PDA

Ver Versão Completa : Indirigibilidade de Jota adaptado



André Pereira
13/05/2006, 19:04
Caros Companheiros,
Preciso com urgência do auxílio dos mais experientes.
Tenho dois jotas, um dos quais, inteiramente original, tem excelente dirigibilidade e estabilidade. No outro, porém, em que adaptei um motor HS com caixa e eixos semi-flutuantes de toyota banbeirante, além de amortecedores rancho, tenho enfrentado grave problema: o jipe está instável e a direção de modo nenhum responde com precisão aos meus comandos. O mecânico já alterou a regulagem dos amortecedores, trocou molas e ponteira de direção, mas até agora os problemas persistem. Alguém pode me dar alguma idéia do que fazer? Seria acaso impossível obter a mesma dirigibilidade e estabilidade do original diante das alterações feitas?
Agradeço qualquer orientação.

André Pereira

José Augusto
13/05/2006, 21:20
Vc não deu muitos detalhes desta "instabilidade e da precisão" :pensativo: , mas acredito ser um problema na geometria da suspensão, vc deve estar com problema de caster. :putz:

Como houve alteração de eixos, na nova montagem é provavelmente a angulação do caster ficou fora, tive um problema parecido a 4 anos atrás quando "spoei" minha rural. :evil:

Se for caster, este assunto já foi discutido a exaustão aqui no forum, para obter mais informações busque a palavra "caster" no botão de pesquisa. :wink:

boa sorte. :mrgreen:

André Pereira
14/05/2006, 12:02
Caro José Augusto (e outros que possam me ajudar).
Quanto à suspensão, o jota ficou pulando (ou pelo menos é a sensação que se tem dentro da cabine), "socando" um bocado, e aparentemente com o comprometimento da estabilidade, pois sempre se faz necessário um movimento de volante após a passagem por alguma (mesmo pequena) irregularidade de piso (note que nem falo em buracos, mas naquelas pequenas irregularidades prentes no asfalto).

Quanto à direção, parece que o jota se acha meio solto, pois ela exige, mesmo em trechos retos, que eu faça pequenas correções para manter a trajetória). Além disso, às vezes ela puxa para um dos lados sem explicação aparente.

PS. Hoje pela manhã tentei experimentar mais uma vez o jota para poder descrever com maior precisão as anormalidades, mas as marchas pararam de entrar, e fui obrigado a desligar o motor para engrenar uma marcha para chegar em casa(o que me impediu de fazer a verificação necessária). Que será?

Martin Melcop
14/05/2006, 12:35
Quanto à direção, parece que o jota se acha meio solto, pois ela exige, mesmo em trechos retos, que eu faça pequenas correções para manter a trajetória). Além disso, às vezes ela puxa para um dos lados sem explicação aparente.


André,

eu tive isso, com o meu, o que ocorreu, foi um desalinhamento do eixto traseiro, o carro ficou "andando de lado" como caminhão com chassi empenado.



Hoje pela manhã tentei experimentar mais uma vez o jota para poder descrever com maior precisão as anormalidades, mas as marchas pararam de entrar, e fui obrigado a desligar o motor para engrenar uma marcha para chegar em casa(o que me impediu de fazer a verificação necessária). Que será?



Como está a embregem, baixa?
Oléo da caixa de marcha?

Andrejur
14/05/2006, 20:37
Quando adaptei os eixos Dana 44(rural) o Guaiamu também ficou instável. No meu caso, o problema estava relacionado ao ângulo de cáster. Na Rural o ângulo de cáster é de 0 a + 3 graus enquanto no JPX é de 6,5 a 8 positivo. Na soldagem dos suportes de fixação dos tirantes ao eixo dianteiro houve discrepância de angulação fazendo com que uma roda ficasse + adiantada do que a outra ocasionando ângulos de cáster diferentes e insuficientes. A solução que encontrei foi levar o carro a um bom alinhador de direção, medir o ângulo de cáster e determinar o quanto havia para ajustar de modo a deixar os dois lados iguais e entre 6 a 8 graus positivos. A correção foi feita através de cunhas nos encaixes dos tirantes de modo a adiantar ou atrasar cada lado do eixo deixando-os o mais alinhado possível.
Hoje o Guaiamu está com o ângulo de cáster entre 8/9 graus positivo, cambagem entre 0/-30. A dirigibilidade está boa e dá soltar o volante a 110 Km/h no retão da Dutra.

Abs.

Andrejur
14/05/2006, 20:41
Complementando, usando pneus 3Ks, modelo Crossara, 265x75x16, que fazem um barulho de bombardeiro da 2.ª Guerra .

Abs.

José Augusto
15/05/2006, 00:12
É caster ! Na minha rural cheguei a andar com o eles bem negativos e posso dizer que a sensação é essa mesmo que vc descreveu, agora já vou adiantando, que não existe um número mágico, o ângulo correto é função de uma série de fatores geométricos, normalmente quando se faz alguma alteração parte-se dos valores originais (como ponto de partida), muita gente para aí, mas se vc quizer otimizar é só seguir a o caminho abaixo :

Logo após a alteração dê uma testada na dirigibilidade, em seguida, vc pode colocar as cunhas voltadas para frente e testar a dirigibilidade novamente, repetir o processo virando as cunhas para trás e fazer novo teste de diribilidade, aí vc pode sentir como o veículo melhor se comporta e sé necessário nova alteração.

Antes de mais nada leve em um bom alinhador, para ele determinar o ângulo atual e após isto rotacione os eixos.

obs.: - Pelo que vc descreveu acredito que vc não vai conseguir consertar este problema só na base de cunhas.

Elmer_Jeep
15/05/2006, 09:57
peraí, como é q usa cunhas em suspensão helicoidal :?: :pensativo:

Andrejur
15/05/2006, 11:09
Elmer,
No caso do JPX o calço ou cunha é colocado entre a barra do tirante dianteiro e o suporte no chassis, de modo a empurrar parte inferior do eixo(+) ou em sentido contrário(-). No meu caso resolveu provisóriamente o problema. Digo, provisoriamente, porque assim que for possível retirar o eixo vou mandar reposicionar o suporte de fixação do tirante que ficou com ângulo diferente em relação ao outro lado e aproveitar alinhar o eixo no torno.
Por enquanto, resolveu o meu problema e o carro está com a dirigibilidade muito boa :D :D :D :dance: :dance: :dance:

Abs.