Conectar

Ver Versão Completa : Hilux 1995 Japinha

fugger
24/06/2019, 17:37
Então...

Com o Jeep quase pronto (pq pronto mesmo acho que nunca fica) comecei a buscar outro projeto 4x4 pra tocar. Não para trilhas, mas para viagens em família. Resistencia, confiabilidade e facilidade na manutenção eram fundamentais. A unica opção compatível com meu bolso era uma Hilux, mas tinha que ser a famosa Japonesa, ou seja, fabricada até 1996 e original.

Demorei para achar uma como eu queria e quando encontrei ela estava do outro lado do país o que acabou resultado em uma viagem bem bacana de 4.168km.

Agora é corrigir as faltas de manutenção do dono anterior e algumas melhorias como interior que está bem ruinzinho... Se alguém tiver dicas de onde achar esses componentes agradeço.

[]´s

fugger
24/06/2019, 18:14
Problema na Viagem

Embreagem do Compressor do AC - YouTube (https://youtu.be/Ux25ZXZb6_E)

A solução foi literalmente meter o facão na correia e seguir adiante sem AC.

[]´s

Sergio c
24/06/2019, 21:40
Ótima compra. São guerreiras mesmo essas japinhas....

tuna
25/06/2019, 07:06
Parabéns pela viatura que traga muitas alegria, acompanhando aqui
[]´s

willys1960_ctba
25/06/2019, 07:36
Parabéns Fugger por mais esse projeto... que lhe traga muitas alegrias...

Esses pneus são bem bons :pipoca:

mbm4x4
25/06/2019, 10:57
Parabéns. Muito bonita a viatura.
Essas japas são um ícone!!!:master:
:campeao:

Sonhador
25/06/2019, 11:27
Fugger

Tem em santo andre -sp o Sandro dias da Toy garage ele normalmente tem um monte de pecas ou sabe onde encontrar ...
Troca uma ideia com ele e so procurar no face Sandro dia ou toy garage

fugger
25/06/2019, 12:06
Fugger

Tem em santo andre -sp o Sandro dias da Toy garage ele normalmente tem um monte de pecas ou sabe onde encontrar ...
Troca uma ideia com ele e so procurar no face Sandro dia ou toy garage

Magavilha! Se vc tbem souber quem tenha o interior dela num "brecinho de brimo" agradeço...

[]´s

lfelipeandradeo
27/06/2019, 19:13
rapaz, quase comprei esse carro kkkkk ele era da minha cidade. 4 mil km é chão viu

Então...

Com o Jeep quase pronto (pq pronto mesmo acho que nunca fica) comecei a buscar outro projeto 4x4 pra tocar. Não para trilhas, mas para viagens em família. Resistencia, confiabilidade e facilidade na manutenção eram fundamentais. A unica opção compatível com meu bolso era uma Hilux, mas tinha que ser a famosa Japonesa, ou seja, fabricada até 1996 e original.

Demorei para achar uma como eu queria e quando encontrei ela estava do outro lado do país o que acabou resultado em uma viagem bem bacana de 4.168km.

Agora é corrigir as faltas de manutenção do dono anterior e algumas melhorias como interior que está bem ruinzinho... Se alguém tiver dicas de onde achar esses componentes agradeço.

[]´s

fugger
04/07/2019, 21:58
rapaz, quase comprei esse carro kkkkk ele era da minha cidade. 4 mil km é chão viu

Uma pernadinha... :screwy:

[]´s

fugger
04/07/2019, 22:17
Como o AC deu pau na viagem mandei pra revisão.

De inicio era pra ser só a embreagem eletromagnética, mas acabou que sobrou só o casco do compressor, todo o restante foi substituído por componentes novos. :roll:

Tudo substituído, gas incluído, motor funcionando, o ar gela dentro da Japinha. Mas (e tem sempre um mas...) a pressão do sistema fica 3x maior do que deveria, ou seja, mais problemas no circuito.

Entre várias tentativas de descobrir o problema tive a oportunidade de ver o estado do chicote eletrico. Até pedaço de "macarrão de piscina" e termostato de geladeira tinha... :roll:

[]´s

Sergio c
05/07/2019, 11:04
Os caras se puxaram nas gambiarras desse ac hehehe.

willys1960_ctba
05/07/2019, 12:35
Como o AC deu pau na viagem mandei pra revisão.

De inicio era pra ser só a embreagem eletromagnética, mas acabou que sobrou só o casco do compressor, todo o restante foi substituído por componentes novos. :roll:

Tudo substituído, gas incluído, motor funcionando, o ar gela dentro da Japinha. Mas (e tem sempre um mas...) a pressão do sistema fica 3x maior do que deveria, ou seja, mais problemas no circuito.

Entre várias tentativas de descobrir o problema tive a oportunidade de ver o estado do chicote eletrico. Até pedaço de "macarrão de piscina" e termostato de geladeira tinha... :roll:

[]´s

era do MacGyver ?? :news-coffee:

alphazzz
18/07/2019, 15:25
Olha aí, parabéns pela aquisição é coragem de ir buscar lá do outro lado do país, eu venho sondando a alguns anos e o nordeste parece ser uma "Serra Pelada" das Toyotas hahaha
Acompanhando!

fugger
19/07/2019, 15:45
Japinha tbem passou por uma revisão de freios e direção.

Foram trocados:
- terminais da barra curta
- cilindro de roda traseiros
- cabo do freio de mão
- retentor dos pinhões
- flange dos diferenciais

Uma curiosidade é que foi encontrada uma válvula na saida do CM para o eixo traseiro o que tava deixando a frenagem muito fraca.

[]´s

Aristides Jr
19/07/2019, 17:26
Olá fugger!

Parabéns pela aquisição da Japinha!
Cuidando bem estas máquinas são eternas! Gostei muito!

Sobre o freio alguns sistemas vem de fábrica com esta válvula proporcionadora! O que pode ter acontecido é um defeito ou mesmo a substituição por outra que não seja como a original!

Abraço!
Aristides Júnior

Rodrigo Baratti
19/07/2019, 20:43
Em pickups sem ABS tem que manter a válvula, senão sai de traseira numa freagem brusca.
O legal são aquelas com molas que regulam de acordo com o peso.

[]’s

fugger
24/07/2019, 23:40
O acionamento do AC estava anexo a ventilação. Se o ventilador estava ligado, o compressor tbem estava.
Como a chave foi substituída por uma lampada acredito que,em algum momento da história da Japinha, foi a solução encontrada por algum iluminado para contornar uma chave queimada.

Preço de uma usada no ML R$340 + frete
Preço de uma nova na Amazon U$6,99 + frete

DETALHE, custo de frete e prazo de entrega iguais.

Custo Brasil vai muito além do que tange ao governo.

[]´s

Sergio c
25/07/2019, 09:53
Bah, que diferença de preço hehehe.

willys1960_ctba
25/07/2019, 12:25
O acionamento do AC estava anexo a ventilação. Se o ventilador estava ligado, o compressor tbem estava.
Como a chave foi substituída por uma lampada acredito que,em algum momento da história da Japinha, foi a solução encontrada por algum iluminado para contornar uma chave queimada.

Preço de uma usada no ML R$340 + frete
Preço de uma nova na Amazon U$6,99 + frete

DETALHE, custo de frete e prazo de entrega iguais.

Custo Brasil vai muito além do que tange ao governo.

[]´s

pqp é de cair o fiofó da b...a...

fugger
24/10/2019, 11:03
Buenas

A manutenção do sistema de AC e ar quente identificou a ausência de válvula termostática, nada inesperado para um carro que era usado em Natal. Com a montagem desta, o selo traseiro do bloco do motor não aguentou a pressão e teve que ser trocado.

Para este serviço, o mecânico optou por tirar o motor em vez do cambio e nisso acabou furando o radiador do AC. Ele mandou consertar por conta dele, mas o gás eu teria que repor. Até ai ok, M acontecem, mas (e SEMPRE tem um mas...), o compressor do AC ficou ligado direto ainda que o sistema elétrico tenha sido revisado anteriormente e o botão de acionamento deste estivesse Ok antes desse trabalho.

Resultado? Fritou o compressor que não tinha 200km rodados depois da revisão.

Compressor Hilux Japa Fritando - YouTube (https://youtu.be/niuvGY16TVA)

Solução? Compressor novo e sensor de baixa pressão que corta o compressor em caso de falta de gás.

O lado bom é que o plato e volante foram identificados com em bom estado. Disco e rolamentos do primário e da embreagem tiveram que ser substituidos.

[]´s

fugger
11/11/2019, 09:33
Não era prioridade, mas procurando outra coisa no OLX apareceu um kit turbo por um preço irrecusável.
Agora é instalar.

[]'s

Sergio c
11/11/2019, 09:37
Show, com a turbina vai virar outra "japinha" hehehe.

Rodrigo Baratti
11/11/2019, 21:38
Realmente faz muito diferença o turbo!

[]’s

willys1960_ctba
12/11/2019, 08:34
Não era prioridade, mas procurando outra coisa no OLX apareceu um kit turbo por um preço irrecusável.
Agora é instalar.

[]'s

:pipoca:, ae sim hein... tem ideia de qtos hp vai ganhar?

fugger
12/11/2019, 09:05
Show, com a turbina vai virar outra "japinha" hehehe.

Como dizem, motor diesel foi feito pra ser turbinado.

Realmente faz muito diferença o turbo!

Assim espero, pq aspirada é brabo. Parece que até os FNM passam na subida.

:pipoca:, ae sim hein... tem ideia de qtos hp vai ganhar?

Uns 30 ou 40. No gráfico anexo já dá pra ter uma ideia do ganho, apesar de não ser o motor 3L.

[]'s

Rodrigo Baratti
13/11/2019, 06:22
Qtos FNM te passaram na viagem de Natal?
Viajei 250km com uma e quase infartei!!

:pensativo::lol::lol::lol:

fugger
14/11/2019, 09:11
Qtos FNM te passaram na viagem de Natal?
Viajei 250km com uma e quase infartei!!

:pensativo::lol::lol::lol:

Centenas de FNMs, lesmas, formigas bêbadas, etc :mrgreen:

Como tava a passeio vim de boa, mas se tivesse com tempo contato daria muita raiva mesmo.

[]´s

fugger
28/11/2019, 19:01
E eis que aos seus 596256 km a Japinha ganha um kit turbo.

Não estava na visada apesar de estar nos planos, mas uma oferta mais que tentadora no OLX me convenceu a arriscar.

Não montei o manômetro e por isso não é possível saber qual a pressão atual, mas a diferença no comportamento do motor é gritante mesmo sem ter mudado o debito da bomba.

Agora FNM não dá mais luz alta. :mrgreen:

[]´s turbinados

willys1960_ctba
29/11/2019, 07:54
E eis que aos seus 596256 km a Japinha ganha um kit turbo.

Não estava na visada apesar de estar nos planos, mas uma oferta mais que tentadora no OLX me convenceu a arriscar.

Não montei o manômetro e por isso não é possível saber qual a pressão atual, mas a diferença no comportamento do motor é gritante mesmo sem ter mudado o debito da bomba.

Agora FNM não dá mais luz alta. :mrgreen:

[]´s turbinados

:pipoca: isso ai, agora tem pressão..... :concordo:

Chucho Melo
24/04/2020, 10:26
O modelo com a cor mais lindos que já fizeram.

fugger
28/04/2020, 18:17
Apesar do vendedor me garantir que estava meia vida, já estava prevista a troca de correia dentada junto com uma revisão de bomba e bicos nos 600 mil km.

Quase chegando nisso a Japinha começou a apagar em acelerações, como se faltasse corrente no solenoide da bomba, voltando a pegar apenas depois de uns minutos com a ignição desligada. Verifiquei que a fiação do solenoide não estava 100% e fiz uma substituição da parte mais critica.

Não teve jeito, no caminho do bombista e aos 599 mil km o motor morreu e não pegou mais. Tentei até a bateria arriar, mas foi de guincho mesmo. Num trabalho só foi revisão de bomba, bicos, troca de correia dentada, rolamentos e filtro de combustível. E nesse ultimo, ou melhor no "cabeçote" do filtro é que estava o problema, a mangueira estava solta e com isso entrava ar no sistema.

Agora faz mais fumaça com pé no porão, mas tá mais forte e pegando mais fácil tbem.

Outras perfumarias foram o voltímetro com tomada usb no painel e iluminação LED no painel. Agora não parece mais que tem vagalumes lá. :mrgreen:

[]´s

sucram
01/05/2020, 18:58
E a saga continua... kkkkk

Muito legal seu relato com os históricos das mexidas na Japonesa.

Fico por aqui acompanhando as novidades.

fugger
04/05/2020, 17:22
Em tempos de quarentena e mercado livre bombando surgiu uma oportunidade que não era prioridade, mas... :roll:

Volante da Sw4 modelo antigo revestido em couro e com botões de cruise control. A ideia é futuramente usar esses botões pra acessar o som.

Agora tenho que achar o hard disk dele...

[]´s

Sergio c
04/05/2020, 20:24
Ficou ótima a iluminação do painel com Leds.
Apesar do vendedor me garantir que estava meia vida, já estava prevista a troca de correia dentada junto com uma revisão de bomba e bicos nos 600 mil km.

Quase chegando nisso a Japinha começou a apagar em acelerações, como se faltasse corrente no solenoide da bomba, voltando a pegar apenas depois de uns minutos com a ignição desligada. Verifiquei que a fiação do solenoide não estava 100% e fiz uma substituição da parte mais critica.

Não teve jeito, no caminho do bombista e aos 599 mil km o motor morreu e não pegou mais. Tentei até a bateria arriar, mas foi de guincho mesmo. Num trabalho só foi revisão de bomba, bicos, troca de correia dentada, rolamentos e filtro de combustível. E nesse ultimo, ou melhor no "cabeçote" do filtro é que estava o problema, a mangueira estava solta e com isso entrava ar no sistema.

Agora faz mais fumaça com pé no porão, mas tá mais forte e pegando mais fácil tbem.

Outras perfumarias foram o voltímetro com tomada usb no painel e iluminação LED no painel. Agora não parece mais que tem vagalumes lá. :mrgreen:

[]´s

willys1960_ctba
05/05/2020, 09:31
Em tempos de quarentena e mercado livre bombando surgiu uma oportunidade que não era prioridade, mas... :roll:

Volante da Sw4 modelo antigo revestido em couro e com botões de cruise control. A ideia é futuramente usar esses botões pra acessar o som.

Agora tenho que achar o hard disk dele...

[]´s

Ta chique demais essa japinha...

só esperando o "shopis" abrir né kkk

pequijeep
05/05/2020, 19:22
Puxa, dá gosto acompanhar esse tópico. Achei luxo demais o volante novo!

Outubro Vermelho
09/05/2020, 20:46
...concordo com o amigo, como têm Toyota lá para cima...
Olha aí, parabéns pela aquisição é coragem de ir buscar lá do outro lado do país, eu venho sondando a alguns anos e o nordeste parece ser uma "Serra Pelada" das Toyotas hahaha
Acompanhando!

fugger
28/08/2020, 09:37
Estacionada após o uso a Japinha deixava alguns pingos de óleo no chão. Fui averiguar e vi que estava saindo da turbina, mais precisamente da entrada da turbina. Como comprei o kit usado, imaginei que poderia ser folga no eixo e a turbina estaria "babando" óleo.

Mas como a mangueira entre o filtro e a turbina tbem estava melada achei que podia ser óleo vindo do respiro do motor, que por causa da km avançada poderia estar jogando óleo junto com os gases que manda pra admissão.

Assim pra testar a teoria comprei um "ciclone" de MWM e montei com um pedaço de cano pra ver se juntava óleo em deslocamento. Projeto tosco, mas pra teste funcionou, a mangueira secou e a turbina não pinga mais. :euforico:
Agora é fazer a instalação definitiva com suporte do "ciclone" e novo acesso no cárter pro óleo descer direto.

Devagar e sempre, ditado bem apropriado pra Japa. :mrgreen:

[]´s

Sergio c
28/08/2020, 12:21
Ótimo trabalho na japinha.

Chucho Melo
28/08/2020, 15:02
Estava jogando oleo pelo respiro por que o motor está um pouco cansado e soprando um pouco? É por isso?

Estacionada após o uso a Japinha deixava alguns pingos de óleo no chão. Fui averiguar e vi que estava saindo da turbina, mais precisamente da entrada da turbina. Como comprei o kit usado, imaginei que poderia ser folga no eixo e a turbina estaria "babando" óleo.

Mas como a mangueira entre o filtro e a turbina tbem estava melada achei que podia ser óleo vindo do respiro do motor, que por causa da km avançada poderia estar jogando óleo junto com os gases que manda pra admissão.

Assim pra testar a teoria comprei um "ciclone" de MWM e montei com um pedaço de cano pra ver se juntava óleo em deslocamento. Projeto tosco, mas pra teste funcionou, a mangueira secou e a turbina não pinga mais. :euforico:
Agora é fazer a instalação definitiva com suporte do "ciclone" e novo acesso no cárter pro óleo descer direto.

[]´s

fugger
31/08/2020, 09:19
Estava jogando oleo pelo respiro por que o motor está um pouco cansado e soprando um pouco? É por isso?

Exatamente

[]´s

fugger
31/08/2020, 10:44
Neste fds a Japinha ganhou um santo antonio "novo". Não de enfeite, mas pra carga mesmo.

[]´s

Chucho Melo
31/08/2020, 18:50
Ótimo ess3 santo Antonio que levanta os chifrinhos para peças longas que vão ali em cima.

fugger
01/09/2020, 09:02
Ótimo ess3 santo Antonio que levanta os chifrinhos para peças longas que vão ali em cima.

Essa é a ideia.

[]´s

willys1960_ctba
01/09/2020, 09:28

[]´s

usando vai aparecendo as coisas pra fazer.. isso ai,
abs

Rodrigo Baratti
01/09/2020, 22:07
Eu tb gosto de pick-up com Sto Antônio pra amarrar as coisas, foi umas das primeiras coisas que arrumei pra Branquinha na época.
Pickup é pra carregar tralhas!

[]’s

Chucho Melo
02/09/2020, 09:30
Esse santo antonio é demais, me lembra das pampas. Tenho um cromado, mas prefiro esse tipo que tem na sua.

Chucho Melo
02/09/2020, 09:34
Só uma dúvida sobre esse respiro. O meu vai direto da tampa de válvulas para a admissão, ela está aspirada. Nao consigo entender por onde pode vazar óleo nessas condições, como no seu caso. Na minha aqui sai um sopro pela tampa de colocar óleo quando está aberta e respinga óleo, porém sem gases (acho que é porque minha bomba está bem fechada e nao sai fumaça preta nem pelo escapamento), também nao repinga pelo orifício da vareta de óleo, só um ar leve. O motor ainda roda muito nestas condições? O que vocês pensam?

Obrigado e seguindo aqui essa maravilhosa japinha.

fugger
04/09/2020, 13:08
Eu tb gosto de pick-up com Sto Antônio pra amarrar as coisas, foi umas das primeiras coisas que arrumei pra Branquinha na época.
Pickup é pra carregar tralhas!

[]’s

Exato, pickup tem que trabalhar. Japinha já ajudou muito com as coisas da roça.

[]´s

fugger
28/09/2020, 10:31
Só uma dúvida sobre esse respiro. O meu vai direto da tampa de válvulas para a admissão, ela está aspirada. Nao consigo entender por onde pode vazar óleo nessas condições, como no seu caso. Na minha aqui sai um sopro pela tampa de colocar óleo quando está aberta e respinga óleo, porém sem gases (acho que é porque minha bomba está bem fechada e nao sai fumaça preta nem pelo escapamento), também nao repinga pelo orifício da vareta de óleo, só um ar leve. O motor ainda roda muito nestas condições? O que vocês pensam?

Obrigado e seguindo aqui essa maravilhosa japinha.

Então, aspirada é assim mesmo, quando turbina que a pressão interna aumenta e se o motor já estiver bem rodado, sopra mais forte e com isso carrega um pouco de óleo. Pelo que vc relata o motor ainda vai um bom tempo assim

[]´s

fugger
28/09/2020, 10:36
Ciclone instalado em definitivo com dreno direto pro carter.
Nem parece que é uma gambitech... :mrgreen:

[]´s

willys1960_ctba
04/03/2021, 07:27
Ciclone instalado em definitivo com dreno direto pro carter.
Nem parece que é uma gambitech... :mrgreen:

[]´s

gambitech, jamais...

CAPT GOTTLIEB
03/04/2021, 18:46
Parabéns! Acredito que esta turbina deve ter melhorado muito o desempenho da sua Japinha.
Há 5 anos atrás coloquei uma turbina numa Hilux 1998 e o resultado foi excelente. Usei uma turbina Turbina .48.35.
Qual o tipo de turbina que você está usando?

fugger
23/06/2021, 11:51
Parabéns! Acredito que esta turbina deve ter melhorado muito o desempenho da sua Japinha.
Há 5 anos atrás coloquei uma turbina numa Hilux 1998 e o resultado foi excelente. Usei uma turbina Turbina .48.35.
Qual o tipo de turbina que você está usando?

Opa, desculpe a demora, mas não tenho recebido notificações do fórum.
Não sei dizer qual o modelo da turbina, apena que é T2.

[]´s

fugger
23/06/2021, 12:13
A um tempinho atrás a japa começou a fazer um shimmy leve na direção quando na estrada entre 60 e 70km/h. Abaixo e acima dessa faixa não se sentia nada.

Primeira providencia foi inspecionar os terminais (que aparentemente estavam bons) e trocar as buchas de molas, que apesar de estarem em bom estado não são tão boas quanto as de PU amarelas.

Problema amenizado, mas não resolvido, tirei as rodas para uma inspeção no munhão e descobri uma folguinha nos rolamentos.

https://youtu.be/QCR0wDAaE-o

O rolamento inferior estava oval, já no superior DESAPARECERAM a gaiola e todos os roletes sabe Deus a quantos anos já. Não sei como não caiu a roda.

576576

Rolamentos trocados, shimmy resolvido.

[]´s alinhados

Rodrigo Baratti
24/06/2021, 21:07
Eita!! A gente tem mais sorte que juízo mesmo!!

[]’s

Sergio c
25/06/2021, 09:14
Uma revisão é essencial hehehe.
A um tempinho atrás a japa começou a fazer um shimmy leve na direção quando na estrada entre 60 e 70km/h. Abaixo e acima dessa faixa não se sentia nada.

Primeira providencia foi inspecionar os terminais (que aparentemente estavam bons) e trocar as buchas de molas, que apesar de estarem em bom estado não são tão boas quanto as de PU amarelas.

Problema amenizado, mas não resolvido, tirei as rodas para uma inspeção no munhão e descobri uma folguinha nos rolamentos.

https://youtu.be/QCR0wDAaE-o

O rolamento inferior estava oval, já no superior DESAPARECERAM a gaiola e todos os roletes sabe Deus a quantos anos já. Não sei como não caiu a roda.

576576

Rolamentos trocados, shimmy resolvido.

[]´s alinhados

fugger
31/12/2021, 21:11
No meio do caminho tinha um motoqueiro... Quer dizer "apareceu" um motoqueiro e pra não atropelar ele a opção foi acertar uma mureta.

Comprovei que a japa é forte, mas não inquebrável.

Detalhe, voltou rodando e com o AC ligado pra casa :shock:

[]´s

fugger
01/01/2022, 11:27
Antes do acidente estava prevista uma "parada técnica" para instalação do High steer.

Já estavam comprados:

- caixa de direção do sistema IFS
- braços do munhão
- pitman já furado pra terminal de 608

Faltam:

- terminais de direção do 608
- tubos/barras entre os terminais
- essa chapa de reforço e montagem da caixa no chassi

[]´s

fugger
01/01/2022, 11:48
A boa noticia da desmontagem da frente da Japa é que as peças, faróis, painel, paralamas, parachoque, saia, grade ainda são originais Toyota.

[]´s

fugger
19/09/2022, 18:28
Buenas

Após semanas lutando contra infiltrações de água atrás do painel a Japinha começou a vazar (pela segunda vez) água do motor pelo selo traseiro do bloco, aquele que fica acima do virabrequim e escondido com uma chapa que, não sei por que, fica entre o bloco e o cambio. Foto 1

Como o motor já estava fumando do alto dos seus 613 mil km, nitidamente passando compressão para o cárter "com vontade" e seria necessário tirar o motor para acessar este selo (a outra opção seria tirar o cambio) resolvi abrir o motor e ver como estava por dentro pq por fora estava feio. :mrgreen: Foto 2

De um lado tive a confirmação de que Toyota é soda! Não sei se fosse outra marca o motor ainda estaria funcionando. De cara, ainda na parte externa do motor a tampa lateral que segura o filtro e radiador de óleo, separando os mesmos da água que usa pra resfriamento do óleo estava quebrada (não trincada) em 3 partes que foram preenchidas pelo barro que se acumulada dentro do bloco, ou seja, o barro tampou as rachaduras que podiam fazer a agua vazar e criou uma crosta em cima do radiador de óleo que não tinha como fazer seu trabalho, mas sem haver nenhuma contaminação do óleo pela água.

Já abrindo o motor, a folga dos pistões nos cilindros era gigantesca, tanto que o bloco teve que ser encamisado, mas o que chamou a atenção foi um pistão quebrado entre as canaletas dos anéis. Detalhe, os pistões já não eram originais, esse motor já tinha sido retificado e usaram pistões ching ling. (opa, cadê a lendária resistência Toyota???:pensativo:) Foto 3

Enviado tudo a retifica a resposta foi que o bloco teria de ser encamisado, virabrequim foi pra 050 (já era 025) e o cabeçote já tinha sido aplainado tantas vezes que estava 0.3mm abaixo da altura mínima. Ainda que pudesse ser usado, não era recomendável.

Continua

fugger
19/09/2022, 18:50
Continuando

De posse das noticias da retifica inicia se a busca das peças:

- Pistões STD
- Camisas STD
- Anéis STD
- Bronzina de Mancal 050
- Bronzina de Biela 050
- Arruelas de encosto
- Bomba de Óleo
- Bomba de Água
- Tampa lateral do radiador de óleo
- Jg de juntas e retentores sem cabeçote
- Junta de cabeçote original
- Jg de válvulas (admissão e escapamento)
- Cabeçote novo
- Tampa da correia dentada
- Platô e rolamento de embreagem

Além disso a Japinha ganhou um kit turbo e bateria novos. E uma pintura básica do motor.

Bomba e bicos já tinha sido revisados a pouco tempo e o próprio bombista disse que não valeria a pena revisar novamente.

Continua

fugger
19/09/2022, 19:17
Montagem

Aproveitando a oportunidade fiz um recorte no cárter para não bater nas barras de direção quando a suspenção recolhe. Não evita, mas ajuda bastante. Tipo esse da Foto 1

As fotos 2 e 3 são já do motor instalado. Agora o turbo enche 0.8kg sem problemas. A única situação é que aparentemente tem um empenamento na tampa lateral de óleo que faz com que pingue quando o motor para. Pouca coisa, mas pinga.

Rodados cerca de 400km, sem problemas por enquanto.

[]´s

titanium
19/09/2022, 20:50
Ae Fugger!
Excelente rebuild!
Motor ficou lindão e o serviço caprichado!
Esses motores são uns tratorzinhos!

Lembro bem da Mariposa, eita saudades da danada... só não dá saudades do fato de que ela só ia bem até 120 km/h.. rsrsrs...

Mas era um tratorzinho confiável!
Essa sua está excelente e agora muito mais confiável!

Boas estradas por aí!

willys1960_ctba
23/09/2022, 13:08
Ficou Excelente Fugger, parabéns pelo ótimo trabalho.

$uce$$o

fugger
16/01/2023, 16:42
Após ter retificado o motor parti pra reforma do interior que estava "pelado".

Por indicações de amigos de grupos de whats, optei por adaptar banco de corolla, mais precisamente de fielder, por serem praticamente PnP na japa. Na teoria, na prática não é beeeeeem assim.

O assoalho de lata foi revisado e onde havia ferrugem ou mesmo furos, foi refeito para que pudesse receber o isolamento termo acústico e o tapete emborrachado.

Achei que ficou muito bom, com direito a console original e porta copos no banco traseiro e no painel. :dance:

impressionante como ficou mais silenciosa e o AC parece gelar bem mais.

[]´s

fugger
16/01/2023, 17:29
Deu M. Radiador estourou e motor, ZERADO, ferveu!:freaking:

Primeira coisa comprei outro radiador, pois refazer a colmeia do original custaria mais de 2x o preço de um ZERO, comprado na Fasa (https://fasapecas.com.br/) de Curitiba. O problema é que o radiador pego na loja, com identificação do modelo na caixa, não tinha a posição dos suportes de fixação como os da Japa, deveria ser para algum outro modelo, mas não de japa. Volto a loja pra trocar, afinal deveria ter sido algum erro de embalagem lá na china, e para minha surpresa a outra caixa de outro radiador que tinha O MESMO código estampado era de um modelo a gasolina, inclusive com tudo de refrigeração do CA. Ou seja, o que estava na etiqueta, não era o conteúdo das caixas.

A solução foi pedir reembolso e comprar na net. Encontrei no marketplace das Americanas, um radiador entregue pela Paccini (https://www.paccini.com.br/)teoricamente original. Na pratica seria uns 95% original, mas serviu.

O problema é que motor começou a soprar ar pro sistema de refrigeração e com isso vazava água de balde. Em 2 min rodando sumiam 2 litros de água. e assim, com menos de 500km tive que abrir o motor de novo, jogando uma junta de cabeçote original no lixo, pra ver o que deu. Levei o cabeçote pra retifica e foi diagnosticado que o cabeçote ZERO, tinha empenado e precisava plainar.

Motor montado novamente e o problema se manteve. Com menos de 50km o motor motor foi aberto de novo (lá de foi outra junta de cabeçote e quem sabe quanto isso custa entende o destaque), só que desta vez levei o bloco também. Resultado, após teste com régua e tinta, identificamos que o bloco estava empenado junto ao primeiro cilindro, provavelmente antes da primeira retifica e mesmo tendo sido plainado não resolveu o rebaixo.

Motor remontado, junta de cabeçote, tampa e mangueira de radiador novos, parece que foi resolvido.

Para evitar maiores problemas, foi instalado um termômetro de bloco, pq o indicador do painel é decorativo.

[]´s

willys1960_ctba
23/01/2023, 11:12

Primeira coisa comprei outro radiador, pois refazer a colmeia do original custaria mais de 2x o preço de um ZERO, comprado na Fasa (https://fasapecas.com.br/) de Curitiba. O problema é que o radiador pego na loja, com identificação do modelo na caixa, não tinha a posição dos suportes de fixação como os da Japa, deveria ser para algum outro modelo, mas não de japa. Volto a loja pra trocar, afinal deveria ter sido algum erro de embalagem lá na china, e para minha surpresa a outra caixa de outro radiador que tinha O MESMO código estampado era de um modelo a gasolina, inclusive com tudo de refrigeração do CA. Ou seja, o que estava na etiqueta, não era o conteúdo das caixas.

A solução foi pedir reembolso e comprar na net. Encontrei no marketplace das Americanas, um radiador entregue pela Paccini (https://www.paccini.com.br/)teoricamente original. Na pratica seria uns 95% original, mas serviu.

O problema é que motor começou a soprar ar pro sistema de refrigeração e com isso vazava água de balde. Em 2 min rodando sumiam 2 litros de água. e assim, com menos de 500km tive que abrir o motor de novo, jogando uma junta de cabeçote original no lixo, pra ver o que deu. Levei o cabeçote pra retifica e foi diagnosticado que o cabeçote ZERO, tinha empenado e precisava plainar.

Motor montado novamente e o problema se manteve. Com menos de 50km o motor motor foi aberto de novo (lá de foi outra junta de cabeçote e quem sabe quanto isso custa entende o destaque), só que desta vez levei o bloco também. Resultado, após teste com régua e tinta, identificamos que o bloco estava empenado junto ao primeiro cilindro, provavelmente antes da primeira retifica e mesmo tendo sido plainado não resolveu o rebaixo.

Motor remontado, junta de cabeçote, tampa e mangueira de radiador novos, parece que foi resolvido.

Para evitar maiores problemas, foi instalado um termômetro de bloco, pq o indicador do painel é decorativo.

[]´s

Muito show Fugger, parabéns pela viatura. Tudo de bom!

fugger
02/02/2024, 11:18
Japa ganhou intercooler.

Agora falta scoop e regulagem de BI.

[]´s

Rodrigo Baratti
07/04/2024, 07:43
Rapaz, fazia tempo que não entrar entrava aqui!
Ficaram top todas as atualizações da japinha dos últimos anos!

[]’s

Aristides Jr
31/05/2024, 10:10

[]´s

Que bom que ficou tudo bem! Melhor do que antes com todos estes up-grades! Foi uma pena estes episódios anteriores! Já senti algo parecido! Meu Jeep Willys CJ3A 4cil, começou a queimar as juntas do cabeçote! Quando verifiquei com a tinta de pasta de ajuste e desempeno, o bloco estava uma canoa, é mais dificil fazer este tipo de medição no Willys pois tem que tirar todos os prisioneiros.... mais coisa para mexer e refazer! Com tudo plano, está uma beleza! Parabéns ficou uma Jóia!