PDA

Ver Versão Completa : Como vejo o modelo do motor e se o cambio é sincronizado?



otaviofilho
17/05/2006, 00:08
Fala galera!

Ingressei no mundo off-road na compra de um Niva, que durante 2 anos me deu muitas alegrias nas trilhas e viagens que fiz com ele, e principalmente com os amigos que conquistei neste período. Em 2005 vendi o Niva e comprei uma Rural, pois precisava de um 4x4 maior, já que a família tinha crescido. Fiz uma modificação no interior dela, deixando-a com 7 lugares, e ficou show de bola! Esta semana vendi a Rural, e agora estou atrás de uma Band Longa. Quero uma Band por sua fama de "veículo inquebrável"(nada contra o Niva nem a Rural...), e por sua mecânica diesel. Mas ando observando, em minhas pesquisas, que existe a primeira geração de motor que não é lá estas coisas. Depois a segunda geração é o mesmo motor usado no MB 608. Me parece que a terceira geração é o do MB 709, e a partir de 92 ou 93 as Bands começaram a sair com motor da própria Toyota. Bom, não tenho cacife pra encarar uma Band ano 80 pra cima, por isto estou de olho nas 79 abaixo. No entanto, e principalmente em razão da "idade" destes veículos, a maioria já sofreu modificações. Preciso saber como é que identifico o modelo de um motor e também se o câmbio é sincronizado.

Existe alguma "receita de bolo" disponível para um leigo no assunto, como eu???

O motor da imagem em anexo, é de qual modelo???

Desde já agradeço pela atenção que os colegas dispensarão nas respostas!

Um abraço,

Otávio Borges (à procura do 4x4 perfeito...)
Supervisor de Vendas Internet
.:Colshop Colchões & Cia:.
e-mail: colshop@uol.com.br
Visite nosso site: http://www.colshop.com.br
MSN: otv_brg@hotmail.com
tel: (11) 6703-0084
*************************************

Bruno cf
18/05/2006, 09:52
olha...esse motor me apereçe q é o MB608...é um motor bom..porem n se compara com o MB709..a minha band quando comprei era o 1111...um motor ruim do cao pra pegar no friu, + com o tempo troquei pelo MB709..é um otimo motor..e dificil de quebrar porem tem q ter a sua manutenção e quando quebra e uma dor no bolso q so vendo...

Por eu fazer mta trilha pessada com a minha toyota ela n da problema de motor,cambio e reduzida..os problemas q da e de diferencial, cardans, suspensao e outras cositas +...

Ha e se eu n me engano a 1ª e a 2ª marchas é sincronizada...isso eu n tenho certeza

ThE_DoG
19/05/2006, 22:21
Otavio

A foto é do OM314 (608) , pelo visto é um motor de antes de 1980 pq só tem uma polia no circuito virabrequim, bomba d água e alternador.
Prá identificar o motor das Band é muito simples, tem uma plaqueta bem no topo da caixa de válvulas (na parte mais alta do motor) e outra com a mesma numeração na lateral abaixo do coletor do escape, todos os motores devem ter essas duas plaquetas e as mesma devem ter a mesma numeração. Se não tiver vc está andando/comprando um veículo com o motor irregular e passível de ser apreendido...
Essa plaqueta tem um código e tem escrito o modelo do motor , tem o OM324 (maçarico), OM314 (608) e OM364 (709) , os motores 14B são fáceis de reconhecer pq tem escrito TOYOTA em alto relevo na parte superior. Para os motores Mercedes essa regra vale para todos que equipam caminhões...
O câmbio sincronizado e caixa seca (só a 3a. e 4a. são sincronizadas) podem ser distinguidos facilmente olhando a viatura por trás, se a "bolota" do diferencial ficar bem no meio do eixo traseiro é um cambio do tipo caixa seca, se estiver meio afastado pro lado do passageiro é um câmbio do tipo sincronizado.
Os 608 tem diversas "sub-gerações" sendo que a mais interessante na minha opinião é que adicionou o depressor de ar junto ao motor, com isso fica muito simples colocar um servo freio na viatura, coisa que já é um pouco complicada e cara nos 608 abaixo de 1983...

Abração

Marco Antonio
Curitiba