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Ver Versão Completa : Band ou Fusca



OmarNJ
17/03/2019, 17:36
Boa tarde a todos!
Sou novato em Bands (ainda negociando a minha primeira).
Leio muita coisa aqui no fórum sobre o desempenho das Band em estradas e sobre os recursos para melhoria, sendo que a maioria acaba recomendando o turbo.
Estou fechando numa Band 14B (5 marchas), mas nunca dirigi uma em estrada.
Para efeito de comparação, gostaria de saber se existe alguém que pode me dizer o seguinte:
Ando com meu Fuscão 1500 ano 73 para todo canto.
Como fica a performance do 14B comparada ao fusca, principalmente em subidas?
Se forem iguais, pra mim já tá bão!
"Ando devagar porque já tive pressa..."

E desculpem a pergunta de leigo...rsrsrs

dudu83
17/03/2019, 20:15
cara, ja rodei de band 14b original a amerca do sul inteira, subi os andes inumeras vezes, uma band 14b original vc consegue andar tranquilo a 100 km/h, o turbo so faz um pouco de falta em ultrapassagens.. eu particularmente prefiro o veiculo o mais original possivel... nesses 50 e poucos mil kilometros que rodei pelos andes de band 14b ano 2000 nunca tive nenhum problema....

OmarNJ
17/03/2019, 20:23
Então, sou meio da linha original também.
Respeito o gosto de todos, entretanto...
Obrigado pela informação.

Denise Ávila
17/03/2019, 23:03
Colega, boa sorte na negociação e de antemão seja bem vindo à família toyoteira.
Não dá pra comparar, a Band é forte pra burro, quase um trator, mesmo o Fusca que, por ter tração traseira vai a muitos dos lugares que a Band vai, não se compara em força, robustez, comportamento fora da estrada, economia e velocidade. Mesmo a Band não sendo um veículo pra velocidade, é muito melhor pra estrada que o Fusca.
Sendo 14B então que tem 5 marchas, vc tem reunido o tradicional torque com a melhor adequação à estrada.
Se me permite um conselho, o 14B não tem nada (ou quase nada para os mais exigentes) a melhorar, dentro dos parâmetros de um jipe. A princípio não faça nenhuma alteração mecânica nela durante 1 ano, sinta, fique íntimo do que é ter uma Band, ser um toyoteiro. Estude sobre as diversas motorizações e melhorias feitas pela montadora ao longo dos anos de fabricação, se atenha à manutenção básica e correção de algum problema que possa ter (afinal é um veículo usado) e só depois pense em adaptações e/ou melhorias e/ou acessórios.
Vc vai ouvir muita coisa e se der uma de piolho estará ferrado kkkkk.
Tenho 2 Bands 14B, ambas originais (nem bancos mudei) que me atendem perfeitamente e maravilhosamente, tanto na lida do sítio como pra viagens.
Sou administradora de um grupo de Band no Whatsapp. Se quiser posso te adicionar. Lá a galera é super e vc poderá obter várias dicas e tirar todas as suas duvidas.
Boa sorte!!!!

OmarNJ
18/03/2019, 04:59
Ouvi tudo o que precisava!
Muito obrigado pelas informações.
Mudanças, a princípio, só na estética (um farol de milha, um suporte para estepe, essas coisas...)
Um forte abraço!

ricferreira
27/03/2019, 18:10
Que bom que um outro amigo tambem tenha um fusca e uma band, em viagem quando vou só com a esposa vou no fusca, quando vai a familia + malas vou de band, a minha é CD motor 14B, mais a band é anos luz melhor que o fusca em estrada de terra, o fusca vai, chega, mais em local de dificil acesso estraga muita coisa. Em 2016 fiz Manaus x Porto velho no meu fusquinha, passei 5 dias pra percorrer 700 e poucos Km, foi ótima a aventura mais hoje eu nao deixo de ir de band pra ir de fusca.
vejam algumas fotos do fusquinha ae
565193 565194565195

OmarNJ
27/03/2019, 18:56
Que bom que um outro amigo tambem tenha um fusca e uma band, em viagem quando vou só com a esposa vou no fusca, quando vai a familia + malas vou de band, a minha é CD motor 14B, mais a band é anos luz melhor que o fusca em estrada de terra, o fusca vai, chega, mais em local de dificil acesso estraga muita coisa. Em 2016 fiz Manaus x Porto velho no meu fusquinha, passei 5 dias pra percorrer 700 e poucos Km, foi ótima a aventura mais hoje eu nao deixo de ir de band pra ir de fusca.
vejam algumas fotos do fusquinha ae
565193 565194565195

Bela aventura!
A Band vai melhor, mas o fusca também chega...

CAPT GOTTLIEB
28/03/2019, 08:21
Uma vez presenciei uma acalorada discussão entre alguns motociclistas. Metade estavam montados em BMW e a outra metade em Harley-Davidson. O primeiro grupo defendia com unhas e dentes a transmissão por eixo cardã e o segundo grupo o uso da corrente. Não chegaram a conclusão alguma, discutiram muito e depois foram todos passear, comer e tomar cerveja! Ahahahahahah!

Eu tenho um VW BAJA 1600, um Buggy-Gaiola VW 1600 e um JIPÃO TOYOTA 1983, curto, capota de lona, câmbio 4 M sincronizado e motor Mercedes-Benz OM-314. Rodo com os três e cada um tem suas características e especificidades. Conforme o propósito um terá melhor ou pior desempenho que os demais. Todo ano faço um passeio pela Serra da Canastra, em média 5 a 6 dias e já levei o JIPÃO (era outro 1978, mas muito bem montado), o BAJA e o Buggy-Gaiola. Todos os três se saíram muito bem nas estradas mal conservadas da Canastra. Em linhas gerais posso dizer:
1- O BAJA foi montado usando-se um Fusca 1969 (50 anos!!!!). Tem cinco lugares, motor VW 1600, carburador único H31 Pic-t, ignição eletrônica, coroa/pinhão 33x8 e freios a disco na dianteira. Tem vão livre de 16 cm e pneus Cinturato Pirelli aro 15. Está mais preparado para pista e chega rápido a 100 Km/h. Acima de 110 Km/h começa a ficar desagradável de pilotar. Consegue rebocar até 500 Kg, mas chora um pouco. Enfrenta terra e barro com valentia, mas o Buggy e o JIPÃO o superam. Tem a vantagem de nos abrigar muito bem na chuva. Ano passado fiz Amparo-Petrópolis (600 Km) duas vezes e sem problemas. Poderia ser preparado para barro, principalmente se fosse usada suspensão IRS na traseira, mangas de eixo sobrepostas na dianteira e pneus para parro. Pode-se chegar a vão livre de até 40 cm. Mas assim preparado o desempenho na pista é bem menor.

2- O Buggy-Gaiola foi montado em 2012 e remontado em 2018. Tem motor VW 1600 novo, carburador único H30 Pic, ignição eletrônica, câmbio de 4 M e coroa/pinhão 35x8. Esta relação o deixa com mais torque, porém menos veloz que o BAJA. Só cabem duas pessoas e é todo aberto. Poeira e chuva tem trânsito livre. Pesa só 450 Kg e com este motor e esta transmissão mais curta quase sobre em paredes! Vence terra e barro com muita valentia. Na Canastra foi o que me liberou mais adrenalina e enfrentou bem as piores estradas, mas eu e minha mulher ficamos ora cobertos de pó ora de barro, até a alma. Por ser muito leve não tem aderência para rebocar quase nada. É uma ótima diversão, mas como carro tem status de motocicleta trail.

3- JIPÃO TOYOTA é o off-road por excelência, com tração 4x2, 4x4 e reduzida. O motor diesel Mercedes-Benz esbanja torque já em baixa rotação. Se as molas estiverem bem preparadas carrega uma tonelada e pode rebocar até um ônibus, sem passageiros ou um caminhão sem carga. É o jipe mais forte que já conheci. Imbatível. Pesa 2 toneladas se for capota de aço, mas o meu tem capota de lona e é pelo menos 250 Kg mais leve.

Meus carros são todos de baixo custo e os VW têm manutenção fácil e barata. Muita coisa eu mesmo faço. O JIPÃO TOYOTA tem manutenção mais difícil, pois as peças são caras e é preciso encontrar bons mecânicos para não acontecer besteiras ou gambiarras. Cada um tem vantagens e desvantagens. A escolha dependerá do uso que se deseja fazer.

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Meu JIPÃO atual. Comprei há um mês e está na oficina fazendo revisão e alguns melhoramentos.

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Meu antigo JIPÃO

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BAJA puxando uma carreta Karmann-Ghia.

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BAJA preparado mais para pista, mas consegue rodar na terra e no barro com alguma limitação. Veículo de baixo custo, manutenção fácil e barata. Pode ser bem preparado para barro modificando-se a suspensão dianteira, traseira e pneus.

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BAJA é um Fuska modificado. O chassis não tem alteração e a distância entre-eixos se mantem em 2,40 metros.
O Buggy-Gaiola é montado num chassis de Brasília encurtado 25 cm e usando mecânica clássica do Fusca. A distância entre-eixos ficou em 2,15 metros. Isto aumenta a capacidade de manobra, porém diminui a estabilidade na reta, em velocidades altas. Como tem transmissão mais reduzida que a do BAJA a velocidade usual é de 80 Km/h no asfalto e este efeito colateral é pouco expressivo.

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Buggy-Gaiola é veículo off-road para quem deseja muita adrenalina. Enfrenta trilhas com barro, poeira, descidas e subidas íngremes e com muita agilidade e valentia. Mas tem pouca capacidade para tracionar uma carreta ou um veículo em dificuldades. Como é todo aberto tem ar condicionado ecológico e tem status de moto trail na chuva, no barro e na poeira. Manutenção fácil e barata.

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Com o Baja pode-se encarar os 500 Km de Amparo à Canastra (Vargem Bonita), mas com o Buggy-Gaiola é preferível rebocar com caminhonete ou JIPÃO. O Buggy-Gaiola tem inúmeras maneiras de montar, podendo ficar mais apropriado para trilhas pesadas, muito barro ou areia. Tudo dependerá da suspensão, vão livre e pneus (barro ou areia). Mas quando mais agressivo para barro menos apto para pista.

Fuscas x Jipes é uma discussão bizantina. Cada um é mais ou menos apto para determinada situação. Mas todos concordam que são veículos excelentes.

CAPT GOTTLIEB
28/03/2019, 14:16
Veículos bem preparados para off-road:

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VW BAJAS com suspensão traseira IRS, homocinéticas em vez de semi-eixos, vão livre elevado e pneus para barro. Motorização e transmissão priorizando a força em detrimento da velocidade. Estes Fuskas assim preparados se saem muito bem até em trilhas difíceis, com muita lama e obstáculos. Manutenção fácil e barata. Capacidade de carga e tração pequenas.


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Um Jipe Willys cara-de-cavalo bem preparado para off-road. Apesar de ter um motor menos forte que o Mercedes-Benz ou 14-B usado nos Bandeirantes a sua tração garante bom desempenho. É bom lembrar que é o "pai dos jipes".

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VW Buggy-Gaiolas configurados para terra, barro e terrenos difíceis, inclusive áreas semi-áridas e desertos. Têm até uso militar. A mecânica é basicamente a do Fuska com algumas modificações, adaptações e melhoramentos. São veículos de manutenção fácil e barata além de serem extremamente ágeis e valentes. Estas Gaiolas no asfalto têm desempenho sofrível, principalmente com pneus agressivos e vão livre tão alto.

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Estes Bandeirantes estão muito bem preparados para trilhas pesadas. Sem dúvida é o jipe mais forte e robusto já fabricado no Brasil. Os motores Mercedes-Benz esbanjam torque, mas a velocidade fica em segundo plano. O uso de turbina os deixam mais ágeis e permitem ultrapassagens mais seguras. O motor 14-B tem um pouco menos torque em baixa rotação e muito mais agilidade, mas sem comprometer o desempenho do Bandeirante. Um off-road "par excellence". Imbatível.

Estes off-roads são ótimos, cada um com vantagens e desvantagens. A situação, o terreno, a disponibilidade financeira e o gosto de cada um irá determinar a escolha daquele que melhor poderá se adequar aos seus desejos e necessidades.

CAPT GOTTLIEB
28/03/2019, 14:46
Durante a Segunda Guerra Mundial a VW fabricou um jipe militar anfíbio, com tração 4x2, 4x4 e reduzida. O veículo fez muito sucesso na frente russa, pois as estradas eram quase todas de terra e péssimas. Era o Schwimmwagen. Fizeram também alguns poucos Fuskas (tipo Pé-de-boi) com a tração do anfíbio. Era o Kommandeurwagen. Com o fim do conflito a VW não se interessou em fabricar uma versão civil de um Fuska 4x4. Especula-se que as montadoras aliadas teriam forçado esta decisão. Será?

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O Schwimmwagen e o raro Kommandeurwagen tinham tração 4x2, 4x4 e reduzida.


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O Kubelwagen era um Fuska com carroceria militar, tipo jipe. A mecânica era a mesma do Fuska da época e a tração 4x2.

Será que um jipe VW com tração 4x2, 4x4 e reduzida teria feito sucesso?

ALVARO ANGELO
29/03/2019, 16:01
Boa tarde a todos!
Sou novato em Bands (ainda negociando a minha primeira).
Leio muita coisa aqui no fórum sobre o desempenho das Band em estradas e sobre os recursos para melhoria, sendo que a maioria acaba recomendando o turbo.
Estou fechando numa Band 14B (5 marchas), mas nunca dirigi uma em estrada.
Para efeito de comparação, gostaria de saber se existe alguém que pode me dizer o seguinte:
Ando com meu Fuscão 1500 ano 73 para todo canto.
Como fica a performance do 14B comparada ao fusca, principalmente em subidas?
Se forem iguais, pra mim já tá bão!
"Ando devagar porque já tive pressa..."

E desculpem a pergunta de leigo...rsrsrs


Tenho dois fuscas um 1500 (1973) e um 1600-dupla carburação (1996)
Na subida em rodovias asfaltadas o 14B e o 1500 são mais ou menos iguais.
Já o 1600 anda mais que o 14B na subida.
Alguem comentou e faço o mesmo : trechos pequenos, se sozinho vou de fusca.
Com família não uso os fuscas.

OmarNJ
29/03/2019, 17:10
Era essa a informação que queria.
Por mim, tá tudo de boas... Não me incomodo com essa perda de velocidade em subida. Aliás, ando a 90km/h o tempo todo.
Estamos quase iguais.
Tenho um fusca 1500 (73) verde hippie e uma variant 1600, dupla, (71), azul pavão.
A variant, embora mais pesada, anda mais...
Além da cilindrada a mais, a dupla carburação ajuda..