PDA

Ver Versão Completa : Mini Bajas e Kart Cross



Vanhellsin
17/05/2006, 09:06
E ai pessoal? Beleza?

Seguinte, eu atualmente sou um mini-bajeiro, participo do mini-baja pela faculdade EEI de São José dos Campos...
Como daqui a 2 anos eu to formado e minha participação se encerra, não posso deixar de lado minha paixão por off-road.

Um tipo de evento que eu gostaria de entrar é o kart-cross, porque eles lembram muito um mini baja!

Bom, estou "projetando" um kart-cross seguindo o regulamento que tem disponivel para o campeonato paulista...

E atualmente estou revendo meus conceitos na area de suspensão.

Tenho o livro do "Fundamentals of Vehicle Dynamics" do Thomas D. Gillespie scaneado.

Quem quiser me avisa que a gente da um jeito de passar para frente.

Eu queria se possivel o scan do livro "Race Car Vehicle Dynamics" do Milliken.

E claro, susgestões de quem conhece do assunto! :D

Estou aplicando duplo A na dianteira... e um sistema semelhante a um trailing arm na traseira...

minhas Principais duvidas são qual seria a melhor posição do Roll Center.., se é necessario anti-dive, anti-squat, angulo do toe.. essas coisas, aplicadas em um veiculo de peso reduzido e de velocidade em terra!

É isso ai galera!

Abraços!!

Théo_Augusto
17/05/2006, 13:10
Vanhelssin

Cara, eu tenho muito interesse neste livro do Thomas D. Gillespie. Como poderíamos fazer???? Vc disponobilizaria uma cópia????

Também estou projetando uma gaiola 4x4 com trailing-arm atráz e duplo A na frente. Também estou colocando, em doses homeopáticas é verdade, um projeto de kart cross que adquiri no ML. Já o viu???

em anexo a foto que deu origem à suspensão da minha gaiola!

Abraços
Théo

Vanhellsin
17/05/2006, 13:53
E ai Théo!

Bom.. eu tava vendo aki e da mais ou menos uns 6Mb por capitulo.. então, eu acho que se vc quiser pode ser por msn, ou podemos pensar em outra forma...

Eu tb tava vendo que na parte de downloads tem o livro tb, mas ela naum ta compelto.. para na pagina 251, que é bem no meio da parte de suspensões.. e os capitulos posteriores são bem interessantes.

Mas me adiciona no msn.. que faço a transferencia.. mas somente após as 23 pq é quando volto da facul! ou de fds.. geralmente tenho perdido um bom tempo na frente do micro modelando a gaiola em solidworks e agora to passando para CATIA. Ai fica facil me encontrar online.

Qualquer coisa me avisa!!

E vamos manter contato! Os projetos são semelhantes!!

Vou postar uma foto do nosso mini baja da faculdade!!

Abraços!

Alexandre STZ
21/05/2006, 13:48
Vanhellsin,

Beleza cara! em primeiro lugar te desejar boa sorte nos bajas! sou um ex-bajeiro e participei nos anos de 98, 99 e 2000! naquela época ainda nos férravamos com os motores de 8 hp! era foda!

Quanto a suspensão que vc está utilizando acho que até fica legal! tenho minhas dúvidas quanto ao traling arm na traseira! com este tipo de suspensão vc joga o Roll center no piso! acho que não é o ideal para o que o veículo vai ser necessário! como o peso é reduzido o ideal é que ele "role" bastante para ajudar nas curvas! eu usaria duplo A na traseira também! projetamos um na facul em 99 é ficou show de bola! um dos nossos melhores carros!
Apesar de estar meio enferrujado podemos trocar umas figurinhas! e se vc puder me mandar o livro também eu agradeceria

Abraço

Alexandre

Fabiofrios
01/08/2006, 10:04
Oi tudo bem
Estou tentando construir um mini baja será que vc não poderia me dar uma ajuda na construção, vc não teria o projeto, para me enviara e que gosto muito de off-road., e só tenho as idéias de construção não tenho como exemplo o tamanho da gaiola como que direção usar, pneu e etc.

Ficarei muito grato se poder me ajudar .
Vale pessoal......

divespanhol
01/08/2006, 15:33
Oi galera

Vanhellsin o livro "Race Car Vehicle Dynamics" tem no www.amazom.com

Fabiofrios de uma olhada www.prosandbox.com

um dia vou construir uma gaiola 4x4 tenho a recita só falta $$$$$$$$$

Abraços
Antonio (ESPANHOL)

Flávio Cadore
12/08/2006, 17:56
E ai pessoal? Beleza?

Seguinte, eu atualmente sou um mini-bajeiro, participo do mini-baja pela faculdade EEI de São José dos Campos...
Como daqui a 2 anos eu to formado e minha participação se encerra, não posso deixar de lado minha paixão por off-road.

Um tipo de evento que eu gostaria de entrar é o kart-cross, porque eles lembram muito um mini baja!

Bom, estou "projetando" um kart-cross seguindo o regulamento que tem disponivel para o campeonato paulista...

E atualmente estou revendo meus conceitos na area de suspensão.

Tenho o livro do "Fundamentals of Vehicle Dynamics" do Thomas D. Gillespie scaneado.

Quem quiser me avisa que a gente da um jeito de passar para frente.

Eu queria se possivel o scan do livro "Race Car Vehicle Dynamics" do Milliken.

E claro, susgestões de quem conhece do assunto! :D

Estou aplicando duplo A na dianteira... e um sistema semelhante a um trailing arm na traseira...

minhas Principais duvidas são qual seria a melhor posição do Roll Center.., se é necessario anti-dive, anti-squat, angulo do toe.. essas coisas, aplicadas em um veiculo de peso reduzido e de velocidade em terra!

É isso ai galera!

Abraços!!


Vanhellsin

Eu tbm tenho um kart Cross com dupla A na traseira e recomendo, eu não sou engenheiro ( sou técnico em mecânica) por isso não conheço muitos termos técnicos.
Eu estou construindo um outro kart cross para o meu patrão ( motor de RD e pneus 22x 10) e em relação ao anti-dive e anti-squat, vc sabe quais são os ângulos usados?
No meu kart cross atual não uso freio dianteiro mas no que estamos construindo vai ter freio dianteiro e por isso poderia ser útil o anti-dive.
No meu que tem duplo A na traseira sem anti-squat mas não é necessário porque não altera a altura nas arrancadas, duplo A na traseira é show de bola, 80 km/h em estrada de terra, simplesmente show.
Se quizer poderemos trocar idéias.
Flávio...

Flávio Cadore
12/08/2006, 17:58
E o que é ângulo de toe???