Ver Versão Completa : Montar semi eixo Jeep tipo Bendix
Galera, blz?
Estou ajudando um amigo a arrumar o semi eixo do jeep dele, porém eu nunca havia visto um assim pessoalmente é aquele semi eixo que é tipo uma homocinética. Tem uma esfera no meio e 4 nas laterais, 2 de cada lado.
O dele quebrou, ele conseguiu outro semi eixo e estou montando pra ele. Porém como estava quebrado quando desmontei não sei como ele era preso, visto que não tem nada segurando as esferas a não ser a graxa.
Um amigo disse que é a manga de eixo que segura ele no lugar, porém quando vira pra qualquer lado ele vai articular e a esfera cai. Já desmontei e montei duas vezes e não consegui acertar este problema.
Tem algum macete? Está faltando alguma coisa que segure elas lá? Alguém sabe como montar ele de forma que quando ele vire pra esquerda ou direita as esferas não caiam?
Está com graxa tudo certinho, porém elas são pesadas e a graxa não as seguram.
O dele é o semi eixo feio de baixo, a outra foto peguei na internet ora ilustrar sobre qual estou falando.
Dando uma olhada no fórum vi que é modelo Bendix, agora o problema é montar ele de forma que as esferas não caiam quando virar para os lados.
valeu
[]'s
Eugênio
Rodrigo Baratti
12/05/2019, 18:13
Eu acho que não tem nada pra segurar ela não, só tem que ajustar a folga do semi e do eixo dentro do munhão.
Galera, blz?
Estou ajudando um amigo a arrumar o semi eixo do jeep dele, porém eu nunca havia visto um assim pessoalmente é aquele semi eixo que é tipo uma homocinética. Tem uma esfera no meio e 4 nas laterais, 2 de cada lado.
O dele quebrou, ele conseguiu outro semi eixo e estou montando pra ele. Porém como estava quebrado quando desmontei não sei como ele era preso, visto que não tem nada segurando as esferas a não ser a graxa.
Um amigo disse que é a manga de eixo que segura ele no lugar, porém quando vira pra qualquer lado ele vai articular e a esfera cai. Já desmontei e montei duas vezes e não consegui acertar este problema.
Tem algum macete? Está faltando alguma coisa que segure elas lá? Alguém sabe como montar ele de forma que quando ele vire pra esquerda ou direita as esferas não caiam?
Está com graxa tudo certinho, porém elas são pesadas e a graxa não as seguram.
O dele é o semi eixo feio de baixo, a outra foto peguei na internet ora ilustrar sobre qual estou falando.
Dando uma olhada no fórum vi que é modelo Bendix, agora o problema é montar ele de forma que as esferas não caiam quando virar para os lados.
valeu
[]'s
Eugênio
quantas estrias tem essa ponte de eixo. (estria q vai na planetaria/satelite)
e sabe dizer o ano desse eixo?
quantas estrias tem essa ponte de eixo. (estria q vai na planetaria/satelite)
e sabe dizer o ano desse eixo?
Tem 10 estrias. Está num jeep 54
Desculpe a demora pra responder, o email de aviso havia caído na caixa de spam.
Marcos ET
08/06/2019, 20:38
...no meu 51 a articulação do semi-eixo é aquela onde há uma única esfera e quatro veios em sua superfície. É diferente, mas acho que o princípio de ajuste deve ser o mesmo. acho que é bem o que o Rodrigo disse, uma questão de ajuste do semi-eixo. Você chegou a ver se haviam arruelas espaçadoras no munhão?
Então, estes ajustes que não vi. Estou achando mais facil trocar o eixo inteiro do que ficar pelejando com isso.
Marcos ET
09/06/2019, 14:28
Estou achando mais facil trocar o eixo inteiro do que ficar pelejando com isso.
É uma saída, mas se o ponto de articulação do semi-eixo estiver fora de alinhamento com a articulação do munhão (possível razão de não estar dando certo), talvez ocorram problemas...
Como fora? Quando montei, achei que era igual homocinética, um lado maior que o outro, assim ele travaria, mas os lados são iguais. Dai alguém me disse que a manga de eixo mantia ele no lugar. Montei e deu errado. Desmontei depois fiquei analisando, mas não achei solução, pq de todo lado que eu monto, alinho e ajusto, assim que vira pra esquerda ou direta as esferas caem.
Marcos ET
10/06/2019, 09:21
Como fora? Quando montei, achei que era igual homocinética, um lado maior que o outro, assim ele travaria, mas os lados são iguais. Dai alguém me disse que a manga de eixo mantia ele no lugar. Montei e deu errado. Desmontei depois fiquei analisando, mas não achei solução, pq de todo lado que eu monto, alinho e ajusto, assim que vira pra esquerda ou direta as esferas caem.
rsrsrsrs tá parecendo eu quando quis montar rolamento de agulha sem saber que antes tinha que usar graxa...
Amigo monge, desculpe a brincadeira, mas confesso que já tem tanto tempo que não dou uma fuçada no meu jeep, que bateu saudade, e por isso acabei me lembrando desta cena cômica "de mim comigo mesmo"... rs
Quando disse fora de alinhamento, não me expliquei.. e acabei trocando as bolas! kkk você falou em homocinética, e eu, que tenho a mente um pouco retrograda, fiquem com aquele sistema de cruzetas na cabeça... neste caso (das cruzetas), se você passar uma linha imaginária bem no centro de rotação do munhão (bem no centro dos "castelinhos" dos rolamentos de munhão), esta linha teria que passar pelo centro do "copinho" dos rolamentos da cruzeta...
MAS, como você disse homocinética, daih a coisa muda, principalmente porque em Jeep eu nunca vi (ok, sei que tem, mas até hoje só desmontei poucos eixos, e eles eram, ou por aquela esfera única com quatro veios, ou cruzeta), então não me arrisco a dar opinião... rs
Contudo, num "chute" totalmente aleatório, ainda penso que o espaço entre o semi-eixo que vem do diferencial e a parte final que fica no munhão, deve estar bem maior do que a tolerância do projeto, e por isso as esferas caem.
De qualquer maneira, desejo boa sorte na montagem! espero que se encontrar o problema, tenha fotos para mostrar! é sempre bom aprender mais! rs
Grande abraço, excelente semana!!
É, vou tentar ver como solucionar este problema, o jeep não é o meu é de um amigo. Então tenho que esperar os dias que ele pode mexer pra gente ir fotografando a zebra e a solução encontrada.
Marcos ET
11/06/2019, 15:43
{...} tenho que esperar os dias que ele pode mexer pra gente ir fotografando a zebra e a solução encontrada.
Confesso que estou curioso pra saber! hehehe
Grande abraço!!
Sydney66
12/06/2019, 21:18
Monge, boa noite;
Depois de fazer muitas pesquisas em material antigo que tenho, vi que esses eixos eram usados no CJ2A e CJ3A com eixo dianteiro Dana-25, que tem um munhão um pouco menor que o Dana-44. Então neste eixo e junta se adapta melhor e sem folgas o que não permite a queda das esferas. Usa-lo em um eixo Dana-44 deve não ficar bem ajustado, acho.
Veja esse vídeo que encontrei no youtube, ele deve ajudar.
Willys CJ2A Dana 25 Front End Rebuild What "NOT" To Do - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=r0y17QKkYeU)
Abraços
Aristides Jr
13/06/2019, 08:24
Olá pessoal estou acompanhando!
Uma única vez desmontei e remontei o sistema de esferas, fazem mais de 30 anos não me lembro dos detalhes, mas está funcionando até hoje!
Curioso que no meu jeep de um lado é como descreveu o Marcos ET "uma única esfera e quatro veios em sua superfície" e do outro lado este sistema de esferas...
Abraços
Sidney, obrigado pelo vídeo, de cara dá pra notar que a peça que eu tenho em mãos é diferente da do vídeo.
A aba que segura as esferas nela é metade do tamanho da outra. Ai estou imaginando que pode ser daquela que parece um joelho.
Por isso as esferas caem, não tem como ficarem presas. Como eu disse, em linha reta com a ponta do semi eixo apoiado elas ficam lá, mas basta virar pra qualquer lado que abre muito porque a aba é bem menor.
Já deu uma luz aqui, agora é correr atrás da peça certa.
Assim que eu tiver fotos do sistema eu posto aqui.
Aristides, eu nem tentei desmontar o outro lado. Pensei em fazer isso mas como ele está funcionando blz, não quero caçar chifre em cabeça de cavalo... heehehehehe
[]'s