Ver Versão Completa : Luz injeção acende perde força P1123 sensor corpo borboleta Sw4 2002 3.0 diesel 1kzte
Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 06:37
Caros foristas,
Está acendendo luz injeção, carro perde força. Desligo, ligo em seguida e normaliza. Em 2 scanners acusou P1123, sensor do acelerador em aberto.
Retirei o motor da borboleta, aparentemente tudo normal. Retirei a tampa do sensor do outro lado do eixo, interruotor/sensor está normal (testei c/ multímetro).
Alguma ideia. Será q pode ser no chicote ?
Sugestões por favor!
alexiusalves@gmail.com
Alexandre Vasconcelos
Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 10:09
Esqueci de dizer q de ontem pra hj, o ponteiro da temperatura do motor estava "pulando" e hj parou de marcar.
AlonsoFausto
03/04/2019, 10:36
Caros foristas,
Está acendendo luz injeção, carro perde força. Desligo, ligo em seguida e normaliza. Em 2 scanners acusou P1123, sensor do acelerador em aberto.
Retirei o motor da borboleta, aparentemente tudo normal. Retirei a tampa do sensor do outro lado do eixo, interruotor/sensor está normal (testei c/ multímetro).
Alguma ideia. Será q pode ser no chicote ?
Sugestões por favor!
alexiusalves@gmail.com
Alexandre Vasconcelos
Quase 100% de certeza que seja o pedal do acelerador eletrônico. Uma boa limpeza nos conectores, principalmente o mais atrás, perto da parede corta fogo e com acesso ruim, resolve o problema. Limpe com limpa contato ou álcool absoluto, mas o limpa contato será mais eficiente porque o jato penetra melhor no conector.
O ideal é desmontar todo o pedal, retirar e limpar. Mas sem desmontar também resolve o problema.
AlonsoFausto
03/04/2019, 10:38
Esqueci de dizer q de ontem pra hj, o ponteiro da temperatura do motor estava "pulando" e hj parou de marcar.
Verifique se o aterramento do carro está perfeito.
Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 17:37
Caro Fausto, agradecido pela informação. Fiz isto: desconecte 2 plugs, desengripei e retirei o mecânico que parece um potenciômetro com mola arredondado q se liga com um eixo redondo com o mecanismo do pedal. Ele é o responsável por modular a aceleracao. Não vi qq sinal de desgaste em nenhum elemento q mexi. Recoloque e funcionou normalmente. Agora aguardar o ver se a danada da luz injeção se aquieta.
Conto aqui se correr td bem com os dias!
Alexandre Vasconcelos
03/04/2019, 17:46
Verifique se o aterramento do carro está perfeito.
Vi q o fio do bulbo estava frouxo, recoloque e resolvido. Grato
Alexandre Vasconcelos
10/04/2019, 08:02
Não visualizei crosta ou sujeira q chamasse a atenção. Mas jateei o desengripante. Infelizmente o problema permanece. Tem uma peça q se articula com o pedal, arredondada mas blindada, tipo um potenciômetro, q eh quem modula a aceleracao... Está funcionando perfeitamente. Não sei meio o q tentar. Alguns falam em fio em aberto no chicote, mas eh intrigante q o defeito só apresenta após uns 20 minutos de funcionamento. Será q o módulo só acusa qdo o estado aberto do circuito permanece aberto por longo período?
NelsonJr
08/02/2021, 15:40
Não visualizei crosta ou sujeira q chamasse a atenção. Mas jateei o desengripante. Infelizmente o problema permanece. Tem uma peça q se articula com o pedal, arredondada mas blindada, tipo um potenciômetro, q eh quem modula a aceleracao... Está funcionando perfeitamente. Não sei meio o q tentar. Alguns falam em fio em aberto no chicote, mas eh intrigante q o defeito só apresenta após uns 20 minutos de funcionamento. Será q o módulo só acusa qdo o estado aberto do circuito permanece aberto por longo período?
Estou com o mesmo problema. Consegue me ajudar?
Alexsandroslz
16/02/2021, 13:39
A minha tbm esta desse jeito, mas a luz só acende em retomadas na aceleração, tipo quando vou me preparar para cortar um carro na estrada.
Já limpei os coletores da admissão, troquei o reparo dos bicos, o erro agora é atuador do turbo, tirei a turbina, limpei tudo e deu o mesmo problema, o carro perde força acede a luz e depois ela apaga quando desligo o carro. Troquei agora recentemente o sensor do atuador (válvula) o problema continua.
Alexsandroslz
16/02/2021, 13:42
Tenho um amigo que o dele, ele teve q trocar o chicote! O dele quando dava uns 15min fazia esse erro, como q Hilux dele já tem 15anos os cabos atrás do motor estavam ressequidos e um deles derretido. Após substituição parou o problema
marciojs
02/07/2025, 21:23
A minha tbm esta desse jeito, mas a luz só acende em retomadas na aceleração, tipo quando vou me preparar para cortar um carro na estrada.
Já limpei os coletores da admissão, troquei o reparo dos bicos, o erro agora é atuador do turbo, tirei a turbina, limpei tudo e deu o mesmo problema, o carro perde força acede a luz e depois ela apaga quando desligo o carro. Troquei agora recentemente o sensor do atuador (válvula) o problema continua.
Boa noite, resolveu o poblema ? Minha hilux 2009 3.0 também apresenta o mesmo problema, em viagens ao efetuar uma retomada, ela perde força e acende a luz da injeção, já fiz limpeza da admição, troca da turbina, sensor MAF, MAP e aquele filtrinho do sensor MAP. Nada Resolveu
99% de certeza de que o problema está no acelerador eletrônico . É um potenciômetro que fica ligado ao pedal do acelerador. Falha nele, faz acender a luz de injeção, e pode perder força, em alguns casos. O ideal é substituir pra ver se o defeito some. No meu caso, uma sw4 2002, acendia a luz de injeção mas não perdia rotação. Desligava o motor....partida depois de 10 segundos e a luz não acendia mais. As vezes, ficava mais de semana sem acender, até que acendia. Substitui o acelerador eletrônico, sumiu o defeito, já faz mais de ano.
Muito cuidado, com o chicote que vai do módulo, até a bi, nas japa. Este chicote está fixo por braçadeiras plásticas. Qdo alguém mede neste chicote ou, retira o motor, normalmente estas abraçadeiras quebram e, o " profissão" não recoloca 1 ou mais abraçadeira e o chicote encosta na estrutura do motor. Com o roçar do Chicote, o isolamento se rompe, ocorre curto circuito e, é uma das causas de incêndio em camionetes. Verifiquem sempre, se estes chicotes estão bem fixados, principalmente após reparos na área onde eles estão.
Cada sintoma aqui relatado, pode ter causa diferente . Por exemplo, indicador de temperatura no painel, oscilando. Isto indica mal contato entre o conector elétrico e o sensor de temperatura da água. Luz da injeção acende no painel. Possíveis causas: falha no sinal do acelerador eletrônico junto ao pedal do acelerador. Estas viaturas não possuem cabo de acelerador, o sinal é eletrônico. Causa dois: peneira da entrada da BI, com sujeira. Causa três: defeito no chicote elétrico. O chicote que vai da BI até o módulo, tem várias abraçadeiras para mantê-lo fixo. Estas braçadeiras são plásticas, ressecam e quebram, fazendo o chicote oscilar e comprometer a fiação. Verifiquem se estas abraçadeiras estão lá e em boas condições. Se houver dano na fiação, o chicote pode ser aberto e refeito e trocado os conectores internos dos terminais. Os bombistas e eletricistas danificam estes mini conectores qdo introduzem chave de fenda pra abrir o contato e, no mais das vezes, acabam criando o mal contato , que vai aparecer dali uns meses. O acelerador eletrônico, por vezes engana, pq o defeito só aparece qdo os componentes internos aquecem e isto pode levar minutos ou horas de uso até se manifestar o problema e as medições não encontram o defeito. O ideal é colocar outro verificar se o problema somem a substituição é rápida, só precisa deitar no tapete.....kkk