PDA

Ver Versão Completa : Perguntas de um PKPeiro iniciante



Allan Cavalcanti
14/05/2006, 21:44
Pessoal
Como sou iniciante e estou buscando infomração para comprar minha primeira pkup gostaria que alguém me desse algumas dicas para o meu perfil de uso:

- estrada de barro e atoleiro: rarissimamente. Usarei como carro de família urbano pois uma minivan nào dá conta da minha bateria e caixas de som e bicicletas e tralhas que carrego. Só me resta comprar uma cabine dupla. Tenho espírito aventureiro e talvez passe a fazer trilha no futuro mas não é o objetivo agora.

- gasolina ou diesel: tenho uma dúvida infernal aqui. Sei que o diesel é mais econômico e o motor dura mais mas não sei se para o meu uso ter uma PKP diesel ou gasolina é relevante...alguém pode me dar uns prós e contras ?

- marca: um item que preciso é um pouco de conforto mas me preocupo MUITO com custo de manutenção e o teror de ficar esperando peças virem do exterior... não dá prá ficar sem carro. Inicialmente estou orientado para uma Ranger ou S10. Mas me agrada muito o visual da Hilux. A L200 por motivos inconscientes não estou considerando, mas não tenho uma razão definida. A Hlux e L200 me parecem bem mais caras...

- durabilidade: uma PKP, quando ela é velha (em termos de km para gasolina e diesel) ?

- combustível: vai ter gente de excomungando mas colocar GNV é recomendável numa PKP a gasolina para ganhar economia ? e os efeitos colaterais negativos além do roubo do espaço existem ?

- penso em gastar até uns R$ 50 mil.

Daria para dar umas dicas ? Valeu, Allan :D

Dieselboy
27/05/2006, 02:50
Amigo, existem vários tópicos aqui no fórum discutindo comparações de cabines duplas, dá uma pesquisada que tem muita informação valiosa.
Mas para não ser mal educado vou te responder de forma bastante suscinta;

1) Opta por uma 4x4, não interessa se vc é trilheiro ou só roda no safalto, em geral é muito mais fácil na hora de vender negociar uma 4x4 do que uma 4x2!!! e olha que a maioria esmagadora dos proprietários preferem este tipo de configuração mesmo rodando 90% do tempo em asfalto.

2) Novamente entra em questão o momento da revenda, portanto dá preferência a um modelo diesel, pois o combustível é menos caro, este tipo de combustível não tem tantos problemas de adulteração quanto a gasolina, tem uma autonomia muito maior, o preço de uma canine dupla diesel não deprecia tanto como uma a gasolina (pode conferir nas tabelas), em geral motores diesel são muito mais duráveis, resistentes e confiáveis do que os movidos a gasolina, é claro que tudo vai depender do uso!!!

3) S-10 com motor sprint é uma boa pedida, econômico, veloz e durável, as peças e a manutenção são um pouco salgadas, mas se equiparam aos concorrentes, a vantagem é que vc encontra fácil peças em qualquer revenda chevrolet. A suspensão dela é muito molenga e de certa forma insegura se vc pisar um pouco mais fundo no acelerador. A Ranger é a mais confortável, mas a que vem com motor maxxion 2.5 é bem chocha, melhora um pouco na versão 2.8, mas o motor maxxion não é dos mais duráveis que existem, portanto cautela!!! A Hilux (antiga) é dura, mas aguenta pau, pois seus componentes são superdimensionados, em termos de acabamento é espartana, pois é mais voltada para o trabalho, mas é bem resistente e não costuma dar problemas, mas quando acontece, prepara o bolso que a paulada será bem doída.

4) Quanto à durabilidade geralmente pick-ups por serem utilitários são mais resistentes que carros baixos, porém é óbvio que tudo depende do uso e da manutenção que o dono anterior tinha com ela. Quem compra uma cabine dupla em geral o faz pensando em viajar, por isso não se assuste se encontrar alguns modelos 99 ou 2000 com 200.000 kmou até 300.000 km, como já te disse tudo depende de como ela tratada, mas em geral elas SEMPRE estarão bem mais rodadas que um carro do mesmo ano. Desconfie de kilometragens muito baixas, observa o funcionamento da reduzida, tração, verifica o estado da suspensão (amortecedores, coxins, buchas) pois ´so assim vc vai ter idéia se ela era uma camionete de passeio ou uma de trabalho.
Boa sorte na aquisição e até mais, não esquece de procurar mais informações aqui no fórum!!!

PS - Não comentei nada sobre GNV porque nunca utilizei.

Allan Cavalcanti
27/05/2006, 09:53
Amigão valeu pelas dicas. Estou me inclinando por uma Ranger Powerstroke. Andei em algumas S10 mas achei um pudim mole... A Ranger me pareceu melhor em suspensao e o motor PS tem tido boas referências de usuários. Estou catando tudo qto é site de informação e bate bem com o que vc falou.

Sobre o GNV, somente colocaria se o carro fosse gasolina. Os proprietarios com quem conversei nao disseram ter problemas graves - o maior é o de quando o motor está frio e dar uma morrida de vez em quando. Depois de quente nao tem problemas e o desgaste do motor é normal.

Dieselboy, obrigado pela atenção.

Abraços

Allan

Edintruder
27/05/2006, 12:17
Concordo com quase tudo com o que o Dieselboy escreveu, apenas contrariando a realidade do motor Maxiom. Ele colocou que o maxion não é resistente, mas isso não é verdade. O que acontece é que em 96 foi isntalado esse propulsor na F-1000 e na comparação com o MWM ele perdeu em torque e durabilidade final, porém era o Maxion Euro I e as Rangers 2000 em diante vem com o Euro II. Mosmo o antigo, equipou as Sprinters por mitos anos, e encontra-se dessas vans rodando por aí com mais de 300.000 km com o motor std ainda. Te digo que o Maxion aguenta muito mais que as propostas diárias exigem, tanto que já tem muitos Jeeps com esse motor.
Com o valor que colocasses, tenta uma Ranger 2.8 2002.
As L200 consomem bastante e tem uma manutenção mais cara. As Hilux são menos confortáveis, principalmente pela falta de espaço no banco traseiro.
As Frontiers são muito boas como as S-10.
Por conforto, menor consumo e menor custo de manutenção a S-10 é melhor, mas a Ranger não fica atrás, pois possui um consumo equivalente, maior durabilidade mecânica mesmo com o Maxion 2.5 (como a minha) e uma ergonomia melhor.

Allan Cavalcanti
27/05/2006, 14:53
E o que vcs diriam do motor Duratec 2.3 16 V que agora vem com a Ranger ? Sei que há somente tração 4x2 para estas pkp´s, mas os proprietários delas se dizem bem satisfeitos (e o perfil de uso normalmente é só asfalto e uso familiar / viagem). Vcs tem alguma opinião sobre estas ?

Há algum tempo a Ford descontinuou os V6, que pelo que vejo, tinha bastantes seguidores... a versão 210 CV deixou viúvas, mas bebia pra KCT !!! Os 2.3 16V de hoje fazem em média 9/10 km o que acaba com o probelma de consumo, mas fica a questão de durabiliade e manutenção.

Alguma dica ?

Vlw

Allan

Walter L. L. Casitta
27/05/2006, 15:26
Allan Cavalcanti,

Esse motor é muito bom, mas esse 9/10km/l é o consumo de uma Ranger diesel. Não acredito que uma Ranger com motor a gasolina alcance os 7 km/l. Esse consumo de 9/10Kml é o consumo de um automóvel 2.0 por exemplo que pese no máximo 1400Kg e com um perfil aerodinâmico muito melhor que o de uma picape como a Ranger.

Edintruder
27/05/2006, 15:54
Allan,
Confere bem isso porque está parecendo conversa de vendedor. De qualquer forma esse motor tem pouco tempo de produção aqui no Brasil para ser ter uma idéia dessas, mas se tirares uma base com os Rocan deve passar bem perto. Eu não acredito que hoje em dia ainda existam motores ruins, existem os beberrões e os que são compráveis. Mas pensa bem, pois com esse duratec peça só em concessionárias!
Até um V6 2001 com 210cv e kit gnv é melhor opção.

Dieselboy
28/05/2006, 01:41
Allan

Parabéns pela tua escolha, aliás excelente escolha diga-se de passagem, aproveito a ocasião para dizer que fico muito feliz se de alguma forma pude te ajudar, pois acredito que este é o objetivo-mor do fórum, a troca de experiências vividas por proprietários que realmente utilizaram seus veículos nas mais diferentes situações e conhecem de fato os prós e contras de suas máquinas, e não se baseiam somente em resultados ou “testes” obtidos com meia hora de direção como os realizados por inúmeras revistas “especializadas” no assunto.

Abraço a todos torcendo para poder continuar sempre esta salutar troca de experiências.

Dieselboy
28/05/2006, 01:45
Edintruder

Quando questionei a durabilidade do motor Maxxion, confesso que realmente o fiz baseado na utilização que a Ford fez na F-1000. Para explicar melhor a minha colocação vou contar a seguinte experiência por mim vivenciada; lembro que um amigo meu (o Turko de Maringá - PR) comprou uma XLT 96 com este motor acreditando que ele teria a mesma performance e durabilidade do MWM 229, ele até me pediu referências a respeito do Maxxion, mas pelo fato deste estar sendo utilizado pela primeira vez na F-1000 me isentei de fazer comentários, pois como aprendi com meu velho pai “nunca deve-se elogiar a mula antes dela subir a montanha”, portanto já viu o tamanho da responsabilidade não é mesmo?

Passados alguns meses e mesmo sem obter um aval técnico mais apurado ele resolveu arriscar e a adquiriu assim mesmo, no início foi só alegria, mas após 1 ano de uso e cerca de 50.000 km rodados, os problemas começaram a se evidenciar, o primeiro deles foi o excessivo número de vazamentos que o motor começou a apresentar. Lembro que ele trocou inúmeras vezes as juntas e os retentores na tentativa de solucionar o problema, mas de nada adiantava, pois os vazamentos “sumiam” por algum tempo, mas voltavam novamente após algumas semanas. Resumindo, ele foi “levando” esta situação por mais um ano quando no meio de uma viagem o motor Maxxion “abriu o bico” aos 110.000 km e teve que partir para a retífica. Edintruder, tenho quase certeza que você deve estar se questionando, mas esse cara devia ser um “cavalo” para dirigir a camionete, não é mesmo? Pois pasmem o cara era um mala, chato que só vendo em termos de cuidado e mimo com a sua camionete a tal ponto que chegava a irritar, e detalhe ele rodava apenas em asfalto!!! Carga pelo que me lembro a única que ele fez foi a sua mudança de mobília para uma nova casa que tinha acabado de construir. O que aconteceu ou quais fatores desencadearam este desgaste prematuro? Não faço a menor idéia, o fato é que aqui na região onde moro (noroeste do Paraná) uma F-1000 XLT 96 como a que ele tinha é cotada pelo mesmo valor de uma F-1000 Super Série 94, e geralmente o proprietário tem que ter muita paciência para poder vendê-la. Pode parecer piada, mas a fama de problemática desta camionete se espalhou tanto que até as Marias Óleo Diesel (como nós as denominamos por aqui) tem conhecimento dessas “histórias” e é claro aproveitam para tirar uma onda da cara dos agroboys que tem uma F-1000 HSD!!!

Muita “hora nessa calma” pessoal, não estou querendo com estas palavras “descer a lenha” no Maxxion ou inferiorizá-lo frente aos concorrentes, pois criticar e apontar os erros depois que eles surgem é moleza!!! quero ver é achar uma solução que resolva ou pelo menos evite o surgimento deste tipo de problema. Pessoalmente acredito que este motor deva ter pontos positivos, o problema pelo que me consta é que a sua utilização na F-1000 foi subdimensionada pelo departamento de engenharia da Ford. Agora levanto a seguinte questão; de que inteligência rara terá nascido a idéia de utilizar um motor 2.5 em uma camionete do porte da F-1000? É isso mesmo pessoal! estou questionando a sensatez da equipe de engenharia da Ford, será que nenhum de seus renomados e célebres engenheiros observou este “detalhe”? Será que não testaram esta configuração em diversas situações por pelo menos 200.000 km no mínimo, antes de “jogá-la” no mercado? Que mancada hein Ford?

Pelo que o Edintruder mencionou este motor também é ou pelo menos era utilizado na Sprinter e que nesta configuração ele poderia chegar aos 300.000 km!!! Mas ponderemos, com certeza nesta história deve haver um porém!!! será que os componentes destinados ao motor da Sprinter são exatamente os mesmos montados no motor que era utilizado na F-1000? Bomba, intercooler, pistões, bielas, pressão da turbina, taxa de compressão? Se alguém souber responder por favor não hesite, pois caso estes componentes sejam diferentes encontramos a real causa do problema!

Outro detalhe, salvo engano, o Land Rover Defender também utiliza este motor 2.5 inclusive com a mesma potência que vinha na F-1000, ou seja 115 CV, mas por que raios não há relatos (pelo menos eu desconheço) sobre estes problemas (desgaste prematuro, vazamentos, etc) neste tipo de viatura? Certamente porque os componentes foram redimensionados!!!(???)

[ ]´s ansiosos esperando novos comentários!!!


PS – Lembrei de um cara que era um verdadeiro “animal”, um “cavalo” para dirigir sua F-1000 com motor Maxxion, aliás eram 3, um pai e 2 filhos. Coitada da camionete!!! Esta sim nasceu para sofrer, era ”pau” dia e noite, o pai a “detonava” no trabalho da fazenda e os filhos “agroboys” a “surravam” nas noitadas de Paranavaí. Quanto tempo ela durou na mão deles? Até onde sei em dois anos de uso e abuso o motor tinha sido retificado 3 vezes!!!

Walter L. L. Casitta
28/05/2006, 08:24
Dieselboy,

Se você pesquisar pelo fórum vai encontrar um monte de relatos iguais ao seu falando mau desse motor e outro monte que falam bem. Quase sempre os que não gostam nunca tiveram uma picape com esse motor. É sempre a mesma história. Da pra entender?

Allan Cavalcanti
28/05/2006, 11:40
Walter,

Eu tenho 3 ou 4 amigos que usam o motor Maxxion nas Ranger. Inclusive os caras estão "puxando" para que eu faça parte do clube. E realmente, quando o cara tem um nunca vai meter o pau no seu próprio patrimônio. A não que fiquem muito evidentes os problemas, normalmente os proprietários dos motores Maxxion nas Ranger normalmente fazem elogios rasgados e aí fica o sectarismo: os que tem Ranger sacaneiam os que tem S10 - que realmente me pareceu um pudim (ó eu aqui já metendo o pau), os que tem Hilux falam dos que tem S10, que por sua vez... e por aí vai.

O que eu penso que vale mesmo é o aprendizado próprio e a formação da sua própria opinião baseado no que vcs - mas experientes e que viveram seus próprios erros e acertos - já viveram. E depois, quando eu estiver com mais tempo de janela, a minha vivência vai me levar a algumas conclusões, que provavelemtne vou disseminar como a "desculpe mas esta é a minha experiência". E aí essa filosofia de boteco de beira de estrada se repete, repete, e repete para o próximo que aderir ao priapismo, ou seja, o fato de ficar de se estimular com o PKPISMO (essa foi phoda).

Bem depois disto tudo, aviso aos navegantes: vou comprar uma Ranger PowerStroke :dance: !!!!!!! Só preciso ver até onde o meu orçamento aguenta ou se a firmar vai quebrar !!!! :putz:

Ainda não sei nada de bielas, coxins, diferencial, etc etc. Daqui a algum tempo, quem sabe, poderei ser um contribuidor com vcs tem sido comigo. :idea:

Por isso galera, continuem dando luz para as trevas dos begginers como eu. Este site é muito bom mesmo, mermão. :palmas:

Abração a todos.

Allan

Dieselboy
28/05/2006, 17:47
Walter

Realmente você está certo quanto aos inúmeros relatos que existem sobre o Maxxion HSD, porém tudo que mencionei anteriormente pude presenciar e ver de perto, ninguém me contou. Por outro lado é claro que o Turko gostava de pisar fundo e quando estava se arrastando na estrada o ponteiro do velocímetro marcava no mínimo 120 km/h!!! Se isso foi o fator determinante para "detonar" o motor dele como já disse anteriormente não sei, mas Walter eu te pergunto, se o motor é HSD (High Speed Diesel) não deveria ao menos suportar o regime de velocidade que a sigla sugere?

Tem um dono de oficina aqui em Paranavaí que tem uma F-1000 HSD, o cara sempre “anda na boa” e ela está bem próxima dos 200.000 km!!! Pelo que me parece tudo depende do uso, mas a pomposa sigla HSD parece estimular os proprietários ao abuso do veiculo e não ao uso racional do mesmo. Pessoalmente acredito que isto seja culpa da própria fábrica por não orientar com certos parâmetros os marketeiros que elaboram as campanhas publicitárias que visam sobretudo conquistar compradores contemplando somente aspectos como desempenho e velocidade.

Novamente concordo com você quando diz que geralmente quem não gosta desse motor é porque nunca teve um. Realmente acredito nessa possibilidade e geralmente valorizo muito mais a opinião de alguém que já tenha utilizado o produto àquelas de pretensos conhecedores do assunto, infelizmente a propaganda negativa que estigmatizou este motor (pelo menos aqui na região) foi tamanha que acabou sendo o fator limitante para que eu não o adquirisse.

Em contrapartida reitero aquilo que havia dito anteriormente, acho que a sua utilização na F-1000 foi subdimensionada pela Ford!!! Tanto é verdade que logo após esta “mancada” a Ford o retirou da linha de montagem e continuou utilizando apenas o MWM Série 10.

Valeu pessoal, [ ] a todos e até mais!!!

Walter L. L. Casitta
28/05/2006, 19:20
Walter eu te pergunto, se o motor é HSD (High Speed Diesel) não deveria ao menos suportar o regime de velocidade que a sigla sugere?

Ele suporta sim com tranquilidade. Eu pelo menos sempre viajo com o conta-giros marcando entre 2500 e 3000Rpm sendo que em algumas ultrapassagens chega aos 3500Rpm. Meu motor está com 115.000Km e está novo. Nunca teve nenhum tipo de vazamento de óleo. Muita gente aqui no fórum que tem o pé muito mais pesado que o meu e pode confirmar isso.

Se você que tem F1000 anda acha 2500Rpm pouco, então esse pode ter sido também o problema das F1000 HSD.

Por fala em F1000, que tal colocar as fotos da sua com o BL de 4”. Já passarem por aqui muito interessados em instalar um BL na F1000.

Edintruder
28/05/2006, 21:41
Dieselboy escreveu:
Walter eu te pergunto, se o motor é HSD (High Speed Diesel) não deveria ao menos suportar o regime de velocidade que a sigla sugere?


Eu rodo sempre acima de 130km/h sendo que na última vez que fui ao Chui rodei por mais de 100 km na velocidade máxima da minha Ranger com 4 ocupantes mais bagagem. Aproveitei o retão e colei o pé direto, só aliviei por um ou outro momento pelo trânsito esparso que havia. Rodei cerca de 35 minutos a 160 km/h com o giro a 3900 rpm, sem abrir o bico, temperatura se elevar e com uma média de 6,5 km/l. Ando sempre espetando a caminhonete e por mim eu sei bem o que aguenta. Para teres uma idéia, a minha ex Saveiro quebrei os anéis de dois cilindros, e após retífica, antes de fechar a garantia ovalou os cilindros. É aquela coisa, por enquanto tá aguentando muito bem.
A maioria do pessoal que critica esse motor é porque nunca teve um e se baseia nos contos de algum conhecido do vizinho do amigo, e o motor é tão bom que está aí o 2.8 PS que ninguém reclama, e é exatamente o mesmo 2.5 HSD. E o mais interessante disso tudo, é que cerca de 70% de proprietários de Ranger quando trocam de caminhonete, vão novamente de Ranger!
Sei de uma outra coisa, L200 não agüenta o que uma Ranger agüenta. Vale rever como é feita a manutenção das F-1000 por aí. A maioria do pessoal troca os filtros quando entope! Daí não tem motor diesel que resista mesmo.

Pequeno jr
30/05/2006, 18:14
Não entendo esse povo que fala dos HSD baseado nos Achismos (etâ portuguesinho) ou de pessoas que não sabem Andar e nem Manter um motor a Diesel.

Pois bem, a minha Ranger 99 chegou aos 212.000 Km Rodados, sem até o momento não ter dado “NENHUM” problema e muito pelo contrário, só tem me dado satisfações. Como o Edi falou, quando ando na viatura sem a família, o meu pé direito cola lá embaixo no assoalho, sem me preocupar com consumo e tão pouco velocidade ou giro do motor. É como diz a música ..." 110, 120, 160... so pra ver até quando o motor aguenta"... e o melhor de tudo isso, é sem ter historia de temperatura subir e etc. Com a família dentro do carro é diferente, ando na media dos 100km/h ou no máximo 110km/h.

A única coisa que sei do meu veiculo que sei que tenho que fazer é mandar fazer uma limpeza na bomba injetora, pois a criança ta fumaçando um bocado, mas no quesito rendimento está andando bem D+. Como o meu mecânico diz, da forma que to levando a Ranger, com certeza o motor vai chegar e passar dos 300.000 km, só que ai ela não vai estar comigo mais, tenho que ir para uma 2.8 PS até o final desse ano.

Rodo muito aqui pela região do DF e GO e sempre que possível faço algumas viagens pelo Brasil (Dia 26/06 Rio de Janeiro pela 2º vez esse ano), sem ter que me preocupar com questão de motor andando sempre na casa dos 3.000 RPM + ou - 130km.

Quem tem viaturas a Diesel só tem que lembrar dos seguintes fatores: Troca de Óleo do Motor no máximo no intervalo de 6.500km entre uma troca e outra. A cada troca de Óleo trocar também Filtro de Óleo, Filtro de Combustível e Filtro de Ar.

[]’s

Dieselboy
30/05/2006, 21:09
Walter escreveu:
Ele suporta sim com tranquilidade. Eu pelo menos sempre viajo com o conta-giros marcando entre 2500 e 3000Rpm sendo que em algumas ultrapassagens chega aos 3500Rpm. Meu motor está com 115.000Km e está novo. Nunca teve nenhum tipo de vazamento de óleo.

Que bom que a tua camionete se encontra neste estado, mas com certeza você também há de convir comigo que você deve ser muito cuidadoso com ela, não é mesmo? Pois existem proprietários e proprietários.



Walter escreveu:
Se você que tem F1000 anda acha 2500Rpm pouco

2500 RPM pouco :shock: ??? Hehehehehe!!! Walter, minha época de agroboy passou há muito tempo e já viu né? Quando a idade da responsabilidade chega não tem jeito, atualmente sou uma tartaruga na rodovia, sério mesmo!!! Da forma que eu dirijo hoje será muito mais fácil ser multado por rodar em velocidade inferior à metade da máxima permitida do que por rodar acima da permitida. Isto porque quase sempre rodo carregado e correr com carga na estrada (pelo menos nos locais por onde eu rodo) é brincar de roleta russa. Quando estou sem carga até arrisco uns 120 km/h no máximo!!! A F-1000 chega a muito mais, mas o fator limitante é o consumo, do jeito que ando (110 km/h) e sem carga ela faz até 11 km/l na estrada (sem ar, com ar ligado cai para uns 10 km/l).

Quanto às fotos, terei o maior prazer em postá-las neste fórum (assim que me sobrar um tempo), o único problema é que terei de passá-las para o formato digital, pois as únicas que possuo são “analógicas”, pretendo voltar em breve para Salto del Guairá para adquirir uma digital por lá, não sou louco para pagar o dobro do preço em uma digital por aqui, pois como todos sabem metade desse custo é somente imposto!!! E pagar imposto para bancar a campanha de políticos corruPTos é que eu não vou mesmo!!!

[ ] a todos e até mais.