PDA

Ver Versão Completa : Tração TR4



Isaacdb
21/04/2019, 17:12
Boa tarde pessoal, sou novato no assunto 4x4, e acabei de comprar uma tr4 2010 aut. Esses dias fui testar a tração dela na praia, e notei que quando me encalhei em uma areia muito fofa, ela não estava rotacionando as 4 rodas juntas, mas sim duas em X/ diagonal. Achei muito estranho, mesmo não conhecendo muito sobre o assunto, imaginei que deveria girar as 4, principalmente quando esta atolada, correto ?
Queria saber se devo me preocupar com isso, e procurar um mecânico ?

mbm4x4
21/04/2019, 18:17
Amigo. Está tudo normal com sua viatura. Não se preocupem.
Vc entrou no famoso"X", e qdo isso ocorre, somente as viaturas com bloqueio de diferencial conseguem sair. As TR4 só possuem bloqueio onde envia torque igual 50%frente e 50% atrás. Mas não para o mesmo eixo, por isso o "X".
Coloca no YouTube 4x4 em x que vc vai entender o que falei.
É o aconteceu com essa Tracker preta neste vídeo. Tu pode observar que gira uma roda da frente e a do lado oposto atrás, mas qdo ela sai do "x" volta tudo ao normal.

Tracker do Lecarter atolada na tropicaliente - YouTube (https://youtu.be/_f0HxC-1rNc)

Importante lembrar que qdo for andar em areia fofa estar sempre em 4x4 LLc pra evitar forçar o conjunto e murchar um pouco os pneus.
Espero ter ajudado.
Abs.
Mateus

mbm4x4
21/04/2019, 18:53
Outro exemplo de x

RAPAZIADA POTIGUAR - tr4 de marcus atolada - YouTube (https://youtu.be/ICW1Kk4onjs)

;)

mbm4x4
21/04/2019, 19:18
Exemplo de bloqueio instalado...

Teste Pajero TR4, bloqueio Ligado e Desligado - YouTube (https://youtu.be/xu7VZVoPTfQ)


;)

Isaacdb
22/04/2019, 19:03
Obrigado pelas informações amigo, mas um detalhe que me parece estranho tbm, quando cai nesse x em área muito fofa, ele traciona exatamente as que estão livres, se ele alterasse entre as diagonais, as rodas do "x" oposto tracionariam bem melhor né? Mas se tá tudo certo beleza, fico bem mais tranquilo, vlww!

mbm4x4
22/04/2019, 19:33
Pois é amigo, parece meio estranho isso acontecer, mas o diferencial aberto(sem bloqueio) serve exatamente para mandar a força (tração) na roda que estiver mais livre pra não gerar desgaste ou quebra.
Tem um vídeo abaixo que apesar de não ser de TR4, exemplifica bem a função do diferencial.

Qual a função do bloqueio de diferencial? - Papo de Caminhoneiro - YouTube (https://youtu.be/X_Q0F5wCWic)

Valeu

Sergio c
22/04/2019, 20:58
Para tracionar (patinar) ambas as rodas de um mesmo eixo, só tendo bloqueio de diferencial. Senão, em veículos 4x4, vai patinar uma na frente e uma atrás, as que tiverem menor aderência contra o solo, podendo ser do mesmo lado ou em X. Se tiver bloqueio do eixo traseiro, vai patinar as duas rodas traseiras mais uma na dianteira, a que tiver menos aderência, mas se tiver bloqueio nos dois eixos, ai sim vai patinar as quatro rodas, caso de minha Toyota Bandeirante.
Obrigado pelas informações amigo, mas um detalhe que me parece estranho tbm, quando cai nesse x em área muito fofa, ele traciona exatamente as que estão livres, se ele alterasse entre as diagonais, as rodas do "x" oposto tracionariam bem melhor né? Mas se tá tudo certo beleza, fico bem mais tranquilo, vlww!