Ver Versão Completa : ALONGAMENTO DE DIFERENCIAL
Prezados,
Estou pretendendo alongar o diferencial da minha Band MB 314, 4 marchas. Tenho lido sobre este assunto e estou certo de que para minha utilização terei melhor desempenho. Ocorre que não tenho nenhuma informação técnica disponivel. Peço portanto ajuda de voces:
Informações gerais sobre este procedimento
Oficina no Estado do Rio que realize este serviço.
Opiniões
André 4Runner RJ
15/05/2006, 11:12
Caro Jaime,
Tive que alongar os diferenciais da minha 4Runner e recorrí aos serviços da Cardan Rio, que está mais que gabaritada para o serviço.
Lá eles possuem todo o maquinário para deixar o eixo cardã forte e balanceado.
Abraços,
André
Acho que cada um esta falando uma coisa...
O Jaime que deixar o veiculo com a relação final mais longa para ter um giro menor de motor menor.
Ai ou troca as relações de diferencial mesmo ou coloca penus de meior diametro, isso se não trocar o cambio por um que tenha uma relação final mais desmultiplicada.
E o André falou sobre o cardã que não muda nada a relação final, normlamente se alonga o cardã quando se levanta a suspensão e o cardã original fica curto.
De fato o Wallace tem razão. O que desejo é tornar a relação final mais longa de modo a rodar em rotações mais baixas. Não quero trocar a caixa, o custo é muito elevado. Li um e-mail, outro dia, acho que no Toyoteiros, em que alguem mostrou um resultado muito bom com este procedimento. Preciso de informações.
Jaime ,
A Trilha e Tração http://www.trilhaetracao.com.br/ vende um conjunto de coroa e pinhão com relação mais alongada.
Um colega da Toyoteiros comprou e me lembro que ele comentou sobre o acabamento que não era ( ou é ) lá essas coisas.
Mas funcionou !
[]´s
Jun Okada
16/05/2006, 00:03
Jaime,
O meu mecanico ficou preocupado em alongar a relação pelo fato do motor ser muito forte (OM314). Tenho visto discussões e vejo que alonga-se sem muitos problemas, mas caso eu o faça acho que tem que ser com mecanico com experiência no assunto. Numa lista de discussão vi sugerido conjuntos de engrenagens 12x35 Coniflex, num serviço em Sampa. Caso vc queira posso verificar o telefone. Outra hipótese é usar 33' que melhora também, mas aí sim tem que balancear o cardan.
Abraços
Quanto ao preço, alguém sabe, quando troca a relação tem que trocar no eixo dianteiro e trazeiro, me disseram que tem 12x35 e 13x35.
Caseiro
Tem que trocar nos dois eixos ou não vai mas poder andar em 4x4 sem correr o risco de quebrar algo.
Jaime,
O meu mecanico ficou preocupado em alongar a relação pelo fato do motor ser muito forte (OM314). Tenho visto discussões e vejo que alonga-se sem muitos problemas, mas caso eu o faça acho que tem que ser com mecanico com experiência no assunto. Numa lista de discussão vi sugerido conjuntos de engrenagens 12x35 Coniflex, num serviço em Sampa. Caso vc queira posso verificar o telefone. Outra hipótese é usar 33' que melhora também, mas aí sim tem que balancear o cardan.
Abraços
Caro Jun,
Entendi ao final que voce sugere pneus 33", é isto mesmo? Neste caso, porque balancear o cardan se não estou alterando nada?
Seguinte jaime,
O pessoal ta te complicando um pouco....
Vamo por partes
1) Pra alongar o diferencial vc em pratica não alonga nada, só coloca engrenagens menos reduzidas dentro dos diferenciais. Se faz isso quando se pretende uma velocidade final maior e menos redução na marcha lenta. Pra fazer isso vc vai em qq loja que vende peças de Toyota Band e pede por relações mais longas para os dois diferenciais.
2) Outra coisa que vc pode fazer que vai ter um efeito similar é aumentar o tamanho dos pneus. Pra fazer isso vc vai precisar levantar o carro uns 10cms de algum jeito. Seja por jumelões, seja por calço de carroceria ou pelos dois juntos. Tb teria que trocar os amortecedores por maiores (recomendo os da Ranger argentina). Tb vai teer que balancear o cardan, mas isso é barato e facil. Ou seja, vai gastar ai uns 3-4 paus entre pneus, peças e serviço. A Band fica com outra cara e bem mais apta pro offroad. E tb fica mais "alongada".
3) Agora se c alongar os diferenciais e ainda colocar pneus 33 acho que ela vai ficar muuito fraca, então pense bem no que vai fazer pra não se arreoender depois.
Abraços
Colocar jumelos maiores deixa mais dura e prejudica o trabalho da suspensão, o ideal é no minimo fazer uma mola mestra maior, ai pode usar um jumelo um pouco maior.
Calços de carroceria também não é o melhor a fazer por segurança.
Concordo com tudo que vc falou, se morasse nos EUA com certeza teria molas maiores, mas não conheço nenuma empresa em SP que faça isso, ja liguei para varias fabricas de molas e nenhuma se propos a fazer molas maiores para a band.
Jun Okada
17/05/2006, 23:16
Jaime,
Qdo vc levanta o carro, seja por jumelos maiores, calços ou pneus, os cardans aumentam a inclinação,principalmente nos jipes curtos, dando uma trepidação a 60 a 80 km/h.
Minha Band tem jumelos altos, pneus 31" e relação original. Como não tenho velocímetro aferido mas consigo no máximo 100 km/h a 3000 rpm no plano.
A FJ e outras não fariam?
O Seba madou fazer uma mestra maior para a Navajo dele, só não sei onde fez.