Ver Versão Completa : Câmbio Hilux no Engesa
olá amigos
daria para por câmbio 5m da hilux no engesa com motor turbo diesel 2.8 para ficar com engates mais precisos e macios?
abraços
Eriksom Teixeira Lima
15/05/2006, 17:10
Tem muita gente de Camper fazendo misturada dessas. Tem gente feliz.
Minha opinião é: "vai quebrar" :putz: Pense comigo, se esse câmbio aguentasse o tranco a Toyota não colocaria nos carros dela? :pensativo:
Sim, então porque ela nunca colocou na Band com motor 14B aspirado que gera meros 27 kgfm de torque?
Sim, então porque lá fora esse câmbio só equipa picapes com menos torque do qe isso?
Sim, então é por isso que lá fora a Toyota nas suas grandes picapes só usa um câmbio de 6 marchas.
Vais tentar? :parede:
Eriksom
Flavio Miranda
16/05/2006, 23:38
Eriksom,
Uma informacao extraida do Manual da Camper para "ajudar" .... :twisted:
Motor 4.1 a gasolina - 121 CV :pensativo: e...... 29 KGFM !!!!! :shock:
E minha Camper esta com o conjunto motor+tcase da Hilux... :dance:
[ ] s
Eriksom Teixeira Lima
17/05/2006, 08:14
Flávio
Eu tenho o manual da Camper, e na Internet se encontra fácil as especificações do motor GM usado nos opalas. Eu conheço a história de sua Camper.
Mas como eu escrevi, eu acho que VAI QUEBRAR! Não estou rogando praga, apenas falando tecnicamente. O motor que ele pretende tem mais torque que o seu. E o torque está lá e não necessariamente você o usa plenamente. Em trilhas, em situações fora-da-estrada, em subidas íngremes, com o veículo carregado, muitas vezes você usa. Aí está o perigo.
Minha camper foi reformada por um que diziam ser gênio. Tinha tanta merda, tanta gambiarra, que já mandei desmanchar coisas duas vezes. O cara era tão bom que conseguiu danificar o chassis da minha Camper, e ninguém nunca percebeu, mas eu precisei usar e :putz: . O cara é gênio, diziam. Depois disso, dois já me ligaram perguntando sobre carros que o gênio teria reformado. Eu só fiz contar as merdas que encontrei. Nem a Envemo/Engesa foi capaz de produzir tantas.
Se alguém algum dia responder as perguntas que fiz com base em documentação técnica, e provar que estou falando bobagem, reconheço na hora. Até lá, sem respostas técnicas, digo aos que querem tentar, "pensem, pesquisem sobre o que é cisalhamento, sobre fadiga de material". É o mínimo que podemos fazer para alertar as pessoas do risco, não é?
Cada um com sua decisão ........ tomada conscientemente :evil:
Eriksom
Tio ET,
Vc tá nervoso???...Como eu costumo dizer "o importante é não perder a F-I-L-H-A D-A P-U-T-A da calma"...Hahahahaha
Falando sério, pelo que eu acompanhei dessa história entendo que o que falta para termos um diagnóstico definitivo dessa história é sabermos qual torque o câmbio suporta...Digo isso pois pelo que eu tenho visto você está concluindo que "vai quebrar" pelo comparativo dos torques dos motores e não na informação do câmbio...
Segundo informações que eu recebi esses câmbios são utilizados por uma série de modelos toyota, inclusive alguns com 6cc...Acho que o Farias tem a lista de carros que o utilizam e pelo que sei alguns tem torque bem altos...
Outra coisa complicada de usar como argumento é o fato da Toyota nunca ter utilizado esse câmbio na Bandeirantes...Você é economista e sabe que uma decisão dessas não envolve somente o material, mas sim uma série de aspectos como o custo de importação por exemplo...Se não fosse assim porque raios a Bandeirantes estaria saindo com motor mercedes até 94 se a própria toyota já tinha lá fora motores diesel de marca própria???...Algum motivo deve ter!!!
O que eu vejo nessa história é uma válida tentativa (baseada em pesquisa nos meios que se dispõe) de adaptar no carro um câmbio mais moderno e que tenha uma redução das maiores (em valores!!!) que se tem por aí!!!
[]'s torcendo para dar tudo certo e termos essa opção testada e aprovada,
Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)
Ricardo Farias
17/05/2006, 15:09
Boa Tarde Srs,
Querido ET, vc por aqui também? creio que nosso colega estava buscando uma orientação mais tecnica..Respeito muito suas teorias, mas vamos aos fatos. :D
Para conhecimento geral a Prado S90 (Australiana) usa 14B com cambio da hilux 2.8. .. Não vou devagar PQ a Toyota não utilizou aqui...
Eu já montei mais de 1 duzia destes cambios nas mais variadas versões de motores, e sempre com muita responsabilidade, pois eu garanto a performance. A minha versão mais radical competiu nos Sertões com motor de Ranger V.6.
Asseguro que é plenamente vivel instalar o MWM2.8 com cambio de Hilux. Quem desejar conhecer uma obra prima desta adaptação, poderá ver a Camper que o Rodrigo/Jair montaram.
Saludos :D
Farias
Ricardo Farias
17/05/2006, 17:48
ET
Convido vc à conhecer nossa nova "bat Caverna", onde terei o prazer de te mostrar nosso projeto por completo , inclusive c/ a bibliografia (manuais que importei dos EUA, Australia + o software de peças da Toyota)
Se vc encontrar algum erro no nosso projeto. Eu pago sua viagem e estadia em SP. (pode vir de avião rsrsrsrs) :?
Abração
Farias
PS.: Traga outra calculadora além da 12C, com ela vc não poderá conferir o diagrama Éltético nem tão pouco comprovar a estrutura dentrítica do eixo piloto... (vc comentou algo sobre fadiga? eu calclulei isto !!)
Seguramente no final vc poderá calcular o ROI do projeto.. :D
rodrigocbt
17/05/2006, 19:05
Vou contribuir com meus R$ 0,02..
Respondendo a pergunta do tópico: Sim, é possível montar câmbio da Hilux no motor 2.8 TDI, não é nada difícil e o resultado fantástico..
Se ele guenta... bem.. teorias a parte, eu já rodei 36 mil km com esse câmbio na minha Camper, sendo 35 mil com o 4.1/S (e seus + 30 KGFM,) e agora meus primeiros mil com o motor 2.8 TDI... e tô simplesmente apaixonado com o conjunto... andar a 150/160 num silêncio de incomodar um passageiro dono de Frontier.... não tem preço..
Qto a quebrar.. .bem ainda não consegui.. tô pensando em entrar pro próximo trial pra ver se consigo... claro q pra isso vou chamar o ET pra Spotter...
Se alguém quiser conhecer meu carro... está a disposição.. é só combinar.. pq como eu não deixo ela 100% do tempo em uma oficina mecânica, não bastará ir até lá pra encontrá-la...
[]´s
Rodrigo
Atestando o óbito:
A Camper do Flávio era minha.
Fui eu quem colocou o câmbio de Hilux no motor 4.1.
Claro que comprei o cãmbio usado.
Mas tinha garantia.
E eu precisava saber se estava bom antes de terminar a garantia.
Claro que o dono do desmanche que me vendeu o cambio nem sonhava que ele iria parar atrás de um seis canecos :twisted: , pois se soubesse, talvez não daria garantia...
Fiz de tudo para ver se quebrava :twisted: :twisted:
Até uma F75 morro acima puxei, e na trilha :putz:
Acho que não quebra mais,né?? :dance:
Digo mais:
Alguém aqui acredita que o motor Hilux 3.0 tem só 116 cv?
E em Papai Noel?
Tá bem, o da 2.8 é menos forte.
Mas tem Hilux 2.8 rodando por aqui com Garret T2 e 1,1 kg de pressão.
Isso significa algo em torno de 140 cv.
A embreagem já foi duas vezes...mas o câmbio tá lá, firme e forte! :palmas:
Eriksom Teixeira Lima
17/05/2006, 23:32
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Tirando o RFarias, todos os demais estão ressoando o eco do galo que imaginam cantou em algum lugar.
Caro Alê, não precisa ouvir falar, pesquise direto nos sites da Toyota pelo mundo e descobrirás coisas fantásticas. Quando for ler em inglês, leia com atenção e dicionário na mão para não confundir five gears automatic com six gears manual :twisted:
O que eu quero ver é a seguinte especificação técnica desse câmbio "max input torque", o resto eu dispenso, inclusive experiência pessoal (sem ofensa, claro).
Se eu quisesse fazer experiência colocaria na minha Ram um FSO 4305A que serve para caminhão. Puxaria qualquer porcaria do Rio Grande do Sul até o Rio e não quebraria o câmbio. Mas bastaria eu tentar andar 50 km nas dunas do Rio Grande do Norte ou dos Lençois Maranhenses para ficar a pé. Meninos, eu sou economista, mas não sou burro, nem metido, e pesquiso antes. E sei o que é cisalhamento, e como ele ocorre. Digo mais, só saberei em teoria, pois não pretendo sofrer com ele.
Então meus caros amigos até alguém botar dados técnicos, eu digo que vai quebrar! Quem quiser que tente.
Ah, sim! Antes que alguém pergunte, o max input torque do Eaton que citei é de 43libras/pé o que dá cerca de 56kgfm, e a configuração básica de um Cummins 6BT5.9 12V é exatamente essa, mas nas Ram ele vem regulado para 63kgfm (pode chegar a quase 80kgfm. na Ram nova o motor é o 6BT5.9 24V common rail)
E para concluir, recomendo pesquisar com usuários profissionais porque eles trocam o 14b das Band, que eu acho ótimo, e para eles é uma merda: eles preferem os motores MB: Dica = torque :mrgreen:
Quanto a comentário ridículo sobre oficina mecânica, respondo no nível: VSF
Quer respeito?, respeite e não diga idiotias sem saber que merda está falando. Menos, garotinho, contenha suas gracinhas no seu círculo de meninotes. Esse papo de ficar reproduzindo brincadeiras entre amigos adultos para fazer ironias é coisa de idiota, e eu não tenho paciência nenhuma. RESPEITE PARA SER RESPEITADO. Último aviso!
Eriksom
ET,
Isso é intriga da oposição, assim que vc ligar aquela t-case NP "divorciada" os comentários maldosos vão mudar............
Precisa de coragem para resolver construir outro chassi e sumir com aquela Panhard sem-vergonha 8) 8) 8) 8) 8)
ET disse:
"Então meus caros amigos até alguém botar dados técnicos, eu digo que vai quebrar! Quem quiser que tente."
Que vai quebrar, vai. :|
Só não se sabe quando. :roll:
Talvez depois de todo o resto do carro. 8)
rodrigocbt
18/05/2006, 10:12
Eba.. .equipe do trial montada!!
Tiozinho e meninote... :roll: :roll: :lol: :lol:
E a torcida gritando: VAI QUEBRAR! Vai QUEBRAR!
Desculpe não continuar com o papo... tenho q ir andar de Camper e treinar pra não decepcionar o parceiro....
[]´s
Rodrigo
Parafraseando um amigo: "Brigar pela internet é o mesmo q competir nas paraolimpíadas, vc pode até ganhar, mas continuará sendo um retardado"
Eriksom Teixeira Lima
18/05/2006, 18:17
ET,
Isso é intriga da oposição, assim que vc ligar aquela t-case NP "divorciada" os comentários maldosos vão mudar............
Precisa de coragem para resolver construir outro chassi e sumir com aquela Panhard sem-vergonha 8) 8) 8) 8) 8)
Heck,
fala sério, do jeito que você usa, para passear nos fundos da sua casa uma vez por mês, durará para sempre :twisted:
Caio,
Tem gente que é apressadinho em tudo, é precoce, e só tem uma.
Foram-se a panhard, foram-se os tensores, foram-se as seções quadrado-tubulares do chassis, foram-se as molas com barriga, foi-se a caixa de direção do opala, foi-se o hidrovácuo, foi-se a caixa de transferência engesa, ficou um motor 14B retificado (tinha uns 600/700 mil km, durará outro tanto), e eu tenho uma Camper como ela seria se continuasse a evoluir.
No meio do caminho, meu filho ganhou um M38A1, o ex-Vitara da minha mulher recebeu algumas melhorias, inclusive retífica de motor, duas outras campers de amigos foram consertadas lá, a última inclusive ganhou eixo dianteiro novo ...... e eu ando de Dodge Ram ou de .... depois eu conto :D .
Com a idade a gente aprende ..... inclusive que dá um trabalho fdp projetar e construir um veículo. Mas ela está muito maravilhosa e valerá cada dia gasto na sua produção. Já avisei nosso amigo RF, a única coisa que não farei (e nem faço com a Ram) é rebocar gente teimosa que faz adaptações toscas :mrgreen:
[]s dizendo que o maior culpado pelo "atraso" nas obras é o Caio, de quem tirei a inspiração pro 3-link :concordo:
Eriksom
Ricardo Farias
19/05/2006, 09:49
Caros Amigos,
Atendendo a pedidos, segue em anexo alguns arquivos com dados tecnicos sobre os cambios Toyota e algumas aplicações.
Observem que um dos arquivos trata de Kits vendidos nos EUA para adaptar nos mais variados tipos de veículos. Sabemos o quanto o mercado americano é rigoroso com quesitos de qualidade e garantia.
O cambio que utilizamos é o modelo R151F, e antes que algum comediante de plantão comente algo.... não é uma alusão ao meu nome :D :D :D
ET: Vc cometeu um equivoco de digitação nos valores do cambio Eaton. Os valores são superiores e a conversão de Nm/Kg também está equivocada.
Concluindo, aprovo as iniciativas de criação e modificação de todo e qualquer veículo , desde que com o objetivo de aprimorar e não simplesmente criar aberrações.
Quem conhece o ET, jamais poderá negar o seu empreendedorismo e coragem, bem como sua intensa participação.
Não tenho criticas às suas adaptações, até porque não as conheço (muito pelo contrário...quero conhecer.. :idea: )
Na mesma forma abro nossas portas para quem desejar conhecer os nossos projetos, podendo contribuir com o aprimoramento ou quem sabe reconhecer com deferimento :concordo:
Bom final de semana à todos.
Ricardo Farias
Ricardo Farias
19/05/2006, 09:56
Srs,
Segue arquivo complementar...
Nota: Nota no Brasil temos atualmente os motores 1KZ e 1KZT com os respectivos cambios R150F...R151F
Sds
Ricardo Farias
ET escreveu:
"Foram-se a panhard, foram-se os tensores, foram-se as seções quadrado-tubulares do chassis, foram-se as molas com barriga, foi-se a caixa de direção do opala, foi-se o hidrovácuo, foi-se a caixa de transferência engesa..."
E foi-se a Camper!! :mrgreen: :shock: :cry: :parede:
FernandoRisso
19/05/2006, 11:42
Eriksom,
Gostaria de ver fotos desse 3-link, poste aqui por favor, ou crie um tópico para seu carro vai ser de grande valia a todos.
[]'s
Eriksom Teixeira Lima
19/05/2006, 15:44
Fernando
Colocarei as fotos assim que obtiver os competentes laudos do INMETRO, afinal não basta mostrar, tem de provar que funciona, caso contrário um certo "tchê" bota olho-gordo :mrgreen:
Depois da prova documental do RF eu reconheço, o R151F deve aguentar 34NM de torque, 36NM para dar um chorinho :concordo:
RF,
Foram dois erros:
- de digitação, faltou um ZERO no libra/pé, o correto é 430lb/ft que equivalem a 64kfgm
- segundo erro, fazer conta de cabeça é fazer errado. :putz:
De qualquer forma seria idiotia colocar um câmbio operando no limite superior de sua capacidade.
Segue a tabela de conversões que eu uso
lbf/ft => NM multiplica por 1,459
kgf/m => NM multiplica por 9,807
Está certa, não está?
Eriksom
[quote="Eriksom Teixeira Lima"]
Colocarei as fotos assim que obtiver os competentes laudos do INMETRO, afinal não basta mostrar, tem de provar que funciona, caso contrário um certo "tchê" bota olho-gordo :mrgreen:
Boto não, fio.
Tô até com pena tua de tanto tempo que o tal mecanico te deixou a pé :lol:
Eu ando de saco cheio dessa raça, foi um dos motivos pra vender a Camper (pra continuar com ela, iria adaptar diesel, daí já viu, mais meio ano de enrolação nas oficinas, sem contar o stress em roda disso).
Meu CJ às vezes visita eles, mas é só pra pequenos ajustes, nada de adaptação (já veio pronto).
Ricardo Farias
19/05/2006, 16:47
Fernando
Colocarei as fotos assim que obtiver os competentes laudos do INMETRO, afinal não basta mostrar, tem de provar que funciona, caso contrário um certo "tchê" bota olho-gordo :mrgreen:
Depois da prova documental do RF eu reconheço, o R151F deve aguentar 34NM de torque, 36NM para dar um chorinho :concordo:
RF,
Foram dois erros:
- de digitação, faltou um ZERO no libra/pé, o correto é 430lb/ft que equivalem a 64kfgm
- segundo erro, fazer conta de cabeça é fazer errado. :putz:
De qualquer forma seria idiotia colocar um câmbio operando no limite superior de sua capacidade.
Segue a tabela de conversões que eu uso
lbf/ft => NM multiplica por 1,459
kgf/m => NM multiplica por 9,807
Está certa, não está?
EriksomET,
Vc cometeu outros 2 equivocos.. a potencia citada não é do cambio e sim do motor 1KZ e o correto são 343NM (faltou um digito).
Ainda na linha de contribuir com mais dados tecnicos. O Cambio R151F também é utilizado com os motores 1KZT 420NM, + 1KZTE 440NM + 5LTE 480 NM (6cc diesel) (guardei o melhor para o final) :twisted:
Concordo com vc que seria uma idiotice utilizaria um cambio no limite de sua capacidade (tai uma coisa que não sou IDIOTA) Por essas e outras tomei alguns cuidados.
Quantos as contas... te enviarei via email um programa que auxilia muito em conversòes de unidades...
Abraços e bom final de semana a todos
Ricardo Farias
"Se nunca foi feito...é porque nunca tentei"...
Flavio Miranda
20/05/2006, 02:05
All,
Salvo a minha declarada incompetencia para promover estas alteracoes tecnicas nos veiculos, gostaria de registrar que o uso inadequado do piloto influencia MUITO no resultado.
Todos ja vimos jipes fantasticos quebrarem em trilhas por este motivo e aquele tiozinho seguir adiante com um veiculo original !!
Ou seja, o respeito do homem pela maquina e a humildade em buscar esta interacao eh uma arte.
[ ] s aprendendo um pouco + a cada dia....
PS.: Gustavo... a 1a marcha esta com saudade de POA.. :roll: :? :lol:
Eriksom Teixeira Lima
20/05/2006, 12:03
...
Todos ja vimos jipes fantasticos quebrarem em trilhas por este motivo e aquele tiozinho seguir adiante com um veiculo original !!
....
TIOZINHO :?: :!: :?: :!: :?: :!:
Fala sério, vc acha que com sua longevidade esses meninos te chamam do quê ?
:lol: :lol: :lol: :lol:
Já que o papo é adaptar, adaptemos aquela velha história do mágico e do tamanho da varinha = não importa o tamanho do motor, o que importa é cruzar pela erosão :mrgreen:
Fui!
All,
PS.: Gustavo... a 1a marcha esta com saudade de POA.. :roll: :? :lol:
Flávio,
Não estraga meu brinquedo!! :evil: :evil:
Bem que vc me avisou... :pensativo:
Ralado/SP
22/05/2006, 11:47
UFa!!!! Agora estou muuuuuioto mais tranqüilo...
Sou leigo no assunto de mecânica básica, e mais ainda em adaptações, porém, como tenho um 4x4 acabo tendo que dar uns "pitacos"... como não estou com $$$ pulando pra fora do bolso, tento evitar de deixar mihas notinhas na mão do mecênico. Pergunto muitas coisas para amigos que dedicam tempo e conhecimento técnico ao assunto e tento ver a relação custo benefício - desse matemática eu manjo.
Durante essa polemica toda eu quase que eu compro um trator. :putz:
Ralado/SP
22/05/2006, 13:13
esse debate todo só confirma a minha teoria... "MELHOR DO QUE SE METER A SABER DE TUDO, É TER VÁRIOS AMIGOS DE CONHECIMENTOS DIVERSOS..."
Eu gastaria um tempão e muuuuuuuitos neurônios e não chegaria à um calculo de cisalhamento, desgaste de sei lá que peça - e também de paciência de alguns amigos.
Como a parte técnica não é o meu forte, ajudo com o que sei fazer... alguem precisa de um braço forte e disposto a ajudar???
Sobre o câmbio, alguns amigos amigo em que confio e que postaram aqui dizem que é uma ótima opção, então eu repito: PODE COLOCAR que vc não vai ter problemas.
Flavio Miranda
22/05/2006, 18:37
All,
PS.: Gustavo... a 1a marcha esta com saudade de POA.. :roll: :? :lol:
Flávio,
Não estraga meu brinquedo!! :evil: :evil:
Bem que vc me avisou... :pensativo:
Fica frio Heck... até agora foi só para o Pinheirinho...! :twisted:
Neste FDS tem o encontro na Represa com trilhinha leve... 8)
Depois que trocar molas + amortecedores traseiros e pneus, a brincadeira vai ficar + divertida... :dance:
Até lá, acho que controlo a rebeldia da 1a marcha que vira e mexe quer voltar prá POA... :roll: :discordo:
[ ] s :mrgreen:
vira e mexe quer voltar prá POA
Deixa ela, ela sabe o que faz :roll: :dance:
Ralado/SP
23/05/2006, 18:48
Olá pessoal, como pude ver nesse tópico - e o fórum - tem bastante gente que é do clube da camper.. então pra ficar mais fácil de saber quem sou lá vai uma dica: LALÁ!!!!!
rodrigocbt
23/05/2006, 18:54
Entaum o ralado eh por conta da XT???
Se for, o convite pra andar na Dna Encrenca continua de pé, assim vc se anima a desmontar seu monstrinho...
Nos vemos na Camperpoca!
Abraços
Rodrigo
Ralado/SP
24/05/2006, 12:39
Rodrigo: sou eu mesmo.. e o apelido vem das ingratidões da motoka.. embora essa seja mais comportada as vezes ir pro chão é inivitável - rsrsrrssrsrsrsr
estou louco pra comnecer de pertinho a viatura depois do up-grade... já tem data certa a camperpoca???
Até logo...
PS: como o Rino ainda não está modificado te convidopra dar um rolê de negona/600..
d_fismann
13/07/2006, 15:35
Pessoal,
aproveitando o conhecimento de todos sobre câmbio, gostaria que vcs me ajudassem...
Tenho uma Hilux com eixo rígido na frente (japonesa 1995). Está turbinada e eu não consigo aproveitar devidamente o carro porque os diferenciais são 4,556 (as novas são 3,72) e muito curtos, então a 120 km/h o motor gira a 3400 rpm. Além do desgaste, temperatura, consumo e etc. Quero alongar!!
Soluções:
1.trocar diferenciais (pela minha busca, só importado)
2.trocar câmbio (pode ser interessante!!)
3.colocar um overdrive (pelo que sei só importado)
Obrigado pela atenção
Abras
d_fismann
17/07/2006, 11:14
Pergunta:
Alguém já usou nesse motor um outro câmbio que não o original??
Abras
rodrigocbt
17/07/2006, 20:46
Bom em relação ao seu problema com a Hilux vou dar uns pitacos apesar de não saber muito do assunto...
Seu câmbio já é overdrive... a relação da quinta em todas as Hilux já é menor que 1:1...dificilmente vc encontrará outro câmbio mais longo que esse....
Suas opções são: usar pneus maiores ou trocar coroa e pinhão (importados..)
Se trocar os pneus, vai alongar mas tbm vai ter um arraste maior e talvez mais consumo... entretanto é o mais simples...
Boa sorte
Abraço
Rodrigo
Rodrigo,
A overdrive da Hilux tem 0,85:1;
Na S-10 2.8, tem 0,75:1.
Na Hilux cairia bem uma 0,78:1...
d_fismann
18/07/2006, 11:15
Bom em relação ao seu problema com a Hilux vou dar uns pitacos apesar de não saber muito do assunto...
Seu câmbio já é overdrive... a relação da quinta em todas as Hilux já é menor que 1:1...dificilmente vc encontrará outro câmbio mais longo que esse....
Suas opções são: usar pneus maiores ou trocar coroa e pinhão (importados..)
Se trocar os pneus, vai alongar mas tbm vai ter um arraste maior e talvez mais consumo... entretanto é o mais simples...
Boa sorte
Abraço
Rodrigo
Rodrigo,
já uso os 33''. Coroa e pinhão pode ser uma boa... - só não sei se p/ eixo rígido na frente eu encontraria...
Aliás, o Gustavo está pensando como eu: S10 0,75. Aproveitando, alguém tem todas as relações de marcha etc da S10 2.8? Seria interessante saber p/ calcular corretamente!!!
Postei em outro tópico relacionado que vou testar o câmbio de S10 aí digo o que aconteceu... - http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18344&goto=newpost
Abras
d_fismann
23/07/2006, 21:44
Pessoal,
desisti do câmbio e peguei a relação 4,10 que um amigo tem e coloquei só no eixo traseiro (estou s/ 4x4) para sentir o carro, mas pelo que vi pode-se utilizar o mesmo diferencial no eixo dianteiro - depois confirmo. Já estou usando pneus 33'' e com essa relação, acho que o carro alongou em torno de 25%. Ainda não passei dos 80km/h, e preciso aferir de alguma forma, ou numa empresa ($$) ou com a ajuda de alguém que tenha um GPS. Estou em SP - Z. Sul, se alguém puder me ajudar a aferir, agradeço. E pretendo testar a relação 3,72 se eu achar...
[ ] ' s mais tranquilos e alongados e quase resolvendo um problema antigo...
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