PDA

Ver Versão Completa : Dicas Morretes, Urubici, Cambará do Sul, Gramado, Canela, Floripa e Curitiba.

WellingtonFMachado
17/03/2019, 17:34
Meus Amigos,
Terei alguns dias de férias no meio do ano e gostaria de pedir ajuda a vocês com relação onde ficar, comer e passear no percurso abaixo.

Dia 01
Ribeirão Preto (SP) - Morretes (PR)

Dia 02
Morretes (PR)- Urubici (SC)

Dia 03
Urubici (SC)

Dia 04
Urubici - Bom Jardim da Serra - São José dos Ausentes - Cambará do Sul

Dia 05
Cambará do Sul - Gramado - Canela

Dia 06
Canela - Gramado - Canela

Dia 07
Canela - Florianópolis

Dia 08
Florianópolis - Curitiba

Se tiverem sugestão para modificar o roteiro, as opiniões serão muito bem vindas.
Estarei indo de 4x4, (Pajero Full), se tiverem alguma dica que eu possa explorar um pouco mais, dêem uma ajudinha por favor.

Um abraço a todos.

Glaicon
18/03/2019, 06:14
Acho que deverias dedicar um dia inteiro somente para Cambará do Sul.
O visual e os locais a serem visitados pedem isso.:concordo:

tjhonatanmRS
20/03/2019, 14:10
Meus Amigos,
Terei alguns dias de férias no meio do ano e gostaria de pedir ajuda a vocês com relação onde ficar, comer e passear no percurso abaixo.

Dia 01

Dia 02

Dia 03
Urubici (SC)

Dia 04

Dia 05

Dia 06

Dia 07
Canela - Florianópolis

Dia 08
Florianópolis - Curitiba

Se tiverem sugestão para modificar o roteiro, as opiniões serão muito bem vindas.
Estarei indo de 4x4, (Pajero Full), se tiverem alguma dica que eu possa explorar um pouco mais, dêem uma ajudinha por favor.

Um abraço a todos.

Morretes - cidade do interior sem muito o que fazer mas o clima é diferente (mais pra casal) e tem a serra lá que vale a pena conhecer além do passeio de trem entre Morretes e Curitiba que perde metade do dia pelo menos pra fazer

Urubici - tem muitos lugares lá pra conhecer e valem muito a pena. Além dos bem conhecidos por lá recomendo o Cânion do espraiado (somente 4x4 pra subir lá e com tempo porque o lugar é show e tem muito pra conhecer caminhando por lá) 1 dia por lá é até pouco mas depende do tempo e das prioridades

B.J.da Serra - Além da Serra do Rio do Rastro (claro!) tem o Cânion da Ronda - fácil acesso e ótima vista pra aproveitar lá - só passar por lá já vale a pena se não tem muito tempo

Se vai ir de B. Jardim para Cambará pela estrada que passa por S. J. dos Ausentes é tudo estrada de chão e perde um bom tempo para percorrer o trajeto. No caminho entre as duas tem o Cânion Montenegro com fácil acesso e que vale a pena conhecer

Cambará - muitos cânions de fácil acesso e que pode perder um bom tempo por lá. Com pouco tempo sugiro o Cânion Fortaleza mas tem o Itaimbezinho que é bem mais conhecido (vai de gosto - acesso fácil pros dois mas é um para cada lado da cidade) Tem também cachoeira dos venâncios, passo do S, passo da ilha (tudo natureza e fácil acesso fácil pra 4x4 mas com cautela na altura da água nos passos) ficaria hospedado em cambará em alguma cabana ou chalé com lareira e iria para Gramado/Canela no outro dia para aproveitar melhor.

Gramado/Canela - prefiro Canela porque é tudo mais natureza (cascata do caracol, barragem do salto, parque da ferradura, rafting que sai de Canela até cidade de Três Coroas), já Gramado são mais os parques, museus, parque de neve (snowland),etc.

Todas sugestões bem sucintas e mais relacionadas a natureza (que normalmente quem tem 4x4 gosta). São poucos dias na verdade mas vale a pena conhecer um pouco de cada lugar e depois voltar com mais tempo.

Qualquer coisa pergunta aí. Moro em Canela e o que puder ajudar só falar

Sergio c
20/03/2019, 14:22
Faltou as barragens em Sao Francisco de Paula-RS, no caminho de Cambara do Sul p Gramado-RS.

Barragem do Salto - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UHdhMAyNRgw)

WellingtonFMachado
21/03/2019, 20:01
Glaicon, tjhonatanmRS, Sergio c,
Muito obrigado pelas dicas.
Anotado.
Vou tentar encaixar as sugestões e arrumar mais um dia nesse roteiro.

Tavico
25/03/2019, 16:25
Ao sul de Floripa tem uma cidade chamada Laguna, se forem em maio verão a pesca artesanal da tainha com a ajuda dos botos. É uma pesca solidária, os pescadores (com vara unicamente) e os botos fazem a festa. Vale a pena.

WellingtonFMachado
06/04/2019, 18:29
Caríssimo tjhonatanmRS e demais colegas,
Estarei indo de Ribeirão Preto à Morretes, podem me auxiliar, com mais detalhes, a melhor rodovia, melhor percurso e melhores locais para que eu possa aproveitar ao máximo esse pouco tempo que terei?

tjhonatanmRS
08/04/2019, 11:38
Não conheço tanto as rodovias em SP mas eu desceria pela BR 116 e depois pegaria a PR 410 (estrada da graciosa) até Morretes. Na serra da graciosa demora um pouco, vários pontos de parada para apreciar a paisagem. Ideal chegar em Morretes para o almoço que tem o Barreado que é o prato típico de lá.

Pra não perder muito tempo faria esta rota: Google Maps (https://goo.gl/maps/xjuhU2PRwRF2)

Lembrando que entre Bom Jardim da Serra até Cambará (via Ausentes) é tudo estrada de chão!

Guilepam
08/04/2019, 16:15
Meus Amigos,

Dia 01

Dia 02

Dia 03
Urubici (SC)

Dia 04

Dia 05

Dia 06

Dia 07
Canela - Florianópolis

Dia 08
Florianópolis - Curitiba

Um abraço a todos.

Boa tarde!

Amigo não consegui te responder no Wikilock, acho que foi vc que fez essa pergunta em uma trilha que tambem fiz.
Vamos lá talvez te ajude:
Eu subi pelo litoral de SC (serra do Rio do rastro) em direção a Bom Jardim da Serra que na minha opnião vale muito a pena fazer subindo se possivel após as 10hrs e antes das 15hrs pq quase todo dia tem neblina e é muito bacana.
Aquela trilha é bom fazer em 2 dias pernoitando no primeiro Canion e uma boa pedida é a Estancia Tio Tonho (54) 99653-1999 (https://www.google.com/search?q=tio+tonho+bom+jardim+da+serra&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR821BR821&oq=tio+tonho+bom+jardim+da+serra&aqs=chrome..69i57.7567j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#) que é simples porem se tiver tempo vale fazer uma cavalgada até o Canion e se vc tiver com pouco tempo ele permite que acesse o Canion atraves da propriedade dele (com seu 4x4).
Saindo de Bom jardim da Serra no trajeto até Cambara do Sul você deve pedir permissão em algumas propriedades o que é bem tranquilo, o caminho é cheio de pedra e exige bastante da suspensão do carro se estiver chovendo pode ter trechos alagados e com algum atoleiro uma vez que vc estara em area rural, mas uma Pajero faz tranquilo com o pé nas costas.

Em Canela/Gramado tem muito passeio bacana tambem sugiro uns 3 dias para fazer as duas cidades...

De resto é bem legal e ir nesta época do meio do ano, vai fazer bastante frio na serra e eu pelo menos acho bem bacana.

tjhonatanmRS
08/04/2019, 16:24
Boa tarde!

Amigo não consegui te responder no Wikilock, acho que foi vc que fez essa pergunta em uma trilha que tambem fiz.
Eu subi pelo litoral de SC (serra do Rio do rastro) em direção a Bom Jardim da Serra que na minha opnião vale muito a pena fazer subindo se possivel após as 10hrs e antes das 15hrs pq quase todo dia tem neblina e é muito bacana.
Aquela trilha é bom fazer em 2 dias pernoitando no primeiro Canion e uma boa pedida é a Estancia Tio Tonho (54) 99653-1999 (https://www.google.com/search?q=tio+tonho+bom+jardim+da+serra&rlz=1C1GCEU_pt-BRBR821BR821&oq=tio+tonho+bom+jardim+da+serra&aqs=chrome..69i57.7567j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8#) que é simples porem se tiver tempo vale fazer uma cavalgada até o Canion e se vc tiver com pouco tempo ele permite que acesse o Canion atraves da propriedade dele (com seu 4x4).
Saindo de Bom jardim da Serra no trajeto até Cambara do Sul você deve pedir permissão em algumas propriedades o que é bem tranquilo, o caminho é cheio de pedra e exige bastante da suspensão do carro se estiver chovendo pode ter trechos alagados e com algum atoleiro uma vez que vc estara em area rural, mas uma Pajero faz tranquilo com o pé nas costas.

Em Canela/Gramado tem muito passeio bacana tambem sugiro uns 3 dias para fazer as duas cidades...

De resto é bem legal e ir nesta época do meio do ano, vai fazer bastante frio na serra e eu pelo menos acho bem bacana.

Pode mandar o link dessa trilha que comentou do wikiloc?

Guilepam
08/04/2019, 17:05
Pode mandar o link dessa trilha que comentou do wikiloc?

Opa: Wikiloc - Rota dos Canions - Bom Jardim da Serra/ SC a Cambara do Sul/ RS trilha - Novo Horizonte, Santa Catarina (Brazil)- GPS track (https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/rota-dos-canions-bom-jardim-da-serra-sc-a-cambara-do-sul-rs-19556829)

Eu tenho ela fracionada em meu wikiloc (depois procuro), essa é a completa...

Como segui o conselho do cara que fez o relato fiz em 2 dias e não me arrependo. Um pouco puxado pra coluna...kkk

tjhonatanmRS
08/04/2019, 17:25
Opa: Wikiloc - Rota dos Canions - Bom Jardim da Serra/ SC a Cambara do Sul/ RS trilha - Novo Horizonte, Santa Catarina (Brazil)- GPS track (https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/rota-dos-canions-bom-jardim-da-serra-sc-a-cambara-do-sul-rs-19556829)

Eu tenho ela fracionada em meu wikiloc (depois procuro), essa é a completa...

Como segui o conselho do cara que fez o relato fiz em 2 dias e não me arrependo. Um pouco puxado pra coluna...kkk

Fiz essa mesma rota Setembro/2018. Infelizmente peguei muita neblina e deu pra ver pouca coisa. Vale a pena mas como perde bastante tempo pelo trajeto ser de bastante pedras acho que pro amigo ia ficar corrido demais.

WellingtonFMachado
08/04/2019, 20:07
tjhonatanmRS, muito feliz pela sua resposta.
Ontem, passei boa parte do dia assistindo vídeos e estudando a rota e acabei montando a mesma rota que você me enviou passando pela Graciosa.
Só fez reforçar que realmente é o melhor caminho.
Muitíssimo obrigado.

WellingtonFMachado
08/04/2019, 21:38
Boa tarde!

Opa... Guilepam, fui eu sim que lhe perguntei no Wikilock. :computador:

Saindo de Tubarão para Urubici, é melhor subir pela Serra do Rio do Rastro ou Serra do Corvo Branco? Creio que terei que escolher umas das duas, devido ao pouco tempo disponível.

Ótima dica da Estancia do Tio Tonho, as meninas adoraram os cavalos. Fica no Canion Montenegro, correto?

Em Canela e Gramado terei dois dias, ainda estou definindo os roteiros.

Muito obrigado pelas dicas. Estou consolidando no Excel e Word todas essas informações. Quando estiver mais completo, posto aqui para que me ajudem a passar um pente fino.

Valeuuuuuuu...

Guilepam
09/04/2019, 09:45

Saindo de Tubarão para Urubici, é melhor subir pela Serra do Rio do Rastro ou Serra do Corvo Branco? Creio que terei que escolher umas das duas, devido ao pouco tempo disponível.

Ótima dica da Estancia do Tio Tonho, as meninas adoraram os cavalos. Fica no Canion Montenegro, correto?

Muito obrigado pelas dicas. Estou consolidando no Excel e Word todas essas informações. Quando estiver mais completo, posto aqui para que me ajudem a passar um pente fino.

Valeuuuuuuu...

Opa beleza!

Eu lembro que na época que pesquisei achei mais bacana a Serra do Rio do Rastro, ela tambem tem mais estrutura em caso de alguma necessidade com mais paradas. Eu vou tentar achar o lugar que almocei na cidade que fica no pé da Serra.
Na Estancia do Tio Tonho eles vão te indicar um caminho que vc sai com a vista lateral ao Canion Montenegro e sem ninguem só vc e sua familia.

WellingtonFMachado
19/04/2019, 10:31
Amigos,
Programação quase finalizada, hotéis reservados e locais de visita definidos.
Faltando definir a agenda de Gramado, Floripa e Curitiba.
Vejam como ficou.
565709

Se puderem continuar dando sugestões, ficarei bastante agradecido.

Um abraço a todos.

tjhonatanmRS
20/04/2019, 19:41
Amigos,
Programação quase finalizada, hotéis reservados e locais de visita definidos.
Faltando definir a agenda de Gramado, Floripa e Curitiba.
Vejam como ficou.
565709

Se puderem continuar dando sugestões, ficarei bastante agradecido.

Um abraço a todos.

Acho que o dia 6 tá meio corrido. A estrada pelos cânions e S.J.Ausentes até Gramado é tudo chão e leva um pouco de tempo se quiser aproveitar. Eu faria pernoite em alguma fazendo em Ausentes ou até em Cambará do Sul ou São Francisco de Paula e iria para Gramado somente no dia 7 já aproveitando o trajeto para conhecer alguns lugares.

Gramado é legal, várias coisas para conhecer mas na parte de natureza tem pouca coisa, depende muito do que busca fazer e conhecer.

Normalmente Canela encontra preços mais acessíveis, tanto hotéis como restaurantes e também os parques naturais pertencem a Canela.

Floripa é mais praia mesmo e não sei se vale a pena nessa época, embora as praias de lá sejam muito bonitas.
Daqui a pouco toca direto Gramado/Curitiba e aproveita mais Curitiba que tem muito ponto turístico para conhecer e é uma capital bem organizada.

Vai do gosto e objetivo de cada um né e também cada um sabe seu ritmo de viagem.

tjhonatanmRS
20/04/2019, 19:48

Valeuuuuuuu...

Daqui a pouco vai de Palhoça para Urubici pela 282 (não conheço ela nesse trecho mas na região de Lages é boa) aí em Urubici vai na Serra do Corvo Branco (é bem curta e dá pra descer e depois voltar) e lá na Serra do Rio do Rastro mesma coisa (vai no mirante, desce um pouco e depois volta e vai no canion da ronda). Acho que poupa tempo e conhece mais coisa fazendo assim.

tjhonatanmRS
20/04/2019, 19:54
Google Maps (https://goo.gl/maps/sJN1JPdao6ShfoGs5)

Se vai pular Cambará eu faria este trajeto e como falei acima dependendo o tempo pernoitaria em Ausentes (alguma fazenda) ou na região e depois no outro dia iria aproveitando o trajeto até Canela/Gramado.

Tem que ver o trajeto entre o Canion da Ronda e o Monte Negro, pois pelo que andei vendo parece que passa por uma propriedade particular na última vez que andei lá. Aí teria que fazer esta rota caso não permitam a passagem Google Maps (https://goo.gl/maps/gTkzDvc2GhtMWkjM8)

WellingtonFMachado
21/04/2019, 11:45
Acho que o dia 6 tá meio corrido. A estrada pelos cânions e S.J.Ausentes até Gramado é tudo chão e leva um pouco de tempo se quiser aproveitar. Eu faria pernoite em alguma fazendo em Ausentes ou até em Cambará do Sul ou São Francisco de Paula e iria para Gramado somente no dia 7 já aproveitando o trajeto para conhecer alguns lugares.
- Realmente meu amigo, tive que imprensar um pouquinho mais, pois minha família quer passar um pouco mais de tempo em gramado, pra curtir as fabricas de chocolate e passeio nos pontos turísticos. "Creio que já vão estar cansadas de Canions". :-)
Pra evitar a estrada de chão, irei pela RS-110, conforme mapa abaixo. Assim pouparei um pouco da coluna dos meus pais que estarão conosco. :grin:
Mapa aqui:>>> Google Maps (https://www.google.com.br/maps/dir/Pousada+e+Caf%C3%A9+Colonial+Sabor+da+Ro%C3%A7a,+S C-370+-+S%C3%A3o+Pedro,+Urubici+-+SC,+88650-000/C%C3%A2nion+da+Ronda,+Lauro+Muller+-+SC/-28.604246,+-49.821530/Canion+Monte+Negro,+S%C3%A3o+Jos%C3%A9+dos+Ausente s+-+RS/Rua+Coronel+Jo%C3%A3o+Corr%C3%AAa,+120+-+Planalto,+Gramado+-+RS/@-28.6586525,-50.8192062,8.78z/data=!4m30!4m29!1m5!1m1!1s0x952057511898c3a1:0xa1e 918c9549e7144!2m2!1d-49.439379!2d-28.0515748!1m5!1m1!1s0x9521ba9b27b983cb:0xc235d368 a598b78e!2m2!1d-49.5653013!2d-28.4170305!1m3!2m2!1d-49.82153!2d-28.604246!1m5!1m1!1s0x9521c23eb3c773ef:0x7591af791 a3ea6d8!2m2!1d-49.7890646!2d-28.6125041!1m5!1m1!1s0x95193246cbf7dcb3:0xadb38a3e 88cf737f!2m2!1d-50.8719137!2d-29.3850325!3e0?hl=pt-BR&authuser=0)

Gramado é legal, várias coisas para conhecer mas na parte de natureza tem pouca coisa, depende muito do que busca fazer e conhecer. Normalmente Canela encontra preços mais acessíveis, tanto hotéis como restaurantes e também os parques naturais pertencem a Canela.
- Como Gramado e Canela ficam vizinhos, acabei achando um apartamento grande, que vai comportar todo mundo e até que saiu em conta.

Floripa é mais praia mesmo e não sei se vale a pena nessa época, embora as praias de lá sejam muito bonitas.
Daqui a pouco toca direto Gramado/Curitiba e aproveita mais Curitiba que tem muito ponto turístico para conhecer e é uma capital bem organizada.
- Coloquei Floripa no roteiro, pois estou voltando pro Nordeste neste período e precisarei quebrar a viagem pra não ficar muito cansativo. Mas gostei da sugestão e vou dar uma estudada.

Vai do gosto e objetivo de cada um né e também cada um sabe seu ritmo de viagem.
Infelizmente é muito chão pra 15dd de férias. Conhecerei superficialmente, um pouquinho de tudo e voltarei noutro momento para conhecer melhor.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

WellingtonFMachado
21/04/2019, 11:58
Isso.
Vou mais ou menos nessa linha de raciocínio.
Olha o Mapa >>> Google Maps (https://www.google.com.br/maps/dir/Pousada+Cabanas+do+Curupira+-+Rodovia+da+Graciosa+-+Morretes,+Antonina+-+PR/Serra+do+Mar,+S%C3%A3o+Jos%C3%A9+dos+Pinhais+-+PR/Serra+do+Rio+do+Rastro,+Lauro+Muller+-+SC/Pousada+e+Caf%C3%A9+Colonial+Sabor+da+Ro%C3%A7a+-+SC-370+-+S%C3%A3o+Pedro,+Urubici+-+SC/@-27.3634609,-50.6392634,7.72z/data=!4m26!4m25!1m5!1m1!1s0x94dc877afd843f79:0xb8a 8fe224b6e4cf5!2m2!1d-48.78795!2d-25.439542!1m5!1m1!1s0x94dc6795def3a397:0xf81c47de2 1c833d1!2m2!1d-49.023488!2d-25.6932845!1m5!1m1!1s0x9521babdadfb0655:0x7f5960d9 3c23fa83!2m2!1d-49.546111!2d-28.407222!1m5!1m1!1s0x952057511898c3a1:0xa1e918c95 49e7144!2m2!1d-49.439379!2d-28.0515748!3e0?hl=pt-BR&authuser=0)
Valeu...

WellingtonFMachado
21/04/2019, 12:01
Isso. Foi esse percurso que planejei.
Passarei a manhã no Tio Tonho.

Valeu.

Guilepam
22/04/2019, 15:02
Isso. Foi esse percurso que planejei.
Passarei a manhã no Tio Tonho.

Valeu.

Boa viagem e depois manda seus retornos de como foi em cada lugar!