Ver Versão Completa : Band Curta para reboque
luciano_ferreira
27/01/2019, 01:53
Prezados,
Estou querendo comprar uma band curta, para rebocar uns compressores que tenho. O conjunto todo (carreta e compressor) pesa 4.300 kg
Penso na band curta pois ainda conseguiria usar o carro em meus serviços particulares.
Alguma recomendação? Não tenho pressa no reboque e deve me sair mais em conta do que comprar um caminhão.
Obrigado
Sergio c
27/01/2019, 08:30
Acho bastante peso p band rebocar, mas vamos aguardar quem já rebocou traileres p ver a opinião deles.
Prezados,
Estou querendo comprar uma band curta, para rebocar uns compressores que tenho. O conjunto todo (carreta e compressor) pesa 4.300 kg
Penso na band curta pois ainda conseguiria usar o carro em meus serviços particulares.
Alguma recomendação? Não tenho pressa no reboque e deve me sair mais em conta do que comprar um caminhão.
Obrigado
Acho bastante peso p band rebocar, mas vamos aguardar quem já rebocou traileres p ver a opinião deles.
EU ACHO que as Band com motor do 608 aguentem sim, claro que tem que ver se o chassi vai aguentar esse peso.
claro que talvez o rendimento não será o mesmo dela sem peso perdera um pouco.
xibiu!!!
28/01/2019, 22:27
Caro.
Creio que a dúvida maior nem deveria ser na questão força, e sim segurança.
Puxar com certeza a Band vai puxar, mas e na questão frear, como será o controle da Band sobre todo esse peso de arraste, sendo que o reboque é praticamente o dobro do peso do veículo tracionador?
Creio existir uma regra onde o peso tracionado não deve ser maior que o peso do veículo que está tracionando.
Abraço;
titanium
30/01/2019, 23:06
Luciano, aguenta sim.
Procure uma com motor OM 364 e de preferência Perua Longa, pois você também conseguirá usar no dia a dia e terá mais conforto, espaço interno E Estabilidade para o conjunto.
Essa tara está no limite de towing das Banda, se não me engano.
Da uma procurada aqui no fórum pois tem tópico registrando isso.
Arranjado o carro, turbine com uma turbina Apl 42/48 ou de preferência uma K16 (tem vários modelos de K16, procura aqui no fórum que tem a referência da K16 adequada pra band)
A K16 pega desde baixas rotações, mas creio que a 42/48 não irá desapontar.
Vai ganhar torque suficiente para rebocar.
Eu puxo trailer de 1.2 ton numa Longa sem turbo. Na reta vai muito bem. Conjunto estável, roda muito bem até 90 km/h e para freiar os freios a disco nas 4 rodas dão conta do recado.
Nosso trailer tem freio inércia, mas desativei.
Já viajei pra SP com ele e mesmo em serra, sossegado, só não pode forçar as frenagens, tem que ir freiando com antecedência.
Mas nesse peso aí tem que ter freio inércial.
Cuide para ter uma carreta bem equilibrada pq senão vai pendular e é acidente na certa, mesmo que esteja a 40 por hora.
Providencie um engate de reboque condizente com a carga do reboque e vá na fé.
Band é uma ótima opção para towing até por conta de o parachoque estar muito próximo do eixo traseiro..mas repito, procure uma longa (jipe fechado, não me refiro a pick-up não) ! Terá uma estabilidade muito maior para esse peso.
Abraço
Sergio c
31/01/2019, 09:50
Se tracionar esse peso todo, tem de ter um freio inercial dos bons no reboque, de preferência com discos, pois, se tiver de frear em uma emergência, vais frear como os carros da década de 1950...
luciano_ferreira
03/02/2019, 23:07
Obrigado pelas dicas!!
Vou fazer uma carreta equilibrada e usar engate militar (de até 10 ton). Sobre freio, com certeza tem q ter freio inertial na carreta. Eu rebocava uma lancha que pesava 1,5 ton com uma certa de 2 eixos e freio inercial com uma Pajero Sport diesel e era tranquilo demais!
O OM 362 ia nas band até 94, certo?
Luciano, aguenta sim.
Procure uma com motor OM 364 e de preferência Perua Longa, pois você também conseguirá usar no dia a dia e terá mais conforto, espaço interno E Estabilidade para o conjunto.
Essa tara está no limite de towing das Banda, se não me engano.
Da uma procurada aqui no fórum pois tem tópico registrando isso.
Arranjado o carro, turbine com uma turbina Apl 42/48 ou de preferência uma K16 (tem vários modelos de K16, procura aqui no fórum que tem a referência da K16 adequada pra band)
A K16 pega desde baixas rotações, mas creio que a 42/48 não irá desapontar.
Vai ganhar torque suficiente para rebocar.
Eu puxo trailer de 1.2 ton numa Longa sem turbo. Na reta vai muito bem. Conjunto estável, roda muito bem até 90 km/h e para freiar os freios a disco nas 4 rodas dão conta do recado.
Nosso trailer tem freio inércia, mas desativei.
Já viajei pra SP com ele e mesmo em serra, sossegado, só não pode forçar as frenagens, tem que ir freiando com antecedência.
Mas nesse peso aí tem que ter freio inércial.
Cuide para ter uma carreta bem equilibrada pq senão vai pendular e é acidente na certa, mesmo que esteja a 40 por hora.
Providencie um engate de reboque condizente com a carga do reboque e vá na fé.
Band é uma ótima opção para towing até por conta de o parachoque estar muito próximo do eixo traseiro..mas repito, procure uma longa (jipe fechado, não me refiro a pick-up não) ! Terá uma estabilidade muito maior para esse peso.
Abraço
titanium
04/02/2019, 07:36
Isso, om 364 saiu nas bands de 1990 a 1994.
Boa sorte aí na empreita e vai postando os resultados.
Abraço
THBrutus
05/02/2019, 23:22
Já reboquei de tudo na bandeirante, o segredo é um bom engate traseiro com mão francesa e bem reforçado, um bom freio no reboque e sempre baixa velocidade...
Já reboquei de tudo na bandeirante, o segredo é um bom engate traseiro com mão francesa e bem reforçado, um bom freio no reboque e sempre baixa velocidade...
Brutus, pra rebocar esse peso seria bom ir de reduzida em trechos de aclive e declive? ou vai normal ?:pensativo:
titanium
06/02/2019, 10:33
Brutus, pra rebocar esse peso seria bom ir de reduzida em trechos de aclive e declive? ou vai normal ?:pensativo:
Uma Band turbinada vence fácil qualquer aclive.
Se tiver com relação original, não precisa descer reduzido não, basta deixar engrenado e ir mantendo a velocidade (sem deixar ganhar velocidade) com pisadas de freio suaves e sem manter o pé direto no freio (senão aquece).
Se sentir que vai aquecer, para logo o carro e espera esfriar.
O essencial para o reboque é a distribuição do peso da carga, de modo que fique ligeiramente à frente do trailer (mas que o peso na bola não ultrapasse 60kg, senão força muito.
Uma Band turbinada vence fácil qualquer aclive.
Se tiver com relação original, não precisa descer reduzido não, basta deixar engrenado e ir mantendo a velocidade (sem deixar ganhar velocidade) com pisadas de freio suaves e sem manter o pé direto no freio (senão aquece).
Se sentir que vai aquecer, para logo o carro e espera esfriar.
O essencial para o reboque é a distribuição do peso da carga, de modo que fique ligeiramente à frente do trailer (mas que o peso na bola não ultrapasse 60kg, senão força muito.
:curtir::palmas: DICA ANOTADA..
Sergio c
06/02/2019, 11:03
Em dias de chuva tem que cuidar com o famoso "L", comuns em carretas. Aí é acidente na certa.
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