PDA

Ver Versão Completa : Luz injeção acende perde força P1123 sensor corpo borboleta Sw4 2002 3.0 diesel 1kzte

Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 06:37
Caros foristas,

Está acendendo luz injeção, carro perde força. Desligo, ligo em seguida e normaliza. Em 2 scanners acusou P1123, sensor do acelerador em aberto.

Retirei o motor da borboleta, aparentemente tudo normal. Retirei a tampa do sensor do outro lado do eixo, interruotor/sensor está normal (testei c/ multímetro).

Alguma ideia. Será q pode ser no chicote ?

Sugestões por favor!

alexiusalves@gmail.com

Alexandre Vasconcelos

Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 10:09
Esqueci de dizer q de ontem pra hj, o ponteiro da temperatura do motor estava "pulando" e hj parou de marcar.

AlonsoFausto
03/04/2019, 10:36
Caros foristas,

Está acendendo luz injeção, carro perde força. Desligo, ligo em seguida e normaliza. Em 2 scanners acusou P1123, sensor do acelerador em aberto.

Retirei o motor da borboleta, aparentemente tudo normal. Retirei a tampa do sensor do outro lado do eixo, interruotor/sensor está normal (testei c/ multímetro).

Alguma ideia. Será q pode ser no chicote ?

Sugestões por favor!

alexiusalves@gmail.com

Alexandre Vasconcelos

Quase 100% de certeza que seja o pedal do acelerador eletrônico. Uma boa limpeza nos conectores, principalmente o mais atrás, perto da parede corta fogo e com acesso ruim, resolve o problema. Limpe com limpa contato ou álcool absoluto, mas o limpa contato será mais eficiente porque o jato penetra melhor no conector.

O ideal é desmontar todo o pedal, retirar e limpar. Mas sem desmontar também resolve o problema.

AlonsoFausto
03/04/2019, 10:38
Esqueci de dizer q de ontem pra hj, o ponteiro da temperatura do motor estava "pulando" e hj parou de marcar.

Verifique se o aterramento do carro está perfeito.

Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 17:37
Caro Fausto, agradecido pela informação. Fiz isto: desconecte 2 plugs, desengripei e retirei o mecânico que parece um potenciômetro com mola arredondado q se liga com um eixo redondo com o mecanismo do pedal. Ele é o responsável por modular a aceleracao. Não vi qq sinal de desgaste em nenhum elemento q mexi. Recoloque e funcionou normalmente. Agora aguardar o ver se a danada da luz injeção se aquieta.
Conto aqui se correr td bem com os dias!

Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 17:46
Verifique se o aterramento do carro está perfeito.

Vi q o fio do bulbo estava frouxo, recoloque e resolvido. Grato

Alexandre Vasconcelos
10/04/2019, 08:02
Não visualizei crosta ou sujeira q chamasse a atenção. Mas jateei o desengripante. Infelizmente o problema permanece. Tem uma peça q se articula com o pedal, arredondada mas blindada, tipo um potenciômetro, q eh quem modula a aceleracao... Está funcionando perfeitamente. Não sei meio o q tentar. Alguns falam em fio em aberto no chicote, mas eh intrigante q o defeito só apresenta após uns 20 minutos de funcionamento. Será q o módulo só acusa qdo o estado aberto do circuito permanece aberto por longo período?

NelsonJr
08/02/2021, 15:40
Não visualizei crosta ou sujeira q chamasse a atenção. Mas jateei o desengripante. Infelizmente o problema permanece. Tem uma peça q se articula com o pedal, arredondada mas blindada, tipo um potenciômetro, q eh quem modula a aceleracao... Está funcionando perfeitamente. Não sei meio o q tentar. Alguns falam em fio em aberto no chicote, mas eh intrigante q o defeito só apresenta após uns 20 minutos de funcionamento. Será q o módulo só acusa qdo o estado aberto do circuito permanece aberto por longo período?

Estou com o mesmo problema. Consegue me ajudar?

Alexsandroslz
16/02/2021, 13:39
A minha tbm esta desse jeito, mas a luz só acende em retomadas na aceleração, tipo quando vou me preparar para cortar um carro na estrada.
Já limpei os coletores da admissão, troquei o reparo dos bicos, o erro agora é atuador do turbo, tirei a turbina, limpei tudo e deu o mesmo problema, o carro perde força acede a luz e depois ela apaga quando desligo o carro. Troquei agora recentemente o sensor do atuador (válvula) o problema continua.

Alexsandroslz
16/02/2021, 13:42

Tenho um amigo que o dele, ele teve q trocar o chicote! O dele quando dava uns 15min fazia esse erro, como q Hilux dele já tem 15anos os cabos atrás do motor estavam ressequidos e um deles derretido. Após substituição parou o problema

marciojs
02/07/2025, 21:23
A minha tbm esta desse jeito, mas a luz só acende em retomadas na aceleração, tipo quando vou me preparar para cortar um carro na estrada.
Já limpei os coletores da admissão, troquei o reparo dos bicos, o erro agora é atuador do turbo, tirei a turbina, limpei tudo e deu o mesmo problema, o carro perde força acede a luz e depois ela apaga quando desligo o carro. Troquei agora recentemente o sensor do atuador (válvula) o problema continua.

Boa noite, resolveu o poblema ? Minha hilux 2009 3.0 também apresenta o mesmo problema, em viagens ao efetuar uma retomada, ela perde força e acende a luz da injeção, já fiz limpeza da admição, troca da turbina, sensor MAF, MAP e aquele filtrinho do sensor MAP. Nada Resolveu

Elias A
04/07/2025, 11:30
99% de certeza de que o problema está no acelerador eletrônico . É um potenciômetro que fica ligado ao pedal do acelerador. Falha nele, faz acender a luz de injeção, e pode perder força, em alguns casos. O ideal é substituir pra ver se o defeito some. No meu caso, uma sw4 2002, acendia a luz de injeção mas não perdia rotação. Desligava o motor....partida depois de 10 segundos e a luz não acendia mais. As vezes, ficava mais de semana sem acender, até que acendia. Substitui o acelerador eletrônico, sumiu o defeito, já faz mais de ano.

Elias A
04/07/2025, 11:36
Muito cuidado, com o chicote que vai do módulo, até a bi, nas japa. Este chicote está fixo por braçadeiras plásticas. Qdo alguém mede neste chicote ou, retira o motor, normalmente estas abraçadeiras quebram e, o " profissão" não recoloca 1 ou mais abraçadeira e o chicote encosta na estrutura do motor. Com o roçar do Chicote, o isolamento se rompe, ocorre curto circuito e, é uma das causas de incêndio em camionetes. Verifiquem sempre, se estes chicotes estão bem fixados, principalmente após reparos na área onde eles estão.