PDA

Ver Versão Completa : Discovery 3 - tripla filtragem do diesel e EGR delete



evertonfarias
11/07/2019, 07:32
Senhores, estou finalizando a compra de uma Discovery 3 2009, motor 2.7, vi recentemente uma com três filtros, sendo o primeiro um racor (perto do tanque), o segundo um cabeçote com filtro Parker (não sei qual a aplicação original) e por ultimo o filtro original, o proprietário me disse que fez isso desde que pegou o carro e nunca teve problemas com o diesel. Os senhores podem comentar se é excesso de filtro ou se a solução realmente pode ajudar na durabilidade do motor?
Outra coisa, pelo que pesquisei o motor 2.7 quebra menos que o 3.0 e sofre muito com a parte de injeção, enquanto o 3.0 tem muitos históricos de quebra de virabrequim por defeito na lubrificação (acredito que pela maior potência, os deslocamentos de bronzina são maiores, maior pressão nos colos, etc....), meu pensamento está certo?
O terceiro ponto é a retirada da EGR e reprogramação do módulo, isso é muito comum no exterior nos modelos RR e Discovery e aqui no Brasil não encontrei nada específico sobre o carro, o que os senhores acham.

O carro que eu tive acesso já está com 230 mil kms, é 2007 e está sem EGR e com a tripla filtragem, anda bem melhor que as originais e pelo que o dono falou só dá manutenção normal (Filtros, óleo ele usa o castrol edge ou o magnatec) freios, essas coisas.

Obrigado pela ajuda.

fnandosp
26/07/2019, 01:33
A filtragem vai impedir que a água presente no diesel seja injetada junto com o óleo diesel e impedirá que "... se o gás trióxido de enxofre formado reagir com a água no veículo, ocorrerá a formação de ácido sulfúrico, o que causará a corrosão de peças metálicas, principalmente no motor..." (por O que e oleo diesel - caracteristicas, utilizacoes e tipos (https://brasilescola.uol.com.br/quimica/oleo-diesel.htm)).

O problema é que o óleo diesel vendido nos centros urbanos fica nos tanques por mais tempo do que nos postos em rodovias, logo os filtros, se drenados corretamente impedirão danos ao motor.

Quanto a EGR, é simples: a recirculação dos gases da exaustão quando bloqueada, não entrará na admissão, logo, só ar limpo e frio proveniente do intercooler será admitido junto com o óleo diesel livre de água.

titanium
26/07/2019, 13:10
Não vejo com maus olhos essas adaptações.

Na verdade são muito bem-vindas!

O que eventualmente vai fazer é forçar um pouco mais a bomba de combustível que fica no tanque... Mas ainda assim compensa!

Perceba, é proporcionalmente muito mais barato ter de trocar a bomba do tanque de combustível com periodicidade menor (isso se é que realmente causa algum prejuízo a ela) do que ter de trocar bicos injetores e eventualmente ter de fazer motor por conta de cabeça de pistão furada...


Quanto a eliminação da EGR isso fará o motor respirar um ar mais frio e mais limpo, o que certamente se reveste em melhoria para seu funcionamento... o problema é o meio ambiente. :oops: