PDA

Ver Versão Completa : Retrovisor



Luiz Claudio
31/01/2004, 20:12
Engeseiros,

Alguém saberia me indicar qual retrovisor externo (tirando o do Wrangler e da D-20) daria uma boa adaptação no Engesa com capota e portas de lona?
Eu estou usando os originais, mas acho eles precários em relação ao tamanho e a visibilidade.

Valeu!!!

[]'s aguardando a opinião dos amigos...

Eduardo Velo
01/02/2004, 09:10
Uso originais com espelho bolha na parte de bx , tentei colocar outros , mas quebram na trilha , o original recolhe na prim. tranqueira que vc pega no caminho .

[]s aguardando um substituto a altura tbm ...

Luiz Claudio
01/02/2004, 14:50
Grande Edu,

Como foi de viagem???

Pra mim o maior problema é o retrovisor direito, que praticamente não tem como ver nada!!! Já o esquerdo, colocando a cabeça um pouco pra fora, até que funciona bem.
Aquele "quebra vento" de plástico preso no quadro do parabrisa atrapalha muito a visibilidade!!!
Mas me tira uma dúvida: O retrovisor original do F-3 é igual ao do F-1? E esse espelho bolha, funciona bem?

[]'s

haundrich
01/02/2004, 15:03
Engeseiros e ALL,

Alguém saberia me indicar qual retrovisor externo (tirando o do Wrangler e da D-20) daria uma boa adaptação no Engesa com capota e portas de lona?
Eu estou usando os originais, mas acho eles precários em relação ao tamanho e a visibilidade.

Valeu!!!

[]'s aguardando a opinião dos amigos...


Pôe precário nisso !! A única coisa que realmente me incomoda no meu engesa é esse espelho, katzu, parece que é de kombi. Ainda ontem relei o ombro do meu pneu na calçada, a toa... Esse espelho direito é bem ruinzinho ...

Estou doidim para colocar o espelho do Fiat Fiorino 94, 95 (sei lá) igual da firma. Esse sim espelho bom. Só que preciso ver como faço para fixar na minha porta de fibra e ainda manter ele de forma recolhível, como no comentário do Eduardo Velo.

[ ] engeseiro

Luiz Claudio
01/02/2004, 23:47
Fala Flávio,

Como seu Engesa tem porta de fibra, acredito ser mais fácil achar um retrovisor para fazer uma adaptação legal. Não me recordo de como é o retrovisor da Fiorino, mas deve ser daqueles com a haste curta (tipo o da D-20), que se fixado na própria porta permite uma boa visibilidade.
No caso do Engesa com porta de lona o retrovisor tem que ser fixado na lata atrás do quebra vento, então necessáriamente ele tem que ter uma haste maior. Isso restringe bastante as opções.
No mais, vamos esperar mais algumas opiniões dos amigos para ver se surge uma luz no fim do túnel...

[]'s

Cilon Carlos Heck
02/02/2004, 07:57
Fala Luiz

Experimenta (tudo menos Schin :P :P :P ) o retrovisor das toyotas bandeirante. É o que eu tenho no meu. Não sei se era original, mas o que veio no meu jipe era o das antigas fiorino 147, só que não encontro mais para comprar.
Não tenho do que reclamar do espelho da toyota pois ele é bem articulável e também é barato para trocar em caso de quebra nas trilhas. :wink: :wink:

[ ]´s espelhados

SILVIO
02/02/2004, 12:32
No Brutus(meu antigo Engesa. que saudades!) eu usava o Wrangler.
Fiz um suporte em "L" que era fixado do lado interno do quebra vento, posso dizer que ficou excelente, pois além de fixar legal o retrovisor, ele deu maior firmeza no quebra vento, evitando a vibração do mesmo e distorcendo ainda mais a visão do retrovisor.
Hoje no Mamuth tenho os da D10, que também são excelentes.
Se não me engano, tanto o da Fiorino, o da D10, do Wrangler e o da Kombi nova o que muda é apenas a haste de fixação, a parte do espelho são bastante iguais, inclusove no tamanho.
Os retrovisores do lado direito tanto os Wrangler do Brutus e os da D10 do Mammuth aproximavam bem a imagem.

caj
02/02/2004, 12:57
caros amigos
tem espelhos externos com reg.interna que sirva nos engesa?
abraços

SILVIO
02/02/2004, 14:27
caros amigos
tem espelhos externos com reg.interna que sirva nos engesa?
abraços

Tem um modelo da F1000 que é com reglagem interna, só que a haste dele é muito grande.
Agora se quiser radicalizar bota um da F250/350. :roll:

Pedro
03/02/2004, 00:16
No Engesa Kursk do amigo Sílvio C., ele colocou os elétricos da D20....,
simplesmente um luxo!! :lol: :lol:
Eu tinha os da D20 que ficaram enroscados em alguma arvore nas trilha da vida... :?
Agora uso os originais, que são da Fiorino 1984, moscas brancas para achar...
[]'s

Eduardo Chaves
03/02/2004, 15:06
PessoALL,

No Jericó tenho os da D-20, único problema é que com o tempo a mola perde eficiência e não fixa a regulagem... :?

Pensei nos modelos Wrangler usados no CJ, poderia ser adaptado no Engesa, que acham ? :wink:

[]'s...

Luiz Claudio
03/02/2004, 15:40
Fala Eduardo,

Eu andei olhando seu álbum (nota 10!!!) e realmente o retrovisor da D-20 ficou legal, mas no seu caso o Engesa tem porta de fibra.
O único modelo (tirando o original) que eu já vi instalado num Engesa com porta de lona e que parece ter ficado bom é justamente o do Wrangler, pois ele tem a haste longa.

Existe um modo que torna viável a instalação de um retrovisor com haste pequena, mas eu não gostei muito da idéia. Pelo que eu entendi, o cara furou o quebra vento e fixou o retrovisor direto na gaiola. Segue a foto...

[]'s

gomila
03/02/2004, 15:48
Opa!

Cara, adoro o retrovisor da D20! mas com certeza eu quebraria um toda vez que fosse pra trilha!

Por isso, uso o original! que é o da fiorino antiga! ( aquele fiorino com cara de fiat 147! )
Custa uns 12 reais e dá pra quebrar bastante! hehehe

Eduardo Chaves
03/02/2004, 16:36
Luiz,

Eu ainda acho no seu caso que é lona, o modelo Wrangler com o respectivo suporte, ele é fixado na dobradiça do quadro do para-brisa com um suporte em L, deixando o retrovisor +- na posição deste que vc postou a foto... :wink:

[]'s...

Luiz Claudio
04/02/2004, 18:12
Eduardo,

Eu vi um Engesa com essa adaptação no Ibira. Ficou bem legal!
Eu acho que vou acabar tendo que colocar esse do Wrangler mesmo. Não que fique ruim, mas é que eu estava querendo ter mais opções.

[]'s

Luiz Claudio
04/02/2004, 18:25
Acabei de achar no meio dos meus arquivos mais uma idéia...
Alguém sabe de que carro (picape, caminhão, etc) é este retrovisor???

[]'s

Eduardo Chaves
05/02/2004, 20:16
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Credo Luís, tá loco... :!: :!: :shock:

Isso aí deve ser de kombi pickup...

[]'s... :lol: :lol: :lol: :lol:

Luiz Claudio
06/02/2004, 03:27
hehehe,

Ele é bem feinho mesmo...

:lol: :lol: :lol:

LUCIANO STRELOW
27/02/2004, 00:08
A MELHOR ADAPTAÇÃO QUE SERVE DIREITINHO NA COLUNA É O ESPELHO DA TOWNER - ASIA MOTORS[/img]

LUCIANO STRELOW
27/02/2004, 00:11
ACHEI UMA FOTO MELHOR. ESTE ESPELHO É DA TOWNER

Luiz Claudio
27/02/2004, 02:24
ACHEI UMA FOTO MELHOR. ESTE ESPELHO É DA TOWNER

Luciano,

Essa "foto melhor" não foi anexada.
Tente postar novamente para que a gente consiga ver...

[]'s

monge
27/02/2004, 02:33
Fala Gente.... :) :D

Não sei se já foi respondido.. li só algumas partes... :roll:

Tente da pickup LX da Fiat. :D

É parecido com o da D-20 mais nova :D , porém acho que menor :D

[]'s

Eugênio

LUCIANO STRELOW
02/03/2004, 22:59
ENGESEIROS, NAO FOI O ANEXO DA FOTO QUE MELHOR VISUALIZA OS ESPELHOS DA TOWNER. AI VAI...
ABRACOS
LUCIANO

LUCIANO STRELOW
02/03/2004, 23:04
AGORA UMA DE PERFIL. VEJAM QUE E COMO FOI DESCRITO, CAPOTA E PORTA DE LONA. O ESPELHO DA TOWNER ADAPTA-SE CERTINHO. ATE NOS FUROS
ABRACOS
LUCIANO

cassiolm
06/03/2004, 23:07
Olha só onde o antigo dono do meu querido veículo colocou o retrovisor! :shock: :shock: :D :D

Mas vou dizer uma coisa, tirando o visula bizarro ele dá uma visibilidade melhor que na posição origianal. :?

De qq forma vou voltar o espelho para o lugar original ou troca-lo pelo da Towner que me parece bem chique. 8)

.......

cassiolm
07/03/2004, 14:18
Vi e andei neste Engesa em Taubaté quando estava ainda na busca de um para comprar. Ele não é dos mais bonitos mas ele dá uma visibilidade ótima. Mas no dia estava preocupado com outros detalhes e não perguntei ao dono nada sobre o retrovisor! :cry:


----------

Luiz Claudio
07/03/2004, 19:54
Fala Cassio,

Apesar de estar um pouco longe na foto, me parece que esse retrovisor é o do Wrangler...

[]'s

cassiolm
13/03/2004, 11:59
Luiz,

Onde se acha esse retrovisor do Wrangler pra comprar? Na Ricardo Jaffet também?

valeuuu.


[]'s


--

Luiz Claudio
13/03/2004, 17:11
Fala Cassio,

Esses retrovisores, por serem muito utilizados em Jipes, são encontrados facilmente em qualquer loja que vende acessórios off-road.
Eles são fabricados pela Metagal e custam em torno de 160 latinhas.

[]'s...

cassiolm
13/03/2004, 19:42
Grande Luiz!

Vou ter que botar um adesivo com credito pra vc quando o bicho estiver pronto! :D

De novo obrigado.


inteh.

------

Luiz Claudio
13/03/2004, 22:21
Grande Luiz!
Vou ter que botar um adesivo com credito pra vc quando o bicho estiver pronto! :D

Cassio,

Estamos aqui pra um ajudar o outro. Esse é o verdadeiro espírito jipeiro.
Eu tenho aprendido muito aqui no fórum e já obtive muita ajuda e conhecimento com os mais experientes (principalmente em mecânica que eu não manjo nada). Temos verdadeiros professores aqui no 4x4 Brasil.
Essa troca de informações que rola aqui é o que faz desse fórum uma verdadeira Bíblia Off-Road.
Se esse negócio de adesivo com crédito virar moda eu vou estar na roça... Não vai ter espaço no Engesão pra colar tanto adesivo... :mrgreen:

[]'s

SILVIO
15/03/2004, 12:50
Cássio, o retrovisor do Wrangler está l$100,00 na loja Paulista 4x4 f.: 6606-4343.
Av. Vereador Abel Ferreira,55 - Anália franco

Luiz Claudio
15/03/2004, 16:08
Cássio, o retrovisor do Wrangler está l$100,00 na loja Paulista 4x4

Grande Silvio,

Achei muito barato esse preço. A questão de alguns meses atrás o mais barato que eu achei foi 135 latinhas por estar em promoção.
Será que esses retrovisores são de "primeira linha" (Metagal)?
Eu já cheguei a ver uma imitação barata desse retrovisor e a falta de qualidade era bem nítida.
Bom, de qualquer forma, a Paulista 4x4 monta sua lojinha toda quinta no Ibira. Vai ser fácil tirar a prova...

[]'s

SILVIO
15/03/2004, 16:22
Grande Luiz, td tranquilo?
Para ser bem sincero, não cheguei a ver este retrovisor, apenas peguei um folheto deles que continha o preço.
A Paulista 4x4 que já possui de certa forma renome, acredtio que seja de primeira linha assim como os produtos que ela comercializa, mas de qq. forma vale a pena dar uma conferida no produto antes, e tb se o retrovisor do lado direito é daquele que aproxima o veículo, pq se não for não vale a pena. O Engesa já não possui um bom anglo de visão por causa da capota e este tipo de espelho ajuda bastante.

cassiolm
15/03/2004, 18:08
Fala Silvio,

Se for fazer a conta de quanto estou economizando com as suas dicas... :wink:

Acho que mesmo o retrovisor do Wrangler tendo o braço mais longo vou ter que fazer aquela adaptação que vc sugeriu para que ele fique na altura do quebra vento. Só assim vai dar pra ter uma visibilidade boa.

[]´s


----

LUCIANO STRELOW
16/03/2004, 23:44
CASSIO!
AO INVÉS DE ADAPTAR OS ESPELHOS DO WRANGLER, TENTA ENCONTRAR OS ESPELHOS DA TOWNER. FICAM BEM ADAPTADOS JUNTO A COLUNA E ESTETICAMENTE PERFEITOS.
ABRAÇOS
LUCIANO

LUCIANO STRELOW
16/03/2004, 23:46
OLHE ESTA OUTRA IMAGEM DOS ESPELHOS
LUCIANO

cassiolm
17/03/2004, 09:14
Fala Luciano!

Cara, esse Engesa verde é seu??? Tá lindão hein! 8)
Vc devia colocar ele no topico Frota 4x4 para todo mundo ver. :D


CASSIO!
AO INVÉS DE ADAPTAR OS ESPELHOS DO WRANGLER, TENTA ENCONTRAR OS ESPELHOS DA TOWNER. FICAM BEM ADAPTADOS JUNTO A COLUNA E ESTETICAMENTE PERFEITOS.
ABRAÇOS
LUCIANO

Esse espelho parece que tem a 'perna' curta. Mesmo assim da boa visibilidade??? Esteticamente estão bonitos mesmo.

Estava pensando em recortar uma peça de acrilico bem fino e colocar no lugar onde existe o plastico transparente do quebra vento. Mas fico preocupado com a questão de segurança em caso de acidente. O maior problema que eu vejo com relação ao espelho retrovisor é justamente pelo fato do plastico ser muito opaco e atrapalhar a visibilidade.
Pensei tb em mandar fazer um quebra vento que possa ser aberto/removido mas isso não funcionaria em caso de chuva. :?
Os espelhos presos no capo que estão colocados no Engesa que comprei dão uma visibilidade excelente. Infelizmente ficam horriveis esteticamente, parecem duas orelhas. :shock: Vou tirar!


----

du
17/03/2004, 10:52
Cassio,

Não sei a questão de preço, mas em vez de acrílico poderia usar policarbonato, este material usado para fazer parabrisa de carro blindado, lógico que faria com espessura normal. Talvez pedaços pequenos só para fazer um quebra-vento fixo não seja muito caro.

Abraços Du.

LUCIANO STRELOW
18/03/2004, 00:01
CASSIO!
SEM DÚVIDA ELES SÃO DE PERNA CURTA E A VISIBILIDADE ATRAVÉS DO PLÁSTICO É PÉSSIMA. O PROBLEMA DE COLOCAR ESPELLHOS COM BRAÇOS LONGOS É QUE DEIXARÃO OS POSSANTES MUITO LARGOS. O RISCO DE QUEBRA AUMENTA MUITO, SEJA NAS TRILHAS OU EM GARAGENS. INTERESSANTE ESTE POLICARBONATO. SERÁ QUE DÁ PARA SUBSTITUI-LO NO LUGAR DO PLÁSTICO ALI NAQUELA VENTANA?.
OBRIGADO PELO ELOGIO. TAMBÉM GOSTO MUITO DO MEU ENGESA. AGORA ESTÁ NA OFICINA SUBSTITUINDO O EIXO DIANTEIRO POR UM DANA 44.
ABRAÇOS
LUCIANO

cassiolm
18/03/2004, 13:20
Du,

A ideia é boa. Conheço uma firma aqui que trabalha com policarbonato. Ele é usado para cobertura de varandas etc. Vou falar com eles. Poderia até achar uma solução e já colocar o policarbonato nos "vidros" laterais de motorista e passageiro. Só teria que bolar uma solução para abri-los. Talvez faça minha capota de lona sob encomenda e daí esta solução pode ser viavel.
O único problema que ainda questiono é no caso de acidento esse pedaço de material pontudo solto ali bem perto da cabeça do motorista pode ser um perigo.

A outra solução que existe no caso dos retrovisores é puxá-lo para proximo dessa área do quebra vento, ou atravez de uma barra de ferro fixada na corroceria ou furando o quebra vento e fixando na parte de dentro do carro(gaiola ou painel). Essa solução dá uma boa visibilidade mas acredito que quando chove tb não fique bom.


[]'s inventando...

du
18/03/2004, 14:15
Confirme com seu conhecido, mas entendo que o material em si, é muito resistente, teria que bolar uma forma de fixar ele. Não sei se teria que usar algum molde, mas parece que dá para moldar com certa facilidade.

Abraços Du.

CMartins
03/04/2004, 01:03
Fui atras da ideia :idea: do Retrovisor da TOWNER :D :D e consegui com um amigo meu que importa direto os originais por 85 reais cada , peguei para instalar no meu Engesa , se quiserem uma foto mais detalhada , posso postar aqui , tambem posso levar no ginasio SBC .
Abraços Claudio

Luiz Claudio
03/04/2004, 01:38
Claudio,

Posta as fotos aqui, assim todos podem ver como ficou...

[]'s...

CMartins
03/04/2004, 02:06
Peguei hoje ,ainda tá no plastico ,não sei quando vou instalar ,mas tirei umas fotos para mandar ,por isso disse que posso leva-lo (só o retrovisor),no ginasio SBC ,ou numa quinta em SP ,mas dependo de um amigo para ir ao Ibira por causa do rodizio .
Obs: o Espelho é daqueles especiais que reduzem a imagem .
Abraços , Claudio
tentei colocar duas fotos ,mas não consegui

LUCIANO STRELOW
04/04/2004, 01:25
GRANDE CLAUDIO!
CARA TU VAI VER COMO FICARA BEM ESTES ESPELHOS. NA ÚLTIMA TRILHA QUEBREI O VIDRO, QUE ERA ORIGINAL COM INSCRIÇÕES EM COREANO OU CHINES SEI LÁ. GOSTARIA DE COMPRAR OUTRO ORIGINAL. PODERIA ME INFORMAR O TELEFONE DE ONDE CONSEGUIU OS TEUS
ABRAÇOS
LUCIANO STRELOW

CMartins
04/04/2004, 12:41
A empresa fica aqui em SPcapital ,mas as vendas são só para distribuidores grandes ,é que um dos donos é amigo meu ,por isso consegui fuçar no estoque dele e achar as peças ,o que eu posso fazer é comprar e mandar via sedex ,pois não sai varejo de lá ,se voce tiver interesse vamos ver quanto sai o sedex.
Esse aqui tambem tem o vidro escrito em coreano ,é que eu não consegui colocar as duas fotos anexados ,vou mandar aqui.
Abraços Claudio.
Obs: como você fixou ,pois não veio parafusos ,e os furos são proximos da borda ,parece que se colocar Sextavados em vez de Fenda ou philips ,vai ficar esquisito.

CMartins
04/04/2004, 12:51
A empresa fica aqui em SPcapital ,mas as vendas são só para distribuidores grandes ,é que um dos donos é amigo meu ,por isso consegui fuçar no estoque dele e achar as peças ,o que eu posso fazer é comprar e mandar via sedex ,pois não sai varejo de lá ,se voce tiver interesse vamos ver quanto sai o sedex.
Esse aqui tambem tem o vidro escrito em coreano ,é que eu não consegui colocar as duas fotos anexados ,vou mandar aqui.
Abraços Claudio.
Obs: como você fixou ,pois não veio parafusos ,e os furos são proximos da borda ,parece que se colocar Sextavados em vez de Fenda ou philips ,vai ficar esquisito.

tentei de novo ,mas não consegui mandar a foto

Fredão ºOlllllllllllllOº
23/05/2004, 22:55
Galera,
tenho no meu acidentado os retrovisores da fiorino, são baratos e de bom tamanho.
A adaptação é simples, uma chapa de aço de mais ou menos 20 cm...
da pra ver direitinho quem fica pra tras... :P
eu usei a furação original...

até mais,

guilherme junior
07/07/2004, 09:15
Ola amigos do forum, estou ficando viciado nessa merda, pois e fantastico forum para engeseiro. Observando as duvidas dos colegas, vi uma soluçao muito boa. O colega aqui retirou o forro da porta de lona e soldou um vergalhao da espessura do vergalhao da porta na horizontal mais ou menos 10cm abaixo do vergalhao que passa na parte de cima da porta. Faciando o quebra vento e a janela ele soldou uma chapa de mais ou menos 3mm, fez a furaçao para os parafusos do espelho da D-20 ou Wangler de pescoço curto e soldou as porcas dos parafusos por tras isto e, pelo lado de dentro da porta ai forrou a porta novamente, colocou a porta novamente no lugar e parafusou o retrovisor. Ficou bem al alcance da mao, caso fizer trilha e so puxar mo mesmo sentido da porta, ficou show. Nao sei se fiz entender com minha explicaçao. Um abraço.

Luiz Claudio
07/07/2004, 09:30
Fala Guilherme,

O retrovisor não trepida demais preso na porta de lona???

Se você tiver alguma foto dessa adaptação posta aqui pra gente ver...

[]'s...

guilherme junior
07/07/2004, 12:54
Luis Claudio

O que eu relatei, eu vi de um colega .Estou reformando o meu F1, e nao cheguei nesta fase ainda.Estou colocando embreagem hidraulica do toyota, freio a disco do toyota, freio a disco na trazeira,aproveitando o disco da frente. E pretendo colocar capota de fibra. Ate chegar a capota de fibra vou colocar o retrovisor neste esquema. Se ficar vibrando, nem mandarei fotos.Se ficar bom mandarei fotos de todas as etapas. Desculpe se entrei em outro assunto.
Nota:No endereço do meu email,meu filho identificou o nome dele e idade dele. O meu nome e o mesmo dele sem JR. e minha idade e 51anos.
Ate a proxima.

Luiz Claudio
07/07/2004, 18:07
O que eu relatei, eu vi de um colega .Estou reformando o meu F1, e nao cheguei nesta fase ainda.Estou colocando embreagem hidraulica do toyota, freio a disco do toyota, freio a disco na trazeira,aproveitando o disco da frente. E pretendo colocar capota de fibra.

Pelo jeito seu Engesão vai ficar show de bola!!!

Que motor ele tem???


Ate chegar a capota de fibra vou colocar o retrovisor neste esquema. Se ficar vibrando, nem mandarei fotos.Se ficar bom mandarei fotos de todas as etapas.

Legal, depois conta pra gente o que aconteceu...

Até agora a adaptação que eu mais gostei pra Engesa de lona foi feita com uma chapa de uns 20 cm de comprimento por uns 2 cm de largura com uma pequena dobra numa ponta fixada na lata (próximo a furação original) com um retrovisor de haste curta preso na outra ponta (o retrovisor fica na direção do final do quebra-vento).

É uma adaptação simples e proporciona um excelente resultado.


Nota:No endereço do meu email,meu filho identificou o nome dele e idade dele. O meu nome e o mesmo dele sem JR. e minha idade e 51anos.

Guilherme, o ideal seria você fazer um novo cadastro aqui no fórum em seu próprio nome, aí você teria o seu registro e seu filho o dele.

[]'s...

Eduardo Chaves
07/07/2004, 18:33
PessoALL,

Hj descobri que os retrovisores do Animal, Engesa do Jacques, são do Hummer...

"...+Temporizador regulável para o limpador de parabrisas + olhos de gato nas laterais + retrovisores do Hummer +..."

Parecem os do Wrangler, a menos que ele tenha errado na informação...

[]'s...

guilhermeabreu
07/07/2004, 23:49
Luis Claudio

Eu vivo sonhando com meu Sassa Mutema pronto. Acredito que vai ficar muito bom.
O motor dele e do opala 4 cilndros a alcool e esta 100% o funcionamento.

Gerson Jacareí
08/08/2004, 16:19
Pessoal eu fiz um suporte para o retrovisor do meu FI , a aparência da para melhorar mas o resultado ficou muito bom :D
ai vai a foto

Gerson
Jacareí
Engesa FI 4.1 ainda se recuperando do tombo :cry:

cassiolm
14/08/2004, 17:13
Gerson,

O seu ficou muito bom! Pena que eu não ví antes. Teria feito igual!
O meu foi uma adaptação de braço de CJ com o Wrangler. Ficou "orelhudo"! :shock:

[]'s

Luca
03/08/2008, 12:28
Este é o fabricante do retrovisor original. Já sabia que era o mesmo da Fiorino Furgão até 1988. O fabricante é a Blawer Indústria e Comercio Ltda. Rua: Ida Leoni Cleto, 788/796 - Cep 09630 - 000 São Bernado do Campo - SP

http://www.blawer.com.br/



Segue foto.

guilhermeabreu
03/08/2008, 19:05
CARO LUCA

Eu comprei o primeiro retrovisor pro ENGESA , foi da marca BLOWER ou BLAWER , ele durou EXATOS 3 MESES , ficou todo mole e desmonhecando com o própio vento , depois descobri o da marca METAGAL , que estou até hoje com eles 100% . Descobri tb que esta marca é a que exporta para os EEUU para serem colocados nos jipes WRANGLER , inclusive o esquerdo é convexo e tem o emblema da CRISLER sei lá se é assim que escreve impresso nele .

Recomendo esta marca METAGAL e condeno veementemente a marca BLAWER , que é igual a jogar dinheiro fora , para vc ter uma idéia , o BLAWER custa a 1/3 parte do valor de um METAGAL .

Luca
04/08/2008, 23:05
CARO LUCA, Eu comprei o primeiro retrovisor pro ENGESA , foi da marca BLOWER ou BLAWER , ele durou EXATOS 3 MESES,... a marca BLAWER , que é igual a jogar dinheiro fora,.. Valeu, mestre Guilherme!
Pode ser, que fique para registro dos colegas e futuros engeseiros. Mas eu quero terminar meu "Viralatas". Não aguento mais testes e adaptações, e, sinceramente, não estava disposto a fazer as modificações necessárias para a instalação de um Metagal ou equivalente. Já conheço a qualidade dos Metagal. São fornecedores originais das montadoras.
Há muitos exemplos de adaptação, talvez a melhor seja a do espelho do jipe do Luciano Strelow, mas todas exigem ferragens pesadas ou furação da lataria. Este Blawer, eu comprei usado, aqui mesmo. Custou "baratim". Foi plug and play.
Depois eu falo se tá dobrando com a ventania.
Abração

Sobral - ENGESA
13/04/2009, 00:02
Olá Pessoal, como eu não tinha encontrado um retrovisor compatível com a furação original do meu Engesa Fase 1, sem capota (com dois furos alinhados na horizontal, na lateral do painel do pára-brisas), acabei comprando um da marca BLOWER, modelo nº 5062, novo, por R$ 114,00. Está com 1 mês de uso e funcionando bem.


Fiz um projeto do flange pra transferir a furação original (com 2 furos) para a furação da base do retrovisor (com 3 furos). O ex-dono do meu Engesa fez a peça pra mim. O desenho original é mostrado anexo, não está muito didático, mas foi o que pude fazer na hora que tive a idéia.


O flange é de uma chapa de aço de 4,0 mm de espessura, possui furos com rebaixo para o encaixe das cabeças dos parafusos de rosca fina. O formato do flange é o mesmo da base do retrovisor. Eu apliquei zarcão e tinta automotiva preta antes de instalar. Entre o flange e a chaparia coloquei uma borracha com o formato do flange.


O flange foi preso na chaparia a partir da furação original do Engesa e o retrovisor foi preso no flange a partir da própria furação da base do retrovisor, que também foi repetida no flange. Resultado: um parafuso ficou com a cabeça a amostra e dois parafusos ficaram mostrando as porcas auto-travantes. Tenho certeza de que na rua ninguém repara isso, rsrs.

Todos os parafusos usados são de inox (por capricho mesmo). Está com 1 mês de uso. A fixação ficou rígida e o retrovisor não vibra.

Caso o retrovisor apresente problema algum dia, posso substituir por outro da marca METAGAL. Espero que a furação seja a mesma, caso contrário farei outros flanges, rs.

guilhermeabreu
13/04/2009, 00:10
SOBRAL - ENGESA

O trabalho ficou 100% , MAS O RETROVISOR AHAHAHAHAHAH , UMA MERDA , infelizmente vc jogou dinheiro fora , eu comprei o RETROVISOR para o meu ENGESA desta marca , DUROU APENAS 4 MESES , ele ficou mole , o vento tirava ele de posição toda hora , se por um acaso acontecer com o seu tb , COMPRA O PRÓXIMO DA MARCA " METAGAL " , esta fábrica , é a que fabrica os retrovisores de linha de montagem e exporta para os USA , para colocarem no WANGLER . O meu , comprei o do FIORINO , o retrovisor do lado do carona é convexo e tem a logomarca da CRISLER .

Tenho eles ha 3 anos e encontra-se em perfeito estado .

ABRAÇO

Sobral - ENGESA
13/04/2009, 00:21
rsrs, ok, obrigado Guilhermeabreu.

Mas na verdade minha verdadeira intenção foi mostrar uma alternativa pra quem (principiante) precisar instalar qualquer retrovisor que não tenha a furação do original. Sem necessariamente discutir a (qualidade) das marcas, mostei minha expriência de uma forma + ou - detalhada, porque senti dificuldade de encontrar uma dica assim na hora que eu (principiante) precisei fazer a adaptação do meu, rsrs. Só quis dar a minha contribuição para o Tópico do Forum.
Mas afinal, a qualidade é uma função do objetivo de cada um e do que o bolso de cada um está disposto a pagar, não é verdade? rsrsrs.
Um forte abraço!



SOBRAL - ENGESA

O trabalho ficou 100% , MAS O RETROVISOR AHAHAHAHAHAH , UMA MERDA , infelizmente vc jogou dinheiro fora , eu comprei o RETROVISOR para o meu ENGESA desta marca , DUROU APENAS 4 MESES , ele ficou mole , o vento tirava ele de posição toda hora , se por um acaso acontecer com o seu tb , COMPRA O PRÓXIMO DA MARCA " METAGAL " , esta fábrica , é a que fabrica os retrovisores de linha de montagem e exporta para os USA , para colocarem no WANGLER . O meu , comprei o do FIORINO , o retrovisor do lado do carona é convexo e tem a logomarca da CRISLER .

Tenho eles ha 3 anos e encontra-se em perfeito estado .

ABRAÇO

guilhermeabreu
13/04/2009, 18:51
SOBRAL - ENGESA

Como falei , a sua solução ficou 100% , que realmente foi a sua intenção , eu é que dei uma de intrometido na qualidade da marca , ,mas foi só um alerta , como vc mesmo disse que é um principiante , dei só a sugestão para a POSSIBILIDADE da próxima compra se for o caso , me desculpe pela intromissão .

ABRAÇO

Sobral - ENGESA
14/04/2009, 00:27
Que é isso! rsrs, imagina... tá tranquilo. Lógico que cada opinião é extremamente útil, é assim que a gente aprende mesmo.
Inclusive eu frisei essa possibilidade no fim da mensagem original, que eu escreví assim:
"Caso o retrovisor apresente problema algum dia, posso substituir por outro da marca METAGAL. Espero que a furação seja a mesma, caso contrário farei outros flanges, rs."

Forte abraço!

Eduardo Velo
14/04/2009, 12:24
Sobral , estou usando esse retrovisor Blawer faz uns 3 anos , sem problemas , o meu tem uma regulagem com catraca e mola pra fechar numa possivel batida ... se por acaso ele ficar fechando qdo pegar estrada como o Doctor comentou é só apertar mais a mola ... o meu ainda não fechou nenhuma vez e pego estrada direto ...

CAVESO
14/04/2009, 14:30
Eu comprei retrovisores desse modelo da metagal (pra quem não sabe, ela fabrica para o Wrangler) tipo exportação.

É mais caro, mas bem melhor que esse genéricos...até agora estão perfeitos...

Sobral - ENGESA
14/04/2009, 23:03
Oi Eduardo Velo,

Muito bom saber disso cara! eu já tinha visto essa catraca e mola no meu, mas não sabia que é possível regular. Muito bom!

Abração!


Sobral , estou usando esse retrovisor Blawer faz uns 3 anos , sem problemas , o meu tem uma regulagem com catraca e mola pra fechar numa possivel batida ... se por acaso ele ficar fechando qdo pegar estrada como o Doctor comentou é só apertar mais a mola ... o meu ainda não fechou nenhuma vez e pego estrada direto ...

guilhermeabreu
15/04/2009, 02:48
AMIGO SOBRAL - ENGESA

É , estou ficando velho e caduco , vc acredita que não me lembro , ou não lí o seu último parágrafo da sua mensagem original ? É vc tem é que dar gargalhada mesmo de mim rsrsrsrsrsrsrsrs eu mereço .

Tudo beleza SOBRAL . qdo citei o METAGAL , foi pq não lí ou não lembrei do último parágrafo , aí achei que vc não sabia desta marca METAGAL .

EDU VELO , tudo bem ? Estaremos em IBITIPOCA certo ? Agora qto ao seu retrovisor BLAWER , acho que vc deu uma grande gagada de estar bom até hoje , ou eu tive um azar desgraçado com o meu , pq o meu foi uma bosta .

E por falar em IBITIPOCA ? E aê SOBRAL - ENGESA , vc não vai no nosso ENCONTRO NÃO ? Se vc não sabia ou não foi convidado , esta sendo meu convidado agora , e aê , qual a sua resposta , aceito qquer uma menos a que tem a palavra NÃO .

Estou no aguardo

ABRAÇÃO

Sobral - ENGESA
15/04/2009, 14:15
Grande Guilhermeabreu,

Ok-ok, mas IBITIPOCA é em MG? Poxa, aí eu fico com uma vontade danada de participar, mas é muito longe de mim, pq eu estou morando provisoriamente em Salvador-BA. Mas eu to trabalhando pacas que é pra ver se um dia (quem sabe) consigo tirar longas férias sempre que me der vontade, rs.
Olha, eu prometo que quando eu for pra São Carlos (que é mais perto daí) eu tento entrar em contato com vc pra gente entrar numas trilhas por aí.

(Tentei nem usar a palavra "não", rsrs. Sério: não fica chateado comigo não, rsrs)

Forte abraço!




AMIGO SOBRAL - ENGESA

É , estou ficando velho e caduco , vc acredita que não me lembro , ou não lí o seu último parágrafo da sua mensagem original ? É vc tem é que dar gargalhada mesmo de mim rsrsrsrsrsrsrsrs eu mereço .

Tudo beleza SOBRAL . qdo citei o METAGAL , foi pq não lí ou não lembrei do último parágrafo , aí achei que vc não sabia desta marca METAGAL .

EDU VELO , tudo bem ? Estaremos em IBITIPOCA certo ? Agora qto ao seu retrovisor BLAWER , acho que vc deu uma grande gagada de estar bom até hoje , ou eu tive um azar desgraçado com o meu , pq o meu foi uma bosta .

E por falar em IBITIPOCA ? E aê SOBRAL - ENGESA , vc não vai no nosso ENCONTRO NÃO ? Se vc não sabia ou não foi convidado , esta sendo meu convidado agora , e aê , qual a sua resposta , aceito qquer uma menos a que tem a palavra NÃO .

Estou no aguardo

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
15/04/2009, 15:17
AMIGO SOBRAL

Que idade vc tem ? Pois sua resposta foi sem dizer " NÃO " e de muita sapiencia , vc é um SÁBIO , respondeu com elegancia , e muito fácil de entender o seu motivo e não disse NÃO , BELEZA .

Então vc virou BAIANO ? Muitos dos paulistanos são baianos , agora um paulista virou baiano , É A LEI DA COMPENSAÇÃO .

Já imaginou São Paulo inteira formada só de MARAVILHOSOS BAIANOS ? Adoro o Nordeste , todo ano vou a Bahia , ora de férias ( Itacaré e Arraial D'Ajuda ) ora para pescar ( no rio Jequitinhonha ) , e já fui até Natal -RN , conhecendo todas as praias .

ABRAÇÃO , e vamos nos encontrar sim na próxima oportunidade que houver .

Sobral - ENGESA
15/04/2009, 16:41
Caro Guilhermeabreu,

Vc que é de uma grande simpatia!!! hehehe
Sou natural de Salvador mesmo, mas estava morando em SP havia 2 anos durante um mestrado que eu estava fazendo aí na USP... E provavelmente eu devo voltar pra lá em junho (pra passar uns 2 ou 3 meses) e no fim do ano novamente (mas dessa vez pra ficar, definitivamente). Por isso é que eu disse que estou morando aqui na Bahia só por enquanto, rsrs.

Mas quando eu voltar pra SP no fim do ano, nem se preocupe, vou levar o Engesa pra gente aproveitar por aí.

O pessoal do fórum vai ficar "pto da vida" com essa nossa conversa que nem tem haver com o assunto principal do tópico, kkkkkkkkkkkkkk.

Mas valeu !!!

Abração!

guilhermeabreu
15/04/2009, 20:06
AMIGO SOBRAL - ENGESA

Eles não ficar pto não pq ELES ESTÃO NOS OLHANDO PELO RETROVISOR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , e o RETROVISOR é qual marca mesmo ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , Aí , voltei pro assunto de novo .

ABRAÇÃO

Sobral - ENGESA
15/04/2009, 20:26
Putz, essa foi boa!!! kkkkk já tinha esquecido disso... semana que vem vou comprar um METAGAL só pra não te contrariar mais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk






AMIGO SOBRAL - ENGESA

Eles não ficar pto não pq ELES ESTÃO NOS OLHANDO PELO RETROVISOR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , e o RETROVISOR é qual marca mesmo ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , Aí , voltei pro assunto de novo .

ABRAÇÃO

govastki
22/03/2010, 16:47
Prezados, meu ENGESA tem instalado retrovisores tipo o Wrangler, do lado esquerdo este muito bem posicionado, já no lado direito, é um caos, não vejo nada, sendo assim gostaria que me enviassem fotos das suas viaturas e a avaliação da posição do retrovisor direito.

Se preferirem pode mandar a foto para meu email govastki@yahoo.com.br

Abrs

Eriksom Teixeira Lima
23/03/2010, 06:43
meu ENGESA tem instalado retrovisores tipo o Wrangler, do lado esquerdo este muito bem posicionado, já no lado direito, é um caos, não vejo nada,

Abrs

Hugo,

o seu problema é Brasília, aí ninguém enxerga nada mesmo. Quem sabe se você tirar a arruda de trás da orelha :mrgreen:

Não resisti em provocar meu querido amigo candango.

Eriksom

Léo Silva
23/03/2010, 21:20
Aí pessoal do abc, na tekpeças na Av. faria Lima, tem um setor de retrovisores que tem de tudo, inclusive os do engesa original pra quem quizer troca-los. na ultima vez que estive la, vi varios da fiorino 84 em diante, tinha tambem da D20, TOY e etc.

guilhermeabreu
23/03/2010, 22:09
Prezados, meu ENGESA tem instalado retrovisores tipo o Wrangler, do lado esquerdo este muito bem posicionado, já no lado direito, é um caos, não vejo nada, sendo assim gostaria que me enviassem fotos das suas viaturas e a avaliação da posição do retrovisor direito.

Se preferirem pode mandar a foto para meu email govastki@yahoo.com.br

Abrs

CARO GAVASTKI

O seu ENGESA é capota de lona ou de fibra ?

Se for a de fibra , peça uma pessoa para segurar o retrovisor no lado direito e posiciona ele de forma que vc tenha uma visão boa , assim fiz no meu , no FROTA 4x4 tem fotos do meu como retrovisor dos dois lados , dá uma espiadinha lá .

Reptil
24/03/2010, 11:39
Ola Pessoal,

Para quem gosta de originalidade, o retrovisor do Engesa F1 é da fiorino 1988, mas o espelho é da Kombi. Caso quebre é so retirar um e colocar o outro com ajuda de um aquecedor (não sei o nome daquele secador-de-cabelo que o pessoal usa para moldar para-choque de poliuretano).:concordo:

Para quem quer enxergar, acho que o melhor custo beneficio é o do fiorino novo com aste de metal (que ja foi postado anteriormente aqui).

Abraço a todos

govastki
25/03/2010, 11:52
Amigo,

Meu Engesa esta sem capota e usa portas de lona, sendo assim não há como fixar nelas.

Como estou usando retrovisor de "Wrangler" acho que vou partir para prolongar o braço que fixa ele a carroceria, assim acho que vou conseguir um angulo melhor de visão.

Vou tentar fazer um teste no final de semana, depois posto fotos aqui.

Abrs e obrigado pelas dicas.