PDA

Ver Versão Completa : Rodas e Pneus para o Engesa



Ricardo Cubas
31/01/2004, 15:27
Bem pessoal ...
consegui achar o meu engesa.
Tá bonito mas tem umas coisinhas pra fazer. A começar pelas rodas e pneus. E aí preciso de ajuda. Qual a roda e pneu mais apropriado para o engesa considerando que rodarei 50% na terra e 50% no asfalto. Ah e claro muito importante é ter aqula aparencia de grandão né.
Se alguem puder mandar fotos tambem agradeço.

haundrich
31/01/2004, 16:44
Caro Ricardo Cubas

Bem vindo ao forum e parabens pela sua nova aquisição.

Sobre pneus, o que eu lii (ainda não experimentei) até agora, os BFgoodrich Mud foram os mais bem cotados. Mesmo se tratando dos 50% no asfalto. Gostei mais do Mud do que o A/T, nessas minhas pesquisas. Mas o preço é uma cacetada. O autor do site afirma a durabilidade deste pneu no asfalto de 100.000 km. Muito bom.

Veja este site do camper, avaliação: http://www.camper.com.br/dicas/pneu2.htm

Espero ter ajudado

[ ] engeseiro

Flávio

haundrich
31/01/2004, 17:01
Ahh, um pneu que vc deve considerar é esse aqui, o Koscak Enerst ou Frederico. Dá uma olhada aqui

http://www.koscak.com.br/kk02.htm

[ ] travados

Flávio

gomila
02/02/2004, 10:29
opa! :D

Tenho no meu os General Grabber, alguem não indica eles?
É bom saber pois mesmo ainda tendo uns dois anos pela frente com eles, é bom fazer uma poupança pois estão muito caros!

abraços!

SILVIO
02/02/2004, 10:54
opa!

Tenho no meu os General Grabber, alguem não indica eles?


Gomila, tive os Grabber´s no meu antigo Engesa, e o único problema que tive foi com relação à sua lateral. Achei muito frágil, numa trilha rasgueio-o aproximadamente uns 30cm.
Aconteceu qdo, num atoleiro(feio) cheio dágua a roda livre desengatou e perdi a tração, após liga-la novamente tive que dar uma rezinha e nessa havia uma ponta de tôco no barranco e só escutei o puuff, e a dor no coração.
Hoje estou por trocar os pneus do Mammuth e vou optar pelos MTR Goodyear33"(R$639,00 Dpaschoal), ele tem sua banda lateral bem mais reforçada que os outros fabricantes.

gomila
02/02/2004, 11:44
ok!

entao depois vc me fala se gostou deles!

Qualquer cosia daqui um tempo, qdo tiver que trocar....

Abraço!

Ricardo Cubas
02/02/2004, 14:13
O pessoal tem falado muito bem do BFgoodrich MUD . Mas o preço é uma cacetada !!! Alguem sabe quem tem o melhor preço nesses pneus ?

Marcelo Marques Santos
06/02/2004, 20:54
Galera, :lol:

Tô comprando 5 pneus Yokohama G001 (MUD) 30" x 9,5 de tala pra roda 15" de alumínio...

Pergunto: alguém conhece esses pneus ainda que na teoria, pois, o que mais me chamou a atenção foi o desenho dos sulcos.


Um abraço à toda nação engeseira.

Eduardo Chaves
08/02/2004, 16:27
Marcelo,

Deve estar se referindo ao Yokohama Geolandar M/T, acredito que a performance seja compatível aos BF Mud, e sinceramente, no barro deixam a desejar... :?

Acho tb, opinião pessoal, 30" muito pouco para o Engesa, tanto esteticamente como principalmente na performance off road, o Jericó está com 31" mas na realidade chega a 32" devido aos gomos utilizados pela Koscak de aprox. 26mm... :wink:

[]'s...

haundrich
08/02/2004, 21:24
Eu estou pensando em colocar 33"pol ou 35"pol.

De qualquer forma, vou acabar optando pelo koscak. Se vc olhar que o preço de um BF é quase 3 vezes o preço do recape da Koscak, poderia pensar o seguinte:

"Ando com o koscak, que a durabilidade é menor do que o BF. Em compensação, com o preço do BF, vc pode recapar quase 3 vezes koscak no mesmo tempo que desgata um BF. Vantagem: Cravos para a lama que te quero!"

[ ]'s travados

Flávio

Ricardo Cubas
09/02/2004, 19:06
Flavio, voce acha que esses Koskak vao melhor na terra do que os BF Mud ? sem considerar o preço. A roda do seu engesa é 15 ou 16 ??

haundrich
10/02/2004, 10:55
Flavio, voce acha que esses Koskak vao melhor na terra do que os BF Mud ? sem considerar o preço. A roda do seu engesa é 15 ou 16 ??

he he he he Quem pode te responder melhor do que eu é o Eduardo Chaves, que está calçando os "kichutes" koscak em seu engesa.
Vc pode ver o álbum dele... ele está contente.
Consulte o site da koscak também.

Sobre rodas, meu aro é 15, alumínio, mas por enquanto. Estou procurando rodas de aço 16 e carcaça 33"pol ou 35"pol para recapar em cima.

[ ]'s falouws

Flávio

Eduardo Chaves
10/02/2004, 13:48
Ricardo,

Na terra, na lama, em subidas, em descidas, em pedras, o desempenho se comparado ao BF e´ estupido...

Nao tem comparaçao, o koscak e´ muito melhor...

[]´s de kichutes...

Ricardo Cubas
10/02/2004, 20:52
Valeu pela dica Eduardo. Qual koskak vc tem no seu engesa e que roda vc está usando ? Voce tem o tel. da koskak ? Já acessei o site deles mas lá nao tem tellefone.

Eduardo Chaves
10/02/2004, 21:08
Grande Ricardo,

O Jericó está com os kichutes Koscak Frederico 31" em rodas BBS aro 15" e tala 10" com off-set negativo...

Liga na Koscak e fala com o Marcel (31) 9184-5069, não tenho o telefone fixo em mãos... :wink:

Dê uma olhada em meu álbum de fotos... :roll:

[]'s jogando tijolo pra trás... :twisted:

Ricardo Cubas
11/02/2004, 09:31
Falei com o Marcel e ele me indicou os Frederico mesmo. O preço até que é bom, 300 latinhas cada. :?
O único problema é que eles só trabalham com penus 31 x 10,5 e eu queria muito um 33x12,5. No seu engesa Eduardo nao ficou muito pequeno ? nao tenho dúvidas quanto ao desempenho, questiono apenas o visual.

Eduardo Chaves
12/02/2004, 10:03
Ricardo,

Os koscak, em razão da altura dos gomos, 25mm, ficam aproximadamente com 1" acima da medida original da carcaça, o meu 31" está com 32".

Optei pelo 31" por $$$ e por entender que seria melhor para todo o conjunto, sem influenciar tanto na arrancada, numa subida, poupando semi-eixos, rolamentos e sem necessidade de reduzir as relações.

Esteticamente o 33"fica melhor que o 31" e o 35" fica melhor que o 33". Não ficou esquisito não, estou satisfeito... :lol:

O Marcel faz em qq medida, é que de 33" para cima, fica beem mais difícil de encontrar as carcaças, mas se vc levar o "vasilhame" sem problemas. E é aí que começa a ficar mai$$ caro... :wink:

[]'s...

Ricardo Cubas
13/02/2004, 08:47
Olha só,

Vou de Koskak Frederico mesmo, a relacao custo benefício parece ser a melhor. Como vou rodar praticamente só na terra (mais seca do lama) os pneus podem chegar a 50.000 km. Encomendei um jogo 265x75x16 chega em 2 semanas. Depois eu conto como ficou .

valeu pelas dicas.

Eduardo Chaves
13/02/2004, 10:26
Ricardo,

Pode ficar tranquilo que vais ficar satisfeito com o desempenho... :wink:

Depois posta umas fotos de como ficou o jipão de kichute, logo logo vai dar para montarmos um time de futebol de jipes... hehehe...

[]'s...

LUCIANO STRELOW
05/03/2004, 03:07
RICARDO, AINDO SOU NOVO NESTE FÓRUM. FAÇO PARTE DA GAUCHADA ENGESEIRA. MAS COLOCAR UM PNEU 265 ARO 16 VAI DEIXAR O TEU ENGESA ATÉ COM BOM DESEMPENHO, MAS TCHÊ , VAI FICAR MINGUADO E PRÁ LÁ DE FEIO. JÁ PENSOU NO MUDZILLA. TEM NO SITE: www.donatti4x4.com.br VALE A PENA CONFERIR. EU USO NO MEU GRABER 35 E TAMBÉM JÁ OUVI AQUELE PUUUFFF, E UMA DOR NA GUAIACA. LÁ SE FORAM 830 PILAS.
ABRAÇOS
LUCIANO STRELOW

Ricardo Cubas
05/03/2004, 09:11
Valeu pela dica, mas a questao aí é o preço. Esses pneus 265x16 sao meio magrelos mesmo, mas sao ótimos na lama !!!
O pessoal da Koskak tem lá um jogo de Frederico montado numa carcaça de Super Swamper um show !!! Mas o preço é meio salgado ... 480 reais cada.

billj
05/03/2004, 09:26
O pessoal da Koskak tem lá um jogo de Frederico montado numa carcaça de Super Swamper um show !!! Mas o preço é meio salgado ... 480 reais cada.



De qual tamanho são esses Kosak na carcaça do Swamper?!!?

Abraços,

Ricardo Cubas
05/03/2004, 13:17
Olha Bill, se eu nao me engano eles sao 31x11,5x15 (nao é tao grande), mas o mais certo é dar uma ligada lá e falar com o Eduardo ou a Rose . Tel.11-3272-0678.

Ricardo Cubas
06/03/2004, 19:40
Aí vai as primeiras fotos do meu Kosocak Frederico na trilha. É animal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Claro que nao deu para escapar do guincho e de uma tombada básica.

Jorge Grego
07/03/2004, 20:09
Gostaria de perguntar se vcs sabem qual o tempo médio de duração das buchas da suspenção do Engesa. E se vcs tem aluguma autra solução para este item.
Abraços.
Jorge

cassiolm
09/03/2004, 09:47
Amigos,

Depois de alguma pesquisa estou propenso a colocar BFGoodrich A/T no meu Engesa. Vou rodar bastante em asfalto.
Os pneus que vieram com o jipe são 215/80/16, e estão carequinhas.

O melhor preço parece ser na Zacharias.
Eles tem dois tamanhos:

245/75/16 - 484,00
265/75/16 - 515,00


Sei que isso significa 24,5 cm por 75% e 26,5cm por 75%, ambos aro 16.

Mas estas medidas correspondem exatamente ao que? 32' ou 33'? :?


[]'s confuso

Ricardo Cubas
09/03/2004, 10:07
Cassio,

Esse pneu aro 16 x 75 eh praticamente um 31 pol.

na minha opiniao o 245 eh muito estreito.

Abracos e boa pesquisa.

SILVIO
09/03/2004, 10:42
Cássio por LT$639,15 vc coloca os Wrangler MTR 33", que valem muito mais a pena, duram cerca de 70.000km e apesar de ser 100% off-road vai muito bem no asfalto por ter sua banda de rodagem bem larga, aumentando assim a área de atrito. Na chuva ele vai muito bem tb por ter cravos altos, aumentando a área de escoamento.
Pneu é uma coisa que vc tem que pensar bastante, o custo é muito alto para se arrepender depois.
No Brutus(meu antigo Engesa) usava os Grabber 33", fiquei 3 anos com ele rodei uns 35000km, qdo vendi o pneu estava com uns 70% de vida e hoje, depois de 1 ano, o novo dono roda bastante e o pneu ainda está zero.
Minha humilde opnião, coloca os Wrangler MTR 33", se caso não queira, opte pelos 235/85R16, com diâmetro externo de 812 que é equivalente ao 32".

PS.: Aguardem os novos pneus do MAMMUTH, será coisa de outro mundo, não existe nada igual.

cassiolm
09/03/2004, 17:52
Cássio por LT$639,15 vc coloca os Wrangler MTR 33", que valem muito mais a pena, duram cerca de 70.000km e apesar de ser 100% off-road vai muito bem no asfalto por ter sua banda de rodagem bem larga, aumentando assim a área de atrito. Na chuva ele vai muito bem tb por ter cravos altos, aumentando a área de escoamento.
Pneu é uma coisa que vc tem que pensar bastante, o custo é muito alto para se arrepender depois.
No Brutus(meu antigo Engesa) usava os Grabber 33", fiquei 3 anos com ele rodei uns 35000km, qdo vendi o pneu estava com uns 70% de vida e hoje, depois de 1 ano, o novo dono roda bastante e o pneu ainda está zero.
Minha humilde opnião, coloca os Wrangler MTR 33", se caso não queira, opte pelos 235/85R16, com diâmetro externo de 812 que é equivalente ao 32".

Bem, o meca disse que vai levar quase 2 meses no meu Engesa. :shock: :cry:
Então eu tenho tempo de sobra para escolher o pneu.
Estou tentando escolher um pneu que não seja muito largo para não comprometer o consumo. A diferença de consumo de um Engesa com pneu 31´ e 35´ é enorme, me dizem.
Acho realmente que no Engesa vai bem um pneu mais largo mas acho que 32´ já dá uma encorpada e uma levantada razoavel...
Além do mais minha experiencia em trilhas é zero e eu não vou me meter a fazer nenhuma antes de ter bastante experiencia e várias viagens com o carro.
O BF tá super bem quotado naquela 'materia' no site da Camper e tem varios engeseiros que usam.
Enfim, só estou achando esse Wrangler meio carinho...




Aguardem os novos pneus do MAMMUTH, será coisa de outro mundo, não existe nada igual.

:lol: :lol: Estamos aguardando!


------

haundrich
11/03/2004, 18:59
Turma

Falando em consumo, o pessoal que anda com motor diesel no engesa, e que trocou de pneu 31"pol para 33" ou 35"pol, sentiu muito acréscimo de consumo?

Porque de certa forma, no Ursus está "sobrando" motor e estou para colocar 33 ou 35 (ainda indeciso) polegadas para deixar o carro mais solto no asfalto e melhorar o consumo.

Possuem números de consumo e a que velocidade?

[ ]'s emborrachados

Flávio

haundrich
11/03/2004, 21:40
E outra:

O que é melhor: pneu 33"pol Aro 15 ou pneu 33"pol Aro 16?

[ ]'s
Flávio

billj
12/03/2004, 07:57
E outra:

O que é melhor: pneu 33"pol Aro 15 ou pneu 33"pol Aro 16?

[ ]'s
Flávio


Eles por eles, um pneu aro 15 é melhor.

1) lateral mais alto, assim proporcionando mais flexão
2) mais barato
3) mais opções de marcas / desenhos

Porém, aro 16 pode ser necessário para a roda não pegar nos freios.....

Abraços,

cassiolm
12/03/2004, 11:35
Flavio,

Essas suas perguntas são legais pq eu tb queria ter certeza do impacto do pneu no consumo antes decidir qual pneu comprar.
Pelo que tenho visto os 33' ficam muito bons no Engesa. Seria minha opção independente da marca.
Tenho impressao que se vc coloca um pneu pra barro vai consumir mais se rodar no asfalto pois ele foi feito pra "agarrar" mais. Isso faz sentido? :?
Tem tb a largura da banda de rodagem que se for mais larga tb vai segurar mais....
Se for mesmo assim então não seria só a altura do pneu mas tb seu desenho. Não sei se esse meu raciocínio está correto. :!: :? :?:

Alguem pode ajudar?

Fui a várias lojas de pneus aqui na minha cidade, inclusive DPaschoal e Zacharias. Quando falo pro vendedor de pneu 31' 33' etc ele não sabe do que eu estou falando :shock:

Estou com aro 16 e é dificil de achar pneu nessa medida! Estou pensando em tracar as rodas...

haundrich
14/03/2004, 11:03
E outra:

O que é melhor: pneu 33"pol Aro 15 ou pneu 33"pol Aro 16?

[ ]'s
Flávio


Eles por eles, um pneu aro 15 é melhor.

1) lateral mais alto, assim proporcionando mais flexão
2) mais barato
3) mais opções de marcas / desenhos

Porém, aro 16 pode ser necessário para a roda não pegar nos freios.....

Abraços,

Bill

Vou acabar colocando aro 16. O meu aro 15 não pega nos freios, mas o terminal da direção no munhão passa menos de 4 mm do lado interno dessa minha roda aro 15. E o guarda-pó dos terminais está esfolando com a roda. Explicação? Parece que o meu engesa está com eixos da C20. E essa roda aro 15, Binno, já faz offset para fora. Senão não cabia. O esse meu carro é mais largo que o engesa original.

Fiz essa pergunta por causa de regionalismos: Ex. Em SC, o "boom" do Willys em trillha é andar com roda de aço aro 16, com pneu fontieira 750. Por causa que o aro 16 (1/2"pol de aço a mais ) aumenta a resistência do pneu , por ter um perfil 1/2"pol menor, de borracha.

Já pesquisando na net, encontro muita gente com aro 15. Daeh a dúvida.

Mas valeus

[]'s
Flávio

haundrich
14/03/2004, 11:08
Flavio,

Essas suas perguntas são legais pq eu tb queria ter certeza do impacto do pneu no consumo antes decidir qual pneu comprar.
Pelo que tenho visto os 33' ficam muito bons no Engesa. Seria minha opção independente da marca.
Tenho impressao que se vc coloca um pneu pra barro vai consumir mais se rodar no asfalto pois ele foi feito pra "agarrar" mais. Isso faz sentido? :?
Tem tb a largura da banda de rodagem que se for mais larga tb vai segurar mais....
Se for mesmo assim então não seria só a altura do pneu mas tb seu desenho. Não sei se esse meu raciocínio está correto. :!: :? :?:

Alguem pode ajudar?

Fui a várias lojas de pneus aqui na minha cidade, inclusive DPaschoal e Zacharias. Quando falo pro vendedor de pneu 31' 33' etc ele não sabe do que eu estou falando :shock:

Estou com aro 16 e é dificil de achar pneu nessa medida! Estou pensando em tracar as rodas...

Caro Cássio

Encontrei em Maringá - PR, na Drugovich Pneus, BFGoodrich MUD 33 pol" - ARO 16. R$ 890,00.

[ ] 's
Flávio

Wallace
14/03/2004, 14:41
Oi Pessoal,

Um bom pneu 100 % fora de estrada não deveria gastar no asfalto não pois tem que ser resistente a pedras.
Na realidade os MTR tem um composto de borracha com sílica especialmente desenvolvido para ser resistente.
Acho que os 33 e 35 do mercado são todos de 12.5 polegadas de largura.
O que certamente afeta o consumo é a altura já que se modifica a relação final.
A gama de pneus disponíveis para aro 16 é muito menor que para o 15... fique com o 15 se conseguir ou vai ficar muito limitado nas escolhas de pneus.
Pneu com lateral mais baixa é menos resistente, pois, tem menos borracha para absorver o impacto. E não o contrario.

cassiolm
17/03/2004, 10:04
Oi Pessoal,

Um bom pneu 100 % fora de estrada não deveria gastar no asfalto não pois tem que ser resistente a pedras.
Na realidade os MTR tem um composto de borracha com sílica especialmente desenvolvido para ser resistente.
Acho que os 33 e 35 do mercado são todos de 12.5 polegadas de largura.
O que certamente afeta o consumo é a altura já que se modifica a relação final.
A gama de pneus disponíveis para aro 16 é muito menor que para o 15... fique com o 15 se conseguir ou vai ficar muito limitado nas escolhas de pneus.
Pneu com lateral mais baixa é menos resistente, pois, tem menos borracha para absorver o impacto. E não o contrario.

Deixa ver se eu entendi Wallace:
Um pneu 33 para aro 15 tem a lateral mais alta do que o pneu 33 para aro 16. Correto? Ou seja ele é mais resistente e aí está um outro motivo pra mudar para o aro 15.
Os caras da Engesa colocaram originalmente aro 16 nos jipes. O que eles tinham em mente? Pq não sairam logo com aro 15 já que esse traz mais vantagens? Talvez alguma carcteristica o jipe que se adapte melhor ao aro 16...:?

Me desculpem se eu sou muito questionador e perguntelho... :wink: :D
Mas acho que só assim vou aprender com quem sabe do assunto.

E já aproveitando para tirar outra dúvida:
Me dizem que se colocar um pneu para barro não vou perder estabilidade no asfalto mas que vai ficar péssimo na chuva. Isso procede?


[]'s ainda confuso.
---

cassiolm
17/03/2004, 10:13
Caro Cássio

Encontrei em Maringá - PR, na Drugovich Pneus, BFGoodrich MUD 33 pol" - ARO 16. R$ 890,00.



Oi Flávio,

Obrigado pela dica.
Olha, eu ainda não consegui me acostumar com os preços de pneus! :shock:


--

Wallace
17/03/2004, 12:37
Oi Cassio,

Não sei porque a Engesa colocou os aros 16... só perguntando para eles... mas tecnicamente não tem vantagem, a não ser que seja para acomodar freios de maior diâmetro.
A única coisa que me ocorre para eles terem usado aro 16, é um pedido das forças armadas que provavelmente já usavam aro 16 em outros veículos. Isso facilitaria a logística.
A estabilidade pode ficar até melhor, mas depende do pneu e da largura do mesmo, mas o normal é perder um pouco.
Quanto a chuva certamente a possibilidade de acquaplanagem deve diminuir pelos grande possibilidade de drenagem deste tipo de pneu, mas também depende do pneu.

haundrich
17/03/2004, 19:50
Turma

O que acham deste pneu recauchutado, 265/75 R 16 ?
Minha intenção é uso misto (on/off road).
É claro que eu queria 285/75 ou 33"pol, mas está meio difícil de arranjar carcaças.......

[]'s
Flavio

Eduardo Chaves
17/03/2004, 20:20
Flávio,

O desenho dele parece o Genius 1001 (inspirado no BSG) com cravos laterais...

Diria que deve ser algo em torno de 70% Off e 30% On.

[]'s...

Alemão/ F II
17/03/2004, 21:55
Fala Galera !
Tenho uma dúvida , lembro de ter lido nas antigas revistas 4x4&pick-up que existia uma versão Luxo do Engesa que era vendido com capota de fibra e rodas aro 15.
Se alguém tiver esta informação confirmada manda pra gente PLEASE !

Wallace
17/03/2004, 21:56
Eu digo que é um 100% fora de estrada.
Os gomos na lateral são interessantes para lama, mas lembre-se fica mais fácil pegar em alguma coisa como os pára-lamas...
Pelo fato de ser recauchutado deve ser ainda pior no asfalto.

Luiz Claudio
17/03/2004, 22:45
Tenho uma dúvida , lembro de ter lido nas antigas revistas 4x4&pick-up que existia uma versão Luxo do Engesa que era vendido com capota de fibra e rodas aro 15.
Se alguém tiver esta informação confirmada manda pra gente PLEASE !

Fala Alemão,

Fuçando nos meus arquivos achei uma propaganda desse Engesa Luxo.
Repare que é uma propaganda da própria Engesa...

[]'s...

Luiz Claudio
17/03/2004, 23:05
Alemão,

Segue abaixo um trecho retirado de uma reportagem da revista 4x4, edição nº 15, que descreve o Engesa Luxo:

"...Já o modelo Luxo incorpora toda uma gama de melhorias que poderão também estar disponíveis opcionalmente para os modelos simples, dentro das necessidades ou livre escolha do comprador. As diferenças começam na frente do veículo, que apresenta pára-choque mais largo e abrangente e uma "saia" de ligação entre o pára-choque e o corpo do veículo, arrematando o vão existente entre eles.
Uma importante peça para os que necessitam de um misto automóvel/jipe é a capota rígida de aço com sete janelas. As portas, nesta versão, são também rígidas com vidros de correr para o motorista e acompanhante. Os demais vidros são fixos. Na traseira, duas portas de serviço abrem em sentido inverso uma da outra verticalmente. A da caçamba e a da capota. Todas as maçanetas são cromadas, assim como as rodas Mangels 10x15 com pneus Firestone ATX radiais medidas 31x10.5x15, que seguramente dão ao veículo um aspecto mais esportivo. O pára-choque traseiro é idêntico ao do modelo standard e apresenta um faról de ré na sua parte superior direita.
Interiormente, a capota rígida anula automaticamente a necessidade de um santantonio. Todo o interior é revestido de material sintético, os bancos dianteiros são mais anatômicos e reclináveis. No traseiro, a mudança é notada somente no revestimento.
Já no painel, além dos instrumentos e luzes espia, novos componentes completam o visual de informações para o motorista: velocímetro com odômetro parcial, voltímetro, indicador de pressão do óleo e gradual de temperatura. Presentes também rádio AM/FM, desembaçador elétrico, limpador de pára-brisa com duas velocidades e vidros Rayban.
O suporte de estepe com trava rápida basculante é comum em todos os modelos, assim como o sobreparalama de fibra de vidro..."

[]'s...

NeRo
18/03/2004, 08:40
PUTZ! :shock:

É mesmo! Vivendo e aprendendo...
Eu particularmente não gostei, mas quem tem um desses eu diria que é um sortudo!! :D

[]s

cassiolm
18/03/2004, 13:05
Fala Luiz,

Nesta matéria e no anúncio tem data? Vc tem ideia de quando foi lançado?
Será que ele foi realmente lançado?


[]'s curioso

Luiz Claudio
18/03/2004, 15:10
Nesta matéria e no anúncio tem data? Vc tem ideia de quando foi lançado?
Será que ele foi realmente lançado?

Cassio,

Essa matéria eu achei no site do nosso amigo Mauro ( www.meujeepentao.hpg.com.br ) e lá não consta a data da publicação. Consta apenas que foi retirada da revista 4x4 & Pick-Up nº 15.
Quanto a realmente ter sido lançado, eu acho que sim. No anúncio que eu postei, se você reparar bem na imagem, dá pra ver nitidamente que ele foi scaneado de uma revista. Acredito que se a propaganda foi publicada é porque esse Engesa já devia estar sendo comercializado.



[]'s...

Pedro
19/03/2004, 00:54
Fala Luiz,

Nesta matéria e no anúncio tem data? Vc tem ideia de quando foi lançado?
Será que ele foi realmente lançado?


[]'s curioso
Cássio, Tenho esta revista...ela é de outubro de 1984, mas na matéria não é mencionada data de lançamento :?

cassiolm
19/03/2004, 19:27
Voltando ao assunto pneu:

Vou ter que trocar as rodas tb.
Alguns falam que para um pneu 33´ o ideal é tala 8´ outros 10´ e outros ainda 12`!!!
E o off set da roda. Vi um Engesa que teve que usar um prolongador de paralamas maior pq em função do offset o pneu ficou pra fora do prolongador normal. :shock:

Isso tá mais enrolado do que eu imaginava. :?

Eduardo Chaves
19/03/2004, 19:37
Cassio,

No caso do 33", pode utilizar a 10.

O Jericó está com pneus 31" e rodas BBS tala 10 e offset negativo, posso lhe assegurar que o alargador original é suficiente, sai para fora coisa de uns 3 cm, mas nada que comprometa, nem com os polícia...
É até bom, pois na trilha não há jeito de perder os alargadores... hehehe...

[]'s...

Luiz Claudio
19/03/2004, 20:23
Cassio,

Concordo com o Edu Chaves. O Barão Vermelho está com pneus 33'', rodas tala 10 e os alargadores são os originais pequenos.
Já me pararam várias vezes na estrada e nunca nenhum policial fez qualquer comentário sobre os pneus saindo pra fora. A maioria só queria ver o jipe mais de perto...
É claro que se você pegar um policial "casca grossa" ele vai encrencar, mas aí sempre existe como dar um jeitinho...

[]'s com pneus saindo 3 cm pra fora...

Ricardo Cubas
20/03/2004, 16:25
LUiz Claudio,

Voce acha que com pneus 35 ficaria muito xoxo (ou seria chocho). No meu Cyborg to com pneus equivalentes ao 31 e sobra muito ....

A velocidade final nao passa de 90 kmh, isso com motor 6cc gasolina.

cassiolm
20/03/2004, 17:10
Luiz e Eduardo,

Obrigado pelas respostas.

Ainda tenho dúvidas quanto ao tal "offset".

Ouço falar em off set negativo mas não consigo imaginar offset que posa ser para os dois lados, negativo ou positivo... :?
Enfim fiz um desenho prá facilitar a minha compreensão.
Esse offset do desenho é negativo? Como seria o positivo?
Qual seria o offset ideal, usando um pneu 33', para que as rodas ficassem dentro dos limites dos alargadores sem pegar em nada dentro.

Valeu,


[]'s ainda cheio de dúvidas...

Alemão/ F II
20/03/2004, 20:26
Fala All.
Só voltando um pouco sobre o Engesa Luxo .
Nunca tive a curiosidade de perceber se um destes que roda por aí hoje em dia seria um daqueles LUXO...
Será !!!!!!! :?: :?:
DÚVIDAS :?: :?: :?: :?:

Wallace
20/03/2004, 21:36
Oi Cassio,

O Off-set é medido do meio da roda a face que a mesma encosta no eixo.

haundrich
21/03/2004, 10:01
Complementando o que o Wallace escreveu...

Offset positivo é quando o meio da roda, em relação a posição de encosto da roda, fica para "fora". Um bom exemplo: Rodas de Fórmula 1, Stock Car e esportivos.

Offset Negativo é quando o meio da roda acaba normamente para "dentro", ou seja, atrás do encosto dos parafusos (ou o cubo propriamente dito). Exemplo: Maioria dos carros de linha luxo e populares ( quem nunca deu uma arranhadinha na liga leve, perto dos parafusos, no meio fio da calçada?)

[ ] 's
Flávio - Procurando pneus 35"pols

cassiolm
21/03/2004, 12:59
Flavio e Wallace,

Obrigado pelas explicações.

Se eu entendi o que o Wallace falou seria como na ilustração abaixo...

A explicação do Flávio parece dizer o oposto!? :?


[]'s

NeRo
21/03/2004, 13:21
LUiz Claudio,

Voce acha que com pneus 35 ficaria muito xoxo (ou seria chocho). No meu Cyborg to com pneus equivalentes ao 31 e sobra muito ....

A velocidade final nao passa de 90 kmh, isso com motor 6cc gasolina.

Oi amigo... olha, numa opnião pessoal minha, o 35" é um pneu caríssimo, se usa o carro só pra trilha até vale a pena mas se tem uso diário eu ficaria num 33" polegadas mesmo. 31" pro Engesa eu acho pequeno. Com os 35" têm a questão do centro de gravidade tb.

Mas fica a dúvida, o pneu 31" encurta tanto a relação assim pra não passar dos 90km/h?

[]s, e é "chocho" :D

Ricardo Cubas
21/03/2004, 14:04
Grande Nero,

Estou com pneus Koskak Frederico 265x70x16 que coloquei hah pouco tempo. Nao sei com que relaçao o Cyborg estah, mas realmente eh bastante reduzido.

Minha ideia era conseguir carcaças de 35x12,5 (essa eh boa neh, soh eu e toda a torcida do Flamengo) e mandar na Koscak. A ideia de ter alguns centimetros a mais na trilha seria muito bem vinda. mas nao abriria mao dos Koscak.

Uso o Cyborg soh na terra mesmo, isso nao seria problema. A questao e se aguentaria.

NeRo
21/03/2004, 14:34
Fala Ricardo!

Quem pode te ajudar a dimensionar seu carro pra 35", relação e tudo o mais é o Bill, manda uma MP pra ele, explica o caso...

[]s

Eduardo Chaves
21/03/2004, 17:06
Cassio,

A ilustração que vc postou, está corretíssima... :wink:

[]'s com offset negativo...

haundrich
21/03/2004, 19:18
Ops, troquei as referências...
Retificando,..

Offset Positivo é quando o meio da roda acaba normamente para "dentro", ou seja, atrás do encosto dos parafusos (ou o cubo propriamente dito). Exemplo: Maioria dos carros de linha luxo e populares ( quem nunca deu uma arranhadinha na liga leve, perto dos parafusos, no meio fio da calçada?)

Offset Negativo é quando o meio da roda, em relação a posição de encosto da roda, fica para "fora". Um bom exemplo: Rodas de Fórmula 1, Stock Car e esportivos.

[ ]'s - Coca-cola em vez de cerveja faz mal
Flávio

cassiolm
21/03/2004, 20:45
Valei Eduardo e Flávio!

he he, adoro estes desenhos ilustrativos! :D

A minha ilustra tá muito caricata. Essa aih passa bem a ideia e tá bem realista.
Eu sou do time que acha que uma imagem vale por mil palavras. Apesar de que, como diz o Millor, precisamos de palavras para dizer isso! :lol:

Isso aqui ta virando uma bela enciclopedia ilustrada. Outros novatos como eu que chegarem por aqui já não vão ter muito o que perguntar. :wink:

haundrich
21/03/2004, 22:16
Estou com pneus Koskak Frederico 265x70x16 que coloquei hah pouco tempo. Nao sei com que relaçao o Cyborg estah, mas realmente eh bastante reduzido.

Que pneu vc estava usando antes?



Minha ideia era conseguir carcaças de 35x12,5 (essa eh boa neh, soh eu e toda a torcida do Flamengo) e mandar na Koscak. A ideia de ter alguns centimetros a mais na trilha seria muito bem vinda. mas nao abriria mao dos Koscak.


he he he também estou procurando BFs 35 usados.... Se você achar algo, me avise. Estou quase comprando o Genius 1001 265/75 aro 16..e umas rodas Mangels liga leve....mas queria mesmo BF 35.

Fui informado que colocando BF 35", o engesa com MWM2.8 não sairia em segunda marcha.. Procede a informação?
[]'s
Flávio

Luiz Claudio
22/03/2004, 02:31
LUiz Claudio,

Voce acha que com pneus 35 ficaria muito xoxo (ou seria chocho). No meu Cyborg to com pneus equivalentes ao 31 e sobra muito ....

A velocidade final nao passa de 90 kmh, isso com motor 6cc gasolina.

Fala Ricardo,

Se você realmente usa o Engesão só pra trilhas eu acho que os 35'' são uma boa opção. Como ele já está com uma relação bastante reduzida acredito que ficaria "nervoso" com esses sapatinhos.
No meu caso, que uso o Barão Vermelho bastante em cidade/estrada, eu acho que os 33'' estão de bom tamanho.

[]'s...

cassiolm
27/03/2004, 23:36
All,

Depois das respostas acima acho que essa historia de offset já tá bem clara mas de qq forma como reforço e curiosidade olha o que eu encontrei no site da Mangels:(ver fotos abaixo)

Outra coisa interessante tb:

Se optar por ex por uma roda modelo directional:
aro 15 e tala 8' o offset vai ser de -25
Já se for:
aro 15 e tala 10' o offset vai ser de -44
Ou seja já vem com o offset correto para compensar a tala maior ou menor.

Em outros modelos como o modular ai vc poder escolher de -69 até -32!!!

[]'s

haundrich
28/03/2004, 17:40
E aeh pessoal?

Quem estava com 31" e colocou pneu 35"pol, sentiu diferença na arrancada?

Ficou muito chôcho ou ficou tolerável?

Queria saber respostas principalmente da turma dos engesas diesel mwm sprint.

[ ]'s - Quase colocando a mão nos BF35"pol MUD
Flávio

haundrich
28/03/2004, 17:42
Grande Nero,

Estou com pneus Koskak Frederico 265x70x16 que coloquei hah pouco tempo. Nao sei com que relaçao o Cyborg estah, mas realmente eh bastante reduzido.

.

Não pegou os 265x75? por que?

[]'s
Flávio

haundrich
28/03/2004, 17:51
LUiz Claudio,

A velocidade final nao passa de 90 kmh, isso com motor 6cc gasolina.

Não sei que relação vc está usando, mas deveria pegar pelo menos 110km/h, ainda mais com esse motorzão aeh, com esses pneus 31"pol.

Tô terminando minha planilha de cálculo de relação de tramissão, versão 2, e já te digo, com base na sua relação de diferencial, se vc está com o velocímetro meio errado ou não, com uma relativa aproximação...

[ ]'s - Preocupados se os BF 35" vão deixar o meu MWM2.8 continuar saindo em segunda marcha no clark240

Flávio

Eduardo Chaves
28/03/2004, 18:18
Flávio,

Não querendo desanimar não, mas o Jericó veio com um motor Toyota Hilux 3.0 Turbo Diesel e o câmbio original, Clark 240V, e posso lhe assegurar, em 2a só queimando embreagem, tinha de usar 1a sempre... :?

Ahhh... Isso com pneus 31"... :wink:

[]'s torcendo para o amigo não ter a mesma sorte...

haundrich
28/03/2004, 19:22
Valeu Eduardo Chaves

O meu equipado com os futuros ex-31po" sai em segunda normamente. Por isso a minha preocupação quando aumentar o tamanho do pneu.

Qual relação de diferencial que você está usando?

[ ]s - Parece que vai ter que ser 33"pol mesmo

Flávio

Angelo T. P.
30/03/2004, 15:29
Fala Flavio!
Tenho pneus 35" no meu Engesa!
Uso a relação 3.90 c/ o cambio 240V original do Engesa, e nao tenho problema nenhum em andar na cidade/estrada/trilha.
O meu motor é o HS 2.5 TDi.
Eu saio de 2ª facilmente na reta na cidade. Só em subidas muito ingremes preciso usar a 1ª.
Andei estudando a possibilidade de colocar os 33" quando os meus 35" chegassem no fim da vida. Mas depois da trilha que fiz no fds e vi um CJ com pneus da mesma altura q 33" ficar onde meu Engesa passou, penso em trocar de novo pelos 35"!
Os 35" forçam bastante o conjunto, mas mantendo os eixos sempre revisados nunca tive problema de quebra neles. Isso que eu uso Dana 30 na dianteira.
Espero ter ajudado!! Ou sera q embaralhei mais a sua cabeça? :D hehehe

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

haundrich
30/03/2004, 17:51
Valeus Angelo Avalanche

Não embaralhou não.. era a descrição de que eu estava precisando saber.. principalmente porque vc forneceu a relação do seu diferencial e o modelo de seu câmbio.

Você teve que aumentar as buchas da carroceria , para o pneu não raspar no alargador? tipo, subir 2 pols?

Os guardas chegam a parar por causa do seu pneu?

Quantos kilômetros vc rodou com ele até agora? uso misto, ou só trilha?

E qual roda vc está usando? tala 8 fica muito pequeno para este pneu?

[ ]'s - montes de perguntas antes de fazer uma caca

Flávio

Angelo T. P.
31/03/2004, 15:25
Fala Flavio!!
Meu Engesa ta c/ buchas PU de 2" levantando a carroceria.
Creio que sem elas, os pneus pegariam na carroceria.
Na estrada nunca me pararam por causa de pneu e etc.
Na verdade os guardas param mais por curiosidade do que por "irregularidade" hehehe
Eu comprei o Engesa com esses pneus faz um ano e pouco.
Ate agora rodei uns 15.000 km e os pneus continuam quase iguais de quando comprei o Engesa.
Eu uso na cidade/estrada/trilha. A unica coisa que incomoda é o barulho, mas pneus MT sempre vai ser assim hehehe
No asfalto coloco 30lbs e no barro baixo pra 22/21lbs e vai numa boa!
As minha rodas sao tala 10, mas nao sei se tala 8 fica ideal pra eles.
Ah lembrando que meus pneus sao 12,50 aro 15.
To mandando uma foto do meu Engesa pra vc ter uma ideia de como fica a roda e o pneu.
Qualquer coisa é só perguntar!!
Espero ter ajudado!!

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa AVALANCHE" 86 - SP

haundrich
01/04/2004, 09:24
Valeus Angelo.

Foi muito útil.. As rodas do seu são parecidas com as minhas. Mas eu tô querendo colocar aro 16.

he he he he eu tenho que tirar um sarrinho... O seu engesa por acaso está segurando a garagem do seu prédio? ou pelo menos a hidraúlica? he he he

[ ]'s - Engesa: Problema congênito com garagens... ou... Difícil enjaular esta fera..

Flávio

Angelo T. P.
01/04/2004, 11:50
Huahuahuahuaauh
Parece que ta segurando mesmo! hehe
Essa foto foi no outro predio que eu morava. Ele passava a centimetros da tubulaçao!
No predio que moro agora, ele passa um pouco mais folgado, mas no portão da garagem passa qse raspando!! hehe
Além do problema de altura, tem vezes que pra colocar ele na vaga, tenho que deixar ele qse em cima da faixa pro outro carro poder abrir a porta! :D ai vem o zelador me pentelhar, avisando que os moradores (braços) nao conseguem manobrar o carro pq ele ta "muito" fora da faixa (que na verdade ta dentro da faixa). Como se 10cm fizessem diferença hehehe
Acho que o povo tem um pouco é de olho gordo isso sim hehehe
Mas ta valendo! Faz parte do nosso estilo de vida :D

[]s 4ever Jipeiro!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 -SP

NeRo
01/04/2004, 12:21
Meu Engesa ta c/ buchas PU de 2" levantando a carroceria.

Fala Angelo!

Onde tu comprastes estas buchas? Já me adianta o valor também :D

[]s

haundrich
01/04/2004, 12:22
Huahuahuahuaauh

Além do problema de altura, tem vezes que pra colocar ele na vaga, tenho que deixar ele qse em cima da faixa pro outro carro poder abrir a porta! :D ai vem o zelador me pentelhar, avisando que os moradores (braços) nao conseguem manobrar o carro pq ele ta "muito" fora da faixa (que na verdade ta dentro da faixa). Como se 10cm fizessem diferença hehehe


he he he Aqui é a mesma coisa. Isso quando não tem uns gaiatos que estacionam de qualquer jeito. Eu já nem esquento mais a cabeça. Deixo meu engesa trancando o cara, só para fazer ele subir e me chamar para tirar o carro para ele poder sair só porque ele estacionou errado.. re re re
Vou resolver esse problema daqui dois meses.... Com direito a uma mini-trilha pro jipinho bombeiro do Lucas, he he he
[]'s
Flávio

Cilon Carlos Heck
01/04/2004, 12:58
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Este problema de falta de braço dos nossos vizinhos (principalmente se forem vizinhas) é muito engraçado. Até agora ainda não reclamaram do meu, mas também nunca invado o espaço do outro. Quanto a altura é mais engraçado ainda quando você vai dar uma passeio com a patroa até o shopping e os porteiros ficam olhando :shock: :shock: :shock: e medindo :twisted: :twisted: :twisted: para ver se ele vai passar sem raspar em cima.
Acho um barato!!!! 8) 8) 8) 8) 8)

haundrich
03/04/2004, 10:40
Voltando ao assunto pneu:

Vou ter que trocar as rodas tb.
Alguns falam que para um pneu 33´ o ideal é tala 8´ outros 10´ e outros ainda 12`!!!
E o off set da roda. Vi um Engesa que teve que usar um prolongador de paralamas maior pq em função do offset o pneu ficou pra fora do prolongador normal. :shock:


Eu tenho informação de que usar BF's 33 em cima de roda tala 8 não convém .
O fato é que o pneu fica "chupado"para dentro e banda de rodagem fica arrendondada. Resultado: Desgaste irregular, acentuado no centro.

Apesar que particularmente acho que isso pode ser resolvido com calibragem mais adequada, o que não deve ser muito prático.

[ ]'s
Flávio

cassiolm
03/04/2004, 15:16
Oi Flavio!

Ainda não decidi quanto a pneu mas as rodas eu já comprei!(ver foto) :D
A tala 10' é bem mais cara que a 8' mas acredito que é a mais adequada para os 33', como vc falou.
A melhor justificativa que eu ouvi para usar tala 8' é que pelo fato da roda ficar mais "para dentro" evita dela pegar em alguma coisa na trilha. Mas tenho visto gente que faz trilha pesada com 33' e tala 10' então...

Quando digo a algum jipeiro que não pretendo colocar um pneu 100% offroad no meu Engesa ele me olha como se eu tivesse xingado a mãe dele! :shock: :lol:
O povo aqui do forum reage de forma parecida!!!:lol:

Tenho checado preços etc. e no caso dos BF por exemplo:
33' Mud - 680,00
33' All Terrain - 480,00

Vou economizar 800,00 em pneu e pelo que pesquisei a vida útil dos All Terrain é BEM maior.

Minha experiencia é zero em trilhas então durante um bom tempo serão só passeios em estradas de terra e trilhas leves.
Pretendo ir a Floripa e outros cantos onde vou pegar MUITO asfalto. Além do uso no dia dia na cidade.

Enfim espero estar fazendo a escolha correta... :?

[]'s

Angelo T. P.
03/04/2004, 19:21
Meu Engesa ta c/ buchas PU de 2" levantando a carroceria.

Fala Angelo!

Onde tu comprastes estas buchas? Já me adianta o valor também :D

[]s


Fala Nero!
Quando comprei o Engesa ja tinha as buchas!
Mas se nao me engano aqui em SP tem um lugar que vende os tarugos, e vc pode cortar na medida que vc quiser!!
Alguém lembra onde é??

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa AVALANCHE" - 86 - SP

LUCIANO STRELOW
04/04/2004, 01:18
CARO CÁSSIO!
SERÁ QUE EU ENTENDI CORRETAMENTE. TU PRETENDE IR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS A FLORIPA E OUTROS CAMINHOS DE ENGESA?
VELHO, ESSA PARADA VAI SER DUREZA. AINDA MAIS SÓ PELO ASFALTO.
TE CUIDA NA BR 101.
ABRAÇOS
LUCIANO STRELOW
SUGIRO PESQUISAR ESSE FRONTIERA 33 PRODUZIDO EM LAGES-SC.
QUANDO INICIARES EM TRILHAS FARÁ SUCESSO

haundrich
04/04/2004, 10:28
Oi Flavio!

Ainda não decidi quanto a pneu mas as rodas eu já comprei!(ver foto) :D
A tala 10' é bem mais cara que a 8' mas acredito que é a mais adequada para os 33', como vc falou.
A melhor justificativa que eu ouvi para usar tala 8' é que pelo fato da roda ficar mais "para dentro" evita dela pegar em alguma coisa na trilha. Mas tenho visto gente que faz trilha pesada com 33' e tala 10' então...

Quando digo a algum jipeiro que não pretendo colocar um pneu 100% offroad no meu Engesa ele me olha como se eu tivesse xingado a mãe dele! :shock: :lol:
O povo aqui do forum reage de forma parecida!!!:lol:

Tenho checado preços etc. e no caso dos BF por exemplo:
33' Mud - 680,00
33' All Terrain - 480,00

Vou economizar 800,00 em pneu e pelo que pesquisei a vida útil dos All Terrain é BEM maior.

Minha experiencia é zero em trilhas então durante um bom tempo serão só passeios em estradas de terra e trilhas leves.
Pretendo ir a Floripa e outros cantos onde vou pegar MUITO asfalto. Além do uso no dia dia na cidade.

Enfim espero estar fazendo a escolha correta... :?

[]'s

Bem lembrado , Cassio ! Enquanto no asfalto , o BF 33 em cima de roda tala 8 vai comer no centro, na trilha tem a vantagem da roda ficar um pouco mais escondida e não pegar coisas....

A propósito, onde vc conseguiu suas rodas e que preço? se tiver telefone, melhor ainda.

[ ]'s
Flávio

Alemão/ F II
04/04/2004, 11:34
PessoAll
Comprei para o meu Engesa as rodas aro 15 e tala 10 pol.
Ficaram boas pois uso os 35 MTR Wrangler. Não sairam muito para foro do carro , mais foi necessário um alargador maior.
Cassio, concordo com vc em relação a tipos de pneus , a escolha é pessoal e o uso de cada jipe tb.
Não conheço este Frontiera 33 lá do sul , informações , Alguém se habilita
Abraços. :lol: :lol:

cassiolm
04/04/2004, 14:05
SERÁ QUE EU ENTENDI CORRETAMENTE. TU PRETENDE IR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS A FLORIPA E OUTROS CAMINHOS DE ENGESA?
VELHO, ESSA PARADA VAI SER DUREZA. AINDA MAIS SÓ PELO ASFALTO.
TE CUIDA NA BR 101.


Olha Lucinano o Eduardo Velo já fez esta viagem várias vezes de Engesa. Foi aí que eu me animei.
Ele pode falar mais de como é a experiência.
É isso mesmo Edu?

A BR 101 é perigosa para qualquer veiculo. Um amigo meu sofreu um acidente sério a pouco tempo e estava indo para Floripa de onibus leito...




A propósito, onde vc conseguiu suas rodas e que preço? se tiver telefone, melhor ainda.


Comprei em uma loja que vende peças pra jipe aqui em São José dos Campos. O dono é gente finíssima, me deu mil dicas, me apresentou pra outros jipeiros, etc. e eu resolvi comprar com ele mesmo que o preço não fosse dos melhores. Mas tinha pesquisado em duas lojas em sampa e os preços batiam.
Os 8' estavam por 135latinhas e esses 10' que comprei paguei 170 latinhas. É uma diferença bem grande do 8' para o 10' mas achei que valia...




Comprei para o meu Engesa as rodas aro 15 e tala 10 pol.
Ficaram boas pois uso os 35 MTR Wrangler. Não sairam muito para foro do carro , mais foi necessário um alargador maior.


Os 33' e 35' tem a mesma largura então devo precisar de alargadores maiores tb.


[]'s

Eduardo Chaves
04/04/2004, 15:04
PessoALL,

Saindo do estado de SP, a maioria das estradas são perigosas e a atenção deve ser total, recomendo apenas viajar durante o dia... :wink:

Há 3 anos, fiz uma viagem para o sul com a patroa e meu Ex-Niva diesel, foram 3.500km no total, e chegamos até Canela e Gramado, passando por Urubici, São Joaquim, São José dos Ausentes, Laguna, Floripa, curtindo passeios como Serra do Rio do Rastro, Pico Monte Negro, Cânion Fortaleza, entre outros. A viagem foi super tranquila e não tivemos problemas...

Ano passado, em Agosto, fomos até Porto de Galinhas-PE, eu a patroa e o Jericó, foram 5.510km ao todo, conhecendo lugares como: Maceió, Praia do Forte, Salvador, Itaparica, Itacaré, Ilhéus, Península de Maraú, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Trancoso, Praia do Espelho, Vitória, Cabo Frio, Búzios, Rio de Janeiro, entre outros que não me lembro agora, e posso afirmar que as estradas para o sul são muito melhores que as da Bahia...

[]'s viajantius...

Eduardo Velo
04/04/2004, 20:13
CARO CÁSSIO!
SERÁ QUE EU ENTENDI CORRETAMENTE. TU PRETENDE IR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS A FLORIPA E OUTROS CAMINHOS DE ENGESA?
VELHO, ESSA PARADA VAI SER DUREZA. AINDA MAIS SÓ PELO ASFALTO.
TE CUIDA NA BR 101.
ABRAÇOS LUCIANO STRELOW


Luciano , qual o problema de ir de Engesa pra Floripa :?: :?: ???
Se a preocupação é a BR 101 , eu acho o inverso , acho ela ótima até procuro viajar á noite pq tem menos transito . Vou até a Pinheira , já fui 6 x de Engesa , pego um trecho pequeno não duplicado ...

fomos em 4 Engesas pra Salesópolis e andamos muito bem na estrada , acho Engesa bem estradeira e muito confortável ...

[]s...

LUCIANO STRELOW
04/04/2004, 20:45
CARO EDUARDO!
NADA CONTRA, SÓ QUE OS GRANDES DESLOCAMENTOS EM VELOCIDADES ELEVADAS ACABAM AUMENTANDO O DESGASTE. IMAGINA IR ATÉ A PINHEIRA. LINDO, AÍ ENCARAMOS UMAS TRILHAS COM MUITA AREIA E ÁGUA. DEPOIS TEMOS QUE RETORNAR ISSO TUDO.
E SE FOR 6 CANECOS. 3KM/L. EU ACHO CARO.
SÓ ISSO.
ABRAÇOS
LUCIANO

Eduardo Chaves
04/04/2004, 21:14
Luciano,

Se pensar assim, minha vontade de fazer trilhas em Sampa vai por água abaixo, pois depois terei de retornar +- 140 km... :roll:

Durante minhas viagens, sempre optei por estradas ou caminhos de terra, o que não pode faltar é o bom senso e efetuar as lubrificações com mais frequência por exemplo... :wink:

[]'s...

Fábio
05/04/2004, 03:31
A tala 10' é bem mais cara que a 8' mas acredito que é a mais adequada para os 33', como vc falou.
A melhor justificativa que eu ouvi para usar tala 8' é que pelo fato da roda ficar mais "para dentro" evita dela pegar em alguma coisa na trilha.
[]'s

Cassio,

Você fez a opção correta para as rodas! As vantagens que citou são visíveis em trilhas em dois momentos distintos:

1) Fica mais dificil destalonar o pneu usando uma tala menor. Eu usava tala 8 com pneus Grabber MT 35x12,5 sem camara no meu antigo CJ com 10 libras de pressão e nunca destalonei os pneus.

2) Fica mais dificil entrar sujeira no aro da roda, fazendo com que o pneu murche.



Mas tenho visto gente que faz trilha pesada com 33' e tala 10' então...


Eu uso os pneus Goodyear MTR 32x11,5 montados em tala 10 na minha Camper e não tenho coragem de abaixar a pressão dos pneus. Quem for fazer trilha pesada com essa configuração de rodas, obrigatóriamente terá de usar camaras (ou anéis bead-locks para os mais afortunados)



Quando digo a algum jipeiro que não pretendo colocar um pneu 100% offroad no meu Engesa ele me olha como se eu tivesse xingado a mãe dele! :shock: :lol:
O povo aqui do forum reage de forma parecida!!!:lol:


Vai colocar pneus on-road?!? Minha mãe vai bem!!! :D :D :D

O fato é que pneus ditos MT, ditos 100% off-road, na verdade tem um comportamento muito bom no asfalto e não te deixam na mão nas trilhas. Claro que eles não se comportam tão bem na lama como pneus verdadeiramente lameiros, tipo Super Swamper, Cross, e esses recapados que estão pipocando por ai.

Pneus 70-30, 50-50 na verdade são totalmente on-road e decepcionam qualquer jipeiro que se preze, dai o descaso. Se não quiser se arrepender no futuro e quiser um bom pneu misto parta para os MT. Já usei Grabber e uso os Goodyear. Recomendo!!!


Tenho checado preços etc. e no caso dos BF por exemplo:
33' Mud - 680,00
33' All Terrain - 480,00
Vou economizar 800,00 em pneu e pelo que pesquisei a vida útil dos All Terrain é BEM maior.

Vida util bem maior? Acho que é lenda. Assim como é lenda que pneus MT gastam mais no asfato do que na lama. (Obs.: não inclua ai pneus realmente lameiros)

Já rodei mais de 10000km com a Camper, sendo 95% dessa kilometragem no asfalto e os MTR ainda nem deram sinal de desgaste.


Minha experiencia é zero em trilhas então durante um bom tempo serão só passeios em estradas de terra e trilhas leves.

Não caia nessa! Todo jipeiro já pensou dessa forma um dia! Hoje todos sonham com pneus de 44"!!!! Dai aquela economia de R$ 800,00 vai para o espaço rapidinho!!! :roll: :lol: :roll:


Pretendo ir a Floripa e outros cantos onde vou pegar MUITO asfalto. Além do uso no dia dia na cidade.

Rodei no último carnaval 2.500km de SP a Pirenópolis - GO. Uma turma saiu daqui e foi para Machu-Pichu também em 04 Campers... Adivinha se algum de nós tem problemas com nossos pneus MT?

Como diz um velho colega: Tem muito jipeiro gastando fortunas para fazer economia... Não seja um deles!!!
:oops: :P
[]´s

haundrich
06/04/2004, 15:19
1) Fica mais dificil destalonar o pneu usando uma tala menor. Eu usava tala 8 com pneus Grabber MT 35x12,5 sem camara no meu antigo CJ com 10 libras de pressão e nunca destalonei os pneus.

[]´s

Caro Fábio

Falando em asfalto, pode confirmar para a gente, se o uso de roda tala 8 e pneus MTR 33 "pol acaba gastando no centro da banda de rodagem, no asfalto?
Ou é apenas questão de calibragem (andar com menos pressão no pneus?), para que a banda encoste uniformemente no chão?

[ ]'s - Elogios sua camper

Flávio

Fábio
06/04/2004, 17:01
Caro Fábio
Falando em asfalto, pode confirmar para a gente, se o uso de roda tala 8 e pneus MTR 33 "pol acaba gastando no centro da banda de rodagem, no asfalto? Ou é apenas questão de calibragem (andar com menos pressão no pneus?), para que a banda encoste uniformemente no chão?
[ ]'s - Elogios sua camper Flávio

Flavio,

Primeiramente obrigado pelo elogio!

Quanto aos pneus 33" (ou mesmo 35") montados em roda tala 8, você acertou em cheio: Não existe problema de desgate irregular caso o pneu esteja bem calibrado.

O que tenho visto por ai é muita gente usando pneu grande e achando que a pressão tem de ser alta. Dai não tem jeito mesmo: O pneu gast mais no centro do que nas laterais.

Para se ter uma idéia, na minha Camper, que pesa 1.800kg uso 21 libras nos pneus dianteiros e 19 nos traseiros. Se fosse usar pneus maiores (33 ou 35) usaria menos pressão.

O calculo para se chegar nesse valor é simples:

Carga máxima do pneu Wrangler MTR 32x11,5 R15: 1150kg
Pressão máxima por pneu para essa carga: 50psi
Peso da Camper: 1.800kg

Como não sei a distribuição exata do peso da Camper, farei dois calculos. No primeiro deles usarei uma distribuição considerando 55,5% no eixo dianteiro e na segunda considerando distribuição uniforme dos pesos

Considerando o peso da Camper estar distribuido em: 1000Kg sobre o eixo dianteiro e 800Kg sobre o traseiro, temos:

- Dianteiro
50x1000/2300 = 21,73 ~ 22 psi
- Traseiro
50x800/2300 = 17,39 ~ 18 psi

Considerando o peso da Camper estar distribuido 50% sobre cada eixo, temos:

- Dianteiro
50x900/2300 = 19,56 ~ 20psi
- Traseiro
50x900/2300 = 19,56 ~ 20psi

Em média:
Dianteiro: 21
Traseiro: 19

Isso serve para qualquer carro. Basta pesar o carro e verificar a carga máxima do pneu na sua lateral. O resto é uma regra de três simples.

[]´s

haundrich
08/04/2004, 12:24
Fábio

Excelente explicação.. um troço simples, mas que deve passar desapercebido por muita gente.

Só que uma dúvida ficou. A carga máxima tem algum tipo de compensação em função do aro/tala?

Quando a gente calcula a pressão ideal em função do peso, como vc descreveu, digamos num exemplo hipotético, 26lbs, essa pressão é a mesma para qualquer tipo de tala de roda?

Dá uma olhada nos meus desenhos, para tentar ilustra melhor ..
O pneu 1 seria usado na roda tala 10. Até aeh tudo bem. Foi calculado 26 lbs.
E olha só como poderia ficar o mesmo pneu (2 e 3 ) se for usado com rodas de talas diferente, menor tala 8, observando a área de contato da banda de rodagem... ficaria arredondado ou não fica?

[]'s
Flávio

Ricardo Cubas
09/04/2004, 17:41
Grande Nero,

Estou com pneus Koskak Frederico 265x70x16 que coloquei hah pouco tempo. Nao sei com que relaçao o Cyborg estah, mas realmente eh bastante reduzido.

.

Não pegou os 265x75? por que?

[]'s
Flávio

Pois é,

acabei ficando com os 265x70x16 porque o pessoal da Koscak nao conseguiu boas carcaças do 75.

de qualquer maneira os pneus sao muito bons, em altura equivalem a um 31. Mas tambem estou procurando um jogo de 35.

Wallace
09/04/2004, 20:53
Oi Fábio,

NÃO... não pode fazer essa conta que você fez... pois assim só vai estar considerando a carga estática, ou seja, o peso do veiculo. E esquecendo da carga dinâmica.
Veja num veiculo original que você conheça o peso e a recomendação do fabricante para a correta calibragem dos mesmo. Aplique sua formula e vai constatar que a pressão recomendada é bem maior, justamente pelas cargas dinâmicas.
Com as suas calibragens o pneu deve estar sofrendo.
Pode aplicar a regra de três duas vezes, sendo a primeira com as informações do fabricante, onde você vai descobrir a carga total calculada pelo fabricante (peso + carga dinâmica).
Ai com este valor fazer a regra de três para os novos pneus.

haundrich
12/04/2004, 11:39
Pessoal

Estive em Curitiba, neste sábado de páscoa e aproveitei para pesquisar preços para os MTR 33 ou MTR35l (dúvida cruel) e tirar mais informações sobre aros.

Vogetta: Por minutos que a gente quase se encontra. Falei com o Cleverson, na Barão Pneus. Vc tinha acabado de sair.

A goodyear é a empresa que mais coloca informação em seus catálogos .
Desde diâmetro externo até raio estático com carga.

Interessante foi mesmo a informação de Aro de Medição (liguei para o SAC, na verdade é a tala). Para os 33 e 35 pol, o recomendado é tala 10 mesmo. Estes pneus até admitem 8,5 a 11. Mas no caso de tala menor, ocorrerá desgaste nos ombros (segundo o SAC).

Infelizmente no SAC da goodyear não puderam precisar o índice de carga dinâmica, conforme a citação do Wallace. Segundo eles, é um dado de montadora. Vou ficar devendo essa. Talvez seja possível pegar esse dado através da especificação engesa para os pneus originais, para ter uma idéia. Estou sem esse manual, por enquanto.

Qual era o pneu original especificado pela engesa? 7.50 aro 16?

[]'s
Flávio

LauroRH
12/04/2004, 15:47
Haundrich,
Originalmente, o pneu era 750 x 16, Candango.

Beto
07/05/2004, 19:22
Fala Flavio!
Tenho pneus 35" no meu Engesa!
Uso a relação 3.90 c/ o cambio 240V original do Engesa, e nao tenho problema nenhum em andar na cidade/estrada/trilha.
O meu motor é o HS 2.5 TDi.
Eu saio de 2ª facilmente na reta na cidade. Só em subidas muito ingremes preciso usar a 1ª.
Andei estudando a possibilidade de colocar os 33" quando os meus 35" chegassem no fim da vida. Mas depois da trilha que fiz no fds e vi um CJ com pneus da mesma altura q 33" ficar onde meu Engesa passou, penso em trocar de novo pelos 35"!
Os 35" forçam bastante o conjunto, mas mantendo os eixos sempre revisados nunca tive problema de quebra neles. Isso que eu uso Dana 30 na dianteira.
Espero ter ajudado!! Ou sera q embaralhei mais a sua cabeça? :D hehehe

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP
Estou chegando meio tarde na conversa, quero colocar uns 35´´ ou 16x900 e gostaria de saber oq. preciso fazer, vou ter que levantar a carroceria? Molas e amortecedores maiores? Um 6cc a alcool vai empurrar bem?
Valeu, obrigado.

cassiolm
09/05/2004, 17:51
Só prá constar:

Vou coloar os BF's mud mesmo. Comprei usados de uma pessoa que tinha comprado os pneus em janeiro de 2004! Ele se arrependeu depois de testá-los na lama. Os pneus estão novinhos e eu economizei no minimo umas 180 latinhas em cada um.
Os pneus estavam montados em rodas 33' tala 8. Quando fomos trocar pelas minhas rodas (tala 10) deu pra ver um do lado do outro. Bom, realmente com tala 8 a roda fica protegida por aquela faixa de borracha do pneu o que não acontece com a tala 10. Imagino que seja mesmo muito mais seguro numa trilha.
Agora já estou com rodas e pneus comprados então vai ficar assim mesmo. Se tiver problemas no futuro eu troco pra tala 8.

[]'s

NeRo
09/05/2004, 18:44
Estou chegando meio tarde na conversa, quero colocar uns 35´´ ou 16x900 e gostaria de saber oq. preciso fazer, vou ter que levantar a carroceria? Molas e amortecedores maiores? Um 6cc a alcool vai empurrar bem?
Valeu, obrigado.

Não sei quanto a molas e amortecedores, mas vai ter que aumentar a carroceria, não sei se o 4 cilindros aguenta, melhor meter os 6 canecos e encurtar as relações dos diferenciais, mas não sei qual indicar, vamos esperar quem manja mais.
Dê uma pesquisa no fórum que você vai achar bastante coisa sobre o assunto.

[]s

Beto
10/05/2004, 09:44
Valeu, mas p/ levantar vc. está usando coxin de 2''? De borracha ou nylon? Já estou com 6cc.
E na trilha, arrebenta mesmo? Ninguem segura a engesa?
Ah... tem um pessoal recapando esses pneus, ele sai bem mais em conta que os novos, então qdo os seus acabarem dá uma pesquisada.
Obrigado e até mais.....

haundrich
11/05/2004, 19:22
Estou chegando meio tarde na conversa, quero colocar uns 35´´ ou 16x900 e gostaria de saber oq. preciso fazer, vou ter que levantar a carroceria? Molas e amortecedores maiores? Um 6cc a alcool vai empurrar bem?
Valeu, obrigado.

Beto

Pelo que andei vendo, no caso do pneu 33, quase que não precisa mexer em nada. Talvez no alargador de paralamas traseiro e dar uma lixada na parte interna do parachoque dianteiro, no ponto onde a direção esterça total.

No caso dos pneus 35"pols, eu cheguei a conclusão que tenho que subir a carroceria 2 "pols, utilizando-se de calços feitos em tecnil em conjunto com as buchas originais da carroceira. E dar um jeito no parachoque dianteiro.
Não precisaria mecher nas molas e amortecedores. O curso se mantém o mesmo e também não vai precisar mexer no caster.

A não ser que vc seja tão chato como eu em querer no próximo up-grade algo mais perfeito: Colocar molas especiais sob medida para subir as 2 polegadas e mais uma fortuna em amortecedores para atingir curso 27 cms. E ainda tem que arrancar a solda dos munhões no eixo e acertar novamente o caster e soldar novamente. Tudo isso para não usar calços na carroceria.

[]s - Conclusão: Melhor usar calços de 2"pol para pneus 35"pol
No caso de não ter capô alto para motor diesel, estudar a possibilidade de calço de 3"pol

Flávio

Beto
11/05/2004, 19:39
Estava pensando nisso mesmo, acho que vou pegar um amanha p/ testar.
Com os 33'' qdo vc. esterça tudo ele raspa em algum lugar?
Com os 35" vc. acha que vai pegar no chassi ou coisa parecida?
Valeu pela dica, obrigado.

haundrich
11/05/2004, 19:54
Estava pensando nisso mesmo, acho que vou pegar um amanha p/ testar.
Com os 33'' qdo vc. esterça tudo ele raspa em algum lugar?
Com os 35" vc. acha que vai pegar no chassi ou coisa parecida?
Valeu pela dica, obrigado.

Caro Beto

Os 33 com roda tala 10 raspam na parte de baixo do parachoque, tipo, terei de fazer uma meia lua a partir dos 15 cms da extremidade do parachoque para dentro. Vc irá saber o local correto de cortar o parachoque depois que colocar os seus pneus 33.

Com os 35, penso que não irá pegar no chassis por causa do offset que é dado na roda de tala que vc provavelmente estará comprando. Mangels aço tala 10, modelo daytona vem com offset 44 negativo. Além disso, os 33 e 35 costumam ter os mesmos 12,5 pol de banda..
Digo penso, porque meus eixos são largão. São de C20. Para vc ter idéia, os pneus ainda ficaram para fora dos alargadores de 10 cms.. Isso que tentamos compensar um pouco no offset. E parece que não vai ficar feio não...
[]s'
Flávio

Beto
11/05/2004, 20:08
Valeu, assim que montar um te passo as alterações que vai ter que ser feitas.
Qto aos calços, já pensou em coxim de caminhão?
Vou dar uma caçada p/ ver oq. vou usar.
Ate mais....

Angelo T. P.
11/05/2004, 22:20
Alo galera!

Sempre chego meio atrasado nos assuntos! hehehe
Bom, quanto aos pneus 35", eu uso apenas calços de 2" em PU na carroceria pra nao pegar. Do resto ta tudo normal, sem nenhuma adaptação.
As rodas nao pegam nem na frente quando esterço, nem na traseira quando a suspensão ta trabalhando.


[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

Beto
11/05/2004, 22:56
Alo galera!

Sempre chego meio atrasado nos assuntos! hehehe
Bom, quanto aos pneus 35", eu uso apenas calços de 2" em PU na carroceria pra nao pegar. Do resto ta tudo normal, sem nenhuma adaptação.
As rodas nao pegam nem na frente quando esterço, nem na traseira quando a suspensão ta trabalhando.


[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP
Obrigado pela dica, vc. acha que se partir p/ maiores 37'' irão raspar? Ou as 2'' já serão suficientes?

Angelo T. P.
11/05/2004, 23:15
Fala Beto!
Na minha opiniao acho que eles iriam raspar sim!
Os meus 35" passam muito perto da carroceria!
Acho que nos 37" seria interessante tbém dar um upgrade na suspenção tbém!

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

Beto
12/05/2004, 08:50
Pensei que os 35'' já iria pegar, qto. mais os 37''.
No caso dos 37", vc. acha que se subir um pouco a suspensão é seria o suficiente?
Será que umas 4" já seria o suficiente na suspensão e mais 2" ou 3" na carroceria já seria suficiente?
Precisaria mecher nos munhões?
Até mais....

haundrich
12/05/2004, 11:05
Alo galera!

Sempre chego meio atrasado nos assuntos! hehehe
Bom, quanto aos pneus 35", eu uso apenas calços de 2" em PU na carroceria pra nao pegar. Do resto ta tudo normal, sem nenhuma adaptação.
As rodas nao pegam nem na frente quando esterço, nem na traseira quando a suspensão ta trabalhando.


[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP
Obrigado pela dica, vc. acha que se partir p/ maiores 37'' irão raspar? Ou as 2'' já serão suficientes?

Se você utilizar 37"pol, para esse nível de modificação, então encomende molas e amortecedores especiais. E modificar a relação dos diferenciais.
Lembro que saiu numa revista um engesa azul com esses pneuzão.
Não precisou cortar paralamas.

[]'s - Imaginando o monstro dos pneus 37"pol...
Flávio

Ricardo Cubas
15/05/2004, 09:31
Alo galera!

Sempre chego meio atrasado nos assuntos! hehehe
Bom, quanto aos pneus 35", eu uso apenas calços de 2" em PU na carroceria pra nao pegar. Do resto ta tudo normal, sem nenhuma adaptação.
As rodas nao pegam nem na frente quando esterço, nem na traseira quando a suspensão ta trabalhando.


[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP
Obrigado pela dica, vc. acha que se partir p/ maiores 37'' irão raspar? Ou as 2'' já serão suficientes?

Se você utilizar 37"pol, para esse nível de modificação, então encomende molas e amortecedores especiais. E modificar a relação dos diferenciais.
Lembro que saiu numa revista um engesa azul com esses pneuzão.
Não precisou cortar paralamas.

[]'s - Imaginando o monstro dos pneus 37"pol...
Flávio


Voce lembra em que revista saiu esse Engesa ???

haundrich
15/05/2004, 18:03
Estou caçando essa revista, acho que era 4 rodas....
Quando encontrar-la, enviarei imagens dessa reportagem...

[ ]s
Flávio

haundrich
16/06/2004, 09:38
Respondendo aos amigos Átila e Eduardo Chaves do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=40085#40085

Sobre os pneus Buckshot Mudders 33"pol


Eduardo Chaves escreveu:
Eduardo Chaves
MensagemEnviada: Qua, 9 Junho 2004 20:13h Assunto:
haundrich escreveu:
Flávio - Agora com BuckShot Mudders 33"pol


Question Question Question Question Question

Tens fotos do bichim ???

[]'s curiosos...



Atila escreveu:


A propósito, Flávio, o que está achando deles? Quanto estão custando?

[]s
Amigos, gostei desses pneus.

Esse modelo da Maxxis Buckshot Mudder 33"pol é o BF Goodrich Mud escrito. Segundo o Marcos da TratorGama, a Maxxys é Michelin, assim como o BF também é da Michelin. Paguei R$ 620,00 , no final do mês passado. O site da Maxxis: www.maxxis.com .


Achei que seria barulhento no asfalto, mas não é. Considero silenciosos.
Na estrada de terra a diferença é brutal se comparado aos que estava usando, Uniroyal 31 pol, desenho 60x40 (semelhante ao Scorpion da Pirelli).
Na pouca lama que peguei, a tração 4x4 não foi necessária. Fiquei contente com a aquisição.
Na cidade o consumo deve ter aumentado, mas nas viagens de asfalto ficou mais econômico, porque melhorou a relação, deixando-a mais alongada e motor trabalha num giro pouco mais baixo.
Tirei uma média grosseira, o frentista não chegou a encher bem, mas fez no mínimo 9km/l de diesel, andando a 110 direto com pé de padre...
Na calculadora deu 10km/l trecho estrada/cidade.

As fotos do bichin...

[ ]'s emborrachados
Flávio

Eduardo Velo
16/06/2004, 10:11
Fala Flavio , estamos empatados na velocidade e consumo , esse desenho é bem parecido com os 33 MTR Goodyear , qdo pegar lama grudenta vai virar uma bola de lama sem aderencia , aí vai no braço e no pé , hehe ...
To estranahando esse alargador de fibra dianteiro intacto , o traseiro pelo jeito já foi pro s... , as trilhas que a gente anda não permite usar esses alargadores , detonam rapidinho ...

[]s...

haundrich
16/06/2004, 11:08
Grande Edu Velo

Realmente, sobre embolar a lama grudenta neste tipo de desenho, vc está enlameado de razão .. he he he
Se compararmos esses Mudders com o desenho daqueles pneus Frederico (serão o meu segundo jogo futuramente), ainda deve ficar aquém do desempenho dos Fredericos. Mas como o objetivo é mais viagens e trilha leve, estes Bukshot tem a vantagem do desenho do BF e o preço mais baixo.




To estranahando esse alargador de fibra dianteiro intacto , o traseiro pelo jeito já foi pro s... , as trilhas que a gente anda não permite usar esses alargadores , detonam rapidinho ...

[]s...


aahhhhh é uma longa história... he he he he
Vou enviar os dados do meu engesa no Frota Brasil, e aeh vc entenderá.
Dá uma sacada nos meus eixos... são largos... não são de engesa, são de C20,..por isso terei de fazer um trabalho com a fibra nos traseiros porque os pneus traseiros ficaram raspando..

De resto , está tudo beleza..
abraço
Flávio

Henrique Josino
18/06/2004, 13:33
aahhhhh é uma longa história... he he he he
Vou enviar os dados do meu engesa no Frota Brasil, e aeh vc entenderá.
Dá uma sacada nos meus eixos... são largos... não são de engesa, são de C20,..por isso terei de fazer um trabalho com a fibra nos traseiros porque os pneus traseiros ficaram raspando..

De resto , está tudo beleza..
abraço
Flávio


Até o dianteiro é de c-20????

haundrich
18/06/2004, 18:55
Até o dianteiro é de c-20????

Sim, inclusive o eixo e diferencial dianteiro... ambos diferenciais com bloqueio progressivo....

[ ]'s - até o Frota Brasil

zj318
15/08/2004, 02:11
Alo galera!

Sempre chego meio atrasado nos assuntos! hehehe
Bom, quanto aos pneus 35", eu uso apenas calços de 2" em PU na carroceria pra nao pegar. Do resto ta tudo normal, sem nenhuma adaptação.
As rodas nao pegam nem na frente quando esterço, nem na traseira quando a suspensão ta trabalhando.


[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP
Obrigado pela dica, vc. acha que se partir p/ maiores 37'' irão raspar? Ou as 2'' já serão suficientes?

Se você utilizar 37"pol, para esse nível de modificação, então encomende molas e amortecedores especiais. E modificar a relação dos diferenciais.
Lembro que saiu numa revista um engesa azul com esses pneuzão.
Não precisou cortar paralamas.

[]'s - Imaginando o monstro dos pneus 37"pol...
Flávio


Voce lembra em que revista saiu esse Engesa ???


A revista era uma 4x4 e Cia bem das antigas, acho que de 1997. O monstro na verdade tinha pneus Mickey Thompson Baja Belted de 39", só não me lembro se era 39x15 ou 39x18. Pertencia ao Edu Piano e pelo q me lembro tinha apenas calços de carroceria e achu que as caixas de roda foram aumentadas um pouquinho. Pessoal sou novo no forum, já tive dois engesas e hoje estou sem um 4x4 puro e duro. Mas tõ de olho em um q já foi meu , talvez dentro dfe alguns mese$$$$ ele volte pra minha mão... Hehehehe!
[]s Engeseiros

Mizael Filho
13/09/2004, 17:31
Galera,

- quanto ao engesa, qual o pneu original dele?
- colocar um 35" sem mexer na relação dos diferenciais e caixa de redução não vai ficar meio "fraco" não?
- O eixo aguenta blz?

- Aproveitando a pergunta: qual a configuração original do engesa (caixa, motor, redução, eixo, suspensão...)???

Não vejo muito engesa aqui por natal/rn e não sei se é bom ou não. E ai, vale a pena???

Quanto custa normalmente um engesa?


Valeu a todos!!!

haundrich
13/09/2004, 17:52
Alo galera!

Sempre chego meio atrasado nos assuntos! hehehe
Bom, quanto aos pneus 35", eu uso apenas calços de 2" em PU na carroceria pra nao pegar. Do resto ta tudo normal, sem nenhuma adaptação.
As rodas nao pegam nem na frente quando esterço, nem na traseira quando a suspensão ta trabalhando.


[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP
Obrigado pela dica, vc. acha que se partir p/ maiores 37'' irão raspar? Ou as 2'' já serão suficientes?

Se você utilizar 37"pol, para esse nível de modificação, então encomende molas e amortecedores especiais. E modificar a relação dos diferenciais.
Lembro que saiu numa revista um engesa azul com esses pneuzão.
Não precisou cortar paralamas.

[]'s - Imaginando o monstro dos pneus 37"pol...
Flávio


Voce lembra em que revista saiu esse Engesa ???


A revista era uma 4x4 e Cia bem das antigas, acho que de 1997. O monstro na verdade tinha pneus Mickey Thompson Baja Belted de 39", só não me lembro se era 39x15 ou 39x18. Pertencia ao Edu Piano e pelo q me lembro tinha apenas calços de carroceria e achu que as caixas de roda foram aumentadas um pouquinho. Pessoal sou novo no forum, já tive dois engesas e hoje estou sem um 4x4 puro e duro. Mas tõ de olho em um q já foi meu , talvez dentro dfe alguns mese$$$$ ele volte pra minha mão... Hehehehe!
[]s Engeseiros

Achei a revista !!
Assim que meu scanner voltar da revisão, estarei enviando esta matéria.
Flávio

haundrich
13/09/2004, 18:17
Galera,

- quanto ao engesa, qual o pneu original dele?
- colocar um 35" sem mexer na relação dos diferenciais e caixa de redução não vai ficar meio "fraco" não?
- O eixo aguenta blz?

- Aproveitando a pergunta: qual a configuração original do engesa (caixa, motor, redução, eixo, suspensão...)???

Não vejo muito engesa aqui por natal/rn e não sei se é bom ou não. E ai, vale a pena???

Quanto custa normalmente um engesa?


Valeu a todos!!!

Misael Filho

Quanto a pneus originais, senão me engano era o 750 aro 16. Mas tinha outro. Alguém aqui do fórum vai te responder melhor.

Trocando o pneu para 35"pol, dependendo do motor, fica chôcho, especialmente para trilha. O pessoal aqui do fórum costuma trocar a relação.

Eixo traseiro é bom, porque é dana 40.
Eixo dianteiro é dana 30. Exige mais cuidados, e o pessoal costuma trocar pelo dana 40.

Configurações Originais.
Pode ser motor Q20B Perkins diesel, motor de opala 151-S álcool ou gasolina, todos 4 cilindros.
Câmbio Clark 5 marchas, modelo 240V
Caixa de transferência sem redução, da Engesa
Eixo dianteiro Dana 30
Eixo Traseiro Dana 40
Suspensào e amortecederes, aeh depende, vou ficar te devendo esta. Veja tópico Molas

Engesa, se é bom? Olha rapaiz, noís aqui do tópico de Engesa samus tudo doente por engesa. Então somos suspeitos em dizer qualquer coisa negativa a respeito.

Mas te digo uma coisa. Se vc gosta de mecânica robusta, bom curso de suspensão original de fábrica, considerado o maior veículo em espaço interno da categoria 3/4, e também com maior suspensão original desta categoria, o Engesa não te desaponta.
Defeito? Só se for o peso de sua robustez..

Flaouws

Flávio

Eduardo Velo
13/09/2004, 18:23
...- quanto ao engesa, qual o pneu original dele?
- colocar um 35" sem mexer na relação dos diferenciais e caixa de redução não vai ficar meio "fraco" não?- O eixo aguenta blz?
- Aproveitando a pergunta: qual a configuração original do engesa (caixa, motor, redução, eixo, suspensão...)???
Não vejo muito engesa aqui por natal/rn e não sei se é bom ou não. E ai, vale a pena???Quanto custa normalmente um engesa?...

--Pneu Original - 7.50x16 ou seja 31"
--Com pneu 35 sem mexer em nada , no primeiro tranco , algo quebra ...
--Engesa saiu com relação - 4,88 , 3,91 , F2 -3,54 e F3 -3,07
--Qto ao ser bom , pra que ??? pra uso Urbano , não é muito bom ; pra uso Rural e trilha é excelente , Normalmente um engesa custa entre 17 e 22 mil , isso vai aumentando conforme alterações como : M. Diesel , guincho , Capota de fibra , D.H. , A.C. , Bancos + confort. , Pneus maiores , etc... aí pode chegar de 35 a 40 mil ...

[]s...

guilhermeabreu
18/09/2004, 17:33
AMIGOS deste forum.
FIQUEI com duvidas agora. Nao lembro se li aqui ou em revista que a relaçao original do diferencial trazeiro do engesa e DANA 44; e aqui neste topico cita que e DANA 40. Qual e o certo? Um amigo me disse que o diferencial da F-75 e DANA 35, e aqui diz que e DANA 44, qual o certo? .
E por ultimo:No meu CORAÇAO VALENTE (MWM 2.8 TDI) com diferencial original DANA 30 na frente e DANA 44 ou 40? na trazeira; COLOCANDO PNEUS 35, precisaria de trocar a relaçao do diferencial? que e 4,89:1 para outra mais longa? como 3,54:1 ou 3,92:1.

NeRo
18/09/2004, 17:59
Nao lembro se li aqui ou em revista que a relaçao original do diferencial trazeiro do engesa e DANA 44; e aqui neste topico cita que e DANA 40. Qual e o certo? Um amigo me disse que o diferencial da F-75 e DANA 35, e aqui diz que e DANA 44, qual o certo?

Fala irmao!
O diferencial traseiro do Engesa é Dana 44.
Até onde sei... os DOIS diferenciais da F-75 é D44, tanto que é bastante comum o pessoal meter os eixos de F-75 no Engesa.

Agora relação para pneus 35", fazendo uma pesquisa no site você acha, ja existe um tópico versando sobre isso, se não for suficiente você faz uma pergunta...

Abraços!

Luca
18/09/2004, 18:48
COLOCANDO PNEUS 35, precisaria de trocar a relaçao do diferencial? que e 4,89:1 para outra mais longa? como 3,54:1 ou 3,92:1. Guilherme,
É o contrário, se vc vai aumentar o diâmetro do pneu, de 31 para 35, vc tem que encurtar a relação dos difs (ou aumentar a redução em 1,1219 vezes). Ou seja 4,89*35/31=5,52:1. Se você vc botar 3,92:1 ou 3,54:1 seu carro vai ficar com relações muito longas. Bom prá descida... de asfalto :D. []´s

guilhermeabreu
19/09/2004, 12:30
LUCA
Acho que voce nao entendeu a minha duvida. LOGICO que quando aumenta o diametro do pneu, voce esta AUTOMATICAMENTE ALONGANDO a relaçao. A duvida e: SE com o motor MWM 2.8 TDI este alongamento sera suficiente para andar em velocidade cruzeiro no asfalto a 110 a120 Km/h em torno de 2800 a 3200 rpm no motor; usando logico a relaçao original. Pois o agora CORAÇAO VALENTE era 4cc a alcool e chegava a 110 Km/h voando caco para tudo o que era lado, isto e, o motor com giro autissimo. Nao sei se fui claro ainda.
NOTA: O meu CORAÇAO VALENTE e para fazer trilhas leves a pesadas e viagens longas tambem, porque nao? Nao e a toa que estou preparando o mesmo.

Luca
19/09/2004, 12:40
Guilherme,
Realmente não havia entendido a sua dúvida. Por isso fiz a brincadeira. A relação do seus difs é 4,89:1, certo? Qual é o câmbio que vc tá usando?
[]´s

guilhermeabreu
19/09/2004, 15:23
LUCA
O cambio do engesa e o original, isto e, o CLARK 240 V que tem a 1º REDUZIDA e a 5º 1x1.
E a relaçao e 4.89:1 original sim.

Luca
21/09/2004, 01:27
Guilherme,

Fiz algumas simulações, com base no motor MWM 2,8 Turbo Diesel da S10. Potência máx 138 CV a 3600 rpm, e torque 34 kgfXm a 1.800 rpm.
Você está com um veículo 250 kg mais leve que a S10, e uma relação de marchas mais reduzida. A redução total da S10 em 5a. é 3,11:1 (0,73 da 5a. x 4,27 do dif), e do seu Engesa em 5a. é 4,89:1 (1,00 da 5a. x 4,89 do dif). Você tem razão. Dá prá melhorar, sim, a relação de marchas. Pode-se estender muito este assunto. Mas para ser breve, e responder diretamente a sua pergunta, você não só pode, como deve trocar rapidinho a relação do diferencial do seu Engesa, por uma 3,89:1. Dá prá por folgadamente um pneu 35. Já uma relação de 3,54, somente se vc usar pneus de até 33'. Mais, o jipe vai ficar um pouco choxo.

Simulação para diferencial 4,89 e 3,9:1, com pneus 35':

rotação no motor (rpm)--3.600---3.600
relação da 5a. Marcha -----1,00----1,00
rotação no cardan (rpm)--3.600--3.600
relação do diferencial------4,89----3,90
rotação da roda (rpm)------736----923
diâmetro pneu (pol)----------35------35
perímetro pneu (m)---------2,79----2,79
velocidade (km/h)---------123,4---154,7

[]´s

guilhermeabreu
22/09/2004, 13:54
EEEEEEEEEEETA LUCA
Apesar de eu ser medico, gosto muito de fisica e matematica. Na revista 4x4&cia, tem estas formulas; mas estava sem saco pra faze-las.Ai vem o LUCA e da um show de esplanaçao e com exemplos ainda. Agora vi que voce entendeu minha duvida, e concordou que mesmo com pneus 35, a relaçao original ainda fica muito reduzida; isto e, com motor em 3600rpm que e o giro de potencia maxima o carro estara a 123,4Km/h, e com a relaçao 3,89:1 estara a 154,7 Km/h.
De qual carro e esta relaçao 3.89:1, qual o nº de dentes da coroa e pinhao; pois , conheço a do itamarati ou galaxie que e 3.92 = 47x11.
MUITO obrigado pela ajuda; acredito que tenha ajudado a outras pessoas tambem.

hugo.morais
22/09/2004, 15:32
Guilherme,

Tenta fazer essa mesma planilha do Luca só que com o giro na faixa de torque máximo. É nessa faixa que vc obtem o melhor consumo de combustível. E ai vc define sua velocidade de "cruzeiro" de uma maneira que vc não força o motor e ainde tem margem para as ultrapassagens ;)

[ ]s,

Luca
22/09/2004, 17:39
...com o giro na faixa de torque máximo... vc define sua velocidade de "cruzeiro"
Bom, é o seguinte, o torque máximo deste motor (34,7 kgfxm) se dá a 1.800 rpm, ou seja na metade do giro máximo. Portanto, as velocidades no torque máximo serão 61,5 km/h (dif 4,89) e 77,3 (dif (3,9)km/h, exatamente metade das máximas.

Mas a velocidade de cruzeiro deve situar-se entre o giro de torque máximo e o giro de potência máxima. Para a S10, da qual este motor deriva, eu chuto 120 km/h, como vel de cruzeiro, o que ocorre em 2.700 rpm. Na configuração do jipe do Guilherme, 2.700 rpm resultarão em 115 km/h. Penso que assim é melhor, pois a aerodinâmica do Engesão é uma bo&ta. Então, que fique um pouquinho mais reduzido do que a S10.
Guilherme, com o diferencial de 3,9:1 não fica reduzido, não. Eu acho que, teoricamente, tá de bom tamanho.

Rafael Junior
22/09/2004, 21:12
Olá pessoal;
Estou pegando o bonde andando mas a minha duvida é semelhante, com relação a relação ideal.
Com essa explicação fica mais fácil entender, então para essa situação como ficaria a velocidade de cruzeiro:
motor 2.5 hsd
Relação original 4,88
pneus 33"
cambio da s10 2.5

Me parece uma configuração não muito cara, por que o motor 2.5 é bem mais barato que o 2.8, mais silencioso, vibra menos.

Se não for pedir muito como faz essas conta!!!!!!

Valeu galera

Luca
22/09/2004, 23:40
Se não for pedir muito como faz essas conta!!!!!! Rafael, fazer a conta é o mais fácil. O chato é obter os dados iniciais. O Guilherme me disse o motor e o pneu que ele colocou no FII. Eu tinha os dados gerais, peso, torque, potência, rotações, a relação de marchas e pneu do projeto original, no caso a S10. Se você me passar os dados, ou disser de qual veículo é o HSD ???, fica facinho.
Então vamos lá: 1) Qual é o veículo do qual foi retirado o motor HSD? 2) torque, potência, rotações 3) relação de marchas 4) relação do diferencial 5) pneu 6) pneu do seu jipe, 7) câmbio do seu jipe, 8 peso do seu jipe.
[]´s

guilhermeabreu
22/09/2004, 23:46
Viu LUCA e HUGO MORAES
Estamos falando na mesma lingua. Entendi muito bem, concordo com voce quando cita que uma velocidade cruzeiro acima de 120 por hora e meio suicidio no engesao,mesmo com pneus largos e etc.
Esta vendo como despertou interesse de outros amigos? Valeu por tudo, grato a voces todos. Tchau.

Rafael Junior
25/09/2004, 13:21
Olá Lucas;

O motor hsd vai ser provavelmente da S 10, pneu bf 33" , cambio original da S 10 2,5 hsd, relação do dif original engesa 4,89, peso da engesa aprox. 1550kg, rotação algo em torneo de 2.800rpm ( rotação para veloc de cruzeiro)

Ai Luca tá os dados, por favor faça as contas e veja qual a veloc de cruzeiro!!!

Se não for pedir muito qual é a formula mágica???

Obrigado e um abraço

andretomasi
25/09/2004, 23:29
Fala Rafael,

De acordo com o que você indicou, a velocidade de cruzeiro ficaria em 128,39 km/h.. a fórmula é a seguinte:

RPM = (336/Pneu) x (Vel x 0,6) x (Marcha x Transf x Dif)

Sendo que:

RPM = Rotação do motor desejada
Pneu = Medida do diâmetro do pneu em Polegadas
Vel = Velocidade em Km/h
Marcha = Relação da marcha escolhida (por exemplo 5ª 0,73)
Transf = Relação da transferência X:1 (Ex: Reduzida 2,73 Normal 1)
Dif = Relação do diferencial

[ ]´s informativos

Pedro Bachir
26/09/2004, 00:00
Fala Rafael,

De acordo com o que você indicou, a velocidade de cruzeiro ficaria em 128,39 km/h.. a fórmula é a seguinte:

RPM = (336/Pneu) x (Vel x 0,6) x (Marcha x Transf x Dif)

Sendo que:

RPM = Rotação do motor desejada
Pneu = Medida do diâmetro do pneu em Polegadas
Vel = Velocidade em Km/h
Marcha = Relação da marcha escolhida (por exemplo 5ª 0,73)
Transf = Relação da transferência X:1 (Ex: Reduzida 2,73 Normal 1)
Dif = Relação do diferencial

[ ]´s informativos

Eu conheço outra parecida:
RPM= (vel(mph) x rel. marcha x t-case x dif x 336)/ diam. pneu (pol)

andretomasi
26/09/2004, 00:37
Pedro, é a mesma.. a ordem dos fatores não altera o produto, lembra? Nessa tua a única diferença é que a velocidade tá em Milhas por hora (MPH), na minha tá em Km/h com um 0,6 pra transformar em MPH automaticamente.

[ ]´s

Pedro Bachir
26/09/2004, 21:44
Pedro, é a mesma.. a ordem dos fatores não altera o produto, lembra? Nessa tua a única diferença é que a velocidade tá em Milhas por hora (MPH), na minha tá em Km/h com um 0,6 pra transformar em MPH automaticamente.

[ ]´s

Mas 1 mph não vale 1,6 km/h??? :?

andretomasi
26/09/2004, 21:59
Fala Pedrão, é sim, 1MPH = 0,96 km/h, praticamente 1Km/h

60 MPH = 100 Km/h :wink:

Ou seja.. pra passar de Km/h pra MPH, multiplica por 0,6.. ex: 100 Km/h X 0,6 = 60 MPH

[ ]´s

Luca
26/09/2004, 22:38
Rafael, desculpe a demora na reposta, pude ficar poucos minutos na frente do micro, nestes últimos dias.

dif original engesa 4,89, peso da engesa aprox. 1550kg, rotação algo em torneo de 2.800rpm ... veja qual a veloc de cruzeiro!!! Se não for pedir muito qual é a formula mágica???
Eu não sei qual a relação de marchas do câmbio aplicado ao motor HSD, na S10. Tomando por base os dados do câmbio do caso anterior, chego a uma velocidade muito próxima da que o Keko chegou.

___________33x,0254xPI/1000x2.800x60/0,73/4,89=123,92 km/h

Não tem mágica. É a famosa fórmula do STAPARA. Lembra do ginásio? A está para B, assim como C STAPARA D :D ?

O pneu original da S10 (235 x 75 x 15) resulta em diâmetro 28,9. O dif é 4,27:1. Como você vai utilizar um dif de 4,89:1, vai dar certinho o pneu 33.

___________28,9x4,89/4,27= 33,09

Mas consiga os dados deste motor, torque max X rpm, potência max X rpm, e relações do câmbio original aplicado. Pois pode ser que não haja torque suficiente para manter o jipe em movimento nesta velocidadeo em 5a.. Falei "pode ser".
[]´s

Rafael Junior
27/09/2004, 09:02
Obrigado pessoal;

Acho que já vi essa formula em algum lugar no passado......

Bom, acho que entendi agora!!!!

Só não consegui identificar essa relação da 5º marcha de 0,73 ? De qual cambio é?
Segundo a informação que eu tenho a 5º marcha é over drive com relação de 0,809:1 cambio Iton da s-10 2.8 4x4, será que esta correto?

Com relação ao motor:
95 cv a 3800 rpm
22,4 mkgf a 1800 rpm

Valeu Luca!!!!

Abraço

Rafael

Luca
27/09/2004, 13:23
... será que esta correto? É possível. Se assim for, seu jipe deverá andar um pouco menos.

________123,92 x 0,73/0,809= 111,82 km/h a 2.800 rpm

Qual é a relação do diferencial correta que acompanhava o HSD na S10? Você tem a relação completa do câmbio? Se tiver, posta aqui. Tô procurando montar um banco de dados.
[]´s

Pedro Bachir
27/09/2004, 14:50
Fala Pedrão, é sim, 1MPH = 0,96 km/h, praticamente 1Km/h

60 MPH = 100 Km/h :wink:

Ou seja.. pra passar de Km/h pra MPH, multiplica por 0,6.. ex: 100 Km/h X 0,6 = 60 MPH

[ ]´s

Ospra!!!! :D

Me desculpe a burrice, mas não intendi esse 1mph = 0,96 km/h.......... :oops: :lol: :oops:

Essa de multiplicar por 0,6 não eh mto exato, pq eu fiz com a tua formula e com a minha passando km/h pra mph e no seu deu que aminha F-1000 faz 110 km/h a 2800 rpm e na minha a 2920 rpm............... :roll:


Antecipadamente obrigado e foi mal a perguntação!!!!!! :lol: :roll: :oops:

andretomasi
27/09/2004, 15:27
Pedro, é só definir que 60 MPH = 100 Km/h, a partir daí você faz os cálculos..

[ ]´s

Rafael Junior
27/09/2004, 17:53
Luca;

Pelo que me informaram a relação do diferencial da s 10 é 4,27:1.
Só tenho a relação da 5º pois era a minha maior preocupação, com relação a velocidade final!!!!
Existe algum cambio com 5º mais longa que o 0,809???
Sem querer abusar da sua boa vontade Luca, mas esse motor nas estradas roda até qual giro sem estar forçando e urrando?

Obrigado pela atenção e pela sua receptividade!!

Abraço

Luca
28/09/2004, 14:39
Existe algum cambio com 5º mais longa que o 0,809? ... motor nas estradas roda até qual giro sem estar forçando e urrando?
Rafael, 4,27 é a relação do diferencial da S10 com motor 2,8. Pode ser que na 2,5 seja a mesma. Infelizmente, hoje em dia, nem as revistas ditas especializadas se esforçam muito para obter e nos fornecer estes dados.

Seguem as relações de 5a. marcha que eu tenho anotadas.
Engesa FI 1,00:1
Engesa FII 1,00:1
Ranger V6 0,79:1
Toyota 0,86:1
Hilux 0,85:1
F250 0,83:1
Blazer/S10V6_ 0,78:1
S10 diesel 0,73:1
C20 0,73:1
C20 0,83:1
A20/ M37 0,77:1
A20/ M46 0,84:1

Quanto à rotação do motor em estradas, não posso te ajudar muito. É necessário conversar com alguém que disponha de um veículo com a motorização HSD 2,5. Se fosse para chutar, eu diria que 2.800 rpm é um bom valor de regime de trabalho.
[]´s

caj
29/09/2004, 14:50
olá amigos
eu queria saber se a pessoa colocar pneus 235/75 r 15 ou 255/75 r 15 scorpion no engesa tem que mexer em algo na suspensão para não dar problemas?
grato

Eduardo Chaves
29/09/2004, 15:56
Caj,

Essas medidas são praticamente originais do Bruto...

[]'s...

Eduardo Velo
29/09/2004, 17:18
Galera montei essas formulas com os dados passados aqui no Forum , é só alimentar as casas com números em vermelho , são variáveis ...
Pelo que andei alimentando e conferindo com o que o Keko e o Luca puseram , tá certo ...

[]s...

Ricardo Cubas
30/09/2004, 13:18
All,

Enfim consegui meus pneus 35 x 13,5 x 16.

na minha opnião deveria usar rodas 16x10. Contudo não acho essas rodas o mercado. Me informaram que a Mangels nao fabrica nessa medida. A única alternativa seria usar rodas 16x8.

As perguntas:
1. Alguem sabe se existem ou onde se vende rodas 16x10 ?
2. Como ficaria a montagem com rodas 16x8 ?

Eduardo Velo
30/09/2004, 15:04
... Enfim consegui meus pneus 35 x 13,5 x 16...


Ricardo , quais os preparativos que vc tá fazendo pra receber os 35" , calços maiores ? alguma modificação no diferencial ou câmbio ?
Se possível posta uma foto desses 35 no forum ...

[]s...

Ricardo Cubas
30/09/2004, 15:11
Os 35 estão lá na 3K para preparar os Frederico.

Estou mantendo os calços que tenho, e trocando o eixo dianteiro por Dana44.

Agora estou tendo dificuldades com as rodas :(

Assim que tiver os pneus posto as fotos.

Eduardo Chaves
30/09/2004, 15:34
Ricardo,

Kra... parabéns...

Pelo que me consta, poderá utilizar a tala 8" sem problemas com pneus 35"...

[]'s...

hugo.morais
30/09/2004, 15:46
Ricardo,

Senão me engano o Wallace fez umas alterações numa roda de ranger para caber na cherokee dele, quem sabe esse cara não aumenta a tala das rodas para 10''.

E em último caso vc pode usar as rodas 16x8 e mandar fazer Beadlock, pois eles já aumentam a tala da roda...acho que é isso :D

[ ]s,

haundrich
01/10/2004, 16:30
AMIGOS deste forum.
FIQUEI com duvidas agora. Nao lembro se li aqui ou em revista que a relaçao original do diferencial trazeiro do engesa e DANA 44; e aqui neste topico cita que e DANA 40. Qual e o certo? Um amigo me disse que o diferencial da F-75 e DANA 35, e aqui diz que e DANA 44, qual o certo? .
E por ultimo:No meu CORAÇAO VALENTE (MWM 2.8 TDI) com diferencial original DANA 30 na frente e DANA 44 ou 40? na trazeira; COLOCANDO PNEUS 35, precisaria de trocar a relaçao do diferencial? que e 4,89:1 para outra mais longa? como 3,54:1 ou 3,92:1.

ops,
Desculpa aeh, Guilherme

Eu respondi rápido demais. O certo é DANA 44 para o diferencial traseiro.

Falouws
Flávio

guilhermeabreu
13/02/2005, 20:50
Não tenho dúvida do que quero.

Minha vontade é colocar aro 15" , TALA 8" , e pneus 33" provavelmente o maxxis MT 754 BUCKSHOCK pelo preço , cond. de pagamento e garantia de 60.000 Km.

SÓ que surgiu uma dúvida. Surgiu um jogo de roda de liga leve que eu gosto muito pouco uso e preço bom , 4 X R$ 250,00 . O aro é 15" , só que a TALA é 7".

A PERGUNTA É: Alguem deste forum já usou este conjunto? Há desgaste irregular dos pneus? Fica fácil pra destalonar? VALE A PENA EU COMPRAR?
NOTA: o off-set dela é zero , aí teria que comprar o espaçador , pois o disco de freio é da TOY muito grande , iria roçar as pinças nas rodas. É , com estas perguntas , eu acho que eu mesmo encontrei as RESPOSTAS.

CONCLUSÃO: Este conjunto ficará tão caro qto se eu comprar rodas novas TALA 8" e OFF-SET negativo de -44 e sem comprar os alargadores.

haundrich
14/02/2005, 10:04
aeh Guilherme

Seguinte: Estou com rodas liga-leve 7"pol (ou 7,5"pols na régua) e estou com os Maxsys Buckshot Mudders 33"pol. E devo avisar logo no começo que uso o engesa no dia a dia, 90% no asfalto (o que é errado para esses pneus).

Sobre a questão roda liga-leve/roda de aço, estou considerando o uso de roda de aço, por motivos até estéticos, além do maior espaço para as pinças de freio.

Sobre questão de destalonar, é muito mais difícil destalonar nesta roda de 7"pols do que numa roda tala 10"pols, quando precisar andar com baixa pressão nos pneus.

Quanto a possibilidade de desgaste irregular na banda, isso não ocorreu até agora comigo (devo estar com 15.000 kms rodados). Apesar que ando 90% no asfalto e bem calibrado (35PSI nas longas viagens no asfalto). Não há qualquer indício de desgate nos ombros ou no centro. Apenas desgate por igual em toda banda e em todos os pneus.

Mas acho importante comentar isso:
Comecei andando com 26 PSI no engesa, nestes buck shots novos, fiz algumas viagens longas no asfalto e depois comecei a perceber desgaste que eu deveria considerar acentuado. Isso acho ainda antes dos 10.000 kms rodados.
Agora só ando com 30 PSI na cidade e em viagem longa ando com 35 PSI e estou rezando para que ele dure 40.000 kms.

Em outras palavras, eu NÃO ACREDITO que ele deva durar 60.000 kms (ou 80 até 100.000, como alguns vendedores afirmam) num engesa. Mesmo que andasse com mais pressão desde o começo. O Mott me avisou sobre isso. Mas comprei mesmo assim para poder ter carcaças confiaveis de 33"pols. Pode até durar 60.000kms em outro carro, mas no engesa diesel não, principalmente por causa do peso de sua robustez.

E estou considerando comprar outro jogo 33"pol, só que modelo ST ou outro, 50% asfalto ou mais, para o dia a dia e manter o jogo dos buckshot só para trilha nos FDS. Acredito que vale o investimento.

Se você puder medir a profunidade do sulco do pneu novo maxsys e passar para a gente... eu deveria ter feito isso logo quando os pneus eram novos, assim poderia ter controlado melhor o desgaste.

Falouws

Flávio

guilhermeabreu
14/02/2005, 12:50
GRANDE FLÀVIO

Agradeço imensamente o seu relato , poderei comprar sem susto se for o caso . PQ com TALA de 7" não haverá problema nenhum para o uso do pneu 33" ,CERTO?
Esta duração que vc está relatando ,. tambem concordo . E depende muito de como vc anda , EX: Eu tb ando 90% de asfalto , só que ando em media de 100 a 120 Km/h e diminuo muito pouco nas curvas , aí é que o pneu chia. Eu tive uma TOY curta aço com pneus BF 31" X 10,5 X 15 tala 7" que disseram que rodaria mais de 60.000 Km ,e com 25.000 Km já tinha gasto uns 80% do pneu e eu só andava com 26 Lbs e em viagens longas pesado 35 Lbs.
Outro EX: meu visinho de frente tem uma GALOPER diesel , falei para ele comprar o pneu MICHELLIN LTX A/T . Ele comprou , já rodou 80.000 Km , incrível fui com ele na MICHELLIN e mediu o desgaste . Só tinha gasto 48% . PQ? Ele só anda em asfalto , não passa de 80 Km/h ,e nas curvas faz a 40 Km/h qdo a placa indica esta velocidade e calibra com 36Lbs . Eu comprei o mesmo pneu e coloquei na minha HILUX SW4 e com 65.000 Km já esta no osso, o dele deve rodar uns 160.000 KM . Ele esta encantado com o MICHELLIN . O original que veio COREANO durou 65.000 , ele andando do mesmo jeito.

Qdo comprar o pneu MAXXIS MT 754 BUCKSHOT MUDDER medirei a profundidade do sulco e mando para vc.

UM ABRAÇO

Eduardo Chaves
14/02/2005, 15:37
Guilherme,

Bom...

Não tenho muita experiência nisso, mas um amigo meu é engenheiro na Goodyear, e como instalei um jogo de MT/R 33" fui consultá-lo, e a resposta foi óbvia, óbvia pq a informação já consta no próprio site da Goodyear, para pneus 33", é recomendado o uso de rodas talas de 8,5 a 11,5", sendo a ideal a tala 10"...

Como eu já tinha um jogo BBS tala 10" fudido, levei-o para uma reforma geral, inclusive diamantei, ficou show de bola, no Engesa, na minha opinião essa roda é a perfeita... :lol: :lol:

Só tem um detalhe aí no meio que não sei se faz diferença, os Buckshot são diagonais e os MT/R são radiais... :wink:

Ahhh... o offset dela é -44, nunca terá problemas com as pinças...

Aproveita e pega o jogo do Paulo, está num bom preço... 8)

[]'s sem comissão...

NeRo
15/02/2005, 07:44
meu visinho de frente tem uma GALOPER diesel , falei para ele comprar o pneu MICHELLIN LTX A/T . Ele comprou , já rodou 80.000 Km , incrível fui com ele na MICHELLIN e mediu o desgaste . Só tinha gasto 48% . PQ? Ele só anda em asfalto , não passa de 80 Km/h ,e nas curvas faz a 40 Km/h qdo a placa indica esta velocidade e calibra com 36Lbs . Eu comprei o mesmo pneu e coloquei na minha HILUX SW4 e com 65.000 Km já esta no osso, o dele deve rodar uns 160.000 KM.
A prova definitiva que o estilo Coxinha de dirigir é mais econômico! :D

haundrich
15/02/2005, 09:05
Guilherme,

Bom...

Não tenho muita experiência nisso, mas um amigo meu é engenheiro na Goodyear, e como instalei um jogo de MT/R 33" fui consultá-lo, e a resposta foi óbvia, óbvia pq a informação já consta no próprio site da Goodyear, para pneus 33", é recomendado o uso de rodas talas de 8,5 a 11,5", sendo a ideal a tala 10"...

Como eu já tinha um jogo BBS tala 10" fudido, levei-o para uma reforma geral, inclusive diamantei, ficou show de bola, no Engesa, na minha opinião essa roda é a perfeita... :lol: :lol:

Só tem um detalhe aí no meio que não sei se faz diferença, os Buckshot são diagonais e os MT/R são radiais... :wink:

Ahhh... o offset dela é -44, nunca terá problemas com as pinças...

Aproveita e pega o jogo do Paulo, está num bom preço... 8)

[]'s sem comissão...


Bem lembrado Edu, sobre a Goodyear.

Turma, só para deixar claro uma coisa. Não posso me responsabilizar pelo uso das informações que prestei. Porque o que serve para um carro, pode não servir para outro. Se serviu para você, pode não servir para mim.

Eu também havia consultado a Goodyear sobre a tala ideal para cada pneus. Exatamente ela recomendou tala 10 para pneus 33"pol aro 15.

Então, só para lembrar, relatei as experiências que eu tive com estes pneus . E que comprei esses pneus nessa minha tala depois que pesquisei, me informei , fui ver outro engesa com tala 7 que também tinha desgaste uniforme e estava com BFGoodrich.

Então, eu montei esses pneus nesta tala, sabendo do risco de que poderia perder os pneus usando tala não recomendada da fábrica.

haundrich
15/02/2005, 15:31
Outro EX: meu visinho de frente tem uma GALOPER diesel , falei para ele comprar o pneu MICHELLIN LTX A/T . Ele comprou , já rodou 80.000 Km , i



Guilherme, aeh tem um detalhe:

A sigla A/T senão me engano é pneu 50% asfalto, 50% fora de estrada. Daeh uma boa razão para ter atingido 80.000kms, além da boa reputação da marca já famosa por durar mais e mais o pé de padre de seu vizinho.

Falouws

Flávio

guilhermeabreu
16/02/2005, 10:31
NERO

Ô NERO !!!!! Eu achava que era implicancia do pessoal com vc , o chamando de COXINHA , agora vc vem com um relato desse assumindo que É COXINHA MESMO , fiquei DESCEPCIONADO . Achava que vc botava pra quebrar à vera , QUEQUEÍÍÍSSO meu irmão .

Brincando , realmente a maneira de guiar faz a diferença . Lembrando ao FLÁVIO que o exemplo do meu vizinho do A/T (50% ON e 50% OFF-ROAD) , foi comparativo AO MESMO pneu que eu coloquei na minha HILUX SW4 , e que o meu foi pro vinagre com 65.000 Km , e o dele está com 80.000 Km e só tem 48% consumido , é o ESTILO COXINHA DO NERO DE DIRIGIR .

MAS NERO , então me conta esta estória de capotar o ENGESÃO numa reta DIRIGINDO AO ESTILO COXINHA . Que qdo eu comecei aqui só ouvia este comentário.

NÃO ME LEVE A MAL AMIGO NERO , UM ABRAÇO

guilhermeabreu
16/02/2005, 11:14
GRANDE FLÁVIO

Não leve a mal o que o EDU CHAVES relatou , eu entedi perfeitamente seu relato , e foi exatamente o que eu perguntei . Não quero em hipótese nenhuma que vc se responsabilize pelo que disse .

EU fui claro na minha pergunta , que foi SE TINHA ALGUÉM QUE TIVESSE USADO AQUELE CONJUNTO (QUE NÃO SERIA O IDEAL QUE FIQUE CLARO, SIM POR QUESTÃO DE OPORTUNIDADE ) ,E se com AQUELE CONJUNTO , TERIA TIDO ALGUM TIPO DE PROBLEMA . E o FLÁVIO respondeu que ele usa este conjunto e NÃO TEVE PROBLEMA ALGUM ATÉ AGORA , e reiterou que consultou outra pessoa , e esta tb usava ESTE CONJUNTO ,MAS COM OS PNEUS BF , e NÃO TEVE PROBLEMA ALGUM TB.
Estes foram dois relatos de pessoas que usam este conjunto , mesmo sabendo que não são os recomendados pelo fabricante do pneu , CLARO? e sem discussões CERTO?

Agora o EDU CHAVES me da a dica das rodas BBS TALA 10" do PAULO que está com bom preço , ísto é , o mesmo preço da TALA 7" que eu estava pensando em comprar ,mesmo não sendo as recomendadas.

EDU vi o preço das rodas do PAULO mas não diz o OFF-SET nem as fotos das mesmas pra saber se eu vou gostar das mesmas.

PAULO , o problema é que no momento eu já ESTOU BEBENDO ÁGUA , sabe o que ísto quer dizer????? ESTOU FU$$$$$$$$$$$$$$do de $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ no momento. Se ainda não vendeu e se ainda interessar em veder ? Mande fotos e o OFF-SET das mesmas e se eu gostar FICO COM ELAS . E vamos negociar de como e qdo vou pagar pela MP .

GRATO AO EDU pela dica das rodas BBS ,que eu já havia visto e não ter levado fé por não conhecer esta roda. Mas se vc recomenda é pq deve ser boa.

GRATO AO FLÁVIO por ter feito o relato do seu uso do conjunto que relatei.

AGUARDANDO resposta do PAULO

haundrich
16/02/2005, 12:21
GRANDE FLÁVIO

Não leve a mal o que o EDU CHAVES relatou , eu entedi perfeitamente seu relato , e foi exatamente o que eu perguntei . Não quero em hipótese nenhuma que vc se responsabilize pelo que disse .


ô Guilherme

Não levei a mal não. Não foi essa a intenção. Inclusive considero o Edu como excelente colega de fórum, sempre educado em seus posts.

Essa não foi uma resposta para ele e nem para você. É que o Edu me lembrou um troço muito importante, que era a especificação da fábrica que eu já havia pesquisado. Então postei, para desencargo de consciência, de forma a evitar que os futuros navegantes/iniciantes que possam utilizam essas informações sem a devida cautela e depois querer sair reclamando por aeh.

Falouws, e num insquenta não... hehehe

Flávio [ ]'s - aguardando a medida dos sulcos dos Mudders 33"pols...

haundrich
16/02/2005, 12:48
Guilherme,

Só tem um detalhe aí no meio que não sei se faz diferença, os Buckshot são diagonais e os MT/R são radiais... :wink:

[]'s sem comissão...

Caro EduChaves

Tava afim desses MT/Rs, só para ver a diferença. Quase os havia comprado em Curitiba, são mais caros que os Maxxys.

Se forem radiais,acredito que ele seja mais duro no rodar, absorver menos trepidações mas deva melhorar o consumo. Espero que durem mais também.

Falouws
Flávio

Eduardo Chaves
16/02/2005, 17:34
Guilherme,

Tá tudo na paz irmão...
Ninguém levou nem entendeu que alguém levou a mal os comentários... :shock: :roll: Hehehe...

Realmente o Paulo não cita o offset, as minhas e me parece que as do Thiago são -44, e acredito que deste modelo todas tala 10" são com este offset, mas melhor confirmar mesmo...
Não tenho nenhuma foto no momento, vou ver se acho aki no fórum...

Flávio,

Se eu fosse comprar os pneus em loja, provavelmente iria de Buckshot tb, mas surgiu uma oportunidade de negócio e naum pude perder... :wink:

Os MT/R são um pouco firmes sim, mas não sei comparar eles com outro pneu no asfalto, apenas com os 3K :twisted: , meus antigos ST estavam no fim da vida e daí já são duros tb... :?

Realmente só espero que durem muuuito... :lol:

[]'s...

guilhermeabreu
16/02/2005, 19:59
FLÁVIO E EDU CHAVES

Pelo pouco que conheço vcs dois daqui do forum sabia que não teria mal entendido , FALOWS?

FLÁVIO , mandarei o mais breve possível as medidas do sulco.

EDU CHAVES , estou no aguardo do PAULO para negociarmos , obrigado mais uma vez pela dica do PAULO. Espero que o PAULO mande o OFF-SET e a foto , caso vc ache EDU mande tb.

PAULOOOOO Ô PAULO , PAULOOOOOOO !!!!!!!!!! ESTOU NA SUA ESPERA.

ABRAÇOS A TODOS

guilhermeabreu
19/02/2005, 18:32
FLÁVIO

Liguei pra GAMA 4X4 e mediram lá e disse que o sulco do pneu MAXXIS MT 754 BUCKSHOT MUDDER 33"X 12,5 X 15" é de 1,5 cm.

VALEUWS?

haundrich
20/02/2005, 15:43
opa, Valeus Guilherme, era isso aeh mesmo.

guilhermeabreu
20/02/2005, 16:26
FLÁVIO


Engraçado , qdo estive lá na loja e vi ao vivo este pneu , deu a impressão que o sulco seria de +- 1" . Foi ilusão de ótica .

Mas qdo puder e chegar a hora devo comprar dele mesmo.

haundrich
20/02/2005, 16:57
que preço que está agora?

Flávio Schurt

guilhermeabreu
20/02/2005, 18:40
FLÁVIO

Qdo estive na GAMA 4X4 ele me deu o preço de R$700,00 divididos em 5 meses sem acrescimo e garantia de 60.000 Km .

Aí o RIBON leu o tópico e disse que faria por R$ 690,00 . Ísto foi em 20/01/05 , agora vejo o RIBON anunciar um consorcio cujo preço é R$727,00.

Não sei o preço da GAMA 4X4 hoje.

haundrich
21/02/2005, 17:18
Valeus Guilherme

Alguém sabe qual a pressão adequada para engesa diesel para esses pneus?
Estou rodando com 30 , e em viagem 35 (máximo permitido pelo pneu) e tô achando demais

Eduardo Chaves
21/02/2005, 18:13
No MT/R 33" estou usando 25 e estou achando muito já... :roll:

O Du Merege com BF 33" usa 18... :shock:

Estas pressões na maioria das situações...

[]'s...