PDA

Ver Versão Completa : Samurai, Jimny, Vitara ou GV??

Felipe Nogueira Torrano
17/05/2006, 20:00
Fala Galera!!

Também estou louco para entrar no mundo do 4x4!!
:dance:

Comecei querendo um CJ!! Aos poucos fui mudando de opinião e me simpatisei com o Samurai!! :concordo:

Mas... fuça daqui e dali, gostei dos Suzukis no geral!! :putz:

Gostaria de saber dos Suzukeiros a opinião sobre seus carros!!

Eu vou ter um uso diário na cidade mas vou a caça de trilhas leves e médias!!

Gostaria tmabém de levantar o carro e botar pneus maiores!! Em algum desses é muito difícil?? Além disso, uma quilometragem muito alta é contra indicada??

Enfim... Os suzukeiros poderiam me ajudar dando detalhes sobre seus carros?? (consumo, manutenção, facilidade p/ adaptações, etc...)

[]'s cheios de dúvidas

diogotf
18/05/2006, 08:44
Caro Felipe,

Se tu optar pelo GV não vai te arrepender, é confortável, valente pra carai (falo pelo 3p 2.0 q é o que conheço) e ainda por cima é bonito demais...

Os defeitos, ao meu ver, seriam o seguro, aki no sul com meu perfil (23 anos, solteiro, sem bonus...) é impraticável, passa dos 15% do valor do carro, mas nada que um contra terceiros, muito cuidado e um poco de sorte não resolva :| . E as peças de reposição que são um tanto caras, mas nada também q procurando bem não possa ser manejado.

São so relatos de um pai um tanto coruja, mas tudo bem... hehehehe :mrgreen:

Espero ter ajudado.

Abraços.

Diogo

EduPuga
18/05/2006, 11:23
Felipe,

Comprei meu veiculo com base nas informações que tirei por aqui, passei pelo mesmo caminho que vc, havia pensando num jipe - jipe mesmo acabei conhecendo os suzuki e acebei comprando um Sidekick, já que pretendia fazer passeios mais longos e trilhas leves medias.

Acredito que independente do modelo são todos muito confiáveis, e a gelera aqui é dez e ajuda bastente nas dúvidas.

boa sorte,

mir000
18/05/2006, 13:06
Tudo vai depender do seu uso e disposição!!!

Samurai, na trilha é o que manda melhor, pula, mas todo mundo que tem recomenda!!!

Vitara 3P e GV 3P, manda muito bem nas trilhas também e tem um bom conforto. Pula menos que o Samurai e tem DH, vidros e trava elétrica, etc... Quem tem recomenda!!!

Sidekick 5P e GV 5P, mandam bem nas trilhas (menos que os 3 portas somente por terem um entre-eixo maior) e tem mais coforto também! Quem tem recomenda!!!

Jimny = Samurai atualizado. são melhores que os vitaras nas trilhas por terem eixo rígido na dianteira!!! Quem tem recomenda!!!

A manutenção de Vitaras, Samurais, Sides e GV1.6 é mais simples, por terem peças paralelas e muitas opções de adaptações... E a mecânica, sendo bem cuidada, é muito confiável...

Todos aceitam calços de suspensão e carroceria, snorkel, etc...

Sugestão: Procure andar em todos e escolha o seu!!!

[s] viTARADOS :mrgreen:

luiztacco
18/05/2006, 14:19
Felipe

Como o Eduardo eu também comprei o meu veiculo baseando nas informações aqui do forum.
E fiquei decido por um Vitara 3P, tanto que corri atrás e comprei, hoje sou mais um apaixonado por suzuki. :mrgreen:

E apenas estou vendendo o meu Vitara, porque apareceu uma oportunidade de um pegar um mais novo - Suzuki é claro!! :concordo: :concordo:

Andre Sousa
18/05/2006, 17:31
Grand Vitara é igual a "roto ruters":

"É um pouco mais caro, mas é muuuuiiiiito melhor."

Não preciso falar nada né.

Existem tépicos sobre o assunto, faça pesquisa sobre o tema que tem tudo q. v. quer.

Na minha opinião (pelo uso diário) deveria optar pelo G. Vitara ou Vitarinha 3 portas.

Seja bem vindo.

losninjas
18/05/2006, 18:37
Tudo vai depender do que voce quer .. e de quanto voce tem pra gastar..
Como vc disse, vai pegar trilhas leves e media, entao o GV 3p e 5p se adequam perfeitamente pra vc, ja que sao carros confortaveis e confiaveis.. agora se vc for pegar trilhas muito mais pesadas, procure um samurai ou o vitara, que sao mais baratos e as peças de carros nacionais sao mais facies de adaptar..( isso eu falo pq tem gente que nao gosta de adaptar peças em GV, acham que tiram muitio a originalidade, besteira, pq se ta funcionando legal eh o q vale)

Mais aguarde mais opinioes e boa sorte

Felipe Nogueira Torrano
18/05/2006, 18:51
Fala Galera!!

Valeu todos pelas dicas!! :concordo:

Pelo que deu pra perceber vai muito pelo gosto e pelo preço já que todos são elogiados!!

Ainda to na dúvida... Mas é verdade!! Como disse o mir000, tenho que andar em todos e escolher bem!!

Obigado pelas ajudas!!

PS: Tem problema pegar um Suzuki com uma quilometragem muito alta??
PS2: Alguém poderia me informar preças bons para cada modelo??

[]'s

ricardo sabóia
19/05/2006, 08:10
Caro Felipe, já diz o ditado popular : "mulher,política,religião e futebol não se discute"! No nosso meio, isso também é válido p/ qual carro iremos comprar, principalmente um SUZUKI ! Todos são excelentes; todos aguentam o tranco, são valentes em qualquer terreno, econômicos(para um 4x4) e se bem cuidados vão muito pouco à oficina.Você tem que olhar com calma,fazer um test drive c/ todos e depois decidir pelo uso que fará e pelo bolso; agora se você vai colocar mesmo na "bagaceira", eu compraria um samurai sem dúvida por ser o mais rústico e mais fácil de preparar para trilhas.Se teu uso vai ser misto eu iria nos outros (G.vitara,Jimny ou vitara) por te dar uma boa condição de andar na cidade e fazer uma viagem mais longa.Já tive samurais e posso dizer que pegar uma viagem longa é penoso, principalmente c/a mulher reclamando! Só vendi meu primeiro samurai (um m.top 94 que eu adorava) porquê fui passar o final de ano em Jericoacoara c/ a esposa grávida de cinco meses e na volta ele voltou toda "desmontada" do pula-pula do bichinho! Então por essas e outras vá c/ calma!

Abraços, Ricardo.

Felipe Nogueira Torrano
19/05/2006, 11:59
Pois é...

Ricardo: Pelos tópicos e um test-drive que eu fiz percebi que o Samurai é mais complicado de se conviver no dia-a-dia!! :parede:

Por essas e outras restringi a minha escolha entre Vitara e GV!! :concordo:

O GV sem dúvida é lindo... mas é difícil de encontrar e os que eu vi são bem mais caros!! Alguém aí falou que existem GV 1.6!! Não vi nenhum, mas devem ser mais em conta!! Lógico que eu fico babando em um GV à diesel mas não da($$$)!! :putz:

Alguem poderia me dizer quais modelos de GV e Vitara existem??
Tem diferença entre os anos de fabricação??

Valeu Galera!!

[]'s já menos indecisos!

ricardo sabóia
19/05/2006, 12:19
Felipe, o G.vitara veio p/ cá de 98 a 2003 (ano em que a Suzuki deixou o Brasil).

* Versões 3 portas:

- 1.6/4cil/16V - é o mais comum,não sei porquê a dificuldade de encontrar!?
- Sport 2.0/4cil/16V

* Versões 5 portas:

- 2.0/4cil/16V
- 2.5/6cil/V6/24V
- Diesel.

Abraços, Ricardo.

Mandruva
21/05/2006, 12:24
Aproveitando o topico de nosso amigo
felipe, quando vcs dizem que o Samurai
pula, seria +/- igual ao jeep cj ou menos

um abraço

:pensativo: mandruva :concordo:

Felipe Nogueira Torrano
21/05/2006, 14:05
É isso aí galera!!

To decidido e vou atrás de uma Vitara!! :concordo:

Pode ser canvas ou MT!! To procurando aquela com interior um pouco mais novo!!!(acho que é a do ano de 1997)

Se conhecerem alguém que quer vender a sua aqui na região de São Paulo me digam!! :concordo: Por favor! :roll:

[]'s

EduPuga
22/05/2006, 10:55
Felipe

Da uma olhada no ML a maioria é de sampa

http://lista.mercadolivre.com.br/VITARA

ai da pra vc ter uma idéia.

Abraços,

Daniel Engelbrecht
22/05/2006, 17:10
Mandruva, acho que nada pula tanto quanto o Samurai.
Só touro e cavalo bravo.

losninjas
22/05/2006, 20:12
Mandruva, acho que nada pula tanto quanto o Samurai.
Só touro e cavalo bravo.

Rapaz.. aqui no Ceara tem uns jumentos que tambem sao brabo.. pulam talvez mais do que o samurai

hahaha

Felipe Nogueira Torrano
22/05/2006, 23:54
Fala Galera!!

Ainda a procura de um Vitara!! :parede:

Alguém poderia me dizer até que ano o Vitara foi produzido??
Já ouvi dizer que existe alguma diferença entre o 97 e o 98(que eu acho que foi o último ano)!!
É Verdade??

[]'s

bcantunes
23/05/2006, 08:19
Tenho um Vitara 3P 97/98. Pelo que sei, as diferenças entre os modelos desse ano e dos outros são apenas cosméticas. Muda o acabamento aqui, o interior ali, mas nada de mais.

Existe uma grande diferença entre os 3P e 5P: a motorização! Nos 3P são sempre (pelo que sei) motores 1.6-8V injeção "single-point". Nos 5P são motores 1.6-16V injeção multiponto. Só de olhar o motor com o capô do carro aberto dá para notar as diferenças e o aumento de complexidade nos motores 16V. Não que um seja melhor e o outro pior, mas o 16V é mais avançado e portanto mais complexo.

Outro ponto importante (ou nem tanto) são as versões Vitara/Sidekick: os Vitaras são para o mercado mundial, os Sidekicks para o mercado americano. Há diferenças principalmente no sistema de injeção (controle de poluição) e nos acessórios ligados a segurança (air bag, ABS, alarme de cinto de segurança, piloto automático, etc) que os Sidekicks têm e os Vitaras não.

Em tempo: estou bastante satisfeito com o meu Vitara! :D É meu primeiro 4x4 e já viajei muito com ele, passando por lugares que seriam quase impossíveis de ir sem um veículo 4x4!

Um abraço e boa sorte!

Felipe Nogueira Torrano
23/05/2006, 19:29
Fala Galera!!

bcantunes: muito obrigado pelas informações!! :concordo:

Pessoal... vi um Vitara 97/98 mas estranhei os pneus e rodas muito pequenos!! :pensativo:
Qual o tamanho dos pneus originais??
E como eu pretendo botar pneus maiores (31'x 10,5 eu acho)... É necessário trocar as rodas originais para isso??
Sai muito caro??

Valeu!!
[]'s

mir000
24/05/2006, 08:46
Felipe Nogueira Torrano,

A medida original varia entre 195/80R15 e 205/75R15.

Pra cebr os 31", vc terá que elevar a suspenção e a carroceria (2" na suspensão e pelo menos 2" na carroceria), além de trocar as rodas (com offset -25, roda mais pra fora).

Além disso, é importanto achar o focinho de ferro do diferencial dianteiro (do Samurai ou Jimny ou toda carcaça do GVitara Diesel/GM Tracker), pois com pneu grande, a chance de quebrar é enorme!

De início, eu recomendaria um pneu 235/75R15, com calços de suspensão de 2" sem esquecer de reforçar o diferencial... Com as rodas mais pra fora acho que ficará mais bonito, mas não é tão necessário!

Depois, se vc sentir necessidade, suba a carroceria e coloque pneus maiores!!! Mas lembre-se, o carro vai ficar bem mais xoxo pra empurrar esses pneuzões...

[s] :concordo:

EDYNEVES
24/05/2006, 11:51
FALA GALERA!!

Tambem estou pesquisando o vitara p/ compra, poderia me tirar algumas duvidas
Meu interesse por um 4x4, é porque mudei-me para uma chacara na zona rural e rodo todos os dias 6Km de estrada de terra que na epoca de chuva é um terror para qualquer carro de passeio, chego a atravessar até 50 cm de agua c/ uma courrier.
Trabalho na cidade e rodo aproximadamente de 30 a 40km/dia.
Fui ver um vitara 93, lindo super conservado, mais me desanimei quando o dono me disse que o bichinho faz 5km/l na cidade.
Qual é o consumo real deste modelo 97/96??
Algem sabe me diser
Pois se estiver neste patamar compensa uma caminhoneta 4x4 gd, não

bcantunes
24/05/2006, 17:51
Meu Vitara 3P 97/98 faz entre 8,5km/l e 9,5km/l na cidade; entre 10 e 11km/l na estrada.

Meu carro anterior também era uma Courier 1.6: um carro mais moderno, mais potente, mais econômico... pergunta se eu estou arrependido da troca: Nãããããoooo!!!!!

São carros com características diferentes. No caso do consumo, perde-se bastante no consumo, mas ganha-se muito no quesito "estrada de terra". Principalmente no caso de chuva!

Se você puder abrir mão da ótima caçamba da Courier, vai fundo!

Abraços!

EDYNEVES
25/05/2006, 10:31
Bcantunes

Valeu obrigado pela atenção.
O seu VT vitara é automatico :?:
Se sim, demorou p/ se acostumar :?:
Realmente a caçamba vai fazer muita falta, mas nada que uma carretinha de madeira não ajude não é!!

Valeu um abração!!!
Esse forum é show!!!!!
Parabens aos produtores :concordo: :concordo:

EduPuga
25/05/2006, 10:45
EDYNEVES,

Só na cidade gasta mais mesmo, o Side faz +/- uns 7km/l em viagem asfalto/cidade/trilha fez uma média total de 9,4 Km/L, já com os pneus 235 com os 205 fez na mesma viagem (basicamente) 10,4 Km/l acho que o consumo do Sidekick é +/- igual do vitara 3p.

Como bcantunes, Arrependimento nenhum.

Boa sorte na procura....

bcantunes
25/05/2006, 13:19
Meu Vitara é com câmbio manual.
Em relação à Courier as diferenças são as seguintes:

Para pior:
Consumo
Desempenho
Velocidade em estrada (a viagem fica sempre mais demorada de Vitara...)
Porta-malas (na verdade o Vitara 3p tem um porta-luvas traseiro)
Peças, só em SP (as de desgaste encontro aqui no RJ procurando bastante)

Para melhor
Mais fácil de estacionar
É 4x4! :dance: :dance: :dance:
Maior vão livre.
Maior área envidraçada.

Em resumo: são dois carros diferentes, ambos ótimos dentro do que se propõem.

Boa sorte e um abraço!

EduPuga
25/05/2006, 15:36
Esteja certo que já foi totalmente contaminado pelo espirito 4x4, porque o unico ponto positivo será seu estado de espirito, se for analisar pelo lado financeiro do negocio vc desiste.

O pessoal aqui é tudo caso perdido... hehehe... :dance:

Felipe Nogueira Torrano
25/05/2006, 21:14
É isso aí EduPuga!! :concordo:

EDYNEVES: vc tem que entrar de cabeça nesse mundo do 4x4!! Deixe de lado a razão (um pouco só :wink: ) e se deixe levar pela emoção!! Com certeza vc não vai se arrepender!!

Eu também me desempolguei no começo quando vi que manter um 4x4 da muito mais trabalho!! Mas se vc fuçar de todo o lado, começar a entender e acima de tudo saber curtir o seu jipe, com certeza vai se apaixonar por este dia-a-dia um pouquinho diferente!!! :roll:

Dica: eu percebi que mecânica tem que aprender... não tem geito!! Por isso estou atrás de um curso!! Ser curioso e sair perguntando para o pessoal do fórum, mecânicos e entendidos também ajuda bastante!! :concordo:
Seja curioso!!

[]'s a todos

EDYNEVES
26/05/2006, 13:19
É Filipe

Analisando realmente é meio desempolgante manter um 4X4, mas minha duvida ainda é a seguinte:
Tenho em vista um VT 97 1.6 8v está lindo, conservadão e nunca fez trilha, mas é automatico e c/ duas pessoas que conversei que possuem este tipo de automatico me disseram que o consumo realmente beira os 5km/l.
Ainda não estou convensido que o automatico gasta o mesmo que um manual, ou seja 8,5km/l :?: :?: :?: :?: :pensativo:
Em contra partida, não tenho duvidas o danado realmente é valente e robusto p/ encarar uma lama..
Bom o jeito é esperar aparecer um c/ cambio manual não acha :pensativo:

ABS

EduPuga
26/05/2006, 16:28
EDYNEVES, Vale lembrar que o motorista também é outra variavel importante no consumo do veiculo tanto em cambio automático como manual.
O bom seria poder fazer um teste-drive pra ver como o carro se comporta na sua mão, a galera aqui não fica fazendo muita média de consumo, cada carro tem uma configuração diferente (pneu, suspensão, as adptações mecanicas) por isso vc ver que a média não bate cada um é cada um.
Mas pequise bem todas as opções antes de bater o martelo.

Abraços,