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Ver Versão Completa : Tanque de combustível - Samurai



Poc
09/05/2006, 16:47
Tenho um Samurai 95 e quando ele esta com meio tanque, ele começa a falhar (falta de gasolina), é só colocar gasolina e ele conserta. Imagino que seja o pescador que quebrou ou furou.
Alguem já passou por isto?
É fácil retirar o tanque?
O marcador do painel tambem não esta funcionando bem,
Tem conserto? ou é só um novo???

Fabil
09/05/2006, 17:39
seu tanque nao está amassado nao ?
T+

Poc
10/05/2006, 08:51
Não, ele tem um protetor de chapa grossa e dá para ver que esta perfeito.
Mesmo assim , obrigado.

ricardo sabóia
10/05/2006, 10:42
Acho que seria bom testar a pressão da bomba !!!??? Se ela nunca foi trocada até pelo "tempo de serviço", já deve está chegando a hora dela !

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Kayne MELO
10/05/2006, 10:53
Colega,

acredito que o problema encontra-se no marcador. Painel ou Tanque, vc precisa retirar a bóia e testar manualmente simulando o enchimento do tamque com a bóia, verifique se o marcador do painel responde corretamente.

Ps. Caso o veículo não tenha sido seu desde novo, podem ter feito alguma adaptação na bomba e desregulado a bóia.

Abraço.

EDYNEVES
10/05/2006, 14:10
AI PESSOAL JOINHA :concordo:

O KAYNE OU ALGEM POR FAVOR :?:

APROVEITANDO A DEIXA, ESTOU INTERESSADO EM PEGAR UM SAMUKA 98, MAS GOSTARIA DE SABER QUAL O CONSUMO DO BICHINHO NA CIDADE E NA ESTRADA :pensativo: :?:
SERÁ QUE COMPENSA POIS MORO NA ZONA RURAL E TRABALHO NA CIDADE, E EM EPOCA DE CHUVA PEGAO TRECHOS C/ ATÉ 60 CM DE AGUA :?: :?:

Kayne MELO
10/05/2006, 14:27
Colega EDYNEVES,

Como vc sabe, o consumo pode ser influenciado por diversos fatores mas vou comentar o consumo médio, com base em comentários de alguns clientes e teste de rodagem feito em nossa oficina.

Consumo Urbano ( Veículo bem regulado ) : 8,5 km/l

Consumo Estrada : 11,5 km/l

Acho que fará uma excelente aquisição, não vai querer mais soltar o Samuka.

Estamos a disposição.

Abraço.

EDYNEVES
10/05/2006, 14:46
GRANDE KAYNE :palmas:

BOM ACHO QUE BEBE UM POUCO, MAS COMPENSA O TERRENO, NÃO É :!:
MAS VALEO A DICA, SUCESSO AI AMIGÃO :concordo: :concordo:

Poc
10/05/2006, 14:54
Acho que seria bom testar a pressão da bomba !!!??? Se ela nunca foi trocada até pelo "tempo de serviço", já deve está chegando a hora dela !

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Ricardo, quando comprei o carro, o mecanico testou a pressão da bomba e estava boa, isto tem 1 ano, mesmo assim,
Valeu

Poc
10/05/2006, 14:59
Colega,

acredito que o problema encontra-se no marcador. Painel ou Tanque, vc precisa retirar a bóia e testar manualmente simulando o enchimento do tamque com a bóia, verifique se o marcador do painel responde corretamente.

Ps. Caso o veículo não tenha sido seu desde novo, podem ter feito alguma adaptação na bomba e desregulado a bóia.

Abraço.

Talvez vc tenha razão, vou fazer o que vc recomendou, vou retirar o tanque e fazer o teste. Vc já retirou o tanque? É dificil de retirar e recolocar?

Valeu.

Kayne MELO
10/05/2006, 15:13
Já retirei algumas vezes.........o segredo é soltar apenas 3 parafusos, deixe 1 para segurar o tanque.

Com ele baixo, retire o conjunto completo soltando os parafusos que ficam ao redor.

Importante, já que vai mexer com combustível tenha alguns ciudados:

desligue a bateria ....só ligue quendo for fazer o teste com a boia afastada do tanque.

Cuidado ao soltar a mangueira de combustível.....pode estar pressurizada.

Remova a tampa do tanque para retirar a pressão interna.

Abraço!!!

luiztacco
12/06/2006, 08:54
Poc
Você consegiu consertar/achar o defeito?

Estou com o mesmo problema, quanto estou com 1/4 de gasolina no tanque o carro começa a falhar como se fosse falta de gasolina. Principalmente quando faço curvas com uma velocidade um pouco mais alta.

Meu marcador está funcionando direitinho, e meu tanque não está amassado.

Fabil
12/06/2006, 09:01
ô Luiz... seu tanque nao esta amassado nao???

luiztacco
12/06/2006, 09:27
Fabiano, já olhei o tanque e ele não está amassado não.
Testei também a pressão da bomba e está ok..... alguma dica do que mais pode ser?

Fabil
12/06/2006, 11:40
problemas no pescador do tanque

T+

Poc
12/06/2006, 15:17
Obrigado Kayne, pelas dicas e desculpe-me pela demora da resposta.
Ainda não tive tempo para desmontar, mas vou seguir as instruções, acho que o problema é no pescador.

Fabil
12/06/2006, 17:03
lembrei de outro detalhe... e comum em samurai o marcador ficar "louco" ... eu já tive um samurai 95 que quando o ponteiro marcava 1/4 de tanque, na verdade estava rodando "no bafo"... quase vazio... um amigo meu tem um samurai 97 que tb nao marca direito, e já ouvi varios casos de samurais que nao marcam corretamente o volume no tanque..

o meu samurai 97 por exemplo, marca direitinho, porem sempre dá uma louca, tipo, eu encho o tanque , dai quando chega na metade, derrepente ele cai p/ reserva ( teve uma trilha em que eu pensei que o tanque havia furado..heheheh) da a pouco ele volta p/ o meio e marca normal até chegar na reserva... sempre acontece isso... agora já me acostumei...heheheh

luiztacco
12/06/2006, 18:45
Pois é Fabiano, estou me acostumando com o samuka agora, mas pelo que parece o marcador está marcando certo sim.

Vou dar uma geral no tanque dele vamos ver se acho o defeito.

Agora qual é a capacidade do seu tanque e quanto você roda com ele até ele chegar na reserva.
Já que o meu também é 97 tem que ser algo próximo.

Fabil
12/06/2006, 19:05
todos os samurais sao 40L.. o meu como esta com um amassadinho ( primeira trilha que havia feito com ele.. quando o comprei, todo cabacao... nao tinha protecao nem nada).. agora cabem uns 33L

T+

diogo ludovico
25/07/2006, 18:34
Luiztacco, estava com o mesmo problema que voce, e hoje consegui conserta-lo. :dance: Meu samuka 97 entrava em pane seca com o marcador em 1/4, levei em uma loja de velocimetros e o problema parecia estar resolvido, a boia e o marcador funcionando perfeitamente (estava com 1/2 tanque), só que fiquei em pane seca novamente,:shock: e voltando a loja descobri que o problema era o copinho da bomba que havia se soltado e "escorava" a boia em 1/4, ae o ponteiro não marcava, e quando eu fazia curvas para a esquerda já sem gasolina o motor apagava!.:putz:
Leve seu samuka em uma oficina, desmonte o tanque e observe se este copinho (Serve para manter uma certa quantidade de gasolina na entrada da bomba, o retorno joga a gasolina lá, evitando que em curvas a gasolina escorra e a entrada da bomba fique seca). Se ele estiver impedindo o deslocamento da boia conserte-o, ou como no meu caso que ele estava totalmente solto, retire-o.:concordo:
Sem ele, pode ocorrer de quando o tanque estiver vazio (menos de 3 litros) o motor falhe em curvas, mas prefiro manter mais de 3 litros no tanque....:palmas:
A reserva do samurai é de 8 litros, assim se vc prestar atenção de modo a não deixar "No cheiro" não terá problemas com a ausencia do copinho, muito melhor do que no meu caso ter que mandar fazer um:palmas: porque aki em Goiânia só conseguiria em lojas de competição:putz: a um cu$$$$to....
Assim, se vc testou a boia e ela está ok, se a bomba está ok, e o tanque não está amassado, pode ser isso. Bem o meu se soltou porque o tanque estava beem amassado:rolleyes: , ae quando o desamassaram esta peça se soltou sem que o mecanico notasse:putz: .
Espero ter ajudado!!:concordo:

MUTS
26/07/2006, 07:59
Nenhum dos meus samucas marcaram direito o combustível. O primeiro (época em que a Suzuli ainda estava aqui no Brasil) troquei a boia e a bomba originais e continuou o problema... Acredito que por o tanque ser pequeno e "balancar" muito, o ponteiro oscila muito tb.... o jeito é acostumar...

luiztacco
26/07/2006, 08:59
Luiztacco, estava com o mesmo problema que voce, e hoje consegui conserta-lo. :dance: Meu samuka 97 entrava em pane seca com o marcador em 1/4, levei em uma loja de velocimetros e o problema parecia estar resolvido, a boia e o marcador funcionando perfeitamente (estava com 1/2 tanque), só que fiquei em pane seca novamente,:shock: e voltando a loja descobri que o problema era o copinho da bomba que havia se soltado e "escorava" a boia em 1/4, ae o ponteiro não marcava, e quando eu fazia curvas para a esquerda já sem gasolina o motor apagava!.:putz:
Leve seu samuka em uma oficina, desmonte o tanque e observe se este copinho (Serve para manter uma certa quantidade de gasolina na entrada da bomba, o retorno joga a gasolina lá, evitando que em curvas a gasolina escorra e a entrada da bomba fique seca). Se ele estiver impedindo o deslocamento da boia conserte-o, ou como no meu caso que ele estava totalmente solto, retire-o.:concordo:
Sem ele, pode ocorrer de quando o tanque estiver vazio (menos de 3 litros) o motor falhe em curvas, mas prefiro manter mais de 3 litros no tanque....:palmas:
A reserva do samurai é de 8 litros, assim se vc prestar atenção de modo a não deixar "No cheiro" não terá problemas com a ausencia do copinho, muito melhor do que no meu caso ter que mandar fazer um:palmas: porque aki em Goiânia só conseguiria em lojas de competição:putz: a um cu$$$$to....
Assim, se vc testou a boia e ela está ok, se a bomba está ok, e o tanque não está amassado, pode ser isso. Bem o meu se soltou porque o tanque estava beem amassado:rolleyes: , ae quando o desamassaram esta peça se soltou sem que o mecanico notasse:putz: .
Espero ter ajudado!!:concordo:

Valeu Diogo, vou olhar isso e qualquer dúvida eu posto aqui já que vc tornou-se um especialista em tanque de samurai...hahaha

Fio
23/08/2006, 03:37
engraçado, o meu Samurai tem o mesmo defeito, quando abaixa de 1/4 começa a falhar. Só que tem um problema, eu não consigo chegar nem perto dos 40L na hora de abastecer.

Já deixei o tanque no osso e o máximo que eu consegui colocar foi 27L. Muito estranho, porque o ele não tá amassado nem nada...

O pior é que se realmente ainda tiver 13L de gasolina no sistema quando o ponteiro estiver marcando a reserva, é muito combustivel pra dar "falta" e o carro engasgar...

[]'s fazendo 10,5km/L na cidade

Poc
17/10/2006, 09:33
Ae galera, problema resolvido, retirei o tanque como sugerido, foi relativamente fácil, fiz uma limpeza no tanque e na boia, montei de novo e ficou ótimo.
Obrigado à todos, considero o problema resolvido e o tópico encerrado.

alfreis
24/01/2012, 13:37
All,

Retomando o tópico, por acaso alguém teria as medidas do tanque do samurai?

Estou precisando trocar o tanque do meu samurai e andei vendo uns de plástico que poderiam servir, mas sem as medidas sem chance de pesquisar.

Abs.


Alexandre
São Paulo - SP
Samurai e Frontier

Frodo
17/07/2012, 09:27
All,

Retomando o tópico, por acaso alguém teria as medidas do tanque do samurai?

Estou precisando trocar o tanque do meu samurai e andei vendo uns de plástico que poderiam servir, mas sem as medidas sem chance de pesquisar.

Abs.


Alexandre
São Paulo - SP
Samurai e Frontier
resolvido? Fez novo/adaptou?

alfreis
17/07/2012, 09:57
Frodo,

Acabei comprando um tanque novo de inox e sai da adaptação.

Se precisar de um tanque de inox, me avise que eu passo o contato do fabricante que foi 100%.

Abs


Alexandre
Sao Paulo - SP
Frontier, samurai e cj3

Frodo
17/07/2012, 14:28
Frodo,

Acabei comprando um tanque novo de inox e sai da adaptação.

Se precisar de um tanque de inox, me avise que eu passo o contato do fabricante que foi 100%.

Abs


Alexandre
Sao Paulo - SP
Frontier, samurai e cj3
mandei MP.

Frodo
17/07/2012, 14:30
Imagem para facilitar a vida dos aventureiros.

https://lh3.googleusercontent.com/-cKQRxbF084s/UANXBCYSFwI/AAAAAAAAAlg/90F2WQZTLsw/s362/2012-07-14+10.49.13.jpg