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Ver Versão Completa : Motor "xoxo" ( sem força )



WesleySarti
01/06/2019, 12:11
Bom dia amigos do fórum..

Estou com um problema em minha camionete e gostaria da ajuda de vocês..

Comprei à 2 dias uma Dodge Dakota ano 99, ela está com o motor da Mitsubishi Pajero, porém não tenho certeza qual a litragem do motor, só sei que o ano do motor é 2005 à diesel modelo PAJERO SPORT, TURBO..

O meu problema é o seguinte: Na rodovia, na descida e em lugares plainos, ela anda bem.. Porém quando tem uma subida, ela perde força como se fosse um caminhão carregado, tenho que reduzir p/ 4º marcha e bem frequente reduzir p/ 3º .. Em 3º marcha ela aceita a aceleração e ganha velocidade, porém, ao trocar p/ 4º marcha, ela muitas vezes mantem a velocidade e até mesmo perde a mesma.. Eu não sei o que poderia ser..

Uma observação importante: De manhã, na primeira partida do dia, e as vezes durante o dia também acontece, ter que ir lá no motor e bombar o diesel como se tivesse sangrando o diesel, bombo até ficar bem dificultoso e dentro do veículo existe um botão, que supostamente serve para aquecer os bicos antes da partida..

O antigo proprietário me informou de fazer essa "função" toda vez que ligar de manhã, bombar a bomba até ficar dura, e pressionar esse botão por aproximadamente 20 segundos, para que os bicos injetores se aqueçam..

O antigo proprietário, me informou instalar uma bomba elétrica de combustível.. Mas, será que tem necessidade disso sem tentar fazer algo antes da troca ? E será que a tal perca de velocidade, tem haver com isso ? Alguém talvez consiga me dar alguma ideia de o que fazer?

Moro em Umuarama - Paraná.. E aqui o povo fala que sabe mexer, mas a maioria são "mecânicos trocadores de peças."

Algumas ideias que tive ao ler alguns comentários pela internet são:

- Ferrugem no tanque ( ela era original a gasolina )
- Filtro de óleo sujo
- Diesel sujo com borra de "pixe" parece uma crosta preta ( já tive isso em um caminhão )
- Escapamento fechado, abafado ou com algum dano ( o carro é silencioso, barulho aparentemente normal )

OBS: Câmbio Manual, motor original de câmbio manual também.


Aguardo ajuda e dicas que talvez eu possa estar realizando em casa, pois o básico eu entendo, e tenho uma completa estrutura de ferramentas de manutenção em veículos..


Abraço pessoal, aguardo ajuda de vocês.. Obrigado por agora.

valmirjunior
03/06/2019, 08:17
Wesley, vamos por partes.

Se você postar uma foto do seu motor os foristas podem identificar qual o modelo instalado.

O problema de bombear o diesel de manhã: existe um sistema anti retorno no filtro e na bomba injetora (são internos) se você não quiser sair gastando em serviços e trocas de peças (já que informou que a mão de obra é fraca na sua região) compre uma válvula de retenção de combustível e instale você mesmo na linha de alimentação (eu colocaria antes do filtro).
EX: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735119176-valvula-retenco-retorno-combustivel-ao-tanque-6-mm-_JM?quantity=1

A bomba auxiliar para o diesel, existem vários tipos, eu já instalei uma de baixa pressão numa antiga caminhonete que tive.
EX:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163896376-bomba-eletrica-gasolina-dieselalco-fabricaco-japonesa-12v-_JM?quantity=1
Ela ajuda a manter a bomba injetora sempre cheia de combustível em qualquer regime, pedi para o eletricista deixar um relê que acionava a bomba quando desligava a luz do óleo (motor funcionando).
Eu instalaria entre o filtro e a bomba injetora.

Agora vamos falar das ideias que você já teve, todas são válidas e devem ser observadas.
Limpeza completa do tanque, verificar se o pescador não está obstruído ou furado.
Troca dos filtros de combustível, verificar o decantador, procurar por mangueiras furadas na alimentação da bomba injetora.
"Pixe" no tanque resolve com a limpeza, dica: não fique misturando S10 com S500 (dica de foristas).
Escapamento é bom verificar, se sua caminhonete era a gasolina e passaram para diesel, será que retiraram o catalizador?

Se após fizer tudo, se sua caminhonete não melhorar, ou a bomba injetora está cansada ou o motor não está dando conta do recado.

Abraço.