Ver Versão Completa : Band ou Fusca
Boa tarde a todos!
Sou novato em Bands (ainda negociando a minha primeira).
Leio muita coisa aqui no fórum sobre o desempenho das Band em estradas e sobre os recursos para melhoria, sendo que a maioria acaba recomendando o turbo.
Estou fechando numa Band 14B (5 marchas), mas nunca dirigi uma em estrada.
Para efeito de comparação, gostaria de saber se existe alguém que pode me dizer o seguinte:
Ando com meu Fuscão 1500 ano 73 para todo canto.
Como fica a performance do 14B comparada ao fusca, principalmente em subidas?
Se forem iguais, pra mim já tá bão!
"Ando devagar porque já tive pressa..."
E desculpem a pergunta de leigo...rsrsrs
cara, ja rodei de band 14b original a amerca do sul inteira, subi os andes inumeras vezes, uma band 14b original vc consegue andar tranquilo a 100 km/h, o turbo so faz um pouco de falta em ultrapassagens.. eu particularmente prefiro o veiculo o mais original possivel... nesses 50 e poucos mil kilometros que rodei pelos andes de band 14b ano 2000 nunca tive nenhum problema....
Então, sou meio da linha original também.
Respeito o gosto de todos, entretanto...
Obrigado pela informação.
Denise Ávila
17/03/2019, 23:03
Colega, boa sorte na negociação e de antemão seja bem vindo à família toyoteira.
Não dá pra comparar, a Band é forte pra burro, quase um trator, mesmo o Fusca que, por ter tração traseira vai a muitos dos lugares que a Band vai, não se compara em força, robustez, comportamento fora da estrada, economia e velocidade. Mesmo a Band não sendo um veículo pra velocidade, é muito melhor pra estrada que o Fusca.
Sendo 14B então que tem 5 marchas, vc tem reunido o tradicional torque com a melhor adequação à estrada.
Se me permite um conselho, o 14B não tem nada (ou quase nada para os mais exigentes) a melhorar, dentro dos parâmetros de um jipe. A princípio não faça nenhuma alteração mecânica nela durante 1 ano, sinta, fique íntimo do que é ter uma Band, ser um toyoteiro. Estude sobre as diversas motorizações e melhorias feitas pela montadora ao longo dos anos de fabricação, se atenha à manutenção básica e correção de algum problema que possa ter (afinal é um veículo usado) e só depois pense em adaptações e/ou melhorias e/ou acessórios.
Vc vai ouvir muita coisa e se der uma de piolho estará ferrado kkkkk.
Tenho 2 Bands 14B, ambas originais (nem bancos mudei) que me atendem perfeitamente e maravilhosamente, tanto na lida do sítio como pra viagens.
Sou administradora de um grupo de Band no Whatsapp. Se quiser posso te adicionar. Lá a galera é super e vc poderá obter várias dicas e tirar todas as suas duvidas.
Boa sorte!!!!
Ouvi tudo o que precisava!
Muito obrigado pelas informações.
Mudanças, a princípio, só na estética (um farol de milha, um suporte para estepe, essas coisas...)
Um forte abraço!
ricferreira
27/03/2019, 18:10
Que bom que um outro amigo tambem tenha um fusca e uma band, em viagem quando vou só com a esposa vou no fusca, quando vai a familia + malas vou de band, a minha é CD motor 14B, mais a band é anos luz melhor que o fusca em estrada de terra, o fusca vai, chega, mais em local de dificil acesso estraga muita coisa. Em 2016 fiz Manaus x Porto velho no meu fusquinha, passei 5 dias pra percorrer 700 e poucos Km, foi ótima a aventura mais hoje eu nao deixo de ir de band pra ir de fusca.
vejam algumas fotos do fusquinha ae
565193 565194565195
Que bom que um outro amigo tambem tenha um fusca e uma band, em viagem quando vou só com a esposa vou no fusca, quando vai a familia + malas vou de band, a minha é CD motor 14B, mais a band é anos luz melhor que o fusca em estrada de terra, o fusca vai, chega, mais em local de dificil acesso estraga muita coisa. Em 2016 fiz Manaus x Porto velho no meu fusquinha, passei 5 dias pra percorrer 700 e poucos Km, foi ótima a aventura mais hoje eu nao deixo de ir de band pra ir de fusca.
vejam algumas fotos do fusquinha ae
565193 565194565195
Bela aventura!
A Band vai melhor, mas o fusca também chega...
CAPT GOTTLIEB
28/03/2019, 08:21
Uma vez presenciei uma acalorada discussão entre alguns motociclistas. Metade estavam montados em BMW e a outra metade em Harley-Davidson. O primeiro grupo defendia com unhas e dentes a transmissão por eixo cardã e o segundo grupo o uso da corrente. Não chegaram a conclusão alguma, discutiram muito e depois foram todos passear, comer e tomar cerveja! Ahahahahahah!
Eu tenho um VW BAJA 1600, um Buggy-Gaiola VW 1600 e um JIPÃO TOYOTA 1983, curto, capota de lona, câmbio 4 M sincronizado e motor Mercedes-Benz OM-314. Rodo com os três e cada um tem suas características e especificidades. Conforme o propósito um terá melhor ou pior desempenho que os demais. Todo ano faço um passeio pela Serra da Canastra, em média 5 a 6 dias e já levei o JIPÃO (era outro 1978, mas muito bem montado), o BAJA e o Buggy-Gaiola. Todos os três se saíram muito bem nas estradas mal conservadas da Canastra. Em linhas gerais posso dizer:
1- O BAJA foi montado usando-se um Fusca 1969 (50 anos!!!!). Tem cinco lugares, motor VW 1600, carburador único H31 Pic-t, ignição eletrônica, coroa/pinhão 33x8 e freios a disco na dianteira. Tem vão livre de 16 cm e pneus Cinturato Pirelli aro 15. Está mais preparado para pista e chega rápido a 100 Km/h. Acima de 110 Km/h começa a ficar desagradável de pilotar. Consegue rebocar até 500 Kg, mas chora um pouco. Enfrenta terra e barro com valentia, mas o Buggy e o JIPÃO o superam. Tem a vantagem de nos abrigar muito bem na chuva. Ano passado fiz Amparo-Petrópolis (600 Km) duas vezes e sem problemas. Poderia ser preparado para barro, principalmente se fosse usada suspensão IRS na traseira, mangas de eixo sobrepostas na dianteira e pneus para parro. Pode-se chegar a vão livre de até 40 cm. Mas assim preparado o desempenho na pista é bem menor.
2- O Buggy-Gaiola foi montado em 2012 e remontado em 2018. Tem motor VW 1600 novo, carburador único H30 Pic, ignição eletrônica, câmbio de 4 M e coroa/pinhão 35x8. Esta relação o deixa com mais torque, porém menos veloz que o BAJA. Só cabem duas pessoas e é todo aberto. Poeira e chuva tem trânsito livre. Pesa só 450 Kg e com este motor e esta transmissão mais curta quase sobre em paredes! Vence terra e barro com muita valentia. Na Canastra foi o que me liberou mais adrenalina e enfrentou bem as piores estradas, mas eu e minha mulher ficamos ora cobertos de pó ora de barro, até a alma. Por ser muito leve não tem aderência para rebocar quase nada. É uma ótima diversão, mas como carro tem status de motocicleta trail.
3- JIPÃO TOYOTA é o off-road por excelência, com tração 4x2, 4x4 e reduzida. O motor diesel Mercedes-Benz esbanja torque já em baixa rotação. Se as molas estiverem bem preparadas carrega uma tonelada e pode rebocar até um ônibus, sem passageiros ou um caminhão sem carga. É o jipe mais forte que já conheci. Imbatível. Pesa 2 toneladas se for capota de aço, mas o meu tem capota de lona e é pelo menos 250 Kg mais leve.
Meus carros são todos de baixo custo e os VW têm manutenção fácil e barata. Muita coisa eu mesmo faço. O JIPÃO TOYOTA tem manutenção mais difícil, pois as peças são caras e é preciso encontrar bons mecânicos para não acontecer besteiras ou gambiarras. Cada um tem vantagens e desvantagens. A escolha dependerá do uso que se deseja fazer.
565202
Meu JIPÃO atual. Comprei há um mês e está na oficina fazendo revisão e alguns melhoramentos.
565203 565204
Meu antigo JIPÃO
565205
BAJA puxando uma carreta Karmann-Ghia.
565206 565207 565208
BAJA preparado mais para pista, mas consegue rodar na terra e no barro com alguma limitação. Veículo de baixo custo, manutenção fácil e barata. Pode ser bem preparado para barro modificando-se a suspensão dianteira, traseira e pneus.
565209
BAJA é um Fuska modificado. O chassis não tem alteração e a distância entre-eixos se mantem em 2,40 metros.
O Buggy-Gaiola é montado num chassis de Brasília encurtado 25 cm e usando mecânica clássica do Fusca. A distância entre-eixos ficou em 2,15 metros. Isto aumenta a capacidade de manobra, porém diminui a estabilidade na reta, em velocidades altas. Como tem transmissão mais reduzida que a do BAJA a velocidade usual é de 80 Km/h no asfalto e este efeito colateral é pouco expressivo.
565210 565211 565212 565213
Buggy-Gaiola é veículo off-road para quem deseja muita adrenalina. Enfrenta trilhas com barro, poeira, descidas e subidas íngremes e com muita agilidade e valentia. Mas tem pouca capacidade para tracionar uma carreta ou um veículo em dificuldades. Como é todo aberto tem ar condicionado ecológico e tem status de moto trail na chuva, no barro e na poeira. Manutenção fácil e barata.
565214
Com o Baja pode-se encarar os 500 Km de Amparo à Canastra (Vargem Bonita), mas com o Buggy-Gaiola é preferível rebocar com caminhonete ou JIPÃO. O Buggy-Gaiola tem inúmeras maneiras de montar, podendo ficar mais apropriado para trilhas pesadas, muito barro ou areia. Tudo dependerá da suspensão, vão livre e pneus (barro ou areia). Mas quando mais agressivo para barro menos apto para pista.
Fuscas x Jipes é uma discussão bizantina. Cada um é mais ou menos apto para determinada situação. Mas todos concordam que são veículos excelentes.
CAPT GOTTLIEB
28/03/2019, 14:16
Veículos bem preparados para off-road:
565222 565223 565224 565225565227 565228 565229
VW BAJAS com suspensão traseira IRS, homocinéticas em vez de semi-eixos, vão livre elevado e pneus para barro. Motorização e transmissão priorizando a força em detrimento da velocidade. Estes Fuskas assim preparados se saem muito bem até em trilhas difíceis, com muita lama e obstáculos. Manutenção fácil e barata. Capacidade de carga e tração pequenas.
565226
Um Jipe Willys cara-de-cavalo bem preparado para off-road. Apesar de ter um motor menos forte que o Mercedes-Benz ou 14-B usado nos Bandeirantes a sua tração garante bom desempenho. É bom lembrar que é o "pai dos jipes".
565230 565232 565233 565234 565235
VW Buggy-Gaiolas configurados para terra, barro e terrenos difíceis, inclusive áreas semi-áridas e desertos. Têm até uso militar. A mecânica é basicamente a do Fuska com algumas modificações, adaptações e melhoramentos. São veículos de manutenção fácil e barata além de serem extremamente ágeis e valentes. Estas Gaiolas no asfalto têm desempenho sofrível, principalmente com pneus agressivos e vão livre tão alto.
565237 565239 565240 565241
Estes Bandeirantes estão muito bem preparados para trilhas pesadas. Sem dúvida é o jipe mais forte e robusto já fabricado no Brasil. Os motores Mercedes-Benz esbanjam torque, mas a velocidade fica em segundo plano. O uso de turbina os deixam mais ágeis e permitem ultrapassagens mais seguras. O motor 14-B tem um pouco menos torque em baixa rotação e muito mais agilidade, mas sem comprometer o desempenho do Bandeirante. Um off-road "par excellence". Imbatível.
Estes off-roads são ótimos, cada um com vantagens e desvantagens. A situação, o terreno, a disponibilidade financeira e o gosto de cada um irá determinar a escolha daquele que melhor poderá se adequar aos seus desejos e necessidades.
CAPT GOTTLIEB
28/03/2019, 14:46
Durante a Segunda Guerra Mundial a VW fabricou um jipe militar anfíbio, com tração 4x2, 4x4 e reduzida. O veículo fez muito sucesso na frente russa, pois as estradas eram quase todas de terra e péssimas. Era o Schwimmwagen. Fizeram também alguns poucos Fuskas (tipo Pé-de-boi) com a tração do anfíbio. Era o Kommandeurwagen. Com o fim do conflito a VW não se interessou em fabricar uma versão civil de um Fuska 4x4. Especula-se que as montadoras aliadas teriam forçado esta decisão. Será?
565242 565243 565244 565245 565246
O Schwimmwagen e o raro Kommandeurwagen tinham tração 4x2, 4x4 e reduzida.
565247
O Kubelwagen era um Fuska com carroceria militar, tipo jipe. A mecânica era a mesma do Fuska da época e a tração 4x2.
Será que um jipe VW com tração 4x2, 4x4 e reduzida teria feito sucesso?
ALVARO ANGELO
29/03/2019, 16:01
Boa tarde a todos!
Sou novato em Bands (ainda negociando a minha primeira).
Leio muita coisa aqui no fórum sobre o desempenho das Band em estradas e sobre os recursos para melhoria, sendo que a maioria acaba recomendando o turbo.
Estou fechando numa Band 14B (5 marchas), mas nunca dirigi uma em estrada.
Para efeito de comparação, gostaria de saber se existe alguém que pode me dizer o seguinte:
Ando com meu Fuscão 1500 ano 73 para todo canto.
Como fica a performance do 14B comparada ao fusca, principalmente em subidas?
Se forem iguais, pra mim já tá bão!
"Ando devagar porque já tive pressa..."
E desculpem a pergunta de leigo...rsrsrs
Tenho dois fuscas um 1500 (1973) e um 1600-dupla carburação (1996)
Na subida em rodovias asfaltadas o 14B e o 1500 são mais ou menos iguais.
Já o 1600 anda mais que o 14B na subida.
Alguem comentou e faço o mesmo : trechos pequenos, se sozinho vou de fusca.
Com família não uso os fuscas.
Era essa a informação que queria.
Por mim, tá tudo de boas... Não me incomodo com essa perda de velocidade em subida. Aliás, ando a 90km/h o tempo todo.
Estamos quase iguais.
Tenho um fusca 1500 (73) verde hippie e uma variant 1600, dupla, (71), azul pavão.
A variant, embora mais pesada, anda mais...
Além da cilindrada a mais, a dupla carburação ajuda..