icaro_victor
23/03/2019, 13:54
Olá a todos, sou novo aqui, acabei de adquirir uma Grand Vitara 2009 2.0 4x4, já tinha em mente o seu motor não ser tão forte para um carro da quele tamanho... Achei muito lento para ultrapassar e subir morro, então pensei em trocar o motor pelo 6 caneco 3.2, mas creio que irei precisar de trocar o chicote e reconfigurar a ECU, então estou pensando em turbinar ou montar um Supercharger para ganhar mais torque, é uma boa ideia?
Ola,
Motor da V6 vai precisar trocar o cambio tb.. uns 15k.. acho besteira, sem falar da eletronica, módulos, chicote.. vai ser um custo sem fim e um carro cheio de "ajustes" eletronicos pra seu painel não virar uma árvore de natal.
Turbo ou supercharger: TURBO!
O turbo é muito mal visto e se bem dimensionado vc não terá problemas. Daí vão dizer que o turbo só abre em alta e vc toma soco e tal.. oras.. existem diversos tipos de motores, potencias e diversos tipos de turbos (estou apenas vomitando as informações digeridas que sei, nunca puz a mão nesse tipo de equipamento, mas colocando as informações de quem tem muito anos de prática e teoria: Michel Maciel).
Se vc colocar um turbo pqno ele vai abrir rápido em baixa. Se colocar um turbo bem equilibrado, um pouco abaixo em capacidade (não em pressão) do que o seu motor oferece, no caso o j20a, o FUSIVEL de estouro ou estrago de peças será o TURBO! Ou seja, turbo não explode motor, como foi mal famigerado.
Tendo o mesmo j20a como exemplo, se colocar um turbo grande o FUSIVEL do colapso será o MOTOR! Ai sim a m.. está feita. filosofia de montagem de muitos preparadores.
Quanto a pressão vai de tato e longo prazo de testes, dinamometro pra se chegar num bom denominador comum entre potencia desejada e explosão (de algum componente).
Assim, tudo bem equilibrado e ajustado vc não tera problemas com turbo.
Uma vez falaram de turbinar a 3.2.. mas rapido desistiram.. 1o. pq nao tem muita lógica, o carro já anda bem, e depois pq ficaria com mais de 350cvs.. uma suv? kkk faça seguro de vida!!..
Mas turbinar o j20a é uma boa ideia sim! Mas lembre-se que tem q mudar muita coisa pq so colocar a turbina no motor vai deixar algum ponto de gargalo. Além da admissão de ar melhorada, não se pode esquecer do dimensionamento do escapamento, dimensionar o coletor de exaustão (primordial), que pouca gente faz e se estrepa.
Há kit para 220cvs finais em j20a com bicos novos dimensionados, modulo aem f-ic6, turbina garret gt2559s, pressurização em inox, coletor de escape, downpipe, radiador de oleo de cambio e mangueiras por R$ 9500.. não sei se é instalado, mas dizem ser uma otima configuração e satisfação garantida. O duro é achar alguem pra instalar direito.. sugiro procurar o Michel no tatuapé, rua Caçaguera, 761, que é fera.
O vendedor desse kit está no nordeste, prefixo 84 98126-0693
Sem mais,
Boa sorte!
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