Ver Versão Completa : DETRAN - Exo Roll Cage (gaiola de proteção externa) é permitida?
Olá a todos,
estou querendo fazer uma exo cage ou roll cage (similar a da foto abaixo) para uma Duster Oroch, contudo sabemos que no Brasil tudo é fácil e tenho receio de ter problemas ao transitar com ela na cidade (não vou ficar tirando e colocando toda hora). Podem me dizer se há alguma legislação que proíba esse tipo de acessório.
Sou leigo, contudo não considero essa uma modificação no veículo sendo que a mesma pode ser retirada (não muito facilmente), mas para fins de inspeção veicular eu poderia ir sem a proteção. Mas no dia a dia se me pararem seria complicado tirar. Considero que seria apenas um acessório, como o parachoque de impulsão que inclusive extrapola as dimensões do veículo um pouquinho de nada.
Pode ser que haja o questionamento quanto a segurança pois a proteção reduz a absorção de impacto na forma de deformação mecânica.
Mas enfim, quero saber o que está na lei.
Desde já, obrigado.
https://i.pinimg.com/originals/bc/76/f0/bc76f0657cb5111538216a6d93ee9c9b.jpg
https://i.pinimg.com/originals/d6/89/51/d6895160bd2f3bee80b903f96dc5ad87.jpg
RicardoFLN
27/06/2019, 21:49
Olá a todos,
estou querendo fazer uma exo cage ou roll cage (similar a da foto abaixo) para uma Duster Oroch, contudo sabemos que no Brasil tudo é fácil e tenho receio de ter problemas ao transitar com ela na cidade (não vou ficar tirando e colocando toda hora). Podem me dizer se há alguma legislação que proíba esse tipo de acessório.
Sou leigo, contudo não considero essa uma modificação no veículo sendo que a mesma pode ser retirada (não muito facilmente), mas para fins de inspeção veicular eu poderia ir sem a proteção. Mas no dia a dia se me pararem seria complicado tirar. Considero que seria apenas um acessório, como o parachoque de impulsão que inclusive extrapola as dimensões do veículo um pouquinho de nada.
Pode ser que haja o questionamento quanto a segurança pois a proteção reduz a absorção de impacto na forma de deformação mecânica.
Mas enfim, quero saber o que está na lei.
Desde já, obrigado.
Parceiro, o mais próximo dessa trozoba que tu queres instalar na tua viatura, que a legislação faz menção é o quebra-mato.
Vai em: Resolucoes (http://www.denatran.gov.br/resolucoes)
Lá tu procura a Resolução 215
Boa leitura!
Obrigado! Já é um ponto de partida pra pesquisar.
Sergio c
28/06/2019, 22:31
Se permitirem isso, terás que fazer uns cinco Inmetros p regularizar hehehe.
titanium
29/06/2019, 07:08
Se permitirem isso, terás que fazer uns cinco Inmetros p regularizar hehehe.
Além de tomar cuidado de fazer tudo em MIG e pegar a Nota Fiscal!
rsrsrs
Sergio c
29/06/2019, 10:52
Verdade, vai que quebre uma solda desses canos, se atravesse e espete algum carro no lado ou um pedestre hehehe.
Além de tomar cuidado de fazer tudo em MIG e pegar a Nota Fiscal!
rsrsrs
titanium
01/07/2019, 11:38
Verdade, vai que quebre uma solda desses canos, se atravesse e espete algum carro no lado ou um pedestre hehehe.
INMETRO é chato (e com razão) com relação a solda.
Solda elétrica pode ser tão boa quanto a MIG, mas normalmente a MIG tem melhor penetração no metal...
Uma rollcage dessa é item crítico e precisa ser bem dimensionado... isso por que muda o peso do carro (se material muito grosso) e pode, se mal projetada, ser um problema no caso de eventual acidente (dificultar o resgate, um tubo desse sair e penetrar no carro podendo atingir alguém)....
Sei lá... eu acho que não colocaria um troço desses na viatura.
Acho que o veículo objeto da modificação jamais fará algo com dificuldade suficiente para demandar uma rollcage.
O que se pode pensar (e até ficaria mais fácil de documentar) é uma composição de Rock Fender + tubos que protejam os paralamas de eventuais encostadas.
O duro é que como o carro não tem chassi vai ficar difícil de achar bons pontos de fixação da estrutura...
Mas segue o jogo.. fiquei curioso para ver o resultado final.
RicardoFLN
01/07/2019, 12:35
INMETRO é chato (e com razão) com relação a solda.
Solda elétrica pode ser tão boa quanto a MIG, mas normalmente a MIG tem melhor penetração no metal...
Uma rollcage dessa é item crítico e precisa ser bem dimensionado... isso por que muda o peso do carro (se material muito grosso) e pode, se mal projetada, ser um problema no caso de eventual acidente (dificultar o resgate, um tubo desse sair e penetrar no carro podendo atingir alguém)....
Sei lá... eu acho que não colocaria um troço desses na viatura.
Acho que o veículo objeto da modificação jamais fará algo com dificuldade suficiente para demandar uma rollcage.
O que se pode pensar (e até ficaria mais fácil de documentar) é uma composição de Rock Fender + tubos que protejam os paralamas de eventuais encostadas.
O duro é que como o carro não tem chassi vai ficar difícil de achar bons pontos de fixação da estrutura...
Mas segue o jogo.. fiquei curioso para ver o resultado final.
Parceiro,
Pelo que me conste é o contrário. Eletrodo revestido tem maior penetração do que MAG (não MIG, isso é para não ferrosos!).
Indiquei aquela resolução pois por ali tu já tem ideia do grau de firulas que os caras exigem.
Se pegar as portarias e resoluções que tangem o assunto modificação do veículo, aí é que o cara desiste de vez! Pensem que para colocar um simples spoiler, é necessário fazer o CSV. E o legal é que se depois for retirar o mesmo spoiler, também precisa fazer CSV. Sim, isso mesmo, para retornar à originalidade precisa "girar a roda da fortuna" também!!
Sds.
INMETRO é chato (e com razão) com relação a solda.
Solda elétrica pode ser tão boa quanto a MIG, mas normalmente a MIG tem melhor penetração no metal...
Uma rollcage dessa é item crítico e precisa ser bem dimensionado... isso por que muda o peso do carro (se material muito grosso) e pode, se mal projetada, ser um problema no caso de eventual acidente (dificultar o resgate, um tubo desse sair e penetrar no carro podendo atingir alguém)....
Sei lá... eu acho que não colocaria um troço desses na viatura.
Acho que o veículo objeto da modificação jamais fará algo com dificuldade suficiente para demandar uma rollcage.
O que se pode pensar (e até ficaria mais fácil de documentar) é uma composição de Rock Fender + tubos que protejam os paralamas de eventuais encostadas.
O duro é que como o carro não tem chassi vai ficar difícil de achar bons pontos de fixação da estrutura...
Mas segue o jogo.. fiquei curioso para ver o resultado final.
Pois é, eu gostaria de saber se já existe algo permitindo, se eu tiver que fazer tudo e depois tentar regularizar com INMETRO não vai compensar o esforço, talvez leve anos... E também pensei no que disse, talvez eu nunca vá estressar o veículo a ponto de precisar de uma roll cage para fins de capotamento, mas eu pensei tb que ela poderia ajudar a proteger a lataria de pequenas batidas em árvores, rochas, etc.
Mas uma segunda opção seria colocar acessórios de proteção já permitidos, como o Quebra Mato que o RicadoFLN falou (não sei se é a mesma coisa que estribo), protetores de lanternas, e esse Rock Fender+tubos. Contudo pesquisei esse Rock Fender, mas não encontrei, só acho coisas de guitarra rsrs. Achei rock slider, umas proteções laterais.
Parece que procurar acessórios já regulados talvez seja a melhor opção.
Bom, para deixar registrado, caso alguém procure o mesmo que eu, finalmente consegui encontrar alguém que faz isso, e pelo que parece pelos comentários, faz muito bem.
É o Genio4x4 lá de santa catarina. Tem um rapaz de Curitiba tb que é especialista nesse tipo de acessório. Eles fazem o projeto, levam para uma empresa que avalia e autoriza ou não, e emite um certificado pelo INMETRO, depois é só registrar no detran (com alteração visual), e nisso ele auxilia tb. O único ponto negativo desse tipo de alteração é que muitas seguradoras não aceitam.
(genio4x4.com.br (https://genio4x4.com.br/))
Essa, do meu amigo Marcos, tem externamente no teto e na frente do parabrisas.
Se bem que parece mais um rack do que uma gaiola.
O restante é internamente.
Existe há três anos e nunca foi abordado por ter essas barras aparentes.
Ou, como disseram antes, essa "trozoba".:chorandoderir:
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