PDA

Ver Versão Completa : Motorhome em uma Ranger



Pedroac7
19/04/2019, 22:18
Amigos, estou pensamos em adaptar um baú na minha Ranger 2005, para fazer um motorhome, pensei em alongar o final do chassi em 50cm, e depois que alterar o documento no Detran para baú, so após isso montar a casa, gostaria da opinião de vcs se isso é possível?

Pedroac7
19/04/2019, 22:22
565724 pensei em algo assim.

Francisco Casal
20/04/2019, 09:03
Eu pensaria em alongar um pouco o entre eixos, pq fica muito distante o parachoque traseiro do eixo!

RicardoFLN
20/04/2019, 20:50
Eu pensaria em alongar um pouco o entre eixos, pq fica muito distante o parachoque traseiro do eixo!

Legalmente, alongar o chassi ou alterar o balanço traseiro em uma caminhonete nem figura entre as modificações permitidas pela resolução do Contran. Só permitida para caminhão e caminhão trator.
Realmente não sei se poderia aumentar o tamanho total do veículo nesse caso aí onde a documentação terá de ser alterada para carroceria fechada.
Fazer primeiro uma alteração para baú (carroceria fechada) pra depois alterar uma segunda vez não parece a melhor opção. Melhor fazer tudo de uma vez.

Sds.

luizcarlosw
22/04/2019, 10:43
Legalmente, alongar o chassi ou alterar o balanço traseiro em uma caminhonete nem figura entre as modificações permitidas pela resolução do Contran. Só permitida para caminhão e caminhão trator...

Ricardo, questão de leigo, não rebatendo tenho zero conhecimento e legislação para isso.

Alguém tem idéia de como são oficializadas as ambulâncias e carros de funerária alongados com base em pickups ? Tem uma lei específica apenas para eles ? Não daria para entrar nesta mesma brecha ?

565745 565746 565747 565748

RicardoFLN
22/04/2019, 12:19
Ricardo, questão de leigo, não rebatendo tenho zero conhecimento e legislação para isso.

Alguém tem idéia de como são oficializadas as ambulâncias e carros de funerária alongados com base em pickups ? Tem uma lei específica apenas para eles ? Não daria para entrar nesta mesma brecha ?

565745 565746 565747 565748

Luiz,

Carros fúnebres e ambulância são classificados como veículos especiais, e a alteração necessita de CSV, e provavelmente a empresa que faz a alteração possui CAT. Tu colocastes duas fotos de caminhonete com camper, e isso não tem nada que ver com carro de presunto e ambulância. No caso, para poder andar com uma camper, precisas trocar os documentos da caminhonete de carroceria aberta, para carroceria intercambiável, e pra isso precisa fazer o CSV. (mesmo que não se faça alteração nenhuma no veículo). Fora, é claro, seguir a legislação pertinente ao tamanho da camper.
Se tu olha a legislação é de cair o queixo. Não dá pra dar um passo sem ter de fazer um CSV. Só pra tu ter uma ideia de como está a coisa, se tu tirar um assento do veículo.....já tem de fazer CSV. Cada vez eles engessam mais qualquer tipo de modificação!!
Eu comecei a ir atrás dessas coisas pois queria retirar a caçamba da minha Ranger e fazer uma flatbed, pra depois fazer uma camper tipo pop-up.

Sds.

luizcarlosw
22/04/2019, 13:57
Obrigado pela resposta Ricardo, uma época teve uma montana em casa que passou na cabeça colocar uma camper atrás, estou vendo que o mais prático é mesmo aquelas barracas de teto...

paulorl
22/04/2019, 16:26
Amigo, dê uma olhada na ranger do Ulrich (membro aqui do fórum, gente fina demais): Xodo – Overlander Brasil (http://overlanderbrasil.com/xodo2/)

Talvez te atenda essa opção... Tem video dela no youtube, procura por "Camper Xodó". O Uli responde emails, está sempre bem disposto a ajudar e é membro aqui do fórum, inclusive peguei essa dica da ranger dele desse tópico aqui: https://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/128868-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-58.html

EDIT: Inclusive ele já teve várias versões, ranger com barraca acima da caçamba, com barraca em rack elevado, com barraca em cima de capota de fibra, e por último, essa versão de camper. Com certeza, trocar idéia com ele será uma boa pra vc.

xibiu!!!
22/04/2019, 18:58
565748

Essa S10 não tá muito exagerada na sobra da traseira?
Qual o perigo de acontecer com ela o que aconteceu com a camionete do post do link abaixo?

https://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/157698-pickup-4x4-com-camper-fixo-para-expedicoes-6.html#post2389920

RicardoFLN
22/04/2019, 19:35
Essa S10 não tá muito exagerada na sobra da traseira?
Qual o perigo de acontecer com ela o que aconteceu com a camionete do post do link abaixo?

https://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/157698-pickup-4x4-com-camper-fixo-para-expedicoes-6.html#post2389920

Parceiro,

Legalmente, parece que não. A resolução do Contram de número 346 de 2010 que versa sobre "camper" diz o seguinte em relação as medidas:

§ 1º Dimensões excedentes permitidas, em relação à carroçaria original do veículo:I - Largura: 0,25 m (de cada lado) em relação à largura da carroçaria original do veículo,
não excedendo a largura máxima do veículo de 2,60 m.
II - Traseira: 1,20 m em relação à traseira da carroçaria original do veículo, não
excedendo o balanço traseiro de 60% da distância do entre eixo.
III – Frente: A carroçaria não pode exceder 0,40 m da borda inferior do parabrisa, nem
ultrapassar o parachoque dianteiro.

Agora quanto a se o chassi pode ou não ir pro brejo, depende do peso do equipamento e do uso do veículo.
Eu particularmente acho essas camper feitas por aqui, um exagero de peso. Além de métodos construtivos arcaicos, enchem o interior de frescuras. Falo pela viatura que tenho; a minha Ranger com 900 kg na caçamba fica uma bela de uma porcaria!
Se eu fosse colocar uma camper desse peso pensaria em reforço do chassis, freio a disco na traseira, bolsas de ar nos feixes....

Att.

paulorl
24/04/2019, 10:16
565792

565793

565791

thiagos
16/10/2019, 11:53
Gostaria de saber se é possível pegar um trailer home, tirar o eixo e colocar em cima de um chassi, tipo f1000, f4000 ou um delivery para um trailer maior, não seria mais fácil e barato do que fazer um do zero?

xibiu!!!
05/11/2021, 11:15
Com R$ 4 mil, casal constroi um motorhome e ja viajou 30.000 km pelo Brasil - Olhar Digital (https://olhardigital.com.br/2021/11/03/carros-e-tecnologia/com-r-4-mil-casal-constroi-um-motorhome-e-ja-viajou-30-000-km-pelo-brasil/)

577578

HCampos-1980
08/11/2021, 13:07
Pessoal desculpe me entrometer e encomodar . no caso de alteracao de tamanho de picape e permitido aumento de balanco traseiro para ficar com 60% do entre eixo no caso do entre eixo nao e permitdo alteracao