Ver Versão Completa : Viagem Brasília -> Jalapão dias 08-06-2019 até 15-06-2019.
diogofalcomer
18/01/2019, 15:59
Fala pessoal,
Estou planejando uma viagem saindo de Brasília e indo ao jalapão em junho, mais precisamente entre os dias 08 e 15, pode ser q eu aumente ou diminua. Dependendo dos roteiros.
Por enquanto, comecei a fazer um planejamento ( sei que tem vários posts, e li a maioria deles mas mesmo assim resolvi postar para ter mais ideias, locais e se por ventura aparecer alguém querendo fazer a viagem em conjunto)
1° Dia - Saída de Brasília até Aurora do Tocantins = 476 KM (A ideia é ir dar um mergulho no rio azuis - o menor rio do mundo)
2° Dia - Saída de Aurora Até Ponte Alta = 338 KM ( Aurora -> rio da conceição -> cachoeira da fumaça -> Pedra Furada e Ponte Alta)
3° Dia - Ponte Alta, cachoeira da velha, Dunas e Mateiros = 219KM.
4° Dia - Mateiros -> São Felix. (Acordar cedo e ver o sol nascer na Serra do Espirito Santo). Parar em algum fervedouro, ou/e na cachoeira da formiga.
5° Dia - São Felix -> Novo Acordo. ( estou pesquisando ainda os atrativos no caminho. ou se vale ficar mais um dia em São felix)
6° Dia - Novo Acordo -> Arraias ( Passando pela lagoa do japonês) não sei se vai dar tempo disso tudo hehehe
7° Dia- Arraias -> DF
Então pessoal, esse é um esboço do que eu estou planejando para minhas férias. O carro é uma TR4 2006 4x4, um dos problemas é que ela tem apenas 53L de tanque. Talvez eu leve um combustível extra (mas não tenho bagageiro de teto).
Minha ideia inicial é ir em hotéis ou pousadas, camping ainda estou vendo.
No mais é isso, se tiver alguém por lá nessa época! Podemos ver!
Se tiverem mais dicas de locais, pousadas e etc. Aceito todas!
ivancgbsb
19/01/2019, 07:47
Bom dia Diogo.
Tenho alguma coisa sobre o Jalapão aqui: Viagens ao Jalapao - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/viagens-ao-jalapao)
Você não pretende visitar Mumbuca ?
azuis - o menor rio do mundo)
O "Azuis" foi rebaixado. rsrsrsrs Atualmente é considerado o 3o menor rio do mundo.
Em Mateiros tem duas boas pousadas: Panela de Ferro e Santa Helena.
Estou à disposição.
diogofalcomer
21/01/2019, 13:55
Boa tarde Ivan,
Muito obrigado por postar o link das suas viagens. Vou ler tudo aqui agora!!!
Agora pesquisando aqui o Azuis ta em terceiro mesmo kkk mas continua o menor do brasil kkk
Você não pretende visitar Mumbuca ?
Então, ainda não sei... pra falar a verdade não sei muito se vale a pena. Eu e a minha esposa, não somos lá dos que compram artesanatos. E eu fico um pouco grilado do tanque da TR4 ser pequeno pra ficar dando muitas voltas. Entre pegar um fervedouro e ir no mumbuca, acho q a gente fica com a primeira opção. kk
Mas então, você recomenda?
ivancgbsb
22/01/2019, 08:47
Mas então, você recomenda?
O "forte" em Mumbuca é o artesanato.
Fica a seu critério a ida á Mumbuca. Mas se for, leve brinquedos, revista em quadrinhos, copos de vidro, e principalmente livros (pedido da professora de lá.)
De Mateiros à Mumbuca são 33km. Tem um fervedouro no caminho
diogofalcomer
22/01/2019, 11:21
De Mateiros à Mumbuca são 33km. Tem um fervedouro no caminho
Legal!! Gostei desse lado de ajuda para as crianças.
Vou ver melhor esse meu roteiro também. Vi que tem um fervedouro que se dormir nele, da pra ir a noite. deve ser legal.
Anibal de Biase
09/02/2019, 20:02
Olá Diogo. Não conheço ainda o Jalapão e de repente conseguimos ir numa mesma tocada.
diogofalcomer
10/02/2019, 11:47
Olá Diogo. Não conheço ainda o Jalapão e de repente conseguimos ir numa mesma tocada.
Fala Aníbal, acabei modificando um pouco a viagem.
estou me programando para sair no dia 06 agora e passar pelo rio azuis mas ir direto a Dianopolis.
07 -> dianopolis -> ponte alta passando por Rio da conceição.
E assim por diante.
BrunoLeite
10/02/2019, 15:32
Fala pessoal,
Estou planejando uma viagem saindo de Brasília e indo ao jalapão em junho, mais precisamente entre os dias 08 e 15, pode ser q eu aumente ou diminua. Dependendo dos roteiros.
Por enquanto, comecei a fazer um planejamento ( sei que tem vários posts, e li a maioria deles mas mesmo assim resolvi postar para ter mais ideias, locais e se por ventura aparecer alguém querendo fazer a viagem em conjunto)
1° Dia - Saída de Brasília até Aurora do Tocantins = 476 KM (A ideia é ir dar um mergulho no rio azuis - o menor rio do mundo)
2° Dia - Saída de Aurora Até Ponte Alta = 338 KM ( Aurora -> rio da conceição -> cachoeira da fumaça -> Pedra Furada e Ponte Alta)
3° Dia - Ponte Alta, cachoeira da velha, Dunas e Mateiros = 219KM.
4° Dia - Mateiros -> São Felix. (Acordar cedo e ver o sol nascer na Serra do Espirito Santo). Parar em algum fervedouro, ou/e na cachoeira da formiga.
5° Dia - São Felix -> Novo Acordo. ( estou pesquisando ainda os atrativos no caminho. ou se vale ficar mais um dia em São felix)
6° Dia - Novo Acordo -> Arraias ( Passando pela lagoa do japonês) não sei se vai dar tempo disso tudo hehehe
7° Dia- Arraias -> DF
Então pessoal, esse é um esboço do que eu estou planejando para minhas férias. O carro é uma TR4 2006 4x4, um dos problemas é que ela tem apenas 53L de tanque. Talvez eu leve um combustível extra (mas não tenho bagageiro de teto).
Minha ideia inicial é ir em hotéis ou pousadas, camping ainda estou vendo.
No mais é isso, se tiver alguém por lá nessa época! Podemos ver!
Se tiverem mais dicas de locais, pousadas e etc. Aceito todas!
Olá Diogo,
Sou novo no mundo dos 4x4 e no fórum, mas nas viagens já estou há um bom tempo.
Uma sugestão pro seu roteiro é no dia 03 entre Ponte Alta e Mateiros tem dois lugares bem legais para visitar o Canion Sussuapara e a Cachoeira do Lajeado no WikiLoc tem as coordenadas de GPS para eles.
Não sei se você estará com barraca, mas uma opção também é fazer ponte alta até a cachoeira da velha num dia, acampar por lá e seguir pra Mateiros no outro dia.
Boa viagem
Anibal de Biase
10/02/2019, 16:11
Olá Diogo,
Dia 06 de março?
Fala Aníbal, acabei modificando um pouco a viagem.
estou me programando para sair no dia 06 agora e passar pelo rio azuis mas ir direto a Dianopolis.
07 -> dianopolis -> ponte alta passando por Rio da conceição.
E assim por diante.
Uma velha F1000 4x2 mas em ordem de marcha, consegue percorrer esse roteiro do Jalapão? Tenho vontade de conhecer o lugar mas não sei se o meu carro suporta a expedição. Não é 4x4 é também não é turbinada.
Anibal de Biase
10/02/2019, 21:12
Não conheço Jalapão, mas pelas matérias publicadas acho que só 4x4 mesmo
Uma velha F1000 4x2 mas em ordem de marcha, consegue percorrer esse roteiro do Jalapão? Tenho vontade de conhecer o lugar mas não sei se o meu carro suporta a expedição. Não é 4x4 é também não é turbinada.
titanium
11/02/2019, 09:04
Vai e volta com relativa tranquilidade.
O problema maior estão nos areiões que ficam mais para o lado oeste de Mateiros, especialmente no "atalho" que vai para a cachoeira da velha.
Mas nada que um motorista braçudo e pneus bem murchos não resolvam. Leve por precaução um guincho elétrico de umas 4 mil libras para ajudar em eventual atolamento (ah! e um ponto de ancoragem - pode ser um semieixo de pickup).
Se for rodar majoritariamente entre Mateiros e São Felix, mesmo em época de chuvas, creio que seja tranquilo.
Já fomos lá em Dezembro e com exceção desse trecho mais a oeste, não vi problemas para um 4x2.
Abraço!
diogofalcomer
11/02/2019, 10:54
Olá Diogo,
Sou novo no mundo dos 4x4 e no fórum, mas nas viagens já estou há um bom tempo.
Uma sugestão pro seu roteiro é no dia 03 entre Ponte Alta e Mateiros tem dois lugares bem legais para visitar o Canion Sussuapara e a Cachoeira do Lajeado no WikiLoc tem as coordenadas de GPS para eles.
Não sei se você estará com barraca, mas uma opção também é fazer ponte alta até a cachoeira da velha num dia, acampar por lá e seguir pra Mateiros no outro dia.
Boa viagem
Fala aí valeu a dica! Eu acabei não dando muitos detalhes mas o canion já está no roteiro é caminho entre ponte alta e mateiros ( minha ideia é sair cedo de ponte alta ir no canion, cachoeira da velha e chegar no por do sol nas dunas. Não sei se vai dar tempo pra ir na cachoeira do lajeado). Como vai ser minha primeira vez lá, e eu não moro muito longe. Vou focar em algumas coisas e deixar outras, acha q a cachoeira da velha vale mais a pena que a do lajeado?
Eu vou estar com barraca sim, a ideia é revesar entre entre barraca e hoteis, dependendo do local e da disponibilidade dos dois.
Olá Diogo,
Dia 06 de março?
não dia 06 de junho, adiantei uns dias de férias.
Eu sempre leio que de 4x2 na época da seca é bem dificil. Eu iria na época da chuva, colocaria pneus atr ou mud. Acho que assim pode ser que de certo.
titanium
11/02/2019, 11:37
Se me permite opinar,
Fala aí valeu a dica! Eu acabei não dando muitos detalhes mas o canion já está no roteiro é caminho entre ponte alta e mateiros ( minha ideia é sair cedo de ponte alta ir no canion, cachoeira da velha e chegar no por do sol nas dunas. Não sei se vai dar tempo pra ir na cachoeira do lajeado). Como vai ser minha primeira vez lá, e eu não moro muito longe. Vou focar em algumas coisas e deixar outras, acha q a cachoeira da velha vale mais a pena que a do lajeado?
fazer Cânion Sussuapara, Cachoeira da velha e Dunas num dia fica puxado! É possível, mas fica muito corrido e vai precisar andar bem rápido, as estradas são péssimas (pedras grandes depois que vira rumo à cachoeira da velha), fica até perigoso andar rápido.
Eu sempre leio que de 4x2 na época da seca é bem dificil. Eu iria na época da chuva, colocaria pneus atr ou mud. Acho que assim pode ser que de certo.
Para areião o ideal é pneu sem cravos e com pouca pressão (baixar para umas 22 libras).
Do mais, é curtir e aproveitar, por que Jalapão é lindo demais!
:safari-rig:
diogofalcomer
11/02/2019, 12:09
Se me permite opinar,
fazer Cânion Sussuapara, Cachoeira da velha e Dunas num dia fica puxado! É possível, mas fica muito corrido e vai precisar andar bem rápido, as estradas são péssimas (pedras grandes depois que vira rumo à cachoeira da velha), fica até perigoso andar rápido.
Para areião o ideal é pneu sem cravos e com pouca pressão (baixar para umas 22 libras).
Do mais, é curtir e aproveitar, por que Jalapão é lindo demais!
:safari-rig:
Rapaz!! é pra opinar mesmo! Vou ir só eu e a patroa, 1 vez no jalapão quanto mais dicas tiver melhor. Eu realmente achava que era possível fazer isso tudo em 1 dia. Vou mexer nesse planejamento e atualizar tudo e posto aqui mais tarde.
To providenciando equipamentos ainda ( comprei pá portatil e compressor de ar 12v, ainda vou comprar macaco hidraulico, tanque extra, manilhas e cinta) para colocar no carro.
A minha tr4 está calçada com esses pneus https://www.carrefour.com.br/pneus?gclid=EAIaIQobChMImIjZ5-2z4AIVEA6RCh1r2At4EAQYASABEgJk4_D_BwE&destaque=9818685&crfetp_rop=sem&crfetp_ed=google_pla&tkSource=-google-shopping&tkOffer=e74de6a1-bc20-4dda-9930-8572d558efad&dLog=20190211110042&xml_sku=9818685&xml_category=auto-e-ferramentas+pneus&s_kwcid=AL!705!3!287886014552!!!g!345758813450!&ef_id=XGFyLgAAAH14yYKF:20190211141000:s
Estava pensando em rodar com eles com 20 psi, geralmente eu ando com 30 em estrada.
diogofalcomer
11/02/2019, 22:34
Fala pessoal...
Acabei refazendo uma boa parte da viagem com as dicas do pessoal aqui:
1° Dia - Saída de Brasília até Dianópolis = 650 KM (A ideia é ir dar um mergulho no rio azuis - o menor rio do mundo) - 06/06/19
- aqui quero sair bem cedo, ganhar tempo até a divisa e chegar por volta das 14 ou 15 horas no rio azuis, relaxar um pouco e seguir para Dianópolis .
2° Dia - Saída de Dianópolis Até Ponte Alta = 157 KM ( rio da conceição -> cachoeira da fumaça -> cachoeira do soninho -> Pedra Furada e Ponte Alta).
- Também vi sobre lagoa da serra em rio da conceição... mas não sei se vai dar tempo.
3° Dia - Ponte Alta, Canion Sussuapara, cachoeira da velha e camping/pousada rio novo = 165 KM
- Aqui começou com a primeira dica e mudança, posso fazer essa parada e fazer uma travessia mais relaxada.
- Ou fazer o caminho que eu tinha pensado que da 218 KM. Saindo da cachoeira da velha, indo curtir o final da tarde nas dunas e seguir pra mateiros já após o anoitecer.
Acho que essa parte vai depender muito de como esta a estrada, e de quando eu sair da cachoeira da velha, a diferença de Km não é tão grande, mas a estrada pode estar muito ruim. Acho que só vendo mesmo pra decidir.
4° Dia - Mateiros. Parar no fervedouro do ceiça, povoado mumbuca, encontro das águas e talvez na cachoeira da formiga.
5° Dia - Mateiros -> São Felix = 78KM( Acordar cedo e ver o sol nascer na Serra do Espirito Santo ) seguir para o fervedouro bela vista ( se não fui na formiga no dia anterior ir nesse) e depois praias do rio sono.
6° Dia - São Felix -> Lagoa do Japonês = 340 KM + 250 até Arraias ( Passando pela lagoa do japonês) não sei se vai dar tempo disso tudo hehehe
- Ainda não sei se vai dar tempo disso tudo.
- Ou se passo mais tempo em são Felix ou se volto para pindorama...
7° Dia- Arraias -> DF
- Esse trajeto depende do deslocamento do dia anterior.
Muito obrigado pela resposta pessoal!!
titanium
12/02/2019, 06:57
Diogo, se não me engano a Lagoa do Japonês fica antes de Ponte Alta.
Dá uma conferida no mapa.
Se for de fato antes, talvez seja interessante ir na lagoa na ida, a menos que sua ideia seja dar uma volta completa no parque.
diogofalcomer
12/02/2019, 13:02
Diogo, se não me engano a Lagoa do Japonês fica antes de Ponte Alta.
Dá uma conferida no mapa.
Se for de fato antes, talvez seja interessante ir na lagoa na ida, a menos que sua ideia seja dar uma volta completa no parque.
Com certeza, mas para eu ir pela lagoa do japonês eu iria fazer sair de campos belos sentido arraias e não ia passar no rio azuis. Aí eu faria um caminho de pindorama direto pra ponte alta depois. Da pra ir e voltar pra ponte alta visitando a cachoeira da fumaça, mas essa parada de ir e voltar pelo mesmo caminhão não me anima muito hehe
mas vou considerar sim.
diogofalcomer
12/02/2019, 19:02
Pra mostrar o roteiro. A ida é a seta pra cima, e a volta a seta pra baixo. Cortei do mapa depois da divisa TO-GO, sentido brasilia que é basicamente o caminho para a chapada dos veadeiros.
564395
Não conheço Jalapão, mas pelas matérias publicadas acho que só 4x4 mesmo
Obrigado pelas informações. Optei por adquirir uma F1000 só por causa do custo benefício. Pretendo melhora-la com lift, pneus A/T e outras coisas necessárias para expedições. A F1000 possui mecânica simples, manutenção barata e creio que vai me atender bem com um investimento não tão alto como vejo por aí.
Titanium, gostaria de fazer parte do grupo de Whatsapp do pessoal do DF, meu número é 9-9915-5247. Prefixo 61.
titanium
13/02/2019, 07:16
Pra mostrar o roteiro. A ida é a seta pra cima, e a volta a seta pra baixo. Cortei do mapa depois da divisa TO-GO, sentido brasilia que é basicamente o caminho para a chapada dos veadeiros.
564395
Diego,
Me parece (mas posso estar enganado) que o trecho Noroeste do seu roteiro não tem muitas atrações.
As principais estão entre Mateiros e São Felix.
No mapa não mostrou, mas tem uma estrada de terra (excelente, segundo dizem) que leva de Dianópolis a Mateiros.
É típica estrada de fazenda, larga para caminhão passar, e parece que se roda bem a 80 km/h. Pelo que percebi vai dar na pedra da baliza, bem perto de Mateiros.
A sua rota está boa! Dar a volta no parque é "um marco" bem interessante.
Uma rota opcional seria passar na Lagoa do japonês na ida, cânyon, cachoeira da velha, Mateiros, São Felix, Mateiros novamente e Dianópolis, em seguida Rio Azuis e BSB.
Na Wikiloc tem diversos tracks interessantes que podem ser seguidos.
Gosto de salvar vários para quando estiver rodando no GPS ver diversas marcações e POIs.
Dá uma conferida se tem alguma atração que lhe interesse ali por volta de Novo Acordo e se vale a pena passar lá.
Independentemente do roteiro, prepare o equipamento de fotografia por que serão belíssimas fotos e filmagens!
:concordo:
titanium
13/02/2019, 07:17
Obrigado pelas informações. Optei por adquirir uma F1000 só por causa do custo benefício. Pretendo melhora-la com lift, pneus A/T e outras coisas necessárias para expedições. A F1000 possui mecânica simples, manutenção barata e creio que vai me atender bem com um investimento não tão alto como vejo por aí.
F-1000 é uma excelente viatura.
Manutenção barata, mecânica simples, resiliente, confiável.
O fato de não ter 4x4 não é impeditivo algum.
Um bom ponto de ancoragem portátil + guincho + bloqueio no eixo traseiro + braço certamente levam você a muitos lugares que a maioria dos 4x4 vão.
Titanium, gostaria de fazer parte do grupo de Whatsapp do pessoal do DF, meu número é 9-9915-5247. Prefixo 61.
Já pedi!
diogofalcomer
13/02/2019, 13:51
Diego,
Me parece (mas posso estar enganado) que o trecho Noroeste do seu roteiro não tem muitas atrações.
As principais estão entre Mateiros e São Felix.
Tem algumas, mas acho q posso adicionar mais também. Eu tinha deixado esses dias abaixo pra lá:
4° Dia - Mateiros. Parar no fervedouro do ceiça, povoado mumbuca, encontro das águas e talvez na cachoeira da formiga.
5° Dia - Mateiros -> São Felix = 78KM( Acordar cedo e ver o sol nascer na Serra do Espirito Santo ) seguir para o fervedouro bela vista ( se não fui na formiga no dia anterior ir nesse) e depois praias do rio sono.
No mapa não mostrou, mas tem uma estrada de terra (excelente, segundo dizem) que leva de Dianópolis a Mateiros.
É típica estrada de fazenda, larga para caminhão passar, e parece que se roda bem a 80 km/h. Pelo que percebi vai dar na pedra da baliza, bem perto de Mateiros.
A sua rota está boa! Dar a volta no parque é "um marco" bem interessante.
Uma rota opcional seria passar na Lagoa do japonês na ida, cânyon, cachoeira da velha, Mateiros, São Felix, Mateiros novamente e Dianópolis, em seguida Rio Azuis e BSB.
Acho que achei ela aqui!! Essa da foto:
564423
Cara me deu uma ótima ideia mesmo. Pq o deslocamento entre São felix e novo acordo eu achei bem perdido e longe. Pela pedra da baliza me parece bem melhor.
Independentemente do roteiro, prepare o equipamento de fotografia por que serão belíssimas fotos e filmagens!
Vou levar tudo, camera, camera chinesa que filma embaixo da água!
Muito obrigado amigo!!
Se alguém desejar manter contato para trocar informações a respeito de preparação da vtr, meu zap taí. Não sou completamente leigo no assunto mas sempre aprendemos em discussões a respeito.
titanium
13/02/2019, 22:15
564423
Muito obrigado amigo!!
É esse mesmo o trecho, Diego!
Não tem erro, a estrada costuma ser bem mantida. É uma boa opção para acessar e sair de Mateiros, de quem vem de Brasília.
Veja aí se essa opção se adequa ao que tens em mente e aproveita a trip!
Lá é sensacional! Simples e paradisíaco!
Qualquer coisa só falar.
diogofalcomer
14/02/2019, 10:59
Lá é sensacional! Simples e paradisíaco!
Qualquer coisa só falar.
Muito obrigado pelas dicas!! Vou juntar tudo e começar a organizar, pegar hoteis e pousadas e tal! Abraço!
canzilao
23/06/2019, 01:12
Legal!! Gostei desse lado de ajuda para as crianças.
Vou ver melhor esse meu roteiro também. Vi que tem um fervedouro que se dormir nele, da pra ir a noite. deve ser legal.
Se vc gosta de ajudar, la na comunidade toda ajuda é bem vinda, a população lá é muito carente, mais muito carente mesmo, eu estou indo em Julho e to indo com a CS Toy abarrotada de doações para a turma la.
diogofalcomer
23/06/2019, 18:59
Só complementando aqui, voltei de lá agora dia 16. Viagem muito boa, recomendo passar pela região das serras gerais, lá tem um fluxo de turista bem menor que o jalapão que já está bem cheio. Pegamos a lagoa da serra, cachoeira da fumaça e cachoeira do soninho vazias.
Minha tr4 fez 7km/l no pior trecho ( ponte alta -> mateiros ) tem posto em ponte alta que aceita cartão ( gasolina 4,79) e 2 postos em mateiros (5,85 a gasolina) e em são felix ( 6 reais a gasolina) que aceitam cartão débito.
Como o fluxo de turismo lá está bem alto, não tem mais o problema de faltar combustível. Não utilizei por exemplo o galão que eu tinha levado, não se fazia necessário.
Eu levei uma boa quantia em dinheiro, porém muitos lugares mesmo estão passando cartão, então sempre pergunte e evite de gastar dinheiro onde passa cartão ( as vezes passa apenas débito).
Esta bem difícil encontrar pousada, então quem for e quiser pousada se programe com antecedência.
Algumas fotos da viatura, que se comportou lindamente na viagem!
567088
567089
567090
Boa tarde pessoal.
Tal qual o amigo fui para as serras gerais em Tocantins esticando para o Jalapão.
Viajei em uma TR4 2010 totalmente revisada sindo de Rio das Ostras , RJ, com 102000 km. Entramos por Rio da Conceição em direção a Ponte Alta. No percurso, a cachoeira da Fumaça , Soninho e pedra Furada. No dia seguinte entramos no Jalapão fazendo o roteiro tradicional. O trecho mais sensível é o próximo ao acesso da Cachoeira da velha até a própria, pois há muita pedra com capacidade de cortar pneu. Socorri uma TR4 com dois pneus novos cortados, o estepe e o que estava rodando, e vi outro veículo na mesma situação, então atenção.
Saindo da cachoeira da velha peguei o atalho pelo areão para evitar as pedras lá início e economizar cerca de 40 Km até mateiros. Da saída d atalho atá mateiros são cerca de 78 km.
No percurso até mateiros, nós e o colega da tr4 que emprestei o estepe pegamos um temporal sinistro, atravessamos diversos atoleiros mas conseguimos chegar.
Continuo em breve.
Boa tarde pessoal.
Tal qual o amigo fui para as serras gerais em Tocantins esticando para o Jalapão.
Viajei em uma TR4 2010 totalmente revisada sindo de Rio das Ostras , RJ, com 102000 km. Entramos por Rio da Conceição em direção a Ponte Alta. No percurso, a cachoeira da Fumaça , Soninho e pedra Furada. No dia seguinte entramos no Jalapão fazendo o roteiro tradicional. O trecho mais sensível é o próximo ao acesso da Cachoeira da velha até a própria, pois há muita pedra com capacidade de cortar pneu. Socorri uma TR4 com dois pneus novos cortados, o estepe e o que estava rodando, e vi outro veículo na mesma situação, então atenção.
Saindo da cachoeira da velha peguei o atalho pelo areão para evitar as pedras lá início e economizar cerca de 40 Km até mateiros. Da saída d atalho atá mateiros são cerca de 78 km.
No percurso até mateiros, nós e o colega da tr4 que emprestei o estepe pegamos um temporal sinistro, atravessamos diversos atoleiros mas conseguimos chegar.
Continuo em breve.
Continuando: Dia seguinte a chegarmos em Mateiros seguimos para cachoeira do Formiga e fervedouro, passeio que dura o dia inteiro. Atentar que o acesso aos atrativos são por meio de areiões, contudo, sem dificuldades. Nos dias que se seguirão fomos às dunas e serra do Espirito Santo.
Deixamos Mateiros sentido a pedra da Baliza/Panambi, estrada tranquila, muito boa. Dia seguinte a chegarmos em Dianópolis partimos em direção ao Canion Encantado, Arco do Sol e cidade de Pedra, lugares incríveis, desertos e lindos.
No dia 22/11 deixamos Dianópolis sentido RJ seguindo por Luiz Eduardo.
Como dito anteriormente, o veículo foi uma TR4 2010 automática, elavada com molas de TR4 blindade. A maior parte do percurso abasteci com alcool, mais barato, consumindo em média 6,80km/l. Em mateiros só há gasolina, R$5,70/l, consumindo em média7,9km/l. Levei duas pranchas de desatolamento e um pá que não foram usados.
Espero que a contribuição ajude futuros aventureiros que tenham consciência da importância de tão espetacular bioma.
diogofalcomer
09/12/2019, 21:22
Muito legal amigo! A viagem é ótima, eu fiquei com vontade de ficar mais nas serras gerais, cânion encantado e tal. Como é aqui perto de Brasília, penso em fazer logo que possível.
Muito legal amigo! A viagem é ótima, eu fiquei com vontade de ficar mais nas serras gerais, cânion encantado e tal. Como é aqui perto de Brasília, penso em fazer logo que possível.
O canion encantado e a cidade de Pedra ficam em uma propriedade particular , o contato é com o Juraci. o Arco do Sol é mais fácil de chegar. O acesso se dá por almas, fica em torno de 70 km de distancia da cidade. Quando fui fiquei hospedado na casa do Cleusimar, local simples, porém acolhedor. decidi ficar por lá por causa da distancia.
Se precisar de mais informações manda um e mail.
Abraços.
diogofalcomer
11/12/2019, 23:58
O canion encantado e a cidade de Pedra ficam em uma propriedade particular , o contato é com o Juraci. o Arco do Sol é mais fácil de chegar. O acesso se dá por almas, fica em torno de 70 km de distancia da cidade. Quando fui fiquei hospedado na casa do Cleusimar, local simples, porém acolhedor. decidi ficar por lá por causa da distancia.
Se precisar de mais informações manda um e mail.
Abraços.
Se eu te falar que eu passei na pertinho mas, por causa de um guia que deu informação errada ( não avisou que seu Juraci ficava por lá) e pra não furar o planejamento... acabei seguindo pra rio da conceição e conversando com o cara da pousada, ele me passou essas informações.
570117
Tenso passar na porta e não ir heheh
Se eu te falar que eu passei na pertinho mas, por causa de um guia que deu informação errada ( não avisou que seu Juraci ficava por lá) e pra não furar o planejamento... acabei seguindo pra rio da conceição e conversando com o cara da pousada, ele me passou essas informações.
570117
Tenso passar na porta e não ir heheh
O Juraci mora em um sítio na direção de Pindorama.
Dormi na casa do irmão do Juraci, e no dia seguinte partimos para o canion.
Carrosderico
27/01/2020, 13:47
Fala pessoal...
Acabei refazendo uma boa parte da viagem com as dicas do pessoal aqui:
1° Dia - Saída de Brasília até Dianópolis = 650 KM (A ideia é ir dar um mergulho no rio azuis - o menor rio do mundo) - 06/06/19
- aqui quero sair bem cedo, ganhar tempo até a divisa e chegar por volta das 14 ou 15 horas no rio azuis, relaxar um pouco e seguir para Dianópolis .
2° Dia - Saída de Dianópolis Até Ponte Alta = 157 KM ( rio da conceição -> cachoeira da fumaça -> cachoeira do soninho -> Pedra Furada e Ponte Alta).
- Também vi sobre lagoa da serra em rio da conceição... mas não sei se vai dar tempo.
3° Dia - Ponte Alta, Canion Sussuapara, cachoeira da velha e camping/pousada rio novo = 165 KM
- Aqui começou com a primeira dica e mudança, posso fazer essa parada e fazer uma travessia mais relaxada.
- Ou fazer o caminho que eu tinha pensado que da 218 KM. Saindo da cachoeira da velha, indo curtir o final da tarde nas dunas e seguir pra mateiros já após o anoitecer.
Acho que essa parte vai depender muito de como esta a estrada, e de quando eu sair da cachoeira da velha, a diferença de Km não é tão grande, mas a estrada pode estar muito ruim. Acho que só vendo mesmo pra decidir.
6° Dia - São Felix -> Lagoa do Japonês = 340 KM + 250 até Arraias ( Passando pela lagoa do japonês) não sei se vai dar tempo disso tudo hehehe
- Ainda não sei se vai dar tempo disso tudo.
- Ou se passo mais tempo em são Felix ou se volto para pindorama...
7° Dia- Arraias -> DF
- Esse trajeto depende do deslocamento do dia anterior.
Muito obrigado pela resposta pessoal!!
Diogo, esse planejamento deu certo?
diogofalcomer
27/01/2020, 17:24
Diogo, esse planejamento deu certo?
Eu acabei mudando.
Fiz no 1° dia até a lagoa do japonês -
2° dia até a lagoa da serra em rio da conceição
3° dia rio da conceição -> cachoeira da fumaça -> cachoeira do soninho -> Pedra Furada e Ponte Alta
4° dia Ponte Alta, Canion Sussuapara, cachoeira da velha e dunas do jalapão
5° dia Mateiros -> São Felix (fervedouros e cachoeira da formiga até o fervedouro bela vista)
6° dia São Felix -> brasilia usando esse caminho abaixo
564423