PDA

Ver Versão Completa : Engraxando a Camionete



ferrari10
12/05/2006, 20:27
Quem tem 4x4 não pode ter medo de sujar as "unhas"! É mão na graxa, ai que esta toda a graça do negócio!
1o. passo - Compre uma bombinha manual - em qualquer auto peças você encontra. De preferencia à marca alemã. Essas não falham.
2o. Comprem um kilo de graxa de 1a.linha para rolamento - graxa azul, à base de molibidênio.
Ai, é seguir os bicos graxeiros que ficam 4x4. A quantidade de bicos? Isso depende. Se o cardã for modelo americano, vem cheio de bicos, se for nacional, não. Bem, tem camionetes com 4 bicos. Outras com 14. Quanto mais bicos tiver, melhor. É sinal que, se você engraxar direitinho, a peça irá durar por muito tempo.
Veja um exemplo= Pivô blindado - sem bico graxeiro - quando acabar a graxa original, o pivo quebra/trava e você tem que trocar o pivô. Quando vem com bico, você pode engraxa-lo indefinidamente.
Eixo cardã - normalmente tem de 4 a 6 bicos.
É importante não deixar de engraxar nenhum deles. Limpe primeiro o bico, antes de aplicar a nova graxa. Aplique até que ela, a nova graxa, começe a sair pelas roldanas do cardã. Já nos pivôs, é só olhar o reservatório de borracha comerçar a "estufar", porém, sem excesso. Lubrifique a cada 3000 km ou menos, quando trafegar em estradas de terra ou água.
Boa sorte e boa diversão!

Gabrielpol
21/05/2006, 15:46
Ola amigo, a pesar de que a maioria dos usuarios ja sabem de cor estes procedimentos, nunca esta demas lembrar de algumas dicas ate pra quem nunca sujou as maos, e manda "engraxar" no posto.
So gostaria de acrecentar que nos pivos que vem sem bico para engraxar , retirando o parafuso de vedacao, a rosca (conica) e a mesma dos bicos, ou seja e so retirar o parafuso e colocar um bico.
Como o amigo colocou no seu post, tomar cuidado para nao estufar demais a coifa de borracha, ja que e vedada e nao permite a saida do exesso de graxa.
Outra coisa muito importante e nunca misturar graxas, pois tem bases diferentes, ou as veces com a mesma base mas con aditivos diferentes.
Por isso se decidir trocar de marca ou qualidade, tem que expulsar toda a graxa anterior.
Cuidado com engraxar em postos de gasolina, geralmente a graxa utilizada e de pessima qualidade, sem falar da procedencia(?).
Abracos.

ferrari10
28/05/2006, 13:16
Vou tentar isso. Nunca havia engraxado os pivos antes. Excelente dica. Agora, quanto às graxas, realmente existem diferenças quanto a textura, cor, aditivos.
Em meu caso fiz o seguinte: como a graxa em si é um "sabão" no qual se adiciona aditivos ( sabão sem soda, um sabão especial, feito de gordura animal, vegetal e petrolatos) , bem, peguei uma graxa - Retinax Shell, coloquei em uma vasilha plastica, adicionei STP Oil, que é um composto concentrado de aditivos, e bati tudo junto. Virou uma "graxa" nova! Esperei uma semana para ver se iria haver separação. Não houve! Apliquei na camionete e, o resultado foi muito bom. Bem, esta em teste ainda. Mas acho que podemos "melhorar" um pouco as coisas. Isso eu fiz no cardã. Agora, nos pivôs, vou preparar outra "mistura" - graxa Retinax Shell + Molikote ( bissulfeto de molibdênio). Vamos ver o que vai dar. :concordo:

fredao1983
20/10/2009, 11:04
Olá amigos !

Comprei uma Hilux 10 mil Km atrás e gostaria de recolocar graxa em todos os bicos.

O Gabrielpol recomendou "expulsar toda a graxa anterior" antes de trocar de produto. Como eu não sei que graxa era utilizada antes, acho que devo fazer isso. Como se faz ?

Eu tô sem o manual aqui, mas para algumas partes ele recomenda lítio + seiláoque de molibdênio e para outras só o seiláoque de molibdênio. Pode usar a mesma (com lítio) para todos os bicos ?

Muito obrigado

ruckert
20/10/2009, 18:27
Amigos,
Eu tambem tenho a mesma duvida do Fredao.
Posso colocar graxa de litio ( sem o bissulfeto de molibidenio ) em todas as graxeiras??

Obrigado:concordo:

mvinicius.net
20/10/2009, 23:31
Caros amigos,
Gostaria de saber onde posso encontrar algum "desenho" que demonstra todos os bicos de graxa da toyota bandeirante. Já possuo a bomba de graxeira e já comprei a graxa. Como não possuo o manual, pesso ajuda dos amigos!

Valeu galera!

JAIME
22/10/2009, 12:29
Caros amigos,
Gostaria de saber onde posso encontrar algum "desenho" que demonstra todos os bicos de graxa da toyota bandeirante. Já possuo a bomba de graxeira e já comprei a graxa. Como não possuo o manual, pesso ajuda dos amigos!

Valeu galera!

No manual tem. É so entrar no site e baixar. Eu tenho o manual, mas não consegui anexar aqui. Se tiver um e-mail eu mando para voce.

Torezan
31/10/2009, 15:02
Imagem do manual de instruções do veículo.
Qualquer dúvida, pergunte.
Abraços,

Leandro Ricardo
19/09/2011, 19:53
Olá pessoal, estou querendo saber como eu faso para engraxar os cubos das rodas dianteiras da toyota banderantes, tenho uma no serviçoe esta começando a faser barulho, agradeso desde já!

Leo Maluf
03/10/2011, 09:30
Senhores!
Tenho uma Pajero Sport que comprei a pouco tempo, ela está com 80 mil Km e eu gostaria de engraxa - la! .....Mas não sei qtos bicos ela tem.Alguem sabe ? A graxa acredito que seja a mesma citada no inicio do topico.Certo ?
Abs

feitosac
03/10/2011, 17:22
Leo,
Normalmente tem os pontos de lubrificação no manual do veículo, de qualquer forma se voce postar sua duvida no forum da Mitsubishi certamente voce terá uma melhor ajuda.
Abs.

Leo Maluf
05/10/2011, 16:14
Obrigado !