Ver Versão Completa : GREEN - Engesa EE34 1983
Elmer_Jeep
23/07/2019, 18:14
Esta história começa em fevereiro de 2018 quando foi publicado o edital de um leilão do Exército aqui no meu estado. A ideia inicial era comprar uma Band militar, cabine dupla, com parabrisa reclinável, porta e teto de lona, mas quando fomos visitar os lotes ela estava lá no fundo do terreno (e pelo visto já fazia alguns anos), meu pai passou pelas fileiras de Band sem olhar pra nenhuma aí eu percebi que foi amor à primeira vista.
Lote 01, Engesa EE 34 1983 que encontrava-se nesta situação:
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No dia do leilão fomos lá pra arrematar e felizmente conseguimos, a intenção era tirar as duas (lote 01 e 02) pra tornar mais fácil a reforma da que estava melhor, mas o lote 01 já alcançou o limite do orçamento (15k) e o lote 02 ficou pra outro, até onde sei o arrematante era de Recife.
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Atualmente ela já está pronta, estou só aguardando o DENATRAN liberar o Renavam pra poder rodar, mas vou atualizar o tópico mostrando toda a reforma e adaptações que fizemos.
Show elmer!!!
Parabéns por mais um brinquedao
Elmer_Jeep
24/07/2019, 10:06
Show elmer!!!
Parabéns por mais um brinquedao
Obrigado, meu pai vivia falando que a F75 era a última, mas apareceu mais uma no caminho e abracei a causa.
titanium
24/07/2019, 10:42
Deixa que seja a última não, é um ótimo momento para estar com seu velho!
Aproveita o homi!
E vai postando as fotos que estamos curiosos!
Abraço
Elmer_Jeep
24/07/2019, 11:02
Blz, vamos lá.
Bom, a viatura mal chegou na oficina e já iniciamos a desmontagem
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Elmer_Jeep
24/07/2019, 18:12
Essa parte eu não acompanhei muito porque estava enrolado com as atividades da faculdade, daí tenho poucas fotos.
A carroceria, apesar da ferrugem, ainda estava bem inteira e alinhada, a pintura foi toda removida com escova de aço rotativa e reforçamos alguns pontos de solda nas travessas do assoalho.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1431.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1554.JPG
Inicialmente meu pai queria pintar nesse tom de verde, mas depois decidimos mudar pra verde fosco (que na verdade foi usado o primer verde óxido de zinco).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1561.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1812.JPG
Na lateral onde originalmente tem um rebaixo pra encaixar um galão de 20Lt, meu pai resolveu fazer uma entrada pra passageiros, não tenho fotos do processo.
Aqui já estávamos reformando e reforçando a armação da capota
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1992.JPG
A cabine estava com as laterais podres e foram substituídas por chapas novas seguindo o mesmo padrão original.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1555.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1811.JPG
Aqui um teste dos novos bancos, comprei de um amigo que tinha um jogo de bancos da D20 guardados há alguns anos.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1993.JPG
titanium
24/07/2019, 18:50
Agora sim, com fotos!!
:euforico::pipoca:
Rodrigo Baratti
24/07/2019, 20:26
Bem legal, vamos ver como ficou!!
Parabéns pelo desafio!
Marcus DT
24/07/2019, 22:46
Massa hein, acompanhando!
Elmer_Jeep
25/07/2019, 00:56
Agora sim, com fotos!!
:euforico::pipoca:
Ainda tem mais foto pra mostrar, falta é tempo pra upar e organizar aqui. Mas vou tentar fazer um post por dia.
Elmer_Jeep
25/07/2019, 01:00
Bem legal, vamos ver como ficou!!
Parabéns pelo desafio!
Obrigado, realmente é um desafio agora que estou com uma oficina menor, mas felizmente ainda temos ferramental, experiência e força de vontade pra encarar a missão.
Elmer_Jeep
25/07/2019, 01:02
Massa hein, acompanhando!
Obrigado por acompanhar, vou tentar atualizar o tópico pelo menos uma vez por dia enquanto ainda estou de férias da faculdade.
Elmer_Jeep
25/07/2019, 11:50
O passo seguinte foi a revisão do chassi. Estava em bom estado, sem trincas e sem empeno. mas na junção da travessa frontal e travessa do motor alguns cravos tinham quebrado e outros estavam folgados, daí removemos os que ainda rstavam e instalamos parafusos de aço com porca travante.
A travessa frontal estava comprometida pois trabalhou alguns anos faltando cravos em um dos lados, então apresentava rachaduras e os furos estavam ovalizados. Resolvemos substituí-la por uma viga com parede mais grossa e resistência suficiente pra receber um guincho mecânico Biselli.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_21231.JPG
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Pré montagem da parte frontal pra posicionar o guincho sem interferir nos outros componentes
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2165.JPG
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Nessa fase iniciamos também a substituição dos suportes da suspensão.
Os feixes dianteiros originais são estreitos e muito curtos, o que deixa a suspensão muito dura, então foram substituídos por feixes traseiros da Toyota Band 93 em diante, logicamente retirei algumas laminas do feixe e mantive o jumelo dianteiro na posição reverse (por trás da roda) que dá um certo nível de maciez no conjunto.
Os suportes originais foram desenvolvidos pela Engesa e são bem reforçados, adaptamos uma base de feixe semelhante ao dianteiro da Band. Já o suporte do jumelo original foi removido inteiro e fiz outro usando um olhal de feixe de mola traseiro da Band que possui 40mm de diâmetro, assim a suspensão toda usa buchas traseiras.
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Na suspensão traseira os feixes e suportes são originais da D10, mas também foram substituídos por feixes e jumelos da Band com suportes que confeccionamos aqui.
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Feixes Fabrini 0km, devidamente lixados e pintados.
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Elmer_Jeep
25/07/2019, 17:45
Após finalizar a instalação da nova travessa e suportes de suspensão a tinta original do chassi foi removida, depois pintado com o primer verde óxido de zinco e envernizado com verniz fosco.
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Agora vem a parte da instalação do guincho mecânico. O espaço era um pouco limitado e eu não queria prolongar a frente do chassi. O guincho também foi revisado e pintado. Depois de alguns dias batendo cabeça pra não descaracterizar a frente da viatura deu tudo certo e o bixo tá lá embutido e funcionando perfeitamente.
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Aristides Jr
25/07/2019, 19:06
Elmer,
Até que não tem nada "podrão" a julgar pela aparência inicial os reparos até que estão indo super bem, dito isso, graças a dedicação e ao talento de voces!
Tô adorando de ver todo este trabalho!
Parabens!
Vou seguir acompanhando!
Abraço, Aristides Júnior
titanium
26/07/2019, 11:08
Caramba Elmer!
Que chassis bitelo!!!
Show de bola, estava inteiraço heim!
Gostei!
:pipoca:
Elmer_Jeep
26/07/2019, 11:56
Elmer,
Até que não tem nada "podrão" a julgar pela aparência inicial os reparos até que estão indo super bem, dito isso, graças a dedicação e ao talento de voces!
Tô adorando de ver todo este trabalho!
Parabens!
Vou seguir acompanhando!
Abraço, Aristides Júnior
Parece que a cabine tem um banho de estanho porque o soldador reclamou na hora de unir as chapas, por conta dessa proteção não estava tão ruim a julgar pelo tempo que a viatura ficou jogada ao relento (por volta de 10 anos).
Obrigado por acompanhar.
Elmer_Jeep
26/07/2019, 12:06
Caramba Elmer!
Que chassis bitelo!!!
Show de bola, estava inteiraço heim!
Gostei!
:pipoca:
Pois é, o chassi da D10 é bem reforçado e o kit engesa (que substitui o quadro da suspensão dianteira pra receber eixo rígido) tem reforços adicionais que são encaixados na face interna e externa da parte dianteira do chassi, a única mudança que fizemos foi na travessa frontal e nos suportes dos feixes.
titanium
26/07/2019, 13:06
Pois é, o chassi da D10 é bem reforçado e o kit engesa (que substitui o quadro da suspensão dianteira pra receber eixo rígido) tem reforços adicionais que são encaixados na face interna e externa da parte dianteira do chassi, a única mudança que fizemos foi na travessa frontal e nos suportes dos feixes.
Saquei...
Uai, esse kit de tração então caberia numa D20 ou numa Veraneio sem muito esforço? :pensativo:
Elmer_Jeep
26/07/2019, 15:18
Saquei...
Uai, esse kit de tração então caberia numa D20 ou numa Veraneio sem muito esforço? :pensativo:
Sim, é bem conhecido entre o pessoal que anda de GM, aqui tem o relato de um cara que instalou numa bonanza: PICAPES GM (http://www.picapesgm.com.br/dicas/dica_4x4instalacao01.htm)
Elmer_Jeep
26/07/2019, 18:26
Durante a adaptação do guincho também iniciamos a montagem da suspensão.
Na suspensão original os feixes eram montados por baixo dos eixos e os suportes eram bem altos, fiz os suportes de mola mais baixos e montei spoa (feixes por cima do eixo) pra ganhar uma certa altura sem exageros.
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Os eixos diferenciais também foram substituídos porque no original braseixos ia dar muito trabalho pra adaptar flutuante e freio a disco, então como já tínhamos alguns eixos de Band aqui completos resolvemos fazer a adaptação mudando a largura da carcaça pra aumentar o wms, (não recordo quantas polegadas, só medindo pra ter certeza). Também foi adicionado um truss na parte inferior das carcaças, High steer e kit de freio a disco original da Band nas 4 rodas.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5764.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5341.JPG
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titanium
26/07/2019, 21:16
Sim, é bem conhecido entre o pessoal que anda de GM, aqui tem o relato de um cara que instalou numa bonanza: PICAPES GM (http://www.picapesgm.com.br/dicas/dica_4x4instalacao01.htm)
Show de bola Elmer!
Valeu!
Muito boa a descrição que ele fez naquele fórum da adaptação!
Abraço
amigo qual a marca deste primer verde oxido de zinco? e os feixes foram pintados de que tipo de tinta?
agradeco
Guima-MS
30/07/2019, 00:30
Mais um belo projeto saindo ! Acompanhando :pipoca:
Desconhecia este engesa (alias , nao sei quase nada sobre os engesas :???: )
Marcus DT
30/07/2019, 10:01
Tá ficando animal, parabéns pelo belo serviço. Adaptações de qualidade e acabamento de primeira, vai ficar top!
Qual será o uso da viatura?
Elmer_Jeep
30/07/2019, 15:48
amigo qual a marca deste primer verde oxido de zinco? e os feixes foram pintados de que tipo de tinta?
agradeco
Aqui vai uma imagem da lata do primer.
Os feixes foram pintados no primer e depois de preto chassi.
Elmer_Jeep
30/07/2019, 15:58
Mais um belo projeto saindo ! Acompanhando :pipoca:
Desconhecia este engesa (alias , nao sei quase nada sobre os engesas :???: )
Obrigado por acompanhar. A EE 34 usa chassi e mecânica da Chevrolet D10, aqui tem uma matéria sobre esse modelo Grandes Brasileiros: Engesa EE-34 | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-engesa-ee-34/)
Quando iniciamos a reforma eu me inspirei nessa da matéria da quatro rodas.
titanium
31/07/2019, 07:29
Aqui vai uma imagem da lata do primer.
Os feixes foram pintados no primer e depois de preto chassi.
Elmer,
Perguntinha básica...
Melhor esse primer óxido de zinco ou Primer PU? Ou são produtos com finalidades distintas?
Abraço
Elmer_Jeep
31/07/2019, 09:32
Tá ficando animal, parabéns pelo belo serviço. Adaptações de qualidade e acabamento de primeira, vai ficar top!
Qual será o uso da viatura?
Obrigado por acompanhar.
A viatura será utilizada pra fazer passeios off road transportando turistas em uma pousada no interior do estado. A região tem muitas trilhas e cachoeiras, mas a maioria dos visitantes vai de automóvel daí acabam não conhecendo todos os pontos do local por conta do acesso.
Por esse motivo que meu pai resolveu abrir uma terceira porta no local onde originalmente era o suporte de galão reserva e construiu uma escada reclinável (o acionamento da escada é manual mesmo).
Também reformamos e reforçamos a estrutura dos bancos de tropa pra poder transportar os passageiros numa boa (última foto, ainda falta instalar os cintos de segurança abdominais).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_6073.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_6248.JPG
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Elmer_Jeep
31/07/2019, 09:51
Dando sequência à montagem, a tampa traseira foi totalmente construída porque a original estava muito surrada (amassada e enferrujada). Fizemos com chapa mais grossa e nela foi soldado um suporte de estepe que desenvolvemos aqui, na foto está com um pneu 315/75 R16, mas o suporte tem regulagem vertical o que possibilita receber pneu de diâmetro maior. A tampa ainda mantém o sistema de articulação, mas resolvemos parafusá-la na carroceria, dessa forma o acesso fica somente pela terceira porta.
O parachoque também foi modificado, fechamos os furos das lanternas traseiras originais e fizemos o corte diagonal nas pontas.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_3472.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_4509.JPG
Elmer_Jeep
31/07/2019, 10:24
Elmer,
Perguntinha básica...
Melhor esse primer óxido de zinco ou Primer PU? Ou são produtos com finalidades distintas?
Abraço
Os dois são pra aplicações distintas.
O primer óxido de zinco é um fundo de proteção, geralmente aplicado na chapa crua para evitar corrosão. Já o primer PU é um fundo de preparação aplicado por cima do fundo de proteção pra depois receber a tinta final.
Elmer_Jeep
31/07/2019, 10:43
Pneus e rodas.
Comprei um jogo de pneus 35 pra aro 17 e assim que chegaram (de manaus) meu pai relembrou os velhos tempos em que teve uma borracharia.
Inicialmente foram montados em rodas de aço (17x7,5) da Hilux SRV, mas depois passei esse jogo de rodas pra Band e montei na EE34 outro jogo de 35 com rodas Mickey Thompson (17x9).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_6365.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_6366.JPG
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Elmer_Jeep
31/07/2019, 12:10
Com chassi, cabine, carroceria e suspensão finalizados chegou a vez do powertrain.
Eu queria um MWM Sprint 6 bocas, mas meu pai quis manter o velho Perkins 4236 original da viatura, depois de alguns meses de impasse o perkins foi mantido (apesar de ter gasto pra reforma e atualização o equivalente à um sprint 6)...
Como de praxe eu sempre faço algum upgrade no motor, então optei por instalar os pistões do Maxion P4000, pra ser sincero eu nunca vi esse P4000, somente no catálogo de informações técnicas, mas ele tinha tudo o que eu precisava, pistões mais leves e com diâmetro maior (mesma medida do Maxion S4T Plus). O motor continua aspirado (por enquanto).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5056.JPG
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https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_7480.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_7481.JPG
Elmer_Jeep
31/07/2019, 12:26
O câmbio 240F também foi mantido e revisado por inteiro, a caixa de redução original feita pela engesa é divorciada e foi retirada, instalamos uma tcase de toyota com kit de flange e engrenagem de acionamento da PIRADIESEL. A mudança da tcase foi pra poder usar a pto biselli para acionar o guincho mecânico.
A tcase da band também foi revisada e adaptamos o kit de rolamentos que elimina o "pino chorão".
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_7451.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_7517.JPG
Construímos uma travessa adicional pra sustentar a traseira do câmbio, visto que no chassi só tem suporte na capa seca, então devido ao peso adicional da Tcase e PTO achamos que seria necessário mais um ponto de apoio. O coxim utilizado é do câmbio da D20.
Como podem ver também foi instalado freio de estacionamento à disco na saída da Tcase.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8081.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8080.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8082.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8103.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8104.JPG
amigo o preto chassi também é da iquine? seria primer? agradeco
Elmer_Jeep
31/07/2019, 15:37
amigo o preto chassi também é da iquine? seria primer? agradeco
Não sei qual marca foi usado, esse não é primer, é uma tinta automotiva indicada pra chassi e partes inferiores do veículo.
titanium
31/07/2019, 17:56
Os dois são pra aplicações distintas.
O primer óxido de zinco é um fundo de proteção, geralmente aplicado na chapa crua para evitar corrosão. Já o primer PU é um fundo de preparação aplicado por cima do fundo de proteção pra depois receber a tinta final.
Beleza Elmer, valeu!
Anotado!
M-Beltrame
01/08/2019, 10:47
Com chassi, cabine, carroceria e suspensão finalizados chegou a vez do powertrain.
Eu queria um MWM Sprint 6 bocas, mas meu pai quis manter o velho Perkins 4236 original da viatura, depois de alguns meses de impasse o perkins foi mantido (apesar de ter gasto pra reforma e atualização o equivalente à um sprint 6)...
Como de praxe eu sempre faço algum upgrade no motor, então optei por instalar os pistões do Maxion P4000, pra ser sincero eu nunca vi esse P4000, somente no catálogo de informações técnicas, mas ele tinha tudo o que eu precisava, pistões mais leves e com diâmetro maior (mesma medida do Maxion S4T Plus). O motor continua aspirado (por enquanto).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5056.JPG
Esta ficando show, parabéns!
Qual a vantagem de usar esses pistões? Diminuição de peso do conjunto móvel e ganho de cc mesmo? O resultado é bom?
Abraços
Elmer_Jeep
01/08/2019, 11:15
Esta ficando show, parabéns!
Qual a vantagem de usar esses pistões? Diminuição de peso do conjunto móvel e ganho de cc mesmo? O resultado é bom?
Abraços
Obrigado.
O ganho se dá nas duas formas que vc falou: conjunto móvel mais leve e aumento da cilindrada de 3.87 para 4.0
O resultado não sei dizer ainda porque não rodamos com a viatura, mas o motor está funcionando redondo e quase não se vê fumaça.
Elmer_Jeep
05/08/2019, 10:33
Aproveitando a retirada da cabine pra instalação do powertrain fizemos a aplicação de manta térmica aluminizada no assoalho e na parede de fogo. Esse tipo de manta é vendido em rolos de várias larguras e é facilmente encontrado em lojas de material de construção. A aplicação é muito fácil e melhora bastante reduzindo a emissão de ruídos e temperatura pra dentro da cabine.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9100.JPG
Aqui meu pai finalizando a montagem do eixo dianteiro depois de corrigidos cáster e inclinação do pinhão.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8235.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9076.JPG
Elmer_Jeep
05/08/2019, 10:37
Não encontrei as lentes do pisca-pisca pra repor as originais então resolvi mandar fazer em acrílico laranja e o resultado agradou bastante. Durante a montagem da grade frontal encontrei um espaço ideal pra embutir uma barra de led de 42".
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5431.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5433.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5432.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8630.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_8660.JPG
Elmer_Jeep
05/08/2019, 10:58
Sequência de montagem da parte frontal
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9444.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9780.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9561.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9578.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9585.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_9974.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_0003.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_0020.JPG
titanium
06/08/2019, 19:53
A frente está parecendo um Ford Bronco!
Maneiro!
Esse farol aí é permitido, Elmer?
É totalmente led ou tem lâmpada convencional aí pra dentro (tem uns que tem) e só os led pra DRL...
Abraço
xibiu!!!
06/08/2019, 20:24
Não encontrei as lentes do pisca-pisca pra repor as originais então resolvi mandar fazer em acrílico laranja e o resultado agradou bastante. Durante a montagem da grade frontal encontrei um espaço ideal pra embutir uma barra de led de 42".
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5431.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_5433.JPG
São as mesmas lentes do pisca dianteiro dos VW Brasília e Gol BX (anos 80 a 84.)
568049568050568051568052
Marcus DT
06/08/2019, 22:17
Que trampo massa, parabéns. Tá ficando 10!
Rodrigo Baratti
06/08/2019, 22:37
Ficou muito legal a frente
Parabéns pelo acerto no conjunto!
[]’s
Elmer_Jeep
07/08/2019, 09:24
São as mesmas lentes do pisca dianteiro dos VW Brasília e Gol BX (anos 80 a 84.)
568049568050568051568052
Obrigado pela dica meu amigo, eu levei a lente velha em algumas lojas, mas ninguém identificou.
Elmer_Jeep
07/08/2019, 09:36
A frente está parecendo um Ford Bronco!
Maneiro!
Esse farol aí é permitido, Elmer?
É totalmente led ou tem lâmpada convencional aí pra dentro (tem uns que tem) e só os led pra DRL...
Abraço
São totalmente em led, por enquanto são proibidos por conta de uma legislação ultrapassada que só permite lâmpada de filamento... Mas eu uso no meu Jeep desde 2017 e ainda não tive problemas https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/158780-farois-led-angel-eyes-no-cj5-3.html#post2457589
Elmer_Jeep
07/08/2019, 09:38
Que trampo massa, parabéns. Tá ficando 10!
Ficou muito legal a frente
Parabéns pelo acerto no conjunto!
[]’s
Obrigado pessoal, assim que tiver um tempo aqui vou adicionar mais fotos
Elmer_Jeep
07/08/2019, 11:07
Primeira aparição em público.
Ainda sem parte elétrica, levei rebocada no towbar pra uma exposição em comemoração ao dia do jipe (04/04). Teve até direito à entrevista pra um canal de tv local.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_0026.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_00271.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_00281.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_00422.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_0039.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_00411.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_0029.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/OOMZ5581.JPG
titanium
07/08/2019, 18:09
São totalmente em led, por enquanto são proibidos por conta de uma legislação ultrapassada que só permite lâmpada de filamento... Mas eu uso no meu Jeep desde 2017 e ainda não tive problemas https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/158780-farois-led-angel-eyes-no-cj5-3.html#post2457589
Valeu pelo retorno Elmer.
Cara, infelizmente os órgãos de trânsito aqui do Brasil mais atrapalham que ajudam (opinião particular)...
Percebo que por conveniência e ignorância os servidores não buscam modernizar a legislação para beneficiar à população...
Dureza.
Mas é isso aí, resolvi perguntar por que já vi alguns que usam lâmpada de filamento mas usam um bom projetor para aprimorar o feixe de luz e os leds ficam somente como DRL...
O problema é que nunca ouvi comentários concretos de quem estivesse usando elas no Brasil para dizer se trazem melhoras quando substituindo os de uma Defender.
Enfim, segue o jogo!
Abraço
jacildo santana
09/08/2019, 11:53
Caramba rapaz, tanto tempo sem tempo d ver o fórum e perdendo mais um show d reforma.
Show d bola, vamo q vamo.
Elmer_Jeep
09/08/2019, 12:24
Caramba rapaz, tanto tempo sem tempo d ver o fórum e perdendo mais um show d reforma.
Show d bola, vamo q vamo.
Obrigado, continue acompanhando que ainda tem mais novidades
Aristides Jr
09/08/2019, 13:42
Elmer!
Continuo acompanhando!
Acho que posso falar por todos que acompanham! Ficamos em dívida de gratidão pela oportunidade que nos dá de acompanhar este trabalho tão bom!
As fotos com o seu pai são diamantes!
Mais uma vez parabéns!
Abraço Aristides Júnior
Elmer_Jeep
09/08/2019, 16:21
Elmer!
Continuo acompanhando!
Acho que posso falar por todos que acompanham! Ficamos em dívida de gratidão pela oportunidade que nos dá de acompanhar este trabalho tão bom!
As fotos com o seu pai são diamantes!
Mais uma vez parabéns!
Abraço Aristides Júnior
Blz, obrigado pelas palavras de incentivo, já não tenho mais a mesma oficina de 10 anos atrás, a estrutura física está bem menor, mas a força de vontade e paixão pelos 4x4 seguem à todo vapor.
Marcus DT
09/08/2019, 17:15
Primeira aparição em público.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_0026.JPG
Cacete, que brutalidade esse "Willys", animal. Fui ler aqui: Crocodillo Prateado - Revista 4x4 Digital (http://www.4x4digital.com.br/crocodillo-prateado/)
Tem alguns vídeos dele em ação? Deve ser o cão essa viatura: 50kg de Torque, eixos de F250, calçado nos 42"(?)...
Elmer_Jeep
10/08/2019, 10:50
Cacete, que brutalidade esse "Willys", animal. Fui ler aqui: Crocodillo Prateado - Revista 4x4 Digital (http://www.4x4digital.com.br/crocodillo-prateado/)
Tem alguns vídeos dele em ação? Deve ser o cão essa viatura: 50kg de Torque, eixos de F250, calçado nos 42"(?)...
A história dele está toda aqui no Fórum: https://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a-149.html#post1539778
O motor original tem 51kg, mas eu mudei algumas coisas no meu pra melhorar esses números. Os eixos são de F250 e os pneus 42 foram instalados agora no mês de junho.
Vídeo quase não tenho, mas as vezes publico algum no face e instagram:
Elmer.Jeep | Facebook (https://www.facebook.com/Elmer.Jeep)
(@elmer_jeep) • Instagram photos and videos (https://www.instagram.com/elmer_jeep/)
Top o trabalho Elmer! Sou apaixonado por Engesa, uma baita história dessa empresa. Acompanhando aqui cada detalhe.
Elmer_Jeep
13/08/2019, 10:43
Top o trabalho Elmer! Sou apaixonado por Engesa, uma baita história dessa empresa. Acompanhando aqui cada detalhe.
Obrigado, meu pai sempre quis reformar um jipe engesa, mas apareceu essa oportunidade.
Elmer_Jeep
13/08/2019, 10:54
Continuando: algumas imagens do serviço da parte elétrica. O chicote foi feito do zero, troquei os faróis por outro modelo (também de led) e optamos por utilizar somente uma bateria de 100A em vez das duas que eram do projeto original.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1050.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1049.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1092.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1884.JPG
Elmer_Jeep
13/08/2019, 11:28
Unimog de um amigo/cliente, arrematado no mesmo leilão da EE34.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1437.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1438.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1440.JPG
Aqui com o irmão mais velho
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1875.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1865.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_18811.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1888.JPG
Elmer_Jeep
21/08/2019, 11:36
Serviço de tapeçaria não fazemos, mas consegui comprar a lona de uma empresa que fornece pras viaturas dos quartéis daqui e trazer um tapeceiro e sua máquina de costura pra fazer o serviço na minha oficina.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1997.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_1957.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2088.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2095.JPG
Elmer_Jeep
21/08/2019, 11:42
Primeiro banho e saída pra participar de mais um evento.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2161.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2162.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2178.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2203.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2191.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2208_-_Copia.JPG
https://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/IMG_2217_-_Copia.JPG
Ainda não está rodando porque estou aguardando a liberação do emplacamento, é um processo muito lento e burocrático. Estou fazendo tudo sozinho, sem auxílio de despachante, mas o requerimento tá em andamento, atualmente aguardando deferimento do Denatran.
Espero que tenham gostado da viatura, assim que estiver autorizada pra rodar eu mando fotos da inauguração.
Guima-MS
24/08/2019, 11:27
Ficou show o engesa , nem parece aquele feinho que estava ´´abandonado´´ , so teria refeito as laterais da cacamba (achei um tanto amassadas ) , mais dependendo do gosto , original assim é melhor !
As rodas MT sao a cereja do bolo , aquele visual gringo :drool:
Sonhador
24/08/2019, 19:48
Show !!! Show !!! Show !!!
esta muito linda essa EE-34 quando estiver rodando pela cidade vai deixar o pessoal torcendo pescoço !!!
essa entrada lateral da caçamba ficou demais !!
Boa noite, tenho uma Engesa EE-34, gostaria de saber se demorou muito a documentação pra emplacar a viatura....
Parabéns, vcs fizeram uma ótima reforma....
Elmer_Jeep
20/06/2021, 22:36
Boa noite, tenho uma Engesa EE-34, gostaria de saber se demorou muito a documentação pra emplacar a viatura....
Parabéns, vcs fizeram uma ótima reforma....
Boa noite, demorou 9 meses, mas antes tinha que dar entrada pelo DETRAN, agora pode abrir o processo direto pelo ministério da infraestrutura. Conheço gente que conseguiu o registro em 3 meses.
Desculpe o incômodo, como faz pra dar entrada no ministério da infraestrutura..?
Elmer_Jeep
23/06/2021, 15:00
Desculpe o incômodo, como faz pra dar entrada no ministério da infraestrutura..?
Eu apanhei um pouco pra aprender, mas fiz tudo sem precisar de despachante.
Começa por aqui: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/arquivos-denatran/tutorial-cadastro-no-sei-padrao-minfra.pdf
Nesse link tem o passo a passo pra fazer o seu cadastro.
Elmer_Jeep
23/06/2021, 15:37
Desculpe o incômodo, como faz pra dar entrada no ministério da infraestrutura..?
Depois que vc estiver devidamente cadastrado precisa preencher este requerimento (em anexo), digitalizar os documentos que estão listados e dar entrada no processo.
Não sei se mudou alguma coisa porque o meu processo fiz em 2019, mas aqui tem as informações de como fazer o peticionamento eletrônico Emitir Certificado de Adequacao a Legislacao de Transito — Portugues (Brasil) (https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certificado-de-adequacao-a-legislacao-de-transito-cat)
Airtonalves
09/09/2021, 21:52
Comprei um EE34 esse mês, ja estou pegando umas ideias pra melhoria, o meu esta rodando, emplacado já, porém vou ter que reformar eixo dianteiro, os milhões estão com muita folga, viu desmontar pra ver se consigo recuperar, alguém sabe me dizer se existem peças para rsse eixo original ou somente fabricando com torneiro mesmo?
Elmer_Jeep
10/09/2021, 08:42
Comprei um EE34 esse mês, ja estou pegando umas ideias pra melhoria, o meu esta rodando, emplacado já, porém vou ter que reformar eixo dianteiro, os milhões estão com muita folga, viu desmontar pra ver se consigo recuperar, alguém sabe me dizer se existem peças para rsse eixo original ou somente fabricando com torneiro mesmo?
Bom dia, acredito que ainda encontre as peças na Universal
Whats (21) 99189-5583
E-mail comercial@universal.ind.br
Rodrigo-ce
10/09/2021, 21:41
Boa noite Elmer.
Ficou ótimo! Sempre que posso acompanho as reformas vocês.
Elmer_Jeep
11/09/2021, 09:27
Boa noite Elmer.
Ficou ótimo! Sempre que posso acompanho as reformas vocês.
Muito obrigado pelas palavras, aqui apesar da dificuldade pra encontrar peças e acessórios eu tento fazer o melhor possível.
E como nada é tão bom que não possa ser melhorado, estamos trabalhando desde o início do mês na adaptação do hidrobooster porque o sistema original (cilindro e servo) apesar de tudo novo e conferido não está dando conta de freiar a viatura, mesmo estando vazia, com carga então nem se fala...
Em breve mando fotos do upgrade.
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