Ver Versão Completa : Ranger 2.5 diesel, motor travo por falta de água
Ary Motti
17/01/2019, 15:55
Sou novo por aqui, apesar de acompanhar o fórum a muito tempo.
Estou com algumas dúvidas sobre o que aconteceu comigo.
Inicialmente comprei minha Ranger XLT 2.5 4x4 C.D. em março de 2018,na época morava em São Paulo e comprei ela em Campo Grande - MS com 200mil km, paguei muito barato nela, todos que falei em MS criticaram muito o motor Maxion, mas como já havia lido mto aqui fiquei tranquilo para comprar, levei ela rodando para São Paulo, tudo ocorreu muito bem. Ela estava com alguns vazamento e fui resolvendo, troquei TD que precisava, além de troca as correias e bomba d'água, única coisa que não fiz foi troca a polia viscosa, viajei muito com ela, tudo sem problema, o carro estava perfeito.
Após o natal estava planejado me mudar para Campo Grande - MS. Sai no dia 26/12/2018 de madrugada, ela estava andando bem, com a temperatura perfeita, além de fazer incríveis 14km/l, até assustei com a média, mas foi TD tranquilo, passei a cidade de Três Lagoas MS e 20km antes de Água Clara MS, o susto, percebi um barulho metálico no motor, olhei a temperatura estava no meio, qndo pisei na embreagem ela apagou, já parei e logo vi a fumaça sai do do motor, a mangueira do reservatório de água havia escapado, e nada do marcador funcionar, olhei no painel e estava no meio a temperatura ao desligar e ligar a chave a temperatura subiu. Fiquei muito indignado com ela não marca a temperatura.
Mas bem já aproveitei e mandei passar para 2.8 com o cabeçote da 2.8, ficou 12mil de prejuízo, mas agora estou com motor novo.
O que pega é que fiquei preocupado de acontecer isso outra vez e fundir o motor, o que posso fazer para marca o nível do líquido refrigerante do motor?
Pensei em modelos de sensor de temperatura ou boia no reservatório. Alguém já fez isso?
Abs
RicardoFLN
17/01/2019, 17:38
Sou novo por aqui, apesar de acompanhar o fórum a muito tempo.
Estou com algumas dúvidas sobre o que aconteceu comigo.
Inicialmente comprei minha Ranger XLT 2.5 4x4 C.D. em março de 2018,na época morava em São Paulo e comprei ela em Campo Grande - MS com 200mil km, paguei muito barato nela, todos que falei em MS criticaram muito o motor Maxion, mas como já havia lido mto aqui fiquei tranquilo para comprar, levei ela rodando para São Paulo, tudo ocorreu muito bem. Ela estava com alguns vazamento e fui resolvendo, troquei TD que precisava, além de troca as correias e bomba d'água, única coisa que não fiz foi troca a polia viscosa, viajei muito com ela, tudo sem problema, o carro estava perfeito.
Após o natal estava planejado me mudar para Campo Grande - MS. Sai no dia 26/12/2018 de madrugada, ela estava andando bem, com a temperatura perfeita, além de fazer incríveis 14km/l, até assustei com a média, mas foi TD tranquilo, passei a cidade de Três Lagoas MS e 20km antes de Água Clara MS, o susto, percebi um barulho metálico no motor, olhei a temperatura estava no meio, qndo pisei na embreagem ela apagou, já parei e logo vi a fumaça sai do do motor, a mangueira do reservatório de água havia escapado, e nada do marcador funcionar, olhei no painel e estava no meio a temperatura ao desligar e ligar a chave a temperatura subiu. Fiquei muito indignado com ela não marca a temperatura.
Mas bem já aproveitei e mandei passar para 2.8 com o cabeçote da 2.8, ficou 12mil de prejuízo, mas agora estou com motor novo.
O que pega é que fiquei preocupado de acontecer isso outra vez e fundir o motor, o que posso fazer para marca o nível do líquido refrigerante do motor?
Pensei em modelos de sensor de temperatura ou boia no reservatório. Alguém já fez isso?
Abs
Põe um medidor de temperatura nos gases de exaustão. O ideal é no coletor logo na entrada da parte quente da turbina, mas tb pode ser pós turbina. A minha está após a turbina.
Uma bóia no reservatório expansor é coisa que as Defender tem, mas tem de conferir pois o reservatório deve ser diferente. Segue um link aqui do próprio fórum sobre uma adaptação dessas. https://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html
Duas perguntas: Como escapou a mangueira do reservatório? É pra ter braçadeira ali.....alguém comeu bola!
O cabeçote tu trocou pq ferrou com o antigo, certo? Pq pelo que me consta os cabeçotes da 2.5 e 2.8 são idênticos.
Sds.
Sergio c
17/01/2019, 20:48
Coloque o sensor próximo ao elétrico no motor e instale esse marcador mecânico de mercúrio, qualquer alteração na temperatura já marca no relógio. Uso na band há tempos e recomendo. Esses marcadores elétricos não são muito confiáveis.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866128841-indicador-temperatura-universal-52mm-40-a-110-cabo-5-m-_JM?quantity=1
Pode usar também um sensor para medir a temperatura do bloco, sensor de temperatura da água não marca se ela vazar
Sergio c
17/01/2019, 22:02
Correto tb, tem uns programáveis e com cigarra ao atingir a temperatura limite.
Pode usar também um sensor para medir a temperatura do bloco, sensor de temperatura da água não marca se ela vazar
Coophamat
18/01/2019, 22:55
Qual o melhor lugar ou o local correto pra ligar esse sensor de temperatura do bloco.
RicardoFLN
18/01/2019, 23:10
Qual o melhor lugar ou o local correto pra ligar esse sensor de temperatura do bloco.
Na verdade nem é no bloco! Melhor que seja no cabeçote, afinal ele é de alumínio e juntamente com as cabeças dos pistões são os que mais sofrem.
Sds.
Ary Motti
19/01/2019, 12:39
A braçadeira do reservatório escapou, não sei como aconteceu, foi na parte inferior do reservatório.
Coloquei o 2.8, são qse iguais, só tem diferença de fluxo interno de água.
Ela vai sair da oficina na segunda-feira. Motor já tá montado.
Já aproveitei e resolvi o problema da polia viscosa, agora vai fica zera...
Vou ver se já instalou ou a bóia no reservatório ou sensor de temperatura o qnto antes.
Obrigado
sallespickup
20/01/2019, 23:43
Qual o melhor lugar ou o local correto pra ligar esse sensor de temperatura do bloco.
na verdade, como falta informação, sobre a temperatura do bloco, eu fui na tentativa e erro, na minha ta no parafuso que segura o suporte da bomba, ai com o motor em funcionamento pleno, ou seja dia quente, em situação de serra e no meu caso metendo a bota, defini qual é a temperatura maxima de trabalho, esse marcador tem um alarme de maxima programavel, ai deixei 5 graus acima do trabalho normal...
sallespickup
20/01/2019, 23:49
Na verdade nem é no bloco! Melhor que seja no cabeçote, afinal ele é de alumínio e juntamente com as cabeças dos pistões são os que mais sofrem.
Sds.
eu penso assim, como esse medidor é um alerta, não pra ser preciso quanto a verificação da temperatura, no meu coloquei no bloco, por pensar assim, o bloco sofre menos variação de calor, pois demora mais a dissipar o calor, e a intenção pelo menos no meu caso, é não deixar sofrer superaquecimento na parte de pistão, caso falte agua, então depois dos testes da temperatura normal de trabalho, o alarme ta ajustado 5 graus acima, se tivesse no cabeçote, a variação seria bem maior, tendo de ter mais de 5 graus para o alarme
RicardoFLN
21/01/2019, 19:09
eu penso assim, como esse medidor é um alerta, não pra ser preciso quanto a verificação da temperatura, no meu coloquei no bloco, por pensar assim, o bloco sofre menos variação de calor, pois demora mais a dissipar o calor, e a intenção pelo menos no meu caso, é não deixar sofrer superaquecimento na parte de pistão, caso falte agua, então depois dos testes da temperatura normal de trabalho, o alarme ta ajustado 5 graus acima, se tivesse no cabeçote, a variação seria bem maior, tendo de ter mais de 5 graus para o alarme
Sendo o cabeçote de alumínio, eu colocaria nele, em parte justamente pelo que escrevestes.
Essa é a recomendação de ao menos duas empresas que fabricam aqueles aparelhos de monitoramento de vários parâmetros do motor.
Sds.
Sendo o cabeçote de alumínio, eu colocaria nele, em parte justamente pelo que escrevestes.
Essa é a recomendação de ao menos duas empresas que fabricam aqueles aparelhos de monitoramento de vários parâmetros do motor.
Sds.
Bem... Tenho um sensor no cabeçote, no caso da SW4 1kzt é onde o bicho pega, uso um controlador de temperatura comum comprado no Aliexpress, aciona o alarme na temperatura programada, tenho ainda um racetronix na entrada da água do motor e outro na saída, daí o da entrada está funcionando como controlador de temperatura acionando as ventoinhas e o da saída de água tá de garantia.
Sergio c
21/01/2019, 21:29
Muito bom, quase 100% garantido a proteção do motor.
Bem... Tenho um sensor no cabeçote, no caso da SW4 1kzt é onde o bicho pega, uso um controlador de temperatura comum comprado no Aliexpress, aciona o alarme na temperatura programada, tenho ainda um racetronix na entrada da água do motor e outro na saída, daí o da entrada está funcionando como controlador de temperatura acionando as ventoinhas e o da saída de água tá de garantia.
Muito bom, quase 100% garantido a proteção do motor.
Exatamente, antes só tinha o marcador original, porém como tirei a embreagem viscosa quis garantir o sistema
Ary Motti
18/04/2019, 20:24
Depois de muito tempo resolvi. Fiz o motor completo e passei para 2.8. coloquei um cabeçote novo da 2.8 usando o mesmo bloco só aproveitei a bomba injetora. Ela ficou um canhão, andando bem e econômica 14km na cidade e 17km na estrada. Fiquei muito satisfeito. Muito obrigado pela ajuda
Sergio c
19/04/2019, 10:32
Melhor coisa que vc poderia fazer. Parabéns pela viatura.
Depois de muito tempo resolvi. Fiz o motor completo e passei para 2.8. coloquei um cabeçote novo da 2.8 usando o mesmo bloco só aproveitei a bomba injetora. Ela ficou um canhão, andando bem e econômica 14km na cidade e 17km na estrada. Fiquei muito satisfeito. Muito obrigado pela ajuda
RicardoFLN
20/04/2019, 20:29
Depois de muito tempo resolvi. Fiz o motor completo e passei para 2.8. coloquei um cabeçote novo da 2.8 usando o mesmo bloco só aproveitei a bomba injetora. Ela ficou um canhão, andando bem e econômica 14km na cidade e 17km na estrada. Fiquei muito satisfeito. Muito obrigado pela ajuda
Show Ary!!
Pergunta: tu tivestes de trocar o cabeçote pois o anterior ficou imprestável, ou pelo fato de ter mudado para 2.8? Pergunto isso porque sei que quanto as medidas das válvulas os dois são exatamente iguais.
Nos fale mais sobre a configuração da tua viatura, pois pra conseguir 17, é um belo de um upgrade! Tamanho dos pneus, caçamba aberta/sem tampa/com cobertura, pressão dos pneus, velocidade de cruzeiro....etc
Essa mudança que tu fizestes na tua é a mesma que vou fazer na minha quanto o motor falecer, porém vou colocar uma turbina TGV.
Abs.
Ary Motti
21/04/2019, 09:05
Bom, o cabeçote troquei mais pela única diferença entre o 2.5 e 2.8, o fluxo interno de água, na 2.8 a navistar fez alterações.
A minha é um XLT, cabine dupla, 13d, uso pneus 31x10.5 R15 geralmente uso 29/30 libras, abri um pouco a bomba injetora mas não para fazer fumaça só regulagem pra alivia o pé,na cidade nem acelero ela já tá a 60 70km, mas o que faço na cidade é não passar de 2mil rpm, na estrada mantenho 3.5mil rpm. O q da 140km/l. Que pelos meus cálculos é a faixa que fico com 80% de potência onde está a mais econômico o motor.
RicardoFLN
21/04/2019, 11:33
Bom, o cabeçote troquei mais pela única diferença entre o 2.5 e 2.8, o fluxo interno de água, na 2.8 a navistar fez alterações.
A minha é um XLT, cabine dupla, 13d, uso pneus 31x10.5 R15 geralmente uso 29/30 libras, abri um pouco a bomba injetora mas não para fazer fumaça só regulagem pra alivia o pé,na cidade nem acelero ela já tá a 60 70km, mas o que faço na cidade é não passar de 2mil rpm, na estrada mantenho 3.5mil rpm. O q da 140km/l. Que pelos meus cálculos é a faixa que fico com 80% de potência onde está a mais econômico o motor.
Ary,
Jóia dividir conosco essas variáveis! Se está fazendo 17 km/l a 3500 rpm, vai fazer quase 20 andando na faixa mais econômica, que equivocadamente colocas como sendo 80% da potência máxima. A história não é bem assim. Teoricamente a maior eficiência do motor é na faixa de maior torque, um seja bem a baixo dos 3500 rpm.
Sds.
Ary Motti
27/04/2019, 19:24
Boa noite, até pensei em mexer no diferente deixa ele mais longo, o que iria baixa o rpm, porém observando a faixa de potência e torque e observando o custo de troca de 2 diferenciais não me animei, o que estou pensando e trocar o radiador e o intercooler por um que vi na Master cooler, mais largo aumentando o fluxo de ar e água, porém eles não tem este a pronta entrega e a fabricação e sob encomenda e peça específica. Estou estudando ir lá. Acredito que com isto aumente a potência, melhore o consumo e refrigeração. Percebi que em longos períodos em rotação maior, ar ligado e com o calor do Mato Grosso do Sul, a temperatura sobe um pouco.
RicardoFLN
28/04/2019, 08:58
Boa noite, até pensei em mexer no diferente deixa ele mais longo, o que iria baixa o rpm, porém observando a faixa de potência e torque e observando o custo de troca de 2 diferenciais não me animei, o que estou pensando e trocar o radiador e o intercooler por um que vi na Master cooler, mais largo aumentando o fluxo de ar e água, porém eles não tem este a pronta entrega e a fabricação e sob encomenda e peça específica. Estou estudando ir lá. Acredito que com isto aumente a potência, melhore o consumo e refrigeração. Percebi que em longos períodos em rotação maior, ar ligado e com o calor do Mato Grosso do Sul, a temperatura sobe um pouco.
Ary,
A troca da relação de diferencial é a coisa mais acertada. É uma coisa que fica difícil de fazer na 2.5, mas na 2.8 fica tranquilo.
Um intercooler maior é sempre bem vindo. Tens a opção de colocar o da 2.8, que tem um volume maior que o original 2.5 e encontra com certa facilidade em ferro velho.
Espero que não estejas avaliando aumento de temperatura com o "disfuncional" ponteiro de temperatura do painel original, que não serve de muita coisa senão enfeite, ou pra avisar que a temperatura já extrapolou o limite há tempos.
Sds.
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