Ver Versão Completa : Câmbio do Chevette 1.6 ou 1.0?
LUCIANO SCALABRIN
10/05/2006, 14:18
Amigos,
Tendo em vista que vários jipeiros tem colocado o câmbio do Chevette nas suas viaturas e que por sinal é bem mais em conta, fiquei em dúvida se é o do Chevette 1.6 ou 1.0?
Alguém pode me informar?
Abraço a todos...
Rogério Tortato
10/05/2006, 20:57
pelo que sei, ambos podem ser usados.
não são dos mais robustos, mas pelo que dizem, estão aguentando bem o tranco.
a diferença entre os dois (pelo que já li no fórum) é só interna. o do 1.0 é bem mais curto, o que, normalmente é melhor pra jeep, mas isso vai depender do seu motor. se for mais fraco, tipo 4 cilindros, talvez seja mais indicado o câmbio curto. se for motorzão, não tem necessidade de maior redução.
de qualquer forma, pesquise pelo fórum, que tem uma grande discussão a respeito.
abraços.
Fala Luciano, blz ?? Cara, qquer um dos dois fica de bom tamanho. . . Até mesmo o 4m fica legal. . . o Paulo de Valinhos tá com o 4cc a álcool de opala com clarkette 4m e tá feliz da vida. . . inclusive nas trilhas. . . . eu andei no dele (já que o meu só fica pronto no final do mês) . . . e senti a falta da 5ª marcha. . . pois o motor pede . . . Agora, pra trilha, naum tem problema. . . tanto faz o de 4 como o de 5 m. . . .
[ ]´s
Dias
William_NATAL
11/05/2006, 11:07
O de 1.0 acho muito reduzido , o de 1.6 4 marchas é o ideal. por sinal é o que eu utilizo no meu cj.
Motor longitudinal com tração traseira transmitida por cardã abaixo as relações:
Relações
Câmbio mecânico de 4 marchas 1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,100:1.
Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6) 1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,840:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,110:1 (Chevy 500), 3,900:1 (restante da linha).
Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0) 1ª) 4,280:1; 2ª) 2,310:1; 3ª) 1,480:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,900:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,880:1.
Vou meter meu bedelho e perguntar uma coisa para os caros amigos:
Sei que essa caixa de chevete não seria ideal para usar numa Rural,mas será que uma caixa 5 marchas de opala 6cc(dos modernos por exemplo) aguentaria o tranco?Tenho um motor willys 3.0 recém retificado.
Na estrada anda bem mas se levantar muito o giro por um período maior além do consumo aumenta também a temperatura! :x :x :x
Quente,quente,quente!!! :pensativo:
Ainda bem que coloquei uma junta metálica...
Abraços...
LUCIANO SCALABRIN
11/05/2006, 23:11
Bom... toda informação é bem vinda, ainda mais pra quem não entende muito do assunto... hehehehe
Agora mais uma dúvida... o Chevette do qual será tirada a caixa pode ser de qualquer ano ou tem algum específico? É porque se puder pegar de qualquer ano, desde que seja do 1.6 (4 marchas) eu já tenho ele na mão.
Se for assim tá resolvido o meu problema...
Grande abraço a todos e obrigado pela força.
Fala Zepi, blz ?? Cara, o clarkette 5m (cl2205) bem como o de opala 5m (cl2205), são o mesmo câmbio, o que muda é o tamanho da saída do canhão do entalhado (10 cm maior no opala) e a relação das marchas. . . de resto é o mesmo câmbio. . . . não vejo necessidade de vc pagar bem mais caro num câmbio 5m de opala. . . que é mosca branca. . . e tá inflacionado quase igual aos cl2205 de pickup . . . se vc vir no link q te passei do chevetteiros de curitiba. . . o pessoal colocar 4cc com clarkette 5m e vira numa boa, alterando o comando, bura e outras coisas e andam beliscando a bunda dos 6cc. . . bem como os 6cc mesmo. . . fora que ainda tem vários chevettes com ap turbinado. . . e todos com os clarkettes. . . por isso que eu digo que não há necessidade de ser um câmbio de opala mesmo. . .
Luciano, blz ?? Eu te aconselharia a pegar um 5m mesmo, pois andei esse fds num 54 com 4cc de opala e clarkette 4m e ele fica pedindo uma 5ª marcha. . . fica parecido com fusca . . . além da diferença de preço naum ser tão grande entre eles. . . .
[ ]´s
Dias
LUCIANO SCALABRIN
12/05/2006, 13:30
Beleza...
Vou procurar uma caixa do Chevette 5 marchas, mas será que tem que mexer alguma coisa no diferencial?
Abraços
Fala Luciano, no meu caso, tenho um CJ3A 51 e ele é menor um pouco que os CJ5 normais. . . entaum, como estou terminando de reformar a viatura, vou colocar o motor o máximo que der pra frente, pra naum precisar mexer nos cardãs. . . pois a viatura do Paulo de Valinhos (ploesch), que é um CJ3B 54, o meca colocou o motor com um pouco de espaço na frente (uns 5 cm, pelo menos) e ele teve de recuar quase 10 cm a travessa do câmbio, tendo de mexer nos cardãs. . . quero ver se consigo, deixar na posição original ou então, recuar o mínimo possível. . . .
[ ]´s
Dias
Fala grande Dias Blz?
Bom eu acho que você vai ter que mexer no cardan, até o meu CJ5 tive que mexer.É que se o motor ficar muito para frente atrapalha o curso da suspensão dianteira.....a bola do diferencial pega na polia do motor.
Grande abraço.
Fala kbrito, blz ?? Cara, isso é que eu vou ver na semana que vem, já que estarei indo buscar os eixos que mandei revisar amanhã. . . daí eu poderei ver como vai ficar. . . eu espero que, se for mexer, mexa o mínimo possível. . .
[ ]´s
Dias
Eae Dias?Tudo na boa?
Cara pensei em colocar mesmo a do chevette mas achei que para uma Rural que é pesada não iria dar certo...
Acho que uma "clarkette" deve ser mais robusta que a própria willys pelo menos...Meu uso é praticamente urbano(não faço trilhas)Uso no fora de estrada mais em épocas quentes,para ir a praia ,acampar,passeios e etc.
Obrigado pela dica,como vc disse essa caixa é bem mais em conta$$$$$
Aguardo mais opiniões dos colegas jipeiros.
Abraços.
cmte_carvalho
14/05/2006, 16:40
Olá amigos!
Gostaria de aproveitar o tópico para perguntar-lhes o seguinte: como o meu Jeep possui motor 6 cilindros de Opala, seria bom colocar no mesmo o câmbio original 5 marchas do carro ao qual pertence o motor?
Digo, com tal câmbio eu posso conseguir mais velocidade do que com o atual de 4 marchas que possuo (só chego a uns 100 e já forçando bastante)...?
No aguardo, até!
Fala André, blz ?? Cara, se vc colocar um clarkette vai ficar bem melhor que o original, agora. . . pra ter maior desenvoltura, o correto é vc trocar tb a relação dos diferenciais, pra uma mais longa. . . sendo que, eu acho que só o clarkette 5m ou o do opala 5m já é o suficiente . . .
[ ]´s
Dias
O de 1.0 acho muito reduzido , o de 1.6 4 marchas é o ideal. por sinal é o que eu utilizo no meu cj.
Motor longitudinal com tração traseira transmitida por cardã abaixo as relações:
Relações
Câmbio mecânico de 4 marchas 1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,100:1.
Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6) 1ª) 3,746:1; 2ª) 2,157:1; 3ª) 1,378:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,840:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,110:1 (Chevy 500), 3,900:1 (restante da linha).
Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0) 1ª) 4,280:1; 2ª) 2,310:1; 3ª) 1,480:1; 4ª) 1,000:1; 5ª) 0,900:1; Ré) 3,815:1; Diferencial) 4,880:1.
Vc disse que tem o câmbio 1.6. Como vc fez a adaptação? Eu quero colocar no meu. O mecânico pediu para eu perguntar se existe algum kit à venda para essa adaptação. Como foi que vc fez?
Vc disse que tem o câmbio 1.6. Como vc fez a adaptação? Eu quero colocar no meu. O mecânico pediu para eu perguntar se existe algum kit à venda para essa adaptação. Como foi que vc fez?
Amigo , o DIAS vende o kit e parece que pode te entregar já instalado no cambio chevette.... Troca uma ideia c/ ele...
Boa sorte !
amigo Dias se pronuncie!Que história é essa de flange?Vc mesmo que produz?INformações!
Abraço.
Fala Zepi, blz ?? Eu, mais o MarcosET, Lmatias e alguns outros amigos do fórum, começamos a trocar idéias em como desenvolver uma flange pra podermos instalar o clarkette sem perder a tração. Eu, comecei a correr atrás do material e de profissionais e acabei conseguindo montar a flange e já cheguei a vender algumas, a primeira que está rodando até hoje e, fazendo trilhas, é do Paulo Valinhos, e ele está muito contente.
Se vc quiser, no fórum estão postadas as fotos da minha flange, bem como de outros usuários do fórum. . .
[ ]´s
Dias
rural4x4
16/05/2006, 08:26
Dias
Quanto custou em media uma flange dessa?
E ai dias,tranquilo?
Gostei de saber disso...mas queria mais algumas informações:o valor do flange ou klit?Esse flange cadb em outras CL2205 e 2215 e etc?TIpo pode ser reaproveitada com outra clark de 5 marchas?
E onde estão as fotos desses flanges?
Grato.
Minah viatura esta com o motor 4cc opala e o cambio clarck 4m, com a segunda escapando, fui fazer um orçamento e ficou em R$300,00 para arrumar é mais negocio trocar por um cambio 5m do Chevette, pelo valor, caso faça isto teria que encurtar cardam ou outra adaptação mais complicada, qual é o comprimento do cambio do Chevette.