PDA

Ver Versão Completa : Eixos de Rural



caj
17/05/2006, 19:32
olá amigos
ouvir dizer que colocando eixos de rural no engesa na frente melhora o esterço. é verdade?
abraços

GH
17/05/2006, 21:09
Não é verdade.

Piora E MUITO o esterço.

:: Fernando ::
18/05/2006, 14:45
Cara, não acho que o esterço do Engesa seja um graande problema assim...Ok, eu tenho 14 anos e nunca manobrei um Engesa em uma vaga de supermercado...mas você não vai fazer compras ou ir ao shopping com um Jeep né??
Aliás, colocar um eixo da Rural no Engesa daria um puta trabalho e um monte de adaptações, consequentemente não ficaria uma brincadeirinha barata...E se realmente piorar, não seria um coisa muito legal, concorda? :concordo:

[]'s

Eliseu
18/05/2006, 16:05
Fernando:
"Cara, não acho que o esterço do Engesa seja um graande problema assim...Ok, eu tenho 14 anos e nunca manobrei um Engesa em uma vaga de supermercado...mas você não vai fazer compras ou ir ao shopping com um Jeep né?? "
Eu tenho um FI com eixo da rural e uso para ir ao Shopping e fazer compras. Não vejo problema [/b]nenhum em manobrar num estacionamento. Uso prara tudo, sem nenhuma restrição.

Beto Lacerda
18/05/2006, 16:28
Piora E MUITO o esterço.

pq ?? o eixo de rural vira menos o munhão que o d30 do engesa ??
[]'s

SJKCaio
18/05/2006, 17:25
:: Fernando ::,




Cara, não acho que o esterço do Engesa seja um graande problema assim...Ok, eu tenho 14 anos e nunca manobrei um Engesa em uma vaga de supermercado...mas você não vai fazer compras ou ir ao shopping com um Jeep né



De novo esse mer!@#$da escrevendo besteira...........

Parei um tópico por causa desses comentários idiotas....

:: Fernando ::
18/05/2006, 22:27
Eliseu,

Tudo bem, acredito que possa melhorar, mas não para o caso do Beto Lacerda, ele tem um F1000 pra uso diário, pra que ter um Engesa com eixo de rural esterçando melhor se o cara tem uma F1000???

SJKCaio,
Quem fez um comentário idiota agora não fui eu...Aliás só dei minha opinião.

[]'s

Bruno cf
18/05/2006, 22:41
:: Fernando ::,




Cara, não acho que o esterço do Engesa seja um graande problema assim...Ok, eu tenho 14 anos e nunca manobrei um Engesa em uma vaga de supermercado...mas você não vai fazer compras ou ir ao shopping com um Jeep né



De novo esse mer!@#$da escrevendo besteira...........

Parei um tópico por causa desses comentários idiotas....


Meu vc sim pareçe um !diota....Td mundo tem o direito de se espresar..n sei se vc sabe + estamos no sex XXI e em um país livre...se toca meu :parede: :parede: :parede:



Mais sobre o assunto do topico:

Uma boa coisa é o eixo da Bandeirantes...por eu ter uma e usso ela pra td...deis de trilhas mto pessadas ate viagens longas....por ver mtos willys,engesas e rurais manobrando...a toyota foi bem + facil....

SJKCaio
19/05/2006, 09:44
Puuuuuutz!!!!!!!! ainda bem que meu professor de matemática anda de Parati não de 4x4 ..
_________________
Fernando Schincariol
Engesa FI "GeGe"


Gaiola = merda em trilha
----
Gaiola = 2x (merda em trilha)

x = 2x + (merda em trilha) . (Santana Rebaixado²)
x = 2x + merda em trilha . Santana Rebaixado²
x = 2x + mt . ST²
x = Toyota
_________________
Fernando Schincariol
Engesa FI "GeGe"


Bruno esse é um dos exemplos da "bricadeirinha" com o Fernando do outro tópico.Por iso que eu acabei parando, porque virou isso ai.
Vc pode se expressar (escreve com "x") a vontade mais sem essa frescura com o Fernando :concordo:

Acho que a gente vai se entender 8) 8) 8) 8)

GH
19/05/2006, 11:05
Beto lacerda escreveu:

pq ?? o eixo de rural vira menos o munhão que o d30 do engesa ??
[]'s[/quote]


Beto, o munhão do D30 vira MUITO mais que o da Rural.
Tive Camper 4x2, Camper 4x4 com D30, D44 de Rural e D44 de Troller.

A que esterçava melhor era a c/ D44 Troller (homocinéticas!!) e depois a 4x2 ou c/D30.
Com D44 de Rural é um saco! :evil:

ps.: nenhuma esterça como a Hilux :palmas:

:: Fernando ::
19/05/2006, 13:17
Beto lacerda escreveu:

pq ?? o eixo de rural vira menos o munhão que o d30 do engesa ??
[]'s


Beto, o munhão do D30 vira MUITO mais que o da Rural.
Tive Camper 4x2, Camper 4x4 com D30, D44 de Rural e D44 de Troller.

A que esterçava melhor era a c/ D44 Troller (homocinéticas!!) e depois a 4x2 ou c/D30.
Com D44 de Rural é um saco! :evil:

ps.: nenhuma esterça como a Hilux :palmas:[/quote]


Acho que tem um tópico sobre o D44, também fala sobre como e onde colocar, se este for o caso...Só falta eu achar o dito cujo :parede:


SJKCaio,

Cara, não se preocupa comigo ou com as "minhas frescuras" não.
E não to afim de ficar discutindo com você não... :concordo:

:: Fernando ::
19/05/2006, 13:28
Caio,
E se aquilo te encomodava tanto, eu apaguei, não precisa parar nada...

Beto Lacerda
19/05/2006, 14:11
Tudo bem, acredito que possa melhorar, mas não para o caso do Beto Lacerda, ele tem um F1000 pra uso diário, pra que ter um Engesa com eixo de rural esterçando melhor se o cara tem uma F1000???

bom que caso ???
1º é F-100 vc digitou um 0 a mais
2º nunca reclamei do esterço da F-100 mesmo pq o mesmo é extraordinario , manobro ela na mesma vaga que manobrava a saveiro
3º onde eu disse que quero um engesa ???
4º vc deveria parara de procurar picuinhas pelo forum isso não leva a nada , o comentario do Caio a seu respeito é valido apesar de passado no ponto no quesito ofensa, porém ainda assim valido pois vc realmente tumultua , to falando isso como usuario comum , esquece o moderador se eu fosse atuar como moderador esse topico seria trancado e seria mais um topico morto por bobeiras ...
Gustavo Heck, pelo visto vc entendeu minha duvida e respondeu o que perguntei . o dana 30 de engesa esterça mais que o d44 de rural ...
agora as novas duvidas o d44 de rural esterça menos que o d 30 de engesa pq ??
opção 1 o munhão vira menos mesmo ou
opção 2 o munhão vira o mesmo angulo porem o angulo de ackerman fica prejudicado ao instalar-se eixos de rural no engesa pois este tem outro entre-eixo
[]'s
ps voltemos aos eixos

GH
19/05/2006, 14:18
Beto,

Opção 1.

Beto Lacerda
19/05/2006, 14:25
Gustavo Heck, valeu :concordo:

caj
19/05/2006, 15:05
caros colegas
será que colocando o eixo diant do troller o engesa ganha mais esterço ou tem outro que é melhor? o da agrale marrua não deve ser muito diferente.
abraços

GH
19/05/2006, 15:44
Caj,

Vai no de Troller (6 furos), é o melhor de todos.

Bruno cf
20/05/2006, 03:05
Ainda acho q o eixo da toyota esterça +... :pensativo: :pensativo:

Caio...
concordo plenamente com vc...essas frescuras do Fernando...+ n liga naum...isso passa... :)
+ a conta dele deu errada deveria ser engesa....brincadeiranha...n devemos minimizar a viatura de minguen...

CARLOS SIQUEIRA
04/08/2006, 04:40
Caros, adquiri um F1 86 4cil recentemente com esta adaptação. Agradeço as informações obtidas neste forum que contribuiram muito na aquisição.
Durante a revisão que estou fazendo, o mecânico verificou que as "mangas" de eixo foram cortadas e soldadas, condenando tal procedimento devido a fragilidade do ferro fundido.
Pergunto:
1) Há necessidade de tal procedimento?
2) A direção hidráulica do opala(revisada) deve ser conectada, por um, ou dois braços as rodas?
3) Alguem teria fotos de como deve ser feita esta adaptação?
4) Para retornar com o eixo original do Engesa, em que carro posso encontrá-lo?

Grato, Carlos Siqueira.

rodrigo camper
04/08/2006, 06:37
caros colegas
será que colocando o eixo diant do troller o engesa ganha mais esterço ou tem outro que é melhor? o da agrale marrua não deve ser muito diferente.
abraços
Colocar o eixo do troller no engesa vai gerar uma despesa extra,porque a bola do diferencial fica do lado esquerdo,e não no direito como na Engesa, Rural,Toyota e Jeep. OK!!

Elmer_Jeep
12/03/2007, 15:43
Gustavo Heck, pelo visto vc entendeu minha duvida e respondeu o que perguntei . o dana 30 de engesa esterça mais que o d44 de rural ...
agora as novas duvidas o d44 de rural esterça menos que o d 30 de engesa pq ??
opção 1 o munhão vira menos mesmo ou
opção 2 o munhão vira o mesmo angulo porem o angulo de ackerman fica prejudicado ao instalar-se eixos de rural no engesa pois este tem outro entre-eixo
[]'s


Tava lendo o tópico por acaso e assim como o GH passei por essa experiencia na prática.

Seguinte, usava no CJ5 eixo dianteiro de Rural retrabalhado pra utilizar semi eixos toyota, pra isso teve as canelas encurtadas ficando um pouco mais estreito que o normal porém mais largo que os originais do CJ, rodei 1 ano e devido uma forte pancada empenei esse eixo, retirei na sexta passada e instalei outra carcaça que retrabalhei deixando com exatamente 1" maior pra cada lado e de cara percebi a diferença no esterçamento que diminuiu, nas duas carcaças utilizo munhões da band e isso me levou a concluir o seguinte, o mesmo carro, os mesmos munhões e o esterçamento piorou esse fato está relacionado com a distanciaentre eixos X wms = Ackerman.

[]'s

Kim
15/03/2007, 18:23
Pessoal!

Bem, comprei um eixo da F75, ou melhor, comprei uma F75 para retirar o eixo dianteiro.

O que venho perguntar aos amigos é o seguinte:

1º - Como posso fazer para que fique com o cubo com 6 parafusos de roda?

2º - O sistema de freio, teria como intercambia-lô?

3º - O que mais será necessário?

ps.: Os suportes de mola, comprarei novo, própio para este eixo, na Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br) como demonstra tabela anexa.

Desde já agradeço a todos que poderão me ajudar nesta nova empreitada.

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
16/03/2007, 08:11
Kim, posso responder ao menos uma, o cubo de roda vc pode utilizar o mesmo do seu Engesa que possui as mesmas dimensões internas já que os rolamentos são iguais.

[]'s

rural4x4
16/03/2007, 09:25
KIM

Procura o Rosnel em Londrina, ele tem cubos para eixo willys, com 6 furos(ele montava nos Envesas)

Kim
16/03/2007, 10:53
Caro rural4x4!

Conforme mensagem anterior, já vou à Londrina, na Cinfel para saber sobre os suportes das molas e braços.

De toda forma, agradeço a ajuda, como o grande Elmer citou, os cubos são intercambiaveis, agora resta saber sobre as pinças, como farei?

Do mais é só alegria e, uma terapia para aliviar o dia a dia.

Não encaro este trabalho como uma dificuldade, mais sim como mais um prazer em minha vida.

Continuo aceitando sugestões.

Abraços.

Kim.

CARLOS SIQUEIRA
16/03/2007, 22:44
Caro Kim, comprei um F1 já com eixo de Rural adaptado. Quando troquei o sistema de freio dianteiro de tambor para disco, comprovei que os rolamentos e os cubos são intercambiaveis como dito anteriormente pelo Elmer. A surpresa foi constatar, que estes cubos tinham sido torneados de maneira grosseira(fora de centro) para encaixar a panela do tambor da Rural. Isto deu muito trabalho pois os suportes fornecidos pela SBD, tinham como base o cubo original, resumindo, tive que acrescentar o "miolo" de um disco de freio usado das Toy (6 furos) para retornar a medida original e centra-lo.
A maior duvida nesta adaptação, está na necessidade de cortar e reposicionar o "olhao" de fixação das barras do braço Ptiman e de interligação das duas rodas, condenavel por muitos pela solda em ferro fundido, geralmente frágil. No meu caso, consultei o antigo dono e este garantiu que o serviço foi feito por pessoa idonea, e a um bom tempo (+ de 4 anos). Pelo aspecto, parece realmente boa, pois o corte foi feito em angulo, +/- 45o, aumentando a área de contato.
Espero ter ajudado, as fotos da adaptação dos freios estão no tópico especifico, acredito que no mês de novembro.

Abraços, Carlos Siqueira

CAVESO
17/03/2007, 02:13
Existe algum outro eixo dana 44 que tenha a bola deslocada para a direita sem ser o de Rural?

franzlana
21/03/2007, 23:04
Oi pessoal.
Tenho um Fase III, com pneus 33 em rodas Mangels de 8" e não tenho nenhum problema com esterçamento. Uso o Jeep o dia inteiro, vou a BH e estaciono nas vagas normais dos mais apertados estacionamentos. Existe alguma diferença no Fase III?

Eduardo Velo
22/03/2007, 14:42
Oi pessoal.
Tenho um Fase III, com pneus 33 em rodas Mangels de 8" e não tenho nenhum problema com esterçamento. Uso o Jeep o dia inteiro, vou a BH e estaciono nas vagas normais dos mais apertados estacionamentos. Existe alguma diferença no Fase III?

O eixo do fase 2 e 3 são iguais , o meu F3 esterça pouco , mas consigo manobrar sem problemas ...

Qual o final de numeração do chassi desse seu Fase 3 ??

[]s ...

Kim
22/03/2007, 17:51
Caro Eduardo Velo!

Tinha um problema de exterço no meu jipe, virava pouco, até que então resolvi colocar a mão na massa.

Primeiro alinhei a caixa, para que a mesma ficasse com o pitman no centro do exterço, depois alinhei a barra de direção, para o volante ficar alinhado/centrado.
Procedi assim porque estava com o problema de o pitman estar fora de centro, virando mais para um lado do que do outro.

Em seguida, alinhei a barra que liga a caixa às rodas, para as rodas ficarem alinhadas com a caixa de direção. Muitos alinhadores, para centrar, retiram o volante e recolocam com o raio certo, e o resto que se f0d@.

Feito esses procedimentos, parti para os batentes de exterço, que são os parafusos que são fixos na carcaça do diferêncial dianteiro.

Soltei as contra porcas ergui o eixo virei para a esquerda e fui regular o lado direito, sendo que o limite do Engesa é 24º, mais fui rodando o pneu com a roda livre acionada, pois assim fui "sentindo" a cruzeta do munhão, quando a mesma começava a forçar, voltava um pouco a regulagem. (sentir = quando o ângulo está acentuado para a cruzeta, esta parece que pula, forçando o munhão, jogando o mesmo para o sentido oposto que está virado)

Procedi dos dois lados, com as roda livres acionada, para "sentir" dos dois lados do exterço.

Bem, ficou bom, virando mais do que estava, e a caixa agora não chega mais no fim de um laado como estava.

Bom, espero ter ajudado.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
24/03/2007, 20:15
Não tenho muito tempo para procurar

Peço algumas medidas para tirar dúvidas :

1- Qual a bitola dos eixos : DANA 44 da rural
DANA 44 da ford F-100 gasolina
DANA 44 do engesa
DANA 30 do engesa
da toy band

É que tenho um eixo DANA 44 da F-100 gasolina vazio , gostaria de saber se posso mandar para a ENSIMEC para fazer um eixo dianteiro com este eixo para colocar no engesa .
E tenho na mão , só falta comprar se for uma opção melhor de um eixo trazeiro flutuante da toy band tb vazio , para depois comprar um dianteiro para ficar um serviço completo , EIXOS E T-CASE ( já comprado ) da toy band no ENGESÃO .

Tenho dúvidas qto as bitolas , sem falar em fazer os suportes dos braços e das molas no angulo certo nos eixos da band .

franzlana
26/03/2007, 20:48
O eixo do fase 2 e 3 são iguais , o meu F3 esterça pouco , mas consigo manobrar sem problemas ...

Qual o final de numeração do chassi desse seu Fase 3 ??

[]s ...
O final é 2537. O que tem isso a ver?
Entre o cahssis e o para choque dianteiro coloquei um calço de 30mm porque quando esterçava o 33" pegava no para choque.
Você já verificou a regulagem de batente do seu Engesa? Está no máximo?
Franz.

Kim
06/04/2007, 23:33
Caros amigos!

Como todos já sabem, comprei o eixo da F75 para instalar em meu engesa, mais após leitura e mais leturas, observei que o munhão da F exterça menos que o do engesa, como também e levemente mais fraco, então venho fazer mais algumas perguntas.

Estou pensando em colocar os munhões do D30 no D44, respeitando o tamanho do semi eixo e, na parte do semi-eixo que acopla a roda livre, usar a do engesa, então usaria na parte da carcaça o semi-eixo da F, colocaria cruzeta com bico para engraxar (D30) e usaria o sistema de roda livre, cubo e freio do engesa, Refaria o berço no munhão para o semi mais grosso da F, será que ficaria bom?

Teria um D44, com munhão aberto, somente com soldas no munhão e suporte de suspensão.

Gostaria que os companheiros de engenharia me auxiliassem.

Abraços.

Kim.

betooliveira
07/04/2007, 11:28
Kim,

Tb tenho um Engesa com eixo original "enchertado" somente a bola do D44 na dianteira. Os semi-eixos, os munhões, freios, etc tudo original. Até agora só tive um problema com a solda do eixo que trincou. Refiz a solda com uma luva interna e um reforço externo, com isso não tive mais problemas. Já pesquisei bastante a respeito do eixo dianteiro. Acredito que a melhor opção é pegar seu eixo original da F75 e colocar um kit do Franco-Ensimec com homos da toy. Sinceramente eixo com solda, por melhor que fique o serviço, para mim nunca será igual ao original, talvez pode ser só encanação. Com relação aos munhões fechados da Rural serem menos resistentes que os abertos do Engesa, não vejo problemas, a não ser que fique dando saltos absurdos com o seu Jipe. Olha que já vi muitos willys/rurais voando com pneus 35 e nada de problemas com o munhão, apenas enpenamento do eixo ou quebra do semi-eixo ou cruzeta.
Essa é minha humilde opinião.

sds.

betooliveira
EE4 86 14b td

rodrigo camper
07/04/2007, 18:42
Kim, acho que v/c não deve enxertar o eixo da F-75, o melhor a fazer e apenas soldar os suportes que v/c achou em Londrina e usas o kit de disco da SBD que são maiores que os originais Engesa com as pinças de Kombi . Assim v/c guarda o original para qualquer emergência.

Quanto aos munhões da F-75, da pró gasto.

Mourão GP
20/12/2007, 23:16
Desculpem a ignorancia mas porque não colocar os diferenciais completos da toyota band????

Kim
21/12/2007, 00:51
E ai engeseiros!!!

bem, coloquei somente a bola D44 no jipe.

Usei o eixo da F75 canela fina, que tem o mesmo diâmetro nas tubeiras.

Ficou excelente, onde também trabalhei as barras longitudinais.

Segue algumas fotos e, se quiserem olhar mais fotos vão em fotim na minha assinatura, que ali tem todas as guambiarras feitas por eu!

Reparem na ferramenta de "alinhar" o cáster!!!:shock:

Abraços.

Kim.

Kim
22/12/2007, 12:25
Uma observação que esqueci de mencionar!

Foram feitas buchas internas e a tubeira foi colocada prensada na bola.

Para soldar, foi escariado a tubeira, formando um "V" na tubeira.

Espero que não venha a trincar!

Abraços.

Kim.

Kim
22/12/2007, 12:31
Não tenho muito tempo para procurar

Peço algumas medidas para tirar dúvidas :

1- Qual a bitola dos eixos : DANA 44 da rural
DANA 44 da ford F-100 gasolina
DANA 44 do engesa
DANA 30 do engesa
da toy band

É que tenho um eixo DANA 44 da F-100 gasolina vazio , gostaria de saber se posso mandar para a ENSIMEC para fazer um eixo dianteiro com este eixo para colocar no engesa .
E tenho na mão , só falta comprar se for uma opção melhor de um eixo trazeiro flutuante da toy band tb vazio , para depois comprar um dianteiro para ficar um serviço completo , EIXOS E T-CASE ( já comprado ) da toy band no ENGESÃO .

Tenho dúvidas qto as bitolas , sem falar em fazer os suportes dos braços e das molas no angulo certo nos eixos da band .

Sobre essa carcaça, pode mandar sem problema!

D44 é igual em todos os eixos, o que muda é o retentor do lado do rolamento da coroa, os trazeiros não tem, mais é fácil fazer o colo de assento do mesmo, pois foi feiro no que instalei.

O eixo da Band é um pouco mais estreito que o do engesa, não sei quanto, mais não é perceptível se não passar a régua.

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
22/12/2007, 16:39
Kim, os retentores internos são dispensáveis, já fiz um eixo dianteiro pro meu ex CJ5 usando a carcaça trazeira de um D44 de F1000 e ficou perfeito.

Aqui um tópico sobre os retentores internos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31916

[]'s

Kim
22/12/2007, 16:49
Caro Elmer!

Achei que os mesmos eram indispensáveis, por isso foi confeccionado o colo.

Olha como ficou.

No D30, um retentor rompeu, não sei por que, e ficava vazando óleo pelo munhão, então achei necessário.

Abraços.

Kim.

franzlana
17/05/2009, 10:16
Caro KIM.
O meu dana dianteiro quebrou a solda do tubo menor na bola. Estou pensando em montar um 44 da rural. Na sua adptação como ficou a entrada do semi-eixo na planetária da rural? as estrias coincidem ou voce trocou os semi-eixos?

Kim
17/05/2009, 10:58
Caro franzlana!

Bem, o D44, não precisa ser exatamente o da rural, se conseguir um de jeep bem barato, pode ser (jeep é estreito, e todos que fazem Up, descartam)

No meu caso, eu usei um D44 chavetado da F75, tubeira fina, onde descobri, que os diâmetros identicos ao do D30.

Quanto aos semi-eixos...

No lado menor, como não pode alterar a distancia devido ao suporte de molas, a diferença de circunferência da bola, será acertada na tubeira do lado direito, coisa de 4 cm aproximadamente.

Os semi-eixo, fiz da seguinte forma:
O semi do engesa, cortei no meio entre o suporte de cruzeta e estria.
O semi da F75, completei o que faltava.
Foi apontado, alinhado, soldado no torno, fazendo um passe de torno a cada volta de solda.
Depois foi aquecido e cimentado, deixando esfriar recoberto por cal por um dia.

Isso foi feito dos dois lados, minha apreensão foi tanta, que não fotografei.

O que posso relatar, é que os semi, tem o mesmo diâmetro externo.
Segundo o torneiro, tem a mesma dureza no material.

Uma coisa que eu pedi ao torneiro, foi para deixar um calo/ressalto na solda, como se fosse uma luva em um cano PVC, para evidenciar o local, como também para reforçar a mesma.

Como foi trocado os retentores (vide fotos no meu álbum), coloquei maiores que o do engesa, e tomei o cuidado de colocar os quatro iguais (do Jeep), foi confeccionado uma luva para deixar a pista do retentor no semi com diâmetro maior, e assim vedar no retentor.
Tem que colocar antes de soldar as metades do semi.

A última modificação.
A barra panhard.
Na parte reta, deve-se retirar 3cm, e colocar no alto da volta da bola.
/\_ /-\ Assim.

Qualquer coisa, kimcavazin@yahoo.com.br

Abraços.

Kim.