PDA

Ver Versão Completa : Niva, barulho alto quando em movimento.



Cristiano Lopes
14/05/2019, 20:52
Olá amigos. Tenho um Niva 91 com mecânica ap. O carro fazia um barulho de colar de embreagem, até aí tudo bem. Tração engatando perfeito e marchas TB.
Começou um barulho estridente e alto como de ferro com ferro quando está engatado se passo para ponto morto para.
Quando piso na embreagem aparentemente para TB. Algum dos amigos já passou por algo assim? Que possa me ajudar com uma dica. Pensei no colar q devo ter q substituir mesmo mas acho que deva ser outra coisa.

mauricio_silva
14/05/2019, 23:18
Olá amigos. Tenho um Niva 91 com mecânica ap. O carro fazia um barulho de colar de embreagem, até aí tudo bem. Tração engatando perfeito e marchas TB.
Começou um barulho estridente e alto como de ferro com ferro quando está engatado se passo para ponto morto para.
Quando piso na embreagem aparentemente para TB. Algum dos amigos já passou por algo assim? Que possa me ajudar com uma dica. Pensei no colar q devo ter q substituir mesmo mas acho que deva ser outra coisa.

Olá.
Pelo que você descreveu, pode ser que os parafusos prisioneiros do diferencial dianteiro tenham se partido. Com isto, o diferencial abaixa, fazendo com que a cruzeta do eixo cardã dianteiro fique batendo na barra de direção.
É um problema (relativamente) comum, mas que "assusta" pelo barulho que provoca. O Niva não deve trafegar nestas condições.
Espero ter ajudado.
[]s.

Cristiano Lopes
15/05/2019, 07:38
Obrigado Maurício.
Verifiquei e os prisioneiros estão no lugar.
A distância da barra continua normal.
Como disse antes de eu estiver em movimento e colocar no ponto morto o barulho some. Se tivesse pegando na barra mesmo no ponto morto ele continuaria, pois o cardan não para, né?
Quem tiver mais alguma alternativa de possibilidade de defeito favor enviar.
Lembrando q o barulho e agudo e alto, tipo ferro com ferro. Kikikikiiiiiii

mauricio_silva
15/05/2019, 09:15
Obrigado Maurício.
Verifiquei e os prisioneiros estão no lugar.
A distância da barra continua normal.
Como disse antes de eu estiver em movimento e colocar no ponto morto o barulho some. Se tivesse pegando na barra mesmo no ponto morto ele continuaria, pois o cardan não para, né?
Quem tiver mais alguma alternativa de possibilidade de defeito favor enviar.
Lembrando q o barulho e agudo e alto, tipo ferro com ferro. Kikikikiiiiiii
Olá.
Entendi. Pensei que, quando você escreveu "em ponto morto", queria dizer "com o carro parado".
Mas vamos em frente: se você ficar pisando na embreagem (mantiver a embreagem acionada) como fica o barulho? Faça o teste com o carro parado.
[]s.

Cristiano Lopes
15/05/2019, 12:07
Com o carro parado faz um chiadinho pequeno q sempre teve, piso na embreagem não tem barulho nenhum.
Engato a marcha e saio com 20 km/h ele começa a fazer esse barulho alto agudo aparentemente como se fosse pegando ou rolamento enferrujado. Se venho a 60 km de quarta marcha ele pia, se coloco neutro ele para, engato denovo ele pia, se piso na embreagem ele quase cala mas pia um pouquinho.

mauricio_silva
15/05/2019, 22:07
Com o carro parado faz um chiadinho pequeno q sempre teve, piso na embreagem não tem barulho nenhum.
Engato a marcha e saio com 20 km/h ele começa a fazer esse barulho alto agudo aparentemente como se fosse pegando ou rolamento enferrujado. Se venho a 60 km de quarta marcha ele pia, se coloco neutro ele para, engato denovo ele pia, se piso na embreagem ele quase cala mas pia um pouquinho.
Olá.
Você notou outro "sintoma", como perda de potência, redução/aumento na rotação da marcha lenta, aumento na vibração nas alavancas do câmbio/bloqueio/reduzida, vazamento de óleo, etc?
Aparentemente, o problema está no sistema de embreagem, possivelmente no platô/disco.
[]s.

Cristiano Lopes
16/05/2019, 08:11
Vou fazer o seguinte, tirar a capa seca, conferir platô colar e disco, conferir rolamentos da do eixo piloto e da ponta dele. Pra ver o que acontece. Acho q pode sim ser algo nesse sentido. Mas perca de potência, vibração não senti não. Muito obrigado amigão.

mauricio_silva
16/05/2019, 10:27
Vou fazer o seguinte, tirar a capa seca, conferir platô colar e disco, conferir rolamentos da do eixo piloto e da ponta dele. Pra ver o que acontece. Acho q pode sim ser algo nesse sentido. Mas perca de potência, vibração não senti não. Muito obrigado amigão.
Olá.
A vibração pode aparecer se houver algum problema no acoplamento elástico (o conhecido "bolachão").
Perda de potência e vazamentos de óleo podem indicar problemas no motor.
Essas coisas podem provocar "ruídos estranhos" no carro.
[]s.

Cristiano Lopes
16/05/2019, 12:20
Vou verificar o que eu puder no carro. Mas tô apostando em algum rolamento.
O barulho é de de ferro raspando em ferro como se o rolamento tivesse enferrujado.

mauricio_silva
16/05/2019, 12:46
Vou verificar o que eu puder no carro. Mas tô apostando em algum rolamento.
O barulho é de de ferro raspando em ferro como se o rolamento tivesse enferrujado.

É, realmente uma hipótese bem plausível.:concordo:
[]s.

Cristiano Lopes
22/05/2019, 18:44
Meu querido amigo muito obrigado por tudo. Sabrina o problema eram as cruzetas do cardan. Fico grato de vdd.

mauricio_silva
23/05/2019, 15:52
Meu querido amigo muito obrigado por tudo. Sabrina o problema eram as cruzetas do cardan. Fico grato de vdd.

Olá.
Então o problema estava nas cruzetas. Não é muito comum...:pensativo:
O carro passou por terrenos alagados (água mesmo)?
[]s.

Cristiano Lopes
08/06/2019, 19:04
Aqui no DF passamos por períodos longos de chuvas por isso acho q danificou. Uma coisa importante é que as castanhas são 28mm e não 27 então não tem quais substituir se não adaptar outras pontas. Me falaram da pampa opala é mito. Mas mais uma vez muito grato.