PDA

Ver Versão Completa : A Trilha Mais Difícil do Brasil!!!



Fábio
01/04/2003, 11:40
Pessoal,

Gostaria de aproveitar o fórum e propor uma boa discussão por aqui:

Graças às caracteristicas geológicas e climáticas que temos no Brasil, somos privilegiados por contar contar com os mais diversos tipos de trilhas e enroscos imagináveis.

Graças também a essas mesmas caracteristicas, todos nós sabemos o quanto é difícil classificar as nossas trilhas, onde apenas uma chuva pode mudar radicalmente o grau de dificuldade e o que seria um simples passeio de final de semana se torna num inferno...

O problema de de classificar as trilhas também se encontra na subjetividade do que é a dificuldade, seja ela pelo desconhecimento ou falta de preparo do conjunto jipe/jipeiro.

Entretanto existem lugares que são verdadeiros mitos para o Jipeiro Trilheiro: Trilhas que um dia certamente deverão deixar a sua marca na pintura de qualquer jipe veterano que se preze!

Bonete???....
Trilha do Telegrafo???...
A mistêriosa trilha que liga Parelheiros a Peruibe???...

Enfim... Na sua opnião: Qual é a trilha mais difícil do Brasil?!?

[]´s

Sandro Tannuri
01/04/2003, 13:53
Fabio,

A sua pergunta e impossivel de ser respondida na minha opinião pelos motivos abaixo:

1) Cada dia e um dia, todo vez que se volta a uma trilha ela esta diferente.

2) Teriamos que com um mesmo veiculo tentar todas as trilhas do pais para verificar qual seria mais dificil, nao esquecendo de observar o item 1.

3) Ate que limite uma passagem e considerada trilha? O telegrafo por exemplo nao se anda muito sem usar o guincho, aquilo e trilha?( nao conheço pessoalmente mas ja ouvi alguns relatos)

Eu tambem gosto de trilhas dificeis, para falar a verdade nao uso meu Jeep ha algum tempo por falta de oportunidade aqui no RJ, se quiser podemos reunir alguns malucos e fazer uns eventos tipo a galera de SP convida para fazermos algo hard por ai e depois a galera de MG faz o mesmo, em seguida fazemos aqui no RJ e assim por diante.
Depois de um tempo teriamos experiencia para falarmos a respeito.

Estou a disposição para começar, abraços,

Fábio
01/04/2003, 16:41
Sandro,

Claro que a questão da trilha mais difícil do Brasil é filosófica e não prática!

Outrossim, uma das trilhas que mencionei em meus exemplos, a tal da inexplorada estrada que vai de Parelheiros a Peruibe... na verdade é um barranco intransitável, só passa jipe se for rolando Serra do Mar abaixo!!! Vamos então, tentar limitar nosso universo às trilhas conhecidas da grande massa trilheira.

Em relação ao Telegrafo, deixe-me comentar um causo:
Outro dia ouvi uma frase de um colega jipeiro que se sentia desorientado encontrando uma trilha aonde esperava ter um passeio light: Com um ar de desapontamento ele dizia: "_Não existe trilha fácil!"... logo veio a minha cabeça a réplica, que nunca foi usada: "O que não existe é trilha difícil!!! Seu jipe é que está mal dimensionado!!!" Fico imaginando se com a preparação que você, Sandro, tem no seu jipe, e agora com os pneus de 38", o Telégrafo realmente é aquele bicho papão todo!!!

Depois que preparei meu CJ, enfrentei duas das mais temidas (embora em boas condições) trilhas de SP sem problema algum: O Verde 1 e o Cachorro Louco. Essas trilhas são conhecidas como trilhas que destroem os carros: A única baixa que trouxe das duas foi um vazamento no cilindro do freio!

Claro que a idéia de movimentarmos a galera de vários estados é algo realmente excitante.... Vamos começar a pensar melhor no assunto.

[]´s

Sandro Tannuri
02/04/2003, 01:34
Fico feliz em saber que voce nao e louco, por um momento achei que voce tinha real interesse em definir a trilha mais dificil.


Fico imaginando se com a preparação que você, Sandro, tem no seu jipe, e agora com os pneus de 38",

Os pneus que comprei sao 36" e ainda nem montei ja que vendi aquelas bead locks que comprei de voce e ainda nao terminei as que estou fazendo para mim, falta pintar e montar.
Com relaçao a preparaçao do Jeep voce nao imagina cada vergonha que ja passei nos passeios da vida aqui no RJ, sabe quando voce relaxa na guiada confiando demais no Jeep, pois e volta e meia eu fico preso onde varios outros bem menos preparados passam, dificil nao e desatolar o Jeep e sim aturar as gozaçoes.

Estou esperando o Bill terminar o Spider para cobrar o convite para conhecer esta tal de Cachorro Louco, o Verde 1 eu ja conheço inclusive estive la duas vezes, na primeira passei em 14 horas e na segunda em 36 horas. Tenho vontade de conhecer o Bonete mas ouvi dizer que nao somos bem vindos por la.

Temos excelentes trilhas aqui no RJ principalmente na regiao de Petropolis,
tem uma tal de Superbonder que ja foi ate feita subindo em meia hora no passado e hoje a galera so faz descendo ja que subindo nao da mais.

Bem espero que se confirme minha visita a voces ai um dia e quem sabe ate voces venham passar um fim de semana aqui conosco.

Abraços,

billj
02/04/2003, 08:04
snip.........

Estou esperando o Bill terminar o Spider para cobrar o convite para conhecer esta tal de Cachorro Louco,


snip........

,


Eu também estou esperando. Cada vez que vou na garagem, vejo aquela encrenca lá......... :P :(

Estou fazendo umas modificações num outro Samuca (SPOA, molas maiores, missing links, Air Lock, etc) e deveria terminá-lo até o fim do mês. Daí, volto firme no meu.........

Abraços com o jipe parado um puto tempo,

Sandro Tannuri
02/04/2003, 17:21
Eu também estou esperando. Cada vez que vou na garagem, vejo aquela encrenca lá.........

Estou fazendo umas modificações num outro Samuca (SPOA, molas maiores, missing links, Air Lock, etc) e deveria terminá-lo até o fim do mês. Daí, volto firme no meu.........

Abraços com o jipe parado um puto tempo,


Fica pronto para o Endurance Trial?

Tem um amigo me enchendo o saco para eu dar uma copia daquele seu desenho dos aneis Bead Lock,não acho correto entregar sem sua autorização, posso fazer isso?

Abraços,

andre
04/04/2003, 16:59
Caros amigos, aqui em BH temos muitas trilhas difíceis e a algum tempo estamos fazendo um levantamento para graduar as mesmas. Como disseram, a maioria delas muda completamente com a chuva.
Independente disso, o Endurance Trial oferece a todos a oportunidade de testar suas máquinas e habilidades em todos os tipos de terreno, o colega Sandro é testemunha disso e levou o primeiro lugar em nossa prova . E aí Bill, existe melhor lugar para testar asmodificações que adoramos fazer? Diga lá Sandro, preparado para a próxima dia 03/05? Será no mesmo local só que desta vez sem chuva (espero). Convido a todos que venham participar ou conhecer um pouco do trabalho que temos desenvolvido. Afinal, será que vou ter que parar de organizar para tentar desbancar o Sandro? Deêm uma olhada no nosso site e preparem-se pois asinscrições logo logo estarão abertas no site: www.radicaloffroadclube.com.br
Abraço a todos,

Giovani
09/04/2003, 02:42
:D Olá turma!

:D Que tal levar a sério esse papo de classificar as trilhas? :wink:
:D Tô a fim de tentar... Primeiro devemos derrubar os possíveis impecílios para a classificação, tipo: "quando chove muda radicalmente". No seco é um nível, no molhado é outro. Com corredeiras de rios é + ou - assim, rio normal, na seca e nas cheias.
"Teríamos que fazer todas com o mesmo veículo". Por quê? Temos que classificar a trilha, não o equipamento usado. Novamente: a corredeira é nivel 4, independente se vc vai de caiaque, bote ou lancha!
"Até que limite uma passagem e considerada trilha? O telégrafo por exemplo não se anda muito sem usar o guincho, aquilo é trilha?" Qualquer terreno usado para se andar de Jeep é trilha! Não precisa estar demarcado previamente! Se tem que usar o guincho a cada 10 metros, é sinal que é difícil, mas não impossível, logo É TRILHA!
"O problema de classificar as trilhas também se encontra na subjetividade do que é a dificuldade, seja ela pelo desconhecimento ou falta de preparo do conjunto jipe/jipeiro." Novamente: vamos classificar o terreno, não a capacidade do jeep e do jipeiro.
:D E aí, entenderam onde quero chegar? Vamos nos concentrar no terreno, esqueçam as máquinas e o braço do piloto. Uma corredeira nível 2 é o fim do mundo para um iniciante, mas para um experiente é brincadeira. Portanto vamos tentar classificar o solo encontrado: barro, rio, pedras, vegetação, inclinação do terreno, obstáculos. :wink:
:D Alguém me ajuda?

billj
09/04/2003, 08:59
http://www.4x4wire.com/trail/technique/rating/

Trail conditions change, and something that is hard for one driver might be easy for another, even if they are driving the same vehicle. A rainstorm might make an easy trail impassable, or a hard one easy.

So rating trails is tough. Be aware that conditions can change and the experience level of the person doing the rating may be different from yours. While we've tried to make this system useful, take these or any rating methods with a grain of salt - use our ratings as guidelines only.

2WD Easy

Graded dirt or gravel road

Vehicles:

Any, including passenger cars

4WD Easy

unimproved dirt road, 4wd and extra clearance may or may not be needed, street tires ok

Vehicles:

Any 4wd, high-clearance pickup trucks with 2wd

4wd Easy +

4wd needed, some low range, suitable for novice drivers, street tires ok

Vehicles:

Any 4wd, including stock SUVs

4WD Moderate

4wd low range required, difficult terrain, some steep grades but no major rock obstacles, trail tires needed but stock suspension ok, challenge for novice drivers

Vehicles:

Any modified 4wd, stock SUVs with trail tires

4WD Challenging

Difficult trail, with obstacles, can be done with a stock vehicle with a very experienced driver but not recommended. This is the limit of a stock SUV. Occasional off-camber situations, some steep grades, may be water crossings or sand hazards.

Vehicles:

31 inch tires, at least a mild lift, rear locker or limited slip

4WD Hard

Difficult trail. Grades and off-camber situations may exceed 25 degrees, water crossings 2 feet deep, lots of rock crawling, body damage possible.

Vehicles:

Modified with lift, hard locker, 31 inch tires minimum

4WD Hard+

Tough trail. Lots of rocks, grades and off-camber situations may exceed 30 degrees, winch may be needed. Body damage or equipment failures likely.

Vehicles:

2 to 4 inch lift, 33" tires, locker in rear, limited slip or locker in front, winch, extra gears.

4WD Extreme

Very tough trail. Lots of rocks, grades and off-camber situations may exceed 30 degrees, winch may be needed. Body damage or equipment failures likely.

Vehicles:

4 inch lift or more, 35" or mre tires, lockers front and rear, winch, extra gears.



http://www.extreme4x4.com/departments/trail_rating/

You'll be seeing many new 4x4 trail features here at Extreme 4x4.com. There are different ways of rating trail difficulty out there, but we decided to use one that's simple and easy to understand:

CIRCLE - EASY: Stock four-wheel drive vehicles of any kind can travel a circle-rated trail.

SQUARE - MODERATE: Four-wheel drive needed, as well as some driving skill. Larger tires and a traction-aid in a differential will make square-rated trails easy.

DIAMOND - DIFFICULT: Modified 4x4's required. Locking differentials, larger tires and suspension modifications, as well as good driving, will stand you in good stead on these roads and trails (a diamond-rated trail is equal to the old 4+-rating, so don't think a diamond trail is going to be easy).

DOUBLE DIAMOND - EXTREME: These are the ones we like. Well-modified 4x4's and experienced drivers MAY be able to get through these roads and trails. Body and mechanical damage likely.

This system isn't perfect, but it's much simpler than most rating systems. Remember, any rating system is subjective and YOU must be the one to evaluate any road or trail before you lock the hubs.


http://abell.as.arizona.edu/~hill/4x4/rating.html

Off-Highway Trail Rating System
The Arizona State Association of Four Wheel Drive Clubs uses the following rating system to establish the relative difficulty of off-road trails.
Class 1
Passable by stock and two-wheel-drive vehicles; improved dirt, gravel, etc.
Class 2
Ground clearance required for stock two-wheel-drive pickups, vans, etc. Some mudholes or rocks that would stop most vehicles. Four-wheel-drive makes travel easy where others would have problems.
Class 3
Four-wheel-drive required in places, due to terrain and loose traction, for safe, easy travel. Low-range gears used occasionally. Street tires unacceptable.
Class 4
Four-wheel-drive required, usually in low range. Greatest amount of ground clearance handy due to moderate sized rocks and obstacles. Jacks and winches advised.
Class 5
Not advisable for novice drivers without experienced help. Potentially dangerous situations! Maximum ground clearance and lowest gears required. Jacks or winches indispensable when needed due to large boulders, steep inclines, etc.


http://4crawler.cruiserpages.com/4x4/4x4_trips.shtml
Trail Difficulty Ratings:
There are a few different trail rating system in use. You need to be careful to know what scale a given trail is rated on. A "4" on a 1-4 scale is a whole lot tougher than a "4" on a 1-10 scale. Here's some rating systems I've run across:
The 1-4 system:
1. All weather road; 4WD not needed.
1-1/2. Graded road; 4WD may be needed in poor weather.
2. Unimproved or rarely graded road. 4WD or extra clearance needed at times, with no special driving skills required.
2-1/2. Road rarely maintained, 4WD, good clearance, low gears often needed, with some extra care and a bit of driving experience useful.
3. Road in difficult terrain, rarely maintained, 4WD, good clearance, and low gears essential, with some driving skill and daring required.
3-1/2. Road in difficult terrain, probably maintained only by occasional users. Excellent stock truck or utility vehicle required, with considerable driving skill and daring needed.
4. Trail either never bladed or badly eroded. Stock vehicles are in jeopardy. Modifications for improved off-road performance and top driving skills needed.
4+. We can hardly improve on the original description written a few years ago by Jack Bickers: "with driving by World Class Yahoo Jeepers not much concerned with vehicle durability or personal safety." It is common to have as many as 10 percent of the vehicles experience major mechanical failures (gears, axles, driveshafts) on these trails.
The 1-10 system:
The Jeep Jamboree version:
1 - 2. Quite mild and may not even require the use of four-wheel drive (4WD).
3 - 4. Moderate trails in which 4WD is required.
5 - 6. You could encounter mud holes, climb over small rocks, and generally experience more difficult four-wheeling conditions.
7 - 9 present the possibility of getting stuck. Mud holes here will be deep and extreme, and the rock climbing will be more arduous.
10 reserved for only one - the Rubicon. Past participants know this rating is justly deserved. You'll do things on this trail that you never thought possible in your Jeep vehicle. The Rubicon is not recommended for Cherokee or Grand Cherokee models.
Then there is the infamousYosemite Decimal System for those *really* hard core trails :-)
(I'd rate Surprise Canyon somewhere around a 5.6)
Class 1. Hiking (driving) on trail.
Class 2. Cross country travel requiring route finding skills.
Class 3. Scrambling on rocks using hands as well as feet (and tires).
Class 4. Climbing on steep terrain requiring (wire) roped belay (a.k.a. winching).
Class 5. Climbing involving technical moves and protective hardware (Pull-Pal).
5.0 to 5.4. There are two hand- and two foot-holds for every move; the holds become progressively smaller as the number increases (two tires in the air - lockers required).
5.5 to 5.6. The two hand- and two footholds are there, obvious to the experienced, but not necessarily so to the beginner.
5.7. The move is missing one hand- or foothold.
5.8. The move is missing two holds of the four, or missing only one but is very strenuous.
5.9. The move has only one reasonable hold which may be for either a foot or a hand.
5.10. No hand- or footholds. The choices are to pretend a hold is there, pray a lot, or go home.
5.11. After thorough inspection you conclude this move is obviously impossible; however, occasionally someone actually accomplishes it. Since there is nothing for a handhold, grab it with both hands.
5.12. The surface is as smooth as glass and vertical. No one has really ever made this move, although a few claim they have.
5.13. This is identical to 5.12 except it is located under overhanging rock.

Giovani
09/04/2003, 13:00
:D Olá Bill!

:D Legal, como sempre "eles" já têm... Vou traduzir e ver se podemos aplicar na íntegra ou usar ao menos uma parte...
:D Valeu Bill...

Giovani
09/04/2003, 13:39
:D Grande Bill!

:D É... mesmo lá eles têm classificações diferentes. Eles também classificam dizendo qual o equipamento necessário, porém isso é muito relativo, um bom guincho resolve muita coisa. Mas gostei, particularmente do modo que o "The Arizona State Association of Four Wheel Drive Club" classifica as trilhas, dividindo em 5 classes. Considero mais simples e creio que seja possível elaborar algo dentro desses parâmetros. Os outros são mais complexos e iriam gerar muitas discussões... Vou ver o que consigo fazer. Valeu! 8)

Giovani
10/04/2003, 01:52
:D Olá PessoALL!

:D Com a ajuda recebida do nosso amigo Bill, elaborei uma classificação para as trilhas, numa humilde tentativa de "medir" o grau de dificuldade das mesmas. Tendo em mente que, com a possibilidade de chover, uma trilha pode elevar a sua classificação. Uma "classe2" pode se tornar "classe 3", depois de uma chuva e assim sucessivamente.
Estou tentando... Aguardo críticas e sugestões construtivas! :wink:

Classificação de Trilhas

Classe 1 – Estradas de chão batido ou cascalho. Transitável para veículos baixos com tração 4x2.

Classe 2 – Caminhos secundários, com buracos, pedras, facões e algumas erosões pequenas. Transitável para veículos com maior vão livre do solo, com tração 4x2. Tração 4x4 opcional, Pick-ups, SUVs. Dunas de areia podem ser transitadas por um 4x2, desde que com peso e pneus apropriados. Um SUV ou Pick-up precisará da tração 4x4.

Classe 3 – Caminhos abandonados ou trilhas abertas, com buracos, pedras, facões, lama rasa. Grandes Dunas e areia fofa. Obrigatório uso de tração 4x4, pneus mistos e uso ocasional da reduzida.

Classe 4 – Trilha com obstáculos medianos, atoleiros, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados, rios e areia movediça. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD, grande vão livre do solo. Recomenda-se uso de macacos Hi-Lift, guincho e bloqueios, santo antônio ou gaiola para veículos abertos.

Classe 5 – Trilhas com grandes obstáculos e muita dificuldade. Situações potencialmente perigosas. Não recomendado para motoristas novatos, sem auxílio de um mais experiente. Matas fechadas, inclinações laterais, aclives e declives em ângulo máximo, travessia de águas profundas (acima de 1,5 m), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso obrigatório de 4x4 com reduzida, bloqueios de diferenciais, pneus de desenho agressivo, máximo vão livre, gaiola de proteção, cintos 3 ou 4 pontas, guincho, macacos Hi-Lift, patesca, cintas, etc.

billj
10/04/2003, 07:44
Giovanni,

Entando que você está querendo fazer, mas realmente continuo não vendo a utilidade. As descrições acabam sendo tão abragentes que perdem definição.

Mas se você ainda quer levar isso para frente, mantendo 05 classes de trilha, então a minha sugestão seria de eliminar totalmente os Classes 1, 2 e 3 existentes, daí dividindo Classes 4 e 5 em descrições mais precisas.

O motivo é simples: Quem anda em 4x2 ou 4x4 sem reduzida não tem interesse, nem experiência suficiente para saber que signifique a grau de dificuldade de uma trilha........

Abraços,

Adriano Braga
10/04/2003, 09:21
É isso ai pessoal...trilha que não se engata a tração ou reduzida não é trilha...é passeio na terra só para sujar os pneus!!!! :lol: :lol: :lol:

Dai teríamos que fazer dois tipos de classificação...passeios 1,2,3,4,5 e trilhas...hahahaha :lol: :lol: :lol:

Mas falando sério...classificar uma trilha é bastante difícil...ainda mais que o tempo, período de chuvas e estiagens interferem diretamente no estado de uma mesma trilha. Por exemplo , existem trilhas que...em épocas secas quase dá para dizer que são um passeio classe 4...mas na época de chuvas pode se tornar quase intransitáveis. Como classificar isso? Muito difícil!!! Alem do mais...a trilha pode ser uma classe 5 para um jeep standard classe 3 para um jeep com bloqueio, motor mais potente, pneus mais adequados..lalalala... :wink:

É mais fácil cada um ter o seu nível de trilhas...elas poderão ser medidas com o mesmo motorista, mesma experiência e mesmo equipamento...aposto que cada um saberia classificar as suas trilhas de 1 a 5 com facilidade!!! Acho que todos tem as suas trilhas mais difíceis!!!!
Grande abraço

Giovani
10/04/2003, 18:09
:D Olá Bill e Adriano!

:D Vou continuar tentando... O Bill tem razão, devemos eliminar o que não é trilha e aprofundar as outras.
:) Adriano, veja que estou classificando o terreno e apenas indicando o que seria preciso de equipamento. O terreno não muda, se o jeep que vai passar por ele é um Hummer ou um Candango... :D
:D Valeu turma, conto com o apoio de vocês...

Sandro Tannuri
10/04/2003, 20:24
Giovani,

Acho legal sua disposiçao de classificar as trilhas , os americanos como o Bill mostrou ja fazem isso ha um bom tempo e mesmo assim nao tem um consenso a respeito. Nos states existem Offroad parks e la sim e necessario se classificar as trilhas pois as pessoas pagam para entrar e ter as trilhas mantidas e sinalizadas para que ninguem entre no tipo de trilha que nao quer fazer.
Por aqui a utilidade que imagino seria ao voce indicar uma trilha para um amigo ,alem de dar detalhes como planilha, mapa ou tracklog, tambem diria a classificaçao da trilha. Neste caso voltamos a questao de que o que e um problema para uns pode ser um problemao para outros e vice e versa.

Nao me entenda mal, nao quero desanima-lo, mas de repente voce me faz enxergar alguma utilidade para isto e eu dai poderia ate tentar ajudar.

Abraços,

Giovani
10/04/2003, 21:38
:D Olá Sandro!

:D A utilidade seria extamente essa. Para o pessoal não ir em uma trilha que não quer. Comigo já aconteceu. Organizamos uma trilha pesada e avisamos sobre isso. Porém ninguém levou a sério, dos 36 incritos só 6 completaram a trilha de 56 Km. 23 desistiram depois de 8 Km!! Eles ficaram de bronca conosco, mas tinham sido avisados... :(
Outra vez fui numa "trilha com muita adrenalina, emoção, etc." segundo anúncio do Jeep Clube H*%$#@. O maior obstáculo que enfrentei foi a poeira do jeep que ia na frente... :wink: O ideal seria ter essa convenção e todos JC usarem, mas isso é coisa pro futuro. Alguém tem que começar...
:D Valeu pelo apoio!

Giovani
11/04/2003, 04:32
:D Salve galera!

:D Pois é... Tô aqui de novo dando a minha cara à tapa! Sou gringo teimoso... Sei que é difícil, mas trilha boa também é difícil, não é? :D Vamos lá, então:
Classificação de Trilhas

Consideramos “Trilha”, aqueles locais onde somente um veículo com tração 4x4 pode transitar. Quanto ao fato da mudança no terreno, em virtude de uma chuva ou época do ano, onde a alta incidência de umidade altera as condições do terreno, vamos considerar o aumento na categoria. Ex.: uma trilha considerada “Classe 2”, com uma chuva forte, pode se tornar “Classe 3”.
Portanto devemos pegar como base de classificação, a trilha em sua condição “normal”, ou seja, suas características na maior parte do tempo, não nas exceções. Também devemos classificar a trilha num contexto geral. Se lá no meio ela possuir um obstáculo de grande dificuldade, não significa que ela deva ter uma categoria mais elevada, até porque, geralmente nesses casos, existe um desvio.

Classe 1 – Trilha com obstáculos medianos, atoleiros, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados, rios e dunas de areia. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD. Recomenda-se uso de santo antônio ou gaiola para veículos abertos.

Classe 2 – Trilhas com obstáculos medianos, atoleiros profundos, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados e rios com até 1,5 metros, areia movediça. Caracterizada por somar à essas dificuldades a presença de elevado índice pluviométrico. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD. Recomenda-se uso de santo antônio ou gaiola para veículos abertos e guincho.

Classe 3 – Trilhas com grandes obstáculos e muita dificuldade. Recomendado para motoristas com alguma experiência. Matas fechadas, erosões, inclinações laterais, aclives e declives acentuados, travessia de águas profundas (acima de 1,5 m), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso obrigatório de 4x4 com reduzida, bloqueios de diferenciais, pneus específicos, grande vão livre, gaiola de proteção, cintos 3 ou 4 pontas, guincho, macacos Hi-Lift, patesca, cintas, etc.

Classe 4 - Trilhas com dificuldades extremas. Situações potencialmente perigosas. Não permitido para motoristas novatos. Necessita conhecimento técnico em obstáculos e travessias. Matas fechadas, erosões profundas, degraus com até 90° e 1,5 metros, aclive e declives acentuados sem aderência, inclinações laterais acima do possível (necessário aplicar técnicas), travessia de águas profundas (acima de 1,5 metros) ou com correnteza (necessário aplicar técnicas), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso indispensável de guincho, bloqueios, pneus específicos, máximo vão livre, gaiola de proteção, banco concha, cintos 4 ou 5 pontas, macacos Hi-Lift, pá, cintas, patesca, etc.

Classe 5 – Trilhas perigosas. Situações reais de perigo. Somente motoristas experientes. Necessita conhecimento técnico em obstáculos e travessias. Matas fechadas, degraus com até 90° e acima de 1,5 metros, aclives e declives em ângulo máximo sem aderência, inclinações laterais acima do possível (necessário aplicar técnicas), travessia de águas profundas ou com correnteza (necessário aplicar técnicas), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Caracterizada pelo tamanho e perigo representado pelos obstáculos e elevado conhecimento técnico necessário para transposição dos mesmos. Participação indicada somente à off-roaders experientes, que devem assumir para si os riscos envolvidos. Deve possuir atendimento médico de emergência durante a realização. Uso indispensável de guincho, bloqueios, pneus específicos, máximo vão livre, gaiola de proteção, banco concha, cintos 4 ou 5 pontas, macacos Hi-Lift, pá, cintas, patesca, etc.

Talvez ainda seja necessário elaborar um “Glossário de Termos”, que foram utilizados, para colocar pesos e medidas neles. Mas a sintonia fina vêm com o tempo.

:D Obrigado pela paciência de vocês e pelo apoio. :D
8) Continuo tentando...

Adriano Braga
11/04/2003, 08:35
Manda Bala Giovani!!!!!! :wink:

Abraço

Mas que o cara do candango vai achar a trilha nivel 10 vai...hahahahaha...brincadeirinha!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:

efmir
13/04/2003, 11:07
Posso contribuir com R$0,02?

Podemos fazer uma enquete, ou melhor ainda, em cada trilha distribuímos um formulário contendo alguns ítens para votar, do tipo vc acha a trilha fácil, média, difícil, etc., e todos deveriam participar, inclusive a Dona Encrenca, o que vcs acham? Assim teríamos a opinião de TODOS que participaram do evento!

Qto. ao Telégrafo, tenho um comentário: é o tipo da trilha que exige um pouco de logística (acho que ninguém comentou sobre esse tipo de trilha). Falo isso porque uma coisa é ir sózinho na viatura, e outra coisa é levar a Dona Encrenca e pinpolhos, e fazer toda programação, hospedagem, passeio, etc.. Acho que é uma coisa prá se pensar, pois são duas formas de se fazer trilhas...

Giovani
13/04/2003, 16:09
:D Olá emfir!

:D A enquete já esta aí! "Classificação de Trilhas!
:D Quanto à sugestão do questionário, receberíamos umas 300 classificações para a mesma trilha... É claro que a dificuldade é maior para uns do que para outros, isso em virtude de conhecimento e equipamento. Por isso estou classificando os obstáculos e apenas sugerindo o equipamento necessário. :wink:

Fábio
14/04/2003, 11:06
Então essa conversa tomou um rumo que eu queria!!!

Giovanni primeiramente, parabéns... Qualquer iniciativa que acrescente algo ao esporte é bem vinda...

Agora sim... vamos às criticas :P Um problema que vejo na sua classificação e que ainda nos remete ao problema de experiência (ou falta dela), preparação da viatura, etc... são os termos subjetivos como "obstáculos medianos", "muita dificuldade", "Necessita conhecimento técnico", etc...

O que não dá margem a dúvidas são aquelas caracteristicas precisas que você usou, tais como tamanho do degrau, extensão e profundidade do atoleiro... Eu incluiria ainda tipo de terreno, densidade da lama, etc.

Como você mesmo disse de inicio, uma boa comparação é a classificação do nível de um rio: nível 1: quedas de até x metros, nível 2 quedas de até x+1 metros... Nada que mencione a experiência do nau nem da embarcação de quem vai se meter naquelas aguas!!!

Abraços,

Giovani
14/04/2003, 18:35
:D Olá Fábio!

:D Eu já vinha pensando nisso, o jeito vai ser partir para a medição! Até tinha pensado em fazer uma espécie de "glossário" para os termos utilizados, mas complica muito. Vou me empenhar nisso, estabelecer medidas para "medianos", "dificuldade" e a pior de todas "conhecimento técnico do indivíduo". Tem gente que tem jeep e faz trilhas à mais 20 anos, mas não conhece nada. Outros com uns 3 anos de prática já sabem muito, vou ver o que consigo fazer... Aceito sugestões. Pensando nisso agora, me ocorreu de poder qualificar o sujeito pelo nº de trilhas e nível que ele participou. Talvez... :wink:

Augusto Proença
14/04/2003, 20:56
olá! lá vão o meus 2 centavos também:

Os critérios para análise devem ser técnicos e não baseados em experiência dos condutores, eu explico:

O ideal é a a análise "in loco" ser feita por pessoas com conhecimento de topografia e anaáise de solo, nessa vistoria seriam levantados o tipo de solo (massapê, saibro, argila, areia...), bem como os obstáculos da trilha (degraus, pedras, rios, alagados) e seus tamanhos, inclinações e extensões de súbidas e descidas, e por último deve ser apontada as condições climáticas do dia da vistoria.

De posse dessas informações uma junta de jipeiros podeira fazer a análise final e classificar a trilha, através de critérios pré-estabelicidos...

Vou dar (oooops!) um exemplo:


Trilha da jurupita verde (fictícia...)

extensão: 8,5 Km

Trilha de solo de saibro, com degraus máximos de 0,5 m, subida com pedras de 300m de extensão com 40% de inclinação longitudinal e 30% de inclinação lateral. Travessia dágua de 0,8m de profundidade por 5m de largura...

dados colhidos em 05/06/01 temp: 20 graus , tempo seco

Classificação: Média


isso é só um exemplo, não estou dizendo que uma trilha com estas características deveria ser média (ou não!) só quero demonstrar o método que proponho para fazer essa análise!



um abraço!!!!

Giovani
14/04/2003, 21:10
:D Olá Augusto!

:D É mais ou menos o que pretendo fazer. Mas creio que a "junta" de jeepeiros será essa mesma, aqui do fórum. Quanto ao levantamento topográfico de uma trilha, é isso que vou fazer, estabelecer os critérios para avaliação do terreno. Uma vez estabelecidos esses critérios, cada "comissão" de jeepeiros avalia sua trilha. :wink:

Sandro Tannuri
14/04/2003, 22:56
Quanto mais simples melhor, nao sei onde vi algo do tipo.

Classe 1: qualquer 4x4 original mesmo SUV.
Classe 2: pneus 31" ou +, reduzida necessaria
Classe 3: pneus 33" ou +, reduzida necessaria, relaçao curta desejavel, angulos ent/saida/central minimo 40 graus, media chance de ralar a viatura
Classe 4: pneus 35" ou +, reduzida necessaria, relaçao curta desejavel, angulos ent/saida minimo 60 graus, bloqueio traseiro requerido, grande chance de ralar a viatura
Classe 5: pneus 35" ou +, reduzida necessaria, relaçao curta desejavel, angulos ent/saida minimo 70 graus, bloqueio dianteiro e traseiro requerido, enorme chance de ralar a viatura, perigo de acidente com vitimas.

Acho que assim cada um vai saber onde se mete e ainda que modificaçoes seriam aconselhaveis, a primeira vista parece meio simples demais mas dessa forma a simples leitura da classificaçao ja indica o tamanho da encrenca.

Abraços,

Giovani
14/04/2003, 23:44
:D Olá Sandro!

:D Valeu a ajuda! Estou juntando tudo. Imagino uma classificação bem próxima disso. Concordo que o resultado final deva ser bem simples, mas acho que ainda será necessário uma descrição mais detalhada de cada classificação, tipo assim: como chegar na categoria tal... Classe 3 = X, e o "X" significa barro tal, degrau de tanto, rio com tanto de prof., etc. Parece complicado, mais vai ser bem simples. :wink:
Quanto à altura de pneus, ângulos etc. é relativo... Um bom guincho arrasta qualquer "fusquinha" pelas trilhas. Vamos pôr como sugestão de equipamento, mas a trilha deve ser classificada pelo terreno. :D
:D Obrigado pela ajuda e apoio, conto com vocês... :D

Adalberto Veiga da Silva
18/04/2003, 22:26
Olá Amigos!

Posso dar uma pequena contribuição?(ou tentar)

Após efetuar a leitura de todas as mensagem anteriores e também ver a necessidade desta classificação mando minha sujestão:

Problemas de subjetividade --> com ou sem chuva; dificil para mim fácil para o João; Tem uma subida Hard mas é facil com guincho; etc.......

Minha sujestão é montar uma descrição técnica detalhada e quantificada de cada trilha e pontuar esta descrição. Sempre descartando o equipamento/piloto necessário para travessia para não entrar na descrição dos carros ao invés da trilha.

Exemplo:
Trilha do Jepeiro Percurso: 8Km

Com chuva Sem Chuva

Clima = Chuvoso ---------> nota 5 Clima= Sol--------------> nota 1,5
(média dos conceitos abaixo)

Quant. atoleiros =10------> nota 9 Quant. atoleiros =3-- ->nota 2
(com chuva teremos mais do que sem chuva)

Quant. Subidas 45o = 1--> Nota 3 Quant. Subidas 90o = 1--> Nota 1
(Com chuva se torna mais dificil subir, por isso merece nota 3)


Meu exemplo é só para ilustrar a idéia, desta forma teriamos um banco de dados das trilhas para consultar com exatamente a descrição dos obstaculos da Trilha ex.:

Trilha do Jepeiro com chuva
Nota 5 = Trilha Dificil
Por que? Porque tem 10 atoleiros e uma subida 45o com deslizamento lateral.


Desta forma cada um julga o equipamento e carro/piloto necessário para efetuar o percurso.

Esta é minha tentativa de contribuição, pois acredito que para classificar temos que quantificar.

Um abraço a todos!!!

Giovani
20/04/2003, 17:01
:D Olá Adalberto!

:D Valeu pela ajuda, já fiz uma nova classificação, só que no momento meu micro está com vírus... O gênio aqui desativou o anti-vírus dos e-mails e dowloads para agilizar e tomou ferro... :roll: Como estou em outro pc nao tenho essa nova para enviar... :(
:D Mas um problema de se dar notas e justamente o criterio: que profundidade tem que ter o atoleiro para ser 6, 7, ou 8 por exemplo? Pensando nisso ja estabeleci essas medidas na classificaçao, creio que esta ficando bom... Quando "vacinar" o meu micro eu envio, OK? :wink:

Eduardo Velo
15/06/2003, 10:00
Estou acompanhando essa discussão e gostaria de acrescentar alguns comentários :
Aqui na Grande S. Paulo , tem trilhas bem radicais como a trilha do Cachorro Louco , Barro Branco , Pinheirinho , Sertãozinho , Porteira Preta (Taquaruçu) , das Torres , etc... , porém todas são proibidas pela Florestal , se eles estiverem de ovo virado vão inspecionar e fazem sair na hora , a multa é de 200 ufir e podem apreender o jipe . Cachorro Louco , Porteira Preta e Sertãozinho eles sempre obstruem e a gente arruma um jeitinho de entrar ...
Portanto dá pra incluir a categoria 6 , que além de radical aindo pode aparecer a Florestal e acabar com a festa ...

Giovani
15/06/2003, 16:41
Aqui na Grande S. Paulo , tem trilhas bem radicais como a trilha do Cachorro Louco , Barro Branco , Pinheirinho , Sertãozinho , Porteira Preta (Taquaruçu) , das Torres , etc... , porém todas são proibidas pela Florestal , se eles estiverem de ovo virado vão inspecionar e fazem sair na hora , a multa é de 200 ufir e podem apreender o jipe . Cachorro Louco , Porteira Preta e Sertãozinho eles sempre obstruem e a gente arruma um jeitinho de entrar ...

:D Grande Edu!

:D Esse é o tipo de problema que compete aos JC's resolverem... :wink:
8) Como já comentei em outro tópico, os JC's deviam se preocupar com essas questões e outras mais importantes, do que jantares e festas! :evil:
:shock: Tudo pode ser "negociado"! Não estou falando de "comprar" os caras, isso é ilegal. Mas desenvolverem um projeto de uso controlado das trilhas, fazendo os jeepeiros o serviço de auto-fiscalização, limpeza e manutenção das trilhas. Paralelo à isso, desenvolver um plano de reflorestamento em áreas de proteção ambiental, em conjunto com órgãos como IBAMA, Secretarias de Meio-Ambiente e Guarda Florestal! :wink: Os jeepeiros, mais do que ninguém, têm que ser amigos desse pessoal!!! :wink:
:D Isso é política, galera... O jeepeiros têm que ser organizados, para então, apertar os "botões" certos... :wink:
:? Aquela turma de jeepeiros borrachos, mal-criados e porcos, não consegue nada!!! E acreditem: essa é a visão de muitas pessoas sobre os jeepeiros... :(
:D Já vi como a coisa funciona, com uma "turma" de pescadores de fim-de-semana, que existe por aqui... Eles conseguem fazer tudo!!! Tudo com diplomacia... :wink: E a fiscalização no Rio Uruguai é rigorosa!!! :wink:

Eduardo Velo
16/06/2003, 11:28
Giovani e Galera Off-Road , nunca pertenci a J.C. nenhum , mas sempre levo um saco de lixo no jipe , pegamos costume de catar sacos plasticos e pets com um colega eng. ambiental , algumas trilhas tem pouco lixo , mas qdo chega perto de algum rio já era , os pescadores costumam deixar muito lixo nas margens , lógico que não são todos , mas sempre tem um cascão no meio .
Ainda não tive a experiência de achar cadáver em trilha , mas já aconteceu com alguns colegas ,as trilhas que citei no tópico anterior são de desova , teve um colega que achou um cadáver no C. Louco e não chamou a polícia porque estava infringindo a lei estando ali , por isso o Giovani tem toda razão qdo diz que devemos trabalhar juntos , mas pelo que sei , a Florestal de S. André não dá moleza , eles não querem que entre nas trilhas de jeito nenhum , multam e fim de papo ...

Giovani
17/06/2003, 00:50
...mas pelo que sei , a Florestal de S. André não dá moleza , eles não querem que entre nas trilhas de jeito nenhum , multam e fim de papo ...

:D Grande Eduardo!

:D Isso pode ser... Mas, no momento que vc's descobrirem um primo do cunhado da irmã, que é sobrinha do fulano, usem essa pessoa para "chegar" até eles... Façam uma janta para eles conhecerem a turma, convidem algumas autoridades conhecidas e acessíveis, criem o ambiente!
:D Depois de quebrado o gelo, as coisas começam à ficar mais fáceis. Respeitem as "bloqueadas" deles, mas peçam alternativas e mostrem que vc's também tem todo o interesse de manter a ordem nas trilhas... :wink:
:D Resumindo: tem puxar o saco primeiro! :lol:

billj
17/06/2003, 07:54
Bom, como integrante do Jeep Clube de Ribeirão Pires, psso afirmar que as trilhas de Cachorro Louco e Porteira Preta NÃO estão proibidas. O que não pode fazer é andar nas márgens da estrada de terra que vai até a boca do Cachorro.........

marco cruz
26/06/2003, 12:43
Giovanni e Eduardo,
o problema é um pouco maior.
Quantos jipeiros estão com a documentação em dia? Com a viatura adequada à legislação de trânsito? Respeitam o meio-ambiente?
Respeitam normas (mínimas) de segurança? Respeitam propriedades?
A maioria acha que é só comprar um jipe e pronto, colocá-lo na lama.
Se nós mesmos não nos adequarmos, não podemos esperar uma boa recepção de quem quer que seja...
Acho que fui meio chato e peguei pesado, mas é assim que penso.
Gostaria de ouvir o relato de todos...
[]'s desabafados

Eduardo Velo
27/06/2003, 19:06
Marco , não acho que vc pegou pesado , realmente vc tem razão qto á Jipeiros despreparados , mas a granda maioria que conheço , e é uma galera sarada , tem documentação em dia , respeita 1/2 amb. , propriedades , etc... mesmo assim estão sendo fechadas várias trilhas ao redor da grande Sampa , a última foi a Juréia na parte de Cananéia , recebi um relato de um camarada de Niva , Fernando , que mora lá e disse que fecharam por que foi uma galera com jipes ha 2 fins de semana atras e barbarizaram a trilha permitida .
Conclusão : O pessoal que fazia caminhadas como guia e vendiam artezanatos dentro da reserva tiveram que sair e todos tiveram que apoiar a decisão do orgão ambiental porque não tinha como negar o vandalismo .
Por causa de uns os outros pagam , não acho necessário fechar trilhas , isso é uma atitude radical , se houver fiscalização coibindo esse tipo de atitude , poderemos curtir nossas trilhas com familiares sem nenhum problema .
Esse é um assunto que tem que ser discutido , faz parte do nosso Hobby , quer queira ou não .

Cícero Franco
28/06/2003, 10:55
Pessoal

Eu acho que todos tem que fiscalizar. Se um camarada teu joga uma latinha de cerveja na trilha. Tu tens que reclamar dele. Isto é uma questão de educação das pessoas.

Realmente, por causa de um errado todos pagam. É assim mesmo. Então os que estão certos têm que fazer com que o errado se corrija. Assim, como dizia uma propaganda sobre lixo na praia que passava por aqui, tu continuas sendo bonzinho e o malvado ainda passa a maior vergonha!

[]s

Giovani
29/06/2003, 15:32
A maioria acha que é só comprar um jipe e pronto, colocá-lo na lama.

:D Grande Marco!

:D Isso é uma grande verdade!!! Tem um pessoal que vai na "onda" do jeep, compra um porque virou moda... :x Não têm a menor consciência de que ser jeepeiro é muito mais do que apenas ter um Jeep! :shock:
:D O Eduardo e o Cícero estão corretos... Nós temos que dar o exemplo e cobrar essas atitudes de nossos companheiros de trilha, senão todos saem perdendo, até quem não tem nada à ver com a história... :(
:? Uma "turma" dessas, tipo "espírito de porco", tem até JC próprio aqui na minha city... Já pensou? Nas trilhas são uns porcos, mas depois eles "remendam"... O $$$ fala mais alto... :evil:
:? Só que a "má fama", passa para todos quem têm Jeep... Eu sou um que faço questão de dizer "NÃO FAÇO PARTE DE NENHUM JEEP CLUBE!!!"

Eduardo Velo
02/07/2003, 20:25
Aí pessoal , agora a discussão veio para o lugar certo :D .
Acabamos divagando e saindo do assunto principal que era a classificação das trilhas , sem UNIMOG é claro , mas discutimos assuntos que fazem parte da mesma :wink: .
Conheço trilhas complicadíssimas de ir 3 x em uma 4 x em outra , entar até uma parte e acabar sempre voltando por achar muito perigosa ou q vai gastar muito tempo e depois ouvir num encontro de jipeiros que um colega fez e levou 2 dias e teve várias avarias no jipe , depois vem outro que fez a mesma trilha com gaiola em 3 horas sem problemas . Tem uma trilha da Pedra do Coração pra Pedra Grande que é o cão pra jipe , mas que fazem com quadriciclo na boa .
Por isso qdo forem classificar as trilhas , além de entrar o fator segurança tem que ver qual vai ser a máquina que vai encará-la :
Gaiola , Quadriciclo 4x2 ou 4x4 , Jipe , Unimog , etc ... cada 1 vai ter uma dificuldade peculiar , concordam :?: ?

Giovani
04/07/2003, 00:33
Aí pessoal , agora a discussão veio para o lugar certo :D . Acabamos divagando e saindo do assunto principal que era a classificação das trilhas...
Por isso qdo forem classificar as trilhas , além de entrar o fator segurança tem que ver qual vai ser a máquina que vai encará-la :
Gaiola , Quadriciclo 4x2 ou 4x4 , Jipe , Unimog , etc ... cada 1 vai ter uma dificuldade peculiar , concordam :?: ?

:D Grande Edu!

:D Discordo! A trilha é a mesma. A dificuldade do terreno é a mesma. Se vc faz de bike ou Big Foot, a trilha não muda! Deixe os gaioleiros criarem uma classificação pra eles se quiserem, assim como os motoqueiros, Unimogueiros, etc... :wink:
:D Lembre-se: Classificação de Trilhas! O terreno. Nada a ver com o veículo. Apenas vão as recomendações de equipamento na classificação. :wink:

Luciano Sá
06/09/2003, 11:09
Bom dia pessoal...

Taí um assunto interessante para os amantes 4x4....trilhas...

Para catalogar trilha, entendo que é um tanto difícil, até porque algumas trilhas já se foram, ou algum fazendeiro não permite que entrem em suas terras...outra coisa...cada município do Brasil tem no mínimo uma trilha...
aqui em minha cidade atualmente temos mais de 10 trilhas...são trilhas curtas, trilhas longas, de areia, de pedra, morro, com chuva ou sem chuva, existe todo tipo de trilha

Existem trilhas para Raid, Trial, Enduro, Regularidade, velocidade...

Não importa o tipo e condição de trilha.... O que vale é que elas estão lá, seja longe ou seja perto, neste maravilhoso Brasil... sempre tem uma trilha....

Acho que para começar...cada um já podia ir falando o tipo de trilha aí de sua cidade...e aqui na minha cidade tem a famosa trilha PEDRA BRANCA...a mais difícil..quando chove, são poucos que se atrevem a passá-la....é incrível...

um abraço a todos

Luciano Sá

regis
20/01/2004, 23:12
Olha eu ressucitando o assunto :lol:

Bom, acho que a ideia de classificar e tudo eh legal, mas acho que da muita controversia....

Acabei de lancar na jipenet a ideia de montar um "Cadastro de Trilhas" para podermos saber quais sao as opcoes de trilha que temos em nossas regioes... tenho certeza que nao conheco todas de SP e gostaria de conhecer, ou pelo menos saber que existem.....

Ja falei com o X para montarmos um database no site dele, ou em qualquer outro lugar, mas com o intuito de cadastrar a trilha... depois as pessoas podem ate dar opinioes sobre a classificacao dela (1 a 4) e com o tempo essas classificacoes vao sendo calculadas em media e chegamos a uma classificacao que pode nao ser a melhor.. mas vai ser a mais proxima da opiniao da maioria dos jipeiros...

De qualquer maneira a minha intencao mesmo eh de poder ter uma listagem de quais trilhas eu posso fazer na minha regiao. 8)

O que vcs acham :?:

Abracos

Henrique Josino
20/01/2004, 23:50
Regis

Acho uma otima ideia!! :D

Pode contar comigo para classificar qualquer trilha aqui do Sul :D

Só acho que de 1 a 4 é pouco poderia aumentar um pouco....

[]'s

regis
21/01/2004, 11:10
Henrique,

Como disse, acho que a classificacao eh o de menos,... pois eh muito subjetiva, dependendo muito das condicoes climaticas, do carro e do braco do piloto....

Minha ideia de 1 a 4 foi para definir bem de maneira geral, apenas como base, mas o mais importante mesmo eh o cadastro delas... mesmo que seja sem definir o nivel de dificuldade.

Abracos

Alexandre X
23/01/2004, 02:11
Ja falei com o X para montarmos um database no site dele, ou em qualquer outro lugar, mas com o intuito de cadastrar a trilha... depois as pessoas podem ate dar opinioes sobre a classificacao dela (1 a 4) e com o tempo essas classificacoes vao sendo calculadas em media e chegamos a uma classificacao que pode nao ser a melhor.. mas vai ser a mais proxima da opiniao da maioria dos jipeiros...


Já está disponível, basta acessar o site http://www.suzukioffroad.com.br cadastrar como usuario, depois acessar ENVIAR ARTIGO, no TITULO colocar o nome da trilha, em TOPICO colocar REGISTRO DE TRILHAS,
e em TEXTO DO ARTIGO fazer a descrição da trilha, dificuldade, como chegar lá. Pode ser dado uma PRE VISUALIZACAO PARA VER COMO FICOU O ARTIGO ou OK para enviar. Se for necessario enviar fotos, mapas, tracklogs enviar por email para trilhas@suzukioffroad.com.br

Belê?

[]s

xande4wd
29/01/2004, 03:48
Eu tambem gosto de trilhas dificeis, para falar a verdade nao uso meu Jeep ha algum tempo por falta de oportunidade aqui no RJ, se quiser podemos reunir alguns malucos e fazer uns eventos tipo a galera de SP convida para fazermos algo hard por ai e depois a galera de MG faz o mesmo, em seguida fazemos aqui no RJ e assim por diante.
Depois de um tempo teriamos experiencia para falarmos a respeito.

Estou a disposição para começar, abraços,[/quote]
8)

OLA TANNURI, VC FALA DE EVENTOS DIFERENTES COMO APRESENTAÇAO DE ROCK CRAWLER... TIPO, SUBIR EM PAREDOES GIGANTES,... OU... POR O CARRO NUM "X" INCRIVEL EMCIMA DE UMA PEDRA.... ATRAVESSAR A 10KM/H UMA PEDRA , QUE SE VC FOR CORRENDO VC CAIRIA DE TAO ALTA...... ADRENALINA, BRINQUEDINHO DE HOMEM NE TANURI? SE E ISSO OU NAO E OQUE VC PENSA, GOSTARIA DE UMA RESPOSTA, SE POSSITIVA EU ESTOU COM VC E NAO ABRO MAO, VAMOS MUDAR O JEITO DE PENSAR... EVOLUIR NO ESPORTE E NA MENTE..... UM GRNDE ABRAKO!!!!!! 8)

Alexandre X
23/02/2004, 21:53
Já está disponível, basta acessar o site http://www.suzukioffroad.com.br cadastrar como usuario, depois acessar ENVIAR ARTIGO, no TITULO colocar o nome da trilha, em TOPICO colocar REGISTRO DE TRILHAS,
e em TEXTO DO ARTIGO fazer a descrição da trilha, dificuldade, como chegar lá. Pode ser dado uma PRE VISUALIZACAO PARA VER COMO FICOU O ARTIGO ou OK para enviar. Se for necessario enviar fotos, mapas, tracklogs enviar por email para trilhas@suzukioffroad.com.br


Até o momento nenhuma contribuição. Resolvi dar a minha... com voces, Trilha do Bonete, uma trilha para gente grande: http://www.suzukioffroad.com.br/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=32&mode=&order=0&thold=0

[]s sonhando com ela