Conectar

Ver Versão Completa : Kit de suspensão de Toyota para Rural

Cícero Franco
11/05/2006, 08:32
A Garra 4x4 está comercializando um kit de suspensão da toyota para Rural. Eu estou querendo colocá-lo na Potranca, porque a suspensão original deu prá bola. Coloquei um kit fess que deixou mais macia, mas os problemas apareceram, como o shimmy. A Potranca tem motor diesel e caixa da MB Sprinter. Isto deve ter aumentado o peso no eixo dianteiro. Sempre ouvi falar bem desta suspensão da Toyota, mas não sei de ninguém que usou a adaptação. A Garra é uma empresa idônea, portanto não teria porque vender algo que não funcionasse.

Alguém por aí usa este kit? Ele deixa a Rural mais alta ou não? Fica realmente mais macia e estável? Quem puder me ajudar eu agradeço! :concordo:

Elmer_Jeep
11/05/2006, 09:50
Cícero Franco, Eu uso a suspensão da band no meu CJ5 e na F75 do meu pai, ambos com motor e cambio da Toyota Band 14B.

Não comprei em forma de kit, na época nem tinha essa possibilidade, comprei os feixes da band 95 em diante(FABRINI/NHK), comprei os jumelos de tamanho original com buchas de PU, e encomendei na fábrica através de uma Concessionária Toyota os suportes de fixação dos feixes e dos jumelos ao chassi.

Vou te contar, os benefícios são inúmeros, ganho de altura(mesmo sendo spUa), flexibilidade, estabilidade e um certo conforto comparado com o sistema original.

Outro item q eu recomendo é substituir os 4 amortecedores pelos trazeiros da Ranger cofap turbogas GL.12343, muito utilizados pela galera dos CJ's e tem curso suficiente pras Rural e F75. Com eles vc vai ganhar mais estabilidade e maciez, falo por experiencia própria pois um certo dia peguei meu CJ e rodei sem amortecedor, voltei pra oficina, montei amortecedores de toyota, rodei com eles, voltei novamente e montei os turbogas da ranger, rodei novamente e o resultado foi altamente satisfatório.

Aqui mesmo na seção Rural / F75 foi criado um tópico onde falamos sobre suspensão de toyota:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16072

Precisando de mais dicas to na área :concordo:

[]'s

Aurélio
11/05/2006, 10:48
Cícero Franco,

Não sei quanto à Rural, mas esse kit no Jeep faz com que o eixo dianteiro fique um pouco mais para trás por conta da centralização do eixo, haja vista que as molas da Bandeirante são um pouco maiores do que as originais do Jeep.
Essa informação foi dada pelo meca da Josewal que vende o mesmo kit.

[]´s

ribon
11/05/2006, 11:01
Eu vi o kit do Garra4x4 e ele estava montado em um F-75... Os caras lá alongam o chassi na frente para colocar este kit.

Estou mondando estas molas em um chassi de F que tenho, e pelos cálculos que fiz, o eixo vai ficar na mesma posição que o original ou muito próximo, sem ter de alongar nada do chassi..

Se você puder esperar nos próximos dias eu publico fotos, só não faço ainda, pois estou esperando chegar os suportes e os feixes...

[ ]´s

Elmer_Jeep
11/05/2006, 11:02
aurelio, meu amigo.

esse mecanico tá falando caca... :parede:

É indispensável manter a centralização do eixo, o ponto de referência são os batentes de borracha.

Os feixes band cabem perfeitamente no chassi da Rural, F75 e CJ5 sem necessidade de alongar o chassi ou deslocar a centragem do eixo.

[]'s

Cícero Franco
11/05/2006, 14:19
Ribon et alli.

Este kit não é pug-n-play? é preciso fazer adaptação no chassis?

[]s

ribon
11/05/2006, 14:50
Pelo que vi lá na Garra não é...

Mas todos estes kits, vc tem que substituir todos os suportes de mola pelos da Toyota Bandeirantes.

Na substituição vc tem que reposicionar os mesmo, pois as molas da Band são maiores que as do CJ/F-75/Rural...

[ ]´s

Aurélio
11/05/2006, 19:00
Jipeiro_RR,

Ô Caboclo,
Ocê falô tá falado, uai!
Na verdade, como afirmei acima, foi informação dada por telefone, sem maiores detalhes e tal.

[]´s

BrunoBB
12/05/2006, 09:47
Minha Rural está com Q20B4 turbinado e caixa 4 marchas da D-10 e CT da band, um conjunto bem pesado. Instalamos os feixes da Toy longa com jumelos da mercedes, gostei do resultado. O chassi foi alongado na frente, as molas são muito compridas. Seguem fotos.

bruno_
12/05/2006, 10:03
Os feixes band cabem perfeitamente no chassi da Rural, F75 e CJ5 sem necessidade de alongar o chassi ou deslocar a centragem do eixo.

[]'s

Na substituição vc tem que reposicionar os mesmo, pois as molas da Band são maiores que as do CJ/F-75/Rural...

Alguem sabe se o tamanho dos feixes da Toy muda de ano pra ano?

Eu fui ver um feixe da Toy e tinha 117cm de tamanho, se não me engano o da F-75 tem só 90cm, mas não me lembro pra que ano de Toy é esse feixe.

O moleiro me disse que tem três modelos diferentes de molas pra Toy Band, mas no momento ele só tinha esse.

ribon
12/05/2006, 10:42
Vamos lá..

Toyota Jeep (82 até 94)
Dianteira - 551+551 = 1102mm
Traseiro - 662+662 = 1324mm

Toyota Pick-up/Perua/Cab. Dupla
Dianteiro - mesmo
Traseiro - 657+657 = 1314mm

No site da EASA http://www.aesa.com.br/ tem um catalogo com todas as bands, anos, comprimento dos feixes e numero de molas...

[ ]´s

Aurélio
12/05/2006, 13:12
No site da EASA http://www.aesa.com.br/ tem um catalogo com todas as bands, anos, comprimento dos feixes e numero de molas...

Ou então, veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8741&highlight=molas

[]´s

bruno_
12/05/2006, 13:37
Valeu muito bom esses links!

Vai ajudar bastante! :concordo:

Beto Lacerda
12/05/2006, 14:20
BrunoBB, qto gastou de jumelos e ponto fixo ?? gostei dos suportes de mola ...
[]'s

José Augusto
12/05/2006, 14:42
A minha rural está parecida com a do Bruno, o motor S4T interculado, 2 alternadores, 2 baterias sendo 1 de caminhão, 2 guinchos, gaiola interna, etc ... ou seja está muito pesada, o feixe dianteiro foi substituido por feixe de mola trazeiro de toyota bandeirantes longa, este feixe é bem maior que o original, a rural está spoada com os feixes quase plano com 6 laminas, os jumelos continuaram a frente mas bem pequenos, o chassi foi alongado cerca de 40 cm para frente sendo que entre 20 e 25 cm já seriam suficientes para acomodar o apoio do novo feixe.

Como ela é 1975 o feixe trazeiro já é mais reforçado, mas mesmo assim ela recebeu laminas adicionais e tambem está quase plano, os jumelos trazeiros são maiores que os originais.

:P

Elmer_Jeep
12/05/2006, 15:55
BrunoBB, qto gastou de jumelos e ponto fixo ?? gostei dos suportes de mola ...
[]'s

Já vi algumas bands com esses suportes e jumelos, se não me engano são da linha mercedes.

[]'s

marcoamieiro
09/06/2006, 10:44
Olá pessoal!
Gostaria de saber se alguém pode me esclarecer uma dúvida:
Quero colocar as molas da Toy Band na minha F75, porém, estou meio quebrado para comprar o tal Kit, então resolvi montar sozinho a coisa toda, aí surgiram as dúvidas:
1) - Qual modelo de feixe colocar?
2) - Devo montar a dianteira também com os feixes traseiros, ou ponho cada um no seu lugar?
3) - Os suportes fixos das molas devem ser reposicionados ou só os suportes dos jumelos?
4) - Qual a diferença entre usar os suportes originais da Toyota e usar os da mercedes como na foto.
5) - De qual modelo da Mercedes são aqueles suportes e jumelos da foto?

Minha F 75 é ano 1975 e pretendo usá-la no dia-a-dia, em pequenas viagens e trilhas leves.
Amigos agradeço a colaboração de vocês, até mais.

Elmer_Jeep
09/06/2006, 11:10
marcoamieiro, vou tentar responder

1 - Feixes da toyota band "moderna" 95 em diante.

2 - Cada um no seu lugar

3 - os suportes originais devem ser removidos e os novos reposicionados (mantendo a centragem dos eixos)

4 - Com os suportes originais toyota vc pode usar buchas de PU ou borracha(band moderna) que permitem uma certa torção lateral dando mais flexibilidade ao conjunto, já com os mercedes a torção lateral não existe e na minha opinião podem ocasionar quebra dos olhais dos feixes.

5 - não tenho a resposta e não sou a favor desse tipo de suporte/jumelos...

Isso tudo não é regra, é apenas a opinião particular de quem usa e trabalha com oficina de 4x4's :concordo:

1 abraço.

marcoamieiro
09/06/2006, 11:17
4 - Com os suportes originais toyota vc pode usar buchas de PU ou borracha(band moderna) que permitem uma certa torção lateral dando mais flexibilidade ao conjunto, já com os mercedes a torção lateral não existe e na minha opinião podem ocasionar quebra dos olhais dos feixes.

Obrigado pelas dicas amigo,mas deixa eu fazer mais uma perguntinha:
Os suportes originais da Toyota servem no chassi da F75? ou é necessário adaptá-los?

Elmer_Jeep
09/06/2006, 11:26
Servem perfeitamente, depois de feitas as devidas medições basta refurar o chassi e parafusar os suportes, ou se preferir podem ser apenas soldados no chassi.

Na F75 do meu pai a distancia entre os suportes dianteiros ficou com 105cm e para o feixe trazeiro é de 127cm (de centro a centro dos suportes) isso deixa os jumelos com uma boa inclinação facilitando o movimento dos feixes.

BrunoBB
09/06/2006, 17:25
Beto Lacerda:

Desculpe-me a demora para responder, fiquei longe do 4x4brasil por algum tempo.
Na época gastei cerca de R$ 1800,00 para fazer tudo, molas (toy) e jumelos (mercedes), incluindo mão de obra. Um moleiro de caminhões no anel rodoviário de Belo Horizonte.

marcoamieiro
12/06/2006, 12:44
Ok amigo valeu pelas dicas, agora que tenho essas informações ficou tudo mais fácil, vou mandar bala e por logo as molas.
Brigadão!!!!

José Francisco
02/09/2006, 21:14
Amigos qdo adaptei molas de toyota bandeirante no meu cj6 se não me engano usamos molas do jipe toytota bandeirante curto, as quais são diferentes da toyota pick-up. vale a pena conferir as medidas quando encomendar.

Elmer_Jeep
04/09/2006, 10:47
A diferença está apenas nos feixes trazeiros, pois a picape tem algumas das laminas inferiores retas ja que é um veículo de carga, diferente do Jipe que só carrega uma determinada quantidade de passageiros.

Quanto as medidas já tem a tabela nas paginas anteriores.

Outro detalhe importantíssimo é utilizar feixes das bands modernas (95 em diante) pois os olhais são maiores e as laminas mais flexiveis.

[]'s

Ricardo Bambhoo
04/09/2006, 14:16
Cícero Franco,

Não sei quanto à Rural, mas esse kit no Jeep faz com que o eixo dianteiro fique um pouco mais para trás por conta da centralização do eixo, haja vista que as molas da Bandeirante são um pouco maiores do que as originais do Jeep.
Essa informação foi dada pelo meca da Josewal que vende o mesmo kit.

[]´s
Aurélio, tem algo de errado nesta informação.
Eu tenho este kit (+ os feixes de S10 na traseira) e o eixo dianteiro continua no mesmo lugar. Mesmo pq se tiver que mudar o centro será preciso alongar ou diminuir o eixo cardã dianteiro, terá que rasgar as caixas de roda pra não ficar raspando, etc, etc, etc, ...
[]'s

Estevam
04/09/2006, 23:53
Olá...Cicero......
Eu estou colocando este kit da toyota, devido ao peso do motor tb..(4.9i), pelo q tudo esta indicando, vai melhorar mto.
Segundo o fabricante depois q eu andar com ela(f75 LURDINHA)VOU QUERER COLOCAR O TRASEIRO Q É DA S10, Q FICA UM SHOW....

Machado
08/09/2006, 01:42
Nobres companheiros estou com o intuito de mudar as suspensão da minha rural ano 62,4x4 mas estou com umas Dúvidas???
1 qual tipo de mola da band devo usar para a rural?(essa apartir de 95?)
2 quais modificações devo fazer (tipo alongar chassi coisa que não pretendo)?
3 será que colocando suspensão de band terei que mudar meus pneus que são os conhecidos 7.10/15?
4 qual o valor médio para esta mudança?
5 podem dar outras dicas para mim com relação a essa mudança!pois sou meio sem noção nesta parte!
obs: vou usar ela para passeios e trilhas leves sem ser coisa muito pesada :concordo: grato!!!

Machado
22/09/2006, 16:49
Pois então galerinha só para reforçar se eu colocar mola de toyota ban deve ter que trocar os pneus da rural (eles são os originais)

marcoamieiro
11/01/2007, 13:32
Olá amigo, gostaria de saber se podes me ajudar. É o seguinte, desmontei uma F75 recém comprada ( um lixo), o chassi rachado bem nos suportes das molas dianteiras. Arranquei os suportes, fiz as soldas com reforços de fora a fora no chassi e comprei os feiches dianteiros da toyota pra por no lugar dos originais, porém, notei que os suportes das molas são bem mais largos do que os originais e mais largos do que o chassi, a pergunta é: basta equilibrar os suportes no chassi e meter solda ou é necessário alguma outra adaptação e também é necessário deslocar o ponto de fixação para compensar o comprimento dos feixes ou eu preciso alongar o chassi. Tem algum macete para deixar o eixo bem centrado ou é necessário primeiro montar a cabine com os paralamas para centrar o eixo?

Elmer_Jeep
11/01/2007, 14:28
Para manter a centragem dos eixos use como referência os batentes de borracha que vão parafusados abaixo do chassi. :wink:

Nos meus CJ's e na F75 do meu pai que instalamos feixes band a distância entre os suportes para o feixe dianteiro fica com 105cm e no o trazeiro 127cm. Verifiquei essas medidas em um chassi original de band ano 2000.

Sobre os suportes, basta dividir na viga do chassi mesmo. Uma dica legal seria vc afastar alguns cm pra fora os suportes do lado direito porque as laminas do feixe são mais largas que as originais e podem ficar muito próximas da carcaça do diferencial, leia mais sobre isso no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263&page=3

[]'s