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Ver Versão Completa : Ajuda - Iniciante 4x4 - TR4 - Tracker ou Grand Vitara



BrPino
15/06/2019, 21:08
Fala galera, beleza?
Sou novo aqui no fórum, totalmente cru em 4x4 e praticamente não entendo nada de carro. Porém, tenho um problema. Me mudei pro meio do mato e lá tem uma subida mais ingrime que precisa de um 4x4. Meu antigo carro, uma doblô cargo 1.8, só subia de ré (os pneus já estavam ruins). Vendi meu carro e tenho uma verba bem curta pro próximo carro, que será um 4x4. Tenho 20 mil, já no limite do orçamento.

Gostaria de dizer que já passei madrugadas lendo posts aqui no fórum e não consegui me decidir e resolvi abrir esse tópico. Procurei, procurei e procurei. Passo madrugadas tentando descobrir qual carro vai ser melhor no meu caso e a cada dia acordo com uma opinião diferente. Converso com amigos, mecânicos, fóruns, vídeos e não chego a lugar nenhum.

O que preciso?
- 4x4 com reduzida
- Não pretendo fazer trilha, mas pode ser que faça alguma algum dia, mas nada muito pesado.
- Preciso de uma manutenção honesta.
- Não me importo com conforto.
- Boa autonomia (tópico mais polemico na minha opinião)
- Pretendo usar o carro muito pouco. 1 a 2 vezes por semana. Cerca de 40 km por dia rodado.
- Até 20 mil
- Não preciso de um jipe, somente um 4x4 que não tenha cara de "patrão"

Minhas pesquisas me levaram a Grand Vitara, TR4 e Tracker.
- Grand Vitara ano 2000/2001 - MUITAS delas já com o motor retificado e km alta. Acabei desanimando.
- TR4 ano 2005/2006. Pessoal fala que faz 4 km/l, tem gente que fala que faz 7 a 8 km/l na cidade. 8km/l na cidade ficaria feliz, mas 4 km/l entraria em desespero.
- Tracker 2007/2008. Gostei bastante da Tracker, acho que seria a que mais me atenderia, porém, me tacaram o medo que, como já saiu de linha, com o passar dos anos vai ficar mais chato de achar peças.
Ahn, e pra piorar minha cidade tem 15 mil habitantes, então nada de mecânica muito profissional ou variedades de peças.

Todos os 3 carros estão na mesma faixa de preço.
Eu sou autônomo e não tenho renda fixa, por isso autonomia é um fator importante pra mim.

Alguém, sem fanatismo por alguma marca, pode por favor me dar uma luz? Principalmente na questão do consumo da TR4 (se quem faz 4 km/l tem coisa errada com o carro ou se acelera de mais) e quanto a peças da Tracker serem cada vez mais raras no mercado, isso vai acontecer?

MUITO OBRIGADO A QUEM LER E ME AJUDAR.
:)

VOVÔ DO TROLLER
15/06/2019, 22:17
Fala galera, beleza?
Sou novo aqui no fórum, totalmente cru em 4x4 e praticamente não entendo nada de carro. Porém, tenho um problema. Me mudei pro meio do mato e lá tem uma subida mais ingrime que precisa de um 4x4. Meu antigo carro, uma doblô cargo 1.8, só subia de ré (os pneus já estavam ruins). Vendi meu carro e tenho uma verba bem curta pro próximo carro, que será um 4x4. Tenho 20 mil, já no limite do orçamento.

Gostaria de dizer que já passei madrugadas lendo posts aqui no fórum e não consegui me decidir e resolvi abrir esse tópico. Procurei, procurei e procurei. Passo madrugadas tentando descobrir qual carro vai ser melhor no meu caso e a cada dia acordo com uma opinião diferente. Converso com amigos, mecânicos, fóruns, vídeos e não chego a lugar nenhum.

O que preciso?
- 4x4 com reduzida
- Não pretendo fazer trilha, mas pode ser que faça alguma algum dia, mas nada muito pesado.
- Preciso de uma manutenção honesta.
- Não me importo com conforto.
- Boa autonomia (tópico mais polemico na minha opinião)
- Pretendo usar o carro muito pouco. 1 a 2 vezes por semana. Cerca de 40 km por dia rodado.
- Até 20 mil
- Não preciso de um jipe, somente um 4x4 que não tenha cara de "patrão"

Minhas pesquisas me levaram a Grand Vitara, TR4 e Tracker.
- Grand Vitara ano 2000/2001 - MUITAS delas já com o motor retificado e km alta. Acabei desanimando.
- TR4 ano 2005/2006. Pessoal fala que faz 4 km/l, tem gente que fala que faz 7 a 8 km/l na cidade. 8km/l na cidade ficaria feliz, mas 4 km/l entraria em desespero.
- Tracker 2007/2008. Gostei bastante da Tracker, acho que seria a que mais me atenderia, porém, me tacaram o medo que, como já saiu de linha, com o passar dos anos vai ficar mais chato de achar peças.
Ahn, e pra piorar minha cidade tem 15 mil habitantes, então nada de mecânica muito profissional ou variedades de peças.

Todos os 3 carros estão na mesma faixa de preço.
Eu sou autônomo e não tenho renda fixa, por isso autonomia é um fator importante pra mim.

Alguém, sem fanatismo por alguma marca, pode por favor me dar uma luz? Principalmente na questão do consumo da TR4 (se quem faz 4 km/l tem coisa errada com o carro ou se acelera de mais) e quanto a peças da Tracker serem cada vez mais raras no mercado, isso vai acontecer?

MUITO OBRIGADO A QUEM LER E ME AJUDAR.
:)
Boa noite e bem-vindo ao fórum . Antes de mais nada , vale lembrar que o Tracker na verdade é um Suzuki Grand Vitara geração II, apenas com a gravatinha da GM, nada mais. Eu ainda acho, que em matéria de 4x4 usado, e tendo em vista que tanto o Tracker, como o GV e o TR4 já saíram de linha , acredito que o Tracker a gasolina, continua sendo o 4x4 de melhor relação custo-benefício. Tem muitas lojas independentes como a Suzucar, onde vc encontra peças com certa facilidade e eles entregam em todo o Brasil . O único problema que vc vai encontrar , na minha opinião, é encontrar um bom mecânico, mas aí vc garimpa na sua cidade e região. Belo Horizonte tem bom mecânicos que entendem de Tracker. Dê uma pesquisada. Abs

BrPino
15/06/2019, 22:26
Vovô do troller.
Obrigado pela resposta!
Sim, li aqui que a Tracker é a GV disfarçada. Se bobear foi até de vc que eu li.
A minha dúvida questão de peça é: vc acha que ao passar dos anos, vai dificultar achar peças da Tracker?

Obrigado novamente.

VOVÔ DO TROLLER
15/06/2019, 22:28
Vovô do troller.
Obrigado pela resposta!
Sim, li aqui que a Tracker é a GV disfarçada. Se bobear foi até de vc que eu li.
A minha dúvida questão de peça é: vc acha que ao passar dos anos, vai dificultar achar peças da Tracker?

Obrigado novamente.

Em BH tem a https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tecnotrilha.com.br

VOVÔ DO TROLLER
15/06/2019, 22:29
Acredito que vc não terá problemas em encontrar peças. Bate um papo lá com o pessoal da Tecnotrilha.

BrPino
15/06/2019, 22:45
Valeu Vovô.
Estou em BH mas me mudei pra SC. Só falta comprar o carro e ir embora.
Vou procurar essa galera ae. Valeu.

VOVÔ DO TROLLER
15/06/2019, 22:58
Valeu Vovô.
Estou em BH mas me mudei pra SC. Só falta comprar o carro e ir embora.
Vou procurar essa galera ae. Valeu.

Em SC tem muitos Suzuki. Acredito que seja mais fácil ainda encontrar peças do que em BH. Abs.

Sergio c
15/06/2019, 22:59
Eu iria de Tracker sem sombra de dúvidas. Peças se acha bastante pelo ML.

BrPino
15/06/2019, 23:03
Valeu Sergio. Gostaria de ouvir o seu porque.

Questão de mecânica entre a TR4 e a Trecker, o mecânico que mexe em uma sabe mexer na outra?

Sergio c
16/06/2019, 11:05
Tr4 é mais dura que a Tracker, gasta mais e as peças MIT são mais caras comparando-se com as da GM.
Valeu Sergio. Gostaria de ouvir o seu porque.

Questão de mecânica entre a TR4 e a Trecker, o mecânico que mexe em uma sabe mexer na outra?

BrPino
16/06/2019, 11:27
Tr4 é mais dura que a Tracker, gasta mais e as peças MIT são mais caras comparando-se com as da GM.

Obrigado Sérgio!
:curtir:

diogofalcomer
16/06/2019, 18:52
Fala galera, beleza?
Tenho 20 mil, já no limite do orçamento.


Eu realmente não sei se tu vai conseguir algum desses carros por 20 mil... talvez a GV 2001 ou alguma pajero io ou TR4 2003...

Pelo menos aqui em Brasília, as GM tracker estão acima de 25 mil... Tenha muito cuidado ao ver os carros com esse valor baixo.



- TR4 ano 2005/2006. Pessoal fala que faz 4 km/l, tem gente que fala que faz 7 a 8 km/l na cidade. 8km/l na cidade ficaria feliz, mas 4 km/l entraria em desespero.
Principalmente na questão do consumo da TR4 (se quem faz 4 km/l tem coisa errada com o carro ou se acelera de mais).
MUITO OBRIGADO A QUEM LER E ME AJUDAR.
:)

Acabei de voltar do jalapão e minha tr4 fez 7,6 KM/L no trecho entre Ponte Alta e Mateiros, foi a pior média. 4KM/L talvez só na reduzida, ou se o carro tiver muito mal regulado. Na estrada eu não passo de 4000 rpm, que da na tr4 uns 120 km/h e faz média de 9, em brasília aqui que é bem plano, na cidade já consegui até 11. Mas acho que abaixo de 7km/l em uso normal urbano, a tr4 tá bem desregulada.

jorgeffn
16/06/2019, 21:25
BrPino,
os colegas acima deram boas e valiosas dicas...
Também acho a Tracker o melhor custo / benefício entre os 4x4.... quanto a questão das peças, todos os carros que você citou já saíram de linha, então é uma questão que envolve todos, porém ainda é tranquilo achar peças para esses carros, com a internet você pode comprar praticamente tudo que precisar e receber na sua cidade, na pior das hipóteses dá até para importar (acho que nos casos desses carros, nem é necessário ainda).
Agora, achar uma Tracker nessa faixa de preço, só se já tiver bem judiada ou o dono estiver com bastante urgência. TR4 também não acha nessa faixa em bom estado. Sobraria os GV, que são bons carros, porém tem que garimpar bem para achar um que não lhe trará muitos problemas iniciais.
Você disse que está em BH, por aqui tem bons mecânicos de 4x4 que podem fazer uma avaliação justa para você de algum carro... mas é bom ter cuidado, tem picareta no mercado também, que até ganha por fora para avaliar bem o carro (normalmente já "alinhado" com o vendedor).
Você está em qual região de BH? Já olhou alguns carros??

Se precisar de alguma coisa que tiver ao meu alcance aqui em BH, só falar por aqui!

abs!

BrPino
16/06/2019, 22:54
Eu realmente não sei se tu vai conseguir algum desses carros por 20 mil... talvez a GV 2001 ou alguma pajero io ou TR4 2003...

Pelo menos aqui em Brasília, as GM tracker estão acima de 25 mil... Tenha muito cuidado ao ver os carros com esse valor baixo.

A Fipe da Tracker 2008 tá 26.076
Vi 3 pessoas anunciando pelo mesmo valor, 23.500. Acho que por ser um carro mais difícil de revenda.
Talvez eu consiga emprestado uns 2 mil e tentar fechar nos 22... mas isso vai pesar.



Acabei de voltar do jalapão e minha tr4 fez 7,6 KM/L no trecho entre Ponte Alta e Mateiros, foi a pior média. 4KM/L talvez só na reduzida, ou se o carro tiver muito mal regulado. Na estrada eu não passo de 4000 rpm, que da na tr4 uns 120 km/h e faz média de 9, em brasília aqui que é bem plano, na cidade já consegui até 11. Mas acho que abaixo de 7km/l em uso normal urbano, a tr4 tá bem desregulada.

Qual ano da sua TR4?

BrPino
16/06/2019, 23:00
Fala Jorgeffa. :)
Obrigado.

Tinha escolhido uma GV, o cara enrolou e melou o negocio, na hora fique puto, mas agora acho que foi melhor. Parti prum carro menos velho. Decidi pela TR4. Daí descobri que bebe muito. Postei no fórum, vi opinião da galera e parti pra Tracker tem 2 dias. Achei 3 Tracker 2008 por 23.500. Me interessa, mas tenho que ver de onde tirar dinheiro.

Pois é, sempre peço nota das últimas revisões, mas nem todo mundo guarda. Pensei em levar na minha oficina de confiança, mas é bem longe de onde o carro está. Cheguei a olhar esse pessoal que faz vistoria profissa, mas aí é 450,00.
No momento estou perdido. Vc oferece esse serviço?
Estou no bairro funcionários.

jorgeffn
17/06/2019, 00:43
Fala Jorgeffa. :)
Obrigado.

Tinha escolhido uma GV, o cara enrolou e melou o negocio, na hora fique puto, mas agora acho que foi melhor. Parti prum carro menos velho. Decidi pela TR4. Daí descobri que bebe muito. Postei no fórum, vi opinião da galera e parti pra Tracker tem 2 dias. Achei 3 Tracker 2008 por 23.500. Me interessa, mas tenho que ver de onde tirar dinheiro.

Pois é, sempre peço nota das últimas revisões, mas nem todo mundo guarda. Pensei em levar na minha oficina de confiança, mas é bem longe de onde o carro está. Cheguei a olhar esse pessoal que faz vistoria profissa, mas aí é 450,00.
No momento estou perdido. Vc oferece esse serviço?
Estou no bairro funcionários.

Opa, não faço isso.
Acho que em 4x4 é melhor um mecânico que entende do carro do que essas vistorias. O Vovô do Troller colocou o link aí da Tecnotrilha, o Fabiano é um cara bem sério e conhece muito de jipe, mas não sei se faz esse tipo de avaliação, mas no site, pode jogar no Google, tem o telefone e você pode trocar uma ideia com ele.
Sobre Suzuki e Tracker, tem também a Minas Motors no bairro Santo André, são especialistas em Suzuki. Eu indico também o Léo Offroad, ele fica na região da Pampulha. Sou cliente do Léo a mais de 10 anos e caso anime levar o carro lá, pode falar que o Jorge te indicou... no Google também você consegue o contato lá.

Abs!

BrPino
17/06/2019, 09:03
Legal Jorgeffa.
Acho que esse Léo Offroad vai ser bem útil, pois é lá perto.
Muito obrigado pelas dicas.

Abraço!

BrPino
17/06/2019, 09:10
Tentar tirar mais uma dúvida.
Carro de concessionária, alguém tem algo contra?

jorgeffn
17/06/2019, 11:57
Legal Jorgeffa.
Acho que esse Léo Offroad vai ser bem útil, pois é lá perto.
Muito obrigado pelas dicas.

Abraço!

Opa, se precisar liga lá no Léo, Érica que normalmente atende a agenda os serviços... fala que te indiquei.

Sobre carro de css acho que não varia muito de outras revendas normais, com a diferença que eles podem mentir carimbando as revisões no manual. Negócio é achar um carro com histórico bom, ver onde o cara dava manutenção... às vezes até procurar a oficina.

Abs!

diogofalcomer
17/06/2019, 14:34
Qual ano da sua TR4?


A minha TR4 é 06/07 ultimo ano com motor só a gasolina.

BrPino
17/06/2019, 21:36
Valeu Jorge.

Já entrei em contato com o Léo, falei que foi indicação sua.

Abraços.

jorgeffn
25/06/2019, 17:25
Valeu Jorge.

Já entrei em contato com o Léo, falei que foi indicação sua.

Abraços.

Novidades??

abs!

BrPino
25/06/2019, 21:35
Estou indo nele amanhã de manhã dá uma olhada numa tracker.
De tarde vou olhar outra e vou decidir.
Por enquanto não conheço o Léo, mas ele tem se mostrado muito gente boa. Amanhã vou conhece-lo.
Obrigado Jorge.
Depois dou um feedback.
Abs.

BrPino
26/06/2019, 12:13
Novidades??

abs!

Fala Jorge.
Fui lá no Léo, busquei ele e levei pra ver o carro (pois a mulher não quis ir na oficina pq não renovou o seguro e eram apenas 3 km da casa dela).
Gostei do Léo, gente boa, avaliou o carro direitinho. Não consegui fazer o outro cara levar o carro lá, daí vou sem o Léo olhar agora a tarde, se tiver melhor, dou um jeito de levar lá.
Léo foi uma mão na roda.
Gente finíssima, ele e a mulher dele.
Conversamos bastante.
Dica preciosa.
Muito obrigado.
Abraço.

jorgeffn
26/06/2019, 17:26
Fala Jorge.
Fui lá no Léo, busquei ele e levei pra ver o carro (pois a mulher não quis ir na oficina pq não renovou o seguro e eram apenas 3 km da casa dela).
Gostei do Léo, gente boa, avaliou o carro direitinho. Não consegui fazer o outro cara levar o carro lá, daí vou sem o Léo olhar agora a tarde, se tiver melhor, dou um jeito de levar lá.
Léo foi uma mão na roda.
Gente finíssima, ele e a mulher dele.
Conversamos bastante.
Dica preciosa.
Muito obrigado.
Abraço.

Opa... conversei com a Érica hoje e ela comentou que tinham ido olhar o carro...

espero que consiga um bom negócio!

abs!