Ver Versão Completa : Qual a altura de água dá pra atravessar com um samurai?
Qual a altura de água dá pra atravessar com um samurai sem snorkel?
Na ficha técnica que possuo tá o seguinte...
Travessia de água: 500 mm
ACREDITO que deve ser um pouco mais, na realidade, mas não é bom abusar!!!
[s] indicando um snorkel ao amigo :mrgreen:
Renato Carvalho
12/05/2006, 09:56
Com o meu samuca anterior, um 97, sem snorkel, mas com distribuidor e etc vedados com silicone, com lift de 2" na suspensão e pneus 235/75/15 (ou seja, acho que no máximo uns 20cm mais alto que um totalmente original), eu passei mais de 1 metro tranquilamente, diversas vezes. Inclusive algumas travessias bem longas com essa profundidade, não só mergulhinhos de 3 ou 4 metros.
Com o meu atual 93, ainda todo original, ainda não tive oportunidade de experimentar nada mais que uns 40cm. :(
Ah, mas nunca fiz, nem pretendo fazer, isso sem ter outros carros por perto em condições de ajudar caso dê problema.
Abraço,
Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE
ricardo sabóia
12/05/2006, 11:22
Caro Felipe, de todos os suzukis o samurai é sem dúvidas o mais preparado p/atravessar alagados ! Não só pelo distibuidor ser bem alto (o do vitarinha é no mesmo lugar), mas por causa da sua entrada de ar p/ o filtro que fica bem escondida dentro do pára-lamas do lado direito e de quebra ele tem uma espécie de sifão que dificulta a entrada.O sistema é muito bem feito e eu nunca vi um igual.Quando tive os meus samurais ( os dois m.top 94 e 97), passei várias vezes em locais bastante profundos sem snorkel, acho que 80,90 cm numa boa inclusive, já passei em locais em que TR4,HILUX,etc."beberam água".Agora como o amigo aí falou, só se deve fazer travessia c/ alguém por perto p/ te puxar caso dê algum galho pois na água a maior parte do problema não está na profundidade e sim no tipo de terreno que está embaixo;já pensou que passar em um terreno mole já é difícil, imagine c/ uma "parede" d'água p/ dificultar mais ainda !
Abraços, Ricardo - Jimny/2001.
rbrunato
12/05/2006, 13:47
Felipe, meça a altura entre o solo e a entrada de ar, com segurança é aquilo de profundidade que vc pode atravessar.
Mas não pare o veículo! Quando o veículo está em movimento, à sua frente forma-se um onda que faz com que dentoro do cofre do motor a altura da água seja menor.
Em ultimo caso, atravesse de ré, mas cuidado com o escape.
rbrunato
12/05/2006, 13:55
Mas o melhor mesmo é usar um snorkel.
na minha página tem uma receita de boo com fotos para fazer um bem baratinho.
Veja o endereço da página na minha assinatura.
Gastei:
R$20,00 com os tubos de escapamento (melhor e mais barato que o PVC).
R$ 2,00 com fitas isolante.
R$00,00 com tubo de piscina para fazer o cotovelo inferior.
R$50,00 de mão de obra porque não tenho nem ferramentas e nem coragem de fazer este tipo de "seuvicio" no vitara.
Fui atravessar um rio mas quando vi que a água passava por cima do capô do troller que seguia na minha frente fiquei com dúvida e acabei passando com o motor desligado. Depois de atravessar no guincho (a água não cobriu o capô porque a velocidade do carro era muito baixa) abri o capô do samurai e vi que a região próxima à admissão de ar estava seca, concluí que água não bateu lá.
Será que eu teria atravessado com o carro ligado (provavelmente com a água cobrindo o capô)? A água não entraria pelas frestas do capô?
garbage!!!
12/05/2006, 18:42
Fui atravessar um rio mas quando vi que a água passava por cima do capô do troller que seguia na minha frente fiquei com dúvida e acabei passando com o motor desligado. Depois de atravessar no guincho (a água não cobriu o capô porque a velocidade do carro era muito baixa) abri o capô do samurai e vi que a região próxima à admissão de ar estava seca, concluí que água não bateu lá.
Será que eu teria atravessado com o carro ligado (provavelmente com a água cobrindo o capô)? A água não entraria pelas frestas do capô?
Se voce fosse com a mesma velocidade que o guincho te puchou, daria de boa, mas vale a pena arriscar? se der qualquer zica e a velocidade diminui a agua sobe dae já viu né...Meu limite é o farol, pois nao tenho snorkel e nao vejo graça e arriscar tanto.
Gui
Walter Carlos Brossel
13/05/2006, 02:38
Método Tabajara:
Entre à pé no rio...se a água encostar no saco e vc não tiver snorkel instalado, NÃO ENTRE.
Com o meu samuca anterior, um 97, sem snorkel, mas com distribuidor e etc vedados com silicone, com lift de 2" na suspensão e pneus 235/75/15 (ou seja, acho que no máximo uns 20cm mais alto que um totalmente original), eu passei mais de 1 metro tranquilamente, diversas vezes. Inclusive algumas travessias bem longas com essa profundidade, não só mergulhinhos de 3 ou 4 metros.
Com o meu atual 93, ainda todo original, ainda não tive oportunidade de experimentar nada mais que uns 40cm. :(
Ah, mas nunca fiz, nem pretendo fazer, isso sem ter outros carros por perto em condições de ajudar caso dê problema.
Abraço,
Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CENão pode deixar de verificar todos os oleos depois, motor, cambio, transferencia e eixos.
Se voce fosse com a mesma velocidade que o guincho te puchou, daria de boa, mas vale a pena arriscar? se der qualquer zica e a velocidade diminui a agua sobe dae já viu né...Meu limite é o farol, pois nao tenho snorkel e nao vejo graça e arriscar tanto.
GuiA velocidade correta é seguir a onda que se forma na frente do veiculo, sem atropelar ela nem deixar ela ire mais para frente. Isso porque assim deve ficar uma bolha de ar no cofre do motor.
Na realidade um distribuir desprotegido é segurança, pois o motor apaga antes de beber agua pelo filtro de ar e dar calço hidraulico.
Felipe, meça a altura entre o solo e a entrada de ar, com segurança é aquilo de profundidade que vc pode atravessar.
Mas não pare o veículo! Quando o veículo está em movimento, à sua frente forma-se um onda que faz com que dentoro do cofre do motor a altura da água seja menor.
Em ultimo caso, atravesse de ré, mas cuidado com o escape.Qual o problema com o escape?
garbage!!!
13/05/2006, 19:49
Wallace os vitaras e samurai tem o distribuidor quase na altura do filtro de ar, quando ele molhar ja era : )
Gui
O problema é seguir "a onda" num rio com correnteza forte, fora isso, se apenas para empurrar a onda a água já cobrir o capô já acho que é de demais.
Já ouvi "lendas" de samurais que começaram a boiar antes de a água chegar na tomada de ar ou no distribuidor e continuaram rodando sem nenhum problema com o motor, acreditar ou não vai de cada um.
Método Tabajara:
Entre à pé no rio...se a água encostar no saco e vc não tiver snorkel instalado, NÃO ENTRE.
Isso não é metodo Tabajara não... independentemente da altura das bolas de cada um (um jogador de basquete com 2m de altura rodando num samurai original teria problemas em seguir isso a risca) o correto é entrar na água mesmo...
Nunca se atravessa um local alagado sem testar o caminho a pé antes para conferir o tipo de piso no fundo da água, se tem pedras tocos ou o que for, e ainda a profundidade em todo o percurso....
Normalmente só faz braçada quem não testou o local primeiro.... ir para a trilha achando que vai sair limpinho é coisa de coxinha :twisted: ....
Entrar na água é a técnica correta mesmo :concordo:
A altura depende da preparação do carro e do tipo do fundo, velocidade necessária no percurso... não existe regra fixa... tem canto que se vc entrar muito devagar vc fica atolado... e muito ligeiro não se entra nunca.... Só a prática leva a perfeição...
Se vc tem dúvida nisso amigo... não seja o primeiro a atravessar o local... assista os mais experientes primeiro e o mais importante... não se faz trilha sozinho...
E outro detalhe... normalmente quem enfia a viatura em rios já preparou ela para isso com proteções, suspiros etc... quem vê de fora não sabe... mas ninguem de juizo certo brinca de UBOAT sem tomar providências antes...
[]s e boas travessias
Quando vi a água cobrindo o capô do troller desisti e optei por passar puxado pelo guincho
A água não molhava o saco mas chegava bem perto.
Mas acho que se fosse hoje eu tentaria atravessar !! :D
ricardo sabóia
18/05/2006, 16:14
Felipe apesar do samurai ser ótimo p/alagados, é bom não arriscar; coloque um snorkel e vá brincar na água ! Só p/ lembrar: atravessar alagados profundos pode sair "caro" não só pela possibilidade do calço hidráulico no motor, mas também porquê outras coisas estão sujeitas a irem p/brejo ; diferenciais, tcase,cx.marcha,rolamentos,alternador,arranque e várias coisas elétricas! Na minha opinião passar em água profunda só se for o jeito e nunca p/ dar uma de "fodão" p/ os colegas de trilha.O que é que adianta passar numa profundidade de 1,00m , ser o tal e ter uma "visitinha" de R$1.000,00 na oficina !? E sempre tem um que vai dizer : "o otário mergulhou e se deu mal" !
Abraços, Ricardo - Jimny/2001.
Boa Ricardo!!!
Outra dica, além do snorkel, é elevar os respiros dos diferenciais e caixas...
Se a viatura ficar muito tempo parada na água pode entrar água pelos retentores também... Sempre depois das submergidas é bom verificar todos os óleos...
[s] precavidos, mas suspeitando do suspiro da caixa de manchas... :putz:
Galera,
Achei esse arquivo que mostra como os respiros podem ser "fabricados"...
Lembrando que nos vitaras, eles costumam vir de fábrica!!!
[s] suspeitando do respiro da caixa de marchas (corrigindo :putz: )
Biel França
19/05/2006, 00:28
Para as viaturas mais originais além dos problemas no motor, parar no meio da água pode fazer com que a brincadeira saia bem cara, pois entra água dentro do carro, danificando todo o revestimento interno inclusive dos bancos.... :putz: :putz: :putz:
Mas...vai do "apetite" de cada um...
Eu já passei com o Vitarinha em uma enchente, onde a água subiu no capô, :twisted: :twisted: e não tive problema nenhum... :dance: :dance:
Já meu irmão com o Vitara dele parou em um rio com pouco mais de 50cm de profundidade e teve o carro invadido pela lama..... :putz: :putz:
De qualquer forma...todo cuidado é pouco!
Um abraço
ricardo sabóia
19/05/2006, 13:45
O amigo Rafael está certíssimo !!! Os suspiros elevados só evitam a entrada de água no momento da travessia;se ficar parado uns minutinhos podem ter certeza que entra água pelos retentores.Meu irmão tinha um vitarinha/95 e foi passar em uma barra que a galera por aqui conhece e eu acho uma das mais perigosas: fica entre Lagoinha e Flexeiras (Ceará) ; resultado, caiu em um buraco e o carro ficou parado só uns 10 minutinhos c/ água no meio da porta! O prejú foi grande, nunca mais esse carro foi o mesmo! A tcase e os dif.traseiro foram abertos várias vezes p/mexer e nunca ficaram bons, isso sem falar no alternador que também foi pro "além" ! Então moçada, se alguém mergulhar e entrar água em algum canto e não tiver como trocar o óleo assim que o mergulho terminar, é melhor chamar um guincho gastar uns 100,00 do que gastar bem mais c/ o prejuízo.Foi exatamente o que aconteceu c/ o maninho: veio rodando de Flexeiras até Fortaleza (150 Km) com água+óleo e deu no que deu!
Abraço a todos, Ricardo.