PDA

Ver Versão Completa : Suportes do feixe de mola CJ5

arturolucio
17/05/2006, 11:57
Olá pessoal,

eu to reformando o meu chassi, e resolvi fazer o suporte de mola do meu cj5 como no kit da toyota, ou seja ao invés de usar o furo no meio das longarinas na parte da frente vou colocar mais um par de suportes abaixo do furo da longarina, e com as molas originais dele pq a $$$ ta bem curta... rsss.. então eu queria saber quais as medidas q deve ficar entre a longarina e a parte mais baixa do feixe de mola, e tbm se preciso colocar jumelos mais altos atras pra compensar essa diferença do esquema da frente...

[]´s

Elmer_Jeep
17/05/2006, 16:28
arturolucio, desculpe a pergunta, mas qual o seu objetivo ao montar os jumelos por baixo do chassi ao invés de mante-los nos furos originais.

:?:

arturolucio
17/05/2006, 18:21
é q eu to reformando o chassi e os dois furos pra prender a mola estão bem ruins, fora de medida e a localização de um é diferente do outro... então estava pensando em fechar esses furos, colocar um suporte na parte de baixo do chassi, e se preciso, criar uma nova travessa, para evitar a torção do chassi naquele ponto.

mas claro só se essa for a melhor opção... e creio que também deve aumentar a altura do jeep né?!

abraços,

Elmer_Jeep
17/05/2006, 18:52
o problema aí é que vc vai distanciar uma das extremidades do feixe de molas, nesse caso pra manter o feixe alinhado vc teria que aumentar também o suporte frontal, aí sim, vc deixa o feixe paralelo com o chassi e não altera o angulo de caster, porém com o ganho de altura pode ser necessário alongar o cardâ e teria que fazer o mesmo processo nos suportes da suspensão trazeira para nivelar o carro.

arturolucio
17/05/2006, 19:00
vc sugere alguma solução para esse problema?! rss... to meio perdido, não conheço mto de mecanica, mto menos parte de suspensão

arturolucio
17/05/2006, 19:32
e me diz uma coisa, vc tem as medidas dos suportes de mola da Toyota, queria saber se funciona com as molas originais.... então precisaria das medidas da base do suporte até o centro do furo onde prende o jumelo e a mola...

Abraços,

rafaelsouza
17/05/2006, 22:39
Arturo, entendo que o negócio deve estar feio aí no teu chassis para que vc esteja pensando nessa adaptação, mas tenho que te avisar que compartilho da opinião do Elmer pois fazendo isso vc vai resolver 1 problema e arrumar mais 4, se eu estivesse no teu lugar eu mandaria tornear dois tubinhos para substituir os originais que como vc disse estão detonados e fixe no chassis, sei que vc disse aí em cima que acha que eles não estão no lugar original mas se vc fixar a parte da frente dos feixes e por o jumelo na parte trazeira vai dar para ter uma idéia de posição do tubo no chassis, sei q falar é facil mas acho q vai ficar "menos pior" dq o que vc tá tentando fazer. Agora sem querer vender o meu peixe se puder levar isso para alguém especializado não va correr o risco de fazer uma kgada :putz:
[],s :concordo:

Elmer_Jeep
18/05/2006, 00:38
e me diz uma coisa, vc tem as medidas dos suportes de mola da Toyota, queria saber se funciona com as molas originais.... então precisaria das medidas da base do suporte até o centro do furo onde prende o jumelo e a mola...

Abraços,

os suporte de molas da toyota são totalmente diferentes e são projetados para que os jumelos sejam montados na parte frontal do chassi e não atrás da roda dianteira como no CJ5.

O que posso fazer pra tentar ajudar seria medir a distancia do suporte frontal até o furo da longarina num chassi original e a partir dessa distancia entre os centros vc poderia consertar seu chassi como o Rafael falou substituindo e reposicionando os tubinhos e mantendo os jumelos na posição original.

A não ser que vc esteja afim de instalar a suspensão completa da band como eu fiz no meu CJ5 e como vários companheiros aqui do fórum fizeram e aprovaram. Aí o assunto muda completamente.

Então, qual é o seu objetivo na reforma do chassi, manter o CJ original/restaurado ou fazer algumas modificações/atualizações na parte mecanica :?:

[]'s tentando ajudar :concordo:

arturolucio
18/05/2006, 12:25
o meu objetivo, realmente é modificar o cj5, não o quero original, quero começar a fazer trilhas, e também usarei no dia a dia... tenho intenção de adaptar o motor 4.9 da f1000 ou o 4 cilindros da ranger, pneus 35", direção hidráulica... e realmente já estou pensando seriamente em colocar a suspensão completa da band...

Elmer_Jeep
18/05/2006, 12:41
ah bão, parabéns pela escolha :concordo: nesse caso vc vai encontrar todas as dicas pra instalar a suspensão toyota no tópico abaixo, qualquer dúvida pergunte nos tópicos referentes a cada assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19167

1 abraço.