Ver Versão Completa : diferencial (bola do lado esquerdo)
Pedro Candido
31/01/2004, 10:40
Alguem sabe como inverter a bola do diferencial dana 44.
No jeep essa bola e original do lado direito, mas eu preciso dela do lado esquerdo, pois pretendo instalar a mecanica frontier, motor 2.8 tdi+cambio+caixa de transferencia. :?: :?: :?:
leopoldo
31/01/2004, 11:14
quer saber o jeito certo
ou
o jeito gambiarra que fazer por aí??????????
Pedro Candido
02/02/2004, 14:08
O jeito certo logico, pois nao quero ter dor de cabeca depois.
leopoldo
02/02/2004, 20:47
Caro colega,
Esta é uma das tarefas mais interessantes de serem feitas no jeep, pois voce exercitará toda sua criatividade. Para começar, existem 3 maneiras de trabalhar o eixo:
1- cortar a tubeira em qualquer posição e fazer a solda.
é o meio mais prático, mas o menos certo, e muitas vezes fica uma gambiarra só.
2- cortar só a parte dos munhões internos e soldá-los de novo, em outra posição.
razoável processo, mas não é o que você precisa.
3- sacar os tubos de dentro da carcaça do diferencial e colocá-los de noco em novas posições.
Este sim, é o mais indicado, mas o mais complexo.
Primeiramente, você tem de ter ou fazer o desenho do eixo em escala para poder determinar os ajustes nas tubeiras para poder inverter, a partir das posições dos munhões e cruzetas.
Não pense que é so cortar 10 cm para cá e 10 para lá, vai quebrar a cara pois a posição da coroa/pinhão em relação à carcaça é assimétrica.
Depois tem umas ferramentas que necessitam ser fabricadas tanto para sacar o tubo, quanto para prensar de novo, sem detonar a carcaça de ferro fundido do diferencial. Além das ferramentas para alinhar os tubos.
Para qualquer um dos casos, você precisa de uma mesa gabarito para soldar todas as peças nas posições/ângulos certos.
Isso para começar,
Depois vem a mecanica fina:
Você tem que fazer magnaflux na carcaça para ver se não tem trincas.
Você tem que ter o expansor de carcaça para remover e instalar a caixa de diferencial.
Como eu sei de antemão que ninguém faz assim, só espere gambiarra.
Sinto muito, esse é o problema.
Mesmo que você opte por não sacar os tubos e só cortar e soldar, pelo menos 1/2 dessas ferramentas serão necessárias.
Entende por que tem um monte de gente que faz gambiarra?
andretomasi
03/02/2004, 09:45
Não seria mais prático conseguir os eixos da Frontier também :?:
[ ]´s
Pedro Candido
03/02/2004, 21:16
Leopoldo vc sabe de alguma empresa que faca isso, confiavelmente.
Keko o eixo dianteiro da frontier funciona por um eixo fixo + uma bandeja de suspensao, sendo a tracao passada por homocineticas. (o mexanico me explicou assim).
Alguem sabe mais alguma saida???
leopoldo
03/02/2004, 22:36
Pedro,
não conheço,
teria que ter uma empresa que tivesse desenvolvido eixos especiais para jeep e pick-ups e não esfolassem o jipeiro e aqui no Brasil nunca houve, fora a fábrica (DANA), apesar que não é coisa do outro mundo, mas talvez seja só falta de vontade.
Acho que o caminho seria mesmo achar um mecanico-torneiro e ir à luta.
<major snippage>
Não pense que é so cortar 10 cm para cá e 10 para lá, vai quebrar a cara pois a posição da coroa/pinhão em relação à carcaça é assimétrica.
<mais major snippage>
Assimétrica onde?!? Eu fiz exatamente essa operação de sacar os tubos e invertê-los no meu Dana 30 e não encontrei problema algum. A coroa e pinhão ficam assimétrica da carcaça é verdade, mas o que importa é a relação da caixa satélite à carcaça. Essa aí fica simétrica, portanto não haverá nenhum problema em "só cortar 10 cm para cá e 10 para lá"...........
BTW, sofri prá car#lho com essa operação de sacar os tubos da bolota. E agora estou trocando os eixo novamente para os D44s do Trolha. E novamente a bolota está do lado errado......... :P
Esta vez vou cortar os tubos........
Abraços,
leopoldo
04/02/2004, 08:42
Bill,
Tu vai dançar de novo.
Se você saca o tubo e inverte tudo bem, mas se corta..........não.
A DANA 30 pode até ser mas não é simétrica a DANA 44.
Descobrí isso na primeira vez que cortei x de um lado x do outro lado.
Quando soldei os tubos invertidos, o semi-eixo do lado longo não encaixava por 10 mm e o do lado curto ficou com folga excessiva na planetária.
Depois, como tinha que desenvolver novos semi-eixos para o meu jeep acabei fazendo um desenho completo do eixo e achei a diferença,
que é obvia........
você não pode usar a borda da carcaça como ponto de referência, porque a distância entre a borda e o centro do diferencial é diferente.
Meça a distância entre a borda e o encosto do rolamento.
Agora, sabe porque?
Porque na DANA 44, a extensão da carcaça do lado em que fica a mola é menor para dar espaço à sapata de apoio à mola, capiche, understood?
Bill,
Tu vai dançar de novo.
A DANA 30 pode até ser mas não é simétrica a DANA 44.
Descobrí isso na primeira vez que cortei x de um lado x do outro lado.
Quando soldei os tubos invertidos, o semi-eixo do lado longo não encaixava por 10 mm e o do lado curto ficou com folga excessiva na planetária.
Depois, como tinha que desenvolver novos semi-eixos para o meu jeep acabei fazendo um desenho completo do eixo e achei a diferença,
que é obvia........
você não pode usar a borda da carcaça como ponto de referência, porque a distância entre a borda e o centro do diferencial é diferente.
Meça a distância entre a borda e o encosto do rolamento.
Agora, sabe porque?
Porque na DANA 44, a extensão da carcaça do lado em que fica a mola é menor para dar espaço à sapata de apoio à mola, capiche, understood?
Obrigado pela dica, vou verificar.............. :wink:
Bill,
Tu vai dançar de novo.
Peraí.......... :?:
Qual é que a diferença "efetiva" entre essas duas operações quando se refere o comprimento final dos tubos?!? Ou seja, se os tubos acabam tendo os mesmos comprimentos em ambos dos casos, não vejo problema em cortá-los ao invés de sacá-los............
Abraços não entendendo,
leopoldo
04/02/2004, 09:18
É simples:
O segredo está de onde você pega a cota efetiva.
Se você corta usando como referência o rolamento do munhão, 10 cm para cá ou para lá é igual. Pode colocar o semi-eixo que dá certo.
Se você saca o tubo, troca de lado e prensa se novo, OK, pois a referência é o encosto do tubo no furo da carcaça.
Mas,
Se você usa como referência a borda da carcaça, dá diferença de uns 8 mm.
Tira a tampa do difererencial e olhe bem os detalhes da fundição, dá pra ver a diferença entre um lado e o outro.
É simples:
O segredo está de onde você pega a cota efetiva.
Se você corta usando como referência o rolamento do munhão, 10 cm para cá ou para lá é igual. Pode colocar o semi-eixo que dá certo.
Se você saca o tubo, troca de lado e prensa se novo, OK, pois a referência é o encosto do tubo no furo da carcaça.
Mas,
Se você usa como referência a borda da carcaça, dá diferença de uns 8 mm.
Tira a tampa do difererencial e olhe bem os detalhes da fundição, dá pra ver a diferença entre um lado e o outro.
Então quer dizer que as profundidades dos encaixes dos tubos são diferentes de um lado pró outro, certo?!?
Abraços,
leopoldo
04/02/2004, 10:26
É isso Bill,
Como o comprimento do pescoço da carcaça é diferente de um lado para outro, a profundidade do tubo é diferente, em relação á borda da carcaça.
Em relação ao rolamento lateral da coroa, é tudo igual.
Se você tem um eixo com os tubos invertidos e prensados, dá uma olhada na junção do tubo/carcaça. Num dos lado que agora é o grande, você vai ver uma "sombra" de montagem no parede do tubo.
É isso Bill,
Como o comprimento do pescoço da carcaça é diferente de um lado para outro, a profundidade do tubo é diferente, em relação á borda da carcaça.
Em relação ao rolamento lateral da coroa, é tudo igual.
Se você tem um eixo com os tubos invertidos e prensados, dá uma olhada na junção do tubo/carcaça. Num dos lado que agora é o grande, você vai ver uma "sombra" de montagem no parede do tubo.
Beleza!!! Obrigado pela dica!!! :wink:
http://www.corelmag.com/3d/bbeer1.jpg
marco cruz
04/02/2004, 12:02
Desculpem minha ignorância (não tenho nenhum conhecimento de engenharia mecânica), mas por que não é possível simplesmente inverter os eixos (traseiro e dianteiro), assim os dif. estariam do lado esquerdo.
[]'s esperando porrada do Bill e do Leopoldo...
leopoldo
04/02/2004, 12:06
1-Porque se você colocar um dianteiro na traseira, o diferencial estaria na posição embaixo do tanque, e não tem cardan para isso.
2-Porquê se você colocar o traseiro na dianteira.......como é que você pretende dirigir o jeep?
Pedro Candido
04/02/2004, 21:29
Bill vc me lembrou que os eixos do troller ja sao invertidos.
Eles sao rigido?? (Daria para adaptar no cj feixe de molas)
Quanto vc pagou nos eixos? Qual a relacao deles?
A dana comercializa eles para os pobres mortais como nos?
Ou so consigo um eixo de um troller se for dos desmanches??
Qual seria o tamanho dos eixos em cm?? (do mesmo tamanho da rural) :twisted: :twisted: :twisted:
1-Porque se você colocar um dianteiro na traseira, o diferencial estaria na posição embaixo do tanque, e não tem cardan para isso.
2-Porquê se você colocar o traseiro na dianteira.......como é que você pretende dirigir o jeep?
1- Não teria problema com isso. O eixo traseiro D30 que tenho agora tem a bolota deslocado para a direita, igual o original. O D44 que vou instalar tem a bola no meio. Não terei nenhum problema com isso.
2- Essa aí pega........ :P
Bill vc me lembrou que os eixos do troller ja sao invertidos.
Eles sao rigido?? (Daria para adaptar no cj feixe de molas)
Sim, são eixos rígidos. O eixo dianteiro está com a bola do lado esquerdo e o traseiro com a bloa centralizada. Dá para usar num CJ, mas teriam que ser retrabalhados.
Quanto vc pagou nos eixos? Qual a relacao deles?
Para não magoar você (e o Sandro, ele já sabe), não vou escrever o quanto paguei. Basta dizer que o Sandro está tentando achar um jogo desses eixos no Rio e em Sampa e o mais barato até agora foi de R$ 7.000. Paguei menos, bem menos......... :wink:
A relação é 4,10, que pretendo mudar para 4,88. Alias, se alguém se interessar, gostaria de trocar "pau-pau" essas relações com alguém que quiera esticar o seu Jeep e que tenha dois jogos de 4,88 em ótimas condições. Vale ressaltar que meus eixos são de um Trolha 2002, portanto tem pouquíssimo uso.........
A dana comercializa eles para os pobres mortais como nos?
Ou so consigo um eixo de um troller se for dos desmanches??
Comercializa. Por R$ 12.000.......... :P :shock: Desmanches até tem alguns, mas são muito caros e é muito difícil achar os do Trolha 2002 para cima, esses que têm eixo flutuante traseiro e freio a disco nas 04 rodas.
Qual seria o tamanho dos eixos em cm?? (do mesmo tamanho da rural)
Não sei quantos cm tem os da Rural, mas os do Trolha tem um WMS-WMS de 1550 mm........
Segue um desenho da nova suspensão, incorporando os eixos do Trolha. Estreia em abril......... :P :wink:
Abraços,
Pedro Candido
05/02/2004, 10:07
Como se daria esse retrabalhamento dos eixos??
Nao seria apenas retirar o sistema que fixa os eixos na suspensao do troller e soldar os que fixam os eixos na suspensao do cj. Ou teria mais alguma coisa??
Preciso achar algum revendedor dana na minha regiao ou e so ligar direto na fabrica?
Esses diferenciais sao maiores que o original do cj5?
Como se daria esse retrabalhamento dos eixos??
Nao seria apenas retirar o sistema que fixa os eixos na suspensao do troller e soldar os que fixam os eixos na suspensao do cj. Ou teria mais alguma coisa??
É bem mais que isso. Num CJ, a bola do eixo dianteiro fica do lado direito, no do Trolha fica na esquerda. Então, tem que invertir. Quanto o eixo traseiro, no CJ a bola fica na direita enquanto o Trolha está no meio. Esse aí ´dá para usar assim, desde que estja prevista alguma coisa com o cardan para diminuir as vibrações (junta CV, aumento de comprimento).
Preciso achar algum revendedor dana na minha regiao ou e so ligar direto na fabrica?
Acho que poderia começar no site da Dana, lá achando um distribuidor local.......
Sim............
Sandro Tannuri
05/02/2004, 11:15
Para não magoar você (e o Sandro, ele já sabe), não vou escrever o quanto paguei. Basta dizer que o Sandro está tentando achar um jogo desses eixos no Rio e em Sampa e o mais barato até agora foi de R$ 7.000. Paguei menos, bem menos........
Bill e demais,
Consegui um par por R$ 4000,00 mas "curiosamente" o cara sumiu na hora de fechar, o preço que o Bill pagou chega a ser obsceno considerando os preços que vi por ai.
Depois de procurar no pais inteiro eu desisti de compra-los e vou ficar com o meus D30/35 ate que quebrem e dai eu penso numa solução.
Abraços,
Pedro Candido
05/02/2004, 19:30
Eu to montando um jipe para um amigo meu.
Ele e meio doido, queria montar a mecanica da s10 2.8tdi (motor, cambio, tracao), porem esbarrou no problema dos diferenciais e em a reduzida ser acionada por botoes.
Com a saida da frontier o problema da reduzida foi sanada (usaram a mesma mecanica s10 mas com a bendita reduzida por alavanca), faltava so os eixos com a bola traseira no centro e a da frente com a bola a esquerda.
Bingo, eixos do troller. Quase sem gambiarras e com as especificacoes necessarias.
Bill porque vc chama o troller de trolla? :twisted: :lol: :wink:
Bill porque vc chama o troller de trolla? :twisted: :lol: :wink:
Por que não?!?!? :P :D
Marcos ET
06/02/2004, 10:43
PessoALL, sei que nao tenho conhecimento suficiente para opinar no assunto, mas pra colocar estes eixos, por que inverter a bola do diferencial pro outro lado? por que nao a saida do cardã dianteiro? no caso de usar eixos do Pedalinho (troller) a bola traseira no meio e a dianteira na esquerda... nao dá pra colocar uma cx de transferência com esta configuração, como a do Lada Niva por exemplo???
SDS curiosas.... :wink:
PessoALL, sei que nao tenho conhecimento suficiente para opinar no assunto, mas pra colocar estes eixos, por que inverter a bola do diferencial pro outro lado? por que nao a saida do cardã dianteiro? no caso de usar eixos do Pedalinho (troller) a bola traseira no meio e a dianteira na esquerda... nao dá pra colocar uma cx de transferência com esta configuração, como a do Lada Niva por exemplo???
SDS curiosas.... :wink:
Porque de trocar a t-case seria muito mais complicado e caro..........
Usar a caixa do Niva?!?! Está de gozação não tá?!?!? :P
Marcos ET
06/02/2004, 11:47
Billj, eu disse POR EXEMPLO, é que nao sei qual outra cx de transferência tem saída traseira central e dianteira do lado esquerdo, sei que sao muitas, mas só estou familiarizado com a dos Jeeps Willys... nao sei se sairia mais caro acoplar uma cx pronta do que mandar reconstruir dois eixos por completo...
de qualquer forma, foi só uma dúvida...
Billj, eu disse POR EXEMPLO, é que nao sei qual outra cx de transferência tem saída traseira central e dianteira do lado esquerdo, sei que sao muitas, mas só estou familiarizado com a dos Jeeps Willys... nao sei se sairia mais caro acoplar uma cx pronta do que mandar reconstruir dois eixos por completo...
de qualquer forma, foi só uma dúvida...
Tá limpo........... :wink:
Se for para torcar a caixa, só valeria a pena se for para ganhar performance ou resistência. Daí, o lance é de partir para uma Atlas. Mas os $$$$$$$$ são muitos para isso.........
Pedro Candido
06/02/2004, 13:42
Que t-case atlas e essa??
Alguem sabe se a t-case nissan e boa?
Que t-case atlas e essa??
Alguem sabe se a t-case nissan e boa?
http://www.advanceadapters.com/atlas.html
http://www.atlas-tc.com/general/general.html
http://broncograveyard.com/products/cat/207/207/11605
U$ 1.960,00 usada (preço de lá) :shock:
Marcos ET
06/02/2004, 17:55
Billj e ALL, desculpem a ignorância mais uma vz, mas oq tem de errado com a cx de transferencia do Lada Niva? pensei que fosse confiável... o custo-benefício nao compensa???
Pensei que um Jeep com esta caixa seria boa opção, já que os CJs são mais leves que o Niva, além de ter um CJ 4x4 Full Time. O Terreno que encontramos no Tocantins é muito pedregoso, com cascalho e areia, barro por aki é raro e, uma vez andando em um Niva no cascalho, pude perceber a vantagem de andar 4x4 em ocasioes em que os CJs nao poderiam usar tração... (variantes de estadas de cascalho, com grandes subidas e descidas e trechos com piso de mais "agarre")
Fora o "probleminha" da saída para o eixo dianteiro ser do lado esquerdo do veículo, por que nao compensa usar esta transferência??
leopoldo
06/02/2004, 18:06
Essa eu não entendi.....
Andar com um Niva aonde não dá pra andar com um CJ ????????
Um NIVA, que é um 4x4 integral, se estiver no modo diferencial central ligado e uma , apenas uma roda patinar, o bicho para.
Então, para fazer fora de estrada tem que desligar o diferencial central e aí, ele fica exatamente como o jeep CJ.
Outra:
Eu não tenho a ficha tecnica do NIVA aqui e você poderia ver isso no manual do proprietário, mas o CJ deveria ser mais pesado que o niva.
Marcos ET
06/02/2004, 18:41
Nao é que o niva vai onde o CJ nao vai... mas é que o Lada apresentou um controle direcional muito melhor que o CJ nos caminhos que passamos, pois com a tração do CJ desligada, muitas vzs tivemos "problemas" com curvas (e até um capotamento - mas este foi por problemas técnicos na peça que vai entre o banco e o volante)
Enquanto o Niva, por estar dividindo o torque transmitido para o piso em 25% para cada roda, apresentou um comportamento muito mais estável pois nao teve comportamento nem sub nem sobreestreçante... sei que o conjunto do carro faz com que tenham diferenças sensíveis (monobloco X chassis e carroceria e etc...), os CJs quando estão em 4x2 dividem a potência em 50% sobre as rodas traseiras e o chao... podendo causar "escapadas" na traseira (oops!) do jeep... ou mesmo saídas de frente...
Leopoldo, quando o niva entra em uma situação em que uma das rodas perde a tração, nao é que desliga-se o diferencial central, mas apenas anula seu efeito blocando ele, aih sim, realmente, ele fica tal qual um CJ, a vantagem que pensei existir é justamente nas outras horas, até chegar neste hora, andando em estradas pavimentadas (argh!) ou cascalhadas, onde percorre-se grandes distâncias, teremos um desgaste de pneus mais homogêneo, alem de ter as rodas dianteiras ajudando o carro a virar uma curva, ao contrário dos CJs que arrastam as rodas da frente quando o raio é pequeno... desta forma, o CJ ganharia em estabilidade e dirigibilidade em condições de tráfego e, na hora "H" é só acionar o bloqueio central e pronto, fica tudo igual! era isso que tava pensando...
Penso nisso porque as trilhas da região sao muito diferentes do "pinheirinho" ou "buraco do camel" de São Paulo, nao temos terreno igual a serra da cantareira por aki (infelizmente)... e um 4x4 Full Time no CJ seria bem vindo, mesmo que nao seja a caixa do Lada Niva (que ainda nao descobri oq tem de errado... hehe)...
Oq o "T-case" do Niva tem de errado afinal?
SDS curiosas...
leopoldo
06/02/2004, 19:16
Ah bão,
falar mal de CJ aqui é crime :lol:
Agora ficou claro o seu ponto. Isso é verdade....enquanto o full time está ligado com o diferencial central desligado, a tranmissão de torque ao chão é mais homogênea, até que uma roda patine. Aí ba-bau, só bloqueando o central e aí temos um jeep com a tranferência ligada.
Sobre o seu caso de capotamento, eu suponho que foi realmente pane de piloto que com quase toda certeza não sabe controlar um jeep com blocante
Marcos ET
06/02/2004, 20:52
:shock: quequeisso Leopoldo! o dia que falar mal de CJ quero que um jeep caia sobre minha cabeça! hehe
quanto ao capotamento, felizmente nao fui eu que capotei, prefiro ter fama de "roda presa" e respeitar os limites do meu "véio"... eu tenho um CJ3A, que acho menos instável que um CJ5 (o CJ5 parece muito mais pesado, briga mais nas curvas)e o "artista" que tava pendurado no volante tava na terceira capotada em uma sequencia de três meses... sabe como é, cada um tem uma mania... :twisted: :twisted:
mas para nao ficar tao "of topic", ainda quero saber porque nao compensa colocar uma "t-case" tipo a que encontramos no Niva (que aki no Tocantins pode ser comprada por uns R$200,00 - quanto tem) em vez de reconstruir os eixos dianteiro e traseio?? oq tem d errado na t-case do niva? outra vantagem que vi é que a usinagem das engrenagens do niva são melhor trabalhadas, diminuindo o ruido de funcionamento e a perda de energia em marcha... resultaria isso em uma economia de combustível (se é que isso existe em jeep) ou aumento (pequeno) no desempenho do motor??
?? insistentes...
leopoldo
07/02/2004, 14:15
Caro colega,
Não é que não compense, mas deve se problema. Eu pessoalmente não conheço a T case do NIVA, e só posso opinar se vir a caixa.
Pode até ser que seja mais uma alternativa. Eu realmente não sei.
Marcos ET
07/02/2004, 17:01
Valeu Leopoldo, vou procurar mais informações...
A t-case do Niva tem pouca redução, é realtivamente fraca mecanicamente para o peso e abuso normal para um CJ e seria de difícil adaptação mecánica.
Além desses fatores, dá para colocar sem erro!!......... :P :D
Marcos ET
11/02/2004, 21:30
Realmente, acionando a reduzida do Lada... quase nao dá pra ver diferença (pra quem tá acostumado com a do Willys...), mas nao sabia da fragilidade deste conjunto... mesmo pq o Lada parece mais pesado que o Niva...
quanto a nao haver maiores problemas (além destes), realmente, como já li nesta lista: "o céu é o limite..." (ou o chao, no caso da T-case do Niva...)
Valeu!
leopoldo
11/02/2004, 22:41
......mesmo pq o Lada parece mais pesado que o Niva...
O QUE ????????
Marcos ET
12/02/2004, 18:12
OOOPS! :shock:
Foi mal galera, colei o relé, é que meu CJ tá no estaleiro, esse tipo de fora acontece quando fico mto tempo sem sentir cheiro de lama com gasolina...
tava falando que o Lada parece mais pesado que o CJ (pelo menos o CJ3A)....
[]'s com "pobrema"....
hpnardino
18/02/2013, 19:39
Caro colega,
Esta é uma das tarefas mais interessantes de serem feitas no jeep, pois voce exercitará toda sua criatividade. Para começar, existem 3 maneiras de trabalhar o eixo:
1- cortar a tubeira em qualquer posição e fazer a solda.
é o meio mais prático, mas o menos certo, e muitas vezes fica uma gambiarra só.
2- cortar só a parte dos munhões internos e soldá-los de novo, em outra posição.
razoável processo, mas não é o que você precisa.
3- sacar os tubos de dentro da carcaça do diferencial e colocá-los de noco em novas posições.
Este sim, é o mais indicado, mas o mais complexo.
Primeiramente, você tem de ter ou fazer o desenho do eixo em escala para poder determinar os ajustes nas tubeiras para poder inverter, a partir das posições dos munhões e cruzetas.
Depois tem umas ferramentas que necessitam ser fabricadas tanto para sacar o tubo, quanto para prensar de novo, sem detonar a carcaça de ferro fundido do diferencial. Além das ferramentas para alinhar os tubos.
Para qualquer um dos casos, você precisa de uma mesa gabarito para soldar todas as peças nas posições/ângulos certos.
Isso para começar,
Depois vem a mecanica fina:
Você tem que fazer magnaflux na carcaça para ver se não tem trincas.
Você tem que ter o expansor de carcaça para remover e instalar a caixa de diferencial.
Como eu sei de antemão que ninguém faz assim, só espere gambiarra.
Sinto muito, esse é o problema.
Mesmo que você opte por não sacar os tubos e só cortar e soldar, pelo menos 1/2 dessas ferramentas serão necessárias.
Entende por que tem um monte de gente que faz gambiarra?
Senhores,
Revitalizando o tópico, alguém tem o processo que o Leopoldo descreveu, passo a passo com fotos?
sds,
hpn
Elmer_Jeep
21/02/2013, 17:22
Senhores,
Revitalizando o tópico, alguém tem o processo que o Leopoldo descreveu, passo a passo com fotos?
sds,
hpn
Acho praticamente impossível alguém ter feito esse trabalho e registrado passo a passo. Alguns detalhes são dispensáveis mas o Mestre Leopoldo é um cara bastante técnico por isso passou a recomendação completa.
[]'s
maverickriani
30/09/2013, 18:46
Alguma novidade por aqui ? também preciso inverter o diferencial do meu CJ ... Obrigado
Pablo.pinto2007
01/10/2013, 11:49
É difícil... mas aconselho procurar uma oficina que trabalhe com eixos de caminhão... normalmente localizadas próximos às BR's, caso sua cidade beire uma... oficinas especializadas em desempeno de capas e eixos...
Mas observe bem a cara da oficina...
Agora se vc quer fazer vc mesmo... só aconselho se tiver boas noções de mecânica, senão pode sair cagada de pato!
Abraços!
Pablo
Diego Morgado
27/08/2017, 20:14
Mestre Leopoldo, seria possível inverter o diferencial dianteiro da Toyota bandeirantes? E soldar novamente todos os suportes?