PDA

Ver Versão Completa : Como adiantar o ponto do motor

spgarcia
04/04/2019, 07:44
Gostaria de saber qual lado adianta o motor é para o lado q gira o rotor ou ao contrario.
Motor go devil sei q ele gira anti horario

Walter da Camper
04/04/2019, 09:56
A maneira mais fácil de saber isso em qualquer motor é tirar a tampa do distribuidor, mandar alguém dar um breve toque no arranque para ver o sentido que gira o rotor. Com isso é possível ajustar o ponto da seguinte forma.
Atrasar o ponto = Girar o corpo do distribuidor no mesmo sentido em que gira o rotor.
Adiantar o pto = Girar o corpo no sentido contrário ao rotor.

Gostaria de saber qual lado adianta o motor é para o lado q gira o rotor ou ao contrario.
Motor go devil sei q ele gira anti horario

spgarcia
06/05/2019, 17:31
Muito obrigado pela sua ajuda...
Forte abraço

Aristides Jr
06/05/2019, 18:57
Olá pessoal!

Podemos aproveitar o tópico para descrever como acertar o ponto de ignição!

Aquele sistema:-
(Me desculpem mas não me lembro muito bem)

Girar o motor até o PMS (ponto morto superior) do 1o cilindro, tira o cabo de vela (ou será da bobina?) e aterra ele deixando um espaço de alguns milimetros, e vai girando o motor até faiscar. Daí verifica uma marcação numa janelinha que fica em baixo do motor de partida...

Por favor quem souber descreve aqui para nós!

É para o motor original CJ3A, 51, Go Devil, Continental.

Abraços

Sydney66
07/05/2019, 18:50
Aristides, boa noite;
Olha, para mim, a melhor maneira de acertar o ponto de veículos como os nossos, com distribuidor a platinado, é a seguinte:
Coloque o 1 cilindro em PMS, identifique no manual qual o grau de avanço dele em marcha-lenta ( 6° APMS ) exemplo, significa 6 graus antes do PMS, essa marcação deve existir na polia ou na cremalheira, como seu caso, posicione o motor nesta marcação.
Agora pegue uma lâmpada do pisca (aquela pequena) do seu veículo, pode usar um soquete desses que é vendido em lojas de auto-elétrica, e ligue essa lâmpada em série com o seu distribuidor (pegue o fio que sai da bobina para o distribuidor e desligue ele e coloque a lâmpada entre o distribuidor e a bateria), então:
1 - Se a lâmpada não acender gire o distribuidor, no sentido do rotor (atrasando) até a lâmpada acender.
2 - Então gire agora no sentido inverso de rotação do rotor, bem lentamente, até a lâmpada apagar, pronto, esse é o ponto de ignição em marcha-lenta.
3 - Caso a lâmpada já acenda quando fizer a ligação é só já ir para o passo 2 direto.
Feito, pode prender o distribuidor neste ponto e refazer as ligações do distribuidor. Seu jeep está no ponto de ignição sem precisar de pistola de ponto nem de fazer funcionar o motor!

Abraços

LuizDP
07/05/2019, 19:01
Aristides, boa noite;
Olha, para mim, a melhor maneira de acertar o ponto de veículos como os nossos, com distribuidor a platinado, é a seguinte:
Coloque o 1 cilindro em PMS, identifique no manual qual o grau de avanço dele em marcha-lenta ( 6° APMS ) exemplo, significa 6 graus antes do PMS, essa marcação deve existir na polia ou na cremalheira, como seu caso, posicione o motor nesta marcação.
Agora pegue uma lâmpada do pisca (aquela pequena) do seu veículo, pode usar um soquete desses que é vendido em lojas de auto-elétrica, e ligue essa lâmpada em série com o seu distribuidor (pegue o fio que sai da bobina para o distribuidor e desligue ele e coloque a lâmpada entre o distribuidor e a bateria), então:
1 - Se a lâmpada não acender gire o distribuidor, no sentido do rotor (atrasando) até a lâmpada acender.
2 - Então gire agora no sentido inverso de rotação do rotor, bem lentamente, até a lâmpada apagar, pronto, esse é o ponto de ignição em marcha-lenta.
3 - Caso a lâmpada já acenda quando fizer a ligação é só já ir para o passo 2 direto.
Feito, pode prender o distribuidor neste ponto e refazer as ligações do distribuidor. Seu jeep está no ponto de ignição sem precisar de pistola de ponto nem de fazer funcionar o motor!

Abraços

Caro Sydney66, boa noite.

É para acabar mesmo, o brasileiro é um poço de criatividade, só hoje vi esse macete, gostei por demais!!!

Valeu :concordo:

Aristides Jr
08/05/2019, 08:56
Muito bom Sydney66!

Não conhecia este método! Vou experimentar!

Importante:- antes de mexer no ponto, regular a abertura do platinado.

No caso do Cj3A são 5° BTC (Antes do ponto morto superior);

566115

Sydney66
10/05/2019, 22:27
Obrigado Luiz e Aristides pelos elogios, afinal o forum é um ambiente para isso mesmo, troca de experiências.
Sim Aristides, aquilo foi apenas um exemplo de como é apresentado, como seu modelo é mais antigo, ainda se apresenta no padrão americano, BTC deve ser Before Top Center, acho.

Abraços e obrigado.