PDA

Ver Versão Completa : Intercooler na band ...

jomlenom
16/05/2006, 00:23
Jovens,
Estou adaptando um motor OM-364LA na minha band, este motor é proveniente do caminhao 710 ele é turbocooler de fábrica e tem aprox. 120 cv . Na oportunidade, comprei este motor sem o radiador do intercooler porem arrumei um de Frontier (sendo este um intercooler do motor mwm sprint 2.8 ). A grande pergunta é : Ha algum problema em adapta-lo no meu motor? existe algum indice de capacidade de refrigeraçao do intercooler ? este intercooler é capaz de suprir as necessidades do meu motor ? quais seriam os problemas que eu poderia enfrentar caso este intercooler nao desse vazão ?????

[]´s :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

elmestizo
16/05/2006, 20:03
Ops...

Pode colocar na fé!!! Mas se eu fosse vc... colocaria dos caminhões VW... é do tamanho do radiador da band..

abrass

jomlenom
16/05/2006, 22:55
pois é cara, o problema é que o da nissan eu ja tenho na mao ... nao tenho que gastar mais nada !
Ainda to apanhando com a reorganizaçao dos calços do motor, relocação do filtro de oleo... etc etc etc :parede: :parede: :parede: mas quando chegar no intercooler eu mando um sinal de fumaça !
Vo meter ele mesmo e ver no que dá ! :concordo: :concordo:

jomlenom
19/05/2006, 01:30
mais ninguem arrisca um pitaco ????? :lol:

[]´s :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

cristiano
19/05/2006, 08:15
Meus 0.0000023...

Eu acho que ele pode ter dificuldade na passagem do ar e o motor pode não render tanto quanto deveria, o mesmo sintoma quando se coloca um snorkel ou escapamento com tubo muito... Aliás, você já retrabalhou esses itens ?

Não deixa de passar as impressões para a gente... e principalmente FOTOS!!

lricardo
19/05/2006, 20:00
Eu acho que pode ser insuficiente ou não, o motor mercedes é de 4 litros e turbinado, ele sopra uma quantidade absurda de ar enquanto o intercooler do mwm é preparado para um motor de 2,8 litros, porém, com maior giro. No seu caso eu testaria as duas possibilidades.
Em relação ao escape, ele deve ser no mínimo de 2,5".
abs.
LR.
Band cd 91 tdi
sw4 97 tdi
cj5 66

José Augusto
19/05/2006, 20:30
Vou jogar um pouco de luz.

Eu acho que ele pode ter dificuldade na passagem do ar e o motor pode não render tanto quanto deveria, o mesmo sintoma quando se coloca um snorkel ou escapamento com tubo muito... Aliás, você já retrabalhou esses itens ?

Eu acho que pode ser insuficiente ou não, o motor mercedes é de 4 litros e turbinado, ele sopra uma quantidade absurda de ar enquanto o intercooler do mwm é preparado para um motor de 2,8 litros, porém, com maior giro. No seu caso eu testaria as duas possibilidades.

Tive um problema parecido em 2003, quando intercoolei o ST4 da rural, eu tinha na mão um cooler para Ranger, o mesmo foi instalado, na primeira viagem que fiz, quando acelerei bastante, o carro fumava que era uma barbaridade logo ví que existia algum problema, na volta cheguei até a dar um jeito de mudar o filtro de local provisóriamente só para eliminar o cooler.

Depois mandei fazer um cooler especial, o diâmetro da tubulação também aumentou, depois só alegria.

O problema todo era o diâmetro pouca coisa inferior dos tubos e uma restrição na vazão do intercooler, acredito que se o diâmetro da instalação anterior fosse a mesma do atual e os bocais de entrada e saída do cooler anterior fossem trocados por outros maiores e reposicionados mais para o centro talvez isso não tivesse acontecido, é provável que o rendimento não tivesse o mesmo redimento mas não sei dizer quanto isto representaria.

Detalhe o S4 também é um motor de 4.1 litros.

[]s intercoolados.

jomlenom
21/05/2006, 21:05
blz jovens,

estive fuçando o ferro velho que comprei o motor e achei um intercooler do caminhao Volks, ele é maior que o radiador d band ... espero que dê vazão (em relação ao da frontier, ele deve ser umas 4x maior). Adaptação é focks ... só da para saber se tá bao depois de roncar o menino !
Amanha vou tirar umas fotos do intercooler e posto aqui ...

[]´s :pensativo: :pensativo:
Valeuz

José Augusto
22/05/2006, 13:59
JomLenom, o que vou escrever é até intuitivo, intercooler muito grande também demora um pouco mais para pressurizar que um menor, vc até poderá estar pecando por excesso.

Eu diria que com bocais maiores o intercooler de um motor de maior porte não vai estrangular a vazão e também deverá proporcionar uma ótima troca térmica, agora se for muito maior que o original (do 710), vc vai sentir um pouco a demora na resposta, nada exagerado mas perceptível. :|

jomlenom
23/05/2006, 01:50
cara ... na verdade pelas minhas andanças na mercedes (virei socio espectador chato, qualquer dia os caras do setor tecnico vão me p@rrar !!!) descobri que o intercooler que eu arrumei é exatamente do mesmo tamanho do caminhao 710 ... pra minha sorte o chefe do setor tecnico acho que de sao paulo é jipeiro e ta dando a maior moral ... eu nao sabia mas a mercedes tem um setor só de rally e estao dando o apoio tecnico também hiperinteressados !!! Mas é aquela história ... só vai dar pra saber a hora que roncar o bruto !!!!!

[]´s acreditando na lenda que diz que há um jipeiro em cada cantinho deste mundo, e o melhor ... disposto a ajudar .... :concordo: :concordo: :concordo: :mrgreen:

jomlenom
23/05/2006, 15:06
Tirei uma foto do que vou usar ... fuçando na net eu achei esse comparativo de 3 tamanhos de intercooler ... achei legal para ilustrar ...
:concordo: :concordo: :concordo:

Valeuzzzzz...

Elmer_Jeep
14/01/2007, 14:45
iai, já instalou as tranqueira toda ??

[]'s

Julio Militão
21/02/2007, 22:10
E ai, deu certo o intercooler?

ThE_DoG
22/02/2007, 09:14
Na minha Band, como tenho eletro-ventilador na frente do condensador do AC, não tinha espaço prá por o Intercooler por ali ou se colocasse iria comprometer o rendimento do AC, então mandei fazer um sob medida e coloquei atrás da grade frontal, ficou mto bom, ficou longe do condensador do AC e não compromete em nada a temp. do radiador de água, apesar de pequeno dá prá perceber claramente a diferença enorme de temperatura no cano de entrada e saída, segue a foto.
Outra opção era fazer um scoop mas ia ficar bem mais caro e demorado, o intercooler ia receber calor do bloco do motor e a área de ar frontal iria ser bem menor...

[ ]´s

Marco Antonio
Curitiba

joão k. chikui
26/02/2007, 21:16
Jomlenom(nome difícil!)
Na minha Band CD uso o intercooler do VW 8-120:É fantástico.
Na dúvida entre um menor ou um maior, ao contrário do que alertaram, o maior volume de todo o sistema(tubagem +intercooler), numa reaceleração ou troca de marcha, representa oxigênio a mais já filtrado,pressurizado e resfriado(prontinho para ser usado).
Tv se vc tivesse preparando um motor para indoor, aliviando peso do volante ,etc... Mas, neste caso seria mais fácil partir de um motor International 3.0 ou similar.

neysassaki
13/03/2007, 18:39
já que estamos falando de intercooler.

No 14b com ar condicionado, fica difícil arrumar um espaço para colocar um inter cooler frontal, desta forma, tivemos que fazê-lo deitado sobre o motor (igual a L 200). Foi usado um intercooler da ranger e ficou muito bom.
Infelizmente, a instalação do turbo e intercooler pela Turbosport em Carapicuíba ficou bem chinfrim.

Já ví melhores instalações por aí (Maxcooler é um exemplo)

Mas, já que a besteira foi feita...

Depois instalamos um scoop by LM e ficou muito 10.

Guiga Tostes
23/04/2007, 00:06
All,

tubinei e "intercoolei" a minha Band 85' (OM-314) 4M há uma semana, o kit da Turbo Anhanguera (Turbina Master Power) + coletor de escape dimensionado (Sollo 4wd) + Intercooler Visconde (do caminhão VW 8-150) + escape 2 1/2" + Snorkel 3" (by Sollo 4wd), foram extremamente bem instalados, trabalhados e regulados pelo João da Sollo 4wd (11 - 3835-3781).

Teoricamente o kit é "plug & play" mas sem o capicho da instalação e conhecimento do João e equipe Sollo 4wd, o resultado não seria o mesmo.

A turbina trabalha entre 0.6g a 0.8g de pressão a entre 2000 e 2500 rpm e bate 1kg a 3000rpm (para uso somente em emergencia heheheh).

Estou 100% satisfeito com o trabalho e desempenho do carro que hoje é outro, o kit é bem dimensionado e ideal para o OM 314 em Band. Com isso não existe "leg" na turbina que "enche" rapidamente...em quarta marcha então, nem se fala...a um sutil encostar no acelerador para uma retomada a pressão do turbo já bate direto no 0.5g e se apertar forte vai até 1kg...demais!!! Fora o ronco do motor que bota respeito rsrsrs

Recomendo à todos!

Abaixo algumas fotos.

[]'s

Guiga Tostes
23/04/2007, 00:21
[quote=Guiga Tostes;383850]All,

tubinei e "intercoolei" a minha Band 85' (OM-314) 4M há uma semana, o kit da Turbo Anhanguera (Turbina Master Power) + coletor de escape dimensionado (Sollo 4wd) + Intercooler Visconde (do caminhão VW 8-150) + escape 2 1/2" + Snorkel 3" (by Sollo 4wd), foram extremamente bem instalados, trabalhados e regulados pelo João da Sollo 4wd (11 - 3835-3781).

Teoricamente o kit é "plug & play" mas sem o capicho da instalação e conhecimento do João e equipe Sollo 4wd, o resultado não seria o mesmo.

A turbina trabalha entre 0.6g a 0.8g de pressão a entre 2000 e 2500 rpm e bate 1kg a 3000rpm (para uso somente em emergencia heheheh).

Estou 100% satisfeito com o trabalho e desempenho do carro que hoje é outro, o kit é bem dimensionado e ideal para o OM 314 em Band. Com isso não existe "leg" na turbina que "enche" rapidamente...em quarta marcha então, nem se fala...a um sutil encostar no acelerador para uma retomada a pressão do turbo já bate direto no 0.5g e se apertar forte vai até 1kg...demais!!! Fora o ronco do motor que bota respeito rsrsrs

Recomendo à todos!

Abaixo algumas fotos.

[]'s

Mais algumas fotos (intercooler/painel/escape/snorkel)...o escape já foi projetado pensando num futuro guincho mecânico...pq:

"O homem não planeja errar, mas erra por não planejar" e sonhar não custa nada hehehe

[]'s
G Tostes

natao10
23/04/2007, 08:07
Guiga Tostes,

Poderia nos dar uma noção dos valores investidos para se obter esse conjunto?
Estou determinado a turbinar minha Toy tbm, e estava quase certo que o kit mxcooler, porem agora vendo suas fotos achei que o serviço ficou mto bem feito, ou no minimo bem apresentado.

Adquiriu todo o kit junto ou foi "montando"???

Obrigado,
Renato Gambin

joão k. chikui
23/04/2007, 09:17
Guiga
Sempre caprichoso esse Joãozinho, Parabens.
Agora mande alongar os dois diferenciais tipo 11:35 que fica com a final do cambio 5M , ou , ele instala tb a 12:35, mas, essa fica muito canhão , não pode deixar qq um pilotar. Em ambas as relações , se a viatura não estiver muito levantada (tipo para usar pneu 33" ou 35") , aproveitando o excelente torque em baixa/ média, faz 12 km/L .

Guiga Tostes
24/04/2007, 00:34
[quote=natao10;383886]Guiga Tostes,

Poderia nos dar uma noção dos valores investidos para se obter esse conjunto?
Estou determinado a turbinar minha Toy tbm, e estava quase certo que o kit mxcooler, porem agora vendo suas fotos achei que o serviço ficou mto bem feito, ou no minimo bem apresentado.

Adquiriu todo o kit junto ou foi "montando"???

Obrigado,
Renato Gambin

Renato,

o valor aproximado de todo o investimento foi de R$3600,00 (instalado).

O kit do turbo veio completo (turbina, coletor, mangotes, mangueiras de retorno e de óleo lubrificante para a turbina e manômetro de pressão do turbo) à parte pesquisei mto e consegui o intercooler 0km, foram adicionados o escapamento novo completo e mangotes para o intercooler e filtro de ar seco (pois o meu era o antigo banhado a óleo)...fui comprando as peças aos poucos, só o kit turbo q teve de ser numa só. E por fim e muito importante o trabalho e capricho do João pois como cada Band é diferente, o cuidado e conhecimento na hora da instalação fazem a diferença. Fale com ele e não irá se arrepender o cara é fera (11) 3835-3781.

[]'s

Guiga Tostes
24/04/2007, 00:42
Valeu João!

Realmente o trabalho da Sollo 4wd é excelente, o Joãozinho é um ótimo profissional, só elogios!!!

Alongar os diferenciais já era o próximo passo...só que anda trocando de lugar na lista de prioridades com o guincho mecânico...pena que para ambos acontecerem (um de cada vez claro!)...precisarei de um bom tempo para engordar meu "porquinho$$" novamente rsrsrs

Mas ter Band é isso! Perseguir estes desejos, procurar a melhor solução, pesquisar, jogar conversa fora com amigos sobre o assunto... é tão bom quanto realizar a melhoria! E depois é só curtir!

[]'s

G Tostes

menon
26/04/2007, 23:45
Bom, como o assunto tá girando em torno de turbo e intercooler vou contribuir com meu relato.

O meu motor é o Mercedez OM-364 mas só o bloco, pois nele foi trocado tudo para o motor 364-A original do caminhão 912, as diferenças passam pelo cabeçote, admissão, bomba injetora, turbina, escape e etc. e ainda fizeram uma leve preparação no comando e cabeçote. o motor deve estar na faixa de 130 a 140cv. O detalhe é que já comprei ela assim, mas dei sorte pq conheço quem fez o motor e o antigo dono. Ele não esta com intercooler. Mas está interessante, o giro ta subindo mais rápido, isso dá uma boa diferença pra band nas retomadas. De velocidade final não tem muito milagre não, pq ai caio na limitação das relações de diferencial e caixa que é 4 marchas, to ficando com uma final na casa dos 130Km (não experimentei ir mais que isso também). Mas ela na estrada é bem gostosa, pq tem uma retomada rápida, ela literalmente dá um pulo dos 70km para 100/110, e não toma conhecimento se é reta ou subida.

Quanto ao "LAG" também não sinto nada, porque na bomba tem o tal do "TAF", basicamente é uma mangueira que liga a admissão de ar à bomba injetora e conforme a turbina vai enchendo a pressão é passada por essa mangueira para a bomba o que faz com que ela de mais óleo para o motor na medida que a turbina enche.

Eu estava com vontade de colocar o intercooler nela, mas vários já me aconselharam a não faze-lo, pois com ar frio vou estar dando mais ar e com isso vou colocar ainda mais força na parte de cima do motor aumentando assim as chances de quebra na parte de baixo, visto que ela já está com muita saúde assim.

meus 0,02

abs.

José Ordele
23/05/2007, 20:08
Gostaria de saber dos amigos toyoteiros se é bom negócio colocar um motor MWM 2.8 TDI na Band.

joão k. chikui
24/05/2007, 22:16
Jose
por custo benefício , ainda optaria por mercedes 364 turbo e intercooler ou se teu motor for o 314, fazer um up grade com pistões e comando , turbo e intercooler. Esses motores tem muito torque em baixa.

dalmo cruz torres
04/01/2009, 23:19
Alguém que turbinou a Toyota tem algum vídeo do motor postado no Youtube?

Guiga Tostes
04/01/2009, 23:35
Fala Dalmo, tudo bem?

O que vc especificamente gostaria de ver no video(em funcionamento/desligado/só o motor ou carro em movimento) e qual motor(324/314/364/14B)?

Se for o OM314, posso filmar o meu e posto lá(apesar de ter bastante fotos aqui no Forum)!

Abrs

dalmo cruz torres
04/01/2009, 23:50
Guga, tudo bem por aqui. Eu queria ver o funcionamento do motor do Toyota com a turbina. Queria saber se acabou aquela tremedeira dos toyotas. É que eu estou vendo uma Bandeirantes 86 para comprar, e minha 1° providência seria a turbina, se ela realmente diminuir a tremedeira...

elmestizo
05/01/2009, 09:57
Dalmo,

Desculpe, mas tremedeira em toyota é puta ignorancia de quem não a conhece.

Se quiser tem um amigo de Poços que tem uma band 64 turbinada e você pode marcar de dar uma volta na band dele. Essa band 86 é ai é Poços? É a que estava no Fernando para a venda?

Abrass

Francisco Bicalho
05/01/2009, 10:14
Na minha Band, como tenho eletro-ventilador na frente do condensador do AC, não tinha espaço prá por o Intercooler por ali ou se colocasse iria comprometer o rendimento do AC, então mandei fazer um sob medida e coloquei atrás da grade frontal, ficou mto bom, ficou longe do condensador do AC e não compromete em nada a temp. do radiador de água, apesar de pequeno dá prá perceber claramente a diferença enorme de temperatura no cano de entrada e saída, segue a foto.
Outra opção era fazer um scoop mas ia ficar bem mais caro e demorado, o intercooler ia receber calor do bloco do motor e a área de ar frontal iria ser bem menor...

[ ]´s

Marco Antonio
Curitiba
Marco Antonio

Existe uma solução para o problema do AC + Intercooler que é trocar o hélice do radiador original que tem 6 pás em metal pelo hélice do OM-366 que tem 10 pás em plástico que são mais cavadas e puxam uma quantidade de ár muito maior. No meu caso, instalei o intercooler Garrett original do 364-LA, que é bem grande, na frente do radiador de água, e o radiador do AC colado à grade da frente do Toyota, e retirei a ventuinha elétrica. Mesmo com a válvula termostática de 82º para o 364, e os 3 radiadores, a temperatura da água fica abaixo de 80º, a temperatura dos gases se exaustão (uso um EGT) ficam entre 250º e 350º e o AC funciona normalmente. Esse hélice do 366 funciona mesmo. A única adaptação é cortar uns 2 a 3 cm das pontas porque as pás são mais longas e batem no coletor.

Abraço;
Chico

dalmo cruz torres
05/01/2009, 12:23
Elmestizo, eu já andei muito em uma toyota, mas a minha vibrava o motor, bastante. Quando falo da tremedeira é com referência a vibração do motor. Estou perguntando sobre a turbina porque percebo que os motores diesel originalmente aspirados, quando são turbinados, além do acrescimo de potência, ficam com o funcionamento mais suave, e diminuindo em muito as virações. Queria saber das experiencias dos colegas acerca da vibração dos motores antes e depois da turbina instalada.
Eu quero ver a Band do seu amigo sim, se puder me colocar em contato com ele eu vou ficar muito agradecido. Eu estive no Sr. fernando recentemente, mas ele não me falou qye tinha uma Band boa a venda lá não. A Band que eu andava era do meu avô paterno, e ficou comigo por vários anos(6 ou 7, não me lembro), e a manutenção dela sempre foi feita na oficina do Sr. Fernando.

joão k. chikui
05/01/2009, 12:34
Dalmo
A minha CD já é com Motor OM364/4 , que originalmente já é mais liso de funcionamento , mas , ao turbinar e intercolar aí sim ficou bem mais silenciosa . Sem contar que vc engata uma quinta(aí outra grande melhora no ruído) e vai daqui na Bahia sem baixar marcha . É muito boa. Ando a 100 km/H a apenas 2000 rpm .

estyvybeykr
05/01/2009, 20:27
[quote=Francisco Bicalho;777692]Marco Antonio

Existe uma solução para o problema do AC + Intercooler que é trocar o hélice do radiador original que tem 6 pás em metal pelo hélice do OM-366 que tem 10 pás em plástico que são mais cavadas e puxam uma quantidade de ár muito maior. No meu caso, instalei o intercooler Garrett original do 364-LA, que é bem grande, na frente do radiador de água, e o radiador do AC colado à grade da frente do Toyota, e retirei a ventuinha elétrica. Mesmo com a válvula termostática de 82º para o 364, e os 3 radiadores, a temperatura da água fica abaixo de 80º, a temperatura dos gases se exaustão (uso um EGT) ficam entre 250º e 350º e o AC funciona normalmente. Esse hélice do 366 funciona mesmo. A única adaptação é cortar uns 2 a 3 cm das pontas porque as pás são mais longas e batem no coletor.

Caro Chico, me informe como ficou o balanceamento desse hélice, pois se ficar com diferença de peso o que poderá acontecer é prejudicar a bomba dágua.
Forte abraço e feliz 2009.:concordo:

Guiga Tostes
05/01/2009, 22:11
Dalmo,

após tubinar e intercoolar a diminuição da vibração/ressonância do motor diminuiram bastante, deixando o motor mais "liso".

Faço das palavras dos colegas as minhas, mas o motor tem que estar em ordem.

Mas lembre-se, a vibração dos motores MB é caracteristica...pode-se diminuir mas não eliminar...

Abrs

Francisco Bicalho
06/01/2009, 10:21
Oi Estevão

Já uso o hélice a mais de um ano e o carro não mostrou nenhum problema de bomba, ou nada parecido.

Esse hélice de plástico do 366 é muito mais leve do que o hélice de metal original do Bandeirante. Na hora de reduzir o comprimento de cada pá, é só medir corretamente, e depois checar se o peso está bem distribuído. Como são 10 pás, e o material é muito mais leve a questão do balanceamento fica muito mais fácil de resolver. Se você for em alguma loja que venda esse hélice, dê uma olhada nela. O hélice original de ferro do Bandeirante é uma coisa meio arcaica comparada com essa de plástico do 366, e pesa demais para o pouco ar que ele puxa.

Esqueci de mencionar que você vai ter que mandar fazer um espaçador em alumínio com os 6 furos do hélice de mais ou menos 2 ou 3 cm de espessura para levar o hélice mais para a frente. Coisa simples que um torneiro faz em 10 minutos.

Esse hélice de plástico puxa tanto ar que o som do motor muda completamente, vem um uivo de vento de dentro do cofre e chega a jogar sujeira para fora das aletas de refrigeração do capô.

Abraço;
Chico

estyvybeykr
06/01/2009, 11:00
Valeu Chico pelas explicações, tenho interesse tambem na troca desse hélice original por achar que é um peso descomunal no eixo da bomba dágua.
Gostaria até de adapitar uma de plastico das MB splinter com sistema de acionamento por temperatura, para quem sabe diminuir a arrasto do motor nos momentos de temperaturas baixas, mas são projetos para mais pra frente.
Forte abraço.

Francisco Bicalho
06/01/2009, 13:42
Estevão

Esse hélice, quem recomendou foi o mecânico chefe de um revendedor de caminhões Mercedes que é a galera que faz manutenção do meu carro. A idéia, além de se livrar do hélice original jurássico que deve pesar uns 4 ou 5 kg e aumentar o fluxo de ar, é acabar com qualquer ventoinha que tenha acionamento elétrico, porque, o Bandeirante tem o potencial de ser submerso até a altura do capô (pra quem não tem snorkel como é o meu caso), e as ventoinhas elétricas, quando não são desligadas no fio tem a tendência de queimar em baixo d'água. Não sei como funciona o sistema da Sprinter com acionamento por temperatura, mas, desconfio que seja 'overkill'. O Motor Mercedes diesel OM gosta de rodar numa temperatura certa (72º no 314 e 82º no 364) e esse hélice do 366 resolve toda e qualquer parada. Mando umas fotos pra você ver. o meu motor é meio apertado, mas deu para mostrar a coisa. Na primeira foto fica visível como as pás são muito mais cavadas. Na foto da direita aparece o detalhe do tarugo espaçador que tive que fazer em alumínio para chegar o hélice um pouco para frente.

Abraço;
Chico

Raz
10/01/2009, 23:30
pergunta ao Guiga...

como ficou o consumo da Band após turbinada?

meu pai tem uma Veraneio com motor OM 314 e eu penso em turbiná-la e colocar intercooler tambem...
obrigado pela ajuda

elmestizo
11/01/2009, 09:36
Francisco,

Parece que ficou mto boa essa ventoinha.

abrass

Francisco Bicalho
11/01/2009, 11:17
lm

não é uma ventoinha, é o hélice do radiador.

Guiga Tostes
11/01/2009, 13:00
pergunta ao Guiga...

como ficou o consumo da Band após turbinada?

meu pai tem uma Veraneio com motor OM 314 e eu penso em turbiná-la e colocar intercooler tambem...
obrigado pela ajuda

Fala Raz, tudo bem?

O consumo varia pouco e tende a melhorar, porém depende muito do "pé" do motorista, isso sim é detreminante.

Se andar leve, fica mais econômica.

A minha após turbinar e alongar está fazendo 12km/l na cidade e quase 13km/l na estrada...andando leve!

Agora, andando curtindo o motor turbo e usando da potencia qdo necessário consegue-se ficar com médias acima de 10km/l...desde que o restante do motor tb esteja em ordem e bem regulado, principalmente bomba injetora.

Abrs

estyvybeykr
11/01/2009, 13:45
Estevão

Esse hélice, quem recomendou foi o mecânico chefe de um revendedor de caminhões Mercedes que é a galera que faz manutenção do meu carro. A idéia, além de se livrar do hélice original jurássico que deve pesar uns 4 ou 5 kg e aumentar o fluxo de ar, é acabar com qualquer ventoinha que tenha acionamento elétrico, porque, o Bandeirante tem o potencial de ser submerso até a altura do capô (pra quem não tem snorkel como é o meu caso), e as ventoinhas elétricas, quando não são desligadas no fio tem a tendência de queimar em baixo d'água. Não sei como funciona o sistema da Sprinter com acionamento por temperatura, mas, desconfio que seja 'overkill'. O Motor Mercedes diesel OM gosta de rodar numa temperatura certa (72º no 314 e 82º no 364) e esse hélice do 366 resolve toda e qualquer parada. Mando umas fotos pra você ver. o meu motor é meio apertado, mas deu para mostrar a coisa. Na primeira foto fica visível como as pás são muito mais cavadas. Na foto da direita aparece o detalhe do tarugo espaçador que tive que fazer em alumínio para chegar o hélice um pouco para frente.

Abraço;
Chico

Realmente não parece nenhum bicho de 07 cabeças essa adapitação Chico, principalmente por que o hélice já possui a mesma furação do prolongador e da bomba d'agua.
Ficando dependente somente da confecção desse outro prolongador por um torneiro mecânico e o corte das pás.
Vou guardar suas fotos pra mais adiante quando for colocar em pratica, forte abraço.

Raz
11/01/2009, 15:32
tudo bem sim
olokoo cara !!!
a Veraneio aki faz 6km/l (isso antes de abrir a bomba)
sem dúvidas compensa muito turbinar e colocar intercooler, axo que o intercooler ajuda muito no consumo de combustivel.
você sabe me informar o diâmetro dos tubos de pressurização que você esta usando ?
li aqui no forum que se for muito "fino" o motor solta uma fumaça preta que é uma barbaridade.
outra coisa, hoje eu tava olhando perto do alternador para ver se achava o local de onde se retira o óleo do motor para lubrificar a turbina e não achei nada lá, queria saber de onde você tira o lubrificante para enviar à turbina

Abrs e obrigado !

Guiga Tostes
11/01/2009, 18:03
Raz,

o intercooler proporciona maior potencia ao motor, pois resfria o ar da admissão(comprimido pela turbina) e assim temos uma combustão mais pura gerando mais potencia e não necessáriamente economia de combustível.

Qto as tubulações, estas foram todas trabalhadas em 2,5"pol inclusive o escape. Realmente esse dimensionamento deve ser acertado pois influenciam diretamente a performance, fazendo com que os gases circulem sem restrição(atenção para não produzir curvas mto fechadas na tubulação, os famosos cotovelos que tb te farão peder potencia).

Abaixo segue fotos do retorno de oleo da turbina, espero q ajudem.

Ps1.: Se o seu filtro de ar for o original do OM314, banhado a óleo, não se esqueça de substitui-lo por um filtro de ar seco, como o do OM364(709/14B) ou o da D-20...pois a se usar o original a turbina puxara todo o oleo...

Abrs

Raz
12/01/2009, 00:19
Raz,

o intercooler proporciona maior potencia ao motor, pois resfria o ar da admissão(comprimido pela turbina) e assim temos uma combustão mais pura gerando mais potencia e não necessáriamente economia de combustível.

Qto as tubulações, estas foram todas trabalhadas em 2,5"pol inclusive o escape. Realmente esse dimensionamento deve ser acertado pois influenciam diretamente a performance, fazendo com que os gases circulem sem restrição(atenção para não produzir curvas mto fechadas na tubulação, os famosos cotovelos que tb te farão peder potencia).

Abaixo segue fotos do retorno de oleo da turbina, espero q ajudem.

Ps1.: Se o seu filtro de ar for o original do OM314, banhado a óleo, não se esqueça de substitui-lo por um filtro de ar seco, como o do OM364(709/14B) ou o da D-20...pois a se usar o original a turbina puxara todo o oleo...

Abrs

hum... entendi sobre o intercooler
áá, agora ja sei de onde tirar óleo, é só ligar no mesmo furo onde fica a cebolinha de óleo.
o filtro de ar se não me engano é do caminhão 1113 (acho que o motor dele é o 364, mas não tenho certeza)
otra duvida, a turbina que você está usando é a APL 240 .42.63 com rotor de 42,5mm ou de 46,4mm ?
amanhã estarei postando fots do motor. vcs vão axar ele meio diferente.
abraço e muito obrigado pela ajuda ! :D

Guiga Tostes
12/01/2009, 15:09
Raz,

o motor do 1113 eh o OM352 e o motor OM 364 eh o do 709/Bands.

O filtro do 1113 eh um grande e redondo parece um panelao, eh esse q vc usa? O elemento filtrante eh seco? Se for sem problemas.

Abrs

Raz
12/01/2009, 15:59
Raz,

o motor do 1113 eh o OM352 e o motor OM 364 eh o do 709/Bands.

O filtro do 1113 eh um grande e redondo parece um panelao, eh esse q vc usa? O elemento filtrante eh seco? Se for sem problemas.

Abrs

Guiga,

realmente eu tive certeza que eh o filtro do OM364, mas ele tem esse panelão que você falou.

não estou conseguindo colacar as fotos, problema de iniciante no forum. Detalhe: sem o panelão o ronco fika demais, parece um V8. Há algum problema em andar sem o panelão?

elmestizo
12/01/2009, 16:33
lm

não é uma ventoinha, é o hélice do radiador.

Pensei uma coisa e escrevi outra.

Francisco Bicalho
12/01/2009, 17:05
A idéia foi justamente retirar a ventoinha elétrica. Agora, só acho que esse hélice do 366 seja necessário para quem tem AC e intercooler.

Guiga Tostes
12/01/2009, 20:55
Raz,

segue foto do meu motor e do filtro de ar, que é o filtro seco q equipa as Bands com motor OM364 e 14B e deve ser igual ao seu.

Quando estou na cidade ou estradas eu ando sem a tampa traseira do filtro para não forçar a turbina, e qdo vou para trilha ou para travessias de alagados fecho a tampa.

O panelão a que me referi é o filtro do OM352 que é bem grande, parecido com o filtro de carros a gasolina carburados...só q grande.

A minha turbina tem as mesmas medidas da apl240, só q não sei a medida do rotor.

Depois posta fotos do seu motor para matarmos a curiosidade.

Abrs

Raz
13/01/2009, 22:55
Guiga,

ai vão as fotos do motor e do filtro sem a tampa.

as fots estão um pouco ruins pq tirei com o meu cel.

Abrs

152316152317152318

Guiga Tostes
14/01/2009, 11:55
Bacana hein Raz!

Ficou bem espacoso o motor no cofre da Veraneio, com qual cambio esta rodando?

E o desempenho na estrada como ficou, anda bem?

Raz
14/01/2009, 17:59
Guiga,

Vlw !

está com a embreagem, o câmbio (4 marchas) e o diferencial da D-10, na estrada chega a uns 110km/h com o pé no fundo

o certo era um câmbio da D-20 :cool:..

Abrs

Raz.

joão k. chikui
14/01/2009, 18:59
Raz
Pq cambio da D-20? A 4ª do teu(260F) e a 5ª das d-20(240V) é igual (1:1).
Se quiser ter final e economia , além de pouco ruido, tem que por o da silverado FSO2305 com 5ª overdrive.

elmestizo
15/01/2009, 09:08
João,

Sairam algumas d-20/bonanza com cambio 5 marchas, sendo a 5a. overdrive... tu não tá confundindo com d-10?

abrasss

joão k. chikui
15/01/2009, 12:50
Talvez as ultimas(96 ~)com Maxxion ST4plus (não tenho certeza). Na verdade as Silverado , talvez para herdar a fama das D-20 , também eram identificadas como D-20.

Se o cambio for com a 5ª todo a direita e em cima e a ré todo a direita e para trás , é overdrive.

elmestizo
15/01/2009, 13:08
Bonaza 94 já é over.. d-20 tb deve ser..

Raz
15/01/2009, 14:18
Ixe, nem sabia que a 4ª da D-10 e a 5ª da D-20 eram de mesma relação

intaum axo melhor o câmbio da D-20 Plus (as mais novas)

ou intaum cambio da F-1000 tbm é bom né ?

em caso de eu turbinar ela vou precisar trocar a embreagem por uma mais forte (pode ser a embreagem de D-20 Plus ?)

Abras e vlw pelo alerta !

cesarzubek
28/09/2010, 10:17
Amigos,

Resolvi reativar este tópico pois pretendo colocar intercooler na minha Band motor OM-314.
Gostaria de ver se alguém mais colocou neste período de 2009 para cá?
Se pudessem colocar fotos para tirar uma idéia das mangueiras e da instalação.
Abraço,

birawc
17/07/2012, 18:11
Ola, instalei um kit garret, ficou outro carro, agora vou para o intercooler e o ar, o coller eo do wv 8150, ja comprei, falta colocar no lugar e depois concluir a instalação, estou esperando a entregua do kit do ar condicionado, o meu motor e o om 364, a medida que fizer vol colocando fotos, abraço a todos at+ .

Fe_jipeiro
17/07/2012, 18:52
Birawc,

Onde encontrou o suporte do A/C para o OM 364 ???

Abs...

birawc
17/07/2012, 23:50
Postado originalmente por cesar machado http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/85812-posicao-do-arcondicionado-da-bandeirante-post1366462.html#post1366462) aqui no rio tem uma empresa que faz o suporte para band e vende um kit (apenas para o suporte), incluindo a polia e os parafusos para instalação.

jj suportes
tel. 3351 9077 7819 6868 nextel id 23*333558 ou 23*33357

procure o francisco ou joel e diga qual o motor do carro.

um abraço http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/85812-posicao-do-arcondicionado-da-bandeirante-10.html#post1738364

O kit ta a caminho, porem sem o suporte e da Kit Ar Condicionado da Toyota Bandeirante - TechnoAuto.com.br (http://www.argoiania.com.br/94,kit-ar-condicionado-da-toyota-bandeirantes---sanden.aspx) , procurei mas ainda não achei sou meio temoso não gosto muito de esperar quando o kit chegar vai se dar um jeito, entrei em contato no Rio no telefone que o nosso amigo Cesar Machado nos indicou, porem Sr Joel me falou que ele fez dois suporte p/ este motor om364 que um cliente dele precisava com urgencia como este cliente levou o modelo p/ ele fazer e estava com urgencia e ficou esperando não foi possivel ele tirar o molde, ele comento que um cliente do Mato Grosso a via mandado um croqui e ele fez um , porem ele não soube informar se deu certo, ele ia tentar fazer contato com ele pra verificar e me retornaria, caso vc queira falar com ele o tel e este ai e o codigo de area e 21 3351 9077 fala com o Joel, talves se tiver muita procura os caras correm atraz e fabricam.

Fe_jipeiro
18/07/2012, 00:06
Legal Bira ,....

O kit ja está na minha band ... soh falta o suporte do compressor para ligar todo o conjunto... Estou sem tempo para fazer o suporte.. entao um pronto, seria bem vindo .. rsrsrs... desde que seja viável $$$ ..

Abssss

canzilao
18/07/2012, 22:36
Felipe a minha tem ar e é 364, tu quer que eu faça uma fotos, croquis ou uma peça aqui pra vc???
Se for o caso eu arranco o meu e levo no torneiro e mando fazer uma igual ao instalado na Azeitona.

Fe_jipeiro
18/07/2012, 22:44
Canzilão ...

Valeu pela disposição ... Na realidade, eu já havia falado com o Alê e ele tinha me mostrado as fotos da instalação do seu motor, porém o meu compressor, terá que ficar do lado do passageiro, devido a instalação da minha turbina ...

A preguiça e falta de tempo mata viu . .ahuahuahua ... soh falta isso para ligar o A/C, o resto está no lugar ...

Abs....

canzilao
18/07/2012, 23:09
Cara isso não é incomodo nenhum, mais agora tu me deixou cabreiro, sabe que eu nem sei te dizer de que lado esta o compressor da Azeitona?? rsrsrs.

Fe_jipeiro
19/07/2012, 01:15
ehehehehe ... relaxa ... Então, pelo que me lembro, o compressor do A/C da Azeitona, está acima do alternador ...

Absss

CAPT GOTTLIEB
28/11/2014, 20:15
Bom, como o assunto tá girando em torno de turbo e intercooler vou contribuir com meu relato.

O meu motor é o Mercedez OM-364 mas só o bloco, pois nele foi trocado tudo para o motor 364-A original do caminhão 912, as diferenças passam pelo cabeçote, admissão, bomba injetora, turbina, escape e etc. e ainda fizeram uma leve preparação no comando e cabeçote. o motor deve estar na faixa de 130 a 140cv. O detalhe é que já comprei ela assim, mas dei sorte pq conheço quem fez o motor e o antigo dono. Ele não esta com intercooler. Mas está interessante, o giro ta subindo mais rápido, isso dá uma boa diferença pra band nas retomadas. De velocidade final não tem muito milagre não, pq ai caio na limitação das relações de diferencial e caixa que é 4 marchas, to ficando com uma final na casa dos 130Km (não experimentei ir mais que isso também). Mas ela na estrada é bem gostosa, pq tem uma retomada rápida, ela literalmente dá um pulo dos 70km para 100/110, e não toma conhecimento se é reta ou subida.

Quanto ao "LAG" também não sinto nada, porque na bomba tem o tal do "TAF", basicamente é uma mangueira que liga a admissão de ar à bomba injetora e conforme a turbina vai enchendo a pressão é passada por essa mangueira para a bomba o que faz com que ela de mais óleo para o motor na medida que a turbina enche.

Eu estava com vontade de colocar o intercooler nela, mas vários já me aconselharam a não faze-lo, pois com ar frio vou estar dando mais ar e com isso vou colocar ainda mais força na parte de cima do motor aumentando assim as chances de quebra na parte de baixo, visto que ela já está com muita saúde assim.

meus 0,02

abs.

Meu motor é OM 314 e tem 200.000 Km. Está com boa saúde e há um ano instalei uma turbina Biaggio .42.63, pois tinha dificuldade em ultrapassar veículos lentos nas subidas, com pista única. Fui aconselhado a não colocar intercooler, pois a turbina já daria um bom ganho ao motor. Não me arrependo, pois só baixo a bota (com moderação) para fazer ultrapassagens com mais segurança. Só com o turbo o Jipe ficou um rojão e fui correndo instalar um conta-giros e um manômetro do turbo para não me empolgar e cometer excessos. O turbo valeu a pena!

485352 485353

T.Azevedo
28/11/2014, 23:59
O seu Celso, antigo dono que mandou turbinar a Tonha. Disse "pedi pra turbinar de forma que não comprometesse a vida útil do motor. Uma preparação mais branda.

Eu achei satisfatório o desempenho, tem forca de sobra. Mas minha turbina só da no máximo 0,5 quando a 2 mil giros. Tem como fazer ela render mais? Ou só trocando?

Vejo relatos de alguns casos que a turbina entra logo cedo a baixo giro.

Tenho que olhar com calma que turbina é...

T.Azevedo
29/11/2014, 00:05
Pretendo no futuro se eu achar por um bom preço, instalar um intercooler da 710 ou 914 daqueles que entrada e saída é do mesmo lado pra não comprometer espaço pra um futuro ar cond.

Dimasi
29/11/2014, 04:34
T.Azevedo
Vários fatores podem influenciar no rendimento da turbina. A entrada de ar tem que ter o mínimo de restrição possível, dependendo da preparação diâmetro de 3" a 4", escape idem com diâmetro de 2,5" a 3" e a própria configuração da turbina.
Mas 0,5 de pressão é muito pouco. Os mais conservadores recomendam 0,8, até 1,2 não dá problema. e tem alguns :twisted: que trabalham com até 2kg... Dê um grau na BI para ver se melhora. Agora para a turbina entrar mais cedo, tem que mexer na configuração, usando o caracol quente menor. Os mais entendidos podem explicar melhor hehehehe
Abs

ROCKINRIO
29/11/2014, 22:44
Pretendo no futuro se eu achar por um bom preço, instalar um intercooler da 710 ou 914 daqueles que entrada e saída é do mesmo lado pra não comprometer espaço pra um futuro ar cond.

Azevedo,

Como Dimasi colocou, daqui a pouco os 'mestres' aparecem e te orientam com relação a pressão, que realmente esta muito baixa e entrando muito tarde.

Mas com relação ao intercooler, é consenso o do VW 8-150, de preferência da Visconde. E o compressor do AC colocado no lugar original (abaixo da bomba da DH). Fala com o Beto (arthegrafica@gmail.com) ele fornece para o pessoal do fórum o suporte original, por 400 latinhas.

Ainda não consegui falar com o Ronaldo (Brejo), ou melhor, ele estava abafado e ficou de retornar, mas falo com ele amanhã e te passo detalhes por email.

Abs,

Vitor.

T.Azevedo
30/11/2014, 07:40
Obrigado vitor e dimasi.

Quanto ao brejo fiquei muito tentado em colocar uma porta traseira na CD. Mas tudo depende do faz merir kkk

Sergio c
30/11/2014, 15:00
A turbina da minha era original BorgWarner, com o caracol quente bem pequeno(mas na lenta já assobia), mas como passava bastante óleo para o intercooler, resolvi trocar e achei, com as mesmas medidas e com preço bem menor, a turbina Biaggio, modelo tuna 09, que não bate no setor da direção H.

Com essa turbina a pressão chega facilmente a 1,2kg.
Segue umas fotos de qdo estava trocando.

RicardoRR91
19/12/2014, 12:48
Pessoal, alguém pode me indicar uma instaladora de turbo para o 14B no Rio de Janeiro? Forte abraço e bom fim de ano!

Dimasi
20/12/2014, 09:36
Quando instalei na minha, não encontrei ninguém que tivesse experiência com 14b no Rio. Levei para SP, fiz com o João da Sollo 4wd. Serviço de prima. Mas se vc tiver as peças, principalmente o coletor, trampo não é complicado, ainda mais se tiver uma turbinada como referência.
Abs