:arrow: Chassi interno;
:arrow: coxins;
:arrow: Carroceria;
:arrow: coxins;
:arrow: Sub chassi;
:arrow: coxins;
:arrow: Chassi CJ.

quase.

gaiola-chassis interno-coxins-carroceria-coxins-subchassis-coxins-chassis

suporte dos bancos-coxins-chassis interno-............



As chapas em alumínio (trazeira e laterais) vc usa só por uma questão de gosto(desing) ou foram inseridas pra dar resistência estrutural à carroceria(fibra)

Economiza pintura, pois em baixo é a fibra crua, fica bonito (pelo menos ao meu gosto).
Não há resistencia estrutural nisso pois a chapa é só um revestimento.
Para haver resistência estrutural, só se fosse como na fuselagem de avião.

diniz
04/04/2005, 00:31
sobre os filtros de oleo...

a bomba de oleo é de maior volume ou é normal?

ja que agora ela empurra o oleo atravez de um caminho maior e por 2 filtros né

abraço

leopoldo
04/04/2005, 00:38
É a bomba normal do V8.

e os 2 filtros estão em paralelo.

Lógico, tem a perda de carga, mas o manômetro que está na entrada e a lâmpada de alerta na saída do filtro não deduraram nada de anormal.

GPA-Airborne
17/05/2005, 13:42
Ressusitando o tópico....

Para ter o RearStearing, você usa um eixo dianteiro montado na traseira.

Como quero aumentar a largura do meu Cj6, penso em montar os eixos da Rural.

Já que a construção do eixo dianteiro elimina os problemas do eixo semi-flutuante, acho que seria interessante montar dois eixos dianteiros, como você fez, em vez de um traseiro flutuante.

Sem Rear Stearing, pelo menos por enquanto, mas como eu moro em prédio, e já tentei derrubar umas duas colunas, o Rear Stearing poderá me ajudar.

Quais as modificações necessárias?
Vantagens?
Desvantagens?

leopoldo
17/05/2005, 14:09
Já que a construção do eixo dianteiro elimina os problemas do eixo semi-flutuante, acho que seria interessante montar dois eixos dianteiros, como você fez, em vez de um traseiro flutuante

Exatamente. Você percebeu que mata o problema do flutuante mas cria o da fixação da roda livre. Acredito que você tem seguido os comentários do tópico "cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar".



Quais as modificações necessárias?
Vantagens?
Desvantagens?

GPA, as modificações dependem de como você quer fazer:

1-No CJ-6, você pode simplesmente colocar o eixo dianteiro atrás, mandar fazer o cardan e rodar com ele travado para não esterçar, sem mexer na tubeira, coisa que não dá pra fazer no CJ-5 que é muito curto.

2-Você pode migrar o tubo da esquerda para a direita como eu fiz e aproveitar o espaço para um tanque. E Pode deixar o eixo travado.

3- Você pode ainda colocar um sistema de direção nêle para realmente poder esterçar.

Agora o passo 2 é difícil e o 3 é beeem complicado, pelo motivo de colocar um sistema de direção onde originalmente não há.

Você pode ver pelas fotos dos meus eixos que a modificação acabou sendo radical para poder acomodar VÀRIAS modificações num pacote só:
suspensão, direção, freios, semi-eixos e homocinéticas.

Mas vamos dizer que você não quer tanto. Opção 1 e a instalação de uma caixa tipo pinhão e cremalheira PRESA AO EIXO (isso é importante) e
tem ainda o problema do acionamento da caixa que pode ser elétricamente.

No meu jeep, uso a caixa do landau acionada por um motor elétrico.

Uma opção (++cara) é colocar uma caixa tipo Full-Hidro. Veja que isso está sendo discutido no Fórum Geral.

As vantagens você sabe quais são:

Flutuante e

Esterçamento


As desvantagens são:

Os semi-eixos originais não poderão mover um jeep com um motor maior que o 4 cilindros (limitação de torque sobre os semi-eixos) E

Você terá que criar um sistema de fixação da roda-livre que não seja o original pois NÃO AGUENTA. Os parafusos espanam no cubo ou quebram dentro do cubo. (limitação do cubo e dos parafusos)

A opção 3: além desses levará você a ter de criar ferramental apropriado para modificar o eixo.

GPA-Airborne
17/05/2005, 15:26
Acompanho sim. E digo mais, o tópico sobre eixos flutuantes, é na verdade uma aula. :!: :!: TODOS deveriam acompanhar :!: :!:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169&highlight=cuidado+semi+eixo+flutuante+matar


Sobre o esterçamento, é uma possibilidade que gostaria de deixar no ar pro futuro... aquele beeem distante.... mas possível. :wink:

Agora, sobre a RL, motor 4 Cl e basicamente a resistência do conjunto original...

Bem, baseado no que li (e admito, baseado no seu jeep) estou a procura de um motor +forte com câmbio automático. É no bendito regulador de torque (escrevi certo? ) que eu deposito minhas esperanças de obter um conjunto durável.

Levando em contar o conjunto motor 6cl 4.1 + câmbio automático (digamos do diplomata) você acha mais viável construir esse sistema na traseira? Quais seriam as modificações necessárias para suportar a carga de um CJ6 ainda mais largo que o original?

E se eu tiver 2 eixos perfeitamente idênticos na traseira e na dianteira, o que me impediria de rodas 4x2 na traseira ou 4x2 na dianteira? Afinal, teria RLs nas rodas traseiras (engato 4x4 mas desconect as RL traseiras). Com isso, daria para distribuir melhor o gasto de pneus, óleo/graxa e componentes. (pronto, agora viajei)... 8)

leopoldo
17/05/2005, 15:58
É no bendito regulador de torque (escrevi certo?)

Poderia ser chamado assim mas convencionou-se "conversor de torque"



Levando em contar o conjunto motor 6cl 4.1 + câmbio automático (digamos do diplomata) você acha mais viável construir esse sistema na traseira?

O conversor de torque realmente ajuda a não moer os semi-eixos, preservando dos trancos de uma transmissão normal.
Mas com 4.1, mesmo com automático, esquece os semi-eixos e cruzetas dos semi-eixos do jeep. Não vão aguentar. O cardan aguenta, mas depois da redução do do diferencial..........BUMMMMMM !



Quais seriam as modificações necessárias para suportar a carga de um CJ6 ainda mais largo que o original?

Mais LARGO ? Mais COMPRIDO? isso não é problema.

O problema é o motor mais potente e/ou transmissão com 1º mais curta; ai só usando novos semi-eixos.

No meu caso desenhei e depois mandei fazer 4 semi-eixos de aço SAE 4340, temperado/revenido e homocinéticas da toyota band.



E se eu tiver 2 eixos perfeitamente idênticos na traseira e na dianteira, o que me impediria de rodas 4x2 na traseira ou 4x2 na dianteira? ......(pronto, agora viajei)......

E foi bem longe ! nada te impede disso.

Isso é perfeitamente possível num CJ-6 e não vejo nenhum mistério, desde que seus diferencial dianteiro não tenha um diferencial LSD, porque senão fica difícil dirigir 4x2 na dianteira.

A limitação é o acoplamento da roda-livre. Só isso.

Beto Lacerda
17/05/2005, 16:10
Leopoldo , sem querer atravessar , como funciona aquele tow bar que tem fixado na parte traseira do seu jeep ??? http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=12621
[]'s

leopoldo
17/05/2005, 16:21
.... como funciona aquele tow bar que tem fixado na parte traseira do seu jeep.....


Tirei de lá......... deu interferência com a capota.........mas ainda vou bolar algo para esse brinquedo.

Mas a ideia é a seguinte: um cambão telescópico que pode ser acoplado ao tow-bar. Sendo telescópico, pode ser desmontado e devidamente guardado debaixo do banco.

Porque o engate não está preso ao tow-bar?

Primeiro, porque não tenho tow-bar (ainda)

Segundo, que não é seguro um tow-bar montado lá na frente

Terceiro, que incomoda a visão

Quarto, porque uma grande parte dos jeeps que somem em sampa tem tow-bar .......... é só o malandro abaixar e levar :wink:

Beto Lacerda
17/05/2005, 16:53
eu não tenho towbar tb , e tem um outro ponto negativo p/ aquele trco horrivel la na frente do jeep , eu ja vi cair , com o jeep andando , num é bonito o resultado , arrancou metade do parachoqe e abriu o chassis como um livro uma longarina p/ cada lado , tudo antes de tombar o jeep :wink: , só queria entender , então é um cambão mesmo , daqueles que precisa de um motorista no veiculo rebocado ??? se bem que pra emergencias é disso que precisa ...
[]'s

leopoldo
17/05/2005, 17:44
Isso mesmo. Um simples CAMBÃO.

numa emergência, tá + que bom.

essa de rodar com tow bar .... me arrepia. :evil: .......mas é lógico que se eu colocasse não ia ser como esses nós cegos amarram por aí

- com esticador desses de prender cadernos na traseira da moto :lol: :lol: :lol:

GPA-Airborne
18/05/2005, 12:07
No meu caso desenhei e depois mandei fazer 4 semi-eixos de aço SAE 4340, temperado/revenido e homocinéticas da toyota band.

Isso usando o diferencial dianteiro do CJ. No caso da Rural, daria para montar a mesma configuração? (claro que seriam semi-eixos diferentes)



E se eu tiver 2 eixos perfeitamente idênticos na traseira e na dianteira, o que me impediria de rodas 4x2 na traseira ou 4x2 na dianteira? ......(pronto, agora viajei)......


E foi bem longe ! nada te impede disso.

Isso é perfeitamente possível num CJ-6 e não vejo nenhum mistério, desde que seus diferencial dianteiro não tenha um diferencial LSD, porque senão fica difícil dirigir 4x2 na dianteira.

Calma que eu ainda nem começei a falar de CJ6 com 4x4 Full Time.... rs... quando eu viajo, vou longe mesmo! :wink:

Segue um tópico sobre diferenciais LSD (Aos novatos que eventualmente estejam por aqui... Sempre usem a a pesquisa pois facilita a vida de todos)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8069&highlight=diferencial+lsd



A limitação é o acoplamento da roda-livre. Só isso.

E não tem nada que possamos fazer a respeito? Não tem RL que aguente a tração no 4x2?

leopoldo
18/05/2005, 12:51
Já falei + de 1 000 X's: :lol:

não é a roda livre.

é o cubo de rodas que fica com a rosca espanada ou os parafusos quebram dentro do cubo :twisted:

e para fazer a respeito, eu tenho sim.....já mandei as minhas peças pra tornearia.

fim de semana retrasado meus cubos traseiros abriram o bico :evil: :evil: :evil:

quem sabe meu novo prototipo resolve pelo menos o meu problema

GPA-Airborne
18/05/2005, 17:10
Procurei sobre o problema dentro do Cubo (seja a rosca espanada ou a quebra dos parafusos), mas não encontrei muita coisa.

Poderia falar mais sobre isso, ou é melhor criar um tópico paralelo?

leopoldo
18/05/2005, 18:28
Tente o tópico:

cuidado, seu semi-eixo semi flutuante pode matar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169

garbage!!!
20/03/2006, 19:51
Resuscitando o topico...
Leopoldo, qual o modelo das foles de ar que voce usa?
Me surgiu outra duvida, voce tem ideia de quanto pesa o seu jipe?

ribon
20/03/2006, 23:20
Isso eu sei... HEHEHEHE

Peso aproximado do CJ-X do Leopoldo - 2.200Kg

Fole 20 - Usado no onibus B-58 (http://www.bfbr.com.br/fipil/fsReposicao.htm)

To ficando bom em suspensão pneumatica... Pricipalmente na do Leopoldo...

[ ]´s

garbage!!!
21/03/2006, 00:31
O leopoldo disse 30 cm de curso, essa fole estica para baixo também?

leopoldo
22/03/2006, 12:53
:parede:

Se vc subir o eixo no macaco

puxar o eixo para baixo.

vc estica o fole.

fora isso, esticar pra baixo é meio esquisito.

acho que vc se refere a "comprimir"

Curso do fole é do batente(comprimido) até a altura máxima.

garbage!!!
22/03/2006, 18:10
Me confundi um pouco, eu achava que as suspensoes tinham um pouco de curso para baixo...
macaqueando o jipe normalmente( pelo chassis) a fole vai ter um alongamento maior que o de repouso e caso essa roda fique no ar a mola vai adotar esse alongamento, esta certo nao está? e obrigado pela parte da cabeçada!!...aquele cinto na suspensao do seu jipe nao é para limitar esse movimento?
...mas continuo sem entender como consegue 30cm de curso se a fole toda tem 200-230mm de altura, o curso voce mede na roda?

leopoldo
22/03/2006, 19:13
27 cm de curso +/- 2 cm de esmagamento do batente + a posição em que é montado o fole.

Não deve dar 30 mas perto de 30 em condições normais.

Pelo desenho que eu tenho e pelas minhas medições o curso máximo contando com esmagamento do coxim é : 29,5 cm

Dá para aumentar isso? dá mas pode escapar o fole de dentro do anel de contenção.

E bem observado: quanto mais para dentro da configuração deste jeep, mais curso.

hederi
22/03/2006, 19:23
3.000 kilos ?
tks.

Elmer_Jeep
22/03/2006, 20:20
Fala mestre Leo, tava de férias :?: 8)

haundrich
19/09/2006, 00:11
Leopoldo

Que tipo de aço se usa para a confeção dos eixos, semi-eixos e manga?

E por quê, na sua galeria de fotos, tem um esquema para magnetizar a manga de eixo? qual a função de deixar a manga de eixo magnetizada?

Elmer_Jeep
19/09/2006, 00:39
Acho que o esquema que vc viu foi o magnaflux, que é um detector de trincas.

[]'s

haundrich
19/09/2006, 07:48
é isso mesmo Elmer.

haundrich
19/09/2006, 07:54
Leopoldo

É possível conseguir uma carga logarítimica na suspensão a ar?
Ter o mesmo comportamento de uma mola helicoidal projetada para isso (cujo diâmetro do fio ou o passo da mola varia progressivamente)?

leopoldo
19/09/2006, 20:53
É possível conseguir uma carga logarítimica na suspensão a ar? Ter o mesmo comportamento de uma mola helicoidal projetada para isso (cujo diâmetro do fio ou o passo da mola varia progressivamente)?

Boa noite Haundrich.

Veja bem ... tanto a mola de arame cônico como a pneumática possuem spring rates variáveis. A vantagem da pneumática é que o spring rate dela pode ser variado pelo volume de ar. Enquanto a helicoidal sempre se comporta da mesma forma, a pneumática pode ser ajustada.

Veja no site da goodyear os graficos dos comportamentos das molas.

É o que vc quer .... logaritmico.

leopoldo
19/09/2006, 20:57
.....Que tipo de aço se usa para a confeção dos eixos, semi-eixos e manga? ...

:shock: NOOOOsssssa . só agora ví essa pergunta!

desculpe o atraso.

eixos? acho que vc quer saber dos semi-eixos..... SAE 4340 temperado e revenido para a máxima resistência mecanica.




Aproveite e olhe essa página::

http://members.fortunecity.com/suspdesign/index2.html

!

leopoldo
19/09/2006, 22:51
aproveita, entre neste site e baixe o vídeo:

http://www.universalairsuspension.com/on-road/

haundrich
23/09/2006, 00:28
Leopoldo

Gostaria de saber também sobre o tipo de aço usado para os tubos dos eixos (os tubos soldados em cada lado da bolota do diferencial)? Não tenho certeza do nome correto disso, se é luva ou tubo do eixo..

haundrich
23/09/2006, 00:42
Leopoldo

Valeus pelos links.

Sobre o comportamento progressivo da suspensão pneumática, você se refere aquelas que possuem desenho trapezoidal?

ou..

o k de uma bolsa pneumática não é constante, ao contrário das molas helicoidais mais comuns?

leopoldo
23/09/2006, 04:02
... o tipo de aço usado para os tubos dos eixos ..

Bom dia Haundrich,

O tubo .... é o do próprio eixo, só cortado na medida que eu definí, é aço 1020.

A Flange .... cheia de furos, tb é aço 1020

leopoldo
23/09/2006, 04:53
... o k de uma bolsa pneumática não é constante, ao contrário das molas helicoidais mais comuns?

Bom haundrich,

k = cte só se a mola for de arame paralelo e de diametros (arame e externo) constantes, assim F=k.X é uma reta. Com arame cônico, ou outro desenho que não o paralelo, como mola da suspensão do monza, a equação não é exatamente uma reta

Mas, para a mola pneumática, F ~ pressão ~ área, é como se fosse uma mola com o arame exageradamente longo e cônico e vc ainda ajusta.

haundrich
24/09/2006, 22:23
Mas, para a mola pneumática, F ~ pressão ~ área, é como se fosse uma mola com o arame exageradamente longo e cônico e vc ainda ajusta.

Nesse ponto eu tenho uma dúvida, com relação a mola pneumática, Lepoldo.
Se Força = Pressão x Área
e
se eu mantiver uma pressão constante, exemplo, 16 libras/pol2 na bolsa pneumática;
e a área total da bolsa se mantem constante, estando ela cheia ou vazia, como é possível obter um k progressivo conforme a excursão, semelhante ao comportamento da mola cônica?

pensando melhor... ou entra no jogo aeh a constante elástica da borracha utilizada na construção da bolsa?

leopoldo
25/09/2006, 07:06
Haundrich,

O volume muda!

pense no seguinte: comprima ate a parede de cima encostar na de baixo ...... teoricamente, se a borracha não deformar ou estourar, a pressão seria infinita, não é? Isso não acontece e nem é possível na mola mecanica helicoidal.

A pressão só é X em uma certa altura na mola. Se abrir a suspensão, a pressão caia zero, se comprimir, vai até o equilíbrio entre a massa descendo e a "contra-pressão" na pneumática. Vamos dizer que o diagrama da heli é +/- uma reta ... a pneumatica é parabólica.
Lembre que f=kX é equação do 1º grau (reta) e no caso de pneumo, em função da área portanto é 2º grau (parabola)

haundrich
25/09/2006, 22:20
Está enlameado de razão, Leopoldo.

[ ]'s - Pesquisando curvas de carga das suspensões pneumáticas

leopoldo
25/09/2006, 22:30
exemplos:

http://www.goodyearindustrialproducts.com/airsprings/pdf/2B6-530.pdf

http://www.goodyearindustrialproducts.com/airsprings/pdf/2B6-535.pdf

http://www.goodyearindustrialproducts.com/airsprings/pdf/2B7-540.pdf

http://www.goodyearindustrialproducts.com/airsprings/pdf/2B8-550.pdf

Elmer_Jeep
26/10/2006, 09:16
Tio Leo,

faz um tempo conversamos no messenger mas agora não recordo.

Gostaria de saber (novamente) em quantos cm a frente(capo e paralamas) do seu Jeep foi alongada ???

1 abraço.

leopoldo
26/10/2006, 12:38
65 mm.

Só o capô

No para-lama foi aparafusado um perfil U de forma que "extendeu" o original.

Carlos Alberto da Silva
26/10/2006, 23:47
ola, fugger, seu que nao tem nada haver com este topico, mais o jeep que esta na foto do seu e seu tria fotos de le par enviar e que tenho um amigo que esta com um jeep 51 e esta querendo fazer algumas modificações o seu poderia servir de ideia pra ele valeu

ribon
28/11/2006, 23:50
Leopoldo,

Preciso de uma ajuda sua, pois quero trocar uma travessa do chassi de minha F. Quero colocar um tubo no lugar.

Qual a especificação dos que vc usa?

[ ]´s

leopoldo
29/11/2006, 12:13
tubo mecanico de diametro 2" 1/2 - parede de 1/4"

ribon
29/11/2006, 12:40
Valeu!!!!

Muito obrigado...

Elmer_Jeep
10/01/2007, 12:37
Mestre Leo, eu dinovo.

To pensando em adaptar no meu CJ umas dobradiças na lateral dos paralamas pra abrir espaço quando necessitar de uma manutenção ali por dentro.

Essas que vc usou me parece que são iguais as do capo mas foram cortadas, confere ??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showphoto.php/photo/1182/ppuser/579

[]'s

leopoldo
10/01/2007, 16:41
EXATAMENTE.

dobradiças de capo , cortada a orelha.

PIRATADOM
10/01/2007, 22:56
fixação da carroceria ao chassi
-----------------------------------------------------------------------
quase.

gaiola-chassis interno-coxins-carroceria-coxins-subchassis-coxins-chassis

-----------------------------------------------------------------------
eai Leopoldo, com essa fixação os coxins ficam posicionados uns sobre os outros, ou em pontos diferentes ? Não pode haver um desequilibriu prematura do cg do seu jeep com dois chassis sobrepóstos e com a atenuante do subchassis ser subdividido ?:roll:


boas

leopoldo
11/01/2007, 23:42
Não parece que há esse problema pelos parafusos serem passantes e os coxins não serem muito altos (2 cm).

eu ganhei uma certa altura em relação ao chassis mas sem usar coxins que podem deitar .... esses de 10 cm ou mais.

e também, como aumentei o número de pontos de apoio, a massa superior fica mais distribuída.

e por fim ... acabei com os problemas de carroceria estourando nos pontos de apoio ou furos de assoalho arrombados .... problemas + que frequentes em carrocerias de fibra.

Elmer_Jeep
05/02/2007, 17:49
Mestre Leopoldo, vc poderia explicar ou (se possível) colocar umas fotos que mostrem o sistema de tubulação de freio do seu Jeep saindo das pinças para o eixo.

Agradeço antecipadamente.

leopoldo
05/02/2007, 20:21
A tubulação de freio é normal, ou seja, é a mesma do jeep original só que duplicada e alterada nos pontos de conecção dos tubos para os flexíveis.

E só vou alterar mesmo qdo juntar verba para tubos INOX.

Mas, pq esse item ?

Elmer_Jeep
06/02/2007, 09:09
É pq to precisando coletar umas idéias visuais pra interligar as duas pinças de cada roda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=341845#post341845

[]'s

João Fernandes
18/02/2007, 18:10
Boa tarde,

Tenho intenção em colocar suspensão a ar na minha Band, mas algumas dúvidas me fizeram adiar tal adptação. Talves aquí eu possa tira-las.

1- A suspensão a ar deixa o Jeep mais macio, mas quanto? Seria possivel um comparativo entre antes e depois?

2- Como se comporta o Jeep com suspensão a ar na estrada e na trilha?

Obrigado pela ajuda.

leopoldo
19/02/2007, 19:17
João, suspensão a ar ou o kit de controle de pressão dos pneus, o rodo-ar ?

1- comparando com a mola original, o jeep fica mais macio.
- o quanto, depende da quantidade de folhas no feixe que vc compara, mas em geral, a suspensão fica mais macia pois a "resposta elástica da mola" é diferente da mola helicoidal comum ou do feixe de mola. A mola a ar responde progressivamente à compressão. É como se fosse a mola heliptica de arame conico, mas tem a vantagem de poder ser regulada com a pressão.

2 - na estrada, é muito superior no quesito conforto.
- no fora de estrada, apresenta limitações só se vc for trabalhar com grandes cursos de suspensão.

Observe que a band parece ter uma suspensão bem equilibrada comparando com o CJ original, tanto que o pessoal, converte o CJ com a suspensão parcial da band.

A suspensão a ar necessita um pesado serviço de adaptação, a menos que vc use como suspensão auxiliar: sem remover as molas originais.

A suspensão a ar requer um kit que forneça ar comprimido à disposição.

Eu coloquei este kit pq queria testar o comportamento desta e não havia na época, os kits da RANCHO (mola helicoidal/amortecedor ajustável) ... que é o que eu poderia usar hoje se fosse montar outro jeep.

Alexandre Melo
21/02/2007, 11:16
Olá!

Ainda sou novato aqui no fórum e nem freqüento muito, mas meu Jeep está em ano de reforma, então é sempre bom e gostoso tirar idéias, sanar dúvidas, ver o que está acontecendo no mundo off-road, etc.

Passei mais para deixar os parabéns pelo seu projeto, e para perguntar se tem algum tópico mais detalhado sobre a instalação do motorzão V8 no Jeep em especial no que tange a instalação do cãmbio do V8 com a tração 4x4...

[]´s.

leopoldo
21/02/2007, 19:49
Boa noite Alexandre.

Não tenho um guia de como montar o V8 no jeep pq isto é relativamente fácil de ser feito, desde que pensado/planejado antes, como qquer adaptação de motor.

Sobre o cambio, uso o automático pq a opção de usar mecanico (do próprio V8 seria de desenvolver um processo de usinagem/adaptação que envolveria recozimento, usinagem/emenda, depois tempera, revenimento e retífica, e isso seria um tanto complicado na época.

Um processo diferente de simplesmente juntar por solda e seja o que Deus quiser, como muitos optam neste tipo de adaptação.

Com o V8, vc descobre que ele é implacável com peças meio-boca.

A escolha do auto com um kit americano da AA matou esses problemas

Marcos ET
26/02/2007, 14:49
Grande Leopoldo, saudações!

Acho que falar bem, elogiar, "puxar o saco" e tudo mais a respeito do teu jeep é meio batido, mas sem dúvida é sempre justificável... rs

Agora, eu sei que vc já comentou isso em outros tópicos (várias vzs), o problema é que eu nao me lembro o nome do produto que voce usou no jeep, entao nao tenho oq escrever no campo de pesquisa...

Entao vamos repetir mais uma vz a pergunta: como é mesmo o mome daquela manta térmica que vc usou no escapamento do seu jeep? (minha mae sempre reclamou que eu nao sei procurar as coisas...)

Grande abraço!

Elmer_Jeep
26/02/2007, 14:59
ETzinho.

O nome da parada é TERMOTAPE.

[]'s

Marcos ET
26/02/2007, 15:09
Blza Elmer!

Elmer_Jeep
26/02/2007, 15:32
Até eu fui pesquisar sobre o assunto porque vou precisar dessa parada em breve, encontrei comentários do mestre Leopoldo nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20473

[]'s

Milton Quindim
26/02/2007, 17:44
Puxa...quanta coisa foiu modificada e quanta ideia boa...parabens Leopoldo vc tem mesmo amor a esta sua maquina...fiquei emocionado ao saber que ateh um tempo atras ele era seu unico veículo...eu tbm soh tenho meu Quindim que estah no estaleiro trocando todo assoalho...eu mesmo estou fazendo a parte de desmontagem e remoç~eo dos podres. Com a ajuda de um agrande amigo que me passou alguns toques estou terminando...jah troquei o assoalho dianteiro, as laterais e agora mandei dobrar o assoalho traseiro com chapa 14 de aço e com reforço na frente a atras na fixação da lata mandei tbm dobrar os ressaltos mais altos para ficar mais aparente pois fica comjeitão mais robusto e aumenta tbm a resistencia do assoalho...anfim talvez eu esteja errnado ou não mas isso soh vou descobrir com o passar dos anos afinal vc melhor do que ninguem provou com merito que com amor e paciencia , erros e acertos tirando e colocando montando e desmontando e gastando muuuuittoooooo e que se constroi um sonho...valeu pelos erros e acertos que com certeza inspiraram e inspirarão muitos colegas como eu...
Soh tenho a agradecer.
Obrigado Mestre Leopoldo.

tiagoandres
22/04/2007, 23:55
grande leopoldo
estou montando, lento como uma tartaruga um jeep pra mim com eixos de f-75, como não tenho certeza se vou fazer spoa, pensei em fazer algo parecido com aquele sistema de regulagem de posição da carcaça, assim como não estou com o motor e cambio no lugar, eu poderia fazer aquele sistema, só para q se eu for fazer spoa eu não precise cortar e soldar novamente
não sei se fui claro....
vc poderia me dar umas dicas para fazer algo semelhante ao seu?
desde já agradeço

leopoldo
23/04/2007, 20:09
Boa noite.

Usine as peças em não menos que SAE1020.

A escolha da espessura final fica a cargo do seu desenho, das sua configuração mas, cada metade, deve ter mais de 10 mm de espessura, para diametros em que os parafusos fiquem quase encostando no tubo do eixo.

Quanto mais largo, mais fácil de não entortar na soldagem.

Garanta espaço para um chanfro de 3 mm x 45º para os cordões de solda, interno e externo no encaixe bolacha com o eixo.

Garanta uma montagem com ajuste preciso deslizante. As peças ao encaixar não podem ter folga maior que 0.002 a 0.004" no diametro de encaixe no tubo do eixo, nem na guia macho-femea.

Solda a bolacha por dentro e por fora, circunferencialmente.

Ao soldar, garanta superfícies limpas.

Cada metade TEM ter um encaixe ou macho ou femea. As cargas verticais ou cortantes como os engenheiros chamam são suportadas por esse encaixe.

Os parafusos, seja lá quanto forem, suportam as cargas de flexão, os envergamentos do eixo, que são transmitidos a eles como cargas de tração. A compressão, a própria bolacha de aço suporta.

Use apenas parafusos de aço classe 12.8 , 12.9 ou INOX.

Use de porcas Parlock.

O numero de furos e consequentemente parafusos deve vir da divisão de 360º por um nº X que resulte num número inteiro. Não divida o círculo em por exemplo: [360/14]=25,75 .... pois vc não acha 0,75 de parafuso. Assim, o torneiro /frezador não fica louco querendo saber o que vc quer usinar.

Antes de cortar a tubeira do eixo, tenha certeza não uma, mas 10 X antes de cortar do correto posicionamento do corte.

Lembre-se que:

- se medir na caixa do diferencial, o meio da caixa (aparente centro geometrico) não bate com o centro geométrico da caixa de satélites. Um lado é mais comprido que o outro na carcaça DANA 44. Use como referencia a posição do rolamento da caixa OU o cordão de solda do munhão interno (bolota).


Agora o complicado ..... o posicionamento.

Embora as peças teóricamente possam ser soldadas em qualquer posição, será necessário fazer um dispositivo ... uma mesa .... um ferramental ....para poder posicionar o diferencial, as bolachas e os munhões internos .... tudo alinhado.

Checado os paralelismos, as inclinações, pode soldar as peças.

E

CUIDADO> Não esqueça que dependendo de orientação dos ângulos dos furos em relação ao pino mestre do munhão, e do n º de furos, haverá diferença da peça montada na esquerda para a montada na direita.

Portanto, se por exemplo o furo de "cima" coincidir com o eixo de alinhamento do munhão, as peças serão montadas simetricamente se o nº de furos for igual no sentido horário ou anti-horario.

Se as peças ficarem simétricas, tanto faz em que lado um tal munhão será montado.

Caso contrário, um munhão só pode ser montado em um lado para fornecer um angulo X ou Y.

Vantagem da simetria: as peças são ambi-destras, mas só se o nº de furos for par ou primos

Vantagem da assimetria: se vc quizer: montando o munhão de um lado da um ângulo X, no outro lado, um ângulo Y, mas isso só vale para um nº par de furos ou os primos.

Com outros números haverá problemas de montagem.

tiagoandres
15/05/2007, 21:58
isso não é uma resposta, é uma aula....
mais uma vez o amigo Leopoldo colaborando com nosso conhecimento
muito obrigado

se não for pedir demais....por acaso vc tem os desenhos dessa peça?
desde já agradeço

leopoldo
16/05/2007, 18:27
De = 135 mm
Dg = 95 mm (externo da guia)
Di = 76 mm
e = 30.5 mm (cada bolacha)
h = 5 mm (altura da guia)
24 furos de 10 mm no Dia de 117 mm

haundrich
19/08/2007, 20:42
Leopoldo

Quando vc fez sua 4 link + panhard, chegou a considerar o uso do braço tipo watt (ou duplo panhard, como é conhecido aqui), no lugar da panhard?

leopoldo
20/08/2007, 19:11
:pensativo: Pensei mas não cogitei, pq usava eu peças disponíveis no mercado da época: braços do Landau.

:stop: Mas pq usei o sistema de braços paralelos?

Para este sistema, eu teria que ter fabricado os braços, bem como não havia rótulas para as pontas das barras e o sistema que alguns dos jeeps usam ... sem as rótulas, é um erro. :parede:

Hoje minha ideia é migrar para este sistema, pois numa suspensão de curso como a do jeep, a panhard só dá limitação ... dor de cabeça.

Na minha, que é regulável, pior ainda.

Portanto, a suspensão em duplo V, é o melhor sistema para um jeep, assim como: a caixa de direção tem de ser colocada no eixo e não no chassis. Opções:

Duplo V com rotulas, ou
Duplo V com as pontas das barras em 90º com relação ao eixo.

São melhoramentos que virão com $$ na mão .... hj meio escasso. :-(

haundrich
20/08/2007, 20:19
Sobre a caixa de DH colocada no eixo...
Eu considero ideal.
Você pensa algo do tipo full-hidro para o dianteiro?
Ou vc consegue manter um link mecânico entre essa caixa fixada no eixo e a coluna de direção?

leopoldo
20/08/2007, 23:05
Se for full, não poderia mais dirigir na estrada, portanto,

Na dianteira, deverá ser servo assistida, tipo cremalheira, com um eixo telescópico da caixa até a parede de fogo.

Na traseira, deverá ser servo assistida, tipo cremalheira, conectada diretamente ao servo eletrico, e com travamento de segurança hidraulico, bem parecida com o que é hoje.

Combinado com o Duplo V, acabam-se os problemas de terminais de direção e o curso da suspensão só fica limitado pelo angulo de trabalho das cruzetas do cardan, amortecedor e mola(qquer)

haundrich
23/08/2007, 00:07
Vc tem algum croqui do seu sistema Duplo V?
É o mesmo que o Duplo A, como nos bajas?
É com diferencial fixo e juntas homocinéticas oscilando ?

leopoldo
23/08/2007, 19:39
Preciso ver o desenho desse duplo A. Não estou por dentro dos BAJAS.

Mas o sistema que estou pensando é uma variação do sistema que eu uso hoje. E com os eixos rígidos.

Desenho? só na cachola, poque antes eu ainda posso tentar extrair maior estabilidade do eixos usando panhards tipo de DION.

Se depois disso ainda não for suficiente, só mesmo o duplo V, mas é uma mudança radical e vai consumir muitas horas de trabalho solitário. E ainda estou pensando se vou ser obrigado a usar rótulas ou iria conseguir usar barras inclinadas e engastes em 90º.( parafusos paralelos ao eixo)

haundrich
24/08/2007, 23:08
Duplo A é esse aqui.....deve ser bem diferente do que você imagina,,

haundrich
24/08/2007, 23:23
o sistema de Dion encontrei esse aqui, não conhecia. Aliás, um site bem feitinho esse aqui...
http://www.carbibles.com/suspension_bible.html

leopoldo
24/08/2007, 23:37
Não é esse Dion não.

pcervieri
25/08/2007, 02:22
Caramba.....

Tanta coisa que aprendi aqui que nao sei nem o que falar.
Primeira vez que olho um topico antigo, desde a primeira pagina.
Ta de parabens seu jeep Leopoldo, e praticamente um campo de testes.
Vi uma reportagem dele (acho que era o seu) em uma desas revistas, acho que a reportagem mereceria a revista inteira pois tem muita coisa pra mostrar ai.

Ja pensou em mostrar seu jeep em algum programa desses tipo auto esporte da globo??

Abracos e parabens pela viatura.

Alexandre Souto
25/08/2007, 03:04
Realmente demais a viatura, funcionalidade ate o talo....
tudo bem feito com acabamento exelente....!!!!!!

Parabens eternos amigo LEOPOLDO!!!!!

[]'sss

haundrich
26/08/2007, 12:16
Não "guento" a curiosidade, Leopoldo.
Estou procurando outro sistema Dion, até agora nada.. vc tem algum link?

Não faz parte do seu tópico, mas estou querendo fazer modificação na suspensão engesa, não tenho muito espaço lá e tenho muitas interferências mecânicas.
Por enquanto, me sobra colocar braço watt nos dois eixos, e penso em colocar sistema watt também para o link de direção.
Mas estou pesquisando mais.
Valeu pelas suas informações.

leopoldo
26/08/2007, 14:13
algo assim ... que mantehna o eixo estabilizado conforme sobe/desce(No Jeep do irmão do Giovanni tinha algo parecido só que montado na posição errada .... ou menos correta):


http://www.timskelton.com/lightning/race_prep/suspension/images/tp_watts_link.jpgNo jeepd

leopoldo
26/08/2007, 15:40
NOTA: Apesar de ter achado algumas páginas relacionando o sistema como De Dion, a maioria chama de Watt, o que é mais provável, pois assim está no Wiki.

Esta é a razão da confa.

Outro exemplo:

http://www.fays2.net/images/watts%20front%20view%20500.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/93/Watts_linkage.gif/180px-Watts_linkage.gif (http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Watts_linkage.gif)

A animação vem da wikipedia ... thank you guys

haundrich
26/08/2007, 16:05
Valeu, Leopoldo

Penso em colocar mais ou menos esse sistema, braços fixados aos chassi, e a articulação no diferencial. Porém, essa articulação ficará no centro, pouco acima do alinhamento horizontal do diferencial, de maneira que o ponto mais baixo da articulação não ultrapasse a dimensão do diferencial .

haundrich
26/08/2007, 16:06
Você já viu a suspensão tipo monolink?

Alexandre Souto
26/08/2007, 16:29
Nunca tinha visto coisa parecida.... :pensativo::shock:

[]'s aprendizes...:concordo:

leopoldo
26/08/2007, 19:28
Já ví mono link em moto e, por definição, parece a do EE-12 x 2 poe eixo.

:mrgreen: Ou será que era prolink :?:

haundrich
27/08/2007, 00:13
mono-link
link original: deu uma discursão boa lá...
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=465802
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=235977

colocaria para jipe de trilha, não para uso misto.

leopoldo
28/08/2007, 12:24
ah !

Captei.

Esse sistema + Link WATT só tem a ganhar.

Porém eu não usaria esse monolink (a não ser em jeep de trilha) pois a falha do sistema central é catastrófico.

haundrich
02/09/2007, 18:57
Encontrei uma variação do sistema braços de Dion, para ancoragem do chassis sobre o eixo,,, chama-se Munford Linkage.

Link original em:
http://www.bevenyoung.com.au/config.html

haundrich
02/09/2007, 19:04
Leopoldo, quanto ao sistema de Dion aplicado ao eixo rígido, por acaso é semelhante ao sistema de suspensão dianteira usado no JPX?
Pesquisando Dion, devo entender que o JPX eixo dianteiro usa uma espécie de Dion.
O braço de tração sai do eixo e é ligado ao chassi, enquanto no outro lado do eixo, um link tipo A invertido, que sai do chassi e o vértice do A sobre o meio eixo. Mas em posição contrária aos braços de tração. Isso mantém caster constante durante o curso da suspensào do Jota, senão me engano.
Deixe-me ver alguma ilustração...

leopoldo
02/09/2007, 23:38
Haudrich,

Pelo que lí, DeDion é uma suspensão baseada em 2 mangas presas a um membro transversal. O torque é transmitido pelas cruzetas ou homocinéticas de um diferencial centralizado e fixo.

http://www.carbibles.com/images/dediontube.jpg

haundrich
03/09/2007, 06:56
opa, talvez você tenha razão.
A confusão se deu porque encontrei alguns site que relacionam o link de dion como se fossem link de watt. Senão me engano um da honda, que fala da última geração, multi-link 5 link.

leopoldo
03/09/2007, 19:45
Já passei por este problema também. Ficou claro que o link WATT é o que estabiliza a suspensão de maneira mais eficiente que a simples panhard.

A foto que não apareceu acima:

http://www.carbibles.com/images/dediontube.jpg:

haundrich
05/09/2007, 06:07
vc tem razão,
Fui atrás do site da honda, que mostra o 5 link, que é aplicação do braço de watt. Aliás esse tal do Watt é o mesmo carinha que inventou a locomotiva a vapor, e o sistema de braço ele inventou para solucionar um problema com o curso do pistão a vapor da locomotiva, para que não houvesse movimentos angulares.

dalmo cruz torres
17/09/2007, 15:38
Leopoldo, estava olhando a galeria de fotos do seu jeep e ví que ele tem um ventilador, que acho que v/c usa para desembaçar o pára-brisas, não consegui indentificar o modelo dele(ou o carro de origem ). Eu estou procurando um para colocar na minha F-75 que possa ser usado dentro da cabine, ou seja, montado na parte interna da parede corta fogo, v/c tem uma idéia de qual eu poderia usar? Explico porque, eu coloquei um filtro de ar extra grande na minha F-75(motor maxion 2.5) , o filtro é tão grande que eu tive que mudar o lugar do suporte da bateria( está agora junto a longarina direita), ocupando o lugar onde normalmente vai o cojunto do motor dos ventiladores de cabine. Parece que v/c conseguiu resolver esse problema. Qual ventilador eu posso usar?

leopoldo
17/09/2007, 20:03
DALMO,

No meu jeep eu uso a caixa do ar quente e frio do DELREY.

Hoje existem dezenas de outras opções. É só ir até uma loja de ar condicionado ou nos desmanches por aí que vc vai se divertir.

dalmo cruz torres
18/09/2007, 09:51
Valeu Leopoldo, eu não sabia que tinham muitos carros com o ventilador colocado por dentro da parede corta fogo, vou procurar um.
Obrigado, té mais.

folgado
03/12/2007, 00:47
Leopoldo,
estava revisando as fotos do seu jipe, e gostaria de saber quanto tempo demorou para que ele ficasse assim. Quanto você investiu nele?
[]'s.
Antonio.

leopoldo
03/12/2007, 01:08
Folgado, esse jeep eu adquirí em 1976 e nunca parei de mexer (e isso só acontece quando não tem $$).

Parei de contabilizar quando tinha 3 zeros antes da vírgula. Nem quero saber.

ribon
03/12/2007, 01:11
Traduzindo... Nem Deus sabe...

folgado
03/12/2007, 09:26
Desde 76... Pelo número de modificações não podia ser algo novo não. Você tá casado com o jipe, heim?

Eu também parei de contabilizar os gastos na minha reforma... É melhor assim...

[]'s.

Kim
03/12/2007, 12:42
É o seguinte:

Para a Patroa, tudo é "Cem reaus"!

O bloqueio... cem reaus!

O jogo de pneu BF 33"... cem reaus!

O motor 6cc... cem reaus!!

Então na minha contabilidade, só gastei cem reaus!!!!

Hoje, no meu bolso tem Sem reaus!!!!!!!!!!!!!

Desculpe a brincadeira, mais como o Leopoldo citou, não dá para contabilizar as despesas, pois o gosto por estar mechendo se sobressai a tudo!!!!

Abraços.

Kim.

folgado
03/12/2007, 13:11
o gosto por estar mechendo se sobressai a tudo!!!!


Isso é verdade...
mal acabou uma reforma, e já estamos pensando em um up-grade...
que vai custar R$ 100,00...
[]'s.

Fabil
05/12/2007, 19:47
Leopoldo, preciso falar com vc em PVT, nao dá p/ mandar MP p/ vc, e nem email.. por favor, contacte-me ou no meu link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195

leopoldo
05/12/2007, 20:46
leopoldo.bruck@vivax.com.br

Ronaldo Petri
03/02/2008, 16:22
Ressucitando o tópico.

Leopoldo, se você ainda tiver um poquinho de paciência, gostaria que você desse uma explicação sobre seu sitema de freios, vi que tem duas pinças por disco na dianteira. Na traseira também tem? Esse freio deve frear só de pensar em pisar no pedal! Eu também estou querendo colocar 2 pinças, mas só na frente. Atualmente tenho pinças de ranger com discos de F1000.
Abraços!

leopoldo
03/02/2008, 17:48
Ronaldo, boa tarde.

São 8 pinças mesmo.

2 da dianteira (uma para cada disco) e 2 de trás (uma para cada disco) são do circuito normal do cilindro mestre.

As outras 2+2 são de um sistema independente, de emergência, que são acionadas por cilindro mestre original do jeep + alavanca no meio dos bancos. Isso é além do freio de mão.

O sistema foi idealizado para uma emergência(obvio)= falha do circuito principal e, se der na telha, um dia eu colocar umas valvulas por roda e fazer um seletraction.

No caso da emergência, funcionou muito bem um dia quando: numa ladeira, o diafragma do meu servo estourou.

Ronaldo Petri
03/02/2008, 18:38
Obrigado Leopoldo!

Muito bem bolado, e uma ótima idéia!

Tenha uma boa tarde!

Marco Tulio
03/02/2008, 19:39
Um joystick com um botão controla o movimento esquerda/direita do eixo.

O sistema não tem um centralizador automático.

A centralização é feita através da sensação de dirigir em linha reta com a conjugação da direção dianteira.

Fiquei interessado nisso...será que não dava pra configurar uma manete no volante e tirar os pedair pra mim não?
ainda sou uma negação com o volante e com os pedais, mas sempre fui bom no video game XD

Bom...é melhor eu estudar bastante, formar e arrumar um emprego bom pra gastar cem raus no carro tbm, já que meu pai não gasta (e o jipe é dele heim!)

mais vc tem idéias de fato incríveis!
Parabéns!

Renato Fraga
16/03/2009, 11:04
Olá Leopoldo, faz bastante tempo que venho admirando seus feitos no seu Jeep. Recentemente comecei a pesquisar a respeito de sistemas de suspesões pneumáticas e não pude deixar de notar o sistema que bocê utilizou. Entretanto minha proposta é algo mais específico para o off road. Criei este tópico e se você puder dar algumas opniões ficaria muito grato.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53551

Abraços.

jipeirodesdepequeno
16/03/2009, 12:40
Um joystick com um botão controla o movimento esquerda/direita do eixo.

O sistema não tem um centralizador automático.

A centralização é feita através da sensação de dirigir em linha reta com a conjugação da direção dianteira.

:shock::shock::pensativo:
Nossa, muito bacana heim:palmas:
Jipe de cinema...
Quanto tempo voce levou pra fazer tudo isso?

leopoldo
16/03/2009, 18:04
Quanto tempo ....

Ganhei esse jeep em 1976 ...... :dance:

rubensx
16/03/2009, 18:13
Ganhei esse jeep em 1976 ...... :dance:

huauhahauhauhuahuahauauhauhhauahuahuahuhuaahuahuhu aahuahuhauahuhauahuuahahuhauauhahuahuahuahauahuahu ahuahahuahuahuahuahahua

leopoldo
16/03/2009, 18:14
Criei este tópico e se você puder dar algumas opniões ficaria muito grato

já estou dando uma olhada

reslima
21/03/2009, 10:53
alguma revista jáfez matéria com seu jeep?? é digno de publicação em revista... parabéns...

fabiano carraro
11/04/2009, 20:36
Ficou claro que o link WATT é o que estabiliza a suspensão de maneira mais eficiente que a simples panhard.





mas por que nao se utiliza barras WATTS que sao muito melhores que as panhard em 4x4 ???

WOT
17/04/2009, 15:36
etiha valeu ai meu !!!

mas por que nao se utiliza barras WATTS que sao muito melhores que as panhard em 4x4 ???

A meu ver elas são um pouco mais complexas que a panhard e tenho minhas dúvidas sobre como ela se comporta em suspensões com grande curso.

Sergio Rocha
17/04/2009, 19:40
Colher de cha'
YouTube - TP Watts-Link


[]':odedo:

Fabil
17/04/2009, 19:54
esse video aqui mostra bem
YouTube - Watts Link

mas parece que esse sistema Watts é bem efeciente p/ quando se deseja apenas grande curso da suspensao porem somente quando os dois lados sao levantados/abaixados ao mesmo tempo ( parece que esse é o sistema preferido dos caras que gostam de usar suspensao a ar e fazer o carri sair pulando)..
vejam no video que o chassis sobe coisa de 1 metro e o eixo nao dá uma mexidinha p/ os lados sequer...

mas se for p/ usar como precisamos em jipes, que é um lado da suspensao todo aberto e outro todo fechado, os sistema watts nao funciona bem..

se bem que nessa simulacao aqui YouTube - Watts Mechanism o eixo continua centrado perfeitamente mesmo rotacionando ...


T+

JCJ
18/02/2010, 18:10
Leopoldo,

Depois de todo esse tempo da foto, vc ainda esta usando esses filtros de diesel na gasolina sem problemas ?

Será que ainda não apareceu um filtro desse tipo específico para gasolina em nenhum veículo ?

[]´s
JCJ

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/13af7d6c137be6af0c78bdf700d6aedc.jpg

leopoldo
18/02/2010, 22:03
Os elementos filtrantes eu até troquei recentemente, porque estava investigando porque a bomba elétrica tinha queimado, mas ao abrir, ví que o filtro desempenha como deve.

Quem pifa mesmo é a bomba.

Se tem uma específica para gasolina/alcool, eu não me preocupei em procurar.

Alessandro Henrique
18/02/2010, 23:15
Olá Leopoldo,
A Holley queimou? Chegastes a abrir para investigar o que houve?

Sds.

guto_udesc
19/02/2010, 00:41
Parabéns pelo Jeep Leopoldo !! Isso sim é uma aula de adaptações...

[]s

leopoldo
19/02/2010, 09:25
depois de 7 anos de bravo desempenho, as escovas da holley viaram pó.

rubensx
04/04/2010, 00:58
Leopoldo

mais duvidas eheheheh

bom queria ver mais sobre seu sistema de ventilação do delrey!!!

vc tá usando ar condicionado? ou grade e etc?

Por fim se fez a grade no curvão, como fez o dreno de água de chuva?

leopoldo
04/04/2010, 20:48
sistema de ventilação do delrey!!!

vc tá usando ar condicionado? ou grade e etc?

Por fim se fez a grade no curvão, como fez o dreno de água de chuva?

Sim, por enquanto estou com a caixa do delrey, mas já me arrependí. Estou com uma certa alergia de usar peças de carros que não tem mais reposição de peças .... depois, aqui em SJC é pior ainda para achar peças.

Não, ainda (até hj) não coloquei carga no sistema, pois tenho que trocar o trocador (essa é boa!), pois ele tem vazamento. Acabei nem me preocupando e o tempo vai passando ....

grade no curvão ? tradução ?

rubensx
05/04/2010, 13:30
hehehe eitcha, entãoe sotu imaginando de algum carro

depois percebi que vc fez a entrada de ar na lateral

curvão = parte entre parabrisas e capô que é curvo que o epssoal chama de curvão, tunel corta fogo etc... Os antigos possuiam uma portinhola que abre pra entrada de ar e nos cj7 americanos uma grade de entrada de ar

vi que no seu fez uma entrada lateral de ar, ainda penso em fazer estilo uma grade em cima etc...

qual seria a sugestãod essa caixa de ar?

haundrich
05/04/2010, 14:47
Fabil

Gostaria de entender por quê você diz que o sistema Watt link não serve para trilha.

Ao meu ver, como existe um pivô central no diferencial, um pino apenas, penso que ele libera o eixo fazer qualquer movimento, inclusive roda para cima e outra baixo.

haundrich


esse video aqui mostra bem
YouTube - Watts Link (http://www.youtube.com/watch?v=W5fvPfReX3Q&feature=related)

mas parece que esse sistema Watts é bem efeciente p/ quando se deseja apenas grande curso da suspensao porem somente quando os dois lados sao levantados/abaixados ao mesmo tempo ( parece que esse é o sistema preferido dos caras que gostam de usar suspensao a ar e fazer o carri sair pulando)..
vejam no video que o chassis sobe coisa de 1 metro e o eixo nao dá uma mexidinha p/ os lados sequer...

mas se for p/ usar como precisamos em jipes, que é um lado da suspensao todo aberto e outro todo fechado, os sistema watts nao funciona bem..

se bem que nessa simulacao aqui YouTube - Watts Mechanism (http://www.youtube.com/watch?v=blDJ-bu3NLo&feature=related) o eixo continua centrado perfeitamente mesmo rotacionando ...


T+

haundrich
05/04/2010, 19:35
Leopoldo

Você conseguiu colocar caixa de direção direto no eixo?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1754&page=12

hercilio.neto
04/06/2010, 00:27
Caro Leopoldo,

O seu Jeep é um modelo para muitos foristas, pois apresenta soluções inovadoras. E ao que me parece, vem sendo construido gradativamente à base de muita dedicação e trabalho, sem nenhum patrocínio.
Tenho visto vários tópicos em que voce contribui com seu conhecimento e criatividade. Um em especial, sobre gaiola e capota, tem me ajudado a tomar decisões.
Embora citado em algumas respostas, não encontrei albuns de fotos no seu perfil.
Garanto que seria ótima fonte de consultas para todos aqui.

Um forte abraço

HERCILIO NETO

Jhonatan Jho Jho
04/06/2010, 08:38
Olá,
Leopoldo gostaria de saber onde vc comprou os galões?
pois naum achei esse modelo com "H2O" em alto relevo.

leopoldo
04/06/2010, 18:19
Os galões eu comprei na agromotor.

As fotos estão na assinatura.

Abraços.

ué ... cade minha assinatura ?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/member.php?uid=579&protype=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/member.php?uid=579&protype=1)

hercilio.neto
05/06/2010, 17:22
As fotos estão na assinatura.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/member.php?uid=579&protype=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/member.php?uid=579&protype=1)

ôpa, encontrei.

Estão todas lá.

Valeu Leopoldo.

HERCILIO NETO

Fabiano-SL
10/11/2010, 15:36
Leopoldo,

Tu tens algum video do teu jeep?
Sempre tive curiosidade de ver o sistema de bi-esterçamento criado por ti, funcionando...

obs: estás sumido do forum...

[]´s

emilioleonardo
01/02/2011, 12:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/019a91a68cbdcd3f39e161102b54f293.jpg



Alguém sabe o modelo e fabricante dessa fita aluminizada utilizada na foto acima? Pelo menos o tipo dela e onde podemos encontra-la.

Grato,
Emílio

Elmer_Jeep
01/02/2011, 12:51
Alguém sabe o modelo e fabricante dessa fita aluminizada utilizada na foto acima? Pelo menos o tipo dela e onde podemos encontra-la.

Grato,
Emílio

TERMOTAPE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4816)

[]'s

Duda Lopes
30/04/2019, 18:01
Boa tarde!

Quais as novidades dessa viatura show?

leopoldo
22/09/2021, 18:15
Opa.
depois de quase uma década ... inicia-se uma nova reforma.

Em andamento:

1- transformar a carroceria de fibra de duas portas em 4 portas.

2- mudar o bocal do tanque.

577299577300577301577302577304577305577306

Elmer_Jeep
22/09/2021, 18:26
baita trampo hein mestre, sucesso na empreitada !
Saudações.

Fabiano-SL
22/09/2021, 21:23
Opa.
depois de quase uma década ... inicia-se uma nova reforma.

Em andamento:

1- transformar a carroceria de fibra de duas portas em 4 portas.

2- mudar o bocal do tanque.

577299577300577301577302577304577305577306

Show Leopoldo!

Também pretendo fazer umas atualizações no meu jeep, mas vou deixar em 2022.

[]´s