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Ver Versão Completa : Projeto xterra para viagens longas



MATOSWR
11/04/2019, 08:30
Bem, como muitos aqui comprei uma Xterra e gostei. Mas como vários comprei uma usada, agora já com quase 15 anos. Uma pergunta que muitos fazer, um carro desse pode ser confiável para viajar longas distancias? tipo Mercosul? Minha resposta é que sim. Se feitas as revisões necessárias.
Inciando esse projeto vou colocar aqui as intervenções que estão sendo feitas e que poderão ajudar vario amigos.

A primeira foi a revisão básica ao comprar um carro usado: troca de óleo, filtros, fluido do radiador, direção hidráulica (estava com mangueira vazando). 4 Pneus novos 31x10,5R15 Bridgestone Dueler AT e alinhamento.

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MATOSWR
11/04/2019, 08:41
Depois fiz o teste de compressão no motor, pois sem saber a saúde dele seria perda de tempo investir tempo e dinheiro em outros itens. Recomendo isso a todos que comprem carro usado, a minha marcava 270mil km no odômetro. Visualmente o motor estava bom. Sem vazamento no carter, sem volta de compressão ou fumaça nas tampas do óleo e vareta do óleo.
A compressão do motor MWM Sprint segundo o manual deve estar entre 20bar para motores usados e 23 bar para motor novo. Os valores que encontrei ficaram entre 21,5 e 22,1. Então o motor ainda tem bom folego e podemos partir para outras melhorias. Vale lembra que só a compressão não indica que o motor esta ok. Mas ela é muito importante. Outra opção que muitos fazem é abrir o carter e ver a situação das bronzinas. Mas isso agora daria muito trabalho, vai ficar para o futuro.
Também revisei o ar condicionado, coloquei novo esticador e Correa Poly V e troquei o regulador de voltagem do alternador. O barulho do motor melhorou muito, pois o esticador antigo não estava com e com isso a correia vibrava muito.

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RAlves
11/04/2019, 10:15
É um carro em que estava de olho pra substituir a TR4. Estarei acompanhando o tópico!

Dá pra ver que você entende do assunto aí é melhor ainda. A medição de compressão fez em casa?

Pena que essas xterra tão inflacionadas pra caramba.

HUGO LOBO
12/04/2019, 15:47
Bem, como muitos aqui comprei uma Xterra e gostei. Mas como vários comprei uma usada, agora já com quase 15 anos. Uma pergunta que muitos fazer, um carro desse pode ser confiável para viajar longas distancias? tipo Mercosul? Minha resposta é que sim. Se feitas as revisões necessárias.
Inciando esse projeto vou colocar aqui as intervenções que estão sendo feitas e que poderão ajudar vario amigos.

A primeira foi a revisão básica ao comprar um carro usado: troca de óleo, filtros, fluido do radiador, direção hidráulica (estava com mangueira vazando). 4 Pneus novos 31x10,5R15 Bridgestone Dueler AT e alinhamento.

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MatosWR, moro em Goiânia e também comprei uma XTerra com este propósito. Já estive na Chapada dos Guimaraes, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, fiz duas viagens ao Paraná ( Foz do Iguaçu ) em 2 anos de uso e só alegrias com a XTerra.
Estou, "devagar e sempre", preparando-a para as viagens mais longas, Machu Pichu, Atacama, Ushuaia, etc. Já mexi na suspensão ( sem fazer lift ) trocando os jumelos traseiros por outros maiores ( do Trotta ) e ajustei a dianteira para alinhar o carro, instalei um guincho, torquei os pneus 31' por 32', retirei o silencioso e instalei um abafador, comprei e vou instalar o PIN BOOST, e iniciei o planejamento de uma CAMPER SUV. Comprei uma tenda da Quechua de 1,5 x 1,5 x 2,3 e a modifiquei para criar um ambiente fechado na traseira - pretendo dormir dentro do carro - e vou a Ponta Porã/MS na semana que vem para comprar um fogão de acampamento no Paraguai para instalar no carro. Aqui em Goiânia descobri um camarada que trabalha muito bem com metal ( ele que fez a mesa para o guincho ) e vou fazer uma caixa d´agua de inox e instalar uma bomba d´agua. Vou instalar um coletor de energia solar com uma bateria estacionária para evitar sobrecarregar a bateria do carro, pois vou comprar um geladeira automotiva. Também vou instalar umas cortinas - que também são isolantes térmicas para ajudar no frio - e depois é só marcar a data da viagem.
Enfim, vamos "trocando figurinhas" ...

MATOSWR
15/04/2019, 20:31
Ola, sim fiz a medição em casa mesmo! :concordo:


É um carro em que estava de olho pra substituir a TR4. Estarei acompanhando o tópico!

Dá pra ver que você entende do assunto aí é melhor ainda. A medição de compressão fez em casa?

Pena que essas xterra tão inflacionadas pra caramba.

MATOSWR
15/04/2019, 20:33
Show..é um belo projeto! vamos trabalhar! kk


MatosWR, moro em Goiânia e também comprei uma XTerra com este propósito. Já estive na Chapada dos Guimaraes, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, fiz duas viagens ao Paraná ( Foz do Iguaçu ) em 2 anos de uso e só alegrias com a XTerra.
Estou, "devagar e sempre", preparando-a para as viagens mais longas, Machu Pichu, Atacama, Ushuaia, etc. Já mexi na suspensão ( sem fazer lift ) trocando os jumelos traseiros por outros maiores ( do Trotta ) e ajustei a dianteira para alinhar o carro, instalei um guincho, torquei os pneus 31' por 32', retirei o silencioso e instalei um abafador, comprei e vou instalar o PIN BOOST, e iniciei o planejamento de uma CAMPER SUV. Comprei uma tenda da Quechua de 1,5 x 1,5 x 2,3 e a modifiquei para criar um ambiente fechado na traseira - pretendo dormir dentro do carro - e vou a Ponta Porã/MS na semana que vem para comprar um fogão de acampamento no Paraguai para instalar no carro. Aqui em Goiânia descobri um camarada que trabalha muito bem com metal ( ele que fez a mesa para o guincho ) e vou fazer uma caixa d´agua de inox e instalar uma bomba d´agua. Vou instalar um coletor de energia solar com uma bateria estacionária para evitar sobrecarregar a bateria do carro, pois vou comprar um geladeira automotiva. Também vou instalar umas cortinas - que também são isolantes térmicas para ajudar no frio - e depois é só marcar a data da viagem.
Enfim, vamos "trocando figurinhas" ...

MATOSWR
15/04/2019, 20:47
Atualizando, fiz a troca de todo o freio traseiro: tambor, sapata, molas. Além do fluido. O dianteiro esta bom, vou esperar para depois colocar pastilhas cerâmicas.


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Limpeza da tanque de diesel e do pescador. No futuro vou trocar por tanque de plastico, mas emergencialente só limpar par evitar de ficar a pé, além de trocar todos os filtros.
Para limpeza do tanque, solução de ácido muriático, deixei uma noite e um dia. Limpou 98%. Para limpar o pescado que estava muito sujo usei outra técnica, a eletrólise (tem muita receita no youtube): tirei o sensor da boia (tem q fazer a solda depois no terminal), coloquei as peças metálicas numa bandeja com água e sal. Prendi um chave de boca velha (metal de sacrifício) num fio ligado ao terminal + de uma bateria 12v e as peças que eu queria limpar no terminal -. Todas e peças na água por 1 hora, limpou tudo. (só não pode ficar perto durante o processo pois ele libera gases tóxicos, tem q ser num lugar arejado, longe de animais !!)
Saiu uma sujerada só! No futuro vou repetir e mandar niquelar a peça, um nova original custa 1500 e é difícil de achar
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Tanque antes565609
Tanque depois 565610

MATOSWR
17/04/2019, 16:46
Revisão motor: Dividi por lados (nada técnico, só facilidade para trabalho) Lado direito, revisei motor de partida, revisei a turbina (com troca do reparo interno) e troquei bomba d´água, válvula termostática, a junta to resfriador do óleo.
Em outro momento vou revisar o lado esquerdo, bicos injetores e bomba injetora. Mas foi feito assim para o carro não ficar muito tempo parado.

Peças novas Originais MWM - as antigas estavam funcionando perfeitamente, mas com as novas fica mais confiável fazer uma viagem longa e não ter problemas. Trocar uma bomba d´água no meio da viagem não é fácil.

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Feita limpeza no radiador do óleo, troca do reparo da turbina (por peças originais Garrett) e revisão no arranque que pra surpresa era novo, foi trocado a pouco tempo, até escovas era novas assim só foi feita limpeza e lubrificação.
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Arranque no lugar, ele é muito difícil de tirar com a bomba d´água montada. Joguei uma tinta preta no bloco pra dar uma acabamento melhor!
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Montagem posterior da bomba nova inclusive carcaça, depois radiador do óleo e por fim termostática com carcaça nova.
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Substituição das mangueiras e kit respiro do motor
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Por fim a montagem da Turbina.
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É uma manutenção cara, mas vale pra manter a confiabilidade do veiculo, principalmente quem pretende fazer viagens longas.
Também só vale se for para trocar por peças originais ou de qualidade.

MATOSWR
25/04/2019, 18:15
Algumas fotos da troca do reparo da turbina, usando kit original Garrett
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MATOSWR
29/04/2019, 19:34
Fiz uma revisão no carpete e forração do carro. O carpete esta foi aspirado e limpo, mas como ele sempre suja acabei por instalar uma capa de vinil por cima (comprada no Mercadolivre), assim evita reter a sujeira e facilita muito a limpeza. O assolho do carro estava muito bom, então foi só limpar. O carpete original fica por baixo da capa de vinil.
As fotos não ficaram muito boas, quando tiver com a câmera faço fotos melhores.

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MATOSWR
11/07/2019, 10:44
Trocando parafuso quebrando da Balança

Levantei o carro e vi que o famoso parafuso da balança estava quebrado. É difícil ver isso porque a ponta fica por dentro da balança e sua quebra não da sintomas. Pela aparência estava quebrado a muito tempo. Comprei o parafuso original pra fazer a troca 160 reais cada, eu mesmo fiz. Basta soltar a barra de torção (tirar o parafuso de regularem), tomando cuidado para marcar a regularem e posição de tudo. Lembrando que tem que ter uma macaco com pra fazer isso em casa.

Parafuso quebrado, só da pra ver que perdeu a ponta e porca.
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Medi a distancia do parafuso de regularem usando um papelão, assim fica mais fácil deixar com estava
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Parafuso novo, original, troquei os dois, por precaução, e deixei o que não estava quebrado de reserva para levar em viagens.567469
Comparação entre novo e quebrado
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MATOSWR
13/11/2019, 00:06
É pessoal, mesmo com todo cuidado tive uma surpresa ruim. Chegando de viagem parei o carro em casa, no dia seguinte nada de dar partida. Tirei o arranque e testei..pensei ser o automático, mas era pior, o motor tinha travado. Mandei de reboque para oficina autorizada MWM e era o motor, uma camisa de cilindro tinha quebrado. Já que o pior tinha acontecido, mandei retificar e trocar embreagem e volante bimassa.

Camisa quebrada
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Motor novo
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Pergunta, deu algum sintoma antes? não, verifiquei a compressão e tava ok. Motor tava econômico e andando bem. Fiz tudo revisão da bomba e bico também. Agora ta tudo zerado!

Marc4x4
30/12/2019, 02:30
Amigo, moro em Campos, tenho Frontier 06/7 4x4 CD diesel. Muito bacana o cuidado que vc tem com sua viatura!!!!!! Qual mecânico indica para mexer em meu carro? Abraço. Marcus

Roosevelt Barros
24/01/2020, 19:11
MatosWR, moro em Goiânia e também comprei uma XTerra com este propósito. Já estive na Chapada dos Guimaraes, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, fiz duas viagens ao Paraná ( Foz do Iguaçu ) em 2 anos de uso e só alegrias com a XTerra.
Estou, "devagar e sempre", preparando-a para as viagens mais longas, Machu Pichu, Atacama, Ushuaia, etc. Já mexi na suspensão ( sem fazer lift ) trocando os jumelos traseiros por outros maiores ( do Trotta ) e ajustei a dianteira para alinhar o carro, instalei um guincho, torquei os pneus 31' por 32', retirei o silencioso e instalei um abafador, comprei e vou instalar o PIN BOOST, e iniciei o planejamento de uma CAMPER SUV. Comprei uma tenda da Quechua de 1,5 x 1,5 x 2,3 e a modifiquei para criar um ambiente fechado na traseira - pretendo dormir dentro do carro - e vou a Ponta Porã/MS na semana que vem para comprar um fogão de acampamento no Paraguai para instalar no carro. Aqui em Goiânia descobri um camarada que trabalha muito bem com metal ( ele que fez a mesa para o guincho ) e vou fazer uma caixa d´agua de inox e instalar uma bomba d´agua. Vou instalar um coletor de energia solar com uma bateria estacionária para evitar sobrecarregar a bateria do carro, pois vou comprar um geladeira automotiva. Também vou instalar umas cortinas - que também são isolantes térmicas para ajudar no frio - e depois é só marcar a data da viagem.
Enfim, vamos "trocando figurinhas" ...

Boa noite meu amigo, tb sou de Gyn, e tb tenho o projeto de organizar minha Xterra para viagens longas, quero fazer uma adaptaçoes para isso, mas ainda sou um pouco leigo no assunto. Vamos organizar de trocar experiencias. Valeu

de-jota
31/03/2020, 11:14
pode me falar desta mesa para o guincho, tem fotos? valor, quem fez?



MatosWR, moro em Goiânia e também comprei uma XTerra com este propósito. Já estive na Chapada dos Guimaraes, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, fiz duas viagens ao Paraná ( Foz do Iguaçu ) em 2 anos de uso e só alegrias com a XTerra.
Estou, "devagar e sempre", preparando-a para as viagens mais longas, Machu Pichu, Atacama, Ushuaia, etc. Já mexi na suspensão ( sem fazer lift ) trocando os jumelos traseiros por outros maiores ( do Trotta ) e ajustei a dianteira para alinhar o carro, instalei um guincho, torquei os pneus 31' por 32', retirei o silencioso e instalei um abafador, comprei e vou instalar o PIN BOOST, e iniciei o planejamento de uma CAMPER SUV. Comprei uma tenda da Quechua de 1,5 x 1,5 x 2,3 e a modifiquei para criar um ambiente fechado na traseira - pretendo dormir dentro do carro - e vou a Ponta Porã/MS na semana que vem para comprar um fogão de acampamento no Paraguai para instalar no carro. Aqui em Goiânia descobri um camarada que trabalha muito bem com metal ( ele que fez a mesa para o guincho ) e vou fazer uma caixa d´agua de inox e instalar uma bomba d´agua. Vou instalar um coletor de energia solar com uma bateria estacionária para evitar sobrecarregar a bateria do carro, pois vou comprar um geladeira automotiva. Também vou instalar umas cortinas - que também são isolantes térmicas para ajudar no frio - e depois é só marcar a data da viagem.
Enfim, vamos "trocando figurinhas" ...

MATOSWR
20/04/2020, 23:02
Amigo, moro em Campos, tenho Frontier 06/7 4x4 CD diesel. Muito bacana o cuidado que vc tem com sua viatura!!!!!! Qual mecânico indica para mexer em meu carro? Abraço. Marcus

Rapaz tudo bom? eu tenho mexido em tudo, menos a retifica do motor, que fiz na Dragão Diesel em Campos

MATOSWR
20/04/2020, 23:12
Agora fiz uma revisão completa no ar condicionado. Troquei compressor, condensador, filtro secador, e limpei a caixa evaporadora. Instalei também duas ventoinhas para poder gelar quando parado.

Aproveitei e fiz uma abertura na caixa fria para usar filtro de cabine - que não veio no meu modelo. Assim fiz um corte de 18x 2 cm que permite colocar o filtro de ar do fiat palio bastando cortar um pedaço.

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rviterbo
30/05/2021, 18:52
Retomando o tópico, parabéns ao Matos pelo cuidado com a viatura.

Essa é minha primeira postagem no fórum, apesar de já o acompanhar há um tempo. Inclusive foi daqui que saiu a decisão por qual modelo optar para ser o meu primeiro 4x4. Semana que vem estou indo buscar uma X-Terra no RS. Minha intenção é aos poucos ir preparando um veículo para expedições. Porém no começo farei tudo de forma improvisada, até para ir sentido quais serão as minhas reais necessidades. Vai ser colchão no porta malas, bombona 50L com água, caixas organizadoras pras tralhas, bateria estacionária pequena para iluminação e bomba de água... tudo "solto", sem furar nada e sendo retirado quando não for ser usado.

Se alguém tiver interesse em passar informações sobre seus projetos feitos em X-Terras com essa finalidade, será um prazer ouvir os mais experientes.

Abs

Flavors
02/06/2021, 22:28
Parabéns pela dedicação. Estou à procura de uma XT para fazer algo parecido, mas confesso que estou desanimando. Comecei procurando por SW4, agora estou na XTerra, mas estamos em uma época superfaturada. Muita gente pedindo um valor alto por carros, que mesmo sendo duráveis, não estão livres de apresentar panes, devido à idade. Imagina comprar um "melhorzinho ou mais bonitinho" por 50k e logo após ter que mexer no motor. Mais uma vez, carro é dono!

Parabéns!

HUGO LOBO
18/01/2022, 17:01
pode me falar desta mesa para o guincho, tem fotos? valor, quem fez?

Olá D-Jota. Desculpe-me pela demora em responder. Quem fez a mesa do guincho para mim foi o Helmer ( ele faz parachoques de ferro, e muitas outras coisas ) fone 62 9.8412.3295

HUGO LOBO
18/01/2022, 17:03
pode me falar desta mesa para o guincho, tem fotos? valor, quem fez?

Me informa teu contato telefonico que te mando fotos. Aqui não consigo enviar ( sou "ogro" demais para isso ... )

Javarotti
30/03/2022, 19:00
Agora fiz uma revisão completa no ar condicionado. Troquei compressor, condensador, filtro secador, e limpei a caixa evaporadora. Instalei também duas ventoinhas para poder gelar quando parado.

Aproveitei e fiz uma abertura na caixa fria para usar filtro de cabine - que não veio no meu modelo. Assim fiz um corte de 18x 2 cm que permite colocar o filtro de ar do fiat palio bastando cortar um pedaço.

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Bacana Matos.

Estou precisando fazer uma revisão dessa na minha Xterra.

Você teria o Código e marca das peças (compressor, condensador, filtro secador e ventoinhas auxiliares)?

Valeu chefe.


Att.

Javarotti

Javarotti
30/03/2022, 19:06
Atualizando, fiz a troca de todo o freio traseiro: tambor, sapata, molas. Além do fluido. O dianteiro esta bom, vou esperar para depois colocar pastilhas cerâmicas.


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Limpeza da tanque de diesel e do pescador. No futuro vou trocar por tanque de plastico, mas emergencialente só limpar par evitar de ficar a pé, além de trocar todos os filtros.
Para limpeza do tanque, solução de ácido muriático, deixei uma noite e um dia. Limpou 98%. Para limpar o pescado que estava muito sujo usei outra técnica, a eletrólise (tem muita receita no youtube): tirei o sensor da boia (tem q fazer a solda depois no terminal), coloquei as peças metálicas numa bandeja com água e sal. Prendi um chave de boca velha (metal de sacrifício) num fio ligado ao terminal + de uma bateria 12v e as peças que eu queria limpar no terminal -. Todas e peças na água por 1 hora, limpou tudo. (só não pode ficar perto durante o processo pois ele libera gases tóxicos, tem q ser num lugar arejado, longe de animais !!)
Saiu uma sujerada só! No futuro vou repetir e mandar niquelar a peça, um nova original custa 1500 e é difícil de achar
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Tanque antes565609
Tanque depois 565610

Matos, a vedação do tanque foi reaproveitada? Ficou bem vedado?

Javarotti
30/03/2022, 19:29
A minha Xterra, desde que adquiri venho tentando deixá-la o mais confiável possível.

Não fiz nada na parte da estética ainda. Pretendo em breve.

Na minha substitui:

a) Kit de embreagem original MWM;
b) Atuador de embreagem MWM;
c) Volante do motor (rígido) MWM;
d) Todos os filtros (óleo e ar a cada 5 mil kms);
e) Óleo lubrificante do Cambio (Dexron III);
f) Lubrificante do diferencial dianteiro e traseiro;
g) Pivos superiores e inferiores;
h) Roda Livre AVM reforçada 761XP;
i) Filtro purificador de Diesel Eurofilt Spyder 100;
j) revisei o radiador e intercooler;
k) Substituição do recipiente do liquido de arrefecimento;
l) Adaptei Jumelos de conforto;
M) Amortecedores dianteiros e traseiros novos;
n) Cruzetas Spicers novas com bico graxeiro;
o) regulagem das valvulas;
p) retentor do volante do motor (Mwm);
q) Retentor da polia do virabrequim;
r) polia do alternador;
s) correia de acessórios (MwM);
t) juntas do trocador de calor (mwm);
u) embuchamento dos pinos das dobradiças das portas;
v) bieletas reforçadas do Julio da X-Criative;
x) Mangueiras diversas (bomba de óleo, intercooler e outras)
y) pista de aço do volante do motor;
z) pista de aço da polia do virabrequim;
z1) Jogo de Pneus Firestone Destinátion.
z2) Turbina Garret retificada.

A lista é longa, tem mais um monte de coisas que eu ficaria umas horas aqui me recordando...rsrs

Já gastei uns R$ 25.000,00 em revisões mecânicas para deixá-la bem confiável. Está comigo há 2 anos.

Leandro Tadeu
26/05/2022, 22:01
Show..é um belo projeto! vamos trabalhar! kk

Amigo, estou com um baita frio na barriga, pq esta quase na hora de eu conseguir comprar minha Xterra, olhei uma em Aparecida de Goiânia, estou ensaiando para ir lá essa semana dar uma olhada, minha pergunta pra você é, recomenda uma oficina top de nissan?

Abraço

pmarc
27/05/2022, 14:11
Parabéns pela dedicação. Estou à procura de uma XT para fazer algo parecido, mas confesso que estou desanimando. Comecei procurando por SW4, agora estou na XTerra, mas estamos em uma época superfaturada. Muita gente pedindo um valor alto por carros, que mesmo sendo duráveis, não estão livres de apresentar panes, devido à idade. Imagina comprar um "melhorzinho ou mais bonitinho" por 50k e logo após ter que mexer no motor. Mais uma vez, carro é dono!

Parabéns!

Hahaha, basicamente é a situação que me encontro.

Eu tive um Tracker, perdido num acidente.
De início procurei na Xterra, depois pensei em SW4, Wrangler, Jimny, JPX e até Land Cruiser. Agora, quase 6 meses depois, estou novamente entre Xterra e Tracker. hahahaha