PDA

Ver Versão Completa : JEEP GRAND CHEROKEE CRD 2013 em diante - concentrando informações



Páginas : [1] 2

cemecor
17/03/2019, 15:32
Como apreciador da marca JEEP e há mais de 10 anos na linha Grand Cherokee, abri este tópico específico para os proprietários e/ou admiradores do Jeep Grand Cherokee CRD com motor turbo diesel 3.0 VM Motori de 241cv e 56kgfm de torque.

Neste espaço poderemos discutir mecânica, desempenho, consumo, peças, problemas, etc, referentes ao JEEP GRAND CHEROKEE CRD.

cemecor
17/03/2019, 15:39
Abaixo seguem alguns links sobre o modelo 2013 com 5 marchas

Teste: Jeep Grand Cherokee CRD - Esforco conjunto - MotorDream (http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2013/03/15/teste-jeep-grand-cherokee-crd-esforco-conjunto)

Grand Cherokee, pronto para tudo — e mais economico | Best Cars (http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/avaliacao/jeep-avaliacao/jeep-grand-cherokee-diesel-pronto-para-tudo-e-mais-economico/)

Jeep Grand Cherokee CRD mostra que diesel e sinonimo de forca - 20/03/2013 - UOL Carros (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/20/jeep-grand-cherokee-crd-mostra-que-diesel-e-sinonimo-de-forca.htm)

cemecor
17/03/2019, 15:44
Links sobre a avaliação do modelo 2014 em diante com câmbio ZF de 8 marchas

Lancamento da versao 3.0 litros CRD Turbo Diesel V6 do Jeep Grand Cherokee Limited - Lancamentos - Salao do Carro (https://salaodocarro.com.br/lancamentos/jeep-cherokee-limited-crd-turbo-v6.html)

Novo Jeep Grand Cherokee diesel encara trilhas e buracos com elegância e conforto - Vrum (https://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/teste/2014/04/25/interna_teste,49453/novo-jeep-grand-cherokee-diesel-encara-trilhas-e-buracos-com-elegancia.shtml)

Jeep melhora cambio do Grand Cherokee Diesel e esquece do preco - 28/04/2014 - UOL Carros (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/28/jeep-melhora-cambio-do-grand-cherokee-diesel-e-esquece-do-preco.htm)

Auto Esporte - Primeiras impressoes: Jeep Grand Cherokee Limited 2014 (http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/02/primeiras-impressoes-jeep-grand-cherokee-limited-2014.html)

Ao volante: Jeep Grand Cherokee, um americano com influencias europeias - Autos Segredos (https://www.autossegredos.com.br/avaliacao/ao-volante-jeep-grand-cherokee-um-americano-com-influencias-europeias/)

https://revistacarro.com.br/ja-dirigimos/testes/teste-grand-cherokee-2014/

https://carsale.uol.com.br/2014/01/30/jeep-grand-cherokee-2014-chega-com-cambio-de-oito-marchas-a-partir-de-r-185-900

cemecor
17/03/2019, 16:01
Avaliei bem os modelos com câmbio de 5 marchas e 8 marchas, mas acabei optando pelo modelo 2013.

Além do preço (mais barato) :lol:, encontrei uma com baixa Km numa concessionária Jeep.

O modelo 2013 vem com câmbio de 5 marchas, mas tem retrovisores rebatíveis eletricamente e teto solar (que só retorna no modelo 2018). Sem dúvida o modelo de 8 marchas deve ser mais econômico. Segundo algumas avaliações, este modelo com câmbio ZF tem uma autonomia de 1400Km :-o (tanque de 93 litros), mas o difícil é manter esta nave a 100Km/h :razz:. O desempenho nas arrancadas e retomadas deve ser praticamente o mesmo... com a vantagem da troca de marchas no volante nos modelos 2014 em diante.

O modelo 2013 utiliza pneus 265/60 R18 e os modelos 2014 em diante utilizam pneus 265/50 R20.

Os faróis diurnos de LED também estão disponíveis a partir dos modelos 2014. O modelo 2013, além dos retrovisores rebatíveis e teto solar, possui luz traseira de neblina e limpador de para-brisa automático.

Abaixo segue um link comparativo entre os modelos 2013, 2015 e 2018, todos como mesmo motor.

Comparativo entre Jeep Grand Cherokee, Jeep Grand Cherokee e Jeep Grand Cherokee (https://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=1620-3439-8750)

Em relação ao modelo CRD 2009 (tive uma) o novo motor italiano é mais barulhento que o motor Mercedes OM642 de 218cv e 52 Kgfm, mas nada que perturbe o silêncio a bordo da viatura.

cemecor
17/03/2019, 16:19
Saí de uma Grand Cherokee Overland V8 2007 para uma Hilux SW4 2012, foi um completo retrocesso em conforto, desempenho e segurança. Acabei voltando para a linha Jeep e optei por uma Grand Cherokee CRD 2009. Saí de uma carroça e voltei para o primeiro mundo, mesmo sendo uma viatura 3 anos mais velha. Simplesmente não tem comparação.

Hoje tenho uma Grand Cherokee CRD 2013. Pensei em comprar uma Discovery 4 2011 a 2013 ou uma Range Rover Sport (ainda vou ter uma), mas desisti em função das dezenas de problemas relatados por seus proprietários em relação ao motor, caixa e suspensão. Sem dúvida a manutenção de uma Grand Cherokee é bem mais acessível, com facilidade para aquisição de peças por um preço justo e até mesmo os serviços em concessionária.

Recentemente troquei as pastilhas da minha Cherokee por 500 reais (o jogo) e filtro de combustível por 340 reais (170 a unidade), a Cherokee usa dois filtros.

cemecor
17/03/2019, 16:24
As vendas da Grand Cherokee agarraram em 2015, sendo que este modelo foi comercializado até 2018, quando a importação do modelo diesel foi retomada, pois ficou suspensa por 3 anos. Não é raro encontrarmos modelos 2015 faturados no final de 2017, daí a vantagem de encontrarmos Jeep Grand Cherokee CRD seminovos com baixa Km e uma interessante relação custo-benefício.

cemecor
17/03/2019, 17:08
Sobre a suspensão, gostaria de tecer uma avaliação sobre o modelo Grand Cherokee terceira geração (WK/WH) em relação ao modelo atual WK2 - quarta geração.

Já li alguns comentários sobre a fragilidade da suspensão da atual Grand Cherokee, mas ainda não testei a minha em off road, pretendo fazê-lo nos próximos dias, nada radical, pois não é do meu perfil... utilizo a VTR 95% em rodovias, raramente para expedições ou estrada de terra. Em fevereiro de 2020 estou programando uma viagem ao Atacama e costa do Pacífico, vou nesta Cherokee recém-adquirida.

Tive 2 modelos Grand Cherokee WH (uma gasolina e outra diesel), a suspensão é ótima para asfalto, muito macia, boa estabilidade em curvas, pode acelerar tranquilo que, apesar de ser um SUV 4x4 grande, cola no chão. Mas se a estrada for ruim, com muitos desníveis, buracos, ressaltos em cabeceiras de ponte e lombadas, pode ir bem devagar, senão as pancadas vão doer bastante.

O modelo WK2 possui o centro de gravidade mais alto, aguenta muito bem as irregularidades na pista e até mesmo a buraqueira. Já rodei 5.000Km desde que comprei o atual modelo 2013 e pude perceber uma boa diferença em relação ao modelo anterior WK/WH. Não vi nenhuma fragilidade na suspensão... pelo contrário, me transmitiu a sensação de muita resistência.

O modelo WK2 ganhou em altura e resistência, mas perdeu em estabilidade. Não dá para brincar com este SUV em altas velocidades... coloquei o seletor de tração (Select Terrain), uma atração à parte nos modelos a partir de 2013, no modo SPORT, aí o controle de tração é desligado e a VTR fica aos seus cuidados com as trocas de marcha em giros mais elevados... realmente não senti segurança e após alguns Km a 140 por hora, voltei para o modo AUTO e a condução voltou ao normal... rsrsrs

Concluindo, se vc gosta de acelerar um SUV diesel com mais de 200cv, opte pelo modelo WK/WH, mas se vc quiser mais tranquilidade no off road e em estradas de asfalto ruim, fique com o modelo WK2.

WK - modelo produzido em Detroit de 2005 até 2010
WH - modelo produzido fora dos EUA que veio para o Brasil de 2005 até 2010

WK2- modelo produzido em Detroit de 2010 até hoje

joaoslf
20/03/2019, 21:26
boa iniciciativa este tópico Cemecor,
acompanhando,
sds,joao.

maurilio junior
21/03/2019, 11:33
Bom dia, parabéns pela iniciativa Cemecor, meu pai é um ex proprietário de uma grand cherokee limited diesel 2014, vendeu ela após 4 anos com 82 mil km, é um ótimo carro mais o pós venda jeep é dos péssimo e as manutenções são caríssimas, tirando isso foram só alegrias com o carro, sobre a suspensão ser frágil, tivemos alguns problemas com suspensão por conta de andar em muitas estradas ruins mais é porque também não é um carro voltado para o fora de estrada, pra isso seria melhor uma camionete mas não tem nem metade do conforto que tem uma grand cherokee. Você falou sobre a sw4, em 2017 meu irmão comprou uma 14/15 diesel 7 lugares e realmente é um retrocesso sair da cherokee pra sw4, claro que o suv da toyota também tem suas qualidades mais em se tratando de conforto, desempenho, tecnologia e segurança não se compara a grad cherokee, meu pai até cogitou trocar em uma nova sw4, mais nem se quer deixaram ele fazer test drive no carro, apenas olhou uma que estava no pátio da css mais não gostou do interior dela.

cemecor
21/03/2019, 18:34
Em relação à manutenção, comprei recentemente um cilindro mestre de freio para minha Cheroka (R$ 1.100,00 no paralelo... na autorizada deve ser mais de 3 mil reais)... pois a proprietária anterior não cuidava muito bem dos fluidos, principalmente o de freio. O fluido de freio da minha estava muito ruim, pois deveria ser o mesmo, desde que saiu da fábrica... rsrsrs

A troca do fluido de freio deve ser feita pelo menos a cada dois anos, pois o óleo perde suas propriedades e eficiência, além de corroer as borrachas do reparo do cilindro mestre.

A Cherokee tem muitos fluidos e óleos para serem conferidos e/ou trocados periodicamente: freio, direção hidráulica, transmissão, redução e diferenciais. Fiquem atentos!

cemecor
21/03/2019, 18:39
Bom dia, parabéns pela iniciativa Cemecor, meu pai é um ex proprietário de uma grand cherokee limited diesel 2014, vendeu ela após 4 anos com 82 mil km, é um ótimo carro mais o pós venda jeep é dos péssimo e as manutenções são caríssimas, tirando isso foram só alegrias com o carro, sobre a suspensão ser frágil, tivemos alguns problemas com suspensão por conta de andar em muitas estradas ruins mais é porque também não é um carro voltado para o fora de estrada, pra isso seria melhor uma camionete mas não tem nem metade do conforto que tem uma grand cherokee. Você falou sobre a sw4, em 2017 meu irmão comprou uma 14/15 diesel 7 lugares e realmente é um retrocesso sair da cherokee pra sw4, claro que o suv da toyota também tem suas qualidades mais em se tratando de conforto, desempenho, tecnologia e segurança não se compara a grad cherokee, meu pai até cogitou trocar em uma nova sw4, mais nem se quer deixaram ele fazer test drive no carro, apenas olhou uma que estava no pátio da css mais não gostou do interior dela.

Em relação aos preços de peças, eu nunca tive problema... sempre comprei de fornecedores idôneos peças de boa qualidade e preço justo.

Na revenda, como qualquer carro, a VTR tem que estar bem conservada e ter um bom preço. A minha SW4 estava muito nova e com baixa Km, demorei 5 meses para vendê-la e ainda entreguei 10% abaixo da tabela. A minha última Cherokee CRD 2009 vendi com 30 dias de anúncio, na tabela.

cemecor
21/03/2019, 18:44
boa iniciciativa este tópico Cemecor,
acompanhando,
sds,joao.

Obrigado. Vamos enriquecer este espaço com a troca de informações sobre a Grand Cherokee CRD. Foram vendidas muitas unidade no Brasil, mas não encontrei nenhum espaço no forum concentrando informações sobre este excelente SUV 4x4 diesel.

cemecor
21/03/2019, 18:57
Recentemente utilizei vaselina automotiva para lubrificar a suspensão do carro. Ficou bem silencioso e macio. Nunca tinha utilizado este tipo de lubrificante... Tive ótimas referências em relação à segurança para utilizar vaselina nas borrachas da suspensão.

AutoEsporte | Borrachas sujas e danificadas fazem barulho e dao alarme falso | Globoplay (https://globoplay.globo.com/v/3753171/)

El Bueno
28/05/2019, 17:20
Alguém conhece algum mecânico ou Oficina bons que deem manutenção em JEEP em São Paulo ?

cemecor
01/06/2019, 10:38
qual seria o modelo do Jeep e para que tipo de manutenção?...

mmarzinotto
04/06/2019, 08:39
Bom dia Pessoal,
estou ajudando uma pessoa ele precisa do manual de peças do JEEP CHEROKEE 2008/2009

Veiculo JEEP CHEROKEE LTD CRD
0,49T / 218CL
JEEP CRD OM 642 ANO 2008/2009
CRD 3.0 DIESEL 6 CILINDROS 218 Cv
CHASSIS 1J8HC58M59Y503758

alguem pode me ajudar ?

achei um pra vender no Ebay, mas ainda estou na duvida se e esse mesmo !

JEEP GRAND CHEROKEE 2005 - 2008 3.0L CRD BLUETEC DIESEL SERVICE REPAIR MANUAL | eBay (https://www.ebay.com/itm/JEEP-GRAND-CHEROKEE-2005-2008-3-0L-CRD-BLUETEC-DIESEL-SERVICE-REPAIR-MANUAL/163668596997?hash=item261b689905:g:qfwAAOSw-0xYcbmn)

cemecor
10/06/2019, 09:34
Sim, é este mesmo.

titanium
27/07/2019, 10:03
Ótimo tópico Cemecor!!

maurilio junior
07/08/2019, 14:46
Flagra: Jeep Grand Cherokee 2021 aparece em testes pela primeira vez (https://motor1.uol.com.br/news/363696/flagra-novo-jeep-grand-cherokee-2021/)

El Bueno
18/09/2019, 18:38
qual seria o modelo do Jeep e para que tipo de manutenção?...

Estou tendo problemas com o ar condicionado, parou de gelar.
Fiz uma recarga, funcionou durante uma semana e parou de gelar de novo.
O técnico condenou uma válvula de expansão, mas estou desconfiado que possa ser a gramatura do gás insuficiente ou o tipo de gás errado.
Alguém já teve esse problema ou sabe me indicar um local em São Paulo de confiança?

cemecor
22/09/2019, 09:29
Estou tendo problemas com o ar condicionado, parou de gelar.
Fiz uma recarga, funcionou durante uma semana e parou de gelar de novo.
O técnico condenou uma válvula de expansão, mas estou desconfiado que possa ser a gramatura do gás insuficiente ou o tipo de gás errado.
Alguém já teve esse problema ou sabe me indicar um local em São Paulo de confiança?

Não sou de SP, mas acredito que uma oficina especializada em manutenção de ar condicionado (de preferência em importados de luxo) deve resolver.

cemecor
22/09/2019, 09:34
Flagra: Jeep Grand Cherokee 2021 aparece em testes pela primeira vez (https://motor1.uol.com.br/news/363696/flagra-novo-jeep-grand-cherokee-2021/)

A 2022 com um possível V6 de 260 cv e 65 kgfm

2022 Jeep Grand Wagoneer: What We Know (https://www.msn.com/en-us/autos/news/2022-jeep-grand-wagoneer-what-we-know/ar-AAEUY3g#image=AAEUz0Z|4)

cemecor
22/09/2019, 09:45
A 2021 ficou parecida com a Trailblazer

leobertotto
02/10/2019, 16:35
Avaliei bem os modelos com câmbio de 5 marchas e 8 marchas, mas acabei optando pelo modelo 2013.

Além do preço (mais barato) :lol:, encontrei uma com baixa Km numa concessionária Jeep.

O modelo 2013 vem com câmbio de 5 marchas, mas tem retrovisores rebatíveis eletricamente e teto solar (que só retorna no modelo 2018). Sem dúvida o modelo de 8 marchas deve ser mais econômico. Segundo algumas avaliações, este modelo com câmbio ZF tem uma autonomia de 1400Km :-o (tanque de 93 litros), mas o difícil é manter esta nave a 100Km/h :razz:. O desempenho nas arrancadas e retomadas deve ser praticamente o mesmo... com a vantagem da troca de marchas no volante nos modelos 2014 em diante.

O modelo 2013 utiliza pneus 265/60 R18 e os modelos 2014 em diante utilizam pneus 265/50 R20.

Os faróis diurnos de LED também estão disponíveis a partir dos modelos 2014. O modelo 2013, além dos retrovisores rebatíveis e teto solar, possui luz traseira de neblina e limpador de para-brisa automático.

Abaixo segue um link comparativo entre os modelos 2013, 2015 e 2018, todos como mesmo motor.

Comparativo entre Jeep Grand Cherokee, Jeep Grand Cherokee e Jeep Grand Cherokee (https://www.carrosnaweb.com.br/resultcompara.asp?modelos=1620-3439-8750)

Em relação ao modelo CRD 2009 (tive uma) o novo motor italiano é mais barulhento que o motor Mercedes OM642 de 218cv e 52 Kgfm, mas nada que perturbe o silêncio a bordo da viatura.

Olá amigo, tenho uma 2013 Diesel, e estou precisando dos anéis. Mas só vende o pistão com os anéis, não vende separado. Achei que o motor era o om642, mas esse é o antigo. Pode me passar qual o nome do motor da 2013?

cemecor
10/10/2019, 18:37
O motor da Grand Cherokee CRD 2011(EUA) e 2013(Brasil) em diante é o italiano VM Motori 3.0 V6 de 241cv e 56Kgfm

2011+ VM Motori V6 Diesel Engines (https://www.allpar.com/mopar/V6/VM-RA-diesel.html)

ACASTELO
22/11/2019, 15:35
Amigos

Tive 3 modelos de JGC , uma WH 4.7 ,uma WK 5.7(ainda tenho esta) e agora uma WK2 3.0 CRD , realmente de acabamento e acessorios originais a WK2 da um show o motor tem muita força da para comparar com minha 5.7 overland.
mas o consumo é muito melhor!!!
A estabilidade ja fica devendo aos modelos WK, mas é bem mais confortavel no rodar.

A proposito estou tendo um problema , o scanner acusa perda de comunicaçao com modulo FDCM , mas nao consigo encontra-lo , nas a gasolina fica embaixo do banco do motorista , mas nessa simplesmente nao esta lá , encontrei apenas o TCM...
Alguem poderia verificar ?
Desculpe se nao deveria perguntar isso aqui.
Um abraço

cemecor
23/11/2019, 09:49
ACASTELO, aí é melhor conferir com o chassi do carro... a minha Overland 5.7 também acusou num scanner (Xing Ling) um erro em um dos módulos, mas na realidade nem possuía o mesmo.

Dependendo do scanner, se for modelo universal, às vezes o diagnóstico não é correto. A melhor coisa a fazer é solicitar o diagnóstico correto numa autorizada (Dodge, Chrysler, Jeep), pois os mecânicos das autorizadas Fiat, que dão manutenção em Compass e Renegade, não sabem mexer em Grand Cherokee.

ACASTELO
23/11/2019, 16:48
Cemecor
Obrigado por sua resposta , como disse ja tive outras Cherokees e nunca tive problemas serios e persistentes , como o desta.

O scanner que eu uso é um Bluedriver , é o mais respeitado para Dodge, Jeep e Chrysler , ele le ate o modulo do radio e vidros acusa ate´se hà altofalantes com problemas.

Alem das duas Cherokees tenho um 300C e uma RAM 1994, e este scanner ja me salvou de gastar muito dinheiro atoa em oficinas de "experts".

Achei estranho esta nao ter este modulo mas como é diesel podia ser diferente , tenho um amigo que tem uma 2012 3.6 e na dele tem o modulo FDCM.

Nesta que comprei nao tem nem o chicote/plugs de conexao , salvo se estiver em outro lugar , que desconheço.

Eu mesmo tento fazer a manutençao dos meus carros, caso alguem esteja com duvidas e precise scannear algum carro estou a disposiçao inclusive os modelos antigos(OBD/OBD1).

jcnovaes
26/12/2019, 16:37
Olá! Excelente iniciativa. Passei a acompanhar o tópico com atenção. No momento, estou procurando informações sobre as trocas de fluídos de i) Caixa de transferência; ii) Transmissão Automática; iii) Diferencial; iv) Sistema de Freio; v) Reservatório da Direção Hidráulica e vi) Sistema de Arrefecimento. Já consegui identificar as especificações, porém ainda não encontrei a quantidade necessária para cada item... especialmente, a quantidade de fluído para a Caixa de transferência, para a Transmissão Automática, e para o Diferencial.

No manual consta o seguinte:

ÓLEO DO MOTOR. Para um melhor desempenho e máxima proteção, em todos os tipos de condição de funcionamento, o fabricante recomenda que os óleos de motor cumpram com os requisitos do Material Padrão MS 6395 da Chrysler, e que são aprovados para Mercedes Benz MB ou MB 229,31, 229,51 e ACEA C3.

Óleo Sintético para Motor de baixo teor de cinzas SAE 5W-30 é recomendado para todas as temperaturas de operação. A tampa de abastecimento do óleo do motor também mostra a viscosidade do óleo do motor recomendado para seu motor.
Não adicione produtos suplementares, a não ser corantes para detecção de vazamentos, no óleo do motor.
O filtro de óleo deve ser substituído por um novo filtro a cada troca de óleo.

LUBRIFICAÇÃO DE TRAVAS, TRILHOS E DOBRADIÇAS. As travas e todos os pontos de pivotagem da carroceria, inclusive itens como trilhos de bancos, roletes e pontos de pivotagem nas dobradiças e dobradiças do capô, devem ser lubrificados periodicamente com graxa a base de lítio, como a graxa Spray White Lube da Mopart ou equivalente, para assegurar uma operação fácil e silenciosa e para proteger contra a ferrugem e desgaste. Antes da aplicação de qualquer lubrificante, as peças concernentes deverão ser limpas para remover sujeiras e partículas. Após a lubrificação, o excesso de óleo e graxa deverá ser removido.

Ao realizar outros serviços sob o capô, a trava do capô, o mecanismo de liberação e a trava de segurança deverão ser limpos e lubrificados.

Os cilindros de travamento externos deverão ser lubrificados duas vezes por ano, preferencialmente, no outono e na primavera. Aplique uma pequena quantidade de lubrificante de alta qualidade, como por exemplo, LockCylinder Lubricant da Mopart ou equivalente, diretamente dentro do cilindro de travamento.

LIMPADORES DE PARABRISA. Limpe as bordas de borracha das palhetas dos limpadores e o parabrisa periodicamente com uma esponja ou um pano macio e um detergente suave não abrasivo para remover os acúmulos de sal ou resíduos da estrada.

SISTEMA DE ESCAPE. A melhor proteção contra a entrada de monóxido de carbono dentro da carroceria do veículo é uma boa manutenção no sistema de escape do motor. Se você notar uma mudança no som do sistema de escape, ou se os gases de escape podem ser detectados no interior do veículo, ou quando a parte inferior ou traseira do veículo está danificada; peça a um técnico autorizado uma inspeção completa do sistema de escape e as áreas adjacentes da carroceria quanto a rachaduras, danos, deterioração ou peças mau encaixadas. Abra as costuras ou conexões soltas que podem permitir gases de escape a se infiltrar dentro do compartimento de passageiros. Além disso, inspecione o sistema de escape cada vez que o veículo for levantado para a lubrificação ou troca de óleo. Substitua se necessário.

SISTEMA DE ARREFECIMENTO: Fórmula HOAT (Hybrid Organic Additive Technology) ou equivalente.

CAIXA DE TRANSFERÊNCIA: MOPART ATF +4T ou equivalente


TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA: MOPART ATF +4T ou equivalente


DIFERENCIAL EIXO (DIANT. – TRAS.): Lubrificante sintético de Engrenagem e Eixo MOPART SAE 75W-140 (API-GL5) ou equivalente com aditivo modificador de fricção.


CILINDRO MESTRE DO FREIO: Fluído de Freio DOT 3 MOPART, SAE J1703 deve ser usado. Se o fluído de freio DOT 3, SAE J1703 não estiver disponível, DOT 4 é aceitável.


RESERVATÓRIO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA (Motor 3.6L e Motor Diesel 3.0L): Fluído hidráulico MOPART ou equivalente adequado a MS-1165, como Fuchs EG ZH 3044 ou Pentosin CHF 11s

OBSERVAÇÕES:
Em cada parada de abastecimento:
i) Verifique o nível do óleo do motor cerca de 15 minutos após o motor completamente aquecido ser desligado. Verifique o nível do óleo quando o veículo estiver em piso nivelado. Isso melhora a precisão da leitura do nível do óleo. Adicione apenas quando nível for igual ou inferior a ADD ou marca Min.
ii) Confira o líquido de limpeza do parabrisa lavar e adicione, se necessário.

Uma vez por mês:
i) Verifique a pressão dos pneus e veja se desgaste incomum ou danos;
ii) Inspecione a bateria e limpe e aperte os terminais, conforme necessário.
iii) Verifique os níveis de fluído do reservatório do líquido de arrefecimento, cilindro mestre do freio e direção hidráulica e adicione se necessário;
iv) Verifique todas as luzes e outros itens elétricos quanto a operação correta;

Em cada troca de óleo:
i) Troque o filtro de óleo;
ii) Inspecione as mangueiras de freio e linhas
iii) Inspecione quanto a presença de água no combustível filtro / unidade separadora de água.

cemecor
29/12/2019, 10:42
jcnovaes, excelente contribuição!...

Na revisão de 60.000Km eu fiz praticamente todos estes itens citados, mas tudo na concessionária e carimbado no manual... o custo foi de aproximadamente 3 mil reais... por se tratar de um SUV Premium 2013, acredito que o preço esteja de acordo com o padrão do carro... sinceramente, não achei tão caro.

Estou indo para o Atacama agora em Fevereiro e resolvi fazer uma revisão intermediária de 70.000Km com troca de óleo, filtros e um checklist completo, fora da agenda, só para esta expedição... pois 99% da Km da minha Cherokee é em rodovia, as revisões programadas são a cada 20 mil Km, para uso não severo.

A próxima revisão é de 80.000Km, também vou fazer na autorizada Jeep, quando voltar do Atacama.

A revisão programada de 100 mil Km na autorizada fica em 2.500 reais, uma preço bem razoável para esta quilometragem.

Em 2020 pretendo pegar uma 2018 seminova.

Hemes
01/02/2020, 21:37
Boa noite pessoal!
Sou novo no fórum, acabei de adquirir uma VTR dessas e já veio com a luz da injeção acendendo. No scanner acusou SENSOR DE TEMPERATURA, alguém já passou por isso? Será que precisa substituir o sensor ou seria problemas de conexão?

Hemes
01/02/2020, 21:41
A minha é ano 2015 diesel 3.0 V6

cemecor
03/02/2020, 21:23
Boa noite pessoal!
Sou novo no fórum, acabei de adquirir uma VTR dessas e já veio com a luz da injeção acendendo. No scanner acusou SENSOR DE TEMPERATURA, alguém já passou por isso? Será que precisa substituir o sensor ou seria problemas de conexão?

Vc levou para fazer leitura na autorizada ou numa oficina comum?... digo isso com muita propriedade, pois passar scanner numa Grand Cherokee e fazer o diagnóstico correto não é para qualquer profissional e muito menos se for scanner universal.

cemecor
03/02/2020, 21:26
A minha é ano 2015 diesel 3.0 V6

Um SUV deste padrão também merece um profissional à altura e qualidade da sua Cheroka

El Bueno
04/02/2020, 16:51
Realmente, tem posts aqui no tópico que falam sobre erro em scanners.

El Bueno
04/02/2020, 17:18
Saí de uma Grand Cherokee Overland V8 2007 para uma Hilux SW4 2012, foi um completo retrocesso em conforto, desempenho e segurança. Acabei voltando para a linha Jeep e optei por uma Grand Cherokee CRD 2009. Saí de uma carroça e voltei para o primeiro mundo, mesmo sendo uma viatura 3 anos mais velha. Simplesmente não tem comparação.

Hoje tenho uma Grand Cherokee CRD 2013. Pensei em comprar uma Discovery 4 2011 a 2013 ou uma Range Rover Sport (ainda vou ter uma), mas desisti em função das dezenas de problemas relatados por seus proprietários em relação ao motor, caixa e suspensão. Sem dúvida a manutenção de uma Grand Cherokee é bem mais acessível, com facilidade para aquisição de peças por um preço justo e até mesmo os serviços em concessionária.

Recentemente troquei as pastilhas da minha Cherokee por 500 reais (o jogo) e filtro de combustível por 340 reais (170 a unidade), a Cherokee usa dois filtros.

Vc trocou as pastilhas e filtros em concessionaria?

christian hackbarth
09/02/2020, 20:41
sobre a suspençao, ela tem fragilidades sim. tenho minha cheroka a muitos anos e volta e meia tenho que trocar bucha de bandeja superior dianteira. a bucha é bem barata, mas dá um trabalhinho trocar.

cemecor
10/02/2020, 15:41
sobre a suspençao, ela tem fragilidades sim. tenho minha cheroka a muitos anos e volta e meia tenho que trocar bucha de bandeja superior dianteira. a bucha é bem barata, mas dá um trabalhinho trocar.

A sua é CRD 3.0?... a minha eu tive que trocar a barra estabilizadora dianteira por causa de uma bucha que vem prensada na barra, estava com uma folga e não dá pra trocar só a bucha... na autorizada, a barra custa 7.000 reais, mas comprei uma seminova na internet por 1.500 reais e ficou TOP.

As demais estruturas e buchas da suspensão estão muito novas, minha VTR é 2013.

Hemes
11/02/2020, 04:03
Bom dia amigos!
Muito grato pela atenção...
O diagnóstico foi realizado em uma oficina autorizada sim, segundo o mecânico, acusou erro de sensor de temperatura, orientou a substituir esse sensor, como imaginei que poderia ser problema de mal contato no conector, não substituí de imediato o sensor, até porque achei muito caro na concessionária, R$1400,00, enquanto que na Rock Auto, chegava por R$340,00 aproximadamente. Bom, em seguida, o erro simplesmente apagou por si só, dando a entender que era problema intermitente, tem 07 dias que está tudo Ok. Outro dia acendeu a luz do airbag, vindo a apagar sozinha no dia seguinte. Por causa desses erros fantasmas estou meio cauteloso nas providências...
Tentando adquirir um bom OBD, caso alguém tenha indicação de um modelo bom pra essa máquina, acho que vale a pena adquirir.
No mais, encantado com a máquina, muito surpreendente.

Hemes
11/02/2020, 04:15
A propósito, alguém já fez ou pensa em fazer descarbonização da válvula EGF e dos ductos coletores? É recomendado ou não neste veículo? O mecânico da concessionária falou umas bobagens que me deixou mais em dúvida, rs... Dizendo que não precisa, que ele faz isso automaticamente, blá, blá, blá...

Hemes
11/02/2020, 04:31
Realmente, tem posts aqui no tópico que falam sobre erro em scanners.
Por este motivo amigo que estou pensando em adquirir um bom OBD pra ela. Um amigo, ficou de me informar a referência do que ele tem, disse que é muito bom. Depois posto aqui para todos.
Abração!

Hemes
11/02/2020, 04:39
Bom dia amigos!
Muito grato pela atenção...
O diagnóstico foi realizado em uma oficina autorizada sim, segundo o mecânico, acusou erro de sensor de temperatura, orientou a substituir esse sensor, como imaginei que poderia ser problema de mal contato no conector, não substituí de imediato o sensor, até porque achei muito caro na concessionária, R$1400,00, enquanto que na Rock Auto, chegava por R$340,00 aproximadamente. Bom, em seguida, o erro simplesmente apagou por si só, dando a entender que era problema intermitente, tem 07 dias que está tudo Ok. Outro dia acendeu a luz do airbag, vindo a apagar sozinha no dia seguinte. Por causa desses erros fantasmas estou meio cauteloso nas providências...
Tentando adquirir um bom OBD, caso alguém tenha indicação de um modelo bom pra essa máquina, acho que vale a pena adquirir.
No mais, encantado com a máquina, muito surpreendente.


A sua é CRD 3.0?... a minha eu tive que trocar a barra estabilizadora dianteira por causa de uma bucha que vem prensada na barra, estava com uma folga e não dá pra trocar só a bucha... na autorizada, a barra custa 7.000 reais, mas comprei uma seminova na internet por 1.500 reais e ficou TOP.

As demais estruturas e buchas da suspensão estão muito novas, minha VTR é 2013.
Muito cara para ser item de desgaste natural, precisamos descobrir como repor essa bucha.

Desculpem os erros de postagens, aprendendo a utilizar os recursos do fórum.

cemecor
11/02/2020, 13:57
A propósito, alguém já fez ou pensa em fazer descarbonização da válvula EGF e dos ductos coletores? É recomendado ou não neste veículo? O mecânico da concessionária falou umas bobagens que me deixou mais em dúvida, rs... Dizendo que não precisa, que ele faz isso automaticamente, blá, blá, blá...

Se vc não pegou a VTR zero Km e não sabe que tipo de combustível o dono anterior usava, seria interessante sim, fazer uma descarbonização da válvula EGR, senão o sensor massa de ar pode apresentar erro.

Eu só uso o S10 aditivado Shell Evolux, o carro fica muito econômico e anda liso.

Hemes
12/02/2020, 14:17
Se vc não pegou a VTR zero Km e não sabe que tipo de combustível o dono anterior usava, seria interessante sim, fazer uma descarbonização da válvula EGR, senão o sensor massa de ar pode apresentar erro.

Eu só uso o S10 aditivado Shell Evolux, o carro fica muito econômico e anda liso.

Verdade, estarei programando essa limpeza para quando atingir os 100.000 Km.
Diesel só S10 e com aditivo para melhorar a lubrificação do sistema de injeção.

Alexandre Miranda
18/02/2020, 23:59
Já tive que trocar o sensor de temperatura, paguei 1700,00 no sensor.
Tenho tido muito problema com o DPF. Regeneração forçada a cada 4000km em média e elevação rápida do nível de óleo do motor

Alexandre Miranda
19/02/2020, 00:01
Já tive que trocar o coletor de admissão porque quebrou o atuador devido grande quantidade de fuligem que travava a abertura da válvula

Alexandre Miranda
19/02/2020, 00:03
Alguém tem as especificações do alinhamento da Grand Cherokee 3.0 2014. Estão querendo fazer cambagem.

Hemes
22/02/2020, 17:29
Alguém tem as especificações do alinhamento da Grand Cherokee 3.0 2014. Estão querendo fazer cambagem.

Vou tentar conseguir com o mecânico da Jeep amigo.

Hemes
22/02/2020, 17:38
Já tive que trocar o coletor de admissão porque quebrou o atuador devido grande quantidade de fuligem que travava a abertura da válvula
Isso aconteceu com que quilometragem amigo?

Alexandre Miranda
23/02/2020, 22:23
Isso aconteceu com que quilometragem amigo?
Aconteceu com 90000km.

Hemes
24/02/2020, 14:09
Aconteceu com 90000km.
Agendar descarbonização a cada 80.000 Km.
Sobre o sensor de temperatura, no meu dei um pouco de pressão nos contatos do sensor, com uma chave de fendas e o aviso no painel desapareceu

lorenzon
29/02/2020, 11:30
Bom dia
Estou com uma Grand Cherokee 3.0 a diesel 2013 na nossa oficina e estamos com uma duvida no reservatorio de agua deste veiculo.
a que esta no carro, ela tem uma valvula de retenção no meio da mangueira e quando pedimos esta mangueira na agencia Jeep, esta valvula não vem.
Alguem sabe me dizer se é alguma adaptação, pois ja enviei imagens p Jeep e ate agora não me responderam.
No catalogo da jeep aparece o reservatorio com a mangueira e 2 abracadeiras no meio dela que parece ser a valvula de retenção.
O numero do chassis do veiculo é 1C4RJFBM2DC515870.
Alguem poedria me ajudar?

cemecor
01/03/2020, 12:20
lorenzon, olha a foto neste anúncio

Reservatório Agua Radiador Jeep Grand Cherokee 3.0 Diesel 2012 - 2015 (https://www.rtcarimport.com.br/reservatorio-agua-radiador-jeep-grand-cherokee-3-0-diesel-p6338)

Alexandre Miranda
01/03/2020, 21:49
Alguém tem o manual de serviços da Grand Cherokee 2014 3.0 Limited?

lorenzon
02/03/2020, 14:07
Boa tarde
Este reservatório vem sem a válvula retenção.
Já tínhamos verificado com eles.
Se vc colocar este numero no google 55037999aj ela aparece o reservatório com 2 abraçadeiras uma do lado da outra.
Vi uma imagem na internet do motor deste veiculo e realmente aparece a válvula.
O interessante que nem a Jeep consegue resolver.
Se achasse um kit usado, compraria para poder atender o cliente.

cemecor
02/03/2020, 18:36
Boa tarde
Este reservatorio vem sem a valvula retenção.
Já tinhamos verificado com eles.
Se vc colocar este numero no google 55037999aj ela aparece o reservatorio com 2 abracadeiras uma do lado da outra.
Vi uma imagem na internet do motor deste veiculo e realmente aparece a valvula.
O interessante que nem a Jeep consegue resolver.
Se achasse um kit usado, compraria p poder atender o cliente

Entre em contato com este fornecedor... ele tem quase tudo de Cherokee CRD tel 51 99358-0770

lorenzon
03/03/2020, 09:36
Bom dia amigo, ligue para ele mas acabou vendendo semana passada esta peça.
Ele esta vendo um contato que ele tem e me dara resposta.
Se tiver mais alguem, agradeço
Muito obrigado

Hemes
05/03/2020, 11:39
Bom dia!
Me surpreendi com uma bela goteira durante uma chuva, através do console das lâmpadas do teto.
Alguém já passou por isso?
Resolveu como?

cemecor
05/03/2020, 20:20
Bom dia!
Me surpreendi com uma bela goteira durante uma chuva, através do console das lâmpadas do teto.
Alguém já passou por isso?
Resolveu como?

com certeza está entrando água por algum vazamento no teto solar... primeiro verifique se ele está completamenbte fechado... se estiver, verifique a vedação.

Qualquer especialista em teto solar resolve esta goteira.

Hemes
05/03/2020, 20:23
Este meu não tem teto solar. Olhei rapidamente, parece estar infiltrando pela borracha de vedação. Vou tentar colar...

Glaicon
06/03/2020, 06:14
Este meu não tem teto solar. Olhei rapidamente, parece estar infiltrando pela borracha de vedação. Vou tentar colar...
Provavelmente, o vidro dianteiro não é original.
Deve ter ocorrido alguma falha na colagem do substituto.
Deve ser fácil de resolver.:concordo:

cemecor
07/03/2020, 10:24
Viagem ao Deserto do Atacama com uma Grand Cherokee CRD

Acabei de retornar de uma bela viagem ao deserto do Atacama com a Cheroka. Rodei 12.000Km (da minha cidade no interior de Minas, até a Costa do Pacífico, em Antofagasta no Chile), sendo que 4.000Km foram percorridos em situações off road. Utilizei TODAS as opções de tração nesta viagem: lama, areia, neve, terra seca com muito cascalho e pedra (com reduzida e assistente de descida). Apesar de estar na minha quarta Grand Cherokee, foi a primeira vez que levei esta viatura ao extremo.

Simplesmente APROVADA!... já fiz várias expedições off road a bordo de Defender 110 e Hilux SW4, mas nunca tinha ido de classe executiva... rsrsrs

Teve dia que percorri 1.400Km, impressionante como vc não se cansa dentro de uma Grand Cherokee, acredito que em conforto só perde para as Discovery e Range Rover Sport, mas não teria coragem de fazer este percurso nestes modelos de Land Rover pela insegurança destes veículos em relação à alta tecnologia embarcada. Teve trechos off road com mais de 500Km percorridos na cordilheira e no deserto sem vermos uma alma.

As estradas no norte da Argentina e no Chile (com raros trechos mal conservados) estão em excelente estado de conservação. A Cherokee nos trechos off road me surpreendeu de forma extremamente positiva. Apesar da altitude, muitos trechos foram percorridos acima de 4.000m, a VTR tinha muita fome de terra, dirigia acima de 90Km/h parecendo que estava no asfalto, pois a suspensão desde SUV é impressionante.

O consumo foi outro ponto a destacar: média de 12Km/l com autonomia superior a 1.000Km (tanque 93 litros), o que foi muito importante nos longos deslocamentos diários durante a expedição. Acredito que a qualidade do combustível da rede YPF e no Chile, também contribuiu para este excelente desempenho.

Agora vamos aos pequenos problemas apresentados, pois nem tudo são flores.

Tive um problema com a ignição, lá na aduana de Jujuy (Argentina para o Chile), a 4.000m de altitude, mas fizemos uma chupeta e seguimos viagem. Chegando em San Pedro de Atacama, me desloquei até a cidade de Calama +100Km, onde comprei uma bateria nova que resolveu o problema. A minha bateria já deveria ter uns 3 anos de uso, ainda estava boa, mas acredito que o frio e a altitude foram demais para ela.

Também tive duas lâmpadas queimadas (uma do freio e a uma de condução diurna) + um pneu furado num trecho bem ruim de cascalho e pedra (os pneus já não estavam grande coisa). Mas consegui chegar ao destino apenas com o pneu vazio, pois o computador de bordo foi me informando a pressão do pneu até conseguir chegar ao borracheiro (gomeria). Fui na viagem com pneus originais 265/60r18 H/T. Não uso penus A/T, pois 95% da minha Km é em asfalto. Já usei pneu A/T em Cherokee, mas não recomendo para quem utiliza mais no asfalto, pois perde em conforto. Pneu A/T só compensa pra quem vai muito em estrada de terra. Tanto que acabei de comprar um jogo de pneus H/T.

Em relação à altitude, geralmente os carros sofrem muito, pois perdem cerca de 10% de potência a cada 1.000m na subida... então imaginem a mais de 4.000m. Em 2008 estive num trecho da cordilheira, no Peru, a 5.400m... foi um desconforto extremo, para mim e minha Defender 110. Mas na subida a Cheroka sentiu o esforço e começou a soltar aquela fumaça preta de combustão incompleta, com dificuldade na leitura da mistura, fazendo a luz da injeção acender. Erro meu, pois nesta altitude devemos conduzir o carro no modo manual, caso a VTR seja automática. A minha Cherokee é 2013, portanto, tem câmbio de 5 marchas. Passei para o modo manual e subi a cordilheira em segunda e terceira marchas, com o giro sempre acima de 2.500, a danada subiu numa esperteza só... depois, quando cheguei lé em cima, desliguei e religuei, a luz da injeção apagou, UFA!... rsrsrs

Mas no geral o desempenho da Grand Cherokee CRD nesta expedição foi simplesmente espetacular... confesso que fiquei um pouco preocupado, em virtude das extremas situações off road que enfrentamos, por estarmos fora do país e ainda num deserto, mas no final fiquei muito feliz por ter um SUV que realmente confere a sua fama off road.

cemecor
07/03/2020, 10:41
Também utilizei muito o freio motor, com câmbio na posição manual, em terceira e quarta marchas, para evitar superaquecimento do sistema de freio... pois as descidas na cordilheira são simplesmente insanas, pelo menos no trecho alternativo que escolhemos durante o nosso retorno... mais radical, mas com paisagens deslumbrantes.

A luz da vela de pré-aquecimento, aquela amarela, em forma de mola, também acendia em dias de temperaturas muito baixas, antes de ligar a VTR... aí é só esperar ela apagar e ligar o carro. Inclusive a vela de pré-aquecimento é um recurso que nem todos os carros possuem e faz muita falta para ligar de manhã, em baixas temperaturas.

O aquecimento dos bancos na Grand Cherokee é outro conforto adicional para o clima frio.

Hemes
12/03/2020, 03:36
Bom dia!
Que maravilha ler estes relatos sobre nossa VTR, realmente é gratificante saber que podemos confiar nela em situações off road, ainda mais tão distante de casa. Mesmo com tanta tecnologia embarcada ficava com receio que apresentasse problemas elétricos e tal.
Estou planejando ir até Usuahaia no final do ano e confesso que fico às vezes em dúvida em qual VTR enfrentar essa parada, se nossa Xeroka ou uma Triton que é mais parruda.
Os problemas que você enfrentou foram irrelevantes comparados com a distância e o grau de dificuldades (altitude, kms rodados, estradas ruins...), está de parabéns pela experiência vivida e por nos deixar mais confiantes nas CRDs.
Há, uma dica, nestas situações, seria interessante levar dois pneus de estepe.

Alexandre Miranda
12/03/2020, 17:15
Minha Grand Cherokee 3.0 está baixando a temperatura da água até aproximadamente 80/85 graus quando ligo o ar condicionado ou durante descidas longas. O mecânico testou a válvula e ela está começando a abri com 80 graus. Alguém sabe se esse valor é normal? Será que tem que trocar mesmo?

cemecor
13/03/2020, 18:32
Eu só deixo o computador de bordo no modo Fuel Economy... amanhã vou fazer uma viagem e observar a média da temperatura. Domingo te dou um retorno. No ponteiro, a temperatura da minha cheroka fica em torno de 1/4. Só chega perto do meio quando estou no trânsito pesado e com o ar ligado... mas neste tipo de situação, com arranca e para, eu geralmente deixo o ar desligado.

cemecor
13/03/2020, 18:45
Bom dia!
Que maravilha ler estes relatos sobre nossa VTR, realmente é gratificante saber que podemos confiar nela em situações off road, ainda mais tão distante de casa. Mesmo com tanta tecnologia embarcada ficava com receio que apresentasse problemas elétricos e tal.
Estou planejando ir até Usuahaia no final do ano e confesso que fico às vezes em dúvida em qual VTR enfrentar essa parada, se nossa Xeroka ou uma Triton que é mais parruda.
Os problemas que você enfrentou foram irrelevantes comparados com a distância e o grau de dificuldades (altitude, kms rodados, estradas ruins...), está de parabéns pela experiência vivida e por nos deixar mais confiantes nas CRDs.
Há, uma dica, nestas situações, seria interessante levar dois pneus de estepe.

Pode ir tranquilo... já estive na patagônia e vi muitas CRD por lá. Esta viagem para a Patagônia é bem light comparando com a cordilheira no Peru, Bolívia e Chile. Inclusive já estou me programando para voltar à patagônia em 2022.

Em relação à Ushuaia, na minha opinião, não vale a pena gastar mais 7 ou 10 dias e 2 a 3 mil Km em deslocamentos, fora o transtorno das aduanas, só para ir até lá... eu encerraria a viagem na carretera austral chilena e de lá, começaria o retorno por Comodoro Rivadavia, pelo menos é o que eu farei em 2022. Ushuaia é o tipo de lugar que a gente vai e diz: "fui no fim do mundo, estive na cidade mais austral do planeta". Só isso e pronto, mais nada.

Glaicon
14/03/2020, 10:36
Ushuaia é o tipo de lugar que a gente vai e diz: "fui no fim do mundo, estive na cidade mais austral do planeta". Só isso e pronto, mais nada.
Ouso discordar, nobre viajante.
O astral da cidade é fabuloso.
Pessoas do mundo todo, idiomas diversos, transatlântico, navios quebra-gelo ancorados pertinho do centro da cidade, veleiros, bandeiras diversas, neve em pleno dia 1º de janeiro navegando pelo Estreito de Beagle, dia claro à meia-noite por conta da incidência solar, etc, etc.
A sensação de estar no final (ou começo) do mundo é muito legal!
Enfim, um local fabuloso.
Não vale à pena desestimular uma viagem dessa aos demais colegas, data venia.:concordo:

Hemes
14/03/2020, 18:24
Ouso discordar, nobre viajante.
O astral da cidade é fabuloso.
Pessoas do mundo todo, idiomas diversos, transatlântico, navios quebra-gelo ancorados pertinho do centro da cidade, veleiros, bandeiras diversas, neve em pleno dia 1º de janeiro navegando pelo Estreito de Beagle, dia claro à meia-noite por conta da incidência solar, etc, etc.
A sensação de estar no final (ou começo) do mundo é muito legal!
Enfim, um local fabuloso.
Não vale à pena desestimular uma viagem dessa aos demais colegas, data venia.:concordo:

Tranquilo, tranquilo...!
Venho agradecer a opinião de cada um, reconheço o valor das experiências vividas e através delas analiso a opção mais desejada e viável... Na verdade, a intenção não é ir direto até Usuahaia, mas de fazer um tur de 25 dias pela América do Sul, chegando até no finalzinho. Estamos organizando uma expedição entre 5 vtrs... 4 viaturas Troller, equipe de 10 amigos. Fica o convite...

cemecor
16/03/2020, 08:40
Minha Grand Cherokee 3.0 está baixando a temperatura da água até aproximadamente 80/85 graus quando ligo o ar condicionado ou durante descidas longas. O mecânico testou a válvula e ela está começando a abri com 80 graus. Alguém sabe se esse valor é normal? Será que tem que trocar mesmo?

Acredito que sim... pois o motor trabalha na faixa de 60 a 80% em condições normais.

cemecor
16/03/2020, 08:46
Ouso discordar, nobre viajante.
O astral da cidade é fabuloso.
Pessoas do mundo todo, idiomas diversos, transatlântico, navios quebra-gelo ancorados pertinho do centro da cidade, veleiros, bandeiras diversas, neve em pleno dia 1º de janeiro navegando pelo Estreito de Beagle, dia claro à meia-noite por conta da incidência solar, etc, etc.
A sensação de estar no final (ou começo) do mundo é muito legal!
Enfim, um local fabuloso.
Não vale à pena desestimular uma viagem dessa aos demais colegas, data venia.:concordo:

Sim, é legal chegar até Ushuaia e dizer que foi até lá de carro. Mas, na minha opinião, não vale o deslocamento até lá pelas razões já expostas. Acrescenta praticamente uma semana a mais na jornada, mas se o grupo tem por objetivo ir até lá e está com tempo disponível, boa viagem!

Em 2022 vou retornar à Patagônia e Carretera Austral Chilena, mas desta vez Ushuaia estará de fora do meu roteiro.

cemecor
16/03/2020, 08:51
Tranquilo, tranquilo...!
Venho agradecer a opinião de cada um, reconheço o valor das experiências vividas e através delas analiso a opção mais desejada e viável... Na verdade, a intenção não é ir direto até Usuahaia, mas de fazer um tur de 25 dias pela América do Sul, chegando até no finalzinho. Estamos organizando uma expedição entre 5 vtrs... 4 viaturas Troller, equipe de 10 amigos. Fica o convite...

Para esta viagem faça uma revisão rigorosa na Cheroka: verifique e, se possível, troque TODOS os óleos (freio, diferenciais, reduzida, caixa, etc). Troque TODOS os filtros: cabine, ar, óleo, combustível (coloque os originais!). Faça troca do líquido de arrefecimento, limpeza da vávula EGR, etc, etc, etc... principalmente se a VTR já estiver com a Km mais elevada.

Tenha um ótimo passeio!

Glaicon
17/03/2020, 06:07
Sim, é legal chegar até Ushuaia e dizer que foi até lá de carro. Mas, na minha opinião, não vale o deslocamento até lá pelas razões já expostas. Acrescenta praticamente uma semana a mais na jornada, mas se o grupo tem por objetivo ir até lá e está com tempo disponível, boa viagem!

Em 2022 vou retornar à Patagônia e Carretera Austral Chilena, mas desta vez Ushuaia estará de fora do meu roteiro.
A Carretera Austral me anima muito.
Aliás, conheço muito pouco do Chile. Apenas Santiago, Valle Nevado, Valparaíso e Viña del Mar.
A possibilidade de apreciar neve no verão sempre me anima.
Já no inverno, na região mais ao sul, com o risco de estradas interditadas e família toda na viatura, aí considero arriscado.
Mudando de assunto, parabéns pela viatura e pelo tópico.
Sou fá da Grand Cherokee.:concordo:

Hemes
18/03/2020, 08:23
Para esta viagem faça uma revisão rigorosa na Cheroka: verifique e, se possível, troque TODOS os óleos (freio, diferenciais, reduzida, caixa, etc). Troque TODOS os filtros: cabine, ar, óleo, combustível (coloque os originais!). Faça troca do líquido de arrefecimento, limpeza da vávula EGR, etc, etc, etc... principalmente se a VTR já estiver com a Km mais elevada.

Tenha um ótimo passeio!

Muito obrigado amigo!

Hemes
18/03/2020, 08:27
Sobre o nosso fórum, vamos participar todos, vamos convidar novos membros, lembrando que a partir de agora nossas vtrs vão requerer mais manutenção corretiva, fazendo-se necessário todos relatarem suas experiências...
Uma notícia boa, consegui o manual de manutenção que é utilizado pelos mecânicos, interessados me chamam no zap,
74999532028

Hemes
22/03/2020, 15:08
Conversa descontraída com o mecânico anterior da minha viatura, após eu ter recebido o histórico de manutenção dela...
[22/3 12:57] 📚 Irecê-BA: Evandro, o que pode ter levado a danificar os bicos e a bomba injetora dele, com apenas 38.000 Km rodados?
[22/3 14:47] Evandro Fiori: Foi combustível ruim
[22/3 14:47] Evandro Fiori: Adulterado
[22/3 14:47] 📚 Irecê-BA: Imaginei...!
[22/3 14:47] Evandro Fiori: Na época mesmo a garantia não cobrindo mas pagou
[22/3 14:48] 📚 Irecê-BA: Teve sorte!
[22/3 14:48] Evandro Fiori: Sim
[22/3 14:48] Evandro Fiori: Hoje esse orçamento custa 135 mil
[22/3 14:50] 📚 Irecê-BA: Mais caro do que o carro
💸💸💸💸💸
[22/3 14:52] Evandro Fiori: Kkkkk
[22/3 14:52] Evandro Fiori: Pois Zé
[22/3 14:52] Evandro Fiori: Um combustível de boa qualidade e tudo nesse carro
[22/3 14:54] 📚 Irecê-BA: Só estou abastecendo num Posto da Petrobrás, com alta rotatividade de diesel, colocando pouco óleo para não envelhecer, usando aditivo da STP

Hemes
22/03/2020, 15:19
Acabei de reduzir a Km para trocar os filtros de combustível, Será agora a cada 20 Km

cemecor
28/03/2020, 11:07
Tem gente que não tem dó mesmo... soca qualquer coisa no tanque, principalmente quando é primeiro dono e tem muita grana pra torrar.

Eu tenho um amigo que pegou uma Cheroka CRD 2013, ano passado, com míseros 24.000Km originais, acreditem se quiser, mas a minha com mais de 80.000Km tá mais conservada. O primeiro dono nunca tinha feito uma troca de óleo (nem por tempo), os rolamentos dianteiros já estavam destruídos, filtros que nunca foram trocados, óleos ainda originais (todos com validade vencida), só usava combustível ruim, carro estava arranhado e com pequenos amassados, etc, etc, etc. Nem sempre carro com baixa Km significa uma boa compra.

cemecor
28/03/2020, 11:11
Acabei de reduzir a Km para trocar os filtros de combustível, Será agora a cada 20 Km

Eu só uso Shell Evolux aditivado na minha Cheroka. Se vc usar combustível de boa qualidade, pode trocar os filtros de combustível a cada 50.000Km tranquilo, como recomenda o fabricante.

cemecor
28/03/2020, 11:14
Nesta viagem que fiz para o Atacama, minha Cheroka chegou a fazer 12km/l com diesel de boa qualidade no Chile e Argentina. Aqui no Brasil faz 10Km/l. A minha é 2013, tem câmbio de 5 marchas.

A partir de 2014 a Cheroka CRD tem o câmbio alemão ZF, o mesmo que equipa a Amarok V6, Audi e as Lands Disco e RR Sport. Acredito que com este câmbio, a Cheroka deve fazer 12Km/l aqui no Brasil. Se usar o diesel argentino ou chileno, faz 14Km/l tranquilo no modo economy.

cemecor
28/03/2020, 11:21
Conversa descontraída com o mecânico anterior da minha viatura, após eu ter recebido o histórico de manutenção dela...
[22/3 12:57] 📚 Irecê-BA: Evandro, o que pode ter levado a danificar os bicos e a bomba injetora dele, com apenas 38.000 Km rodados?
[22/3 14:47] Evandro Fiori: Foi combustível ruim
[22/3 14:47] Evandro Fiori: Adulterado
[22/3 14:47] 📚 Irecê-BA: Imaginei...!
[22/3 14:47] Evandro Fiori: Na época mesmo a garantia não cobrindo mas pagou
[22/3 14:48] 📚 Irecê-BA: Teve sorte!
[22/3 14:48] Evandro Fiori: Sim
[22/3 14:48] Evandro Fiori: Hoje esse orçamento custa 135 mil
[22/3 14:50] 📚 Irecê-BA: Mais caro do que o carro
💸💸💸💸💸
[22/3 14:52] Evandro Fiori: Kkkkk
[22/3 14:52] Evandro Fiori: Pois Zé
[22/3 14:52] Evandro Fiori: Um combustível de boa qualidade e tudo nesse carro
[22/3 14:54] 📚 Irecê-BA: Só estou abastecendo num Posto da Petrobrás, com alta rotatividade de diesel, colocando pouco óleo para não envelhecer, usando aditivo da STP

Este orçamento está meio exagerado... só se o motor fundiu e o serviço e as peças fosse excutado na autorizada.

Fiz um orçamento das peças na internet:

6 bicos injetores: R$ 9.600,00 (R$ 1.500,00 cada)
Bomba injetora: R$ 9.000,00

Mão de obra: R$ 1.500,00?

thyagovieira
28/03/2020, 12:21
Tem gente que não tem dó mesmo... soca qualquer coisa no tanque, principalmente quando é primeiro dono e tem muita grana pra torrar.

Eu tenho um amigo que pegou uma Cheroka CRD 2013, ano passado, com míseros 24.000Km originais, acreditem se quiser, mas a minha com mais de 80.000Km tá mais conservada. O primeiro dono nunca tinha feito uma troca de óleo (nem por tempo), os rolamentos dianteiros já estavam destruídos, filtros que nunca foram trocados, óleos ainda originais (todos com validade vencida), só usava combustível ruim, carro estava arranhado e com pequenos amassados, etc, etc, etc. Nem sempre carro com baixa Km significa uma boa compra.

Muito provavelmente estava com a km adulterada ou rodava muito em estrada de chão.

Hemes
28/03/2020, 19:12
Estou abastecendo em postos com bandeira conhecida, BR, Shell..., dando preferência a postos que tenha alta rotatividade para evitar colocar combustível velho e contaminado, adotei o uso de aditivo, ainda fazendo avaliação qual que tem o custo benefício melhor, abasteço o suficiente para consumir em no máximo duas semanas, para evitar também o envelhecimento do diesel no tanque. Aconselho o uso do aditivo, devido a baixa lubricidade do S10, poupando todo o sistema de injeção, bomba injetora e bicos.
Fiz a compra dos filtros na Rock Auto, já me informaram que fui pego na alfândega, quase dobra o valor, ainda assim não vou desistir.
Se alguém encontrou uma idéia inusitada para resolver o problema dos forros dos paralamas, que nos relate aqui, os forros da minha estão desintegrando todos, são de carpete, mds.

Hemes
28/03/2020, 19:16
Ainda não tinha tido oportunidade de checar o valor dessas peças na Rick Auto, mas já deu uma aliviada, compatível com o custo dos outros veículos. Reforçando que os cuidados com a qualidade do diesel é determinante na durabilidade desses componentes.

Glaicon
29/03/2020, 08:43
Nesta viagem que fiz para o Atacama, minha Cheroka chegou a fazer 12km/l com diesel de boa qualidade no Chile e Argentina. Aqui no Brasil faz 10Km/l. A minha é 2013, tem câmbio de 5 marchas.

A partir de 2014 a Cheroka CRD tem o câmbio alemão ZF, o mesmo que equipa a Amarok V6, Audi e as Lands Disco e RR Sport. Acredito que com este câmbio, a Cheroka deve fazer 12Km/l aqui no Brasil. Se usar o diesel argentino ou chileno, faz 14Km/l tranquilo no modo economy.
Cemecor, eu nunca tinha ouvido falar em diferença de qualidade entre o diesel brasileiro e argentino.
Para mim, o modo de extração do petróleo e refinamento do diesel é o mesmo em ambos os países.
Você acha que há diferença na quantidade de cetanos?
Ou será que esta melhora verificada por você foi por conta das longas retas nas estradas e movimento zero, permitindo uma tocada mais econômica?
Pergunto isto porque rodei com a SW4 1998 e Full 2008 pela Argentina, e não percebi essa melhora de 20%.:pipoca:

cemecor
31/03/2020, 04:14
Muito provavelmente estava com a km adulterada ou rodava muito em estrada de chão.

Sem chance. O antigo dono, além de possuir 8 automóveis, é amigo dele há mais de 30 anos. O problema é o desleixo mesmo. Sujeito muito rico e não tá nem aí pra manutenção.

cemecor
31/03/2020, 04:32
Cemecor, eu nunca tinha ouvido falar em diferença de qualidade entre o diesel brasileiro e argentino.
Para mim, o modo de extração do petróleo e refinamento do diesel é o mesmo em ambos os países.
Você acha que há diferença na quantidade de cetanos?
Ou será que esta melhora verificada por você foi por conta das longas retas nas estradas e movimento zero, permitindo uma tocada mais econômica?
Pergunto isto porque rodei com a SW4 1998 e Full 2008 pela Argentina, e não percebi essa melhora de 20%.:pipoca:

Talvez vc não tenha percebido por causa dos anos dos carros, mais antigos. Eu fiz 3 expedições pelo Peru, Bolívia, Uruguai, Patagônia e Chile, com duas Defender 110 Tdi e também não percebi diferença no consumo. Mas nos motores mais modernos, Common Rail System de última geração, que utilizam válvula EGR e um melhor gerenciamento eletrônico da bomba injetora, esta diferença pode ser percebida talvez em virtude da quantidade de água no diesel daqueles países, pelo clima seco durante o percurso e também pelas condições de tráfego. Não sei se o processo de refino e hidrotratamento do diesel no Chile e Argentina seria o mesmo no Brasil.

Hemes
16/05/2020, 07:58
Bom dia companheiros!
Alguém poderia me indicar um scaner (OBD) com o respectivo fornecedor via on-line, que não seja muito caro, pq é para uso pessoal e que seja indicado para a Grand Cherokee diesel 3.0 2015?


Motor VM Motori Motors A630 3.0 V6

Ficaria muito grato.

dartagnan
17/05/2020, 04:07
Olá Pessoal! Sou novo aqui no fórum e resolver dar continuidade no assunto antes de abrir outro tópico.

Atualmente eu tenho uma fiat toro flex 2018. Gosto muito do carro e até hoje me atendeu bem tanto na cidade quanto na estrada de terra, inclusive em subida de lama quase 40 graus que chega a ser um desafio, samba mas sobe, a maioria das vezes rsrs

Bom, eu moro em São Paulo e praticamente todo final de semana viajo com a família. Temos um sitio em biritiba-mirim e pra chegar até o local rodamos cerca de 7 km de estrada de terra, as vezes muito esburacado e com alguns trechos de curtas porém intensas subidas. A toro sobe, mas vezes com tempo muito ruim é uma fria. Inclusive dentro do proprio terreno temos uma ladeira que para sair da propriedade usa-se uma trilha com roletes, e por intensa chuva um deles escapou, o carro escorregou, voltou pra trás e ficou em cima de um limoeiro, literalmente. Foi um show de horror.

Também viajamos muito pra São Pedro, Litoral e outras cidades interiores. A família são 5 pessoas, as vezes 7 e vamos com 2 carros. Quando fomos comprar a toro, a ideia inicial era o Compass, mas o porta-malas, para nós, é uma vergonha. A toro resolve o problema do porta-malas, mas deixa a desejar em espaço interno na parte de trás, principalmente pra quem vai no meio e também já passou da hora de levarmos a sério a aquisição de 4x4 dado o local do sítio.

Confesso que gostei da versão do VW Tiguan de 7 lugares, mas o preço, a baixa altura do solo e alma urbana do carro não agrada. Então cogitamos muito na aquisição de um Grand Cherokee Limited 3.6 Gasolina ano 2015. Acho que ele preenche as lacunas da capacidade 4x4, espaço interno e porta-malas. Sei que é Jeep, mas me preocupa a "segurança mecanica" de um carro desses. A faixa de valor estou encontrando entre 100 e 120 pilas com uns 45 a 80 mil km. Mas estou lendo muito que ele "quebra fácil" a suspensão dianteira, que não aguenda nossas ruas brasileiras (ué, não é um carro pra fora de estrada?). Li também algumas reclamações da versão Diesel que precisa de limpeza dos bicos a cada 30k. Eu particularmente preferia a versão Diesel, se coubesse no valor, mas por hora o que encaixa no orçamento é a gasosa.

Gostaria, então, de verificar se atualmente em 2020, compensa a aquisição de um Grand Cherokee Limited 3.6 Gasolina, se pode ser fria, quais cuidados tomar nessa escolha. Eu já li os topicos de dicas para aquisição mas gostaria de checar com mais detalhes, de repente com proprietários desse modelo em específico.

No mais, agradeço a atenção de todos e já me desculpo antecipadamente caso seja tópico inadequado pra essa solicitação.

dartagnan
17/05/2020, 04:24
Viagem ao Deserto do Atacama com uma Grand Cherokee CRD

...

Seu relato me passa uma história muito bonita e inspiradora. Meu sonho fazer esse tipo de viagem.

Atualmente eu tenho uma fiat toro flex 2018. Gosto muito do carro e até hoje me atendeu bem tanto na cidade quanto na estrada de terra, inclusive em subida de lama quase 40 graus que chega a ser um desafio, samba mas sobe, a maioria das vezes rsrs

Já passou da hora de considerarmos seriamente um 4x4 para a família, visto que para chegar no nosso sitio percorremos 7km de estrada de terra que a maior parte do ano é esburacara, ruim e tem intensas ladeiras eslameadas que tornam impossível a tarefa de ir e vir do local em épocas de chuvas. Sempre viajamos em 4 ou 5 então porta malas é importante, vamos muito para o interior e para o litoral, então consideramos a sério a aquisição de uma grand cherokee 2015, estava com um pouco de receio sobre a segurança mecanica desse carro, mas depois desse relato, se ela subiu o topo do mundo sem reclamar, é o que é ladeirinha de biritiba e um fds na praia grande? kkkk

Bom, a versão que ando namorando é a gasolina 3.6, gostaria muito de uma versão a diesel mas o orçamento ainda não comporta. Levo muito a sério a questão de segurança e conforto mas tambem prezo na tranquilidade de um carro que pede manutenção apenas preventiva. Sei que no caso de um jeep desses teria que caçar peças e mecanicos no paralelo para mante-lo inteiro sem falir, tudo tem um custo, entendo essa parte.

A minha preocupação é mesmo conferir com pessoas mais experientes nesse assunto e talvez com proprietarios desses modelos pra que eu faça uma escolha acertiva. Se vale a pena pagar entre 100 e 120 mil num carro desse, quais cuidados na hora da escolha, enfim. Eu sei que uma toro 4x4 semi nova está mais ou menos nessa faixa de preço, mas chega a me dar um aperto no coração de pagar tudo isso num carro sabendo que existe a possibilidade do espírito jeep.

Hemes
18/05/2020, 14:02
Amigo, o carro é fenomenal, cada detalhe foi bem projetado, vale muito o investimento sim. Aconselho a adquirir uma a diesel em vista a economia de combustível. São 10 a 16 Km/L, a depender da velocidade e com $120/130 mil, você consegue uma 2015 tranquilamente. Os cuidados a serem avaliados são os mesmos ao adquirir qqr veículo, ressalto verificar o histórico das manutenções, checar o funcionando correto da Central Multimídia, verificar presença de mensagens no painel do motorista, no mais, o estado geral da viatura denuncia o estilo de conservação que vinha recebendo. A minha é 2015, diesel e está com $73000Km. Segundo o mecânico anterior e como consta nas notas, já trocou a Central Multimídia e a bomba injetora, não acreditei ainda que foi trocada a bomba injetora com 30.000 Km. Verificar presença de luzes acesas no painel, após dar a partida na viatura, airbag, injeção, freios, tudo o que acontece de errado, ela avisa no painel.
Desejo boa sorte na aquisição e apareça com novidades boas.

dartagnan
18/05/2020, 16:20
Hemes, obrigado pela resposta. Me esclarece cada vez mais a relevância do modelo diesel.

Um rapaz estava me oferecendo uma 2015 com 45000km por 105 mil, sendo que na tabela consta 124 mil, acho que negociando chega a 100, mas desconfio muito dessa diferença de valor, não sei se o lojista pode estar querendo se livrar do carro. Ele disse que dava 3 meses de garantia mas que era neogiavel, penso em pedir 1 ano. Ainda assim autorizou a levar o carro numa oficina de minha confiança pra fazer o check geral (eu pago claro) pra revirarem o carro atrás de qualquer problema.

Uma das preocupações que tive era sobre o que diziam que a suspensão dianteira era frágil e quebra fácil, que não aguenta as ruas brasileiras. Me estranha essa informação considerando ser um dos melhores carros pra enfrentar off road no fim do mundo. O modelo diesel vi reclamações sobre limitação de velocidade por necessidade de limpar os bicos a cada 30 mi km.

Sei que os valores de uma semi nova são muito parecido com os de alguns carros 0 ou até mesmo uma toro 4x4, mas não existe comparação de classes realmente. O medo é basicamente do luxo ter manutenção de luxo, principalmente a corretiva.

Hemes
19/05/2020, 10:09
Bom dia!
Essa questão dos bicos injetores, acredito que fazendo uso regular de um bom aditivo, em todos os abastecimentos se resolve.
Esse preço dela está muito bom, deve ser por conta da crise na economia, se tens o dinheiro aproveita e pega logo, está muito pouco rodada e barata, confronta a quilometragem com a de cada revisão.

cemecor
21/05/2020, 09:59
Seu relato me passa uma história muito bonita e inspiradora. Meu sonho fazer esse tipo de viagem.

Atualmente eu tenho uma fiat toro flex 2018. Gosto muito do carro e até hoje me atendeu bem tanto na cidade quanto na estrada de terra, inclusive em subida de lama quase 40 graus que chega a ser um desafio, samba mas sobe, a maioria das vezes rsrs

Já passou da hora de considerarmos seriamente um 4x4 para a família, visto que para chegar no nosso sitio percorremos 7km de estrada de terra que a maior parte do ano é esburacara, ruim e tem intensas ladeiras eslameadas que tornam impossível a tarefa de ir e vir do local em épocas de chuvas. Sempre viajamos em 4 ou 5 então porta malas é importante, vamos muito para o interior e para o litoral, então consideramos a sério a aquisição de uma grand cherokee 2015, estava com um pouco de receio sobre a segurança mecanica desse carro, mas depois desse relato, se ela subiu o topo do mundo sem reclamar, é o que é ladeirinha de biritiba e um fds na praia grande? kkkk

Bom, a versão que ando namorando é a gasolina 3.6, gostaria muito de uma versão a diesel mas o orçamento ainda não comporta. Levo muito a sério a questão de segurança e conforto mas tambem prezo na tranquilidade de um carro que pede manutenção apenas preventiva. Sei que no caso de um jeep desses teria que caçar peças e mecanicos no paralelo para mante-lo inteiro sem falir, tudo tem um custo, entendo essa parte.

A minha preocupação é mesmo conferir com pessoas mais experientes nesse assunto e talvez com proprietarios desses modelos pra que eu faça uma escolha acertiva. Se vale a pena pagar entre 100 e 120 mil num carro desse, quais cuidados na hora da escolha, enfim. Eu sei que uma toro 4x4 semi nova está mais ou menos nessa faixa de preço, mas chega a me dar um aperto no coração de pagar tudo isso num carro sabendo que existe a possibilidade do espírito jeep.

Meu caro Dartagnan, em relação à Cheroka 3.6 para esta expedição ao Atacama, recomendo levar gasolina extra, pois dependendo do percurso a se fazer na cordilheira, vc pode passar apertado pela falta de combustível.

Quando à Cheroka CRD 3.0, não tem comparação com a 3.6 gasolina. Só na autonomia vc terá quase o triplo de distância a ser percorrida sem precisar de abastecimento, principalmente se vc optar pelo modelo com o cãmbio ZF de 8 marchas nos modelos a partir de 2014. A relação custo-benefício do modelo a diesel em relação à gasolina, apesar de ter um maior valor na aquisição, compensa pelo que a máquina oferece, principalmente nos quesitos torque, economia de combustível e autonomia.

Em relação à suspensão, isto é uma lenda. Enfiei a minha Cherokee com mais de 80.000Km em todos os tipos de terrenos e utilizei todos os modos de tração nesta expedição e o desempenho foi fantástico. Fiz uma revisão na suspensão na volta da viagem e não precisei trocar uma mísera bucha sequer.

Pegue uma 2014/2015 de particular, com as revisões em dia, com um bom histórico de procedência e seja feliz!

cemecor
21/05/2020, 10:11
Recentemente percebi um barulho vindo da roda dianteira no final da frenagem, um TOC... TOC..., assim mesmo, no ciclo do disco. Levei no mecânico e ele constatou que as pastilhas já estavam meio gastas, recomendou a substituição das mesmas e dos discos.

Fiz uma compra bem interessante na Itália auto peças em BH, pelo custo total de R$ 960,00. Discos da marca FREMAX e pastilhas da marca PREMIUM (não conhecia). Fiquei com um pouco de receio em relação às pastilhas, pois as últimas que usei chiaram durante um bom tempo até casarem com os discos. Mas eu deveria ter substituído os discos nos 50.000Km, quando adquiri o carro, mas acabei optando por fazer um "passe" que resolveu o problema da vibração no volante, mas deixou um chiado na frenagem durante uns 5.000Km, após a troca das pastilhas.

Agora já estou rodando com as pastilhas e discos novos, ficou perfeito!... frenagem tranquila, eficiente, macia, sem chiados ou vibrações. Preço da mão-de-obra para subistituição dos discos e pastilhas: R$ 170,00 (menos de uma hora de serviço).

cemecor
21/05/2020, 10:18
Já estou babando na Cheroka CRD 2018... em 2021 devo pegar uma... só estou esperando o preço derreter mais pouco... quando o preço baixar de 200K, vou analisar esta aquisição.

Não tem SUV diesel com melhor relação custo-benefício que a Grand Cherokee CRD. SUV de categoria acima da Cherokee só a Disco 4 ou RR Sport, mas vc quebra na manutenção. Comparar com SW4, Trailblazer, Pajero e outros, não faz sentido, pois nem motor pra chegar perto da Cherokee, estes SUVs não têm.

dartagnan
21/05/2020, 18:27
Já estou babando na Cheroka CRD 2018... em 2021 devo pegar uma... só estou esperando o preço derreter mais pouco... quando o preço baixar de 200K, vou analisar esta aquisição.

Não tem SUV diesel com melhor relação custo-benefício que a Grand Cherokee CRD. SUV de categoria acima da Cherokee só a Disco 4 ou RR Sport, mas vc quebra na manutenção. Comparar com SW4, Trailblazer, Pajero e outros, não faz sentido, pois nem motor pra chegar perto da Cherokee, estes SUVs não têm.

Realmente, os LR são lindos mas existe muita reclamação desde modelos 0km. Um amigo de um tio meu comprou uma RR 0km e com 2 anos de uso EM TODAS as revisões programadas haviam corretivos a serem feitos, desde puxador interno que não abria mais a porta, vidro elétrico que parou aberto, troca de bucha traseira além de problemas eletrônicos cabulosos, como erro de um termômetro que impedia a partida do carro por não reconhecer a temperatura pra iniciar sistema.

A cherokee que eu estou de olho é uma 2015/2015 a gasolina, está com 45 mil km, é de loja mas o gerente autorizou a tirar o carro da loja pra levar no mecanico da minha preferencia pra fazer uma avaliação geral e cobre os custos de manutenção ou desconta do valor do carro. A minha toro flex samba está 75 na tabela e ele paga 70, entrega a cherokee por 105 mil, se brigar talvez solte por 100. Estou achando esse vendedor muito "legalzinho". Visto que o preço de tabela de jeep desse está entorno de 124 mil e ainda está garantindo o carro permintido vistoria mecânica.

Sabe como é, quando a esmola é muita o santo desconfia. Então me coça pulga atrás da orelha. Por hora, não tenho intenção de fazer uma expedição ao Atacama. Talvez o mais longe que eu vá dirigindo é para minas e balneário camboriú. Minha pressa é trocar de carro antes de super desvalorização desta toro e comprar logo um SUV que tenha espaço, conformo e 4x4 pra horas de perrengue no interior. A intenção era começar nesse mundo com a versão gasolina e depois futuramente partir para a diesel.

A diesel nas mesmas condições da gasosa está na faixa dos 120 mil, diferença muito grande. De 70 pra 100 vc 70 pra 120. Ainda tenho outro carro ano 2012 que estou precisando trocar e talvez nem troque esse ano se fechar uma cherokee, qual quer que seja.

Mas realmente, fiz as contas de Toro VS Cherokee Diesel vs Cherokee Gasolina e o custo com diesel até diminui em relação ao meu gasto atual com etanol na Toro. Se fosse uns 10 mil de diferença, é economia pra uns 3 anos. Preocupa-me abastecer esse jeep com gasolina comum.

Quanto à manutenção, é isso mesmo, fazer toda aquisição e serviço fora da CC. É o que tenho feito com a Toro desde então.

cemecor
22/05/2020, 11:08
Já tive duas Cherokas V8, uma delas era o modelo Overland 5.7 com mais de 300cv, muito animal. Já pensei em ter uma SRT 6.1, mas desisti por causa do consumo.

Este modelo 3.6 realmente está com um preço muito bom. Motor Pentastar, 6 canecos, manutenção tranquila. Se vc não roda muito e não vai fazer expedição agora, esta Cheroka a gasolina vai te atender muito bem, pois a carroceria é a mesma do modelo diesel, o sistema 4x4 também é o mesmo, o conforto e recursos eletrônicos são os mesmos, então vai fundo no modelo a gasolina. Mas confere o sistema "Select Terrain", teste todas as trações no seletor, assistente de descida, reduzida, câmbio e o óleo de câmbio, confira os diferenciais, verifique vazamentos de óleo (retire a proteção inferior e superior do motor para ver melhor), veja se não está dando tranco na troca de marcha, barulhos na suspensão, rolamentos de roda, as chaves presenciais, vidros elétricos, teto solar (se tiver), etc, etc, etc. Qualquer dúvida estou à disposição.

cemecor
22/05/2020, 11:31
Não se esqueça também dos monitores atrás dos bancos (se tiver) com seus respectivos fones.

Hemes
24/06/2020, 14:29
Dois perrengues...
1- Filtro de exaustão 100% cheio, carro entrou em modo segurança;
2- Ouvindo som por 2 hs, bateria descarregou, não teve chupeta que fizesse pegar.

cemecor
30/06/2020, 18:10
Nunca tive problema com filtro de exaustão (DFP), é a primeira vez que vejo um relato deste tipo de problema em Grand Cherokee. Alguns proprietários de veículos diesel com este tipo de filtro, principalmente Discovery 4 e Range Rover Sport, que rodam mais em trânsito urbano, sempre se queixam que seus veículos entram em modo de segurança quando o filtro está cheio. Para evitar este tipo de problema é necessário rodar numa velocidade constante, tempo de percurso e rotação, que dificilmente são atingidos em funcionamento normal nas vias urbanas brasileiras.

Quanto a bateria, ela já deveria estar ruim e nesta época do ano (tempo frio e seco) elas adoram pifar de vez.

A Grand Cherokee CRD também possui vela de pré-aquecimento, uma luz amarela em forma de mola costuma acender e ficar piscando no painel (geralmente na época de frio), o ideal é esperar ela apagar antes de forçar a partida. Eu só ligo o carro depois que toda a leitura do painel se encerra (todas as luzes se apagam).

Hemes
01/07/2020, 13:30
Amigo, foi justamente por isso, moro em cidade pequena e nessa pandemia estou sem viajar, então o resíduo da queima incompleta do combustível de acumula no filtro DPF, além de não dar tempo de efetuar o ciclo de descarbonização completo. Consultei o manual técnico e vi como fazer a regeneração do filtro, consegui um bom scan, fiz a regeneração em casa mesmo, limpei as mensagens de erro e a viatura voltou ao normal.
Em relação a bateria, ela deve estar sim no final da sua vida útil, pois é a original ainda, são $650,00 uma nova aqui. Mas eu dei uma carga de 24 hs e ela está segurando os 13/14V, estou acompanhando pelo voltímetro do painel, sugiro consultar sempre essa voltagem, pq se descarregar totalmente, nem o banco do carona se move para efetuar a substituição, como também não pega fazendo chupeta.
Boa dica quanto as velas de aquecimento, então devemos apertar o botão start/stop duas vezes sem pisar no freio, aguardar a luz de apagar, para em seguida dar a partida, fazer isso principalmente nos dias muito frios e se o veículo tiver c dificuldade para pegar. Será que ele não aguarda o aquecimento automático quando damos a partida diretamente, sem fazer todo esse processo?
Cada dia gostando mais da viatura.

Glaicon
02/07/2020, 06:28
Amigo, foi justamente por isso, moro em cidade pequena e nessa pandemia estou sem viajar, então o resíduo da queima incompleta do combustível de acumula no filtro DPF, além de não dar tempo de efetuar o ciclo de descarbonização completo. Consultei o manual técnico e vi como fazer a regeneração do filtro, consegui um bom scan, fiz a regeneração em casa mesmo, limpei as mensagens de erro e a viatura voltou ao normal.
Em relação a bateria, ela deve estar sim no final da sua vida útil, pois é a original ainda, são $650,00 uma nova aqui. Mas eu dei uma carga de 24 hs e ela está segurando os 13/14V, estou acompanhando pelo voltímetro do painel, sugiro consultar sempre essa voltagem, pq se descarregar totalmente, nem o banco do carona se move para efetuar a substituição, como também não pega fazendo chupeta.
Boa dica quanto as velas de aquecimento, então devemos apertar o botão start/stop duas vezes sem pisar no freio, aguardar a luz de apagar, para em seguida dar a partida, fazer isso principalmente nos dias muito frios e se o veículo tiver c dificuldade para pegar. Será que ele não aguarda o aquecimento automático quando damos a partida diretamente, sem fazer todo esse processo?
Cada dia gostando mais da viatura.
A bateria sempre dá dicas de que vai morrer.
Se ela não está mantendo a carga com o alternador, não será com um carregador externo.
E bateria fraca gera erros no painel, acendendo luzes de advertência.
Troque antes da morte súbita.:concordo:

cemecor
02/07/2020, 21:46
Boa dica quanto as velas de aquecimento, então devemos apertar o botão start/stop duas vezes sem pisar no freio, aguardar a luz de apagar, para em seguida dar a partida, fazer isso principalmente nos dias muito frios e se o veículo tiver c dificuldade para pegar. Será que ele não aguarda o aquecimento automático quando damos a partida diretamente, sem fazer todo esse processo?
Cada dia gostando mais da viatura.

Correto... se insistir em fazer pegar com a luz amarela da vela de pré-aquecimento piscando, o carro não liga, força o arranque e a bateria... basta esperar alguns segundos que ela apaga e vc faz a viatura pegar sem sofrimento. Eu geralmente gosto de ligar o carro só depois que toda a leitura no painel esteja concluída, em qualquer carro, acho que é uma neurose... rsrsrs

eduspe
08/07/2020, 03:16
Olá pessoal, estou chegando por aqui vindo de uma 5.7 HEMI com incríveis 45K originais em 2020!!! Agora peguei uma 2013 CRD com 100mil e confesso que estou estranhando bastante as trocas de marcha. Antes de fechar negócio andei em outras 4, todas trocavam marchas igual a esta. Alguém sabe dizer se a diesel tem a programação do câmbio diferente da gasolina?

eduspe
08/07/2020, 21:54
Não encontrei no ebay exatamente este nosso modelo CRD 2012/2013. Alguém sabe dizer qual Year - Make - Model - Trim - Engine é equivalente à nossa Cheroka quanto a peças de suspensão, carroceria, acabamentos e acessórios? :safari-rig:

cemecor
11/07/2020, 12:22
Olá pessoal, estou chegando por aqui vindo de uma 5.7 HEMI com incríveis 45K originais em 2020!!! Agora peguei uma 2013 CRD com 100mil e confesso que estou estranhando bastante as trocas de marcha. Antes de fechar negócio andei em outras 4, todas trocavam marchas igual a esta. Alguém sabe dizer se a diesel tem a programação do câmbio diferente da gasolina?

Eu tive uma HEMI 5.7 e tenho uma CRD 2013, os carros possuem comportamentos bem distintos... mas em relação ao câmbio, não percebi tanta diferença assim. Pode ser a forma de condução das viaturas, a tocada na HEMI 5.7 é diferente da CRD. Nos meus carros diesel eu exijo bem menos nas arrancadas e retomadas.

cemecor
11/07/2020, 12:27
Hoje vi um anúncio de uma Cheroka CRD 2020 0Km por incríveis R$ 389.990,00... o carro tem o mesmo motor e carroceria desde 2013, o sistema de tração também é o mesmo, desempenho, conforto, etc, etc, etc... a minha Cheroka é 2013 com 90.000Km, deve valer uns 105K... uma 2015 a gente encontra fácil por 135K e é praticamente a mesma coisa do carro zero. Tem que ser muito corajoso pra entregar quase 400K numa cheroka zero.

dartagnan
12/07/2020, 03:46
Realmente, a única coisa que me faz falta na 2015, de partir o coração, é a ausência do teto panorâmico, de resto, a única “novidade” mesmo é a Eletronica atualizada com o ACC. Quem sabe um aventureiro não arrenque um desses do compass e bote pra operar nas cherokas kkkk

Bom, quanto ao sistema de partida no frio, a minha toro faz a mesma coisa. No inverno rigoroso aqui no interior pode segurar a chave o quanto quiser que o carro não liga. Quanto estiver pronto não vai dar partida sozinha, mas assim que atingir o ponto só virar a chave que ela pega. Antes disso o painel acusa “Atraso no arranque por aquecimento do sistema de partida a frio.” As vezes, ao abrir a porta do carro ele aquece rápido, ao virar a chave pra dar partida ela demora uns 2s e liga. Então percebemos que mesmo o carro com chave, a partida é na verdade iniciada eletronicamente é controlada pela central, o comutador hoje em dia é só mais uma espécie de botão. Não sei se na cherokee forçar a partida antes do tempo os sistema força ou vai aguardar esquentar antes de iniciar.

Outra dúvida, essas cherokee 2015 possuem sistema Stars-stop, que desliga o motor nos semáforos? A minha toro está funcionando isso quando quer, geralmente depois de alguns KM rodado, pois a barateia, depois de umas 4 descargas acidentais e 3,5 anos já está indo pro brejo. Horrível é cc pedir 1200 pela troca.

Quanto à questão do filtro, o que acontece exatamente? O carro simplesmente para na rua? Por andar trechos curtos?

cemecor
14/07/2020, 09:06
Quanto mais tecnologia embarcada nas viaturas, mais itens para estragar e tirar o nosso sossego. Fico pensando na manutenção destes carros de alto valor daqui a 5 ou 10 anos com toda esta parafernalha eletrônica. Este recurso de desligar e ligar em semáforo é de uma idiotice desmedida, coisa pra lá de inútil.

Se eu vivesse numa metrópole, teria um carro básico, econômico, pequeno e de fácil manutenção. Tem gente que compra SUV 4x4 pra ficar rodando a 40Km/h em avenida de cidade grande... por isso estes filtros DPF entopem toda hora deixando o motor em modo de segurança. SUV 4x4 foi feito pra rodovia e estradas off road.

Hemes
15/07/2020, 02:40
Olá pessoal, estou chegando por aqui vindo de uma 5.7 HEMI com incríveis 45K originais em 2020!!! Agora peguei uma 2013 CRD com 100mil e confesso que estou estranhando bastante as trocas de marcha. Antes de fechar negócio andei em outras 4, todas trocavam marchas igual a esta. Alguém sabe dizer se a diesel tem a programação do câmbio diferente da gasolina?

Seja bem vindo amigo, certamente terá muito a contribuir em nosso fórum com sua vasta experiência com as Xerokas.
Parabéns pela aquisição...!!!
Sobre a questão da programação do câmbio, imagino que seja diferente sim, pois são motores totalmente diferentes, com respostas, toques e potências específicas.

Infelizmente não tenho experiência com o E-bay, caso alguém tenha o caminho pode mostrar aí ai nosso amigo, depois, seria interessante relatar seu progresso com este sistema de compras.
Grande abraço....!

Hemes
15/07/2020, 02:52
Hoje vi um anúncio de uma Cheroka CRD 2020 0Km por incríveis R$ 389.990,00... o carro tem o mesmo motor e carroceria desde 2013, o sistema de tração também é o mesmo, desempenho, conforto, etc, etc, etc... a minha Cheroka é 2013 com 90.000Km, deve valer uns 105K... uma 2015 a gente encontra fácil por 135K e é praticamente a mesma coisa do carro zero. Tem que ser muito corajoso pra entregar quase 400K numa cheroka zero.
Absurdo os preços praticados no Brasil para as SUV's, as Cherokees são excelentes viaturas mas quase meio milhão é muita grana mesmo. Parabéns a quem se pode dar esse prazer!

Hemes
15/07/2020, 03:08
Amigo, ainda não sei informar se ela tentaria dar a partida sem ter havido o aquecimento do diesel ou se aguardaria, pois aqui na minha região não temos frio intenso.
Eu também não aprovo este sistema de start/stop, acho que o motor de arranque vai pro brejo rapidinho. Se fosse optativo eu desativaria.
Quanto ao filtro de particulas, ele não pára, acusa a mensagem FILTRO DPF 100% CHEIO PROCURAR ASSISTÊNCIA, entra no modo segurança, reduzindo a potência, o torque e limitando a rotação em +/- 3200 RPM, porém o carro anda bem mesmo assim, pq nesta rotação na oitava marcha vai a mais de 140 Km/h. Neste caso, coloquei um produto no tanque para regenerar o filtro e fiz a regeneração do mesmo, funcionou perfeitamente. Segue o link do produto no ML, aconselho a ter um em casa para as emergências...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1167344361-limpador-de-filtro-de-particula-diesel-dpf-cleaner-wynns-_JM

Hemes
15/07/2020, 03:15
Quanto mais tecnologia embarcada nas viaturas, mais itens para estragar e tirar o nosso sossego. Fico pensando na manutenção destes carros de alto valor daqui a 5 ou 10 anos com toda esta parafernalha eletrônica. Este recurso de desligar e ligar em semáforo é de uma idiotice desmedida, coisa pra lá de inútil.

Se eu vivesse numa metrópole, teria um carro básico, econômico, pequeno e de fácil manutenção. Tem gente que compra SUV 4x4 pra ficar rodando a 40Km/h em avenida de cidade grande... por isso estes filtros DPF entopem toda hora deixando o motor em modo de segurança. SUV 4x4 foi feito pra rodovia e estradas off road.
Complicado viu, temos que comprar estes carros juntamente com um alicate de corte, deu pane, sai isolando as funções... Kkkkkkk
Agora imagina rodar só em cidade de interior, velocidade máxima 40 Km/h, média de 12, ainda mais em tempos de pandemia, sem poder viajar.

cemecor
15/07/2020, 09:42
Eu moro no interior, uso a minha Cheroka só em rodovia asfaltada e ocasionalmente em estradas de terra. Para deslocamentos dentro da minha cidade utilizo uma bicicleta. :wink:

Hemes
16/07/2020, 06:18
Taí uma ótima idéia, além de não entupir o filtro DPF, estaremos preservando a natureza, economizando alguns Reais e cuidando da saúde. A propósito, alguém já colocou engate nessas viaturas, onde e por quanto? O meu transbsike é daqueles que se apoia na bola do engate, tem um metalúrgico aqui dizendo que faz engate para qqr tipo de veículo, mas estou com receio de ficar mal adaptado e ficar batendo ou machucado alguma outra parte da estrutura.

dartagnan
17/07/2020, 07:48
Muito obrigado ao dois pelas respostas. Estou ficando mais atento às particularidades do carro.

Mas aqui em casa é isso mesmo, sempre tivermos um carro pequeno pra rodar na cidade e outro pra viajar. Mesmo essa toro de shopping, até porque acho muito gastona pra ficar parada em trânsito.

Sobre o sistema start&stop também tenho muitas ressalvas. Porém, após 3 anos de uso, com 3 descargas da bateria, meu mecânico de confiança não achou nenhum sinal de desgaste prematuro, acredito que a o sistema de arranque e elétrico seja dimensionado pra suportar essa situação. Nós temos também um Honda Fit 2018 que descarregou a bateria 1x e não aguentava ficar 2 dias parado que não ligava mais. O carro foi tirado 0km da loja. Então me dá um pouco de fé nessas baterias pro sistema start&stop, mas custa o olho da cara. Na minha condição de uso, se realmente preciso usar a toro “na rua” e trânsito flui normalmente eu deixo o sistema funcionar. Fiz um comparativo durante 3 meses em cada situação, com o mesmo percurso e combustível, o sistema ligado me reduz cerca de 12,4% até 21,1% o gasto com combustível. Dizem que não compensa na hora de trocar a bateria, mas acredito que mesmo depois de tanta surra essa aguente chegar até o quarto ano, ainda segura estável 14v e não se queixa na partida depois de 1 semana parada. Mas em situações em que preciso sair com ela em trânsito carregado, eu desligo o sistema, tem essa opção, até porque acho um incômodo esse liga e desliga.

Quanto ao processo de negociação, estou apanhando pra achar um carro que me passe confiança. Vão de manuais sem carimbo até desencontro de informação com proprietários que se contradizem. Tenho fé nas cherokas mas não nos aventureiros. Queria pegar uma de particular, mas que mais passou segurança foi uma de loja mesmo.

cemecor
18/07/2020, 08:40
Ainda no quesito start/stop, a minha Cheroka 2013 tem a opção de remoção do botão (tampa) start/stop e acionamento pela chave direto no contato.

Nas Cherokas 2014 e 2015 também é possível a remoção da tampinha do start/stop para acionamento da chave direto no contato?... parece que as chaves a partir de 2014 são diferentes (tipo canivete) e não possuem o contato para acionamento direto no painel.

Hemes
21/07/2020, 23:15
Ainda no quesito start/stop, a minha Cheroka 2013 tem a opção de remoção do botão (tampa) start/stop e acionamento pela chave direto no contato.

Nas Cherokas 2014 e 2015 também é possível a remoção da tampinha do start/stop para acionamento da chave direto no contato?... parece que as chaves a partir de 2014 são diferentes (tipo canivete) e não possuem o contato para acionamento direto no painel.

A chave não é tipo canivete, é um módulo onde está inserida uma chave física, que desencaixa desse módulo .Possui a vantagem que você pode trancar o cofre com objetos importantes com a chave, levar a chave e deixar o módulo com o manobrista ou no posto. Outra coisa que se pode fazer com a chave, no caso por exemplo, de descarregar a pilha do módulo, é encostar a cabeça da chave no botão start/stop e dar a partida no motor, assim se consegue sair da emergência.

maurilio junior
25/08/2020, 12:30
Novo Jeep Grand Cherokee 2022: projecao adianta design da proxima geracao (https://motor1.uol.com.br/news/440793/jeep-grand-cherokee-2022-projecao-suv/)

Hemes
28/08/2020, 23:54
Novo Jeep Grand Cherokee 2022: projecao adianta design da proxima geracao (https://motor1.uol.com.br/news/440793/jeep-grand-cherokee-2022-projecao-suv/)

Eu, particularmente, acho mais bonito mais curto, essa terceira fileira de banco raramente é utilizada, acho só modismo.

Alexandre Miranda
31/08/2020, 13:00
Qual óleo vocês tem colocado na Grand Cherokee 3.0 Diesel? O manual sugere 5w40 mas tenho dificuldade de achar com compatibilidade com o DPF

Hemes
20/09/2020, 06:31
Qual óleo vocês tem colocado na Grand Cherokee 3.0 Diesel? O manual sugere 5w40 mas tenho dificuldade de achar com compatibilidade com o DPF
Shell 5W30 sintético para motores diesel (serve também para motores a gasolina), caríssimo, comprei a $71,00/litro, são segundo meu mecânico, 7,5 litros.

Pettinati
21/09/2020, 21:00
Boa noite pessoal, peço desculpas pelo post anterior, mas estava fazendo um teste. Informo que apesar de meu cadastro recente, curto e leio o fórum há mais de dez anos, porém, como nunca tive um 4x4 nunca me cadastrei por achar que não iria contribuir em nada. Vamos lá, estou realizando este post pois estou com dúvidas e acredito que os demais amigos poderão me esclarecer.

Tenho uma imensa vontade de comprar a Grand Cherokee dos anos de 2014/2015, porém, fico bastante receoso, pois leio vários relatos a respeito do valor elevado da manutenção e em relação a alguns pontos frágeis que o carro possui, ainda mais comparado a nossa realidade brasileira. Hoje estamos pagando, em média, R$ 6,00 no dólar turismo, então é um ponto a ser analisado.

Já tive alguns carros que me trouxeram um pouco de dor de cabeça e gastos, claro que nada como a Cherokee possa vir a trazer, caso apresente defeitos mais expressivos. Hoje, a minha dúvida é em relação a compra de um veículo 4x4, pois como alguns colegas já relataram, a minha intenção é fazer expedições pela América do Sul, tipo Ushuaia e Atacama.


Se eu fosse pela extrema racionalidade, compraria uma Ranger Limited 2019, com mais quatro anos de garantia e que não me traria nenhuma dor de cabeça, já que existe a garantia pra isso. Porém, não curto muito carroceria aberta, até mesmo porque, não preciso. A segunda opção seria uma Pajero Full por volta de 2015. Com esse carro tenho certeza que não terei problema algum já que trata-se de um tanque e, fazendo uma pré-compra com análise bem detalhada, difícil ter prejuízo nesse caso.

Porém, analisando os três carros, é óbvio que nenhum dos dois chega nem perto de uma Grand Cherokee, tanto no conforto, quanto pela tecnologia. Porém, o que me preocupa é o custo de manutenção, seguro e desgaste excessivo de peças que, por ventura, podem ser mais trabalhoso para conseguir com importações diretas (que por sinal eu não manjo).

Outra situação que pensei em fazer também, seria comprar um Jeep Compass Limited Diesel na PJ, sairia do preço da Cherokee 2015, mas não sei a efetiva capacidade Off Road do carro.

Bom pessoal, essas são minhas dúvidas, se vocês que já possuem o carro puderem relatar o que acham eu ficaria muito grato de discutirmos a situação.

Um abraço a todos

Glaicon
22/09/2020, 07:45
Boa noite pessoal, peço desculpas pelo post anterior, mas estava fazendo um teste. Informo que apesar de meu cadastro recente, curto e leio o fórum há mais de dez anos, porém, como nunca tive um 4x4 nunca me cadastrei por achar que não iria contribuir em nada. Vamos lá, estou realizando este post pois estou com dúvidas e acredito que os demais amigos poderão me esclarecer.

Tenho uma imensa vontade de comprar a Grand Cherokee dos anos de 2014/2015, porém, fico bastante receoso, pois leio vários relatos a respeito do valor elevado da manutenção e em relação a alguns pontos frágeis que o carro possui, ainda mais comparado a nossa realidade brasileira. Hoje estamos pagando, em média, R$ 6,00 no dólar turismo, então é um ponto a ser analisado.

Já tive alguns carros que me trouxeram um pouco de dor de cabeça e gastos, claro que nada como a Cherokee possa vir a trazer, caso apresente defeitos mais expressivos. Hoje, a minha dúvida é em relação a compra de um veículo 4x4, pois como alguns colegas já relataram, a minha intenção é fazer expedições pela América do Sul, tipo Ushuaia e Atacama.


Se eu fosse pela extrema racionalidade, compraria uma Ranger Limited 2019, com mais quatro anos de garantia e que não me traria nenhuma dor de cabeça, já que existe a garantia pra isso. Porém, não curto muito carroceria aberta, até mesmo porque, não preciso. A segunda opção seria uma Pajero Full por volta de 2015. Com esse carro tenho certeza que não terei problema algum já que trata-se de um tanque e, fazendo uma pré-compra com análise bem detalhada, difícil ter prejuízo nesse caso.

Porém, analisando os três carros, é óbvio que nenhum dos dois chega nem perto de uma Grand Cherokee, tanto no conforto, quanto pela tecnologia. Porém, o que me preocupa é o custo de manutenção, seguro e desgaste excessivo de peças que, por ventura, podem ser mais trabalhoso para conseguir com importações diretas (que por sinal eu não manjo).

Outra situação que pensei em fazer também, seria comprar um Jeep Compass Limited Diesel na PJ, sairia do preço da Cherokee 2015, mas não sei a efetiva capacidade Off Road do carro.

Bom pessoal, essas são minhas dúvidas, se vocês que já possuem o carro puderem relatar o que acham eu ficaria muito grato de discutirmos a situação.

Um abraço a todos
Qualquer um dos carros citados por você tem a capacidade de fazer as expedições mencionadas.
Claro que variações existem entre eles, como potência, espaço, autonomia, custo de seguro, itens de segurança e, até status.
Defina suas prioridades.
O Compass, por exemplo, além de ser novo, terá o menor custo por Km rodado, dado ao seu baixo consumo.
Mas terá pouco espaço interno para uma família.
A Grand Cherokee te dará conforto e potência de sobra.
Porém, pedirá de antemão uma manutenção preventiva, visando dar a necessária segurança ao novo dono.
Afinal, será uma viatura com cinco ou seis anos de uso.
Mas discordo da informação que ela dê problemas graves de correção.
Procurando bem, encontrará em ótimas condições.
Quanto à Full, tenho uma ano 2008 com 240.000 Km's rodados.
Ja me levou para o Uruguai, Ushuaia, El Calafate, Mendoza, Goiás, Mato Grosso do Sul, e me me trouxe de volta também!
Boa sorte na sua escolha.:concordo:

Pettinati
26/09/2020, 14:41
Qualquer um dos carros citados por você tem a capacidade de fazer as expedições mencionadas.
Claro que variações existem entre eles, como potência, espaço, autonomia, custo de seguro, itens de segurança e, até status.
Defina suas prioridades.
O Compass, por exemplo, além de ser novo, terá o menor custo por Km rodado, dado ao seu baixo consumo.
Mas terá pouco espaço interno para uma família.
A Grand Cherokee te dará conforto e potência de sobra.
Porém, pedirá de antemão uma manutenção preventiva, visando dar a necessária segurança ao novo dono.
Afinal, será uma viatura com cinco ou seis anos de uso.
Mas discordo da informação que ela dê problemas graves de correção.
Procurando bem, encontrará em ótimas condições.
Quanto à Full, tenho uma ano 2008 com 240.000 Km's rodados.
Ja me levou para o Uruguai, Ushuaia, El Calafate, Mendoza, Goiás, Mato Grosso do Sul, e me me trouxe de volta também!
Boa sorte na sua escolha.:concordo:


obrigado pela resposta. gostaria que outros membros também mais experientes pudessem manifestar suas opiniões

cemecor
04/10/2020, 11:39
Qual óleo vocês tem colocado na Grand Cherokee 3.0 Diesel? O manual sugere 5w40 mas tenho dificuldade de achar com compatibilidade com o DPF

A minha é 2013, o mesmo motor até 2020. O manual da minha diz para usar o 5W30 sintético. Mas a concessionária JEEP também usa o 5W40.

cemecor
04/10/2020, 11:59
obrigado pela resposta. gostaria que outros membros também mais experientes pudessem manifestar suas opiniões

Pettinati, eu sou suspeito pra falar de Grand Cherokee, pois estou na quarta viatura e pretendo migrar para a quinta, talvez uma 2018, depois que desvalorizarem mais 100 mil reais... rsrsrs

Pegar uma 2014/2015 por 130 a 150 mil reais com baixa Km é simplesmente promocional, pois vc terá um SUV com excelente custo-benefício, praticamente a mesma carroceria e os mesmos recursos de uma zero Km.

A vantagem da Grand Cherokee sobre os outors SUVs é o perfil de quem compra este SUV zero Km, pois geralmente são pessoas abastadas que possuem outros carros, dificilmente utilizam o SUV em situações off road e rodam pouco. Ao contrário de Pajeros e SW4, cujos proprietários geralmente usam e abusam em longos percursos e situações off road.

Para expedições não vejo carro melhor, pois são 5 opções de tração com o selec-terrain e mais reduzida, 4x4 integral, motor V6 com 241cv e 56Kgfm de torque, muito conforto a bordo, segurança, autonomia, etc, etc, etc. A minha está com 90.000Km, não tive nenhum problema grave, só peças de reposição como discos de freio, pastilhas e filtros. Nenhum custo fora do normal para um SUV importado.

A Grand Cherokee oferece o conforto, a segurança e o desempenho de um Land Rover, mas com a vantagem de ter um custo de manutenção próximo de uma SW4. Mas verifique muito o histórico de manutenção do carro, prefira comprar direto de um particular.

Pettinati
18/10/2020, 01:40
Pettinati, eu sou suspeito pra falar de Grand Cherokee, pois estou na quarta viatura e pretendo migrar para a quinta, talvez uma 2018, depois que desvalorizarem mais 100 mil reais... rsrsrs

Pegar uma 2014/2015 por 130 a 150 mil reais com baixa Km é simplesmente promocional, pois vc terá um SUV com excelente custo-benefício, praticamente a mesma carroceria e os mesmos recursos de uma zero Km.

A vantagem da Grand Cherokee sobre os outors SUVs é o perfil de quem compra este SUV zero Km, pois geralmente são pessoas abastadas que possuem outros carros, dificilmente utilizam o SUV em situações off road e rodam pouco. Ao contrário de Pajeros e SW4, cujos proprietários geralmente usam e abusam em longos percursos e situações off road.

Para expedições não vejo carro melhor, pois são 5 opções de tração com o selec-terrain e mais reduzida, 4x4 integral, motor V6 com 241cv e 56Kgfm de torque, muito conforto a bordo, segurança, autonomia, etc, etc, etc. A minha está com 90.000Km, não tive nenhum problema grave, só peças de reposição como discos de freio, pastilhas e filtros. Nenhum custo fora do normal para um SUV importado.

A Grand Cherokee oferece o conforto, a segurança e o desempenho de um Land Rover, mas com a vantagem de ter um custo de manutenção próximo de uma SW4. Mas verifique muito o histórico de manutenção do carro, prefira comprar direto de um particular.

cemecor, muito obrigado pela sua resposta, queria mesmo ouvir sua opinião. Acompanho as suas postagens há muito tempo e em vários tópicos.

O que você me diz sobre as compras das duas peças, você compra por aqui ou importa? O curso de manutenção então é próximo de um SW4?

cemecor
19/10/2020, 10:16
Eu já tive SW4 2013, mas acabei voltando para a linha Jeep Grand Cherokee, pois a SW4 é uma carroça perto da Cheroka. São SUVs muito diferentes, apesar de terem preços de aquisição equivalentes.

A manutenção da Grand Cherokee é mais cara, principalmente se precisar de peças importadas, pois o dólar está lá em cima. Mas peças como pastilhas, discos de freio, filtros, etc, vc encontra na internet com preços bem acessíveis. Quando precisei importar (aconteceu raras vezes durante todo o tempo em que tive Grand Cherokee), preferi comprar na concessionária, pois me entregam instalado e com garantia.

A Grand Cherokee é um SUV que raramente me deu problemas mais complexos, mas quando aconteceu, preferi levar na Jeep, pois não é qualquer zé ruela que mexe na Grand Cherokee, principalmente quando o problema é eletrônico.

maurilio junior
21/10/2020, 11:34
Novo Jeep Grand Cherokee 2022 e retratado na melhor projecao ate agora (https://motor1.uol.com.br/news/448184/novo-jeep-grand-cherokee-2022-melhor-projecao/)

brunolpedro
22/10/2020, 13:16
Olá amigos. Alguém já fez ou tem informação sobre adaptar as telas de DVD dos bancos traseiro para que os filhos possam conectar iPhone por cabo ?

Pettinati
23/10/2020, 16:11
Eu já tive SW4 2013, mas acabei voltando para a linha Jeep Grand Cherokee, pois a SW4 é uma carroça perto da Cheroka. São SUVs muito diferentes, apesar de terem preços de aquisição equivalentes.

A manutenção da Grand Cherokee é mais cara, principalmente se precisar de peças importadas, pois o dólar está lá em cima. Mas peças como pastilhas, discos de freio, filtros, etc, vc encontra na internet com preços bem acessíveis. Quando precisei importar (aconteceu raras vezes durante todo o tempo em que tive Grand Cherokee), preferi comprar na concessionária, pois me entregam instalado e com garantia.

A Grand Cherokee é um SUV que raramente me deu problemas mais complexos, mas quando aconteceu, preferi levar na Jeep, pois não é qualquer zé ruela que mexe na Grand Cherokee, principalmente quando o problema é eletrônico.


muito obrigado pelos esclarecimentos. No Brasil você costuma comprar em qual site as peças da sua? Importação você pede na Mopar?

cemecor
03/11/2020, 14:46
Geralmente as peças são encontradas no Mercado Livre. Quando se trata de algum componente eletrônico, eu geralmente encomendo na própria concessionária, pois além da garantia, eles instalam pra mim. Quando é peça de suspensão ou freio, tem muitos fornecedores nacionais.

Hemes
04/11/2020, 05:04
Acho estranho a marcação do óleo na vareta, com o motor totalmente frio, a marcação fica 8mm abaixo do mínimo na primeira medição, após retirar a vareta, limpar e colocar novamente, acusa uns 30 mm acima do máximo... Como eu ainda não havia trocado o óleo da minha, por segurança, adicionei mais 2,5 litros ao total, durante uma viagem de 2000 Km, as marcações continuavam do mesmo jeito. Resolvi trocar o óleo, aproveitei e medi o óleo extraído, havia 11,5 litros, quando no manual fala em 7,5. Alguém notou essa dificuldade em aferir o nível do óleo? Seja em que momento for, comigo, a segunda aferição a vareta fica totalmente marcada com óleo.

cemecor
04/11/2020, 11:33
O óleo indicado pelo fabricante é o 5W30, podendo usar o 5W40 na ausência do primeiro.

Em situações de uso severo, a troca é recomendada a cada 10.000Km. Em situação não severa, pode ser trocado a cada 20 mil Km.

Eu troco a cada 10.000Km, mesmo utilizando em uso não severo, pois não moro em cidade grande e utilizo o carro 99% da Km em estrada asfaltada.

A capacidade do motor são 9 litros de óleo. Se não tiver marcando corretamente na vareta, é bom completar.

Sempre que eu compro um carro usado, a primeira coisa que faço é conferir e trocar TODOS os filtros e óleos, para não ter surpresas desagradáveis.

Pettinati
12/11/2020, 16:24
Geralmente as peças são encontradas no Mercado Livre. Quando se trata de algum componente eletrônico, eu geralmente encomendo na própria concessionária, pois além da garantia, eles instalam pra mim. Quando é peça de suspensão ou freio, tem muitos fornecedores nacionais.

Deixa eu tirar outra dúvida, você acha interessante o motor a gasolina? A manutenção do carro em si fica mais barata? Tenho essa dúvida, mas acredito que não, pois as peças de desgaste natural e comum, seja diesel ou gasolina, terá o mesmo valor, já que são iguais para ambos os carros. Você também tem ideia do consumo?

cemecor
14/11/2020, 18:32
A versão gasolina deve ser considerada se vc fizer uso mais urbano ou rodar pouco... pois vc vai conseguir um preço bem mais interessante na compra, talvez com um desconto de até 40% em relação à diesel.

Eu já tive duas Grand Cherokee V8 e a manutenção ($$$) era mais tranquila que a diesel. Esta versão V6 eu ainda não tive tempo e nem interesse em estudá-la, pois depois que vc entra no diesel, não quer sair mais... pois a autonomia e o consumo, pelo menos no meu caso, valem o investimento.

Eu também não abro mão do motor V6 3.0 com 241cv e 56kgfm de torque que dão um banho na V6 gasolina com seus ridículos 35kgfm (mesmo torque da SW4)... dizem que a V6 gasolina é manca.

Eu sugiro que vc ande nas duas antes de comprar... se o valor de aquisição não fizer muita diferença, acho que vc irá optar pela diesel.

Pettinati
15/11/2020, 18:06
A versão gasolina deve ser considerada se vc fizer uso mais urbano ou rodar pouco... pois vc vai conseguir um preço bem mais interessante na compra, talvez com um desconto de até 40% em relação à diesel.

Eu já tive duas Grand Cherokee V8 e a manutenção ($$$) era mais tranquila que a diesel. Esta versão V6 eu ainda não tive tempo e nem interesse em estudá-la, pois depois que vc entra no diesel, não quer sair mais... pois a autonomia e o consumo, pelo menos no meu caso, valem o investimento.

Eu também não abro mão do motor V6 3.0 com 241cv e 56kgfm de torque que dão um banho na V6 gasolina com seus ridículos 35kgfm (mesmo torque da SW4)... dizem que a V6 gasolina é manca.

Eu sugiro que vc ande nas duas antes de comprar... se o valor de aquisição não fizer muita diferença, acho que vc irá optar pela diesel.

O meu interesse também é pela diesel, o problema é que estou meio receoso em adquirir a Grand Cherokee logo de cara, tendo em vista que será meu primeiro carro diesel. Cemecor, a sua é modelo WK né, ou seja, 2013 para trás. Você acha que vale a pena esse modelo ou se fosse hoje você iria investir um pouco mais, algo em torno de 20 mil, e comprar as 14 ou 15. Me conte mais sobre sua experiência. O seu seguro também é de valor elevado?

cemecor
17/11/2020, 08:11
A partir de 2011 já é o modelo WK2. A minha é 2013. Eu tive uma WK Diesel 2009. A diferença está na cavalaria, pois a 2009 possui 218cv... o torque é praticamente o mesmo.

A WK tem um excelente motor Mercedes OM642, mas consome um pouco mais que o VM Motori da WK2. Eu vendi a minha WK 2009 só por causa da suspensão dianteira que é baixa para SUV e soca muito quando passa por qualquer obstáculo... se for no off road então é um horror.

Mas se vc encontrar uma WK conservada e de boa prodedência, não levar para off road, sem dúvida é uma boa opção e a manutenão é muito mais barata que a WK2. Em relação ao conforto, as duas se equivalem.

Pettinati
18/11/2020, 20:44
A partir de 2011 já é o modelo WK2. A minha é 2013. Eu tive uma WK Diesel 2009. A diferença está na cavalaria, pois a 2009 possui 218cv... o torque é praticamente o mesmo.

A WK tem um excelente motor Mercedes OM642, mas consome um pouco mais que o VM Motori da WK2. Eu vendi a minha WK 2009 só por causa da suspensão dianteira que é baixa para SUV e soca muito quando passa por qualquer obstáculo... se for no off road então é um horror.

Mas se vc encontrar uma WK conservada e de boa prodedência, não levar para off road, sem dúvida é uma boa opção e a manutenão é muito mais barata que a WK2. Em relação ao conforto, as duas se equivalem.


muito obrigado pelos esclarecimentos. Cemecor você fala que é bem mais conta em razão da tecnologia embarcada que é menor e com isso se torna mais barata?

cemecor
19/11/2020, 06:24
muito obrigado pelos esclarecimentos. Cemecor você fala que é bem mais conta em razão da tecnologia embarcada que é menor e com isso se torna mais barata?

Os dois modelos se equivalem em conforto e desempenho. Quanto à tecnologia, o sistema 4x4 Selec-Terrain com 5 opções de tração só está presente na WK2.

O preço da WK é mais em conta que a WK2 por causa do ano e modelo, pois a WK já está com mais de 10 anos de uso... o desafio é encontrar uma que esteja conservada, que tenha procedência e manutenção correta.

cemecor
22/11/2020, 20:52
Só para completar, se vc estiver pensando num SUV V6 a gasolina, considere também uma Traiblazer 2015, não é uma Grand Cherokee, mas a relação custo-benefício é bem interessante.

Pettinati
24/11/2020, 17:33
Só para completar, se vc estiver pensando num SUV V6 a gasolina, considere também uma Traiblazer 2015, não é uma Grand Cherokee, mas a relação custo-benefício é bem interessante.

Andei analisando, não vou comprar a gasolina, com o preço que está e com o consumo desses carros que bebem bastante na gasolina, não animo não. Perfeito aguardar mais e comprar um diesel, só preciso resolver qual 😁

cemecor
22/12/2020, 12:26
A lacuna deixada pela importação da Cherokee CRD em 2016 e 2017 está me deixando numa situação complicada... tenho uma 2013 e estou querendo pegar uma CRD mais nova, mas a 2015 não vejo muita vantagem sobre a 2013, pois não possui teto solar... tudo bem que a 2015 possui o câmbio de 8 marchas com aletas no volante e a autonomia rodoviária é bem superior a 2013... mas são apenas 2 anos de diferença para completar com 50 bozos... porém, a 2018 está na faixa de 250 bozos e eu me recuso a pagar este valor num seminovo... por 250 bozos eu pego uma picape zero TOP de linha... alguém pode dizer: " - não é um SUV importado, não é uma Grand Cherokee...", mas com estes lançamentos 2021, temos algumas opções de picapes interessantes como a Amarok V6 com 272cv, a Ranger Limited, a tombalux e a S10 High Country.

Glaicon
23/12/2020, 07:15
A lacuna deixada pela importação da Cherokee CRD em 2016 e 2017 está me deixando numa situação complicada... tenho uma 2013 e estou querendo pegar uma CRD mais nova, mas a 2015 não vejo muita vantagem sobre a 2013, pois não possui teto solar... tudo bem que a 2015 possui o câmbio de 8 marchas com aletas no volante e a autonomia rodoviária é bem superior a 2013... mas são apenas 2 anos de diferença para completar com 50 bozos... porém, a 2018 está na faixa de 250 bozos e eu me recuso a pagar este valor num seminovo... por 250 bozos eu pego uma picape zero TOP de linha... alguém pode dizer: " - não é um SUV importado, não é uma Grand Cherokee...", mas com estes lançamentos 2021, temos algumas opções de picapes interessantes como a Amarok V6 com 272cv, a Ranger Limited, a tombalux e a S10 High Country.
Cemecor, sair da Grand Cherokee para uma picape, sabendo que não precisarás da caçamba, acho um erro.
Tens uma viatura completa e eficiente, mesmo que usada.
A picape, além do desconforto dos passageiros no banco traseiro, deixará tua bagagem sujeita à poeira, umidade, e não terás acesso com a viatura em movimento.
As esposas adoram pegar um "casaquinho" durante a viagem, e os homens não gostam de parar para isto.
E se colocar capota de lona, além de continuar pegando poeira e chuva, os meliantes passarão o canivete.
Por isso, continue com seu SUV e mantenha o tópico em dia.:concordo:

cemecor
23/12/2020, 12:25
Glaicon, grato pelas dicas. Acho melhor mesmo continuar com a minha viatura 2013, pois tá muito conservada, manutenção em dia e não me dá dor de cabeça. Na realidade, quando viajo somente com a esposa, uso mais os bancos dos passageiros para as bagagens do que o porta-malas. Quem viaja atrás nas picapes é uma tortura, no SUV é outro nível.

Realmente as picapes estão caríssimas... não sei como ainda conseguem vender carros praticamente pelados que pulam igual cabrito por 250 bozos. A única picape que se aproxima um pouco da Cheroka é a Amarok V6, pois tem muita cavalaria e é 4x4 integral... mas não tem teto solar, caixa de reduzida, o acabamento é ruim (muito plástico) e é feia... as outras picapes são mais bonitas, como a Ranger e S10, mas também ficam devendo nos recursos e acabamento, principalmente a S10.

Vou deixar pra trocar por uma Cheroka 2018 mais adiante, quando o preço tiver derretido mais um pouco... abs.

Glaicon
24/12/2020, 08:03
Glaicon, grato pelas dicas. Acho melhor mesmo continuar com a minha viatura 2013, pois tá muito conservada, manutenção em dia e não me dá dor de cabeça. Na realidade, quando viajo somente com a esposa, uso mais os bancos dos passageiros para as bagagens do que o porta-malas. Quem viaja atrás nas picapes é uma tortura, no SUV é outro nível.
Vou deixar pra trocar por uma Cheroka 2018 mais adiante, quando o preço tiver derretido mais um pouco... abs.
Eu e esposa ainda temos filhos que viajam juntos (16 e 13 anos).
Uma das condições que eles colocam para aquisição de uma viatura é o banco traseiro reclinar.
Dormem que é uma maravilha.
A Full tem esta possibilidade.
E sobra muito espaço para a bagagem.
Meu filho já dormiu direto de Florianópolis a Ribeirão Preto (1,050 Km´s).
Reclamação zero.
Numa viagem, voltando de Ushuaia, a esposa assumiu o volante e eu fui para o banco traseiro.
Dormi muito bem, eliminando o cansaço.
Por isso que vejo picapes com restrições.
Mas, cada um com suas necessidades, claro.
Boa sorte na sua busca.:concordo:

cemecor
24/12/2020, 19:46
A Grand Cherokee também reclina o banco traseiro... sem dúvida é um conforto adicional para aqueles que viajam atrás.

Vc já me convenceu... desisti da picape. :concordo:

maurilio junior
07/01/2021, 17:26
Novo Jeep Grand Cherokee chega maior e com plataforma da Alfa Romeo (https://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-jeep-grand-cherokee-chega-maior-e-com-plataforma-da-alfa-romeo/)

Hemes
15/02/2021, 07:16
Bom dia amigos!
Alguém aqui com problemas de filtro de partículas? Como resolveu?
Estou fazendo regeneração no meu, mas a msg volta a aparecer "Filtro de partículas 100% cheio". Caso alguém tenha resolvido pfv nos diga como foi.

Hemes
15/02/2021, 07:18
Sobre o vazamento de água pelo parabrisa, foi pq o proprietário anterior havia trocado o mesmo e ficou mal colado, foi necessário a retirada do mesmo para colar direito, problema resolvido por $150,00.

Hemes
15/02/2021, 07:23
Apareceram umas pancadas na suspensão dianteira, o mecânico inicialmente havia diagnosticado como se fosse as articulações da direção, substitui e o problema continuou, reinstalei as originais, substituir as bandejas superiores, a pancada desapareceu, na avaliação dessas, nota-se desgaste das buchas somente, os pivôs estavam bons, então, querendo, troca-se somente as buchas das bandejas superiores. Ah gente comprar no Mercado Livre e mandar instalar em uma boa oficina de suspensão. Fujam de concessionárias Jeep

Hemes
15/02/2021, 07:25
O banco do motorista e o volante, pararam de cortejar o motorista afastando para entrar e sair, resolvido ativando a função novamente com um bom scan.

Hemes
15/02/2021, 07:27
As compras que fiz na Rock Auto, foram todas sobretaxadas, dá em média o dobro do valor comprado, até o frete é sobretaxa pela alfândega brasileira, ainda não sei se vale a pena comprar lá fora... fiz pedidos em dezembro e ainda não recebi...

Hemes
15/02/2021, 07:33
Se puderes, vamos relatando os problemas e soluções encontradas em nossas viaturas, está chegando a hora de aparecerem os problemas. Já viram como estão supervalorizadas? E o bom que não tem igual no mercado, então vamos trocar experiências para continuarmos com essas máquinas deliciosas, espaçosas, valentes, bonitas, baixo índice de roubos e confortável... ah foi fazer um acampamento, levei a barraca incompleta, no meio da noite chuvas e pinguins, solução: dormir o casal na viatura, excelente espaço para dormir, coisa que não consegui fazer na Pajero Full pq as pernas não esticavam por falta de espaço, fica a dica.

Hemes
15/02/2021, 07:38
Conexões e mangueiras dos lavadores do parabrisa, ressecam e quebram, se resolve com cola e mangueira de silicone, fácil, fácil.

Hemes
15/02/2021, 07:40
Parabéns pela decisão de continuar com a máquina, você faz a diferença no chat. Além de ser uma excelente máquina

Hemes
15/02/2021, 07:41
Glaicon, grato pelas dicas. Acho melhor mesmo continuar com a minha viatura 2013, pois tá muito conservada, manutenção em dia e não me dá dor de cabeça. Na realidade, quando viajo somente com a esposa, uso mais os bancos dos passageiros para as bagagens do que o porta-malas. Quem viaja atrás nas picapes é uma tortura, no SUV é outro nível.

Realmente as picapes estão caríssimas... não sei como ainda conseguem vender carros praticamente pelados que pulam igual cabrito por 250 bozos. A única picape que se aproxima um pouco da Cheroka é a Amarok V6, pois tem muita cavalaria e é 4x4 integral... mas não tem teto solar, caixa de reduzida, o acabamento é ruim (muito plástico) e é feia... as outras picapes são mais bonitas, como a Ranger e S10, mas também ficam devendo nos recursos e acabamento, principalmente a S10.

Vou deixar pra trocar por uma Cheroka 2018 mais adiante, quando o preço tiver derretido mais um pouco... abs.

Sobre esta decisão amigo.

cemecor
15/02/2021, 12:51
Olá Cherokeiros!!!...

Continuo firme com a minha CRD 2013... tá linda!... tudo funciona perfeitamente... estava pensando em trocá-la por uma mais nova... mas como bem disse o companheiro Hemes, como estão valorizadas!!!... parece que o mercado finalmente percebeu o custo-benefício deste SUV, ainda mais com as carroças SW4 e Trailblazer custando 300 Bozos... affff

Sair de uma 2013/2015 para pegar uma 2018/2019 ainda não vale a pena, pois as mais novas estão custando o dobro do preço e não oferecem o dobro de recursos... aliás, oferecem muito pouco pelo preço de mercado... e as zero que estão chegando nos 400 bozos?... fiz um comparativo entre a 2015 com a 2018 e os recursos, motor, câmbio e opcionais são praticamente os mesmos... a única diferença é o teto solar que vem voltou no modelo 2018... a minha 2013 tem... rsrsrs

cemecor
15/02/2021, 12:53
Conexões e mangueiras dos lavadores do parabrisa, ressecam e quebram, se resolve com cola e mangueira de silicone, fácil, fácil.

Sim, muita coisa se resolve de forma simples... o amortecedor do capô na minha Cheroka perdeu pressão... coloquei o do porta-mals do Corsa duas portas (35 reais), serviu perfeitamente...

cemecor
15/02/2021, 12:55
Bom dia amigos!
Alguém aqui com problemas de filtro de partículas? Como resolveu?
Estou fazendo regeneração no meu, mas a msg volta a aparecer "Filtro de partículas 100% cheio". Caso alguém tenha resolvido pfv nos diga como foi.

Geralmente este filtro fica cheio quando se roda pouco... experimente uns deslocamentos em rodovia, deve resolver... nunca tive este problema, pois só uso a VTR em rodovia.

cemecor
15/02/2021, 12:59
As compras que fiz na Rock Auto, foram todas sobretaxadas, dá em média o dobro do valor comprado, até o frete é sobretaxa pela alfândega brasileira, ainda não sei se vale a pena comprar lá fora... fiz pedidos em dezembro e ainda não recebi...

Eu comprei uma barra estabilizadora dianteira usada por causa da bucha que não dá para ser substituída, pelo menos na 2013, pois a bucha é prensada na barra... comprei de um fornecedor no RS, o dono tem o maior ferro velho de Grand Cherokee do Brasil... "Bartolomeu Peças"

A barra veio em perfeito estado de conservação, paguei 1.500 reais... uma nova na Jeep sai por 8.000 reais.

cemecor
15/02/2021, 13:06
A minha Cheroka está batendo um pouco na suspensão dianteira, lado direito, pouca coisa, só incomoda em piso irregular... o mecânico inspecionou a suspensão, tudo Ok... ele disse que talvez seja o coxim superior do amortecedor... achei no ML por 379 reais.

Hemes
16/02/2021, 13:01
Geralmente este filtro fica cheio quando se roda pouco... experimente uns deslocamentos em rodovia, deve resolver... nunca tive este problema, pois só uso a VTR em rodovia.
Sim, deve ter sido por isso. Comprei 2 frascos de aditivo da Mutul, vou fazer mais uma regeneração forçada, se não resolver vou retirar o filtro e colocar no maçarico.

Hemes
16/02/2021, 13:11
A minha Cheroka está batendo um pouco na suspensão dianteira, lado direito, pouca coisa, só incomoda em piso irregular... o mecânico inspecionou a suspensão, tudo Ok... ele disse que talvez seja o coxim superior do amortecedor... achei no ML por 379 reais.

Observe bem direito, o mecânico só descobriu que era a bandeja superior, andando ao lado do carro em uma rua com calçamento. Outro disse que estava tudo novo e outro condenou erroneamente a articulação da direção.

Hemes
16/02/2021, 13:14
Eu comprei uma barra estabilizadora dianteira usada por causa da bucha que não dá para ser substituída, pelo menos na 2013, pois a bucha é prensada na barra... comprei de um fornecedor no RS, o dono tem o maior ferro velho de Grand Cherokee do Brasil... "Bartolomeu Peças"


A barra veio em perfeito estado de conservação, paguei 1.500 reais... uma nova na Jeep sai por 8.000 reais.

Depois posta o contato do Bartolomeu Peças, é sempre bom termos esses contatos...

Hemes
16/02/2021, 13:16
Alguém tem dificuldade em olhar o nível do óleo do motor? Na minha, a primeira leitura dá dentro da faixa máxima e mínima, mas da segunda leitura em diante, só dá nas alturas...

cemecor
17/02/2021, 11:54
Depois posta o contato do Bartolomeu Peças, é sempre bom termos esses contatos...

(51) 99358-0770

cemecor
17/02/2021, 11:58
Observe bem direito, o mecânico só descobriu que era a bandeja superior, andando ao lado do carro em uma rua com calçamento. Outro disse que estava tudo novo e outro condenou erroneamente a articulação da direção.

Os sintomas que indicam que a bandeja está com problemas: instabilidade ao dirigir, barulhos na suspensão principalmente ao passar em pisos irregulares, desgaste anormal dos pneus e puxando para o lado ao frear.

cemecor
17/02/2021, 12:05
Alguém tem dificuldade em olhar o nível do óleo do motor? Na minha, a primeira leitura dá dentro da faixa máxima e mínima, mas da segunda leitura em diante, só dá nas alturas...

Sempre olho o nível pela manhã, com o motor frio... sempre marca cheio.

A Jeep recomenda troca a cada 20.000Km em uso não severo... mas eu faço as trocas a cada 10 mil Km, mesmo sem uso severo.

E quanto aos filtros de combustível que são dois, alguém já arriscou a colocar não originais?... quando comprei o carro, coloquei filtros de combustível do paralelo e a luz da injeção acendeu... levei na Jeep e me disseram que a causa era os filtros de combustível não originais, nos quais havia diferença no tamanho dos poros do filtro que alteravam a pressão.

christian hackbarth
19/05/2021, 11:07
Justamente essa informação que eu procuro. Depois de duas 3.6 a gasolina, estou pegando uma crd 2015. Carro com 90 mil km, recuperado de furto, comprado em um leilão da seguradora. Obviamente com preço bastante vantajoso, especialmente nesses dias em que os preços dispararam. Primeira revisão, já conheço bem as Cherokas, inclusive vou manter a minha 2012, que com 170 mil km esbanja saúde e roda no GNV. Gostaria de saber se os filtros de combustível wega fazem bem o serviço?

christian hackbarth
19/05/2021, 11:23
Já passei por todos esses perrengues de suspensão, até descobrir que a única coisa que estraga são as buchas da bandeja superior. Não dura nada. Vou pra segunda troca. Bom o carro tá com 170 mil km, compreensível.

christian hackbarth
22/05/2021, 22:10
Eu não acredito que ninguém tenha informação sobre o filtro de combustível

christian hackbarth
27/05/2021, 14:42
Realmente, fórum não funciona com carro caro. Só funciona com carro barato, onde o dono mete a mão e faz as coisas ele mesmo. Uma pergunta simples sobre um filtro de um carro um pouquinho mais caro e ninguém quer ou sabe responder. Decepcionante

Baruk
29/05/2021, 20:15
Justamente essa informação que eu procuro. Depois de duas 3.6 a gasolina, estou pegando uma crd 2015. Carro com 90 mil km, recuperado de furto, comprado em um leilão da seguradora. Obviamente com preço bastante vantajoso, especialmente nesses dias em que os preços dispararam. Primeira revisão, já conheço bem as Cherokas, inclusive vou manter a minha 2012, que com 170 mil km esbanja saúde e roda no GNV. Gostaria de saber se os filtros de combustível wega fazem bem o serviço?


Realmente, fórum não funciona com carro caro. Só funciona com carro barato, onde o dono mete a mão e faz as coisas ele mesmo. Uma pergunta simples sobre um filtro de um carro um pouquinho mais caro e ninguém quer ou sabe responder. Decepcionante

Filtros WEGA até onde sei são os piores, principalmente para veículos diesel. Já vi gente falando de esfarelar na mão.
Gasta um pouco a mais e compra MANN, FRANN, MAHLE ou BOSCH! Até Tecfil é melhor que wega.

fabioedon
20/06/2021, 23:00
Saudações.Tenho uma DD (Dodge Durango) com barulho na suspensão dianteira. Saberia informar o part number/código dessa bucha?

Tenho bastante experiência em importar peças. Inclusive consigo entregar peças no Brasil por 50% adicionais ao preço dos EUA. Peças podem vir de navio ou avião.

fabioedon
20/06/2021, 23:04
WEGA tá longe de ser bom, mas não esfarela. rtcarimport.com.br costuma ter filtros originais com bons prazos de entrega.

fabioedon
20/06/2021, 23:10
Já entrei no pátio. Os caras tem muitas GCs.as são ruins de negócio. Minha DD descascou cromado de 1 roda (tipo Ford Edge) e não descobri alguém para reparar. Bartolomeu tinha 8 rodas... Só vendia par estava pedindo R$8.000 e tinha que entregar a minha... Resumo: importei de desmanche nos EUA. Chegou por uns R$2.000 no total.

cemecor
05/07/2021, 12:08
Justamente essa informação que eu procuro. Depois de duas 3.6 a gasolina, estou pegando uma crd 2015. Carro com 90 mil km, recuperado de furto, comprado em um leilão da seguradora. Obviamente com preço bastante vantajoso, especialmente nesses dias em que os preços dispararam. Primeira revisão, já conheço bem as Cherokas, inclusive vou manter a minha 2012, que com 170 mil km esbanja saúde e roda no GNV. Gostaria de saber se os filtros de combustível wega fazem bem o serviço?

Acho que fizeste uma boa aquisição nesta CRD 2015. Os modelos a gasolina já são muito bons, imagine agora com outro a diesel... vai sentir muita diferença no torque, autonomia e economia de combustível.

Os preços dos seminovos e usados realmente estão fora de órbita. Já tem carro seminovo custando mais caro que um zero, pois não tem prazo para entrega.

cemecor
05/07/2021, 12:12
Realmente, fórum não funciona com carro caro. Só funciona com carro barato, onde o dono mete a mão e faz as coisas ele mesmo. Uma pergunta simples sobre um filtro de um carro um pouquinho mais caro e ninguém quer ou sabe responder. Decepcionante

Correto. Forum de carro caro, principalmente uma Grand Cherokee CRD, com poucas unidades vendidas no Brasil, o forum fica pouco movimentado.

Eu também me penitencio, pois fiquei afastado deste espaço por uns dois meses, em virtude do trabalho e problemas de saúde na família.

Mas aos poucos vamos retomando as discussões sobre a Grand Cherokee CRD. Quanto aos filtros de combustível, eu não dei sorte com filtros paralelos e tive que optar pelos originais, pois a luz da injeção teimava em ficar acesa com os filtros alternativos.

No ML encontrei filtros MOPAR com preço melhor que WEGA.

cemecor
05/07/2021, 12:22
Ainda em relação ao valor da Grand Cherokee 2015, os preços deram um salto nos últimos dois meses e os modelos 2018 e 2019 quando anunciam, vendem rápido.

Eu até cheguei a procurar uma 2015, mas vender a minha 2013 que está inteiraça e com apenas 98.000km, refleti e não achei vantagem a troca, pois teria que desembolsar mais de 50% do valor do meu carro para pular para outro modelo apenas dois anos mais jovem. As únicas vantagens da 2015 sobre a 2013 são o câmbio de oito marchas com trocas no volante e o consumo um pouco melhor, mas perderia o teto solar presente na 2013.

Se eu tiver que trocar, vou direto para a 2018 ou 2019, mas aí tenho que esperar o preço derreter um pouco, talvez em dois ou três anos, eu consiga pagar menos de 200 mil num modelo 2018/2019.

Hackbart
06/07/2021, 13:57
Buenas!!! Tchê, adquiri recentemente uma Grand Cherokee 3.0 Limited 2014, uma nave, porém, gostaria de saber, caso já fizeram aqui, uma lista de fornecedores de peças de reposição (manut. preventiva/corretiva ex.: discos e pastilhas freio, Correia poly V, polia da Correia, reparo setor direção, buchas de suspensão,etc) enfim, quais os fornecedores que comumente encontra-se esses materiais!
Li os posts e estão todos de parabéns! Muitas dúvidas foram esclarecidas antes de definir minha compra. Abs!
Outra pergunta, estou procurando o kit para instalação do Rack de teto Thule, sob cód. 4019, alguém poderia me indicar uma loja (fora e-bay/ Amazon) pois na Thule este item está descontinuado pelo fabricante. Tks

cemecor
07/07/2021, 09:54
Hackbart, seja bem-vindo ao nosso espaço. Parabéns pela excelente aquisição. A Grand Cherokee CRD é o SUV diesel com a melhor relação custo-benefício do mercado.

Em relação à manutenção, tem vários sites de importadores independentes, basta pesquisar no Google o nome da peça, que cai direto no fornecedor. Quando se trata de uma peça mais complexa, eu indico a RT Car Imports, os preços não são lá grande coisa (também por causa do dólar alto), mas são peças genuínas.

No Mercado Livre vc também encontra muita coisa. Quando for possível colocar uma peça semi-nova, sugiro o Bartolomeu peças (51)99358-0770 - RS, ele têm o maior estoque do Brasil em peças usadas e seminovas para Grand Cherokee.

maurilio junior
14/07/2021, 12:43
Jeep Grand Cherokee 2022 aparece circulando no Brasil; veja flagra - 14/07/2021 - UOL Carros (https://www.uol.com.br/carros/colunas/jorge-moraes/2021/07/14/jeep-grand-cherokee-2022-aparece-circulando-no-brasil-veja-flagra.htm)

BlackH
16/07/2021, 13:23
E parabéns para a Jeep pelos seus 80 anos. para quem não viu, o 4x4Brasil fez até uma reportagem sobre isso. vale a pena ver.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2577-jeep-celebra-80-anos-construindo-o-futuro.html

Hackbart
20/07/2021, 18:34
Hackbart, seja bem-vindo ao nosso espaço. Parabéns pela excelente aquisição. A Grand Cherokee CRD é o SUV diesel com a melhor relação custo-benefício do mercado.

Em relação à manutenção, tem vários sites de importadores independentes, basta pesquisar no Google o nome da peça, que cai direto no fornecedor. Quando se trata de uma peça mais complexa, eu indico a RT Car Imports, os preços não são lá grande coisa (também por causa do dólar alto), mas são peças genuínas.

No Mercado Livre vc também encontra muita coisa. Quando for possível colocar uma peça semi-nova, sugiro o Bartolomeu peças (51)99358-0770 - RS, ele têm o maior estoque do Brasil em peças usadas e seminovas para Grand Cherokee.


Maravilha!! Muito obrigado pela atenção e dicas! Sigo aqui!!!

cemecor
29/08/2021, 09:14
Vcs viram esta matéria?... KKKKKKKK

Jeep cobra ate R$ 223.000 por consertos e donos se mobilizam em protesto (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/jeep-cobra-ate-r-223-000-por-consertos-e-donos-se-mobilizam-em-protesto/)

cemecor
29/08/2021, 09:30
O sujeito que faz este tipo de reparo em conce$$ionária, tem que internar... eu tenho Jeep Grand Cherokee há mais de 15 anos e não deixo a marca por nada!... mas tem que ter paciência para pesquisar peças no mercado paralelo ou de peças semi-novas, pois se levar na conce$$ionária vai doer no bolso. Mas tem serviços que eu prefiro fazer na autorizada, principalmente os que envolvem a parte eletrônica.

Neste orçamento de R$ 223.000,00 aí na matéria da 4 Rodas, eu fiz no mercado paralelo e ficou 90% mais barato.

Recentemente, a luz amarela da vela de pré-aquecimento da minha Cheroka começou a acender... o carro esta ligando perfeitamente, mas quando uma luz de alerta acende, o bom mesmo é verificar... para diagnósticos, eu prefiro levar na autorizada, pois possuem o software correto para o veículo... custa 400 reais a leitura, caso vc não execute o serviço na autorizada. O diagnóstico foi falha na vela número 5. Como a vela original custa em torno de 600 reais (instalada) e a mão de obra não é tão simples, preferi deixar a autorizada fazer o serviço a entregar na oficina ali da esquina.

Em 2019 fui na autorizada fazer um diagnóstico na suspensão e condenaram a barra estabilizadora dianteira, disseram que a barra deveria ser substituída... preço naquela ocasião: R$ 7.500,00... hoje deve estar custando uns 15.000 bozos... na mesma hora saí correndo da conce$$ionária e fui pesquisar no mercado paralelo... consegui uma barra semi-nova por módicos R$ 1.500,00 que foi instalada pelo meu mecânico por R$ 150,00 reais. O serviço ficou perfeito.

Glaicon
30/08/2021, 06:45
Vcs viram esta matéria?... KKKKKKKK

Jeep cobra ate R$ 223.000 por consertos e donos se mobilizam em protesto (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/jeep-cobra-ate-r-223-000-por-consertos-e-donos-se-mobilizam-em-protesto/)
Anormal!:shock:

cemecor
30/08/2021, 11:27
Estive na conce$$ionária Jeep Valence em BH no último sábado, mostrei a matéria para o meu consultor... sem nenhum constrangimento ele disse: "é assim mesmo... tudo subiu por causa do dólar".

O que mais me surpreendeu na reação do rapaz ao mostrar a matéria para ele, foi a sua total indiferença e incapacidade de indignar-se diante de um orçamento totalmente descabido frente ao valor do veículo... este tipo de orçamento beira o ridículo e afeta profundamente a imagem da marca... este orçamento conseguiu superar um da conce$$ionária Land Rover ao apresentar o valor de 140 mil reais para retificar um motor de Range Rover V8 diesel ano 2013... se pedir um orçamento para retífica do motor na autorizada Jeep, deve ficar nuns 400 mil bozos :lol:

Outro coisa que também chamou a atenção foi o fato da garantia não cobrir o defeito em questão.

Glaicon
31/08/2021, 06:11
Estive na conce$$ionária Jeep Valence em BH no último sábado, mostrei a matéria para o meu consultor... sem nenhum constrangimento ele disse: "é assim mesmo... tudo subiu por causa do dólar".

O que mais me surpreendeu na reação do rapaz ao mostrar a matéria para ele, foi a sua total indiferença e incapacidade de indignar-se diante de um orçamento totalmente descabido frente ao valor do veículo... este tipo de orçamento beira o ridículo e afeta profundamente a imagem da marca... este orçamento conseguiu superar um da conce$$ionária Land Rover ao apresentar o valor de 140 mil reais para retificar um motor de Range Rover V8 diesel ano 2013... se pedir um orçamento para retífica do motor na autorizada Jeep, deve ficar nuns 400 mil bozos :lol:

Outro coisa que também chamou a atenção foi o fato da garantia não cobrir o defeito em questão.
Há quase um ano coloquei a informação que meu primo ficou insatisfeito por ter pago R$ 14.000,00 na troca da direção elétrica da Grand Cherokee dele.
Acho que tinha razão mesmo em se indignar.
A coisa só piorou.
Mudou de marca.

cemecor
31/08/2021, 09:49
No mercado de peças usadas, esta caixa pode ser encontrada por 700 reais... caso o modelo do carro seja 2003 a 2012.

Nas 5 Grand Cherokee que eu já tive, nunca precisei comprar uma peça com valor superior 2.000,00. Pode ter sido sorte, mas eu sempre fui muito criterioso na pré-compra dos meus carros.

Eu tenho uma Marea Turbo... o valor que eu já gastei nele é superior a todos os gastos somados com todas as Cherokees que já tive. :lol:

Glaicon
01/09/2021, 05:31
No mercado de peças usadas, esta caixa pode ser encontrada por 700 reais... caso o modelo do carro seja 2003 a 2012.

Nas 5 Grand Cherokee que eu já tive, nunca precisei comprar uma peça com valor superior 2.000,00. Pode ter sido sorte, mas eu sempre fui muito criterioso na pré-compra dos meus carros.

Eu tenho uma Marea Turbo... o valor que eu já gastei nele é superior a todos os gastos somados com todas as Cherokees que já tive. :lol:
É o Marea honrando sua fama.:mrgreen:

cemecor
07/09/2021, 16:56
Em 2019 detectei um vazamento de água no sistema de arrefecimento da minha Cherokee... levei no mecânico e ele disse que era a mangueira do trocador de calor... valor no mercado paralelo com 15 dias de espera pela importação: R$ 685,00... Concessionária (não consultei o valor)... peça colocada: mangueira vedador do respiro do Gol bola 2005 (preço: R$ 25,00). Já rodei mais de 40.000Km e a peça está funcionando perfeitamente. :dance:

abouhala92
11/09/2021, 17:11
Prezados, espero encontrá-los todos bem e com saúde.

Venho acompanhando o tópico há algum tempo. Não tenho uma Grand Cherokee, mas estou em busca de adquirir uma. Quero um carro confortável para viagens não necessariamente aventureiras, mas também quero ter um bom equipamento caso decida fazer um passeio em alguma Chapada ou inclusive o Jalapão, por isso acredito que a Grand Cherokee seja uma ótima opção pra mim.

Tenho visto os modelos disponíveis hoje e o que cabe no orçamento seriam as modelos 12-13-14.

Os modelos a gasolina são bem mais baratos e isso me garante uma boa reserva caso precise fazer grandes reparos no carro antes de usar, mas o consumo me assusta um pouco. Então estou pensando mais nos modelos a diesel.

Agora a questão que enfrento é a seguinte. Nunca comprei carro usado e sei que sempre tem coisas que precisam ser feitas em modelos assim, mesmo com pré-venda e etc. E o grande medo que tenho é gastar ai mais de 100mil em um carro que eu tenha que ter grandes despesas depois. Buscando na internet, as opiniões alheias, sempre falam que o carro é uma bomba e etc, por conta do preço da manutenção, mas acho que essas opiniões não são de donos de Grand Cherokees, apenas de gente que acha que sabe do assunto.

Por isso gostaria de uma palavra de sabedoria de vocês aqui, donos e familiarizados com o carro.

Considerando que eu vá comprar o carro em SP capital, moro lá, com inspeção pré-compra e meu uso exclusivo seja de viagens estrada SP - Vale do Paraíba e eventuais viagens Brasil a dentro em estrada e trechos fora de estrada, gostaria de fazer algumas perguntas para que vocês possam me ajudar a tomar uma decisão final.

1- A popularidade da Jeep está crescendo no BR e eles possuem os dois SUVs mais vendidos do mercado (Renegade e Compass). Está fácil de encontrar pessoas que saibam fazer manutenção de um Grand Cherokee? Ou não existe relação?

2- Serviços de concessionarias podem ser completamente contornados? ou em algum momento será necessário fazer uma verificação com eles?

3- É fácil fazer importação de peças? (vi que alguns filtros por exemplo precisam ser originais, ou o carro não reconhece e ocasiona erro) Existe uma quantidade razoavelmente grande de fornecimento ou você acaba ficando refém de uma loja/ empresa especifica?

4- Como é o custo de seguro para vocês? (eu sei que esse termo é sempre "Depende", mas uma base de preços já é bom pra ser ter uma ideia.

5- Como é o preventivo que vocês fazem para que o carro não os deixem na mão? Existem "boas práticas" nesse caso?

6- Opções que tenho visto por aqui são sempre ofertadas com mais de 100k KM rodados, sabem dizer quais manutenções são esperadas a partir desse ponto? (considerando um carro com manutenções periódicas feitas e um carro em bom estado).

Enfim, são algumas questões que eu tenho que me deixam com uma pulga atrás da orelha quanto a aquisição de um veículo como esse. Sou uma pessoa bem pés no chão e caso o carro não se enquadre no meu perfil, não vou cometer nenhuma loucura. Mas caso eu consiga converter todas as preocupações, não vejo o porquê de não fazer a aquisição.

Eu sei que esse carro é um modo de vida basicamente e que eu provavelmente não vou querer sair nunca mais dele, então quero ter muitas certezas, rs.

Se puderem me ajudar com a experiência que possuem, seria eternamente grato. E peço desculpas pelo texto longo, acredito que devam ter pessoas que perguntam isso o tempo todo pra vocês.

muito obrigado!

cemecor
24/09/2021, 12:19
abouhala92, seja bem vindo ao nosso espaço Grand Cherokee 3.0

vou tentar responder suas dúvidas item por item, pois considero que tenho uma larga experiência com Grand Cherokee... afinal, já são mais de 15 anos e tive quatro modelos, atualmente tenho uma 2013.

Quanto aos palpiteiros de plantão, a grande maioria nunca teve um Grand Cherokee, principalmente diesel 3.0

1- A popularidade da Jeep está crescendo no BR e eles possuem os dois SUVs mais vendidos do mercado (Renegade e Compass). Está fácil de encontrar pessoas que saibam fazer manutenção de um Grand Cherokee? Ou não existe relação?

R - O Grand Cherokee não tem nada a ver com estes Jeeps da Fiat, pois o Grand Cherokee é made in Detroit - USA. Algumas oficinas de SUVs 4x4 importados possuem know how suficiente para fazer uma boa manutenção básica.

2- Serviços de concessionarias podem ser completamente contornados? ou em algum momento será necessário fazer uma verificação com eles?

R - se o amigo ler o forum desde o início, poderá constatar que por diversas vezes já falei a respeito de diagnósticos eletrônicos na Grand Cherokee, este tipo de reparo eu prefiro fazer na autorizada, pois a relação custo-benefício não é tão proibitiva assim. Quanto à manutenção de suspensão e coisas menos complexas, qualquer oficina boa executa o serviço.

3- É fácil fazer importação de peças? (vi que alguns filtros por exemplo precisam ser originais, ou o carro não reconhece e ocasiona erro) Existe uma quantidade razoavelmente grande de fornecimento ou você acaba ficando refém de uma loja/ empresa especifica?

R - Tudo muito simples, não tem nada de anormal. Qualquer dúvida que vc tiver relacionada à manutenção, pode vir aqui no forum.

4- Como é o custo de seguro para vocês? (eu sei que esse termo é sempre "Depende", mas uma base de preços já é bom pra ser ter uma ideia.

R - renovei meu seguro nesta semana, classe 10 de bônus, paguei R$ 3.600,00 (tabela FIPE) ano 2013.

5- Como é o preventivo que vocês fazem para que o carro não os deixem na mão? Existem "boas práticas" nesse caso?

R - preventivo é igual a qualquer carro: troca de óleo a cada 10.000Km, filtros, pastilhas, etc. Grand Cherokee não é Land Rover, fique tranquilo.

6- Opções que tenho visto por aqui são sempre ofertadas com mais de 100k KM rodados, sabem dizer quais manutenções são esperadas a partir desse ponto? (considerando um carro com manutenções periódicas feitas e um carro em bom estado).

R - sim... vc dificilmente encontrará uma Grand Cherokee diesel com menos de 100 mil KM nestes anos de 1013 a 2015. O negócio é a PROCEDÊNCIA!

Estou pensando em vender minha Grand Cherokee, vou decidir se vendo agora em outubro, ela é branca e está com 101.000 Km... se até lá vc não tiver comprado, creio que a minha possa te atender... carro muito fino. Vou vender o carro para investir numa mini-usina solar.

Glaicon
25/09/2021, 09:32
Abouhala, além do que o Cemecor já falou, tenho um amigo que migrou de uma Pajero diesel 2014 para uma Laredo 2012 3.6, gasolina, pois precisava de dinheiro.
Pagou R$ 65.000.
Apenas 63.000 Km´s rodados, pois veículos seis cilindros, sempre são menos rodados.
Está super satisfeito, fazendo 6,5 Km/l no trânsito urbano.
Já tive Cherokee 6 cilindros, mas era das antigas, a Sport.
Deixou saudades.
Também tinha facilidade de peças e manutenção.
Se quer guardar dinheiro, pode comprar modelo gasolina.
Se vai rodar bastante e quer manter o preço de revenda, vá de diesel.
E São Paulo, Capital, é o melhor lugar para se comprar veículos usados, pois são pouco rodados.:concordo:

cemecor
28/09/2021, 08:17
Se pegar uma diesel 2014 em diante, o câmbio de 8 marchas proporciona economia e autonomia fantásticas, pois o consumo na estrada alcança incríveis 14km/l e com um tanque de 92 litros pode rodar mais de 1.200km sem abastecer.

abouhala92
30/09/2021, 22:51
Muito obrigado Comecor e Glaicon pelas respostas.

De fato, acompanhando os debates aqui no fórum, vocês possuem vasta experiência e é muito bom ter esse tipo de apoio num momento de decisão.

Eu estou com alguns dilemas referentes a esse caso.

Eu fiz uns cálculos e a diferença de valores entre o 3.0 D e o 3.6 G, considerando os gastos de a longo prazo (parcelas do carro e gasolina) o menor custo seria com o a gasolina, mesmo considerando o o custo da gasosa perante o diesel. Então estou um pouco balanceado quanto a isso.

Meu uso não vai ser urbano, tenho a sorte de conseguir trabalhar há poucos minutos de casa indo a pé, então o uso seria mais saídas eventuais e uso em estrada, pois viajo quase todo final de semana.

Mas o sonho seria ter um diesel. Ter uma autonomia de 1200 km deve ser ótimo.

Comecor, ainda não fiz a aquisição. Vou tomar a decisão de fato daqui uns meses, pois vou passar meu carro atual pra frente ainda.

Mas de qualquer maneira, se for vender, poderia me informar por aqui e eu te informo da minha situação. Pelo cuidado que deve ter com a sua, qualquer um que ficar com ela será um sortudo.

Uma duvida no entanto, sobre os modelos 2013. Eles se enquadram naquele modelo que tem problemas de estabilidade? Vi um teste do alce uma vez numa GC 2012 que falhou. Depois falaram que a Jeep corrigiu os erros logo em seguida, mas não sei se saiu para as versões 2013 ou 14.

Glaicon, uma versão Laredo possibilitaria pegar um carro um pouco mais novo. To com esse dilema também.

Glaicon
01/10/2021, 05:39
Glaicon, uma versão Laredo possibilitaria pegar um carro um pouco mais novo. To com esse dilema também.
Não tem todos os acessórios da Limited, mas já é uma ótima viatura.:concordo:

cemecor
01/10/2021, 15:37
abouhala92, se vc pretende comprar uma Grand Cherokee para viagens mais curtas e não fará uso urbano, sem dúvida uma a gasolina vai te atender muito bem. A Laredo é ótima e possivelmente tem uma manutenção mais tranquila. A diesel é mais para quem utiliza muito em estrada, principalmente longas distâncias.

abouhala92
02/10/2021, 01:10
abouhala92, se vc pretende comprar uma Grand Cherokee para viagens mais curtas e não fará uso urbano, sem dúvida uma a gasolina vai te atender muito bem. A Laredo é ótima e possivelmente tem uma manutenção mais tranquila. A diesel é mais para quem utiliza muito em estrada, principalmente longas distâncias.


Você fez uma viagem longa com a sua né? acha que uma a gasosa ia ser uma desvantagem numa viagem semelhante?

Não é algo que eu queira fazer agora, mas quero um dia fazer esse tipo de viagem.

abouhala92
04/10/2021, 01:08
Vocês conhecem uma oficina em São Paulo onde eu consiga fazer uma inspeção pré-compra?

cemecor
04/10/2021, 11:25
Você fez uma viagem longa com a sua né? acha que uma a gasosa ia ser uma desvantagem numa viagem semelhante?

Não é algo que eu queira fazer agora, mas quero um dia fazer esse tipo de viagem.

Aí vai depender para onde vc vai... se for para fora do Brasil, eu recomendo diesel por causa da autonomia e custo com o combustível.

cemecor
04/10/2021, 11:29
Vocês conhecem uma oficina em São Paulo onde eu consiga fazer uma inspeção pré-compra?

A melhor inspeção pré-compra é vc levar uma pessoa que entenda de mecânica, verificar as notas fiscais de peças e manutenções, andar no carro para verificar barulhos na suspensão, testar a caixa de marcha, reduzida, seletor de tração, desgastes anormais de pneus, comandos elétricos, etc, etc, etc.

dierry
12/10/2021, 22:50
Prezados,

Já tive uma limited 4.7 2009, estou a procura de uma 2014/2015 com procedência, mas não está muito fácil, estava com medo de pegar a diesel por causa de muitos comentários negativos que o motor quebra fácil etc. Mas lendo esse tópico esclareceu bastante. Meu uso é misto 600km mensais na estrada e talvez uns 500km na cidade. Neste cenário será que compensa pegar a diesel ou a gasolina tem melhor custo/benefício?

Glaicon
13/10/2021, 05:46
Prezados,

Já tive uma limited 4.7 2009, estou a procura de uma 2014/2015 com procedência, mas não está muito fácil, estava com medo de pegar a diesel por causa de muitos comentários negativos que o motor quebra fácil etc. Mas lendo esse tópico esclareceu bastante. Meu uso é misto 600km mensais na estrada e talvez uns 500km na cidade. Neste cenário será que compensa pegar a diesel ou a gasolina tem melhor custo/benefício?
Quem usa modelo à diesel não faz conta.
Pega a estrada e vai, pois o gasto é baixo.
Agora, à gasolina, o esquema é mais complexo.
500 Km´s na cidade, serão 100 litros de gasolina.
É isso que dói.
Enfim, você paga mais pela viatura diesel, mas ela também valerá mais ao longo do tempo.
Não há perda monetária; apenas mais capital investido, que será recuperado na venda.
Se pode pegar à diesel, vá em frente.:concordo:

dierry
13/10/2021, 20:44
Muito obrigado pela resposta Glaicon, sigo na busca de uma aqui por Florianópolis, valeu!

Glaicon
14/10/2021, 06:02
Muito obrigado pela resposta Glaicon, sigo na busca de uma aqui por Florianópolis, valeu!
Se puder procure em São Paulo, Capital.
Lá é o local das viaturas poucos rodadas.
Minha ex Cherokee Sport foi comproda lá.
Sem arrependimentos.:concordo:

abouhala92
17/10/2021, 17:23
Prezados,

Já tive uma limited 4.7 2009, estou a procura de uma 2014/2015 com procedência, mas não está muito fácil, estava com medo de pegar a diesel por causa de muitos comentários negativos que o motor quebra fácil etc. Mas lendo esse tópico esclareceu bastante. Meu uso é misto 600km mensais na estrada e talvez uns 500km na cidade. Neste cenário será que compensa pegar a diesel ou a gasolina tem melhor custo/benefício?

Eu estou aqui fazendo a mesma ponderação, rs.

Pelo o que eu to vendo, tudo vai depender de colocar as coisas no lápis e fazer as contas.

A limited 2014 está em torno de 111k (webmotors em SP) e a Diesel 2014 mais barata 140K (sem considerar procedência, apenas vendo os anúncios).

Se conseguir pegar a vista o carro, acho que vale a pena ir direto na diesel, pois não tem os valores de parcela do financiamento que vc precisa considerar. Se não for o caso, é bom tentar ver o custo mês a mês que tem nos dois cenários.

Eu vou te dar o exemplo da minha "dor" e das contas que estou fazendo para tomar a minha decisão:

Pelo exemplo acima, a GC a gasosa está cerca de 29K mais barata. Embora você gaste menos com combustível no mês usando a diesel, você tem uma parcela maior pra pagar no financiamento (que com os juros, deixam o valor bem salgado). O seguro e o licenciamento/ipva são mais caros também. Então, você precisa pegar os custos agregados e colocar na ponta do lapis e fazer os cálculos de quanto seria seu custo com o carro a gasolina por mês e quanto seria o custo da opção a diesel.

Como você tem bastante trecho urbano (500km em cidade é bastante coisa), pode ser que o diesel ainda mais que seja mais caro, compense no final das contas.

No MEU caso, no meu uso pretendido, eu estou na dúvida pois o custo a longo prazo de ter uma diesel seria mais caro do que ter uma opção a gasolina. Pra mim a rodagem seria basicamente estrada.

Agora pra você sugiro colocar todos os custos esperados e fazer como se fossem mês a mês e veja qual é o seu gasto final. Se tiver duvidas de consumo, eu uso o Combustivel.app - Consulta o consumo de combustiveis dos carros (https://combustivel.app) pra ter uma base (não é exato, mas creio que seja o registro informado pela montadora).

cemecor
18/10/2021, 06:42
Meus caros, para compensar uma viatura diesel, tem que rodar muito para tirar a diferença do investimento no combustível.

Se vc rodar 3.000Km por mês no diesel (5 reais o litro), vai gastar R$ 1.500,00 reais (300 litros - 10km/l)... se for na gasosa (7 reais o litro), vai gastar R$ 4.200,00 (600 litros - 5km/l). No final do mês a economia no diesel será de R$ 2.700,00. Num ano a economia será bem interessante: R$ 32.400,00.

Além da economia, o diesel te proporciona um maior torque e uma impressionante autonomia superior a 1.000 nas Cherokas com câmbio de 8 marchas a partir de 2014.

cemecor
18/10/2021, 06:50
Prezados,

Já tive uma limited 4.7 2009, estou a procura de uma 2014/2015 com procedência, mas não está muito fácil, estava com medo de pegar a diesel por causa de muitos comentários negativos que o motor quebra fácil etc. Mas lendo esse tópico esclareceu bastante. Meu uso é misto 600km mensais na estrada e talvez uns 500km na cidade. Neste cenário será que compensa pegar a diesel ou a gasolina tem melhor custo/benefício?

Motor quebra fácil?... afff

As Cherokas diesel 2008 a 2010 possuem o motor Mercedes Benz OM642 que dispensa comentários... eu tive uma 2009 e só vendi por causa da suspensão dianteira que não suporta um off road mais intenso... senão estaria com ela até hoje. Vendi para um amigo por 70 mangos, hoje ela vale 80.

Em relação ao motor diesel das WK2 (atual geração), trata-se de VM Motori 3.0 com 240cv e 56 kg de torque, tem virabrequim de aço forjado, bem diferente do 3.0 das Disco e Range Rover. Inclusive este é o mesmo motor nas RAM 1500 nos EUA... um sucesso absoluto.

RAM 1500 com motor diesel faz sucesso nos EUA e surpreende FCA (https://motor1.uol.com.br/news/120384/ram-1500-com-motor-diesel-faz-sucesso-nos-eua-e-surpreende-fca/)

cemecor
18/10/2021, 07:02
A minha Cheroka é 2013, completou 100.000km há pouco tempo... agora é que tá amaciando... o motor 3.0 empurra as 2,5 toneladas sem dificuldade, anda pra KCT, chega nos 200Km/h fácil, faz de 0-100 em míseros 8 segundos... Amarok V6 sofre para acompanhar e ainda bebe o dobro da Cheroka.

Só para esclarecer, eu não fico castigando o carro, só ando na tranquilidade dos 110 a 130 Km/h mantendo sempre o giro abaixo de 3.000 rpm.

Carro TOP, muito TOP mesmo... sem falar nos inúmeros itens de conforto e segurança que a viatura oferece (4x4 integral com 5 modos de tração + reduzida, controle de descida, aquecimento em todos os bancos, teto solar nas 2013 e 2018 em diante, 6 air bagas, etc, etc, etc... não saio da linha Grand Cherokee por nada, pois é o SUV diesel grande com a melhor relação custo-benefício do mercado.

xibiu!!!
19/10/2021, 14:36
Jeep Grand Cherokee 2022: nova geracao do SUV raiz oferece motor hibrido nervoso (https://carroesporteclube.com.br/2021/10/16/jeep-grand-cherokee-2022-nova-geracao-do-suv-raiz-oferece-motor-hibrido-nervoso/)

577460577461

cemecor
19/10/2021, 14:56
Parece que vão aposentar a versão diesel... assim vou permanecer com a minha "ad aeternum"

AMGOLDONI
11/11/2021, 15:47
mocada , estou tentando atualizar a minha multimidia da minha grand cherokee 2014 diesel , porem diz que a minha versao é a ultima disponivel , alguem sabe de algo que eu possa fazer para atualizar ela , pois é uma bosta , meu pai tinha uma 2018 e saiu com android e apple carplay e tal , outra coisa que nao consigo atualizar é o mapa da multimidia , tudo um sofrimento , inclusive queria colocar radares e tal para poder utilizar mais ela , nao troquei por outra multimidia pois acho que o carro so aceita as originais , pois vem com sistema de clima , acessorios do carro etc etc

alguem com alguma opiniao sobre isso

entro pouco aqui , se alguem poder me ajudar deixo meu whatssapp 46 99113 3230 , anderson

desde ja agradeco

abouhala92
14/11/2021, 18:24
mocada , estou tentando atualizar a minha multimidia da minha grand cherokee 2014 diesel , porem diz que a minha versao é a ultima disponivel , alguem sabe de algo que eu possa fazer para atualizar ela , pois é uma bosta , meu pai tinha uma 2018 e saiu com android e apple carplay e tal , outra coisa que nao consigo atualizar é o mapa da multimidia , tudo um sofrimento , inclusive queria colocar radares e tal para poder utilizar mais ela , nao troquei por outra multimidia pois acho que o carro so aceita as originais , pois vem com sistema de clima , acessorios do carro etc etc

alguem com alguma opiniao sobre isso

entro pouco aqui , se alguem poder me ajudar deixo meu whatssapp 46 99113 3230 , anderson

desde ja agradeco


Eu vi no youtube umas empresas de SP que instalam um módulo no multimídia original que permitem o uso de carplay/ androidauto. Não tenho o vídeo aqui, mas acho que encontra fácil.

abouhala92
14/11/2021, 18:29
Pessoal, conseguem me ajudar com uma avaliação?

Encontrei uma GC CRD 2013 num valor que eu consigo comprar, com 130k KM rodados.

Eu fui la ver o carro e parece que está tudo ok com ele. Mas no visual. O carro é de leilão, pequena monta e entendo os riscos, mas queria aproveitar a oportunidade.

Vou pedir ao dono do carro que leve numa oficina especializada para avaliar se o carro está ok na parte de motor e estrutura, porém gostaria de saber o que deveria ter sido feito de troca até os 130k rodados e pelo tempo também.

Além das trocas de óleo, amortecedores e freios, o que eu deveria ficar de olho se foi trocado? Poderiam me guiar em relação ao manual, recalls e problemas crônicos que o veículo nessa condição já deveria ter sido tratado?

Obrigado!

AMGOLDONI
16/11/2021, 13:27
mas a multimidia precisa ser android , esse o problema , estava acompanhando isso tbm , na vdd ela vira carplay , do iphone e tal , espelhamento dai

Baruk
18/11/2021, 13:50
Pessoal, conseguem me ajudar com uma avaliação?

Encontrei uma GC CRD 2013 num valor que eu consigo comprar, com 130k KM rodados.

Eu fui la ver o carro e parece que está tudo ok com ele. Mas no visual. O carro é de leilão, pequena monta e entendo os riscos, mas queria aproveitar a oportunidade.

Vou pedir ao dono do carro que leve numa oficina especializada para avaliar se o carro está ok na parte de motor e estrutura, porém gostaria de saber o que deveria ter sido feito de troca até os 130k rodados e pelo tempo também.

Além das trocas de óleo, amortecedores e freios, o que eu deveria ficar de olho se foi trocado? Poderiam me guiar em relação ao manual, recalls e problemas crônicos que o veículo nessa condição já deveria ter sido tratado?

Obrigado!

Sugiro verificar se a seguradora irá aceitar segurar este carro e qual % da Fipe (se for 90% está bom para um carro de leilão).

Quanto a manutenção, sugiro substituição de todos os fluidos (incluindo de freio e câmbio), além dos filtros, verificação nos amortecedores, suspensão e freios como você falou. Acho que este veículo possui corrente e tensor, então supostamente está na km para trocar (se for correia substitua também).
O kit correia do alternador (poly V) é aconselhável substituir também.

Loreão
21/11/2021, 00:31
Tenho uma Grand Cherokee LRD 2012 ha 6 meses, rodei 6000 km. Por enquanto só alegria. No momento abasteço com gasolina 6,50 reais, e o consumo gira em torno de 6.5km/l, ou seja gasto de 1000 reais por mes. Rodo só na cidade, em Florianópolis, ha trechos que desenvolve uma certa velocidade, pouco sinal de transito, mas não sou de fazer economia, piso fundo.
Fui a Criciuma e Itajai, Br fez 10km/l media 100 a 110km/h
Minha impressão pessoal, é que pelo valor investido, 65 mil reais, comprei com 63 mil km, é uma excelente relação C/B por tudo que o carro oferece. Independe de ser diesel ou gasolina, carro é espetacular. tenho amigo que viajou pelo chile e argentina com uma igual a minha, gasolina, foi só alegria; gasolina alem de mais barato percebeu melhora da autonomia durate a viagem.

cemecor
21/11/2021, 07:33
Sugiro verificar se a seguradora irá aceitar segurar este carro e qual % da Fipe (se for 90% está bom para um carro de leilão).

Quanto a manutenção, sugiro substituição de todos os fluidos (incluindo de freio e câmbio), além dos filtros, verificação nos amortecedores, suspensão e freios como você falou. Acho que este veículo possui corrente e tensor, então supostamente está na km para trocar (se for correia substitua também).
O kit correia do alternador (poly V) é aconselhável substituir também.

Perfeita a sugestão. Se a seguradora aceitar fazer o seguro, pode comprar.

Glaicon
21/11/2021, 07:33
Tenho uma Grand Cherokee LRD 2012 ha 6 meses, rodei 6000 km. Por enquanto só alegria. No momento abasteço com gasolina 6,50 reais, e o consumo gira em torno de 6.5km/l, ou seja gasto de 1000 reais por mes. Rodo só na cidade, em Florianópolis, ha trechos que desenvolve uma certa velocidade, pouco sinal de transito, mas não sou de fazer economia, piso fundo.
Fui a Criciuma e Itajai, Br fez 10km/l media 100 a 110km/h
Minha impressão pessoal, é que pelo valor investido, 65 mil reais, comprei com 63 mil km, é uma excelente relação C/B por tudo que o carro oferece. Independe de ser diesel ou gasolina, carro é espetacular. tenho amigo que viajou pelo chile e argentina com uma igual a minha, gasolina, foi só alegria; gasolina alem de mais barato percebeu melhora da autonomia durate a viagem.
Ficou devendo a visita lá em casa, para mostrar a viatura, né?:D
Bem vindo de volta ao fórum.:concordo:

abouhala92
25/11/2021, 11:05
Sugiro verificar se a seguradora irá aceitar segurar este carro e qual % da Fipe (se for 90% está bom para um carro de leilão).

Quanto a manutenção, sugiro substituição de todos os fluidos (incluindo de freio e câmbio), além dos filtros, verificação nos amortecedores, suspensão e freios como você falou. Acho que este veículo possui corrente e tensor, então supostamente está na km para trocar (se for correia substitua também).
O kit correia do alternador (poly V) é aconselhável substituir também.

A seguradora pegou 100% da fipe, mas por um custo de 5k por ano. Somado aos 5k do IPVA, e as prováveis manutenções que terei, acho que o custo fica muito elevado pro meu cacife, kkkk.

Mauricio Lamartine
25/11/2021, 19:57
Boa noite. Estou negociando um Jeep Grand Cherokee 2015 Diesel, 60.000 Km, quais os pontos positivos e negativos do veículo. Se alguém puder me auxiliar, lhes agradeço.

cemecor
27/11/2021, 07:50
Pontos positivos: muito econômico, imponente, robusto, confortável, boa altura do solo, capacidade off road com tração 4x4 integral e 5 opções de terreno (mais reduzida), motor de 241cv e 56kgfm de torque (acelera muito), possui relação custo-benefício de aquisição e manutenção muito interessantes, autonomia rodoviária acima de 900Km (tanque 93 litros), etc, etc, etc.

Pontos negativos: eletrônica complexa (manutenção em oficinas alternativas não é fácil), a suspensão deixa a desejar para uso mais severo e a revenda está restrita à uma clientela específica (porém fiel à marca).

cemecor
27/11/2021, 07:56
Boa noite. Estou negociando um Jeep Grand Cherokee 2015 Diesel, 60.000 Km, quais os pontos positivos e negativos do veículo. Se alguém puder me auxiliar, lhes agradeço.

Qual é o valor pedido?... se a Km estiver conferindo com o estado de conservação, pode ser uma boa oportunidade...

Verifique o histórico de manutenções, teste a reduzida e os demais modos de tração, verifique o câmbio (as marchas trocam suavemente, sem trancos ou barulhos), teste todos os comandos eletrônicos (nos bancos, no volante, nas portas, no painel, etc).

Mauricio Lamartine
30/11/2021, 16:52
Boa tarde. Desejo que esteja bem. Desculpe-me pelo o atraso da resposta. Eu adquiri o veículo, 60 mil Km, todas em autorizadas, lataria, pintura, bancos, painel, parte eletrônica interna tudo funcionando. Carro ainda com plásticos originais, estou em fase de adaptação, mas acredito que irei gostar muito. Possuía um Kia Mohave Diesel, foram 2, um câmbio 6 e o outro câmbio 8, carros para estrada, excelente veículo.
Agora vamos ao Cherokee. Um abraço e obrigado por vossos comentários.

christian hackbarth
21/12/2021, 13:20
boa tarde. preciso de uma dica dos amigos. vocês costumam ter problemas de bucha de bandeja superior dianteira? eu tenho duas GC, uma gasolina e uma diesel, e as buchas não duram nada, to sempre trocando, tanto as compradas na rockauto quanto as nacionais. a nacional não dura nem 20 mil km!
Alguem já tentou buchas de pu nessa bandeja superior?

cemecor
05/01/2022, 14:08
Minha Cheroka está com 106.000Km... a única peça que troquei na suspensão foi a barra estabilizadora dianteira que fez uma folga numa das buchas... vejo relatos de problemas nas buchas do leque superior.

FREDERICO MENDES CAFE
30/01/2022, 20:24
Minha Cheroka está com 106.000Km... a única peça que troquei na suspensão foi a barra estabilizadora dianteira que fez uma folga numa das buchas... vejo relatos de problemas nas buchas do leque superior.

Boa Noite Cemecor, meu nome e Frederico e vejo que somos conterraneos, falo de Belo Horizonte.
Estou a procura de adquirir a minha viatura, ja tive um Jeep Compass a diesel mais devido ao tamanho o carro não me atendeu e decidi vender. Tenho pesquisado algumas Cherokee 2015, achei uma em Belo Horizonte numa revenda carro do Maranhao, unico dono com 88.000 km rodados e todas as manutenções carimbadas na autorizada sendo a ultima com 82.000 km. Eu precisaria pagar um laudo cautelar no carro, mais so de olhar ja vi que os parachoques foram pintados A minha duvida e que nesses carimbos não fala os itens que foram trocados e o meu receio e no futuro ter dificuldades caso precise vender um carro com procedencia do Maranhão. Estou vendo outra tambem em Vitoria ja essa 2015 com 50.000 km unico dono, ambas a diesel, mais ainda sem noticias de como foram feitas as revisões. Alguma dica nesses 2 carros para evitar futuras dores de cabeça, alguma dica de oficina particular que voce leva a sua viatura na região?
Quero parabenizar pelo forum e todas as dicas aqui recebidas.

cemecor
01/02/2022, 19:14
Boa noite Frederico... seja bem vindo ao forum. A quantidade de Jeep Grand Cherokee no litoral é expressiva: Fortaleza, Salvador, Vitória... o primeiro cuidado com estes carros do nordeste é em relação à KM, pois constumam adulterá-la... Vitória e Rio de Janeiro são lugares também com muita gente picareta, principalmente revendedores de carros... o lugar ideal para comprar um Grand Cherokee seria São Paulo, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul... na região Centro-Oeste também costuma aparecer muita Chorokee boa... mas no final, uma pitada de sorte para encontar um bom carro também é fundamental... eu levo a minha Grand Cherokee na concessionária Jeep Valence, aí mesmo em BH... se estes carros citados ainda tiverem o manual, vc pode verificar se as revisões foram feitas em autorizadas... se não tiver o manual destes carros, fuja deles, pois estão escondendo alguma coisa.

cemecor
01/02/2022, 19:18
Se este carro de Vitória com 50.000Km, vc tiver comprando diretamente do dono, aí é tranquilo... a KM baixa não significa muita coisa... eu comprei a minha 2013 com 52.000Km em 2019, numa concessionária Jeep e tive muita dor de cabeça no início, até colocar o carro do meu jeito... hoje está com 107.000km e bem melhor de quando eu comprei.

FREDERICO MENDES CAFE
02/02/2022, 14:20
Bom dia Cemecor,
Esse carro de 13/14 esta em uma revenda de Vitoria, segundo a loja unico dono de Vitoria tambem, o ultimo carimbo de revisão no manual foi com a km de 22.955 km em 09/2017 e as anteriors foram todas realizadas pela datas de 6 em 6 meses sem atingir as km. O carro hoje esta com 50.000 km e a unica coisa que a loja fez foi a troca do oleo e do filtro de oleo, então pegando eu teria que fazer toda revisão de todos os filtros e aquela geral na suspensão e cia. A loja tem pedido R$ 5.000 acima da Fipe e fiz algumas contas sairia pra mim no minimo mais R$ 5.000,00 com essa revisão fazendo a troca desses componentes e uma revião geral supondo não tomar maiores sustos com algo novo que pode aparecer. Pausei a minha negociação e agora estou vendo uma em BH mesmo 2014 com 63.000 km e as revisões foram da concecionaria o proprietario fez numa oficina referencia na Barao Homem de Melo e tem as notas de todas as trocas realizadas. Estou bem entusiasmado em adquirir a minha 1 Grand Cherokee, mais estou tendo o cuidado com o historico dessas manutenções. Li aqui no Forum sobre um aditivo que pode colocar no abastecimento, esse adição seria prudente em toda enchida de tanque ou com intervalos maiores. Desde ja agradeço a atenção de todos. Abraços!!

FREDERICO MENDES CAFE
04/02/2022, 16:31
578261Logista: Carro não tem retoque, pode pagar a vistoria cautelar, e quando chega o relatorio vem isso ai.

Glaicon
05/02/2022, 08:29
578261Logista: Carro não tem retoque, pode pagar a vistoria cautelar, e quando chega o relatorio vem isso ai.
Uma vez picareta, sempre picareta!
Que pena estar assim a viatura.
Continue na sua busca.:concordo:

Baruk
07/02/2022, 19:20
578261Logista: Carro não tem retoque, pode pagar a vistoria cautelar, e quando chega o relatorio vem isso ai.

Se fosse só repintura (sem massa) e não constando nenhum dano estrutural, dava para encarar.
A questão é que a desonestidade do vendedor deixa muita pulga atrás da orelha, inclusive quanto ao km rodado e manutenções.

cemecor
09/02/2022, 07:48
Bom dia Cemecor,
Esse carro de 13/14 esta em uma revenda de Vitoria, segundo a loja unico dono de Vitoria tambem, o ultimo carimbo de revisão no manual foi com a km de 22.955 km em 09/2017 e as anteriors foram todas realizadas pela datas de 6 em 6 meses sem atingir as km. O carro hoje esta com 50.000 km e a unica coisa que a loja fez foi a troca do oleo e do filtro de oleo, então pegando eu teria que fazer toda revisão de todos os filtros e aquela geral na suspensão e cia. A loja tem pedido R$ 5.000 acima da Fipe e fiz algumas contas sairia pra mim no minimo mais R$ 5.000,00 com essa revisão fazendo a troca desses componentes e uma revião geral supondo não tomar maiores sustos com algo novo que pode aparecer. Pausei a minha negociação e agora estou vendo uma em BH mesmo 2014 com 63.000 km e as revisões foram da concecionaria o proprietario fez numa oficina referencia na Barao Homem de Melo e tem as notas de todas as trocas realizadas. Estou bem entusiasmado em adquirir a minha 1 Grand Cherokee, mais estou tendo o cuidado com o historico dessas manutenções. Li aqui no Forum sobre um aditivo que pode colocar no abastecimento, esse adição seria prudente em toda enchida de tanque ou com intervalos maiores. Desde ja agradeço a atenção de todos. Abraços!!

Não há necessidade de aditivo, a não ser que vc abasteça com S10 normal... eu só abasteço com o Diesel Grid da Petrobras ou Shell Evolux. Quando for trocar os filtros, compre todos da MOPAR.

cemecor
15/02/2022, 09:06
578261Logista: Carro não tem retoque, pode pagar a vistoria cautelar, e quando chega o relatorio vem isso ai.

Parece que o carro capotou... :mrgreen:

Este carro é o da loja em Vitória?...

FREDERICO MENDES CAFE
20/02/2022, 19:54
Boa noite a todos.
Esse esta em Belo Horizonte, o de Vitoria o dono da loja não quis deixar levar o carro no mecanico e disse que mesmo levando qualquer problema que tivesse seria por minha conta. Desisti do negocio por la vendo a posição do logista antes mesmo de alguma problema aparecer. Depois de uns 3 laudos consegui comprar a viatura em Natal com 76.000 km, com o laudo de retoque somente nos parachoques, e revisões batendo por tempo e km do veiculo. Agora estou a procura de uma oficina de confiança para levar a viatura e fazer toda uma checagem no motor e parte de suspensão. Cemecor voce e vizinho daqui em qual oficina costuma levar a viatura para essas revisões? Se tiver mais alguem da região de Belo Horizonte e puder indicar tambem agradeco. Resumo em 7 dias de viatura, estou muito feliz e satisfeito com a compra.

FREDERICO MENDES CAFE
23/02/2022, 22:05
Boa noite a todos,
Alguem poderia me explicar como funciona o marcador de KM/L da Cherokee 2015 Diesel, tenho andando na minha e esta fazendo uma marcação de 14 a 15 km/l dentro da cidade, sei que isso não e o correto.

cemecor
24/02/2022, 09:31
Boa noite a todos.
Esse esta em Belo Horizonte, o de Vitoria o dono da loja não quis deixar levar o carro no mecanico e disse que mesmo levando qualquer problema que tivesse seria por minha conta. Desisti do negocio por la vendo a posição do logista antes mesmo de alguma problema aparecer. Depois de uns 3 laudos consegui comprar a viatura em Natal com 76.000 km, com o laudo de retoque somente nos parachoques, e revisões batendo por tempo e km do veiculo. Agora estou a procura de uma oficina de confiança para levar a viatura e fazer toda uma checagem no motor e parte de suspensão. Cemecor voce e vizinho daqui em qual oficina costuma levar a viatura para essas revisões? Se tiver mais alguem da região de Belo Horizonte e puder indicar tambem agradeco. Resumo em 7 dias de viatura, estou muito feliz e satisfeito com a compra.

Parabéns pela aquisição. Estou negociando a minha e avaliando uma 2015 em Salvador...

Tem uma oficina muito boa em BH... Centro Automotivo Lavarini Nello Lavarini - Av. Mem de Sá, 443 - Santa Efigênia... eles têm muita expriência em SUVs 4x4 importados. Eu e um amigo que também tem Cherokee, só levamos lá.

cemecor
24/02/2022, 09:32
Boa noite a todos,
Alguem poderia me explicar como funciona o marcador de KM/L da Cherokee 2015 Diesel, tenho andando na minha e esta fazendo uma marcação de 14 a 15 km/l dentro da cidade, sei que isso não e o correto.

Na estrada é possível... se vc roda pouco na cidade, pode ser que a média seja isso mesmo.

christian hackbarth
26/02/2022, 19:28
Boa noite a todos,
Alguem poderia me explicar como funciona o marcador de KM/L da Cherokee 2015 Diesel, tenho andando na minha e esta fazendo uma marcação de 14 a 15 km/l dentro da cidade, sei que isso não e o correto.

é litros por 100 km.

FREDERICO MENDES CAFE
02/03/2022, 20:33
Boa noite.
Obrigado pela indicação, vou tentar agendar um horario para a proxima semana. Realizei uma viagem com ela agora e a media que fez foi de 7,5 KM/L , achei muito baixo, eu ja tive outros carros a Diesel e sei como conduzir esses carros de modo economico, nela so encostando o pe numa media de 100 a 120 km/h não passou disso. Não sei o que pode ser, talvez passando algum scanner possa se detectar algo. A parte debaixo levei numa oficina especializada em suspensão e so a borracha da barra estabilizadora estava frouxa, pedi as buchas no ML mais as que chegaram ficou mais frouxas do que as que estavam. Vou realizar a devolução e pedir de uma outra marca. A media da de voces andando na estrada com modo de condução economica numa media dessas de 100 a 120 km/h fica na media de quanto?

FREDERICO MENDES CAFE
02/03/2022, 20:35
Obrigado, realizei a divisão e achei muito alto o consumo, vou tentar ver o que pode ser.

maurilio junior
03/03/2022, 23:13
Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer tem desenhos registrados no Brasil (https://motor1.uol.com.br/news/571250/jeep-wagoneer-desenhos-inpi-brasil/)

cemecor
07/03/2022, 13:36
Boa noite.
Obrigado pela indicação, vou tentar agendar um horario para a proxima semana. Realizei uma viagem com ela agora e a media que fez foi de 7,5 KM/L , achei muito baixo, eu ja tive outros carros a Diesel e sei como conduzir esses carros de modo economico, nela so encostando o pe numa media de 100 a 120 km/h não passou disso. Não sei o que pode ser, talvez passando algum scanner possa se detectar algo. A parte debaixo levei numa oficina especializada em suspensão e so a borracha da barra estabilizadora estava frouxa, pedi as buchas no ML mais as que chegaram ficou mais frouxas do que as que estavam. Vou realizar a devolução e pedir de uma outra marca. A media da de voces andando na estrada com modo de condução economica numa media dessas de 100 a 120 km/h fica na media de quanto?

a média é de 10 a 12 Km/l trabalhando até 2.500 rpm

se a média no computador de bordo estiver em 7,5km/100 litros, aí tá certo (na estrada)... pois a média do consumo ficaria em 13 km/l, pois seu carro tem câmbio com 8 marchas.

cemecor
07/03/2022, 13:37
A minha tem câmbio de 5 marchas e eu só ando acima de 130Km/h... faz 9,5 a 10 Km/l na estrada