PDA

Ver Versão Completa : "Segredo" para chegar aos 1.000.000 kms



GLIDER
17/06/2019, 12:26
"Segredo" para chegar aos 1.000.000 kms

Professor de engenharia já rodou um milhão de quilômetros com carro ano 1990 nas estradas paulistas
Professor de engenharia ja rodou um milhao de quilometros com carro ano 1990 nas estradas paulistas | Fantastico | G1 (https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/06/17/professor-de-engenharia-ja-rodou-um-milhao-de-quilometros-com-carro-ano-1990-nas-estradas-paulistas.ghtml)

mais um exemplo de carro comum que chega ao 1.000.000 kms, já falei por aqui que não precisa ser caminhoneta ou caminhonete para chegar a esta marca, tem muito taxi, e carro particular com essa km. É por isso que digo que nossas viaturas tem a obrigação de chegar a essa km (independente da marca).

Paulo André BR
17/06/2019, 15:37
Opa!

Qualquer máquina bem cuidada, vai longe!
Máquina tem que ter dono.

Mas a matéria diz que o motor foi recondicionado 2 vezes, isso não tira o mérito do zelo do dono.
Na maioria das vezes o tempo é muito mais cruel que a própria distância percorrida pela máquina.
Alguns componentes vão colapsar pelo tempo de vida, e não pelo desgaste.

Rodar 1.000.000 de km, para a maioria esmagadora dos mortais, levará, sem exagero, mais de 70 anos.

Carros até os anos 90 ainda são passíveis de virarem carros de coleção, ou melhor, conseguirão ser restaurados.
Depois disso, a eletrônica e a quantidade enorme de peças, vai inviabilizar qualquer restauro.
Ou seja, poucos motores dos carros atuais chegarão a essa marca, não por falta de potencial, mas por falta de tempo. Diversos outros componentes, sem relação direta com o motor, irão inviabilizar a empreitada...

Veja essa matéria, já até rolou pelo fórum, o cara rodou rodou 1.000.000 de MILHAS com o mesmo motor, foi em média, 125.000 milhas/ano, ou seja em 8 anos ele bateu 1.600.000km:

Million-mile Toyota Tundra owner given brand new truck - Autoblog (https://www.autoblog.com/2016/05/16/toyota-tundra-million-mile-official/)

T+

titanium
17/06/2019, 19:17
Conheço uma Santana Quantum com mais de 500 mil km rodados sem nunca ter aberto o motor.
Uma pena que ela sofreu uma colisão e atualmente aguarda restauro... mas o valente motor AP é capaz de rodar essa quilometragem de 1 milhão apenas com a manutenção adequada.

De toda forma, muito bom ver uma matéria como essa GLIDER!
Show!

RicardoFLN
17/06/2019, 22:15
No link tem uma matéria um pouquinho mais técnica sobre um motor que virou os 1kk (VW/Constelation). A parte interessante começa ali nos 3'30".
Acredito que pra rodar quilometragens altas assim, seja ciclo otto, seja diesel, não basta só manutenção. Mesmo com manutenção em dia, e uma pegada leve, conta muito a utilização, se em estrada ou cidade. Para motor diesel, ficar em marcha lenta por tempo prolongado é um baita de um veneno, assim como tiros curtos onde a temperatura de funcionamento não é atingida, fora é claro a frequencia de ciclos liga-desliga.
MAN D-08 com mais de 1 milhao de km - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4x9eDrq6Pj8)

Sds.

GLIDER
18/06/2019, 13:23
No link tem uma matéria um pouquinho mais técnica sobre um motor que virou os 1kk (VW/Constelation). A parte interessante começa ali nos 3'30".
Acredito que pra rodar quilometragens altas assim, seja ciclo otto, seja diesel, não basta só manutenção. Mesmo com manutenção em dia, e uma pegada leve, conta muito a utilização, se em estrada ou cidade. Para motor diesel, ficar em marcha lenta por tempo prolongado é um baita de um veneno, assim como tiros curtos onde a temperatura de funcionamento não é atingida, fora é claro a frequencia de ciclos liga-desliga.
MAN D-08 com mais de 1 milhao de km - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4x9eDrq6Pj8)

Sds.

dica antiga para viatura nova ou antiga, um pouco de marcha lenta após a partida e antes de desligar faz bem para turbina. A marcha lenta nesse caso faz bem.

luizcarlosw
19/06/2019, 11:43
Professor de engenharia já rodou um milhão de quilômetros com carro ano 1990 nas estradas paulistas
Professor de engenharia ja rodou um milhao de quilometros com carro ano 1990 nas estradas paulistas | Fantastico | G1 (https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/06/17/professor-de-engenharia-ja-rodou-um-milhao-de-quilometros-com-carro-ano-1990-nas-estradas-paulistas.ghtml)
...

Um parenteses bem grande mas que não desmerece a reportagem, é bem interessante e vale a pena ver, o motor já foi feito duas vezes neste meio tempo, assim o motor rodou sem ser aberto em torno de 350.000 Km, algo bem comum para os motores AP com os cuidados básicos.

Não é difícil um carro de empresa, taxi chegar nesta Km, conheço alguns, o grande destaque que levou à reportagem não é nem tanto a quilometragem, mas ter comprovação, ele registrava tudo e pertencer à mesma pessoa por tanto tempo.

Agora o grande detalhe é que veículos a diesel bem cuidados tendem a rodar isso sem nunca abrir o motor.
Um carro à gasolina/álcool fazer isso sem abrir o motor é muito mas muito mas muito difícil ( não digo impossível porque não pesquisei à fundo se tem algo no guinness sei lá.... )
Agora abrindo o motor a cada 300.000, trocando amortecedores quando estragam, pneus, estofamento quando fura, repintando etc ... não há limite para nenhum carro, se sempre reparado vai de geração em geração a humanidade acaba mas o carro não rs... O problema é querer que a viatura dure 1.000.000 Km só trocando óleo e calibrando pneu, não tem milagre rs...

Mas novamente não desmerece a reportagem, o real da reportagem é uma pessoa muito dedicada à ficar tanto tempo com um carro, rodar tanto pelas estradas, passar por tantos locais, formar tantos alunos, manter o carro em dia e documentar tudo ao invés de simplesmente passar para frente, mas não é o mesmo carro com as mesmas peças por todo este tempo e pouca manutenção como ao ler apenas o título indica, inclusive consta na reportagem o custo por Km rodado ou litro de álcool, não lembro agora, vai ser um numero expressivo ao fazer as contas.

GLIDER
19/06/2019, 12:14
[FONT=Verdana]

Um parenteses bem grande mas que não desmerece a reportagem, é bem interessante e vale a pena ver, o motor já foi feito duas vezes neste meio tempo, assim o motor rodou sem ser aberto em torno de 350.000 Km, algo bem comum para os motores AP com os cuidados básicos.

Não é difícil um carro de empresa, taxi chegar nesta Km, conheço alguns, o grande destaque que levou à reportagem não é nem tanto a quilometragem, mas ter comprovação, ele registrava tudo e pertencer à mesma pessoa por tanto tempo.

Agora o grande detalhe é que veículos a diesel bem cuidados tendem a rodar isso sem nunca abrir o motor.
Um carro à gasolina/álcool fazer isso sem abrir o motor é muito mas muito mas muito difícil ( não digo impossível porque não pesquisei à fundo se tem algo no guinness sei lá.... )
Agora abrindo o motor a cada 300.000, trocando amortecedores quando estragam, pneus, estofamento quando fura, repintando etc ... não há limite para nenhum carro, se sempre reparado vai de geração em geração a humanidade acaba mas o carro não rs... O problema é querer que a viatura dure 1.000.000 Km só trocando óleo e calibrando pneu, não tem milagre rs...

Mas novamente não desmerece a reportagem, o real da reportagem é uma pessoa muito dedicada à ficar tanto tempo com um carro, rodar tanto pelas estradas, passar por tantos locais, formar tantos alunos, manter o carro em dia e documentar tudo ao invés de simplesmente passar para frente, mas não é o mesmo carro com as mesmas peças por todo este tempo e pouca manutenção como ao ler apenas o título indica, inclusive consta na reportagem o custo por Km rodado ou litro de álcool, não lembro agora, vai ser um numero expressivo ao fazer as contas.

lembrando que aqui no forum li casos de viaturas diesel abrindo motor antes de 300k. De todas as marcas diga-se. Entretanto ainda tem todo resto, parte eletrica, estrutural, pintura, farois parecem originais. Coisas como pneu, pastilha, amortecedor não é tão relevante e todo carro se substitui. Mas vejo que é sim uma vitoria deste carro onde a proposta nunca foi longevidade. Creio que esta reportagem mostra que a durabilidade das viaturas depende fortemente do proprietário, desmentindo quaisquer ditados ou folclores que possamos ouvir por ai.

GLIDER
19/06/2019, 12:31
Opa!

Qualquer máquina bem cuidada, vai longe!
Máquina tem que ter dono.

Mas a matéria diz que o motor foi recondicionado 2 vezes, isso não tira o mérito do zelo do dono.
Na maioria das vezes o tempo é muito mais cruel que a própria distância percorrida pela máquina.
Alguns componentes vão colapsar pelo tempo de vida, e não pelo desgaste.

Rodar 1.000.000 de km, para a maioria esmagadora dos mortais, levará, sem exagero, mais de 70 anos.

Carros até os anos 90 ainda são passíveis de virarem carros de coleção, ou melhor, conseguirão ser restaurados.
Depois disso, a eletrônica e a quantidade enorme de peças, vai inviabilizar qualquer restauro.
Ou seja, poucos motores dos carros atuais chegarão a essa marca, não por falta de potencial, mas por falta de tempo. Diversos outros componentes, sem relação direta com o motor, irão inviabilizar a empreitada...

Veja essa matéria, já até rolou pelo fórum, o cara rodou rodou 1.000.000 de MILHAS com o mesmo motor, foi em média, 125.000 milhas/ano, ou seja em 8 anos ele bateu 1.600.000km:

Million-mile Toyota Tundra owner given brand new truck - Autoblog (https://www.autoblog.com/2016/05/16/toyota-tundra-million-mile-official/)

T+
também, é um produto de qualidade inquestionavel, mas, a viatura foi tratada em oficinas americanas, mão de obra americana, combustivel americano, mais de 20 opções de lubrificantes para as homologações requeridadas (variedade e qualidade), rodovias americanas, peças americanas, idoneidade nos serviços contratados, tudo diferente daqui onde aliás temos que rezar para que possamos usufruir de forma longinquamente parecida. O respeito ao consumidor lá é tão grande que o cara ganhou outra viatura (creio que foi esse caso em questão), e não me venham dizer que foi por causa da marca, pois lá a mentalidade é outra.

Jonas Mendonça
19/06/2019, 20:40
Conheço uma Santana Quantum com mais de 500 mil km rodados sem nunca ter aberto o motor.
Uma pena que ela sofreu uma colisão e atualmente aguarda restauro... mas o valente motor AP é capaz de rodar essa quilometragem de 1 milhão apenas com a manutenção adequada.

De toda forma, muito bom ver uma matéria como essa GLIDER!
Show!

Os primeiros motores AP's são os mais resistentes de todos, não me surpreende esse relato.

paulorl
03/07/2019, 14:21
[FONT=Verdana]

Um parenteses bem grande mas que não desmerece a reportagem, é bem interessante e vale a pena ver, o motor já foi feito duas vezes neste meio tempo, assim o motor rodou sem ser aberto em torno de 350.000 Km, algo bem comum para os motores AP com os cuidados básicos.

Não é difícil um carro de empresa, taxi chegar nesta Km, conheço alguns, o grande destaque que levou à reportagem não é nem tanto a quilometragem, mas ter comprovação, ele registrava tudo e pertencer à mesma pessoa por tanto tempo.

Agora o grande detalhe é que veículos a diesel bem cuidados tendem a rodar isso sem nunca abrir o motor.
Um carro à gasolina/álcool fazer isso sem abrir o motor é muito mas muito mas muito difícil ( não digo impossível porque não pesquisei à fundo se tem algo no guinness sei lá.... )
Agora abrindo o motor a cada 300.000, trocando amortecedores quando estragam, pneus, estofamento quando fura, repintando etc ... não há limite para nenhum carro, se sempre reparado vai de geração em geração a humanidade acaba mas o carro não rs... O problema é querer que a viatura dure 1.000.000 Km só trocando óleo e calibrando pneu, não tem milagre rs...

Mas novamente não desmerece a reportagem, o real da reportagem é uma pessoa muito dedicada à ficar tanto tempo com um carro, rodar tanto pelas estradas, passar por tantos locais, formar tantos alunos, manter o carro em dia e documentar tudo ao invés de simplesmente passar para frente, mas não é o mesmo carro com as mesmas peças por todo este tempo e pouca manutenção como ao ler apenas o título indica, inclusive consta na reportagem o custo por Km rodado ou litro de álcool, não lembro agora, vai ser um numero expressivo ao fazer as contas.

O pai de um amigo meu tinha um santana 2.0 e ele não trocava nem o óleo do carro... espantosamente o carro já tinha rodado mais de 100mil km, até que roubaram :shock: