PDA

Ver Versão Completa : Vazamento no retentor do cardan

Marcel Madeira Bernardo
27/03/2019, 22:34
Boa noite pessoal,

Sou novo no site e no mundo 4x4 também, recentemente adquiri um Jeep Willys CJ5 1968 que sempre foi um sonho para mim. Já tive bastante manutenção neste último mês e a ultima e atual pois não estou conseguindo resolver, é o vazamento no retentor da caixa de transferência. O que está acontecendo? eu não estou conseguindo tirar a porca, está muito presa. Estou com receio de estourar algo dento da caixa que está em primeira reduzida para travar o eixo. Como resolvi fazer sozinho por conta de nenhum mecânico querer fazer o serviço, estou precisando de ajuda de vocês. Aproveito para pedir desculpas pela a ignorância.

Estou postando uma foto:565200

Desde já agradeço a colaboração!

Marcel

Aristides Jr
28/03/2019, 09:08
Olá bem vindo Marcel!

Gosto muito de sua iniciativa de fazer sem ajuda de mecânico, isto por sí já é grande parte do espírito de Jeepeiro!
E a partir de agora não será mais sozinho, sempre vai poder contar com ajuda aqui do forum!

E principalmente não há pelo que se desculpar, ninguém nasce sabendo.

Sobre a dificuldade de tirar a porca:-

Me lembro de já ter passaso por isso no diferencial, é praticamente o mesmo sistema só que não tem o cambio para dar firmeza.

Voce está certo de não forçar muito nas engrenagens!

Eu tentaria usar os furos dos grampos para prender um ferro como apoio para segurar a peça.

Ou, mais fácil ainda utilizar os grampos para atravessar um cano ou barra de ferro.

Abraço Aristides Júnior

Marcel Madeira Bernardo
28/03/2019, 11:21
Olá bem vindo Marcel!

Gosto muito de sua iniciativa de fazer sem ajuda de mecânico, isto por sí já é grande parte do espírito de Jeepeiro!
E a partir de agora não será mais sozinho, sempre vai poder contar com ajuda aqui do forum!

E principalmente não há pelo que se desculpar, ninguém nasce sabendo.

Sobre a dificuldade de tirar a porca:-

Me lembro de já ter passaso por isso no diferencial, é praticamente o mesmo sistema só que não tem o cambio para dar firmeza.

Voce está certo de não forçar muito nas engrenagens!

Eu tentaria usar os furos dos grampos para prender um ferro como apoio para segurar a peça.

Ou, mais fácil ainda utilizar os grampos para atravessar um cano ou barra de ferro.

Abraço Aristides Júnior

Boa idéia Aristides! Vou tenta bolar um apoio para pode foçar a porca sem a necessidade de utilizar as engrenagens como apoio.

Assim que tiver uma luz, respondo!

Abraço!

Marcel

Marcel Madeira Bernardo
29/03/2019, 11:24
Infelizmente não obtive sucesso na retirada da porca, mesmo com apoio está extremamente apertada, deve estar emperrada. Vou ter que apelar a alguém profissional, o problema que não conheço ninguém que faz o trabalho.

Se alguém souber de algum mecânico na zona sul de SP, me avisem!

Obrigado

Thiago Rodeghel
29/03/2019, 11:26
Infelizmente não obtive sucesso na retirada da porca, mesmo com apoio está extremamente apertada, deve estar emperrada. Vou ter que apelar a alguém profissional, o problema que não conheço ninguém que faz o trabalho.

Se alguém souber de algum mecânico na zona sul de SP, me avisem!

Obrigado

já tentou soltar com o cambio engatado???

Thiago Rodeghel
29/03/2019, 11:32
O torque é alto mesmo, duro e soltar, mas tbm tentaria, usar a propria presilha do cardan, ou passar um parafuso allen, no furo do grampo, com uma barra soltar...

Use uma alavanca na chave...

Se vc ver o trabalho que tive para soltar a polia de um motor MWM a diesel da Ranger, isto ai é moleza...

[s]

Thiago Rodeghel
29/03/2019, 11:36
Melhor coisa é no soquete, com uma chave fixa, coloca um tubo para fazer uma alavanca maior, ou vc trava a flange de alguma maneira, ou tenta com ele engatado...

Marcel Madeira Bernardo
29/03/2019, 14:38
Já fiz de tudo.... parece emperrada mesmo...

Thiago Rodeghel
01/04/2019, 14:39
Já fiz de tudo.... parece emperrada mesmo...

Estranho, eu ia aplicando fluido de freio na rosca do cardan, ou WD40... durante 2 dias... Aí se vc tiver algo para esquentar a porca, um soprador térmico, tentaria novamente...

Não nasceu ali...rsrs

[]s

Marcel Madeira Bernardo
09/04/2019, 16:25
Boa tarde pessoal,

Em fim substituído a peça danificada por uma nova!

Obrigado a todos pelas as dicas!

LuizDP
10/04/2019, 08:29
Boa tarde pessoal,

Em fim substituído a peça danificada por uma nova!

Obrigado a todos pelas as dicas!

Bom dia!!!

Poderia nos contar como resolveu? Poderá me ser útil, estou com o mesmo vazamento aqui.

Valeu.

Sydney66
10/04/2019, 22:06
A ferramenta é fácil de fazer, uma barra com 2 furos coincidentes com os furos do garfo e você prende usando os próprios parafusos. Esta da foto do manual de serviço abraça todo o garfo mas essa que descrevi é mais fácil de fazer.
Essa é a porca do pinhão do diferencial, mas o princípio é o mesmo.

565517

Pablo.pinto2007
27/06/2019, 12:29
A ferramenta é fácil de fazer, uma barra com 2 furos coincidentes com os furos do garfo e você prende usando os próprios parafusos. Esta da foto do manual de serviço abraça todo o garfo mas essa que descrevi é mais fácil de fazer.
Essa é a porca do pinhão do diferencial, mas o princípio é o mesmo.

565517

Minha chave mandei fazer, a minha não é quadrada como a do desenho, redonda mesmo sendo o miolo vazado e dois pinos parafusos para prender firme nos buracos onde entram os parafusos das abraçadeiras da cruzeta, assim uso uma mão de força grande esbarrando ao chão e com uma chave soquete e outra mão de força afrouxo a porca.
Mas o vazamento é muito provável que se dê devido desgaste na pista onde senta o retentor, então fica a dica para todos os vazamentos tanto das saídas da reduzida quanto dos dois diferenciais, deve-se remover os yokes (peça onde pega a cruzeta) e mandar embuchar, jamais encher de solda e usinar, mas sim usinar e fazer uma bucha que pode até ser de outro metal mais resistente que o ferro fundido do yoke.
Para vazamentos nesses sistemas também é interessante que os suspiros estejam funcionando (sem obstrução) pois se a pressão não tiver por onde extravasar irá com certeza ser pelo retentor.

Forte abraço!!!

Pablo

Aristides Jr
27/06/2019, 15:35
Olá Pessoal!

No meu caso vazava muito!
Removí com facilidade o yoke!
Ela já havia sido embuchado com material ferroso (aço)!
Na bucha o retentor havia "frisado" um sulco com uns 2 milimetros de profundidade!

Fiz um enchimento caprichado com solda elétrica (não tirei a bucha),
Removi o excesso de material no esmeril e finalizei na lima!
Ficou lisinho e retinho!

Na hora de montar o yoke ficou muito justo no entalhado (lembrando que saiu fácil!).
Empurrei meio na marra, e depois a porca empurrou o resto!
Fazem uns 8 anos não vazou mais!

Aqui esta a pergunta de 1centavo:-

Será que com o tempo ele vai folgar no entalhado e quando precisar sairá de boa? Ou para tirar vai ser com sacador?
Abraço