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Ver Versão Completa : Adaptar motor om 352a em uma Ford F100 1983.



lenoMutum
17/03/2019, 13:33
Bom dia a todos amigos, sigo o forum há algum tempo ate mesmo antes de me cadastrar e vejo aqui uma ótima base de conhecimento com pessoas que sabem muito do mundo 4x4 e dos motores ciclo Diesel. Esse é meu primeiro post então peço desculpas se tiver algo errado. Recentemente adquiri uma relíquia de família, uma Ford F100 1983 preta com toda a mecanica de F-1000 caminhonete essa que foi de meu avô, o velhinho a comprou em 1989, usou até acabar, meu pai comprou e recuperamos ela toda, esse por sua vez usou até acabar novamente, tive Piedade dela e comprei do meu pai, hj está comigo e coloquei nela turbina, intercooler e diferencial longo braseixos 405 2,6:1. O motor é um mwm 229/4 que apresenta sinais de canseira, consumo elevado e uma batida que era pequena mas tem aumentado. Me surgiu a oportunidade de trocar o motor dela, tenho 2 alternativas, 1 um motor mwm 229/6 aspirado que era montado em uma colhedeira e funciona porem não tem garantia, 2 um motor mercedes om 352a turbinado recém retificado na garantia por 90 dias, ambos o vendedor pega o meu com volta 2 mil no mwm e 4 mil no mercedes, eu gastaria mais do que isso para fazer o meu, bem mais, e ainda não teria nem a potência, nem o torque e nem o ronco desejado. Estou tentado a pegar o mercedes, o que voces acham? O mwm chega a pesar 650kg se turbinado e com acessórios enquanto que o om 352a não chega a 500kg. Alguém já viu essa adaptação? Fica bom?

ricarvalhal
18/03/2019, 23:04
Olha isso, https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/144757-f-1000-trocando-o-motor-mwm-229-4-por-um-mwm-229-6-a.html
Tem vários vídeos dela no you tube digita F1000 229/6.

Coophamat
19/03/2019, 11:57
Vc vai voltar 4 mil no motor, mas tem o custo da adaptação, creio que deve gastar mais de 10 mil pra fazer isso. Se for um sonho ter uma caminhonete com motor de caminhão aí vale a pena, mas o próprio 229/4 bem preparado fica muito forte, faz essas caminhonetes modernas reprogramadas passa aperto.

HenriqueKaneko
19/03/2019, 19:31
Na minha opinião único motor de de "caminhão" que adaptaria seria o Cummins serie BT 5.9 que é 6 cilindros com bomba injetora P, é o mesmo modelo usado na dodge ram 2 geração e em vários caminhões VW e ford cargo! Ficaria top!

HenriqueKaneko
19/03/2019, 19:40
Na minha opinião único motor de de "caminhão" que adaptaria seria o Cummins serie BT 5.9 que é 6 cilindros com bomba injetora P, é o mesmo modelo usado na dodge ram 2 geração e em vários caminhões VW e ford cargo! Ficaria top!
565059
Motor muito mais elastico e mais fácil de adaptar no cofre da F100 um cummins que o 229/6 com essa um motor igual esse da foto com bomba P trocando turbo mais algumas coisa pode chegar até 450cv, existe muita preparação nesse motor. As Bielas já são originalmente forjadas

lenoMutum
19/03/2019, 22:25
Na minha opinião único motor de de "caminhão" que adaptaria seria o Cummins serie BT 5.9 que é 6 cilindros com bomba injetora P, é o mesmo modelo usado na dodge ram 2 geração e em vários caminhões VW e ford cargo! Ficaria top!
565059
Motor muito mais elastico e mais fácil de adaptar no cofre da F100 um cummins que o 229/6 com essa um motor igual esse da foto com bomba P trocando turbo mais algumas coisa pode chegar até 450cv, existe muita preparação nesse motor. As Bielas já são originalmente forjadas

Meu sonho é um desse, mas não está em questão no momento.

lenoMutum
19/03/2019, 22:28
Vc vai voltar 4 mil no motor, mas tem o custo da adaptação, creio que deve gastar mais de 10 mil pra fazer isso. Se for um sonho ter uma caminhonete com motor de caminhão aí vale a pena, mas o próprio 229/4 bem preparado fica muito forte, faz essas caminhonetes modernas reprogramadas passa aperto.

Não gasto tudo isso porque eu mesmo faço toda a adaptação, repotenciar o meu motor seria a alternativa mais remota visto que aqui não tem preparador diesel se for pra ficar com ele no máximo coloco uma bomba rotativa com lda.

lenoMutum
20/03/2019, 22:46
Nada amigos? Cadê os especialistas? Rsrs.

sallespickup
21/03/2019, 21:17
o mercedes é bem mais facil, ja fiz, porem em F350, tem de cortar o carter, mais ele tem uma virtude, é bem mais curto que o 229/6, ai não da trabalho no radiador, ja na caixa seca tem, ou tinha uma de adaptação da cardiesel que acoplava certinho no cambio, e a turbina tera de fazer novo coletor, pois ela tem de ir pro lado, em cima como no mercedes não cabe, e o melhor o ronco do mercedes principalmente com escap direto de 4 ou 5 pol é emocionante KKKK

lenoMutum
22/03/2019, 12:26
Bom dia Salles, então, eu estava desconfiado que teria que cortar o carter, é uma solução simples até,
quanto ao coletor existem coletores com saída lateral. Estou fazendo um levantamento para saber se é possivel essa adaptação sem gambiarras.

sallespickup
23/03/2019, 21:02
Bom dia Salles, então, eu estava desconfiado que teria que cortar o carter, é uma solução simples até,
quanto ao coletor existem coletores com saída lateral. Estou fazendo um levantamento para saber se é possivel essa adaptação sem gambiarras.

é sim, desde que compre a caixa seca de adaptação, é gambiarra zero, fiz bastante, pois o motor de 1113 sempre foi bem mais barato que um MWM 229 4cc, mais é mole mole, ah mais uma coisa que lembrei tera de compra a bomba da agua de onibus, que é bem mais baixa, ou hoje em dia , o que eu particularmente não gosto, deixar sem helice e colocar ventuinha eletrica, ja tive veraneio com 366, cambio ZF e diferencial 2.60, dava apenas 240 no pé..... KKKK , bons tempos que não tinha radar ma castelo branco.....

Coophamat
24/03/2019, 10:10
é sim, desde que compre a caixa seca de adaptação, é gambiarra zero, fiz bastante, pois o motor de 1113 sempre foi bem mais barato que um MWM 229 4cc, mais é mole mole, ah mais uma coisa que lembrei tera de compra a bomba da agua de onibus, que é bem mais baixa, ou hoje em dia , o que eu particularmente não gosto, deixar sem helice e colocar ventuinha eletrica, ja tive veraneio com 366, cambio ZF e diferencial 2.60, dava apenas 240 no pé..... KKKK , bons tempos que não tinha radar ma castelo branco.....

Não tem foto e/ou vídeo disso? Deve ser lindo uma veraneio empurrando todo mundo na Br.

sallespickup
27/03/2019, 00:58
pior que não, foi na epoca que celular só falava alô KKKK...

mais que nego assustava ah assustava, pois tava de escap de 4 pol diretão, então ronco de dodge ram era fininho KKKK

lenoMutum
28/03/2019, 19:58
Boa noite amigos, nas minhas andanças atrás de soluções para essa adaptação acabei me deparando com um achado, um amigo meu me mostrou 2 reliquias que ele tem em 2 grupo geradores. São nada mais que 2 motores v8 gm 7.4 litros completinhos com 40 horas de uso cada. Vende barato pra montar motores a diesel nos geradores. Até pensei em pegar pra minha f100 mas meu documento é a diesel e eu pretendo continuar no diesel. Mas confesso que esses 454 big block me embaralharam a mente. Rsrs

ALVARO ANGELO
29/03/2019, 15:47
Boa noite amigos, nas minhas andanças atrás de soluções para essa adaptação acabei me deparando com um achado, um amigo meu me mostrou 2 reliquias que ele tem em 2 grupo geradores. São nada mais que 2 motores v8 gm 7.4 litros completinhos com 40 horas de uso cada. Vende barato pra montar motores a diesel nos geradores. Até pensei em pegar pra minha f100 mas meu documento é a diesel e eu pretendo continuar no diesel. Mas confesso que esses 454 big block me embaralharam a mente. Rsrs


Mas talvez tenha que comprar o posto de gasolina.

Aristides Jr
26/09/2019, 19:21
Olá pessoal!

Vou por lenha nessa fogueira!

Motor Detroit!

Pesquisa na internet o som é fantástico! Sem falar do regime de rotação que é de alto giro.

Abraço a todos!

sallespickup
06/10/2019, 23:34
Olá pessoal!

Vou por lenha nessa fogueira!

Motor Detroit!

Pesquisa na internet o som é fantástico! Sem falar do regime de rotação que é de alto giro.

Abraço a todos!

o problema dos detroit é quem mexa em manutenção nos dias de hoje

Sergioporto
07/10/2019, 09:34
Olá pessoal!

Vou por lenha nessa fogueira!

Motor Detroit!

Pesquisa na internet o som é fantástico! Sem falar do regime de rotação que é de alto giro.

Abraço a todos!
Salvo engano ,Detroit não tem alto giro ,barulho ou ronco deste motor é proveniente do blower pois é um motor diesel 2 tempos.Se blower não funcionar de acordo motor não tem potencia.

Walter da Camper
08/10/2019, 14:19
Por ser 2 tempos, a cada subida do pistão há uma combustão e isso faz parecer que está girando no dobro de RPM.

Aristides Jr
14/10/2019, 16:50
Olá Salles, Manutenção preventiva deve ser bem simples! Mas concordo com voce, não tenho idéia de quem possa trabalhar com a reconstrução e ajustes neste motor!

Walter, Sim! O regime de rotação é muito mais alto!

O som então fantástico!

Mesmo na Net é raro encontrar este motor instalado em Jeep!

Detroit Diesel Jeep in the mud - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=pZdGW0p9AIw)

diesel jeep - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xXoZRe9cuZA)

sallespickup
19/10/2019, 17:40
Aristides , eu tive um ford detroit 4 cc que viajou bem , anda pacas tem de manter giro alto pra render bem, mais o dia que precisou mexer um xarope que mexia não pode e o primo dele assumiu, resultado hoje o caminhão anda com um MWM, pois ficou uma Bos..., passou a esquentar, marcha lenta irregular, uma desgraça

lenoMutum
08/01/2020, 01:30
Pra mecher nos detroit tem que ser especialista. Estou voltando a idéia de colocar o motorzao na fordona.

sallespickup
19/01/2020, 23:42
Pra mecher nos detroit tem que ser especialista. Estou voltando a idéia de colocar o motorzao na fordona.

ja pensou no FTO do cargo?

Sergio c
20/01/2020, 09:51
Mas que o ronco de um Detroit é bonito e inconfundível isso é hehe. Show.