Ver Versão Completa : Problemas na instalação do medidor de temperatura do bloco da Racetronix
Amigos,
Depois de muito ler aqui no fórum sobre o medidor de temperatura do bloco, e entender que ele é muito útil, resolvi comprar um da marca Racetronix, com alarme sonoro, porém, o eletricista fez a instalação na semana passada e o alarme não parou de tocar desde então, mesmo depois que eu programei ele para ser acionado com 95º e ser desligado com 94º.
Alguém aqui já passou por isso ? Existe algum "pulo do gato" para fazer na instalação ou calibração do alarme ?
Foi até meio frustante, porque tive que desligar o fio terra, porque no sábado perdi boa parte da manhã tentando fazê-lo funcionar de forma correta, ou seja, acionando o alarme apenas no caso de chegar a 95º e não consegui...
Agradeço antecipadamente,
Sergio c
17/06/2019, 13:37
Mas no bloco do motor a temperatura não é maior que no interior do sistema de arrefecimento, onde vai o sensor de temperatura p painel?
Walter da Camper
17/06/2019, 15:04
O eletricista deve ter ligado a pequena campainha (buzzer) no fio errado.
Verifique no esquema de ligação que vem no termômetro e refaça o trabalho ou volte lá e mande o cara ligar direito.
Quanto à temperatura, o lugar ideal é no cabeçote, onde as variações são mais rápidas e a temperatura fica uns 10° acima da temp da água.
Walter,
Estou também achando que foi o eletricista que "deu mole" e instalou errado, ele é um velho amigo, conversei com ele e ele disse que vai ver de novo esse fds. Uma pergunta pro amigo, qual a temperatura seria a mais ideal para que o alarme seja acionado ? Levando em consideração que é a temperatura do bloco. Eu tinha em mente 95º, mas, não sei se seria essa a ideal. O carro é uma Hilux 2002 SRV 4x2 aspirada a diesel.
Walter da Camper
18/06/2019, 13:46
A temperatura normal de trabalho você só vai descobrir depois de fazer uma pequena viagem observando o comportamento do termômetro. Cada ponto do bloco ou do cabeçote tem um comportamento térmico diferente, podendo ter uma diferença de até uns 20° de um ponto para outro no mesmo momento.
Você vai perceber que existe uma temperatura mais ou menos estável quando estiver na estrada em velocidade de cruzeiro e ao subir uma serra com esforço médio (75% de acelerador), terá uma temperatura entre 10 e 15° mais alta. O ponto ideal de alarme é um pouco acima dessa temperatura sob esforço.
Esse teste deve ser feito observando o digital e o ponteiro do painel.
Depois de encontradas as temperatura normais e configurado o alarme, se você afundar o pé subindo a serra a temperatura via subir continuamente até soar o alarme.
Walter,
Estou também achando que foi o eletricista que "deu mole" e instalou errado, ele é um velho amigo, conversei com ele e ele disse que vai ver de novo esse fds. Uma pergunta pro amigo, qual a temperatura seria a mais ideal para que o alarme seja acionado ? Levando em consideração que é a temperatura do bloco. Eu tinha em mente 95º, mas, não sei se seria essa a ideal. O carro é uma Hilux 2002 SRV 4x2 aspirada a diesel.
calhiandro
18/06/2019, 14:31
Pessoal boa tarde tenho instalado no meu o tropatemp. Ele tem tem cinco configurações de funções entre elas o acionamento que pode ter os valores zero ou um. O que acontece se você configura como zero ele vai apitar até chegar na temperatura que o alerta está configurado. Se esse parâmetro for configurado como acionamento 1 ele so irá apitar na temperatura de alerta que é o correto. O racitronix seria dessa forma? Pode ser também que os fios estejam ligados errados.
Walter da Camper
19/06/2019, 11:08
Acho que o colega matou a charada.
O Tropatemp usa o mesmo instrumento da Racetronix, porém com um sensor mais preciso.
Pessoal boa tarde tenho instalado no meu o tropatemp. Ele tem tem cinco configurações de funções entre elas o acionamento que pode ter os valores zero ou um. O que acontece se você configura como zero ele vai apitar até chegar na temperatura que o alerta está configurado. Se esse parâmetro for configurado como acionamento 1 ele so irá apitar na temperatura de alerta que é o correto. O racitronix seria dessa forma? Pode ser também que os fios estejam ligados errados.
Amigos, bom dia !
A fim de solucionar o problema da instalação, mandei um email direto para a racitronix que prontamente me atendeu, através do sr. Antônio, que passou-me os possíveis problemas, decorrentes de uma possível instalação inadequada. depois disso, imprimi o email e passei para o meu eletricista que fez as modificações sugeridas e, o alarme está funcionando perfeitamente, com o aviso sonoro despertando apenas na temperatura programada.
Vale ressaltar este atendimento pós venda impecável da racitronix, que inclusive pediu-me um feed back da resolução do problema, o que demonstra o comprometimento com a qualidade de seus produtos, que eu indico fortemente aos amigos foristas.
Grande abraço !