PDA

Ver Versão Completa : Minha sw4 está esquentando muito.

Thiago Borges Rural
01/02/2019, 11:14
Bom dia á todos! já li diversos relatos de alguns de vcs, tenho uma sw4 1997, está comigo desde janeiro, no começo foi uma beleza, econômica, anda muito bem, mas.......
Em novembro deu uma esquentada, tenho o termômetro digital, passou dos 110°, e o painel subiu até o vermelho, nem andei, parei,esperei esfriar, passei em uma auto peça e coloquei o fuido de radiador, andei mais dois dias e ferveu de novo, conclusão trincou o cabeçote, meu mecânico sugeriu a troca do mesmo, cabeçote, juntas, bomba d'água, válvula termostática, óleos, filtros, correias. demorou 40 dias para o concerto, resumindo está esquentando tudo de novo chega a 100°, 99,9°. Meu mecânico sugeriu que fosse a ventoinha que não estava acionando, ligou ela direto (ficou um barulhão, até que gostei), mas não tenho confiança no carro mais, o quê mais devo fazer.... SOCORRO.....
Lembrando que ela tinha dois radiadores, ai meu mecânico desativou um deles (era de gol quadrado), antes de ferver, a temperatura era sempre ate 85° no máximo 90°, agora em pista chega até á 108°, me ajudem...

titanium
01/02/2019, 11:20
Thiago,

Depois que fixou a ventoinha esquentou novamente?

ivancgbsb
01/02/2019, 11:27
Também acho que pode ser a ventoinha, que é um ponto geralmente negligenciado.
Numa que abrimos praticamente não tinha mais silicone:
Modificacoes e reparos - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos)

Dizem que só "dura" uns 8-10 anos.

Thiago Borges Rural
01/02/2019, 11:35
Fiz essa alteração dia 25/02, normal, mas agora está esquentando de novo.

Thiago Borges Rural
01/02/2019, 11:39
Então ele ligou direto, um barulho gostoso, mas não está sendo suficiente. O duro é gastar uma nota e não ficar bom, Acho que vou trocar o radiador pra ver se resolve.

titanium
01/02/2019, 16:22
A questão e arrumar tudo de uma vez para ficar perfeito.
Não ficando 100% e esquentando novamente, corre o risco de trincar cabeçote novamente e ter de fazer tudo, novamente.

Trocar cabeçote por um de qualidade,
Junta de qualidade,
Parafusos do cabeçote de qualidade,
Radiador,
Polia viscosa,
Válvula termostática,
Bombá dágua nova,
Mangueiras e abraçadeiras novas,
Aditivo de radiador + água desmineralizada na proporção indicada no manual,
Tampa do radiador ORIGINAL,
e sensor com alerta sonoro para alertar caso passe de 95º a temperatura para, ainda com o carro em movimento, providenciar o quanto antes a sua parada / desligamento, para evitar que se quebre outro cabeçote.

Com carro que tem histórico de aquecimento não se pode brincar...

Sorte aí!

fnandosp
01/02/2019, 16:30
Já trocou o óleo de silicone da polia viscosa?
Usa aditivo na proporção correta ou água pura da torneira?

Drene toda a água inclusive do bloco do motor e use isto:
Havoline Xtended Life Antifreeze Coolant 50/50 - Texaco (https://www.texaco.com.br/produto/havoline-xtended-life-antifreeze-coolant-5050/)

Veja o link sobre a troca do óleo:
Viscous fan service - Hilux Surf & 4Runner forum

(https://hiluxsurf.co.uk/forum/hilux-surf-forums-technical/technical-mechanical-general/31018-viscous-fan-service?t=30243&highlight=viscous)

leanog
01/02/2019, 23:19
Deixa um tempo sem termostática e testa também. Comigo aconteceu de uma termostática original Toyota parar de funcionar com 3 meses.
Duas coisas que não combinam: viscosa da ventoinha travada e termostática, o sistema fica muito refrigerado do lado de fora e muito quente do lado de dentro da termostática, então ela pára de abrir na hora correta e começa a abrir uns 5 graus além do previsto

Sonhador
02/02/2019, 21:51
tem uma oficina em santo andre chamada Toy Garage ...ele so lida com hilux .....
O Proprietario e o sandro Dias .... pode ir la que o cara manja !!!

Thiago Borges Rural
03/02/2019, 08:59
Meu mecânico disse que se deixar sem válvula termostática pode ovalar o cilindro, e ela deixa de trabalhar quente, não sei se procede esta informação.

Glaicon
03/02/2019, 09:40
Meu mecânico disse que se deixar sem válvula termostática pode ovalar o cilindro, e ela deixa de trabalhar quente, não sei se procede esta informação.
Ovalar o cilindro ocorre quando há pequenos calços hidráulicos.
Isto ocorre com motores com a junta do cabeçote queimada, ou o cabeçote trincado, que jogam água das guias de refrigeração do cabeçote para os cilindros durante o resfriamento do motor.
Ou seja, a pressão que o motor jogar para o sistema de refrigeração durante o seu funcionamento, acaba voltando - juntamente com água - para o motor.
Ao dar partida de manhã, o motor ainda consegue virar, pegando na primeira, segunda batida, expulsando a água pela descarga.
Isto gera uma pressão acima do normal, produzindo a ovalização dos cilindros.
Quanto à trabalhar sem a termostática, o motor deixa de trabalhar na temperatura ideal, não aquecendo corretamente o óleo, e gastando mais combustível.
Não se recomenda isto para longos períodos.
Se fizer para testes, buscando descobrir o que está acontecendo com seu motor, tudo bem.
Boa sorte na sua pesquisa.:concordo:

Jsantos
03/02/2019, 10:07

A grosso modo a água deixa de circular no bloco de forma "correta" daí os cilindros próximos a parede corta fogo ( longe da bomba d'água) sofrem desgaste acentuado.
Muitos acham que a válvula termostática somente controla a temperatura, porém ela também força a circulação da água pelo bloco.
Logo seu mecânico está certo.

Daí teste a válvula termostática se for a original começa a abrir em torno de 82°C.
Como a ventoinha está travada, se a válvula termostática estiver funcionando corretamente, a bomba d'água estiver em dia, então só sobrou o radiador que pode estar entupido.

Thiago Borges Rural
05/02/2019, 12:57
"[QUOTE=Glaicon;2498815]Ovalar o cilindro ocorre quando há pequenos calços hidráulicos.
Isto ocorre com motores com a junta do cabeçote queimada, ou o cabeçote trincado, que jogam água das guias de refrigeração do cabeçote para os cilindros durante o resfriamento do motor.
Ou seja, a pressão que o motor jogar para o sistema de refrigeração durante o seu funcionamento, acaba voltando - juntamente com água - para o motor.
Ao dar partida de manhã, o motor ainda consegue virar, pegando na primeira, segunda batida, expulsando a água pela descarga.
Isto gera uma pressão acima do normal, produzindo a ovalização dos cilindros.
Quanto à trabalhar sem a termostática, o motor deixa de trabalhar na temperatura ideal, não aquecendo corretamente o óleo, e gastando mais combustível.
Não se recomenda isto para longos períodos.
Se fizer para testes, buscando descobrir o que está acontecendo com seu motor, tudo bem.
Boa sorte na sua pesquisa.:concordo:"

Tiramos hoje a válvula termostática, e estava com problema, era uma nova que comprei em dezembro, vou andar uns 10 dias sem a válvula, e depois vou coloca-la novamente.

leanog
05/02/2019, 16:45
Exatamente como disse aqui no tópico, minha termostática original Toyota durou 3 meses

Glaicon
06/02/2019, 08:11
Tiramos hoje a válvula termostática, e estava com problema, era uma nova que comprei em dezembro, vou andar uns 10 dias sem a válvula, e depois vou coloca-la novamente.
Boa sorte!:concordo:

Thiago Borges Rural
08/02/2019, 18:47
Boa tarde á todos, 5 dias sem a ventoinha e posso dizer uma coisa: A desgraçada estava com problema mesmo, fizemos teste de bancada, á 100° abria uns 15% mais ou menos, estou andando sem ela mesmo, a temperatura chegou até 95°, isso aqui em minha cidade com muito calor, ar ligado e tudo, resumindo, não está esquentando mais, Pelos mais experientes aqui do fórum: coloco a válvula novamente ou deixo sem? Mais uma nova: o pivo inferior travou, e a direção ficou muito dura, comprei a peça e deixei a viatura no mecânico, caiu a roda em frente a oficina.....MEU DEUS.......

titanium
08/02/2019, 19:21
Quando você pega um carro usado sem histórico de manutenção PRECISA REVISAR TUDO QUE É CRÍTICO NELA.

É sabido que nessas viaturas os pivôs são críticos... caixa de DH costuma pedir manutenção, motor esquenta se não tiver tudo em dia...

Seria bom pesquisar aqui no fórum os problemas comuns e criar uma planilha para planejar as manutenções preventivas.

Sugiro priorizar sistema de freios e todos os fluídos.

Abraço e sorte na empreita

Glaicon
09/02/2019, 08:15
Boa tarde á todos, 5 dias sem a ventoinha e posso dizer uma coisa: A desgraçada estava com problema mesmo, fizemos teste de bancada, á 100° abria uns 15% mais ou menos, estou andando sem ela mesmo, a temperatura chegou até 95°, isso aqui em minha cidade com muito calor, ar ligado e tudo, resumindo, não está esquentando mais, Pelos mais experientes aqui do fórum: coloco a válvula novamente ou deixo sem? Mais uma nova: o pivo inferior travou, e a direção ficou muito dura, comprei a peça e deixei a viatura no mecânico, caiu a roda em frente a oficina.....MEU DEUS.......
Gostei do "MEU DEUS" em caixa alta.
Acho que bateu um leve desespero.:lol:
Não desanima!
Pivôs, ou se coloca original, que são caros, ou, alternativamente, da marca brasileira TRW.
Estes são elogiados.
De marcas chinesas, fuja!
Quanto à válvula termostática, coloque uma nova no lugar.:concordo:

leanog
09/02/2019, 20:25
Não se engane, na sua viatura só os pivôs originais aguentam. Não vale arriscar sua vida e das pessoas que vc ama para economizar 400 reais de diferença. Pode conferir o outro lado que também deve estar perto de quebrar.
Quanto a termostática tem sim que colocar outra, mas não precisa se desesperar, rodar até o fim do verão sem ela não vai prejudicar nada no longo prazo

Sergio c
09/02/2019, 22:20
Pivos novos e uma geometria e alinhamento de primeira, aí fica bom.

Jsantos
10/02/2019, 09:42

Vt nova e pivôs inferiores originais, dá uma olhada no fórum que tem o PN de um kit de pivôs inferiores, sai mais barato que comprar a unidade, faça cotacão em ponta Porã e na ccs da sua região.
Se sua valvula termostática for original teria que iniciar a abertura perto de 82°C e estar completamente aberta aos 95°C.

Thiago Borges Rural
26/04/2019, 14:04
Boa tarde a todos!
Resolvi meu problema com a minha viatura, este "aquecimento fora do normal" , criei coragem e comprei um radiador novo....UFA
Agora ela não passa dos 70°, isso pisando muito, temperatura normal de funcionamento 60°, 58°, agora vou voltar a válvula termostática e a polia viscosa, vcs não imaginam que alivio......

Sergio c
26/04/2019, 22:35
Ótima notícia Thiago e que bom que postou o resultado por aqui.
Boa tarde a todos!
Resolvi meu problema com a minha viatura, este "aquecimento fora do normal" , criei coragem e comprei um radiador novo....UFA
Agora ela não passa dos 70°, isso pisando muito, temperatura normal de funcionamento 60°, 58°, agora vou voltar a válvula termostática e a polia viscosa, vcs não imaginam que alivio......

gabriel theodoro de souza
27/04/2019, 06:52
Mandou fazer sob encomenda? Quanto custa e onde? Obrigado.