Ver Versão Completa : Jeep Willys sem documentos
Olá amigos,
queria saber se alguém aí já adquiriu um jeep sem documentação? Se é muito difícil regularizar, se vale a pena considerando os gastos.
Ouvi dizer que pode ser feito através de uso capião... alguém já passou por isso?
Forte abraço!
Eric
vixi, uso capião nunca tinha ouvido falar :shock:
Mas ja vi muito documento de jeep a venda....ai é uma questão de marcar o chassis do documento na jeep e ajustar a cor, se muito vai pagar uma taxa por ter "pintado" a viatura sem antes ter feito a vistoria no detran.
Ai pronto. Talvez o unico problema seja o numero do motor....mas ai tem que escolher um documento que este item não apareça.
Ha, não se esqueça de uns 300 pilas pro despachante.
Marcos Arcosy
19/05/2006, 14:29
O melhor é comprar um chassis com documento e, ou trocar o chassis do seu Jeep ou fazer o que o Edgar falou e remarcar o seu chassis com o número que consta no documento, o meu por exemplo teve o número gravado na longarina direita próximo ao suporte do motor. A gravação foi feita em uma concessionária da Volkswagen aqui em Petrópolis.
Já vi alguns a venda por cerca de R$ 1200 a 1500.
Consulte um despachante para ver se existe outra alternativa :pensativo:
Abraços,
PredadorRJ
20/05/2006, 01:48
Salve Ogro,
A opção do usucapião é verídica, e é o que pretendo fazer, caso eu não consiga regularizar a documentação do jeep.
Se for pra contar com a boa vontade do Detran, desiste.
Quando eu procurei um despachante conhecido meu e falei do jeep, o cara quase me matou de susto quando falou o preço do serviço: L$ 1.000!!!!
Estuda bem as opções.
[]'s
Bom dia Ogro; e demais4x4!
Qual a vantagem de se comprar um jeep sem documentos? Preço?
Se for pelo preço, qual seria o máximo a se pagar pelo jeep? R$ 2.000,00 talvez, um pouco mais; um pouco menos. Sei lá!
A regularização além de arriscada, não deve ficar por muito menos do que se vai pagar no jeep.
Depois, quanto irá se gastar nesse jeep; pois se está nessa condição, já deve estar totalmente pelado nas suas melhores vestes4x4.
Porém, é muito interessante esse assunto, principalmente que alguém possa divulgar valores finais desse tipo de jornada......
Boas trilhas a todos nesse final de semana.....
Valeu galera!
Realmente é melhor pensar um bom par de vezes antes de entrar nessa! Que adianta ter um jeep e não poder curtir pq está amarrado pela falta de documento!
Forte abraço a todos!
Eric
ariel kleinubing
25/05/2006, 16:14
Ogro, apesar de já ter formado sua convicção, vai aí a minha experiência profissional e de jipeiro.
O usucapião de bem móvel (jeep) é viável, porém como é sabido a justiça é demorada e falível, não é completamente segura, pois quem irá julgar será um ser humano.
O custo de um processo destes não ficará muito abaixo do valor do jeep (+ ou - uns 3 Salários, mais taxas e custas).
No final do processo ainda dependerá da boa vontade do DETRAN para regularizar, pois o juíz só diz que o veículo é seu.
Já fiz processos desta natureza, inclusive de JEEP e recomendo, mas somente se o jeep (preço) valer muito a pena.
Não sei se contribui muito, mas mesmo assim...
Abraços e boa sorte com a viatura.
Pessoal, montei um CJ5 1957 com motor AP 1.8, porém, é um chassis original e sem documentação... como posso regularizar? É só comprando um chassis mesmo???
Valeu
lucciano amaral
19/06/2006, 19:30
amigo sou advogado aqui em minas gerais, eu tive o mesmo problema que vc, em jeep 1952 entao promovi uma ação de usucapiao e resolvi meu problema. o nome da ação é estranho mas resolve, procure um advogado ai na sua cidade e explica seu caso e menciona essa ação. O juiz expede uma autorização para o detran que regulariza seu jeep, ai é so alegria, se vc quiser mais algum detalhe pode me falar,abraços :palmas: :concordo:
Estou com situação semelhante !!! isto tambem muito me interessa !!!
Abraços,
ariel kleinubing
20/06/2006, 08:59
Caro Rossirr:
Já respondi a sua indagação no tópico que fala de construção de chassi, onde você repetiu a dúvida.
O que o Lucciano Amaral falou e exatamente o que mencionei naquele tópico e é possível sim.
Boa sorte e abraços.
Ariel
obrigado pelas informações pessoal... esse forum é bão mesmo!!! rsrsrs
lucciano amaral
20/06/2006, 10:26
Amigo rossir qualquer duvida pode me falar estou a sua disposição, abraços
luizivana
01/09/2006, 12:54
Estou comprando em CJ sem documentos, é possivel regularizar, por onde começo.
Luiz
Luiz,
Comece procurando alguém que tem um documento para vender ou procura outro jeep já documentado.
Abraços,
Dirceu
Duda Lopes
01/09/2006, 14:54
Luiz,
Pelo trabalho que você vai ter de procurar (e comprar) um documento para o seu Jeep, eu te aconselho a comprar um Jeep já documentado, a dor de cabeça é muito menor.
Mas, falando de um CJ5, não é tão difícil de achar documentos para comprar, o meu caso por exemplo é mais complicado, estou tentando achar os documentos de um CJ3a e esta bem difícil.
[]´s,
GustavoRisso
01/09/2006, 17:51
Luiz,
O problema também está relacionado com a marcação do nº do chassis ... os CJ-2/3 não existe nº no chassis e sim no motor ... :parede:
Então além de comprar o documento ... você precisa do motor ... :sad:
Não sei como fica para regularizar. Você já conversou com algum despachante?
[]'s
Luiz, boa tarde...
Acabei de lembrar que li alguma coisa aqui no forum que dá para entrar com um processo na justiça para documentar o jeep por uso capião.
Se eu não me engano, o antigo dono do meu jeep fez isso para regularizar os documentos do meu chassi.
Dá uma procurada no forum.
Abraços,
Dirceu
Tanto o usucapião como outro documento são realmente viáveis, no caso do meu CJ2, haiva 20 anos que não era legalizado, ia entrar com usocapião, más localizei no DETRAN a ficha do último emplacamento de 1976, e o antigo dono ainda estava vivo, então ficou mais fácil, porque fácil mesmo não é, da uma trabalheira danada, polícia cívil - nada consta e itep, vistoria como aquela pra carro a gás, e o que mais o detran quiser dificultar, então veja se vale a a pena mesmo comprar um sem documentos, no meu caso eu já tinha o jipe como ele ficava na fazenda não tinha documentos, depois da minha expeiência nem por um preço baixo eu compraria!
Abraços.
bacana00
02/09/2006, 21:35
Que eu saiba a maioria dos CJ3 tem número de chassis remarcado, rpincialemnte os que vierem para os estados de SP e paraná....
Nunca ouvi essa historia de número de motor...
Porque o jeep está sem docuementos? Ele não tem ou está sem recibo?
All,
Os CJ3 realmente não possuem número de chassi. O que constava no documento era a numeração do motor.
O meu CJ3 possui numeração de chassi, mas como disse o amigo Bacana00 foi remarcado 9BF-.... e na documentação do jeep possui a descrição REM, observação essa para informar que o número do chassi foi remarcado.
Continuo com a minha opinião que vale mais a pena gastar um pouco mais e comprar um jeep com documentação OK. Não existe dinheiro que pague a dor de cabeça.
Abraços,
Dirceu
jeeponga
04/09/2006, 18:01
Também tive um problema com documentação, mas foi mais por inesperiencia.
Comprei um cj3a original, com documentaçao em dia, e após 2 anos de uso em final de semana, o motor apresentou uma trinca entre os cilindros sem condição de conserto. Procurei por um outro bloco original e depos de 5 meses encontrei 2 bons (que ainda os tenho quardado), e refiz o jeep, até ai sem problema. Acontece que após algum tempo pensei em fazer um jeep trilheiro, e mudei a motorização (gm 151), pensando que estava com a documentação em ordem, ou seja pensei que a numeração fosse no chassi, e para o meu azar era no motor
(que já tinha virado ferro derretido), ou seja me custou 750$$$ e um bom despachante para resolver o problema.
O meu documento agora apresenta o numero do motor antigo + RM (remarcação) e esta gravado no chassi
Olá pessoal, tô querendo um ford 74 (+/-), como que é o documento? E os 69 ou mais baixo, que é que tenho que observar? Num quero compra gato por lebre.
Obrigados pelas infos.
Zanötto, boa noite...
Se não estou enganado, até 1956 utilizava-se o número do motor. Após esta data, todos os jeeps já tinham numeração no chassi, ou seja, se for CJ5 tem que ter número de chassi e não do motor.
Abraços,
Dirceu
Roberto Wagner Alves
13/01/2008, 16:14
Acabei de ganhar um Jeep CJ-5, mas a pessoa que me deu não sabe onde gardou os documentos. Só sabe que trouxe do PR e que estava em nome de outra pessoa, mas fazem uns 20 anos que estava abandonado. No detran não localizei nada, até porque ele está sem placas e pelo numero de serie não dá prá localizar, mas ele tem o motor original, Hurricane 6 CC fabriado em Taubaté. Não sei nem o ano dele. Alguem pode me dar uma idéia de como regularizar a documentação dele??
Acabei de ganhar um Jeep CJ-5, mas a pessoa que me deu não sabe onde gardou os documentos. Só sabe que trouxe do PR e que estava em nome de outra pessoa, mas fazem uns 20 anos que estava abandonado. No detran não localizei nada, até porque ele está sem placas e pelo numero de serie não dá prá localizar, mas ele tem o motor original, Hurricane 6 CC fabriado em Taubaté. Não sei nem o ano dele. Alguem pode me dar uma idéia de como regularizar a documentação dele??
Poxa.. dificil hem, sem numeração, sem doc, sem nome do proprietário anterior... acho q só um bom despachante e um "cafezinho" é q vão resolver seu problema.. ouuuu numa opçao mais drástica, comprar um chassi com doc q passar tudo pra ele desse seu jeep..
abçç
junior braga
14/01/2008, 10:54
Roberto,
Vc ja localizou o nº do chassi? va na roda dianteira direita e veja na lateral do chassi se vc acha algum nº, ai vc podera consultar no sistema atraves do chassis, se esse veiculo ja tiver sido cadastrado ira constar no sistema, caso contrario se for ainda placa amarela, pra efeito de doc ele nem existe, mas tenha paciencia que vc ira resolver de uma forma ou de outra, assim como o Wilson falou: se for o caso comprar um chassi com doc.
Junior Braga
Meu caro poderia procurar um Advogado que milite na area Civel, para que estude seu caso pois é provavel que uma alção de uso capião resolva seu problema, vc atravez desta requer a posse do jeep a sua pesso e o Juiz determinara ao Delegado do DETRAN que elabore nova documentação.
Porem deve-se levar em conta o tempo e o dinheiro, para se elaborar esta medida judicial.
Como já foi dito o cafézinho acaba saindo mais rapido e mais em conta.
Tive problema com o meu, q estava com a documentação em dia, na hora de passar pro meu nome na vistoria foi detectado remarcação no chassi e sem a observação no documento, um bom despachante, com um cafezinho (infelizmente) resolve tudo. Na minha opnião se vc descobrir o nmero do chassi tudo se resolve, se o carro não tiver nenhuma restrição (do tipo roubo) eles encaminharam pra policia civil pra fazer uma pericia, vai gastar uma graninha, mas resolve!
p.peleje
14/01/2008, 14:37
para facilitar, compre um DOC com tudo em dia e faça a remarcação do chassi já com o número do motor incluso no doc...vai ter menos dor de cabeça, e estará fazendo tudo dentro da lei.
[]s
Peleje
O Antigo Dono Do Meu Fez Uma Tal Reforma Que Soldou A Longarinea Onde Estava O Numero Do Chassi.o Resultado De Tudo Isso é Que Tive Que Viajar A Salvador Para Fazer Pericia Na Policia Tecnica De Guincho Pois Na Minha Cidade Nao Faz Esse Serviço.ja Gastei Nessa Bincadeira Um Bom Dinheiro Mas O Pior De Tudo é Que O Carro Ficou Preso No Detran Por Uma Semana E Os Caras Roubaram O Cilindro Mestre E Os Cabos De Freio.como Tinha Um Amigo Que Trabalhava No Setor Da Delegacia Ele Me Orientou Em Alguns Tramites Para Resolver O Problema Final Meu Carro é De Procedencia Entao Eu Conseguir Ficar Com O Veiculo Na Minha Garagem Esperando Esse Bendito Resultado Do Laudo Que So Devera Sair No Final De Fevereiro .como Voce Viu Amigo O Detran é Muito Burocratico Quando Vc Nao Conheçe Ninguem Ali Portanto Muito Cuidado Para Vc Nao Ficar Seu O Seu Jeep.
Caro Roberto Wagner Alves!
Manda o nº do chassi por MP, que tentarei descobrir mais sabre seu jeep.
Abraços.
Kim.
junior braga
15/01/2008, 12:08
Ei pessoal estamos comentando e o Roberto não pronunciou se achou o nº do chassi ou não!!!!
sds,
lucciano amaral
15/01/2008, 12:14
Amigo roberto concordo com om Ferraz, procure um advogado ai na sua cidade e peça a ele para promover uma ação de usucapiao de bem movel, dai ele consegue comprovar que vc é o proprietario do jeep e vc consegue um alvara para regularizar junto ao detran, qualquer duvida me pergunte, abraços
Treme Terra
16/01/2008, 18:05
Nada de comprar documentos, ou outros artificios. O Lucciano tem razão, procure uma forma legal de se obter a regularização, e fique tranquilo.
O usucapião acho a melhor forma e é legal.
Abraços.
Roberto Wagner Alves
16/01/2008, 21:51
Pessoal, o número do chassi eu já localizei. Procurei no Detran e ele não é cadastrado. Pela investigação que estou fazendo, descobri que ele veio do Presidente Epitácio - SP na década de 70. Como o veículo não tem nehum problema na estrutura do chassi e lata, não gostaria de fazer montagem.
Em conversa com um amigo advogado, ele me deu a mesma orientação do usucapião.
Valeu pesso pela ajuda.
como é que sabemos que o jeep nao tem problemas de chassis???pelo detrannnn???sou leiga nesse assunto e com isso da pericia em salvador estou com uma angustia terrivelll pela espera do resultado.Eu entrei no site e vi que o meu jeep so esta faltando mesmo o IPVA desse ano.
Mauro Orioli
27/01/2008, 12:27
Caro Kim, Boa tarde.
Li seu coments a respeito de pesquisa e gostaria de sua ajuda.
Encontrei uma viatura abandonada e to querendo adorar mas vi algumas coisas diferentes.
To postando em MP as fotos, ok?
Um Abraço e desde já agradeço.
Mauro
Caro Roberto Wagner Alves!
Manda o nº do chassi por MP, que tentarei descobrir mais sabre seu jeep.
Abraços.
Kim.
Caro Roberto,
Pelo que vimos seu carro com certeza não esta cadastrado no renavan, se por acaso você soubese quem era o dono anterior ou a última placa dele com o munícipio onde ele foi registrado daria para localizar os documentos antigos, pois os detrans tem arquivo e não jogam fora esses documentos (um cafezinho para a pessoa certa e ela procura bem rapidinho), como você não dispõe desses dados na minha opinião é mais viável entrar com uma ação de usucapião, porém você não vai escapar de muto trabalho e aborrecimentos procure um advogado e um bom despachante e boa sorte!
[]´s
p.peleje
30/01/2008, 18:28
Nada de comprar documentos, ou outros artificios. O Lucciano tem razão, procure uma forma legal de se obter a regularização, e fique tranquilo.
O usucapião acho a melhor forma e é legal.
Abraços.
O que existe de errado em comprar um doc que está com tudo em dia, pra montar um jeep em cima desse documento?
[]s
Peleje
lucciano amaral
31/01/2008, 08:43
O que existe de errado em comprar um doc que está com tudo em dia, pra montar um jeep em cima desse documento?
[]s
Peleje
Amigo concordo que nao existe nada de errado em comprar um documento em dia, mas e o custo? os documetnos em dia estao muito mais caros do que realizar um usucapiao, esse é meu pensamento, nao discordando de quem quer comprar um documento em dia.
p.peleje
31/01/2008, 09:58
Amigo concordo que nao existe nada de errado em comprar um documento em dia, mas e o custo? os documetnos em dia estao muito mais caros do que realizar um usucapiao, esse é meu pensamento, nao discordando de quem quer comprar um documento em dia.
Não entendo muito dos trâmites jurídicos. Eu imaginava:pensativo: que essa seria a forma mais rápida, mais simples, menos burocrática e até mesmo mais barata, mas pelo jeito, e pela minha ignorância estou errado:parede::putz:.
:concordo:
[]s
Peleje
Pessoal
seguinte quem for de sampa ou tiver como vir até aqui ligue pra esse despachante
lemrbnado que ele não vai acertar nada por telefone mas ele documenta qualquer carro aliás sõa paul otodo leva nesse cara:
Miguelzinho Despachante
Fone: (11) 6232-8450
falar com Massao digam que o Rubens do jeep verde indicou
Robledo Baldin
05/03/2008, 22:28
Lembro de ter visto em algum tópico aqui no fórum alguém dizer que é possível recriar um documento através de um processo judicial de usucapião. Alguém já tentou? Deu certo? E o custo? Se souberem de alguém que faz, por favor, me avisem... Grato
Duda Lopes
06/03/2008, 17:49
Opa, tô de :shock:olho:shock: nesse tópico, me interessa muito.
[]'s
Duda.
galera,, tambem tenho enteresse,,, tenho um cj3b cara de cavalo, mas o danado num tem papel nenhum,, nunca foi registrado no detran pelo visto porque pelo chassi náo acharam nada.
valeu
Leonardo Raffi
13/10/2009, 21:44
e ai pessoal quando não se consegue chassi documentado... tem esse pessoal de advogados (acho q é sao paulo) que se especializaram nisso... ~eu tenho um cj-2a sem doc e ainda não apareceu chassi perto do ano nas minhas finança$ ...chassi ano de 70 para cima até apareceram varia de 1000 a 2000... mais a função de trocar de chassi ou emendar pedaço ou pinar(legalmente)
no fim vale a pena pagar para esta equipe... então peçam informação e colocam ai para nós... para quem esta com pre$$a... (creio q qualquer 2 pilas deve resolver... ou um pouco mais..he..he..he..)
ai vai o email deles
contato@bemantigos.com.br
achei no google abaixo...
"regularização - Bem AntigosA Bem Antigos analisa, caso a caso, os veículos (antigos) dos clientes que queiram regularizá-los junto ao DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO. ...
www.bemantigos.com.br"
É possivel sim , fazer o uso desta medida "usocapião" , parta imóveis e móvel é previsto no Codigo Civil vigente, regulamentado pelo Código de Processo Civil, é utilizada esta medida possessória, onde é arbitrado pelo Juiz de Direito a posse do bem, em tela tutelado, assim os orgãos competentes são obrigados a espedir novo documento onde conste nova titulariedade de posse.
Nada que um bom Advogado e uma ajudinha de um bom Despachante não possam resolver.
galera,, tambem tenho enteresse,,, tenho um cj3b cara de cavalo, mas o danado num tem papel nenhum,, nunca foi registrado no detran pelo visto porque pelo chassi náo acharam nada.
valeu
Não se esqueça que esses Jeep eram registrados com o número do motor.
André-4WD
13/11/2009, 13:11
Robledo,
Tem advogado em Porto Alegre que faz isso. É usocapião de bem móvel.
Pelo que li uns tempos atrás, vc precisa demonstrar ao juiz a posse do veiculo por um periodo (havia discussao se 3 ou 5 anos.. ). Parece que cobram 2 mil reais para entrar com a ação.
Para demonstrar a propriedade, vale testemunhas, notas fiscais de peças que comprou, notas de oficina, recibo de garagem etc.. desde que traga a informação do veiculo.
abraços
andre
jacquessalmei
23/12/2011, 00:02
Desculpe se o lugar de postar não é aqui, é pq sou novato!
ha tempos estou namorando o carro dos meus sonhos, um jeep willys, é muito novo e quase todo original, muito bem zelado. num peço muito bom só que existe um pequeno detalhe! o carro foi de um padre que foi seu primeiro dono, aí o padre faleceu e a familia vendeu a outro senhor ( o mesmo que eu estou negociando) o jeep esta com placa renavan, o senhor esta com o documento mas sem o recibo de venda, que a familia alega ter perdido. dá pra legalizar ele??? o senhor proprietário me disse que esta a posse de uma declaração dada pelos herdeiros! me ajudem!!!!!!!!!! o jeep é meu sonho de consumo, e esse é uma raride muito bem zelado, so com alguns serviços. muito mais muito bem zelado. 9.000,00 R$...
Olá Jacques, tudo bem?
"o senhor esta com o documento mas sem o recibo de venda, que a familia alega ter perdido. dá pra legalizar ele???"
Já ouviu aquela que o direito não ampara quem dorme?
Os proprietários a época tiveram prazos para trocar as placas para os modelos que foram atualizados. Perderam o prazo, já era.
Para tentar legalizar, faça assim:
1. tente fazer o procedimento normal. Nem despachante vai aceitar a causa, mas você pode fazer petição administrativa. No Detran vão negar seu pedido. Junte a comprovação que foi negado.
2. faça uma pesquisa em casos semelhantes na internet, junte os principais artigos das leis. Comece escrevendo um documento escrevendo a história... Assim: dia Y comprei o carro; dia tal foi feito o pedido de registro; dia X foi negado o pedido;Junte os principais artigos das leis sobre o assunto. Pesquise processos semelhantes. Seu advogado não saberá pesquisar direito isto. Entregue suas pesquisas a ele.
3. Se o seu caso tiver amparo nas leis e já tiver alguns julgamentos semelhantes (jurisprudência), você pode entrar com uma ação contra o Detran. Talvez um Mandado de Segurança.
Recomendo não seguir por este lado, que seria o corretíssimo, pois a Justiça está cheia de processos, está muito ocupada com casos muito importantes. Vai demorar muito.
Consigo ver mais três formas de resolver:
1. tentar ir pelas vias da corrupção, achando alguns despachantes ninjas. Isto é nojento e vai ficar caro, pois para conseguir uma placa desta vai "guaraná" para gente "grande" de dentro do Detran. Se não der certo no seu Estado, pode tentar em outro Estado.
2. tente encontrar outro jeep todo ruim, estragado, mas com documentos bons. Estes jeeps assim são baratos. Então, você compra os dois jeeps e coloca todas as peças do jeep bom no jeep ruim. Tente encontrar algum antigo pois pode ser que não haja número no chassis, assim não precisa trocar peças (só as placas).
3. Você pode comprar só um documento de jeep (sem o carro) e transferi-lo ao seu nome com "despachantes ninjas". Depois você pega o número do chassis deste documento (caso haja) e marque-o no seu chassis. Em jeep, alguns não sairam com número nos chassis. Outros jeeps tem uns 3 ou 4 números doidos no chassis, e, um dos números é parecido com o que está no documento. Entendeu? (alguns estados receberam suscessivas remarcações, então tem muitos números marcados no chassis).
(você pode comprar um documento e manda marcar o número daquele documento no chassis do seu jeep)
Veja meu caso, por exemplo. O meu jeep 1963 existe (veja o link na minha assinatura), tudo certo, porém aquele chassis não tem nenhum número. Eu simplesmente posso pegar aquela placa e colocar em qualquer outro jeep sem numeração de chassis ou cuja numeração não conste para outra placa.
"o senhor proprietário me disse que esta a posse de uma declaração dada pelos herdeiros!"
Junte todos os documentos, pois pode ser útil para explicar, caso você queira entrar na justiça.
Daniel
Desculpe se o lugar de postar não é aqui, é pq sou novato!
ha tempos estou namorando o carro dos meus sonhos, um jeep willys, é muito novo e quase todo original, muito bem zelado. num peço muito bom só que existe um pequeno detalhe! o carro foi de um padre que foi seu primeiro dono, aí o padre faleceu e a familia vendeu a outro senhor ( o mesmo que eu estou negociando) o jeep esta com placa renavan, o senhor esta com o documento mas sem o recibo de venda, que a familia alega ter perdido. dá pra legalizar ele??? o senhor proprietário me disse que esta a posse de uma declaração dada pelos herdeiros! me ajudem!!!!!!!!!! o jeep é meu sonho de consumo, e esse é uma raride muito bem zelado, so com alguns serviços. muito mais muito bem zelado. 9.000,00 R$...
Bom dia prezado ! dê uma pesquisada no fórum e na internet sobre usucapião de bens móveis, talvez te dê uma luz ! um abraço !
Sinceridade? Esquece isso e passe a ver outro!
O motivo de estar barato é justamente esse, e se o carro nao entrou no inventario daí ferrou tudo de vez.
Dor de cabeca nao tem preco, vale a pena gastar um pouco mais e pegar algo ja documentado, afinal a diferenca nao é tao grande assim para o valor de mercado.
jacquessalmei
23/12/2011, 13:07
Fui lá agorapouco dizendo o meu interesse por coisa legal, ele me falou que está entrando em contato com uma juiza amiga da familia pra ela dar um aval pra ele pra legalizar, tendo em vista que o antigo dono era padre e não tem filhos. o que vcs me aconselham espero essa tal juiza dar o aval ou ele está com onda?
jipeirodesdepequeno
23/12/2011, 14:23
Que da pra documentar dá, com um pouco de paciência se consegue, mas 9 mil ta muito caro, documento no jeito que tá tem que pegar por no máximo 4, 5 mil, e olhe que 6 ja se consegue um andando e com docs.....
Charles_Curitiba
27/12/2011, 22:34
Olha, é mais provavel o que o Dic falou ou mesmo que tenha sido inventariado, a familia devera pegar o formal de partilha e registrar os bens do finado em nome deles(familia/herdeiros) antes de vender qualquer coisa.
Eu no seu lugar daria uma canelada como o Gaucho falou ai, tipo uns 3 ou 4 cruzeiros e procuraria um chassi ou um documento quente pra poder montar ele novamente.
Se eles não inventariaram isso ai, vão ficar o resto da vida com o sabugo entrouxado, isso é certeza.
Pedrão B.
27/12/2011, 23:23
e olhe que 6 ja se consegue um andando e com docs.....
Se sober de algum desse, avisa o amigo aqui...
[]'s
Gustavo de Olliveira
28/12/2011, 14:44
Olá Jac, oque o despachante fala ?
O jeep legalmente pertence a família do padre falecido, eles podem pedir uma segunda via.
a não ser que a viatura esteja em inventário, ai tem que esperar sair...
O que quer dizer com :" o jipe está com placa renavam" ??
Passa mais informações. e não feche negócio sem antes saber sobre essa "pendenga"
Charles_Curitiba
28/12/2011, 15:46
Olá Jac, oque o despachante fala ?
O jeep legalmente pertence a família do padre falecido, eles podem pedir uma segunda via.
a não ser que a viatura esteja em inventário, ai tem que esperar sair...
O que quer dizer com :" o jipe está com placa renavam" ??
Passa mais informações. e não feche negócio sem antes saber sobre essa "pendenga"
Gustavo eu acho que ele se referiu àquela plaqueta de identificação do chassi, se for isso é mais facil fazer um cabritão porque alguns anos de jeep o nr do chassi não era NO CHASSI mas nessas placas rebitadas na carroceria.
Pra transferir, mesmo pedindo 2a via do certificado de registro, o documento saira no nome do finado e, não se consegue transferir o bem sem fazer o inventario deste bem. No formal de partilha constara todos os bens (moveis e imoveis) do padre, se esqueceram de inventariar o Jeep eles não poderão transferir, salvo se o padre tinha deixado uma procuração dando amplos poderes pra alguem da familia, algo pouco provavel.
jacquessalmei
30/12/2011, 20:15
A filha do atual proprietário me disse que dia 06 de Janeiro, quando o TJ volta do recesso, estará movendo uma ação de uso capião e acha que sai logo, pois está acontecendo um multirão da justiça na cidade e os processos são rápidos, estou aguardando e só faço negócio se estiver tudo legal e pronto para passar pro meu nome. A viatura só falta religar a tração e a reduzida, mais o resto está tudo original o painel tudo funcionando e o motor enxuto.
Olá Jacques, tudo bem?
"estará movendo uma ação de uso capião e acha que sai logo, pois está acontecendo um multirão da justiça na cidade e os processos são rápidos"
Amigo, veja as postagens acima. O usucapião, na melhor das hipóteses, levará entre 10 a 15 anos. ESQUEÇA! E ainda não é certo que vai ganhar o processo. Vai ser mais um processo parado no Tribunal.
Pesquise antes. Só para você ter uma idéia, se protocolar segunda-feira a petição, ela ficará aguardando até fevereiro na distribuição, pois a Justiça está de recesso forense. Só vai ser autuada (pegar uma capa) lá para abril ou maio... As primeiras perícias e diligências, só para 2014 ou 2015... Os juízes tiram férias geralmente assim: uma em janeiro após o recesso e outra em julho (eles tem 60 dias no ano + o recesso de 17 dias). Entendeu? Estamos num país sem justiça! Agora estão vendo só assuntos urgentes, liminares em mandado de segurança e habeas-corpus. Só...
O juiz só autorizará a POSSE (posse é diferente de registro no Detran) após perícia, após solicitar laudos de falecimentos, vistorias oficiais. Vai demorar MUUUUIIIIITTTTOOO.
Depois de ter a posse judicial, ainda será preciso outro processo, para registrar o veículo no Detran e obter placas atualizadas! Mais uns 10 anos, e este é mais difícil de ganhar, pois houve perdas de prazos nas décadas anteriores.
Por favor, evite estes encargos processuais na nossa justiça. Deixa ela para coisas importantes na sua vida, coisas que realmente não dá para contornar. Deixe ela para te salvar quando você REALMENTE precisar.
Compra logo um jipe documentado, mas todo estorado, e joga o jipe bom em cima deste documentado.
"só faço negócio se estiver tudo legal e pronto para passar pro meu nome."
Isto é o certo.
"A viatura só falta religar a tração e a reduzida"
Em termos de jipe, falta tudo!
Daniel
A filha do atual proprietário me disse que dia 06 de Janeiro, quando o TJ volta do recesso, estará movendo uma ação de uso capião e acha que sai logo, pois está acontecendo um multirão da justiça na cidade e os processos são rápidos, estou aguardando e só faço negócio se estiver tudo legal e pronto para passar pro meu nome. A viatura só falta religar a tração e a reduzida, mais o resto está tudo original o painel tudo funcionando e o motor enxuto.
R$9.000 + uma sucata de Jeep ums R$3,000 mais serviços de oficína e mutos $$$$.... Etecéteras e tal. !..... - E você compra um Jeep "BOM, DOCUMENTADO e até BONITO" . - Se você tem estes R$9.000 .... Guarde-os lá na poupânça para não ficar olhando para eles com vontade de gastar . Tenha paciência e vá olhando aqui e pesquisando ali que de repente topará com um Jeep realmente bom e melhor ainda que não te dará incomodos futuros.
Aqui no FORUM mesmo há vários anúncios de boms carros a preço justo.
Pedrão B.
31/12/2011, 08:59
All,
Não esqueçam do fator Paixão à Primeira Vista! Que quando bate não tem jeito...
[]'s e Feliz 2012
chinelao4x4
31/12/2011, 09:58
cara faz assim então, compra só os docs de um jipe, e "bate os pinos" neste ai, dependendo da cidade e se for bem feito o serviço passa na vistoria facil, aqui na minha cidade, o cara do detran só decalcou rapidinhu e ja era,
tambem da pra comprar um só um chassis ruim ou não porem com docs bom, cortar a parte da numeração bem antes e soldar com um bom reforço, tambem passa na vistoria.
jacquessalmei
31/12/2011, 14:29
Obg dsamaz pela resposta fundamentada, vou desistir msm é o melhor. Evitar dores de cabeça.
Rudney Vitorassi
14/08/2012, 12:24
amigo sou advogado aqui em minas gerais, eu tive o mesmo problema que vc, em jeep 1952 entao promovi uma ação de usucapiao e resolvi meu problema. o nome da ação é estranho mas resolve, procure um advogado ai na sua cidade e explica seu caso e menciona essa ação. O juiz expede uma autorização para o detran que regulariza seu jeep, ai é so alegria, se vc quiser mais algum detalhe pode me falar,abraços :palmas: :concordo:
Luciano, bom dia!!
amigão, estou entrando para esse "mundo" agora, montei meu cj5 1974, porem não tenho doc, esta lindão, comecei como brincadeira e ficou lindão mesmo, porem esta muito dificil conseguir um documento, isso que voce se refere serve para eu? eu nem sei se o chassi tem marcação, ele foi todo refoçado quando peguei... por favor se puderes me ajude.
Rudney
lucciano amaral
27/08/2012, 23:23
Rudney, converse com um advogado da sua cidade, de preferencia quem goste de carros antigos, e fale com ele sobre o usucapiao de bem movel, que com certeza ele te dara o caminho a seguir e ira propor a ação para vc. boa sorte
Curupira
30/08/2012, 09:31
Rudney, converse com um advogado da sua cidade, de preferencia quem goste de carros antigos, e fale com ele sobre o usucapiao de bem movel, que com certeza ele te dara o caminho a seguir e ira propor a ação para vc. boa sorte
Olá Luciano,bom dia
Que vc sugere no caso de um jeep com restrição judiciária que o proprietário anterior é um advogado,diretor do procon que não quer devolver o dinheiro do jeep nem resolver o problema das restrições e muito menos conversar sobre o assunto,todas as vezes fica fugindo,essas restrições elas caducam???,consultei um advogado e ele me disse que era mais barato resolver de outro "jeito"do que contratar um advogado para entrar com processo contra a outra parte.nesse caso o que vc sugere?????
maxdelta
02/09/2012, 21:33
Olá Luciano,bom dia
Que vc sugere no caso de um jeep com restrição judiciária que o proprietário anterior é um advogado,diretor do procon que não quer devolver o dinheiro do jeep nem resolver o problema das restrições e muito menos conversar sobre o assunto,todas as vezes fica fugindo,essas restrições elas caducam???,consultei um advogado e ele me disse que era mais barato resolver de outro "jeito"do que contratar um advogado para entrar com processo contra a outra parte.nesse caso o que vc sugere?????
Se tá bonito sugiro outro detalhe, compre outro jipe com documento do mesmo modelo, surrado, vc acha barato! Se for plaqueta troque apenas as plaquetas, se for numeração entre em contato com o despachante para remacar o chassi do outro, e passe o documento do jipe f.... para o jipe q vc reformou, mole!
Ou apenas procure quem venda um documento de jipe! Mais mole ainda!
lucciano amaral
03/09/2012, 10:56
Olá Luciano,bom dia
Amigo nesse caso se vc gostar de uma briga, contrate um advogado, entre com uma ação de obrigação de fazer e danos morais, pois ele nao tem que querer devolver sua grana, mas sim entregar a documentação em dia.
O metodo mais facil seria trocar os documetnos dos jeeps, conforme nosso amigo ja sugeriu. agora a decisao é sua
Olá Lucciano Amaral. :concordo:
estou no meio da reforma do meu cj e em breve devo está providenciando essa parte de documentaçao.:???:
No meu caso tenho o documento do jeep em mãos e a numeração do chassi bate tudo certinho mas a placa ainda é amarela e seu ultimo ano pago acho que foi em 1975.:zzz:
Pelo fato de eu não ter acesso aos documentos pessoais do antigo dono o que você sugere?
Me orientaram procurar o juiz da minha cidade para resolver o caso, é isso mesmo?:farted:
Se tiver uma maneira mais fácil vou ficar bem feliz!!:euforico:
lucciano amaral
03/09/2012, 15:22
VC so transfere o carro (jeep) se vc souber o antigo dono, pois ele tem que atualizar o veiculo para placa cinza e depois transferir para vc. acho que nesse caso fica complicado para vc. boa sorte
João Gabriel Merrichelli
04/01/2015, 00:28
Recentemente publiquei um tópico pedindo opiniões aqui no fórum sobre comprar um jeep sem recibo.
Claramente as respostas foram negativas...
Volto aqui para mostrar o estado do jeep e ver se realmente NÃO vale a pena.
Ai está:
488450488451488452488453488454488455488456
Agora vamos lá:
Jeep willys 1958 (está no documento lataria deve ter sido trocada);
Motor kombi 1.6 diesel e câmbio chevette (fora do carro);
Possui documentos mas está sem recibo;
Ele está pedindo 5000 mais acho que deixa por 3000;
Moro na fazenda documentos não são tão necessários agora;
Sou menor de idade (KKKKKKK);
Então é isso galera;
O QUE VCS ACHAM ?
andre_agostinho
04/01/2015, 01:24
João....não tá tão ruim assim pela lata....mas na boa....pra montar e adaptar esse motor..vc vai gastar mais uns 8 conto....isso porque não to contando com a documentação pra deixar em ordem...
alem do que...motor diesel da kombi não vai te dar adrenalina nenhuma...isso se ele estiver bom e não precisar refazer...
de repente vale a pena vc comprar a lata...chassi,....capota....roda....( isso se o chassi não for bacalhau) e montar num motor regularizado....
mas de qqer forma...eu não faria negócio nao....procuraria mais um pouco...vc até acha um por situação regular mas precisando de uns tapa por uns 12-13 mil....
pelo menos vc senta e anda.....
abs
andre_agostinho
04/01/2015, 01:27
João....não tá tão ruim assim pela lata....mas na boa....pra montar e adaptar esse motor..vc vai gastar mais uns 8 conto....isso porque não to contando com a documentação pra deixar em ordem...
alem do que...motor diesel da kombi não vai te dar adrenalina nenhuma...isso se ele estiver bom e não precisar refazer...
de repente vale a pena vc comprar a lata...chassi,....capota....roda....( isso se o chassi não for bacalhau) e montar num motor regularizado....
mas de qqer forma...eu não faria negócio nao....procuraria mais um pouco...vc até acha um por situação regular mas precisando de uns tapa por uns 12-13 mil....
pelo menos vc senta e anda.....o meu BÓRIS, por exemplo vale uns 25 k....e olha que tá top...com capota zerada feito sob encomenda...pneus BF zerados....motor e câmbio originais reloginho....
pense bem....um pouco a mais de investimento e vc se livre de dor de cabeça ...
abs
João Gabriel Merrichelli
04/01/2015, 01:29
Ok vou esperar mesmo...
As vezes sou meio desesperado KKKKKK
compra por 3000 e vende as peças vai ganhar um dimdim kkkkkkkk
Willian Del Piero Rocha
07/01/2015, 18:49
Rapaz ,até que não está ruim não ,se o motor estiver bom ,a redução e tração funcionando , , ,e como vc mesmo falou que vai rodar só na fazenda , , ,acho que é um caso a pensar .Discordo um pouco do André(sem ressentimentos ok) quanto a valores para adaptar o câmbio nesse motor , ,esse motor é praticamente um AP (a carcaça ,lógico) ,flange do motor para o câmbio e do câmbio para a cx de reduzida ,não chega a 1500 reais ,mais a mão de obra que aí só consultando um mecânico. Pela sua idade e rodando só na fazenda ou arredores , ,acho que ficou interessante. Você teria 4 anos para brincar com ele até ser maior de idade. Se até lá não resolveu nada do documento. junta uma graninha ,compre um jeep com documento ,mesmo velho ,tire a carroceria do seu e tudo que precisar e monte um jeep legalizado. Eu faria um levantamento de custos....serviria até para vc pegar experiência em jeep.
ja tive uma f75 sem recibo, licenciava no despachante, nada constava, sem impedimento comprei ela baratona e regacei nas trilhas depois de 3 anos vendi não perdi nada
JR Willys
16/07/2015, 15:07
Olá Jeepeiros, ganhei um Jeep Willys Cj5 4x4 1966 de um amigo porque não tem tempo para regularizar os documentos que não existem e tampouco a placa, tenho só os n.º do motor 6-240148 6cc e chassi 6-522400849, alguém sabe como levanto seus dados e faço os docs? Grato
georgevalle
20/07/2015, 07:06
Vai precisar de um bom despachante e entrar com ação judicial pedindo usucapião.
Rodrigo Baratti
20/07/2015, 14:01
Olá Jeepeiros, ganhei um Jeep Willys Cj5 4x4 1966 de um amigo porque não tem tempo para regularizar os documentos que não existem e tampouco a placa, tenho só os n.º do motor 6-240148 6cc e chassi 6-522400849, alguém sabe como levanto seus dados e faço os docs? Grato
Primeiro vc deve procurar um despachante para verificar se o veiculo tem algum bloqueio judicial e no nome de quem está.
Se for conhecido e o cara topar documentar e transferir, vc poderá solicitar a legalização (emissão de novos docs e nova placa).
Mas fica na confiança, pois não existe vinculo seu com o proprietário do veiculo.
vavarusso
21/07/2015, 13:43
Primeiro vc deve procurar um despachante para verificar se o veiculo tem algum bloqueio judicial e no nome de quem está.
Se for conhecido e o cara topar documentar e transferir, vc poderá solicitar a legalização (emissão de novos docs e nova placa).
Mas fica na confiança, pois não existe vinculo seu com o proprietário do veiculo.
Sofro desse mal. Meu jeep cj5 1965 tem doc de 1980, placa amarela, do Estado do Ceará. O doc parece uma carteira de identidade. Posso procurar o "dono" e pedir que ele faça a atualização dos doc com placas cinzas e depois pasar para meu nome. Facin,facim... mas se o "dono" já nao existir mais? E se os herdeiros quiserem me tomar? E as alteraçoes que fiz nele? cor, motor e outras "ns"... acho que vou de uso capião de bens móveis.
vavarusso
21/07/2015, 14:16
Procedimento processual no usucapião de bem móvel
Augusto Felix Ribas
I – Introdução
É escasso, na doutrina pátria, os autores que se aprofundaram ao estudo do procedimento do usucapião de bem móvel, haja visto o caráter extraordinário e inusitado.
Contudo, já é farto as doutrinas que se aprofundaram no usucapião de bem imóvel, e aqueles que ao tentaram examinar os dois, sempre discorrem muito mais sobre os bens imóveis do que os móveis, obviamente pelo fato de que no imóvel, o valor do bem é muito superior ao do móvel e seu processamento vem instruído nos art. 941 e seguintes do Código de Processo Civil.
Entretanto, o objeto de estudo é o procedimento do usucapião de bem móvel e vamos concentrar nossos esforços para esclarecer algumas dúvidas que pairam sobre este procedimento.
II – Do Procedimento
Com relação ao procedimento processual, paira dúvidas em relação ao procedimento que se deve adotar. Procedimento Ordinário, Sumário ou a possibilidade de se processar o usucapião no Juizado Especial Cível.
Quanto ao Procedimento Ordinário ou Sumário, não há mistério. Opera-se pelo valor do bem móvel. Se o valor do bem não ultrapassar o valor de 20 salários mínimos, aplica-se o Procedimento Sumário(CPC, art. 275, I), se exceder este valor, aplica-se o Procedimento Ordinário, sempre se respeitando o foro competente(art. 94 e seguintes do Código de Processo Civil).
No Procedimento junto ao Juizado Especial Cível, primeiramente, o bem não se pode ultrapassar o valor de 20 salários mínimos. Mas seu processamento esbarra junto à esta lei especial, uma vez que não se admite a citação por edital(art. 18, §2º da Lei n.º 9.099/95) do(s) réu(s) e do(s) terceiro(s) interessado(s) que não puderem ser individualizados ou não tiverem endereço certo. Porém, não se vê empecilho algum, no seu processamento junto ao Juizado se o(s) réu(s) e ou terceiro(s) interessado(s) tiverem endereço certo, sempre respeitando, no entanto, o foro competente(art. 4º e seguintes da Lei n.º 9.099/95).
O usucapião de bem móvel se assemelha ao de bem imóvel, no que tange à citação do(s) terceiro(s) interessado(s). No usucapião de bem imóvel é necessário que se faça a citação da pessoa em que o nome se encontra registrado junto ao Registro de Imóveis e dos confrontantes do imóvel. No usucapião de bem móvel é necessário também a citação da pessoa que era proprietária do bem, bem como os anteriores proprietários (os mais antigos), este(s) como terceiro(s) interessado(s).
Quando não se tem conhecimento ou não se possa localizar, nem a pessoa que era proprietária do bem, nem os anteriores proprietários, far-se-á a citação por edital.
Conclui-se então, que para o processamento junto ao Juizado Especial Cível, sempre será necessário individualizar o réu e os terceiro(s) interessado(s).
III – Da Intervenção do Ministério Público
No meu humilde ponto de vista, não existe necessidade da intervenção do Ministério Público nas ações de usucapião de bem móvel.
Em primeiro lugar, não está incluído nos incisos do art. 82 do Código de Processo Civil, a necessidade da sua intervenção, uma vez que tal artigo tem interpretação taxativa.
Em segundo lugar, não se aplica também o art. 83 e seus incisos do Código de Processo Civil, uma vez que o art. 944 do mesmo diploma legal apenas se refere ao usucapião de terras particulares, não podendo, porém, fazer a sua aplicação subsidiária ao usucapião de bem móvel, uma vez que mesmo que parecidos os procedimentos, o usucapião de bem móvel não tem procedimento específico junto ao Código de Processo Civil.
IV – Dos Requisitos
ORLANDO GOMES, ao discorrer sobre o usucapião, aponta uma série de requisitos necessários para a sua ocorrência, classificando-os em: pessoais, reais e formais.(Direitos Reais. Rio de Janeiro: Forense, 10ª ed., 2ª tiragem. 1991, p.154).
São os requisitos pessoais “as exigências em relação à pessoa do possuidor que quer adquirir a coisa por usucapião e do proprietário que, em conseqüência, vem a perdê-la”. Deve o adquirente, portanto, ser capaz e ter qualidade para adquirir por este modo.
Requisitos reais. “Concernem às coisas e direitos suscetíveis de serem usucapidos”. Bens públicos, por exemplo, não podem ser adquiridos por usucapião.
Requisitos formais. “Compreendem os elementos característicos do instituto, que lhe dão fisionomia própria”. No caso em apreço (usucapião de coisa móvel), os requisitos formais são os seguintes: a) posse, a qual deve ser exercida com animus domini, mansa e pacificamente, contínua e publicamente; b) o lapso de tempo1.
V – Do Usucapião de Automóvel
Existem particularidades a serem esclarecidas ao usucapir um automóvel. A primeira é com relação da existência posse, boa-fé e justo título2 (documento de propriedade), requisito que está implícito no art. 618 do Código Civil, pois o art. 619 do mesmo diploma legal, descreve que poderá usucapir o bem móvel independente de título ou boa-fé.
Então a dúvida paira; deve-se usucapir o automóvel com três ou com cinco anos. É de se analisar as circunstâncias que levaram a necessidade de usucapir o automóvel.
Daremos um exemplo prático. Fulano adquire um automóvel, vai ao Detran para proceder a transferência. Neste momento, não se constatou nenhuma irregularidade com o veículo. Fulano adquiriu o título(documento) de propriedade e mantém consigo, com animus domini, a posse do automóvel pelo período de três anos com boa-fé e justo título e ao vendê-lo a Beltrano, o Detran constata irregularidade na numeração do chassi. O Detran informará a Delegacia de Polícia, que após a realização da perícia, tentará localizar o verdadeiro proprietário. Fulano poderá usucapir o automóvel, regulariza-lo junto ao Detran e vendê-lo sem problema algum, pois os requisitos necessários foram atendidos, o período exigido pela lei foi cumprido e não houve oposição por nenhuma pessoa durante este tempo.
Outro exemplo. Fulano adquire um automóvel. Não o transfere junto ao Detran e possui com animus domini, pelo período de cinco anos. O carro é produto de furto ou de roubo. Não existe problema algum, pois o art. 619 do Código Civil diz que Fulano poderá usucapir o bem móvel independente de título e boa-fé.
Neste sentido citamos a jurisprudência pátria:
USUCAPIÃO DE COISA MÓVEL – Automóvel furtado. Reconhece-se usucapião extraordinário pela posse superior a cinco anos, mesmo que o primeiro adquirente conhecesse o vitium furti. "O ladrão pode usucapir; o terceiro usucape, de boa ou má-fé, a coisa furtada" (Pontes de Miranda). Sentença confirmada. (TARS – AC 190.012.799 – 4ª C – Rel. Ernani Graeff – J. 17.05.1990) (RJ 160/90). 3
Tirando-se por norte tais parâmetros, é evidente que se admite que o ladrão pode adquirir por usucapião o bem móvel furtado ou roubado.
É de se ressaltar que no usucapião de automóvel, obrigatório se faz, certidão do histórico do automóvel usucapiendo, que deve ser providenciado junto ao Detran, para que se possa localizar o possível proprietário, bem como o(s) terceiro(s) interessado(s).
Notas
1 Extraído de Sentença proferida na Ação de Usucapião de Coisa Móvel(Autos n.º 309/00), onde tem por requerente Salvino Camilo Monteiro, prolatada pelo Meritíssimo Juiz Doutor Horácio Ribas Teixeira, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Umuarama, Estado do Paraná.
2 RODRIGUES, Silvio – Direito Civil Volume 5 – Direito das Coisas, São Paulo, Editora Saraiva, 24ª ed., 1997, p.187.
3 Jurisprudência n.º 202028, obtida junto ao CD ROM Juris Síntese.
FONTE: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5289
Rodrigo Baratti
21/07/2015, 14:36
Vava,
Na teoria beleza, tem que ver se na pratica vai funcionar.
Esse país é dificil, qdo fui regularizar a F1000 diesel os delegados simplesmente ignoravam a lei e não autorizavam.
Mas tem que tentar, na pior das hipóteses comprar um chassi com doc's, ou só os doc's.
[]'s
vavarusso
21/07/2015, 17:14
Vava,
Na teoria beleza, tem que ver se na pratica vai funcionar.
Esse país é dificil, qdo fui regularizar a F1000 diesel os delegados simplesmente ignoravam a lei e não autorizavam.
Mas tem que tentar, na pior das hipóteses comprar um chassi com doc's, ou só os doc's.
[]'s
É isso mesmo Rodrigo. Minha dúvida é se começo o processo apresentando o documento que tenho, de 1980, ou se começo como se nao tivesse nada. (??????) Já que mudei cor, motor, cambio......
Rodrigo Baratti
21/07/2015, 18:27
Isso já é dificil de responder, vai de acada um.
Mas vc poderia começar avaliando os custos de cada caminho e se o cabra ainda está vivo.
Leonardo Raffi
21/07/2015, 22:31
procura na internetedespachante decio galvao ai em sao paulo no airro campos eliseos
Hélder Holanda
05/08/2015, 11:42
Pessoal, comprei um cj5 do meu finado tio, este jeep nunca foi matriculado no detran e não existe mais nota fiscal, qual o caminho mais econômico para documentar esta viatura?
Saudações,
Willian Del Piero Rocha
05/08/2015, 12:53
Meu caro,,, nesse caso ,só com um advogado ,e de preferência que já tenha mexido com Usucapião de bem móvel ,segue um artigo.
http://www.webartigos.com/artigos/usucapiao-de-bem-movel/50777/
Hélder Holanda
05/08/2015, 14:27
Ok Willian, obrigado!
vavarusso
27/07/2016, 07:20
Bom dia pessoal, olha eu aqui de novo. Fiz uma busca sobre o "proprietário" do Jeep e descobri que nao está mais entre nós. Diante disso decidi entrar com o usucapião de bens móveis. Obs. nao encontrei despachantes com disposição para pegar a causa. As Novidades postarei aqui para servir de parâmetro.
matrakaum
27/07/2016, 10:12
Vavá,
Vá logo procurar um Adevogado! - Se este bem estiver arrolado em algum processo de inventário a coisa pode complicar, embora carros podem ser retirados do inventário antes do término do mesmo, pois, perdem valor muito rápido. De qualquer forma, acredito que vc. só deva mexer com isto junto de um devogado.
Vai que os "herdeiros" cresçam os olhos.
vavarusso
27/07/2016, 12:35
Vavá,
Vá logo procurar um Adevogado! - Se este bem estiver arrolado em algum processo de inventário a coisa pode complicar, embora carros podem ser retirados do inventário antes do término do mesmo, pois, perdem valor muito rápido. De qualquer forma, acredito que vc. só deva mexer com isto junto de um devogado.
Vai que os "herdeiros" cresçam os olhos.
É bem assim mesmo. Por isso que já procurei um advogado e já estou juntando as provas temporais. Interessante que aqui entre tantos usuários parece que ninguém fez uso dese direito. Valeu!
antonio umino
27/07/2016, 13:06
É bem assim mesmo. Por isso que já procurei um advogado e já estou juntando as provas temporais. Interessante que aqui entre tantos usuários parece que ninguém fez uso dese direito. Valeu!
Estou com uma viatura que tem documento.baixado.... é placa amarela.
acho que não consegue transferencia...... tem que ser doadora...de peças.
abraços
matrakaum
27/07/2016, 17:17
Antônio,
documento baixado transforma o carro em sucata, ou seja, só server para arrancar peças.
Jeepwillys54
08/11/2018, 06:00
Pessoal reformei um Jeep willys 1954 do meu avô e há 1 ano venho tentando emplacar mas tá foda, detran não coopera. O Jeep não tem CHASSI nem plaquetinha. Documento não tem número do chassi só do motor que foi trocado .
Ele não está cadastrado no Denatran e por isso não consigo fazer nada. Alguém já passou por isso é pode ajudar?
Pensei em começar do zero alegando que o Jeep foi construído sem documentação é pior?
Aristides Jr
08/11/2018, 09:42
Olá! Seja bem vindo!
Que situação difícil, não é?
O que eu sei é que o Jeep 51 originalmente não tem número de Chassis!
O que consta no documento é o número do motor.
Começar do zero alegando que o Jeep foi construído, algum tipo de artesanal ou protótipo seria uma fraude muito grande! Não vá neste caminho!
Procure regularizar a troca de motor, se não foi documentado dai sim voce vai declarar ter sido realizada a muito tempo sem o devido cuidado, pedir uma remarcação do motor e marcação do chassis.
Existe reedição da plaquetinha a venda no Mercado Livre, compre ela virgem e solicite a marcação junto com o motor e chassis.
Se não conseguir via detran procure uma solução judicial.
Não perca a esperança! Tem solução!
david_jeep1972
26/11/2018, 21:35
Boa noite amigos.
Comprei um Jeep Willys 1972 6cc, porém está com a placa amarela, a ultima o único documento que tenho é um "verdinhos" de 1991, não tenho o recibo de compra e venda e o dono faleceu, pois comprei o carro da filha dele. Já restaurei toda a parte mecânica tendo em vista que o carro estava parado à 15 anos, porém gostaria de ajudar de vocês quanto a um despachante no Rio de Janeiro, pois somente pretendo dar prosseguimento no processo de restauração a partir do momento que começar a restaurar o carro.
Quem puder me ajudar com o despachante ou os caminhos que eu tenho que fazer pra poder vistoriar o 2018, mudança de placa para o mercosul e a transferência agradeço.
Domingo agora andei com ele pela primeira vez... E to apaixonado ! Que liberdade dirigir esse carro !
Abraços a todos !
antonio umino
27/11/2018, 11:27
Tem vários recursos para documentar. no caso vc tem que procurar os herdeiros e advogado para entrar com Alvará.
Ou o recurso do Usocapião...
melquez gomes
08/04/2019, 16:24
João, você comprou o jeep?
melquez gomes
08/04/2019, 16:34
comprou o jeep?
Leonardo Raffi
09/04/2019, 10:41
se tem o dinheiro compra....
5 ta barato....tem tracao com reduzida...vale 1500
tem cixa chevete uns 400
motor 1.6 diesel sem procendenci vale uns 3500
eixo dianteiro traçado...
vende o motor compra um opala 4 junta com cmbio chevette
e da-le pau
Leonardo Raffi
09/04/2019, 10:42
isto se nao no detrn com numero do chassi e descobrir q o dono ta vivo
se nao descobrir faz usocapiao
isto se nao no detrn com numero do chassi e descobrir q o dono ta vivo
se nao descobrir faz usocapiao
boa noite. vc sabe como é o processo de usocapiao pra bem movel (jeep).
quero documentar um jeep aqui no RJ e está muito difícil...
talvez usocapiao seja uma saída..
obrigado.
Sergio c
15/04/2019, 22:16
Acho que melhor seria uma orientação com seu advogado p ver os requisitos p usocapião.
boa noite. vc sabe como é o processo de usocapiao pra bem movel (jeep).
quero documentar um jeep aqui no RJ e está muito difícil...
talvez usocapiao seja uma saída..
obrigado.
Leonardo Raffi
16/04/2019, 11:06
alex.schuquel@gmail.com entra em contato com este....
alex.schuquel@gmail.com entra em contato com este....
:concordo:
LuizFernando_RS
02/07/2019, 12:27
Já li vários tópicos sobre, mas nenhum responde minha pergunta.
Bom, apareceu uma oportunidade pra mim de um Willys. Porem tem um problema, ele é herança do vô do dono e o mesmo não tem os papeis dele, apenas tem as antigas placas amarelas. Vocês sabem me informar se eu comprar ele e usar só a carroceria e a mecânica dele em outro Chassi feito por encomenda, consigo regularizar ele como protótipo ou algo do tipo ??
Desde já agradeço vocês.
Aristides Jr
02/07/2019, 17:22
É possivel sim regularizar!
Sem pensar em caminhos diferentes da legalidade, ou seja o Jeep que está comprando é o que ele é, ou seja não é protótipo nem algo do tipo!
Se ele é herança tem que haver um inventário, e a pessoa que lhe vender terá de ser inventariante com alvará ou o Herdeiro legal.
Se voce adquirir legalmente o caminho seria o de atualizar a documentação.
Passou muito tempo, placas amarelas acabaram em 1999!
Acho difícil conseguir via administrativa. Acredito que a via judicial seria a solução.
Mas prepare para esperar muuuuuito!
A pergunta real é:- Vale a pena?
Minha opinião:-
A não ser que estejamos falando de um Jeep muito especial!
Exemplo um 1942 que salvou meu avô expedicionário!
Ou outro modelo com muito valor!
Economicamente dificilmente valerá a pena!
Outra história seria recuperar um outro Jeep que seja legalizado utilizando partes deste Jeep...
Se a venda e compra se tratar de partes, como disse carroceria, penso que não haveria muito o que legaliza! Já a mecânica o motor possui numeração! teria que verificar se o Jeep que vai receber já possuem número cadastrado...
Abraço
pipoca p
17/06/2021, 18:42
Emplaquei um jeep willis overland 1950 com processo de usucapião ja com motor a diesel
tem como vc contar como fez todo o processo?
Emplaquei um jeep willis overland 1950 com processo de usucapião ja com motor a diesel
Teria como entrar em contato contigo? Gostaria de saber os tramites para fazer isso tb
xibiu!!!
19/08/2021, 16:31
Carros sem dono: como legalizar veiculos abandonados via usucapiao (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/08/19/carros-sem-dono-como-legalizar-veiculos-abandonados-e-cheios-de-multas.htm)
Carros sem dono: como legalizar veiculos abandonados via usucapiao (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/08/19/carros-sem-dono-como-legalizar-veiculos-abandonados-e-cheios-de-multas.htm)
Obrigado! Valeu ai
xibiu!!!
10/09/2021, 20:30
Obrigado! Valeu ai
Fico feliz se a informação serviu para ajudar o amigo.:concordo: