Conectar

Ver Versão Completa : Quebra da 1 marcha

ricdemoura
11/06/2019, 17:19
Boa tarde amigos! Tenho uma gaiola de trilha com motor AP 1.8 injetado acoplado a um câmbio da Kombi a diesel com diferencial 8 x 33. Uso pneus fora de estrada na traseira com dimensões de 235 x 75 x 15. Estou tendo problema com quebra da 1 marcha. Para solução deste problema o que me recomenda?

Leandro Souza da Rocha
13/06/2019, 14:26
Boa tarde amigos! Tenho uma gaiola de trilha com motor AP 1.8 injetado acoplado a um câmbio da Kombi a diesel com diferencial 8 x 33. Uso pneus fora de estrada na traseira com dimensões de 235 x 75 x 15. Estou tendo problema com quebra da 1 marcha. Para solução deste problema o que me recomenda?

Amigo, boa tarde.

Infelizmente não tem uma solução para esses problemas de quebra de caixa da VW.
O que pode ser feito para reduzir as quebras em curto tempo é dosar o pé no acelerador. Você já está utilizando a melhor caixa de marchas, que é da kombi diesel.

Dimmy
21/09/2019, 09:49

Se você reduzir a coroa e pinhão para 8x35, deixando mais reduzida perde velocidade, ganha força, forçando um pouco menos a caixa de cambio ( 1ª marcha).

caixa de cambio da kombi diesel normalmente não colocar coxim ou algum apoio no meio do cambio, só deixam o coxim do trambulador e no motor original, gerando mais vibrações e trancos consequentemente mais quebras.

E sempre cuidado quando a roda saia do chão e continua acelerando, pois quando a roda bate no chão novamente quebra na certa. (motivo das maiorias das quebras).

CAPT GOTTLIEB
12/10/2019, 14:23
Prezado Ric
A tua Gaiola de trilha tem um excelente motor e um bom câmbio-diferencial, todavia quando na trilha surge uma necessidade maior de força o sistema não está aguentado e a 1ª marcha quebra. É o ponto fraco do seu sistema motor-transmissão. Poderia quebrar a coroa, o pinhão, o semi-eixo...mas a 1ª marcha é quem está sofrendo mais. Como a quebra tem acontecido na 1ª marcha certamente a velocidade deve ter sido muito pequena e o esforço grande demais. Se você usar uma relação coroa/pinhão mais curta, por exemplo 8x35 e controlar bem o pé no acelerador pode ter mais sucesso. Um veículo off-road mais reduzido sempre tem mais torque para vencer obstáculos e dificuldades.
Minha Gaiola tem motor boxer VW 1600 e relação coroa/pinhão 8x35 e acho difícil quebrar o câmbio, mas o seu motor é muito mais potente e não dá para comparar.
Boas trilhas e passeios.

CAPT GOTTLIEB
12/10/2019, 21:52
Ric, vou contar uma história real que aconteceu em São Paulo, SP, em 1978 e que eu presenciei.
Eu trabalhava numa multinacional que tinha uma frota de caminhões médios, Chevrolets e Fords e que eram usados para entregar produtos na região metropolitana e algumas cidades num raio de 100 a 150 Km. Somente um velho, mas conservado caminhão ainda usava motor a gasolina, pois os demais já eram diesel. Um belo dia o pessoal da oficina mecânica desta multinacional resolveu arrumar um motor diesel e sem muita dificuldade o adaptaram no antigo caminhão. Fizeram um teste drive e perceberam que o caminhão estava muito mais forte, embora um pouco mais lento. Não foi alterado nada na transmissão. Na primeira entrega o caminhão teve dificuldade ao passar por uma rua de terra em mal estado, numa cidade próxima à capital e o eixo traseiro acabou ficando preso numa valeta. O motorista engatou a 1ª marcha e acelerou o diesel com fé e orgulho! Seguiu-se um barulho enorme com grande tremor. O caminhão foi descarregado, guinchado para a oficina e ao abrir o câmbio todos viram que muitas engrenagens estavam destruídas. O diesel moeu o câmbio.
Certamente se tivessem usado um câmbio compatível para o motor diesel que foi adaptado nada disso teria acontecido.
Se a desproporção entre a força do motor e o sistema de transmissão for grande fatalmente o ponto mais fraco vai quebrar e isto vai acontecer na primeira oportunidade em que for necessário exigir mais do veículo.
Abs,