PDA

Ver Versão Completa : Qual a marca do ponto de ignição?

Sergio Antunes
15/05/2006, 16:19
Oi, Pessoal.

Tive uns problemas com a ignição e agora tenho que colocar o motor no ponto.
O motor do meu Jeep é o BF-161 e no manual diz que é para soltar a mangueira do avanço a vácuo e ajustar para 5 graus antes do ponto morto.
Bom pra eu não fazer besteira, alguém poderia dizer qual das marcas que tem na polia que indica esses 5 graus, ou em qual devo deixar o ponto funcionando.
Qual o melhor procedimento?
Eu não tenho a luz estrobo, mas caso seja realmente necessária não custa nada fazer uma.
Fiz um desenho de como está marcado na polia... Pelo menos o que da pra enxergar já que as marcas estão meio gastas.
Se alguém puder apontar nesse desenho qual é a marca desde já eu agradeço.

Abraços.

Sergio Antunes.

leopoldo
16/05/2006, 19:14
tire todos os cabos e as velas.

gire o motor até o cachimbo do distribuidor coincidir com o 1º pistão.

ponha a polia enquandrando a seta em 5º antes do ponto morto superior, girando a mesma que agora ficou "leve" sem as velas.

OBS> os 5º ficam para o lado maior de medição.

agora afrouxe (mas não tire) a porca do ditribuidor para ele mexer pra lá - pra cá.

entre no carro, gire a chave mas não dê partida.

vá ao distribuidor e partir do batente contrário, vire ele devagar até pular uma faísca no platinado e consequentemente no cabo de vela .... cuidado com um baita choque.

O que é o batente contrário? faça a rotação do corpo do distribuidor de forma que o rotor pareça estar virando ao contrário do que ele vira com o motor funcionando(se não me engano ..... ele vira horário) até dar o batente.

se vc não sabe pra que lado vira co o motor funcionando, veja pra que lado ele vira quando a polia é virada na mão, na direção certa.

Aperte a porca do distribuidor.

desligue a chave.

conecte tudo

agora ..... bateu - pegou

Sergio Antunes
17/05/2006, 15:40
Oi, Leopoldo.

Obrigado pela ajuda. Mais uma vez você que me salva das encrencas.
Se entendi direito, foi isso mesmo que eu fiz, só que procurei ver a faísca pelo cabo que vem da bobina aproximando de um ponto no terra e com o distribuidor fechado.
Primeiro deixei com para dar a faísca 5 graus antes como você indicou (marca azul) andei com ele e achei que não estava muito bom principalmente no inicio quando liguei. Depois coloquei para dar a faísca onde tem um zero marcado (Ponto vermelho). Aparentemente parece que ficou melhor.
Mas se o correto e nos 5 graus antes volto a essa posição.
Vou montar uma strobo simples para poder ajustar com ele trabalhando.
Mais uma vez obrigado.

Abraços.

Sergio Antunes.

marcio997
08/11/2013, 17:58
tem wills 6 cilindro que foi trocado ou distribuidor por um de ignição eltrônica.Foi tirado comando de valvula e desmontado sendo que ofi recolocado, não conseguimos colocar o carro no ponto gostaria de saber se o distribuidor eletrônico tem o mesmo ponto do distribuidor antigo e também foi retirada a bomba de óleo, sendo assim não conseguimos acertar o ponto do motor pesso ajuda e orientação como fazer atenciosamente obrigado ass:marcio

willis 6 cilindros ano 64

antonio umino
08/11/2013, 21:06
Se foi retirado o comando de válvulas, tem que ver se o mesmo foi colocado com atenção às marcas na engrenagem do comando e na do virabrequim.......
Se foi retirado a bomba de óleo. este também tem que observar, pois a engrenagem da bomba vai direto no eixo comando de válvulas......
Conferindo tudo isto..... vc tem que colocar o pistão (primeiro) no ponto de ignição, observando a marcação na polia do virabrequim.
Colocar a bomba de óleo seguindo esta marca......... pois o distribuidor funciona em conjunto com a bomba de óleo....
Vamos ver a opinião dos amigos foristas.

um abraço. e Seja Bem Vindo ao Fórum.

até +

Jacimar
09/11/2013, 06:48
tem wills 6 cilindro que foi trocado ou distribuidor por um de ignição eltrônica.Foi tirado comando de valvula e desmontado sendo que ofi recolocado, não conseguimos colocar o carro no ponto gostaria de saber se o distribuidor eletrônico tem o mesmo ponto do distribuidor antigo e também foi retirada a bomba de óleo, sendo assim não conseguimos acertar o ponto do motor pesso ajuda e orientação como fazer atenciosamente obrigado ass:marcio

willis 6 cilindros ano 64

Bom dia prezados ! dê uma olhada nesse tópico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/74323-duvidas-de-mecanico-aprendiz-2.html o motor do moço é um 4 cilindro, mas para o BF a sequencia de ignição é 153624, boa sorte e qualquer coisa é só falar . . .

Rodrigo Ohata Ramos
04/06/2015, 23:47
Boa Noite. Como faço para fazer essas marcas na polia do meu jipe willys? A polia gastou e só possui a marca do ponto morto superior, (0 graus). Obrigado.