PDA

Ver Versão Completa : Óleos - Qual usar?



Yamada
09/05/2006, 21:57
Caros amigos, saudações.
Gostaria de opiniões e indicações a respeito de óleo para o motor de uma grand cherokee 5.9 ou 5.2 V8. A dúvida reside em: Mineral, semi-sintetico ou sintetico? Qual a diferença e qual a indicação dos óleos: 15w-50 e 0w-40? Pode-se ou deve-se usar óleos desenvolvidos para motos? Os Mobil1 existem com a mesma especificação mas um com rotulo para moto e outro para carro, todos dois sinteticos e para motores 4T a gasolina e 15w-50, então qual a recomendação? E por último, alguém tem experiencia ruim com óleo sintético?
Abs a todos,
Yamada.

freitasjr
10/05/2006, 11:50
Caros amigos, saudações.
Gostaria de opiniões e indicações a respeito de óleo para o motor de uma grand cherokee 5.9 ou 5.2 V8. A dúvida reside em: Mineral, semi-sintetico ou sintetico? ...


Caro Yamada;

Os óleos minerais são obtidos através do refino e destilação do petróleo, de acordo com o processo de produção. Eles são classificados em grupos I, II e III. Os grupos variam em função do enxofre (% de peso), saturação % volume) e do índice de viscosidade.

Os óleos sintéticos são obtidos através de uma reação de síntese de produtos químicos derivados do petróleo ou de óleos vegetais de forma a criar cadeias uniformes de hidrocarbonetos. Esta uniformização das cadeias torna o produto mais estável e conseqüentemente mais resistente a oxidação, fazendo com que o óleo resista melhor ao trabalho em altas temperatura se comparado a um óleo mineral, além de permitir seu uso em uma amplitude maior de temperatura. São classificados como grupo IV.

Os semi-sintéticos são também chamados no mercado de "base sintética", e são obtidos através da mistura de óleos minerais com produtos sintéticos.

Porém, ATENTE p/ a seguinte regra: vc deve procurar colocar Sempre o óleo recomendado pelo fabricante do seu veículo e esta informação consta no manual do carro. Caso ainda não mais o possua, qualquer autorizada que venda Cherokee poderá te dar essa informação de forma segura.

Digo isso pq através de estudos as montadoras chegam a resultados obtidos em testes com os seus motores o óleo ideal p/ aquele motor de carro. O que estou querendo dizer é: talvez um óleo bom p/ um carro X pode não ser bom ou até prejudicial p/ um carro Y.

Procure fazer a troca a cada 5 mil km e caso não tenha absoluta certeza de que o óleo que alguém te informar seja relmente bom p/ a sua Cherokee, use o recomendado pelo fabricante.

Abs, cordialmente, Francisco de Freitas...

0ffroad
14/05/2006, 03:31
poe mobil. eh o melhor

Amostardeiro
14/05/2006, 13:14
Yamada

Eu prefiro os óleos minerais, são bons e, mais baratos podemos trocá- los com mais frequencia, mas como falou o Freitasjr o correto é seguir a recomendação do manual.
Quanto a marca, eu discordo do Offroad, acho que o Mobil já foi, não é mais o melhor, atualmente existem vários no mesmo nível de qualidade.

Abarço