PDA

Ver Versão Completa : Manutenção de 48 mil Km de Cherokee Sport



COUTINHO
14/05/2006, 21:49
Meus caros, diante de consultas sobre troca de oleos , procurei inteirar-me com voces e com o Manual, sobre tipos de oleos e lubrificantes. Muito complicado, até que procurei uma firma especializada na região serrana do RJ. Pois bem, aqui na cidade do Rio, firma credenciada recomendava troca de oleo de diferencial, caixa de transferencia, etc., tudo caríssimo.
Na firma a que me referi acima, troquei (0lts ) de oleo do motor(Shell Helix Plus 10W40 - R$ 155,40 - e 02 litros de ESSO ATF Dexrom III para a caixa de transferencia - R$ 37,00 , totalizando, R$192,40.

O mais surpreendente é que apesar de eu haver solicitado troca de oleo dos diferenciais, a firma em causa, disse-me que não era necessário naquela quilometragem(48 mil) e como eu insistisse, mostraram-me a qualidade do oleo existente, recomendando-me apenas que a cada 12 mil Km, quando de troca de oleo do motor, verificasse. Inacreditável que uma firma do Rio credenciada pela Chrysler houvesse recomendado fazê-lo( R$ 165,00 por litros).

Esta mensagem visa apenas informar .

Saudações

Coutinho

ferrari10
20/05/2006, 23:23
Rapaz, há anos que trabalho com isso. Siga o manual. Absolutamente não confie em ninguém. Na dúvida, ligue para o 0800 do fabricante. Veja você : tenho uma Toyota Hilux. Com 44.000km mandei trocar o óleo do diferencial e caixa. O mecânico da "especializada" disse que não era necessário trocar o óleo do diferencial nessa quilometragem, poderia rodar mais uns "20.000km". Mas, veja, o carro é meu ( nesse caso) e não corro mesmo riscos em função de R$150,00. Não vale a pena. A vida útil de um óleo lubrificante é limitada. Na caixa ou no diferencial, o óleo não suja, pois são unidades "seladas", então, você olha o óleo, e ele esta "novinho", mas, o que protege são os aditivos que você "não vê". Estão dispersos no óleo - São aditivos anti-desgaste, anti-espumante, anti-oxidação, de extrema pressão e etc. Com certeza, após quase 50.000 km, eles já estarão no final da vida útil. Siga o manual e nunca "paupites". Minha opinião? Volte lá e troque o óleo ! E, não esqueça de engraxar a cada 3.000 km. Outra coisa, sua Cherokee é a gasolina ou diesel? Se for a gasolina, o Helix Plus esta ok. Troque com 5.000 km. Se for diesel, deveria ter usado o Rimula X. Também com 5.000 km.

Wallace
21/05/2006, 14:59
5.000 normalmente é muito pouco para trocas de óleo.
Trocar oleo antecipadamente não tem vantagem nenhuma, pois na recomendada já se tem uma boa margem.
Trocar antecipadamente é ruim para sua carteira e ruim para o meio ambiente.